Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de novembro de 2001 - Nº 413 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

ONGs protestam contra gerenciamento costeiro
Governo estadual exonera ex-chefe de cartório
TCE condena aditamento de contrato em Caraguá
Tribunal barra licitação de lixo em Ubatuba
Prefeitos do Litoral Norte querem mais policiais na temporada
Controle à dengue é intensificado em Ubatuba
Prefeitura e Sebrae promovem curso e seminário
Feira de Ciências e Cultura 2001
A cidade no Mapa Cultural
Pausa para a boa música
Mostra Coletiva de Artes Plásticas
Festival MPB vai agitar em novembro
A capoeira vai alem da luta
Nadadores de Caraguá enfrentam todo tipo de desafio
Iº UBAPESC na Praia do Cruzeiro
Carta do Leitor


ONGs protestam contra gerenciamento costeiro

Ambientalistas do Litoral Norte criticam mudanças em plano

Litoral Norte - Ambientalistas do Litoral Norte aproveitaram a apresentação do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro da região, ontem em São Sebastião, para criticar as mudanças que foram feitas em um trabalho de quase três anos.
O diretor jurídico da ONG (Organização Não Governamental), de São Sebastião, Eduardo Hypólito do Rego, disse que a minuta do plano não traz definições com relação ao zoneamento nas cidades. "Alguns artigos são vagos e deixam margem para interpretações subjetivas."
A presidente da SAPI (Sociedade Amigos da Praia de Itamambuca), em Ubatuba, Marilu Machado Carvalho, disse que o mapeamento da região, com definições e restrições de áreas de ocupação, foi excluído da minuta apresentada.
"Eles jogaram fora todo um trabalho feito ao longo de quase três anos e apresentam um novo plano de uma hora para outra sem garantias de que as determinações serão cumpridas."
Em setembro desse ano, a Procuradoria Geral do Estado deu um parecer contrário ao projeto apresentado inicialmente alegando que o Estado poderia tirar a autonomia dos municípios e que isso era incostitucional.
Com a nova minuta, ficou definido que a área de entorno, cerca de 50 metros do do Parque Estadual da Serra do Mar e os parques de Ilhabela e Ilha Anchieta serão zonas restritas onde a taxa de ocupação deve ser de, no máximo, 10 habitantes por hectare. Isso restringe a ocupação a lotes de cinco mil metros quadrados.
O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Antônio Nunes, disse que o restante da área será gerenciado pelos municípios que terão que elaborar ou adequar os seus planos diretores.
Nunes disse ainda que todo o mapeamento realizado no projeto anterior poderá ser aproveitado pela sociedade civil e integrantes da Câmara Técnica Setorial na elaboração dos planos.
"A preocupação do Estado é garantir a preservação maciça da Serra do Mar. Se o município quiser ser mais restritivo com relação à ocupação do solo, terá essa autonomia."
O coordenador disse ainda que algumas da sugestões feitas durante a audiência pública serão levadas em consideração.
Uma delas se refere à conclusão do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar. Uma outra diz respeito a inclusão da pesca esportiva em áreas definidas para pesca artesanal. (Fonte: ValeParaibano)

Governo estadual exonera ex-chefe de cartório

Ubatuba - A ex-chefe do cartório eleitoral de Ubatuba, Silvana Camargo de Oliveira, foi exonerada do quadro de servidores do Estado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A medida foi tomada após conclusão de sindicância realizada pela Secretaria Estadual da Educação. Silvana é um dos pivôs da crise política vivida na cidade durante a administração do ex-prefeito Zizinho Vigneron (PPS) entre 96 e 2000 por causa das acusações de fraude na filiação partidária do então candidato a prefeito. O advogado da ex-chefe do cartório, Rodrigo de Oliveira Alksnins, disse que vai entrar na Justiça contra a decisão porque sua cliente ainda não foi julgada. (Fonte: ValeParaibano)

TCE condena aditamento de contrato em Caraguá

Caraguatatuba - Os conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) consideraram irregulares os aditamentos feitos pela Prefeitura de Caraguatatuba no contrato com a empresa THE Construções para a locação de seis caminhões equipados com coletores-compactadores e mão-de-obra para a coleta de lixo. A representação foi feita pelo ex-vereador Roberto Commans (PT) alegando que o valor pago com a locação de um único caminhão seria suficiente para comprar um veículo novo e equipado. O procurador-chefe do município, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que ainda não tomou conhecimento da decisão do TCE. (Fonte: ValeParaibano)

Tribunal barra licitação de lixo em Ubatuba

Ubatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) também considerou ilegal a prorrogação do prazo do contrato entre a Prefeitura de Ubatuba e a empresa JAJ Construtora para operação e manutenção do aterro sanitário. O contrato foi feito em 2000, quando o vereador Andrade Henrique (PFL) assumiu cargo. A principal irregularidade teria sido a falta da nota de empenho e divulgação em tempo hábil no diário oficial. O TCE também suspendeu o processo de licitação para a contratação de uma empresa para a coleta do lixo. O presidente da comissão de licitações, Casemiro Galvão, disse que encaminhou os documentos para análise dos conselheiros. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitos do Litoral Norte querem mais policiais na temporada
Reunidos ontem, eles pediram às autoridades que ajudem a prevenir crimes

Litoral Norte - Os prefeitos das quatro cidades que compõem o litoral norte (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) se reuniram anteontem com a cúpula das Polícias Militar e Civil da região para debater os altos índices de criminalidade, principalmente no período de alta temporada, quando os municípios recebem mais de 2 milhões de turistas.
Para se ter uma idéia da violência, no fim de semana prolongado, foram registradas 274 ocorrências policiais. Só neste ano, foram 49 homicídios em Caraguatatuba.
A reunião durou seis horas. Ficou definido que será solicitado ao governador Geraldo Alckmin o envio de mais policiais para trabalhar na temporada e a abertura de licitação para a construção de casas populares para policiais.
"Os policiais que vêm trabalhar aqui enfrentam aluguéis caros e acabam pedindo transferência para outras regiões, o que prejudica a segurança", argumentou o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) , de Caraguatatuba.
Outras reuniões devem ser realizadas até o fim do ano, para forçar o governo a mandar maior efetivo para a cidades litorâneas. "Idéias temos bastante, mas precisamos de apoio do governo para colocá-las em prática", afirmou Paulo Julião (PSDB), prefeito de São Sebastião. (Fonte: Estadão)

Controle à dengue é intensificado em Ubatuba

Ubatuba - A equipe do Programa de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa), do Serviço de Saúde Coletiva da Prefeitura de Ubatuba está intensificando as ações de controle à dengue. No dia 1º de novembro foi realizado o “Dia D”, onde a equipe de Educação em Saúde instalou uma tenda no Calçadão da Maria Alves, com amostras de mosquitos, painéis e distribuição de panfletos. “A intenção foi chamar a atenção da população, mostrando todos os estágios do mosquito e as formas de transmissão da doença. Uma pessoa se caracterizou de mosquito, numa forma lúdica de despertar a atenção de quem passava pelo local”, explicou Neilton Nogueira de Lima, coordenador do Programa de Erradicação.
As ações estão sendo desenvolvidas no município desde agosto deste ano e para a temporada de verão a equipe está elaborando uma campanha. Durante todo este mês as atividades estão sendo desenvolvidas nas escolas Tancredo de Almeida Neves, Irmã Sofia, Marina Salete, Dionísia Bueno Veloso e escola Altimira, onde os alunos participam de palestras e exposições.
Na última terça-feira, 6, a equipe de educação em saúde, formada por Denise Terra Fernandes, Francine Maia França e Josiane Ballio de Oliveira esteve em Caçapava participando de uma apresentação de teatro abordando a dengue. Segundo Neilton de Lima, em Ubatuba não foi encontrado nenhum foco positivo do mosquito. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura e Sebrae promovem curso e seminário

Ubatuba - Em parceria com o Sebrae-SP, a secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba realiza amanhã, 8 de novembro, seminário de reciclagem. O palestrante, Adalberto Burcci, é consultor do Sebrae e atualmente trabalha no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. O seminário será realizado a partir das 18h30, na Associação dos Aposentados de Ubatuba.
Para os interessados, as inscrições podem ser efetuadas na secretaria de Assistência Social, em horário comercial. A inscrição é um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Recanto Sereno de Ubatuba, uma clínica de recuperação de dependentes químicos.
Ainda em novembro, nos dias 9, 10 e 11, a secretaria de Assistência Social, em parceria com Sebrae, estará realizando o curso Saber Empreender. As inscrições já podem ser efetuadas na secretaria de Assistência Social, das 8 às 17 horas. O valor da inscrições é de R$ 10,00 (Taxa Sebrae).
Projeto Cidadão - O curso e seminário integram o “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, que coordena e incentiva a formação de cooperativas como uma das formas de combate ao desemprego em Ubatuba. Estão em andamento as cooperativas de reciclagem, costura, produtos de limpeza e de shows, envolvendo cerca de 100 pessoas. Os trabalhos do projeto foram iniciados em fevereiro deste ano com uma pesquisa de identificação de necessidade de mão-de-obra de mercado junto às comunidades e empresariado local. As cooperativas envolvem os bairros da Figueira, Ipiranguinha, Bela Vista, Vale do Sol, Praia Grande, Silop, Sesmaria, Maranduba, Caçandoca, Estufa I e II e Morro das Moças. (Fonte: ACS-PMU)

Feira de Ciências e Cultura 2001

Ubatuba - A Feira de Ciências da Escola Guapuruvu acontece há 5 anos como um produto social de diversos trabalhos desenvolvidos na área das Ciências Naturais. A partir de 2000, ela começa a vestir uma nova roupagem, agregando um caráter também cultural e transformando paulatinamente o aspecto expositivo que normalmente encontramos nas Feiras escolares em interativo.
Um terceiro aspecto que diferencia a atual Feira de Ciências e Cultura é o processo pelo qual ela se recheia. De maneira geral, os alunos das escolas que também realizam evento semelhante preparam trabalhos especificamente para esse momento. Na Escola Guapururvu isso acontece integrado ao trabalho do dia a dia durante o ano letivo e por esse motivo ele acontece ao final do ano. Não paramos nosso trabalho em dado momento para a construção dos trabalhos da Feira, mas escolhemos (alunos, professores e coordenação) entre os diversos trabalhos realizados nas citadas áreas, durante o decorrer do ano, aqueles que comporão o acervo a ser apresentado na Feira.
O momento da Feira é uma grande oportunidade para que todos os alunos, do Infantil até a 8a série, tenham uma oportunidade de se comunicar com a comunidade local e de dividir e trocar experiências juntamente com os visitantes da Feira. Também por isso o evento é aberto a comunidade local e faz parte do planejamento para recebê-los um sistema de monitoria realizado pelos próprios alunos da escola, principalmente os mais velhos, de 5a à 8a série.
A Feira de Ciência e Cultura se realizará no dia 7 de Novembro, quarta-feira, das 10 às 15hs, na sede da escola : Estrada do Boi, 75, Boiçucanga. Para informações a respeito do horário das apresentações e outras, contatar 4652418.

A cidade no Mapa Cultural

Ubatuba - A cidade marcou presença em todas as modalidades do Mapa Cultural promovido pela Secretaria Estadual de Cultura com apoio da Prefeitura e Fundart. A fase regional de fotografia aconteceu em nossa cidade com exposição no Sobradão do Porto. Esta semana, estivemos em Cruzeiro com José Bernardes Gil, Osvaldo Pires de Oliveira e Roberto Mei na categoria artes plásticas. No desenho de humor comparecemos em Queluz com Franklin
Espíndola e José Bernardes Gil: no teatro, em Taubaté, com o grupo TAU; na dança, em Campos do Jordão com a Oficina Suheil e composição musical, em Aparecida, com Ederson Ramos de Araújo Silva. A Fundart tem apoiado a participação dos nossos representantes por meio dos Grupos Setoriais nas 10 modalidades que compõe o Mapa Cultural. (Fonte: Fundart)

Pausa para a boa música

Ubatuba - Os corais “Marecanto”, da Fundart e “Maestro Sinésio Pinheiro”, de São Sebastião, trouxeram momentos de muita musicalidade na noite de quinta-feira, dia 1o , na XIV Feira das Nações. Apesar da chuva, o público prestigiou a apresentação individual corais, e também reunindo os dois grupos, mesmo sem ensaiar. Para Eurivaldo Paschoalino, coordenador do Grupo de Música, o coral vem apresentando evolução e hoje já é um importante instrumento de divulgação da música de nossa cidade em outras praças. “Estivemos recentemente no “Canta São Paulo”, da prefeitura da Capital, no Parque da Água Branca; na fase regional do Mapa Cultural, em Caraguatatuba, e agora em Ubatuba. Contamos com a participação voluntária, com dois ensaios semanais, e temos certeza da continuidade desse trabalho cada vez mais com melhores resultados”, diz Paschoalino.
Marco Câmara, regente e técnico vocal contratado pela Fundart, confirma a evolução do coral e informa que o próximo projeto, “Vozes do Mar”, vai unir os coralistas das 4 cidades do Litoral Norte para apresentação de músicas natalinas nas igrejas. (Fonte: Fundart)

Mostra Coletiva de Artes Plásticas

Ubatuba - Os artistas plásticos de Ubatuba estarão expondo seus trabalhos no Sobradão do Porto a partir da próxima quarta-feira, dia 14, com abertura marcada para 20 h. Trata-se da coletiva anual da categoria organizada pela Fundart por meio do Grupo Setorial de Artes Plásticas. A exposição permanece à disposição do público até 9 de dezembro. “Vários estilos, tendências e técnicas vão mostrar que nossos artistas vem atingindo um nível já reconhecido por especialistas”, diz Franklin Espíndola, coordenador do grupo. (Fonte: Fundart)

Festival MPB vai agitar em novembro

Ubatuba - Uma iniciativa inédita da Fundart vai movimentar a cidade nos dias 17 e 24 desse mês com a realização do I Festival Fundart MPB, com a participação de moradores da cidade com músicas inéditas. As inscrições são gratuitas e foram abertas em 15 de outubro e vão até o próximo dia 10 de novembro. De acordo com o regulamento, que poderá ser obtido na sede da Fundart, os objetivos do Festival são incentivar a Música Popular Brasileira; direcionar o interesse da população e mostrar a importância da arte como frente de cultura e lazer; aprimorar e desenvolver a cultura musical e revelar novos talentos. Do total de músicas inscritas, 16 serão escolhidas por uma Comissão e apresentadas ao público no dia 17. Dessas, 8 irão para a final no dia 24. Serão oferecidos prêmios em dinheiro e troféus do 1o ao 5o lugar e também para a melhor letra e intérprete. “ É uma oportunidade para mostrar o grande potencial musical que sabemos existir em nossa cidade e que vem se firmando inclusive fora do município”, diz Silvia Helena Thomas Issa, presidente da Fundart. (Fonte: Fundart)

A capoeira vai alem da luta

Ubatuba - “Trabalhar a criança e o adulto no sentido de buscar o equilíbrio emocional e o preparo físico. Vemos tanta violência por aí e a Capoeira de Angola ajuda a mudar a cabeça do pessoal”. A opinião é de Mestre Jequié, pioneiro da capoeira em nossa cidade cujo início, há mais de 25 anos, foi com a Academia “Mandinga de Angola”, recentemente reativada.. Professor do curso na Fundart, diz que já deu aula para mais de 800 alunos nos últimos 3 anos. A freqüência é de alunos que vão de 5 anos até senhoras com mais de 50. São 3 turmas com duas aulas por semana na sede da Fundart e no Terminal Turístico do Perequê-Açu. Jaldo Motta da Silva, o Jequié, que chegou em nossa cidade trabalhando na extração de granito verde, no Monte Valério, teve como alunos o mestre Domingos, em S. Sebastião e formou professores como Decio, em Araras; Preguiça, em Ubatuba; Carlinhos, na Lagoinha; e Massinho, em Feira de Santana (BA). “A capoeira de Angola é uma forma de educar sem violência e se realiza na cadência de cantos tradicionais com mais de 400 anos, misturando dança, preparo físico e equilíbrio para a vida”, finaliza Jequié.
Um E-mail da California (EUA), recebido pela Fundart, pedindo a Jequié para organizar um curso para 40 capoeiristas americanos em janeiro mostra o prestigio do mestre. (Fonte: Fundart)

Nadadores de Caraguá enfrentam todo tipo de desafio

Caraguatatuba - Os nadadores de Caraguá demonstraram no mês de outubro que estão preparados para enfrentar qualquer desafio. As equipes da Associação de Natação de Caraguá e da Academia Linha D’Água disputaram a etapa regional do Pró-Natação, uma das mais importantes competições estaduais para atletas não federados, representando muito bem a nossa cidade.
A equipe da professora Juliana classificou dois atletas da categoria 15 a 16 anos para a final Estadual em três provas, Alexandre Medeiros Freitas, 1º lugar nos 100m nado borboleta e 2º lugar nos 100m nado livre, ficando ainda em 3º lugar na prova de 200m nado medley, e Bruno Henrique Sanguino, 1º lugar na prova de 100 m nado costas.
Nas categorias 7 e 8 anos, a equipe de Caraguá contou com Ulisses Moraes Mello em 2º lugar da região nas provas de 50m nado borboleta e 50m nado costas. Carlos Eduardo Fidelis, 3º lugar nas mesmas provas do Ulisses e Ana Betariz Passos Guimarães, 3º lugar nos 50m nado costas. A equipe ABNC contou com 23 atletas participantes da fase sub-regional.
No ano de 2000, também sob o comando da Profª Juliana, os atletas Jader Joel Machado Junqueira e Alexandre Aleixo da Silva também classificaram-se para a fase final do Pró-Natação, onde somente o Alexandere pôde comparecer à final Estadual, deixando a cidade de Caraguatatuba muito bem representada em 7º lugar do Estado entre os 29 classificados.
A academia Linha D’Água, com 9 atletas participantes da fase Regional do Pró-Natação 2001, obteve uma honrosa participação também nas categorias 7 e 8 com Katharine Miguel Pereira em 1º lugar nos 50m nado costas e 3º lugar nos 50m nado crawl e Karina Saito, 2º lugar nos 50m nado peito, aluna do professor Erick Nardi.
Os atletas da equipe adulta da ABNC Linha D’Água, Michel, Aleixo e Claudinho também participaram da prova de 1000 metros representando a cidade de Caraguá junto com os demais colegas.
No domingo, dia 28, a equipe de natação da ABNC Linha D’Água coordenada pela professora Cláudia Fernandes e Priscila Dalprat, participou da III Maratona Aquática Noctiluca, realizada na piscina do SESI em São José dos Campos, ficando em 2º lugar da competição junto com as equipes do SESI São José e E.C.Elvira de Jacareí, ficando atrás da equipe Noctiluca I. A ABNC e Linha D’Água prestigiaram o evento com 57 participantes entre 5 e 61 anos, onde os atletas fizeram bonito nas provas que participaram.
O evento contou ainda com presença da nadadora Fabíola Molina, que com sua simplicidade e simpatia distribui autógrafos e fotos a todos os presentes. (Fonte: PMC)

Iº UBAPESC na Praia do Cruzeiro

Ubatuba - Acontece neste final de semana (10 e 11) o Iº UBAPESC na Praia do Cruzeiro - Centro de Ubatuba. As inscrições devem ser reservadas antecipadamente junto à Secretaria do C. P. U (Clube de Pesca de Ubatuba ) através do fone: (0xx12) 3833-7074 das 8:00 às 11: 00 e das 14: às 16:30 ou do e-mail : massimub@pratica.com.br pois o número de vagas é limitado. O sorteio dos Boxes acontecerá à partir das 10:00 Hs do sábado conforme a chegada dos participantes. No Domingo dia 11 será oferecido café da manhã aos participantes. A realização é do Clube de Pesca de Ubatuba a Fiscalização cabe à F.P.P.L (Federação Paulista de Pesca e Lançamento) O UBAPESC conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretarias e Comercio local.
A Premiação será da seguinte forma:
1º ao 10º Lugar Categoria Federado.
1º ao 10º Lugar Categoria não federado ( Avulso ).
1º ao 3º Lugar Categoria Juvenil.
1º ao 3º Lugar Categoria Feminino.
Maior Quantidade Geral.
Maior Peça Geral.
Campeão Absoluto

Carta do Leitor

Carta Aberta ao Prefeito Paulo Ramos
A/C Sr. Paulo Ramos - Prefeito Municipal

Sr. Prefeito,

A "Associação das Pousadas e Hotéis de Ubatuba", instituição atuante da sociedade civil organizada do município, vem por meio de “Carta Aberta”, parabenizar V.Ex.a pela vinda à cidade de Ubatuba do Sr Sérgio Luiz A. Carvalho, digníssimo Secretário de Cultura e Turismo do Município de Parintins, Estado do Amazonas, onde desenvolve profícuo trabalho, tornando a cidade um polo turístico, conhecido nacional e internacionalmente.
A possibilidade de podermos vir a dispor de um profissional com um currículo inquestionável como do Sr Sergio, ocupando a pasta da Secretaria de Turismo a ser criada por V.Ex.a, traz a esperança de colocarmos o Município de Ubatuba no caminho do seu real desenvolvimento, ocupando o lugar que lhe é devido, tanto pela magnitude das suas belezas naturais quanto pela qualidade da sua população hospitaleira e de rico folclore.
A “Associação das Pousadas e Hotéis de Ubatuba”, mais uma vez, coloca-se à disposição de V.Ex.a, apoiando e incentivando todas as atitudes que direta ou indiretamente venham ao encontro deste objetivo.
Atenciosamente,

Celso Bradaschia
Presidente da Associação das Pousadas e Hotéis de Ubatuba
www.hospedagensdeubatuba.com.br

Parabéns!
Prezados senhores
Gostaria de parabenizá-los pelo brilhante trabalho de comunicação e informação.
É muito bom abrir a caixa postal e ler o Litoral Virtual.
Um tríplice abraço para todos.

Prof. Alexandre Chaia
Valinhos-SP
chaia@u2.cvps.g12.br

Morte do Campeão de Jiu-Jitso
Diga-se de passagem, que nesta curva onde houve o acidente com o campeão brasileiro de jiu-jitsu, a poucos metros existe um barranco enorme onde estão tirando terra. Este barranco está sendo devastado criminosamente pondo em risco a mata atlantica. É só observar e ver o tanto de arvores que estao sendo derrubadas. Tudo isto para encher o bolso de pessoas gananciosas e que estão pouco se lixando se a natureza vai pagar o pato. Já estamos com falta de água potável, comida e agora com esta devastação ficaremos sem ar. É o fim do animal chamado homem.
As autoridades tem que fazer algo para protejer o que temos de mais bonito e saudável no litoral... a natureza!!!
Abraços

Luizão "Tabacana"
Massaguaçú - Caraguá
tabakana@uol.com.br


BIL Nipakh Gobbo Imóveis

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor