Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de dezembro de 2001 - Nº 432 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Megacycle Revival é cancelado em Caraguá
Litoral Norte implanta Operação Praia Segura
Caraguá apóia obra em praia virgem
Capela em São Sebastião é interditada
Ditran realiza Operação de Trânsito durante verão 2002
Diocese de Caraguá lança folder para turistas
TV Cultura grava em Ubatuba
Abertas as inscrições para Supletivo 2002
Sindicato perde na Justiça direito à Licença Prêmio
Reservistas devem se apresentar durante a semana
Emoção marca formaturas do Proerd
Guarda Municipal promove palestra de segurança nas estradas
Domingo tem festa para crianças carentes
Etapa da praia do Cruzeiro encerra o Circuito de Águas Abertas
Etapa de Ubatuba encerra campeonato de triathlon
Campeões paulistas universitários serão conhecidos neste fim de semana
Copa Topper terá jogos decisivos no próximo dia 9
Carta do Leitor



Megacycle Revival é cancelado em Caraguá


Caraguatatuba - O evento “Megacycle Revival” que aconteceria nos próximos dias 7, 8 e 9 (nesta sexta, sábado e domingo) foi cancelado. A decisão partiu da organização do evento que engloba a AHSPC (Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba), SETUR (Secretaria de Turismo) e da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba). O evento tinha como objetivo convidar os motociclistas que estiveram em Caraguá no último encontro no mês de setembro.
A diretoria desses órgãos alega que devido à coincidência da haver três encontros de motociclistas na região (Ubatuba, Boiçucanga e Angra dos Reis) ocasionou o cancelamento. Além disso, os órgãos divulgaram através de correio eletrônico, “que nenhum desses outros encontros tinha sido marcado antes de nós, mas coincidências acontecem”. (Fonte: PMC)
Ubatuba - Já em Ubatuba o Moto Clube Cruz de Ferro promove seu 5º Motorcycle reunindo motociclistas no Camping Itaguá, que terá como atração show de rock com as bandas Joana D’Arc, Nomads e Arame Farpado já a apertir das 20 horas de hoje.

Litoral Norte implanta Operação Praia Segura

Litoral Norte - O Corpo de Bombeiros inicia neste final de semana a "Operação Praia Segura". Mais 60 guarda-vidas temporários serão colocados nas praias mais perigosas do Litoral Norte. Atualmente, 91 bombeiros trabalham na região. Segundo o tenente Danilo Godói, comandante do posto em São Sebastião, o aumento do efetivo ajuda na redução no número de afogamentos nas praias. Na temporada de 99/2000 ocorreram 119 óbitos e 2.109 salvamentos e, na última temporada, 79 mortos e 2.349 atendimentos. A operação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Petrobras, prefeituras e Instituto Mensageiros. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá apóia obra em praia virgem

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está estimulando a expansão imobiliária para praias consideradas "virgens" no município. A antes inexplorada praia da Mococa, na zona norte, recebeu dois empreendimentos de alto padrão em menos de um ano.
O primeiro foi embargado a pedido do Ministério Público porque a construção aterrou área de mangue.
O segundo condomínio prevê a construção de casas de alto padrão e tem como arquiteto responsável o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Eduardo Bevilacqua. O lançamento está previsto para o próximo ano.
Atualmente não existem casas na praia, que é uma das mais procuradas por turistas e moradores de Caraguá. O prefeito, Antônio Carlos da Silva (PSDB), disse ser favorável ao desenvolvimento do mercado imobiliário do local. "Não podemos impedir a construção em área particular onde todos os impostos são pagos e esse tipo de investimento gera mais empregos na cidade."
Um quiosqueiro da praia da Mococa que não quis se identificar disse que a implantação de condomínios fechados vai acabar com o único reduto virgem de fácil acesso na cidade. "Daqui a pouco nem os turistas poderão entrar na praia."
O prefeito afirmou ontem que todo o empreendimento na região tem de deixar livre a rua de acesso à praia. (Fonte: ValeParaibano)

Capela em São Sebastião é interditada

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião interditou a capela Sagrado Coração de Jesus, no bairro Boiçucanga, na costa sul da cidade, devido a problemas na estrutura do prédio, abalada após a realização de obras de saneamento básico nas proximidades.
Uma das paredes laterais corre o risco de desabar. A capela é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico).
O chefe da Defesa Civil, Luiz Figueiredo, disse que a obra feita pela empreeiteira contratada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) provocou rachaduras nas paredes e o escorregamento de telhas.
Segundo a prefeitura, toda a reforma da capela, que deve seguir a orientação da arquiteta Patrícia Palumbo, responsável pela recuperação do centro histórico de São Sebastião, será feita pela empresa. O custo e o tempo ainda não foram definidos.
O bispo do Litoral Norte, Dom Fernando Mason, lamentou o acidente e disse que as missas do bairro serão realizadas na capela Imaculada Conceição localizada na mesma avenida. (Fonte: ValeParaibano)

Ditran realiza Operação de Trânsito durante verão 2002

Caraguatatuba - A Ditran (Divisão de Trânsito) de Caraguatatuba estará aumentando seu efetivo durante a temporada de verão 2002. O órgão auxiliará à Prefeitura Municipal nos eventos e diversos shows que acontecem nesta época de ano com a interdição de ruas e vias públicas. Segundo a organização do setor, isto visa a segurança do público.
Para melhorar o fluxo do trânsito, a DITRAN oferecerá através de divulgação na mídia, mapas e cartazes indicando alternativas para desafogamento das ruas (Veja Mapa).
As opções para quem vem visitar a cidade e deseja conhecer nossas praias, sentido Ubatuba, a Avenida Goiás (SP 99) é uma opção. Seguindo esta rua o motorista atingirá a Avenida Artur Costa Filho até o camaroeiro, pegando a rotatória e Avenida Jundiaí, chegando até a SP 55 (Rodovia Caraguá-Ubatuba). Outra alternativa é seguir pelo Trevo em direção ao centro de Caraguá, seguindo a Avenida Miguel Varlez, entrando à direita após a ponte Rio Santo Antonio, Rua Maranhão até a Avenida Anchieta, atingindo a Avenida Castelo Branco. A última alternativa é seguindo pelo bairro do Rio do Ouro, entrando à esquerda pegando uma rua sinalizada, chegando até a Rua Irmã São Francisco, seguindo depois à esquerda pela Avenida Presciliana de Castilho e Avenida Frei Pacífico Wagner até o fim, chegando depois à Avenida Castelo Branco, altura do Fórum de Caraguatatuba.
Já para quem segue destino São Sebastião- Ilhabela, o caminho a ser percorrido é através do Terminal Rodoviário de Caraguá pegando a Avenida Brasília até seu fim, entrando à esquerda na Rua Rio Grande do Norte, Avenida Rio Branco em direção à São Sebastião.
A Ditran têm implantado este esquema desde 1999 contribuindo muito para que os turistas cheguem com facilidade à cidade, possibilitando também que o tempo de chegada e fluxo de veículos dentro de Caraguá seja reduzido. (Fonte: PMC)

Diocese de Caraguá lança folder para turistas

Caraguatatuba - Com o bjetivo de melhor acolher os milhares de turistas que visitam as cidades do Litoral Norte e informar sobre a presença da Igreja Católica na região, a Diocese de Caraguatatuba estará lançando, na próxima semana, um folder contendo informação sobre a localização de todas as igrejas Matriz e suas Capelas, bem como os dias e horários de Missa. O folder foi elaborado pela Pastoral da Comunicação da Diocese, e contou com o apoio das Prefeituras Municipais das 4 cidades, da Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, além de recursos das próprias paróquias. Para Pe. Alessandro H Coelho, assessor da Pastoral na diocese, este é apenas um dos meios que temos para melhor acolher nossos visitantes. Algumas paróquias também estão montando o "Cantinho do Turista", contendo informações sobre as cidades e também das atividades da Igreja. Também está prevista uma exposição de fotos em algumas de nossas Igrejas. De maneira simples mas com respeitoe carinho, estamos nos preparando para receber nossos visitantes. Que sejam todos bem vindos em nossa casa".
Os 40 mil folders serão distribuídos especialmente aos turistas, estando à disposição em locais de fácil acesso. (Fonte: Diocese)

TV Cultura grava em Ubatuba

Ubatuba - Mais uma vez Ubatuba será utilizada como cenário. Na próxima quarta-feira, 12, o programa Ilha Rá Tim Bum da Tv Cultura estará utilizando as belezas naturais da cidade para gravação de mais uma série, desta vez no caís do Itaguá. De 6 a 11 de outubro a Rede Cultura esteve em Ubatuba produzindo imagens para a série, dirigida ao público infanto-juvenil. O programa deverá ser exibido a partir de março de 2002.
A história se passará em uma ilha desconhecida. Cinco jovens com idade entre 7 e 16 anos, que fazem parte de um coral, perdem o barco que os levaria para uma apresentação em uma ilha próxima à costa. Na tentativa de alcançar o barco, a única opção é usar a lancha de um tio. Mas um forte nevoeiro e uma tempestade mudam o destino deste grupo. Depois de horas em alto-mar, eles conseguem a outra ilha: deslumbrante, completamente desconhecida, exótica, e que não consta em mapa algum.
A partir daí, os cinco jovens vivem grandes aventuras em contato com a natureza exuberante e os misteriosos seres que habitam a Ilha Rá-Tim-Bum. Para sobreviver, os “heróis” descobrem a melhor maneira de utilizar os recursos da natureza. Nessa ilha, os jovens conscientizam-se de que a cooperação, a criatividade, a solidariedade, o respeito a diversidade da natureza e o amor garantem a qualidade e o equilíbrio da vida no planeta.
As gravações contarão com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Guarda Municipal. A produção do programa escolheu Ubatuba devido a sua vegetação e recorte geográfico. (Fonte: ACS-PMU)

Abertas as inscrições para Supletivo 2002

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para o Supletivo  2002. As matrículas deverão ser feitas na escola Olga Gil, até o dia 14 de dezembro. Os candidatos devem comparecer munidos de RG. (Fonte: ACS-PMU)

Sindicato perde na Justiça direito à Licença Prêmio

Ubatuba - O Sindicato dos Funcionários da Administração Pública de Ubatuba perdeu na Justiça a ação movida contra a Prefeitura de Ubatuba, que reivindicava o direito à Licença Prêmio aos servidores municipais. A ação foi ajuizada no final de 2000. A sentença foi proferida pelo Juiz da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Carlos Gutemberg de Santis Cunha, em 3 de setembro deste ano. A publicação no Diário Oficial ocorreu em 28 de novembro. O Sindicato foi condenado a pagar as custas processuais e honorários advocatícios no valor de 10% da causa.
A Licença Prêmio foi um benefício criado pela Lei 341, artigos 144 ao 147, do Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais. Em 1979, foi promulgada a Lei 582 que deu uma nova redação aos artigos 146 e 147 da Lei 341. Com as alterações o servidor pode optar pela Licença Prêmio ou o recebimento em dinheiro. Em 1982, a Lei 672 substitui a Licença Prêmio pela Gratificação de Natal. Em 1983, a Lei 685 revoga a Lei 582/79, que extingue a Licença Prêmio, prevalecendo a Gratificação de Natal. Com a Constituição Federal de 1988 os servidores públicos passam a ter direito ao 13º salário.
Para a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, todas as alterações na leis trataram da mesma matéria. Com isso, o servidor não deixou de ter o benefício, que foi apenas mais lapidado. No entanto, a reivindicação da licença prêmio não procede, já que foi extinta por Lei, afirma o Jurídico. (Fonte: ACS-PMU)

Reservistas devem se apresentar durante a semana

Ubatuba - Os jovens que prestaram serviço militar nos últimos 5 anos devem comparecer na Junta de Serviço Militar de segunda a sexta-feira (dias 10 a 14) para o EXAR - Exercício de Apresentação da Reserva. É necessário levar o Certificado de Reservista de 1ª e 2ª categoria. A repartição está aberta diariamente no período das 8h às 11h e das 14h às 16h, ao lado do posto do Banespa no Paço Municipal, na Rua Dona Maria Alves, Centro. (Fonte: ACS-PMU)

Emoção marca formaturas do Proerd
Cerimônias reuniram autoridades, pais e familiares das crianças formandas

Ubatuba - A emoção marcou as solenidades de formatura do Programa de Resistências às Drogas e Violência da Polícia Militar. A cerimônia de abertura ocorreu às 10h na quinta-feira, 6, e lotou o salão da igreja São Francisco, na avenida Thomaz Galhardo, com a presença de pais, familiares das crianças formandas. Participaram do evento o vice-prefeito Moralino Valim, o comandante da 3ª Companhia da PM em Ubatuba capitão Marcondes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Mohamad Ramadan El Ali, o assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Arimar Vieira, o secretário de Assistência Social Pastor Edson Alves e Fábia Barbosa, representando a secretaria municipal de Educação.
Moralino fez questão de ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos policiais militares neste programa. “Se conseguirmos tirar uma criança do mundo das drogas, o trabalho já valeu a pena. Mas nosso objetivo é conseguir manter todas as nossas crianças longe das drogas. Faremos de tudo para que elas possam ter um futuro melhor”, enfatizou o vice-prefeito.
Capitão Marcondes, comandante da Polícia Militar, destacou o apoio dado pela Prefeitura ao Proerd. “É o maior prestado pela Prefeitura desde o início do Proerd, com materiais didáticos, camisetas, lanches, transportes e até a confecção dos certificados”, disse o capitão.
Com as formaturas deste mês, o programa atinge a marca de 5.500 crianças atendidas no município. No dia 14 ocorre a terceira cerimônia, prevista para as 10h na praia do Camburi. (Fonte: ACS-PMU)

Guarda Municipal promove palestra de segurança nas estradas

Ubatuba - No próximo dia 11, às 10h no auditório do Ubatuba Palace Hotel, acontecerá uma palestra com o tema “Programa de Redução de Atropelamentos em Rodovias”. O palestrante será o diretor de Operações da Nova Dutra, Marcelo Chaim Rezk A iniciativa é da Guarda Municipal e da Prefeitura de Ubatuba.
No evento, Rezk apresentará exemplos técnicos e práticos de como foi reduzido o alto índice de acidentes que ocorriam na rodovia Nova Dutra. Falará, também, de como travar parceiras e das atividades de resgate dos Anjos do Asfalto. No final, haverá espaço para debate, com perguntas e sugestões dos participantes.
Segundo o camandante da Guarda Municipal, coronel Gilberto de Carvalho, esta palestra tem grande importância para o município. “Precisamos melhorar os índices de segurança em nossas estradas, principalmente na temporada. Ubatuba é margeada por rodovias que correm paralelas ao mar”, finaliza Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Domingo tem festa para crianças carentes
Comunidade Emaús espera mais de 3000 pessoas no evento

Ubatuba - No próximo domingo, 9, a Comunidade Emaús estará editando a segunda festa para menores carentes de Ubatuba. O evento terá início às 9 horas e contará com diversas atividades esportivas e recreativas para as crianças, além de distribuição de donativos. O evento é organizado pela Comunidade Católica e conta com os apoios da Secretaria de Assistência Social de Prefeitura de Ubatuba e de diversos empresários do município. A expectativa dos organizadores é de cerca de 3000 pessoas no evento.
A Comunidade Emaús de Ubatuba foi fundada há 11 anos e abriga crianças, famílias e pessoas carentes. O principal objetivo é a reintegração das pessoas à sociedade, através da educação e de trabalhos comunitários desenvolvidos em hortas e artesanato. Atualmente, cerca de 35 menores estão abrigados no núcleo e cerca de 20 famílias, em todo o município, são assistidas pelo Emaús. A Comunidade obtém recursos através dos trabalhos desenvolvidos por seus integrantes e de doações de empresários e pessoas físicas.
Este evento faz parte da programação de Natal da Comunidade Católica de Ubatuba. No ano passado, foram mais de 1000 pessoas que passaram durante todo o dia na Comunidade Emaús. (Fonte: ACS-PMU)

Etapa da praia do Cruzeiro encerra o Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A praia do Cruzeiro é o palco da disputa da 5ª e decisiva etapa do 5º Circuito de Águas Abertas de Ubatuba, que acontece neste domingo, 9, às 10h.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura, conta com a participação confirmada de equipes de Ubatuba, Jacareí, São José dos Campos e Guaratinguetá. As inscrições poderão ser feitas até o dia da prova.
Disputado desde 97, o evento reúne, em média, cerca de 200 atletas nas 24 categorias. As provas estão divididas em 250, 500, 1.000 e 3.000 metros, entre as categorias feminino e masculino.
A primeira etapa foi disputada na praia da Enseada. A segunda, que deveria ter sido no Perequê-Açu, foi transferida para a praia do Cruzeiro em razão das condições do mar. As outras etapas foram disputadas nas praias da Picinguaba e Almada. Nesta prova, serão premiados os três melhores colocados do ano em cada categoria. (Fonte: ACS-PMU)

Etapa de Ubatuba encerra campeonato de triathlon
6ª e última etapa do “Rainha Triathlon Running Trip” acontece neste sábado na praia Vermelha do Norte

Ubatuba - A praia Vermelha do Norte sedia neste sábado, 8, a 6ª e última etapa do “Rainha Triathlon Running Trip”. A competição têm início previsto para as 17h, em frente ao Red Beach Park. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Ubatuba e patrocínio da Rainha.
Os atletas devem percorrer 750m de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida. A prova de natação ocorre na própria praia Vermelha. O percurso do ciclismo se inicia em frente ao Red Beach, com a ida até o trevo do Indaiá pela rodovia BR-101, o retorno até a praia do Félix e a volta para a praia Vermelha. Na corrida, os atletas percorrem o caminho ida e volta ao trevo do Indaiá, saindo da praia Vermelha do Norte.
Segundo o secretário municipal de Esportes, Richard Ricardo, a prova será acompanhada pela Polícia Rodoviária e pela Guarda Municipal. “Os atletas que disputam a competição possuem um ótimo nível técnico. O evento tem tudo para seu um sucesso”, ressaltou o secretário municipal.
As etapas vem sendo disputadas desde junho. A primeira aconteceu na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo. Em julho, o circuito passou por Campinas, retornando a USP em agosto. O evento permaneceu na capital paulista, sendo disputado em setembro no autódromo de Interlagos. A última etapa ocorreu no interior, em Pirassununga (SP). (Fonte: ACS-PMU)

Campeões paulistas universitários serão conhecidos neste fim de semana

São Sebastião - Os campeões paulistas de surfe universitário serão conhecidos neste fim de semana, 1º e 2, na praia de Cambury, costa sul de São Sebastião, na 3ª e decisiva etapa do Volcom Surf Series, o Circuito Paulista de Surfe Universitário 2001. Estarão em disputa os títulos na categoria Open (para surfistas que estudam no litoral e interior), na Paulistana (exclusiva para quem mora na Capital) e na Feminino. Vale destacar que na Open e Paulistana os dois melhores do ranking estarão classificados para a decisão do título brasileiro que acontece neste mês, em Ubatuba. (Fonte: Costa Norte)

Copa Topper terá jogos decisivos no próximo dia 9

Caraguatatuba - A próxima rodada da 1ª Copa Topper de Futebol Society “Troféu Antonio Carlos” terá jogos decisivos, classificando as oito equipes semifinalistas no dia 9 de dezembro. As equipes classificadas para jogar dia 9 são Liverpool e Beira Mar Fm, às 10h; Zezinho Cont. contra Toninho Contab., às 11 horas; Supermermercado Semar contra o Fluminense, às 12 horas; Sabesp e Adega Balalaika, às 13h horas; Hellas e Nutrisport contra Nutrisport A, às 14horas; Merc. Getuba contra Kumagay, às 15 horas; Santa Marta contra Casa Branca, às 16 horas e, para finalizar; Nequinho e Ilhabela, às 17 horas.
Já no dia 16 de dezembro, nas oitavas de final, das 11 às 14 horas, disputarão as equipes vencedoras das chaves A e B de cada jogo. As finalíssimas ficarão para janeiro de 2002.
A realização da 1ª Copa Topper de Futebol Society “Troféu Antonio Carlos” é de Tarcísio Mateus e está acontecendo na Academic Soccer. Reunindo equipes de todo o Litoral Norte.
O torneio tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Pão de Queijo JôBrás, Hellás Calçados, Nutrisports, Hotel Pousada das Garças, Beira Mar FM e TV Band. Os jogos acontecerão até o dia 13 de janeiro e o troféu será entregue pelo Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva. Na ocasião serão agraciados pelo prêmio os primeiros e segundos colocados, além do artilheiros da competição, goleiro e destaque das partidas. Mais informações com o organizador Tarcísio Matheus (tel.: 012 9144-8576 / 422-5423) (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Demolição em Camburi - Na qualidade de Presidente da SACY (Sociedade Amigos de Cambury), venho por meio desta salientar que no episódio da demolição do flat em Camburi realizado em 04/12/2001, pela Prefeitura Municipal, esta Sociedade Amigos teve participação direta na ação, visto que fomos nós que denunciamos ao ministério público e à própria prefeitura a devastação de mata nativa e a construção irregular do flat.
Portanto parabenizamos a ação da prefeitura e que este ato serviu de exemplo para que aqueles que não estimam cumprir as Leis fiquem atentos que as coisas estão mudando e possibilitando assim a todos o retorno de uma esperança para melhorarmos a qualidade de vida das praias da Costa Sul do Municipio de São Sebastião.

Marcelo Miranda
Presidente da SACY (Sociedade Amigos de Cambury)
taquari@taquari.com.br


Fábrica de Multas I - Caros Senhores e em especial ao Sr. Malachias. Talvez o tom com o qual me expressei em meu comentário, dirigido a "todas" as pessoas que se manifestaram contra os radares fotográficos em Caraguatatuba, tenha sido mal interpretado, assim como o do Sr. Malachias está sendo por minha pessoa.
Achei o tom de ameaça totalmente fora de propósito e descabido. Primeiro que, como o senhor bem lembrou, a liberdade de expressão nesse
país ainda existe e se me permitir (ou não), continuarei classificando todos as idéias de que tiver conhecimento de idiotas, geniais, perniciosas ou seja lá o que for, independentemente do significado estampado no dicionário.
Minhas palavras foram literalmente: "...Fica aqui portanto meu protesto contra esses motoristas que a pretexto de andar mais rápido e se acharem no direito de não serem punidos por isso ficam levantando questões idiotas como riscar uma cidade do mapa, excluir do roteiro...". Uma pequena dose de interpretação do texto talvez pudesse indicar ao leitor mais atento que não estou chamando de idiota nenhum missivista e sim classificando como: (mudando as palavras para exemplificar meu argumento) "sem propósito", "pretensioso", "afetado" a idéia de que uma pessoa ou grupo de pessoas possa "deixar de passar" por uma cidade pelo simples fato de que existem radares fotográficos em uma de suas avenidas. Qualquer pessoa de bom senso há de concordar com o despropósito de tal comentário e ainda me referindo a minha mensagem, lembrar que essas pessoas não poderiam sequer passar por São Paulo em direção ao Sul do país, pois as marginais que são caminho obrigatório para essa ligação são repletas de radares fotográficos.
Segundo: Realmente sou dono da Sabesp, assim como todo cidadão paulista. O fato de ter utilizado meu endereço de correio eletrônico da empresa não é em nenhum momento um indicativo de que não esteja desempenhando minhas funções e atribuições, pelo contrário, a utilização dessas ferramentas é altamente recomendada pela minha gerência para que possamos nos atualizar e ficar a par dos acontecimentos do mundo, do país e principalmente de nossa cidade e por isso, todos aqui assinam e recebem o boletim informativo do Litoral Virtual, sem dúvida o melhor da região, mesmo porque, sempre há alguma notícia que pode ser relevante à Sabesp e a nós empregados. Agora só um esclarecimento técnico: não me utilizo da Internet para isso, recebo o boletim do Litoral Virtual todo dia e quando me interessa, envio um comentário me utilizando somente do aplicativo de correio-eletrônico. E concluindo: meu comentário, apesar de ter sim uma forte base pessoal é acima de tudo a expressão de um cidadão que não concorda com as idéias levantadas e não gostaria de vê-las implantadas na cidade onde mora e graças a Deus, nessa grande empresa onde trabalho, a atuação como cidadão ainda é respeitada e valorizada. Com o devido respeito aos turistas que nos
visitam, em primeiro lugar a cidade deve cuidar de seus moradores.
Terceiro: Não vejo nenhum motivo para retratação. Fiz meu comentário e debati a idéia, não foi e nunca será minha intenção ofender nem "ameaçar" qualquer pessoa que venha a expressar idéias contrárias, só me reservo o direito de poder classificá-las como bem entender. Galileu Galilei teve várias de suas idéias classificadas como "idiotas" e quase chegou a ser queimado em virtude delas, no entanto hoje sabemos o quanto elas foram relevantes. Pode ser que no futuro, os comentários que classifiquei de "idiotas" sejam classificados pela história como "geniais" e isso dê início a um grande boicote nacional às cidades que tenham suas "indústrias de multa", mas até lá, ninguém irá me calar com ameaças e insinuações.
OBS: Infelizmente me esqueci de assinar o comentário original, segue agora a correção. Quem se sentir "lesado" por utilizar meu endereço de correio eletrônico da Sabesp pode utilizar o endereço abaixo.

Sérgio L. Sérvollo
sservollo@uol.com.br


Fábrica de Multas II - Ilmº Sr. Sergio. Em primeiro lugar desejo-lhe parabéns, pois apesar de tudo, o sr. é um homem inteligente e esclarecido. Assim sendo, mesmo as pessoas esclarecidas, em algumas ocasiões, se deixam levar por ímpetos de descompensações e acabam
por deixarem transparecer em suas notas, os resquícios da ira ou raiva, que soam como um diapasão que anuncia-lhe o estado de espírito. Bem, isso faz parte da emoção do debate, pois, como eu disse, ele é democrático e construtivo no âmbito das questões sociais. Nessa sua última esplanação, ao contrário, o sr. deixou a transparência de apenas e tão somente, expressar opiniões de forma pacífica e sociável. Nessa conformidade, apresento-lhe minhas respeitosas escusas por qualquer aparente ofensas que lhe tenha afetado, o que admite-se apenas e tão somente para argumentar. Por outro lado, respeitando suas opiniões, continuarei me insurgindo sempre que entender que atos ou realizações dos poderes públicos, administrativos, ou particulares, que de forma velada ou ostensiva venham violar direitos ou que tenham ocultos nos arcabouços de suas práticas, os chamados vícios ocultos, ou seja, uma forma ardilosa de enganar o povo, dissimulando suas "justificativas", sempre em nome da lei e do direito, para, de forma sub-reptícia, ir em benefício de outros interesses, normalmente, de cunho político ou particular, como é de fato, casos conhecidos em São Paulo, das chamadas "indústrias das multas". É certo, ainda, como eu já me pronunciei,
nós devemos nos afastar de tudo quanto possa vir graciosamente nos constranger, aborrecer e contrariar. Ora, quem se dirige a algum lugar para descansar do furor diário de suas atividades, como as minhas em especial, só quer paz e sossego, não pretendendo buscar para si, nenhum conflito ou inferno astral, como dizem as pessoas.
Creia o sr., tenho 60 anos e já dirigi pelo mundo inteiro, tenho carta de motorista profissional desde 1959 e não tenho registrado em meu prontuário, acidentes ou infrações de trânsito, embora dirija todos os dias, durante o ano inteiro nesse trânsito de São Paulo e suas estradas, conseqüentemente, estou apto a falar de cátedra, sobre o assunto. Finalmente, reafirmo o texto bíblico: "... afastai-vos do mal...", e como a Av. das praias de Caraguatatuba, podem continuar, eventualmente, a me constranger, como já aconteceu, embora apenas uma vez, entre dezenas por lá passei, não tornarei a passar por lá em hipótese alguma, nem que para isso eu tiver que deixar de ir ao litoral.
Opinião, meu caro, opinião, tão somente. Se outros, muitos outros também continuarem a ter as mesma opiniões, certamente ficará melhor, pois assim o local, com o tempo, irá ficando totalmente livre para os seus moradores, que não precisam dos incômodos e indesejados turistas a encherem as suas ruas, seus comércios, seus logradouros, e principalmente, as suas paciências. Quem tem vida própria e auto suficiente, pode se dar ao luxo de execrar e discriminar os seu possíveis incômodos visitantes, como nós, os chamados turistas, que lamentavelmente por inúmeras vezes, também como qualquer ser humano, erramos, como todos, só que sempre haverá uma considerável diferença entre nós outros os visitantes e os moradores efetivos, é que nós, acabaremos sendo sempre considerados como enfadonhos e perturbadores do sossego habitual do povo residente, em suas vidas e seus cotidianos, e tão logo ousamos nos queixar de alguma coisa que nos incomode ou que não concordamos, levantaremos a ira das potestades contra nós, e daí, passaremos a ser os desastrosos e inconvenientes estrangeiros invasores.
Bairrismos, amigos, bairrismos, mais fanatizados do que os dos membros da milícia Taliban ou da Al Quaeda. Nem tudo é tão certo que não possa ser mudado , e nem tudo será tão errado que não possa ser concertado. Por derradeiro, desejo ao sr. e sua exma. família, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de realizações.

Dom Malachias
São Paulo - SP
dommalaquias@uol.com.br

 

Chalés Saint Tropez Anuncie Aqui PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor