Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de março de 2001 - Nº 244 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Rede hoteleira cresce 20% em Paraibuna
Infra-estrutura também é alvo de investimento
Vale tem 13 mi de turistas por ano
Ilhabela quer ver hospital concluído
Ubatuba sedia hoje o 1º encontro de agronegócios
Prefeitura promove atividades para o Dia da Mulher
Ubatuba participa da campanha de hipertensão e diabete
OAB do litoral organiza debate sobre presídio
Caraguá vai investigar obras em ruas
Secretaria abre curso para alfabetização diurna
APM’s terão verba para reparos nas escolas
Três pessoas são mortas no litoral


Rede hoteleira cresce 20% em Paraibuna
Eventos empresariais e religiosos estimulam hotéis a aumentar leitos e criar infra-estrutura para convenções

Paraibuna - Até junho, Paraibuna deve ampliar em cerca de 22% o número de leitos disponíveis em sua rede hoteleira, passando de 880 para 1.081 vagas. Com isso, a cidade passa a figurar entre as cinco maiores do Vale do Paraíba no ranking de capacidade de hospedagem.
Segundo os empresários, a ampliação dos negócios revela também que, depois de ter se tornado um novo destino turístico da região, o município está se transformando em um pólo de turismo de convenções, atraindo empresas e outros grupos para a realização de encontros.
A empresária Margarete de Vivo, do Hotel Fazenda Santo Anastácio, disse que espera concluir até abril mais 80 apartamentos. Hoje são 21. Com a ampliação, o número de leitos passa de 70 para 392, um acréscimo de 460%. Segundo ela, o hotel nasceu de um pesque-pague e agora está sendo bastante ocupado por empresas e grupos religiosos. Inaugurado há um ano e meio, o hotel começou recebendo grupos de estudantes e da terceira idade.
"No início, atendíamos apenas no sistema day camping, isto é, grupos que vinham apenas para passar o dia, mas aos poucos fomos detectando um segmento interessante, que é o de grupos religiosos e empresas", disse Margarete.
Na Pousada Alto da Serra, onde a capacidade deve passar de 80 para 140 leitos até junho, com a construção de 20 novos apartamentos, o público empresarial tem sido um dos responsáveis pelo alto índice de ocupação, principalmente durante a semana.
"Fazemos uma divulgação dirigida, junto aos departamentos de recursos humanos das empresas", afirmou o empresário George Hilf de Moraes.
Segundo ele, 70% das convenções são promovidas por empresas da Grande São Paulo e 30% de Taubaté e São José dos Campos.
Os próprios participantes das convenções são alvo da estratégia de marketing da pousada, que são convencidos a levar a família para passar o fim-de-semana no local.
"Isso tem nos garantido um índice de ocupação de 97% nos finais de semana, nos últimos 18 meses", afirmou Moraes.
VARIEDADE - O dono do Hotel Villa Di Lucca, Heitor Scarpa, disse que a explicação para o crescimento do turismo em Paraibuna é o fato de muitas pessoas estarem descobrindo que a cidade tem muito mais o que fazer que o litoral.
"Tem gente que para aqui para pernoitar e depois resolver ficar mais dias", disse.
O Hotel Villa Di Lucca também está sendo ampliado e deverá ganhar mais 20 novos leitos, passando para 69.
Ele disse que a diversidade de opções para quem busca a cidade e o preço médio das diárias abaixo dos praticados no litoral são importantes atrativos para os turistas.
Segundo Scarpa, um fenômeno interessante também está ocorrendo na cidade, que tem recebido muitos turistas franceses.
Paraibuna foi incluída no guia Routard Brésil, que circula naquele país. "Eles vêm para visitar a Estação de Meio Ambiente da Cesp", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Infra-estrutura também é alvo de investimento

Paraibuna - Além do aumento do número de leitos, os hotéis e pousadas de Paraibuna também estão procurando oferecer uma infra-estrutura adequada às exigências do novo perfil de turismo que cresce na cidade.
Na Pousada Alto da Serra, há um salão para convenções com 150 lugares e dotado dos equipamentos necessários para os eventos, sejam convenções, treinamentos ou reuniões empresariais.
A capacidade de lugares para encontros do Hotel Fazenda Santo Anastácio ultrapassa 800 pessoas, se forem utilizados o salão de convenções, com 200 lugares, e a quadra de múltiplo uso, onde cabem mais 600 pessoas sentadas confortavelmente.
Os grupos que querem utilizar o hotel para festas de confraternização podem dispor de equipamentos de lazer, além de rancho com churrasqueira.
O Hotel Pousada Paraibuna, antiga Pousada da Cesp, hoje administrada por uma cooperativa oferece retro-projetor, TVs, vídeos e demais equipamentos para atender cerca de 250 pessoas em seu centro de convenções e reuniões, com a vantagem de estar na área urbana de Paraibuna. (Fonte: ValeParaibano)

Vale tem 13 mi de turistas por ano

Paraibuna - O prefeito de Paraibuna, Luiz de Gonzaga Santos (PTB), afirmou que o mérito do crescimento do turismo no município é dos próprios empresários, que acreditam nos novos negócios que podem ser gerados pela atividade.
Ele disse que a partir deste ano, a gestão do turismo será tarefa do conselho municipal. A prefeitura apenas tratará de fomentar as ações do setor.
O empresário hoteleiro e diretor de marketing do Conselho Pró-Turismo do Cone Leste Paulista, João Roman Neto, afirmou que esta é um tendência no Vale do Paraíba, onde 20% da oferta turística está relacionada ao turismo de negócios, com cerca de 2,6 milhões de executivos em trânsito, anualmente.
"O Vale é o destino turístico interno mais novo e mais promissor do país", afirmou Roman, acrescentando que cerca de 13 milhões de turistas circulam anualmente pela região.
Um dos motivos é a localização estratégica, no eixo São Paulo/Rio de Janeiro/Minas Gerais. "O outro é a variedade de opções que a região oferece. Temos atrativos para todos os segmentos", disse Roman Neto. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela quer ver hospital concluído
Prefeitura busca avaliação das obras de Unidade de Saúde, que estão paradas e podem ter irregularidades

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela entrou na última segunda-feira com uma ação cautelar na Vara Distrital do município solicitando a nomeação de um perito para avaliar as condições das obras da Unidade Mista de Saúde do município.
A ilha está há dois anos sem um hospital e a prefeitura pretende continuar as obras.
Segundo o advogado contratado pela prefeitura, Luís Henrique Homem Alves, 34 anos, o objetivo é averiguar a situação da unidade no momento para que a atual administração possa dar prosseguimento às obras, contratando uma nova empresa ou negociando com a Gama Construções, de Caraguatatuba, responsável pelo projeto.
Segundo o advogado, a retomada das obras devem ser tomadas em caráter emergencial. Ele disse que contrato com a empreiteira apresenta uma série de irregularidades. Alves disse que o juiz da Vara Distrital de Ilhabela, Josué Vilela Pimentel, deverá dar um parecer ainda esta semana sobre a solicitação do perito.
Segundo o advogado, o trabalho do perito vai averiguar possíveis alterações do projeto original. Ele também deverá averiguar a contratação de outra empresa para prestar serviços previamente contratados com a Gama.
O ValeParaibano entrou em contato com a Gama, mas o diretor da empresa, Sérgio Padilha, não retornou a ligação.
O secretário de Saúde de Ilhabela, Antônio Luiz Colucci, 39 anos, afirmou que ainda falta terminar cerca de 30% do prédio. "A prefeitura pagou tudo o que podia pagar e não recebeu a obra", afirmou. Segundo ele, a prefeitura estimou o custo da obra em cerca de R$ 1,4 milhão.
A Gama Construções apresentou proposta de R$ 1,15 milhão. Há seis meses a empresa paralisou as obras, alegando que a prefeitura vinha alterando o projeto original e encarecendo os custos da obra.
Ainda no final de 2000, a prefeitura conseguiu, através de uma liminar, a continuação das obras pela empreiteira. Mas, segundo Colucci, a empreiteira voltou a tocar as obras a "passos de tartaruga".
O ValeParaibano tentou localizar por telefone a ex-prefeita de Ilhabela Nilce Signorini, mas ela não retornou a ligação para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba sedia hoje o 1º encontro de agronegócios

Ubatuba - A Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Ubatuba realiza de hoje até sábado, no Núcleo Picinguaba, o primeiro encontro de Planejamento Estratégico dos Agronegócios da Agricultura Familiar. O evento deve reunir mais de 40 produtores da região que vão ter maiores noções sobre a agricultura de subsistência. Será abordado o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será criado no município. Ubatuba é uma das principais exportadoras de gengibre e produtora de ramas de mandioca sem a bacteriose, doença que ataca o produto. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura promove atividades para o Dia da Mulher

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o SOS Mulher, elaborou uma agenda de atividades para hoje, dia 8 de março, data na qual se comemora o Dia Internacional da Mulher. No mesmo dia, a secretaria de Agricultura e Abastecimento promove o encontro de Planejamento Estratégico, onde, através da agricultora e parteira do Ubatumirim, Maria Balbina, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), estará homenageando todas as mulheres.
Confira a programação:
7 horas - Alongamento com acompanhamento dos professores da secretaria de Esportes e Lazer, na avenida Iperoig, em frente ao Centro de Informações Turísticas
7h30 - Caminhada, com concentração em frente ao centro de Informações Turísticas
9 horas - Café da manhã no Hotel São Charbel
Das 9 às 18 horas - Exposição dos trabalhos de artesãs e agricultoras do município no Calçadão da avenida Maria Alves, onde também haverá distribuição de rosas
13 horas - Almoço na Cantina da Prefeitura para todas as funcionárias
Serão produzidas camisetas alusivas ao evento e vendidas ao preço de custo de R$ 8,00. As interessadas poderão adquirir a camiseta no Centro de Informações Turísticas, no dia do evento. A arrecadação da venda será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba participa da campanha de hipertensão e diabete

Ubatuba - A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba estará participando da campanha nacional de hipertensão e diabete. Essa campanha é uma ação do Ministério da Saúde que visa descobrir novos casos dessas doenças.
Em Ubatuba a campanha começa amanhã e se estende até o dia 30 de março. “Todas as pessoas com idade igual ou maior a 15 anos terão sua pressão arterial aferida e os com mais de 40 anos também realizarão, na hora, um teste para diabete. Se os valores estiverem alterados as pessoas serão encaminhadas para consultas médicas e exames mais especializados, de acordo com a necessidade”, explica a secretária de Saúde, Dra. Maria da Graça Gil Matos. Os exames realizados durante a campanha são apenas um teste que deverá ser confirmado em consulta médica regular.
A hipertensão arterial e a diabete são duas doenças que se não forem devidamente controladas trazem como consequência infarto, derrame, doenças renais e outras. Como são conhecidas como “doenças silenciosas”, muitas vezes as pessoas não sabem que são hipertensas ou diabéticas.
Confira os locais e as datas da campanha em Ubatuba:
Centro de Saúde (av. Rio Grande do Sul) - 08 a 30 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Ipiranguinha - 08 a 30 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Taquaral - 08 a 16 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Perequê-Mirim - 08 a 16 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Poruba - 08 a 23 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Rio Escuro - 08 a 14 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Perequê-Açu - 19 a 30 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Saco da Ribeira - 19 a 21 de março
Posto de Atendimento à Saúde da Maranduba - 22 a 30 de março
Posto de Atendimento à Saúde do Sertão da Quina - 22 a 30 de março
O horário de atendimento no Centro de Saúde e nos Postos de Atendimentos é das 8 às 17 horas. Haverá ainda equipes móveis percorrendo os bairros mais afastados da Região Norte, de 26 a 30 de março, e na Região Sul de 15 a 20 de março. Qualquer dúvida os interessados podem entrar em contato com o Postos de Antedimento à Saúde de seu bairro. (Fonte: ACS-PMU)

OAB do litoral organiza debate sobre presídio

São Sebastião - A subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião está mobilizando os moradores da cidade para discutir a proposta do secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, de construir um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região. O presidente da entidade disse que a forma como a informação foi passada deixou a população preocupada. Por isso ele está propondo um debate entre representantes da sociedade civil, públicas e a polícia para esclarecer melhor o assunto. A data ainda não foi marcada. A Secretaria da Segurança Pública informou que o Litoral Norte vai receber um CDP com capacidade para 768 presos. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai investigar obras em ruas

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba deve formar uma comissão para avaliar as condições das ruas quebradas por empreiteiras contratadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pelo Departamento de Trânsito. Os estragos podem ir parar no Ministério Público.
A vereadora Vera Peixoto (PSDB) disse que vem recebendo denúncias sobre a situação das ruas. "A população reclama que a empresa arrebenta o piso, instala a tubulação e não conserta."
A vereadora disse que a instalação da nova sinalização também provocou o estrago em calçadas. A comissão terá 60 dias para concluir o levantamento.
Segundo a Sabesp, as empreiteiras que realizam as obras devem fazer o conserto após o trabalho. A orientação é para que os moradores informem onde o trabalho não foi realizado.
O diretor da Divisão de Trânsito, Celso Rapaci, disse que o único local onde não houve a reposição do total do piso foi na avenida Anchieta, que vai passar por processo de reurbanização. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria abre curso para alfabetização diurna

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, está implantando em quatro escolas municipais um curso de alfabetização no período diurno. “O objetivo é oferecer condições de estudo à todos aqueles que estão impossibilitados de freqüentar os cursos de alfabetização no período noturno”, explicou a secretária Roseli.
Segundo ela, muitas mães de alunos poderão aproveitar a ida até a escola para levar seus filhos e participar do curso oferecido. O curso de alfabetização diurno está sendo implantado através de uma parceria com o Banco do Brasil, dentro do programa BBEDUCAR.
O programa criado em 92 e atualmente coordenado pela Fundação Banco do Brasil tem como missão a erradicação do analfabetismo no País. A metodologia utilizada no curso foi concebida nos princípios do professor e pedagogo Paulo freire. Mais de 43 mil pessoas já foram alfabetizadas, e outras 25 mil encontram-se em processo de alfabetização em todo o país.
Em Caraguá, as aulas serão ministradas por funcionários aposentados do Banco do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação implantará o curso de alfabetização diurno nas escolas dos bairros da casa Branca, Rio do Ouro, Poiares e Travessão.
As pessoas interessadas poderão obter maiores informações nas secretarias das escolas. A Secretaria realiza também cursos de alfabetização no período noturno, atendendo atualmente mais de 800 alunos, através do Telecurso e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). (Fonte: PMC)

APM’s terão verba para reparos nas escolas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba fará o repasse de verba às APM’s - Associação de Pais e Mestres para pequenos reparos. A informação foi repassada a todos os presidentes das APM’s em recente reunião entre a secretária Roseli Morilla e os representantes das APM’s e os representantes das APM’s, ocorrida na escola Santina Nardi, no bairro Estrela Dálva.
Segundo Roseli, a verba será distribuída de acordo com o número de alunos de cada escola e deverá ser utilizada em reparos emergenciais como troca de torneira, reparo de vazamento, troca de piso, conserto e reposições de vidros, reposição de telhas, entre outras necessidades. “Acertamos com todos os presidentes das APM’s que os reparos deverão ser feitos por mão de obra especializada do próprio bairro, através dos pais cadastrados na escola”, explicou Roseli.
Segundo ela, o repasse irá beneficiar todas as 23 escolas municipais, agilizando o atendimento dos serviços emergenciais. A escola Alaor Xavier Junqueira, no bairro do Travessão, que possui 863 alunos receberá mensalmente R$900,00.
A presidente da APM da escola do bairro da Casa Branca, Sônia Maria Rosa, elogiou a idéia do repasse de verba para pequenos reparos. “Vai agilizar os serviços necessários e gerar emprego aos pais de alunos”, comentou ela. A escola da Casa Branca que tem 560 alunos receberá mensalmente, cerca de R$600,00. (Fonte: PMC)

Três pessoas são mortas no litoral

Ubatuba - Três pessoas morreram em menos de 6 horas no Litoral Norte. O primeiro crime aconteceu por volta das 20h30 de anteontem no centro Ubatuba. O pescador Adilson de Oliveira, 34 anos, foi morto no quintal de sua casa, na rua Manoel da Cruz Barbosa.
Segundo a mulher da vítima, T.C.A., 41 anos, os dois estavam dentro da residência quando um homem teria chamado o seu marido no terreno ao lado do quintal. "Quando ele saiu da casa começaram os tiros e o homem fugiu." Ela não conseguiu ver quem atirou.
O outro crime, com a morte de mais duas pessoas, aconteceu na rua Timóteo, no Morro do Abrigo, região norte de São Sebastião, por volta das 2h30 de ontem . A polícia suspeita de homicídio seguido de suicídio.
No local foram encontrados os corpos da dona-de-casa Ana Aparecida dos Santos Lima, 30 anos, e de Antônio Pereira da Silva. Próximo ao corpo de Silva estava um revólver calibre 38. (Fonte: ValeParaibano)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor