Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de fevereiro de 2001 - Nº 226 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Comércio de Caraguá tenta atrair turistas de 1 dia
Caraguá terá Campanha para Educação e Segurança no Trânsito
Carnaval de Caraguá terá escolas campeãs da capital
Tributo a Bossa Nova traz sucessos e histórias bem humoradas
Dia 10, Billy Blanco & De Athayde, Célia e Zé Luis Mazzioti
Dia 17, Os Passos de Rosa e A Três
Rapazes se rendem à henna
No verão, ordem é hidratar o corpo com o líquido certo
Comerciante de Ubatuba é preso com maconha


Comércio de Caraguá tenta atrair turistas de 1 dia

Caraguatatuba - Comerciantes de Caraguatatuba lançaram uma campanha para atrair os turistas de um dia e reduzir os efeitos das restrições impostas pela prefeitura aos "farofeiros" nesta temporada. Alguns colocaram até faixas de boas-vindas aos banhistas.
O quiosque Canoa, localizado na praia do Aruan, montou uma estrutura especial de atendimento ao turista de domingo.
O comerciante Romilson César de Moura, 39 anos, disse que "esse tipo de cliente é especial porque ele vem com dinheiro para gastar na praia." O quiosque oferece estrutura como shows musicais, jogos e atrações.
Na praia do Indaiá, João Francisco de Souza Oliveira, 20 anos, disse que muitos clientes que passam o dia no local estão preferindo deixar os veículos na garagem temendo a fiscalização. "Os fiscais estão muito rigorosos."
A prefeitura apertou o cerco contra turismo de um dia desde novembro de 2000. Até ontem, 19 vans, kombis e veículos similares haviam sido multados em R$ 500 cada por estacionar em local não determinado. Para parar no Terminal da praia das Fleixeiras é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 150.
O chefe de fiscalização, Mário Brito, disse que, caso o veículo de chapa vermelha seja de uso familiar, é necessária a comprovação e deixá-lo estacionado em algum estabelecimento que não a rua. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá terá Campanha para Educação e Segurança no Trânsito
Shows de paraquedismo, concurso Miss Trânsito, shows musicais e até uma mini-cidade de trânsito são algumas das atrações do evento que deverá receber mais de 100 mil visitantes

Caraguatatuba- A cidade estará recebendo entre os dias 14 e 21 de fevereiro a terceira etapa da Campanha para Educação e Segurança no Trânsito, que é uma realização da Comissão Especial de Aplicação do Código de Trânsito Brasileiro da Câmara Federal, presidida pelo deputado Ary Kara em parceria com a Prefeitura Municipal.
Esta campanha já foi realizada em Brasília e Taubaté. Caraguá foi escolhida por ser um importante pólo econômico, social e turístico. “Estaremos promovendo esse evento às vésperas do carnaval, quando o litoral recebe milhares de visitantes, para que possamos conscientizar os turistas, assim como a população local, cumprindo fielmente aquilo que determina o Código de Trânsito Brasileiro”, explica Ary Kara.
A Campanha procura investir na humanização, informação e educação de condutores, estudantes e pedestres. O evento, já desenvolvido com enorme sucesso em Brasília e na cidade de Taubaté-SP, vem atraindo um grande público, além de milhares de estudantes, que recebem informações e orientações em uma mini-cidade de trânsito instalada no local. Além das exposições com dezenas de estandes, o evento terá shows de paraquedismo, concurso Miss Trânsito, palestras e shows de música sertaneja com Klauber Simplício, de Goiânia e, Adriano e Adril, de Brasília.
Entre as inúmeras atividades desta campanha destaca-se o 2º Concurso de Educação e Segurança no Trânsito, destinado a mais de 40 mil alunos da rede de ensino de Caraguatatuba e região. O objetivo do concurso é incentivar e divulgar trabalhos e iniciativas de educadores e estudantes na área de educação de trânsito de todo o Litoral Norte.
O concurso está dividido em duas categorias:
EDUCADOR - para professores de estabelecimentos de ensino públicos ou particulares que desenvolvam ou tenham desenvolvido atividades, estudos, pesquisas, materiais didáticos ou programas educativos para o trânsito;
ESTUDANTE - para alunos de 1ª a 4ª séries (trabalhos sob o tema “faixa de Pedestre, a Vida pede Passagem”), de 5ª a 8ª (“Trânsito é Coisa Séria”) e ensino médio (“Por um Trânsito mais Humano”) de escolas públicas ou privadas. A abertura da Campanha para Educação no Trânsito está prevista para o dia 14 às 19 horas, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia.
À partir de 15 de fevereiro estará aberta ao público, que poderá visitar todos os seus estandes. No encerramento haverá um grande show artístico e pirotécnico. A organização do evento espera um público de mais de 100 mil pessoas. “Estaremos em Caraguatatuba de braços abertos para receber todo o público, na certeza que com esta exposição estaremos dando nossa contribuição para a melhoria da segurança e educação no trânsito, comentou o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva. (Fonte: PMC)

Carnaval de Caraguá terá escolas campeãs da capital

Caraguatatuba - As escolas de samba X-9 e Vai Vai, campeãs do carnaval do ano passado estarão se apresentando na Avenida da Praia em Caraguatatuba no Carnaval 2001. A Vai Vai é tri-campeã do carnaval paulista. As escolas desfilarão na avenida da praia a partir das 22 horas, cada uma delas com cerca de 150 integrantes.
Outra boa novidade do carnaval caraguatatubense será a unificação de todas as escolas do município numa única agremiação para o desfile de rua deste ano. O presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba (Lencac), Pedro Luis Corrêa conseguiu unir as escolas atendendo solicitação feita pelo Secretário de Turismo Salim Burihan. “Queremos valorizar o nosso carnaval de rua e como isso não seria possível de imediato, sugerimos que as escolas se unissem para desfilar na avenida o maior número de componentes”, comentou Burihan.
Segundo o secretário, ficou acertado com a Lencac que a partir deste ano haverá apoio para que as escolas regularizadas com a liga promovam eventos mensalmente, gerando recursos para a produção do carnaval de 2002. “É hora de valorizar o nosso carnaval. Acredito que o acordo firmado com a prefeitura seja o ponta pé inicial para renascimento do nosso Carnaval de Rua”, explicou Pedrinho.
Já estão confirmadas as presenças das seguintes entidades: Unidos do Samba, X-9 e Império do Litoral Norte. A Prefeitura vai colaborar na recuperação dos equipamentos e nas fantasias. O carnaval de rua terá como destaque no sábado, dia 24, o desfile do Bloco das Piranhas, a partir das 18 horas. Caraguá terá bailes populares no Centro, de sexta a terça-feira, das 22 às 2 horas.
Na Praça Cândido Mota, a Fundacc com uma super-banda e nos bairros do Massaguaçu (com apollo 2001) e no Porto Novo (Banda Panorama), de sábado à terça-feira, das 22 às 2 horas. Na Praça Cândido Mota, a Fundacc realizará o Carnaval de Antigamente, com a New Band, tocando marchinhas e as músicas de antigamente de sábado à terça-feira de carnaval. Também será realizado pela Fundacc um concurso de fantasias infantis e de adulto. (Fonte: PMC)

Tributo a Bossa Nova traz sucessos e histórias bem humoradas

Caraguatatuba - O 2º Festival de Verão do Litoral Norte vem acontecendo em todo o Litoral Norte, com o gênero musical que tornou o Brasil conhecido em todo o mundo. E é através das vozes dos mais importantes artistas brasileiros que o São eles que vem até o Litoral. O evento em Caraguá foi viabilizado em parceria com a SETUR - Secretaria de Turismo, Fundacc - Fundação Cultural e Secretaria de Estado da Cultura. Os shows acontecem na Praça Tom Ferreira, sempre às 21 horas. Para o próximo final de semana, já está confirmada a presença No último final de semana grandes nomes da Bossa Nova, como Os Cariocas, Alaíde Costa, Marcos Valle e Patrícia Alvi trouxeram um público estimado em 500 pessoas. Dividido em várias faixas etárias o público pode apreciar grandes sucessos da história da Bossa Nova. Marcos Valle e Patrícia Alvi, por exemplo cantaram ainda temas de novela e jingles famosos da televisão de composição própria. Os Cariocas com o show “Rio, Gosto de Você” fez muita gente dançar na Praça Tom Ferreira, cantando sucessos como Garota de Ipanema, Samba de Avião e Ela é Carioca até os mais atuais como Encontros e Despedidas, de Milton Nascimento e Descobridor de Sete Mares, de Tim Maia. Alaíde Costa e seu show “Falando de Amor”, acompanhada ao piano por Giba Stebez, trauxe a sua história como intérprete e sua posição diante da música que se produz no Brasil. Dona de um timbre personalíssimo, afinação sem deslizes e um repertório de extremo bom gosto, Alaíde Costa teve suas músicas e discos premiadas, sendo também trilha sonora de vários filmes de Hollywood. (Fonte: PMC)

Dia 10, Billy Blanco & De Athayde, Célia e Zé Luis Mazzioti

Caraguatatuba - Zé Luis Mazzioti é o cantor preferido dos músicos da nossa melhor MPB. Lançou um disco com Célia, sobre a obra de Pualinho da Viola e ainda um outro disco ao lado de Alaíde Costa e Zezé Gonzaga sobre a obra de Hermínio Bello de Carvalho. Dono de uma voz exepcional, de timbre grave, melodiosa e apaixonada, perfeita para o excelente repertório, em que misturam suas composições e o melhor da música popular brasileira de todos os tempos. Célia é considerada uma das mais belas vozes da música popular brasileira. “Só canta assim quem já atingiu o karma de grande estrela”, refere-se a ela o crítico Zuza Homem de Mello, intérprete de um repertório variado, Célia tem sucessos bem lembrados como Onde estão os Tamborins, de Pedro Caetano e Eu te Amo de Tom Jobim e Chico Buarque. Billy Blanco e De Athaíde com o show Juntos na Bossa Nova trazem além de grandes sucessos, gravadas pelos maiores intérpretes, algumas recentes criações, como Já Vem Lá o Samba e Vambora! Vambora! Olha a Hora, considerada a maior homenagem feita à cidade de São Paulo. Billy Blanco compôs com tom Jobim os primeiros sucessos de ambos, Tereza da Praia e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Depois, o primeiro sucesso Baden Powell, Samba Triste. Além das canções, Billy sempre brinda o público com histórias bem humoradas. (Fonte: PMC)

Dia 17, Os Passos de Rosa e A Três

Caraguatatuba - Rosa Passos acaba de lançar um CD, somente com obras do grande mestre Dorival Caymmi. O show de lançamento foi feito primeiramente na Europa e Japão estando agora fazendo toda a divulgação deste novo trabalho pelo Brasil. Neste show Rosa estará se apresentando com seu maestro e arranjador Lula Galvão. No repertório além de músicas de sua autoria, contará com músicas de Paulinho da Viola, Djavan, Tom Jobim, Ari Barroso e Caymmi. A Três significa três vozes, três instrumentos, três mulheres - Leni Requena, Solange e cibele Codonho. Há onze anos elas são raridade no Brasil: cantam em harmonia vocal e elas mesmas se acompanham ao violão, timba e axofé. Já dividiram palco com Jonny Alf, Leny Andrade, Jane Duboc, Antonio Ferraguti, Roberto Sion e, no encerramento da temporada paulista do show “Malásia” no Tom Brasil, com Djavan. (Fonte: PMC)

Rapazes se rendem à henna
Tatuagem temporária que sempre foi mais procurada por mulheres, agora passa a ser uma mania do público masculino

Caraguatatuba - A tatuagem de henna, que enfeitou os corpos femininos nos verões passados, acabou conquistando também o público masculino nesta temporada. Eles deixaram o machismo de lado e assumiram um modismo de verão até então de uso quase exclusivo da mulherada. E acreditam que fizeram bem: a tatuagem de henna é mais barata, indolor e passageira do que a fixa. Dura menos que o verão.
Para fazer a tatuagem é necessário apenas diluir o pó de henna --produto que pode ser encontrado em lojas de cosméticos-- em água e aplicar sobre o desenho.
Em algumas praias do Litoral Norte, a aplicação custa em média R$ 8 para adultos e R$ 3 para crianças. Mas o preço pode variar de acordo com o tamanho e detalhes do desenho.
O tatuador Julio Cerrichio, que mantém uma tenda de tatuagem na Martin de Sá, em Caraguatatuba, disse que os homens - principalmente os adolecentes - estão aderindo rapidamente ao produto. As partes do corpo mais tatuadas pelos homens são as costas, o braço e o peito.
"Neste verão o número de homens aumentou muito em relação aos outros verões, agora a quantidade de rapazes e moças é quase a mesma", diz Cerrichio, que tatua cerca de 50 homens por dia. Os desenhos de dragões, magos e serpentes estão entre os preferidos por eles.
Há dois anos, o tatuador Odair José Ferreira trabalha na praia Grande, em Ubatuba, e tatua cerca de 60 pessoas por dia. Segundo ele, nessa temporada os homens também aderiram à moda.
Valéria Moura de 20 anos, estudante de São Paulo, disse que a tatuagem de henna fica muito bonita, principalmente quando o corpo está bronzeado. "Sempre gostei de tatuagens e as de henna dão um visual mais delicado", afirmou.
Para o estudante joseense Adan Aguiar dos Santos, 16 anos, a tatuagem de henna é uma opção barata e que fica muito bonita. Ele acredita que existe muito preconceito com a tatuagem fixa, por isso é melhor recorrer a essa, que é fácil de sair. (Fonte: ValeParaibano)

No verão, ordem é hidratar o corpo com o líquido certo
Especialistas recomendam trocar refrigerantes e cervejas por sucos naturais, águas e chás

Litoral Norte - As altas temperaturas desta estação fazem com que o corpo precise de 30% a mais de líquido do que em outra época do ano. Por isso, vale a pena prestar atenção na hora de decidir o que beber.Água de coco, sucos naturais, água e chás são as bebidas mais recomendadas pelos médicos.
Segundo a nutricionista Tereza Cristina de Oliveira, quando se fala em abusar dos líquidos na praia ou durante todo verão, as pessoas pensam, de forma equivocada, que todas as bebidas têm a função de hidratar. Por isso, terminam trocando os produtos naturais por bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Ela explica que refrigerantes e cervejas não trazem nenhum benefício para a saúde, porque são os alimentos chamados "calorias vazias".
"Além de calóricas, essas bebidas não possuem nenhuma propriedade hidratante ou nutritiva. O ideal é sempre optar pelas naturais", explica.
O nutrólogo (especialista em aproveitamento dos alimentos no organismo) Daniel Andrade, de Lorena, lembra que o corpo perde água através da urina e transpiração. Para repor essas perdas, apresenta a sede.
"Por isso é natural as pessoas se enganarem e acharem que as bebidas que matam a sede têm a função de hidratar", afirmou Daniel. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciante de Ubatuba é preso com maconha

Ubatuba - O comerciante Ahmad Mohamed Chahin Santos, 27 anos, foi preso na noite de anteontem, em Ubatuba, por investigadores da Dise, com 4,5 quilos de maconha. Parte da droga foi encontrada dentro de uma armário da lavanderia de sua casa, localizada no bairro da Ressaca, periferia da cidade. O restante estava escondido em um matagal perto da casa. A Dise chegou ao suspeito por meio de denúncia e conseguiu mandado de busca para entrar na casa. O comerciante não tinha passagem pela polícia. (Fonte: ValeParaibano)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor