Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de novembro de 2001 - Nº 412 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Ilhabela quer municipalizar o serviço de balsas
Comtur instala sanitários na praia Grande
Condição da SP-55 volta ser debatida
São Sebastião quer limitar antenas
Litoral Norte discute hoje gerenciamento
Litoral discute pacote antiviolência
Paulo Ramos vai à Brasília buscar o PNMT
PROCON de Caraguá participa do 17º Encontro de Defesa do Consumidor
Federação Paulista de Bicicross vistoria a pista de Caraguá
Carta do Leitor


Ilhabela quer municipalizar o serviço de balsas


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB) quer municipalizar o serviço de travessia de balsa. A proposta foi apresentada durante reunião com hoteleiros, vereadores e representantes da sociedade civil.
Marcos disse que a sugestão inicial é fazer um convênio com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa responsável pelo serviço, através da Secretaria Estadual de Transportes.
Segundo ele, uma comissão deverá ser criada para fazer uma avaliação detalhada do custo/benefício, qual a receita e despesa da Dersa com a travessia entre São Sebastião e Ilhabela e como o serviço é oferecido.
"É preciso estudar se o município pode ou não assumir a responsabilidade pelos equipamentos e, se for necessário, fazer parcerias com quem possa assumir esse compromisso."
Nenhum representante da Dersa foi localizado ontem para falar sobre a sugestão de municipalizar o serviço.
Na avaliação do prefeito houve uma queda na qualidade do serviço oferecido pela Dersa. A gota d'água para o início dos estudos foi a determinação da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, que regulamenta as normas de travessia.
"A Dersa não está em condições de atender o que é exigido e os usuários não podem ser penalizados."
A partir de 5 de dezembro, as balsas têm que ter um espaço ideal para que as portas dos carros possam ser abertas. A Dersa também tem que providenciar uma área apropriada onde os usuários possam ficar durante a travessia.
O coordenador de Travessias, Ricardo Goulart, disse na semana passada que a adoção das medidas exigidas até 5 de dezembro foi provocar uma redução de espaço de cerca de 25% e, conseqüentemente, aumento da fila de espera. (Fonte: ValeParaibano)

Comtur instala sanitários na praia Grande

Ubatuba - Nesta terça-feira, 6, a Comtur (Companhia Municipal de Turismo) iniciou a instalação de nove módulos sanitários móveis na praia Grande, em Ubatuba. A previsão é que até o dia 15 estejam todos instalados para atender a demanda turística do próximo feriado e da temporada de verão, que encerra em março. Os sanitários serão ligados à rede coletora da empresa Coambiental, responsável pela coleta e tratamento sanitário na praia Grande.
Cada módulo sanitário possui sete bacias com lavatório. O sistema completo será dotado de 63 bacias sanitárias, com 42 destinadas ao público feminino e 21 ao público masculino. Até o início da temporada de verão haverá a colocação de catracas para o controle de entrada e saída, que custará R$0,50. Será feito o paisagismo em volta dos módulos e será construída uma divisória com bambu gigante.
O presidente da Comtur, Luiz Bischof, tomou a iniciativa por determinação do prefeito Paulo Ramos (PFL) e com o total apoio da Associação dos Quiosques da praia Grande. Bischof adianta que 27 novos empregos temporários serão gerados, para o atendimento ao turista e manutenção dos módulos. Cada módulo contará com 3 funcionários. A praia Grande conta com sanitário público de 10 bacias, junto ao prédio do Corpo de Bombeiros.
Em abril de 2002, esses módulos serão substituídos por sanitários fixos de alvenária, de acordo com o projeto de reurbanização da orla da praia Grande que vem sendo desenvolvido pelo secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, que contará, também, com duchas laterais. (Fonte: ACS-PMU)

Condição da SP-55 volta ser debatida

Caraguatatuba - A morte do campeão brasileiro de jiu-jitsu, Rodrigo De Boni, 28 anos, ocorrida na manhã de anteontem na rodovia Rio-Santos (SP-55), em Caraguatatuba, trouxe de volta a discussão sobre as condições da estrada.
No trecho onde ocorreu o acidente, a pista é irregular e o asfalto está danificado em vários pontos. O acostamento dos dois lados não está em boas condições e há um degrau do lado direito de quem vai para Ubatuba.
De acordo com o DER (Departamento de Estradas de Rodagens), uma empresa está fazendo serviços de conservação enquanto não são iniciadas as obras de recuperação, previstas para fevereiro. O recurso de R$ 50 milhões será dividido em 50% entre o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Estado.
No acostamento próximo ao local do acidente existe uma quantidade de terra fofa e solapada por provável tráfego de caminhões que saem de uma barreira localizada a poucos metros de distância. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião quer limitar antenas

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), encaminhou projeto à Câmara determinando diretrizes para a implantação de torres de transmissores e retransmissores de telefonia convencional, celular, dados e rádio-amadores no município.
Um dos artigos determina que para a instalação das torres será necessária que a área vizinha esteja livre de construção em uma distância de um terço da altura da torres. Também não deverá haver nenhuma obra ou uso de terceiros.
O projeto define ainda que antes da implantação deve ser apresentado o projeto executivo de todas as instalações, memorial descritivo onde conste também a potência máxima dos equipamentos. Nos locais onde já existe torre, não será permitida nova implantação.
O vereador Marcos de Souza (PSDB), autor do requerimento encaminhado em junho ao prefeito, disse que há uma preocupação quanto a possíveis riscos de radiação.
O projeto de lei foi encaminhado para as comissões para análise. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte discute hoje gerenciamento

São Sebastião - Após três anos de estudos e discussões, a minuta do Plano de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte será apresentada hoje durante audiência pública prevista para começar as 15h, no anfiteatro do Sindipetro, no centro de São Sebastião.
Uma das principais reivindicações dos municípios --a delimitação de trechos para exploração do mar-- não foi contemplada pelo plano, por se tratar de patrimônio da União.
O secretário do Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, disse que idéia era promover a extensão de atividades marítimas como o crescimento das fazendas de criação de mariscos.
"Com relação ao conteúdo do plano, acho que ficará mais claro sobre o que cabe ao município e o que deve ser gerenciado pelo Estado e Federação."
O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Antônio Nunes, disse que o Estado fica responsável por uma área de até 50 metros antes do Parque Estadual da Serra do Mar além de sua extensão, que representa cerca de 80% da região litorânea.
No Litoral Norte, o Plano de Gerenciamento Costeiro abrange uma área de cerca de 230 quilômetros. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral discute pacote antiviolência

Litoral Norte - Prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte pretendem apresentar ao governo do Estado um pacote de sugestões para aprimorar a estratégia de combate à violência na região.
Ontem, eles estiveram reunidos em Caraguatatuba com representantes das polícias Civil e Militar e membros de entidades não-governamentais para debater medidas para aprimorar a segurança pública.
Entre as propostas feitas pelo grupo está a criação de monitoramento eletrônico em pontos estratégicos para coibir a violência, sendo que 50% a instalação caberia ao município e parceria com as polícias Militar e Civil para substituir policiais em funções administrativas.
Eles também reivindicam o aumento do efetivo policial nas ruas nos finais de semana e feriados prolongados.
Os prefeitos negociam a construção de moradias populares como forma de fixar policiais no município. O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB) disse que esse seria um atrativo para a categoria.
O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), defende o pagamento de um bônus para os policiais para garantir um maior número de policiais no litoral.
Em Ilhabela, o prefeito, Manoel Marcos (PTB), afirmou que até o final deste mês será feita uma reunião para definir um sistema de registro das placas dos veículos que entram na balsa. "É uma medida de segurança para evitar a entrada de carros furtados e mesmo assaltantes na cidade."
Para os representantes dos Consegs (Conselhos de Segurança), parcerias como municípios são viavéis a luta contra a falta de segurança.
CDP - A instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisório) no litoral também foi debatida. O delegado seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, disse que o governo necessita de uma área de 10 mil metros quadrados para a implantação. Os prefeitos mostraram interesse no projeto. (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos vai à Brasília buscar o PNMT

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), e o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Bischof, embarcam hoje para Brasília para participarem do 7º Encontro Nacional do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) que tratará do tema “Brasil, quanto mais a gente conhece mais a gente gosta”. O retorno ao município será no dia 11, quando encerra o encontro.
Em Brasília, Ramos e Bischof estarão com Sérgio Carvalho, secretário de Cultura e Turismo de Parintins, que esteve recentemente em Ubatuba apresentando o modelo de turismo implantado em Parintins. Carvalho agendou uma série de entrevistas para Ramos e Bischof , que estarão com o Ministro de Esportes e Turismo, Carlos Melles e com o Presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Caio Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

PROCON de Caraguá participa do 17º Encontro de Defesa do Consumidor
Evento acontecerá em São Paulo e terá a presença do governador Geraldo Alckmin

Caraguatatuba - A Equipe do Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) de Caraguatatuba estará representando a cidade entre os dias 7 a 9 de novembro em São Paulo. A instituição formada pelas procuradoras Lucy Machado Pinto Ferreira e Carla Munehisa Deri e Neide Alves Franco (Chefe de Seção) participará do 17º Encontro de Defesa do Consumidor com a presença do governador Geraldo Alckmin, além de várias outras personalidades. Durante a abertura solene, às 19h, Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Edson Luiz Vismona (Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania) e Maria Inês Fornazaro, diretora executiva da Fundação Procon/SP estarão abrindo as programações com palestras juntamente com o lançamento do livro “Procon 25 anos”, coquetel de boas vindas aos participantes e um painel de abertura contendo informações sobre o Legislativo e Executivo na Defesa do Consumidor.
No dia 8 haverá palestras sobre “Nova Tecnologias e Segurança do Consumidor” e “Consumo e Qualidade de Vida”. Estas explanações terão a participação da professora da Faculdade de Educação da USP e da Diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon/SP. No mesmo dia Archimedes Pedreira Franco, (Secretário Executivo do Fórum Nacional de Procons), Sérgio Augusto Werneck de Almeida (Coordenador do Procon de São José dos Campos) e Marcos da Costa (Presidente da Comissão de Informática do Conselho Federal da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil) estarão passando seus conhecimento ao público presente.
No dia 9, haverá palestras sobre “Acidentes de Consumo” , “Saúde Pública e Privada” . Entre as personalidades, Regina Ribeiro Parizi Carvalho (Presidente do Conselho Regional de Medicina), Anthony Wong (Responsável pelo Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas) e Edson Luiz Vismona (Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania) estarão presentes encerrando o evento. (Fonte: PMC)

Federação Paulista de Bicicross vistoria a pista de Caraguá

Caraguatatuba - Tudo certo para a inauguração da Pista de Bicicross em Caraguá no próximo Domingo, dia 11. O presidente da Federação Paulista de Bicicross, Eduardo Campos, esteve em Caraguá nesta terça-feira para fazer uma vistoria na pista confirmando a viabilização do campeonato no fim de semana, quando será inaugurada a Praça de Esporte Ton Ferreira, nome designado à nova pista. “Viemos fazer uma vistoria para um campeonato e constatamos que muitos outros trabalhos podem ser feitos. A pista, que tem tudo que a federação e a confederação brasileira exigem para fazer uma competição. A prefeitura municipal e o Caraguá Bicicross Clube deram um grande passo. A pista tem um padrão técnico que possibilita a realização de campeonatos e escolinhas de bicicross”, disse.
Segundo o presidente do Caraguá Bicicross Clube, Wlamir de Araújo, a intenção é promover tanto as escolinhas de verão como uma permanente para todas as idades. Caraguá tem tudo para fazer pilotos de grande porte, garantiu Paulo Perez, da comissão técnica da federação paulista de bicicoss, também presnete na pista nesta terça-feira. Em sua opinião, se forem realizadas escolinhas de bicicross para que os pilotos possam treinar durante o verão, a vinda da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross é possível. A pista de Caraguá estará em votação entre as outras do estado. A pista Ton Ferreira é a 15ª pista de bicicross em todo o Estado de São Paulo. Paulo Perez é o responsável pela construção da pista de Alfaville, no Parque Vila Lobos na Capital, que ficou onze anos sem um pista de bicicross. Os pilotos Eduardo Campos e Paulos Perez, da federação, são os responsáveis pela construção da pista na qual será realizado o Campeonato Mundial em julho de 2002, em Paulínia, SP.
“A pista Ton Ferreira é uma obras realizada com grande carinho pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, disse o secretário Municipal de Esportes, Francisco Carlos Marcelino. É difícil uma obra ter o acompamento técnico que a pista teve. O engenheiro Leandro, da Secretaria de Obras, passava diariamente no local com sua equipe fiscalizando o andamento da obra. Além disso, os próprios pilotos da cidade participaram da reforma e construção na nova pista. Tudo isso faz com que ela seja uma importante conquista para todos nós”, comentou o secretário. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Bom dia!!
Eu como leitor, e apaixonado pelo litoral, estou me expressando através deste a situação que se encontra a nossa Rio-Santos. Há dias eu passei um final de semana em Caraguatatuba e acabei dando um passeio na rodovia. Fui atá São Sebastião e em seguida fui atá Ubatuba e Paraty. Então pude observar que na maioria da pista não existe acostamento. Encontrei no período noturno muitas pessoas, ciclistas e carroças circulando pelo meio da pista por não ter acostamento, inclusive neste dia, na saida de Caraguá sentido Ubatuba tinha acabado de acontecer um acidente onde um ciclista foi acidentado.
Gostaria que através deste tivesse um maior foco desta situação, tendo em vista sua grande circulação.
Eu e minha família somos amantes do litoral, tal qual minha tristeza quando tenho que encostar o meu veículo no acostamento, a supresa é de muitos buracos.
Abraços a todo o pessoal desta redação e FIQUEM COM DEUS.
Atenciosamente

Florentino Bernardes Filho
Bombeiro Indústrial
 FBernar1@conbr.jnj.com


Alpha Marine Refúgio Lagoinha Viamar Pousada

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor