Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de fevereiro de 2001 - Nº 227 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Caraguá decide multar duas empresas por atraso em obras
Caraguá ganha quatro semáforos para pedestre
Rio-Santos passa por limpeza de emergência
Prefeituras do litoral norte assinam acordo para desenvolvimento
Caraguá inaugura  Centro Comunitário de Apoio aos Animais
Cursos profissionalizantes formam 4,7 mil em Caraguá
Skol invade Caraguatatuba para realizar o Skol Rock 2001
Parceria promove curso de criação de mexilhões
Secretarias estudam criação do “Projeto Sertão do Ingá”
Avenida Iperoig terá novo paisagismo
Parcela de IPTU vence no dia 10
Biblioteca Municipal será informatizada


Caraguá decide multar duas empresas por atraso em obras

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba suspendeu os contratos com duas empreiteiras que teriam abandonado obras públicas na cidade. A administração também aplicou multas contra as empresas.
O impasse fez o prefeito, Antonio Carlos da Silva (PSDB), rever a forma de contratação para a execução de obras.
Segundo o tucano, a partir de agora as empresas que forem participar de licitação terão que apresentar um preço compatível com o projeto desenvolvido.
"Nosso maior problema é que as empreeiteiras vencedoras apresentaram um valor muito abaixo do mercado, e fomos obrigados a aceitá-las por conta da lei de licitações", disse Antonio Carlos.
As empreiteiras De Martin e Recol são acusadas de abandonar três obras --ampliação do Posto de Saúde do Porto Novo, a construção dos Ciefis (Centros Integrados de Educação Fundamental e Infantil) do Travessão e Barranco Alto.
A primeira empresa foi multada em R$ 127,4 mil. O prazo para a entrega da obra da Recol terminal no final do mês, mas ela também está parada. Nenhum representante das empresas foi localizado ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá ganha quatro semáforos para pedestre

Caraguatatuba - A avenida da Praia de Caraguatatuba deverá ganhar quatro semáforos para pedestre. O projeto, que está em fase final para implantação, tem um custo estimado de R$ 250 mil, e prevê ainda a instalação de aparelhos na área central e em frente à Santa Casa. O secretário municipal do Planejamento, Roberto Leite, disse que os equipamentos não foram colocados antes porque a prefeitura estava fazendo estudos dos trechos onde há um maior fluxo de pedestres e veículos. Na avenida da Praia, os semáforos com botões serão colocados nas esquinas da avenida Miguel Varlez, em frente ao shopping, na rua Santa Cruz, e na rua São José dos Campos. (Fonte: ValeParaibano)

Rio-Santos passa por limpeza de emergência

Ubatuba - O DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagens) começou esta semana a recuperação de alguns trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101), no trecho de Ubatuba. Uma equipe de manutenção foi transferida de outras estradas para retirar o mato ao longo do acostamento, liberar as placas sinalizadoras encobertas pela vegetação e desobstruir o lixo das canaletas existentes em locais onde há vazão de água. A medida foi autorizada pelo diretor do DNER, Deuzedir Martins. Uma semana antes a Polícia Rodoviária Federal encaminhou um relatório informando sobre a situação da estradas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeituras do litoral norte assinam acordo para desenvolvimento

Litoral Norte - As prefeituras das quatro cidades do litoral norte - Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela - assinaram ontem um acordo com a FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável), para que entidade elabore o projeto Siigal (Sistema Integrador de Informações Geoambientais).
O sistema, idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, prevê o mapeamento de todo o ecossistema do litoral.
A primeira etapa do trabalho será o levantamento de informações geográficas, como clima, geografia, vegetação, estado de preservação dos ecossistemas e situação das bacias hidrográficas. Com base no levantamento, a fundação vai captar recursos para a elaboração do sistema de informações, que será disponibilizado na Internet.
O sistema permitirá o cruzamento de uma série de formações, auxiliando as prefeituras da região no monitoramento de áreas de zoneamento e de preservação ambiental pelas prefeituras.
O sistema ainda vai contribuir para o PPMA (Projeto de Preservação da Mata Atlântica). (Fonte: Folha Vale)

Caraguá inaugura  Centro Comunitário de Apoio aos Animais

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatauba, através da Secretaria de Saúde, estará inaugurando hoje, dia 9, o CECAN - Centro Comunitário de Apoio aos Animais, que fica na Av. Ministro Dilson Funaro , nº 115, em frente ao Ginásio esportivo da cidade. A inauguração começa às 16 horas.
Segundo a presidente Amarilis Roncon Peres, o CECAN estará transferindo em breve os animais (cães e gatos) que se econtram hoje no Sítio Rio Claro. O prédio vai abrigar cerca de 240 animais. O objetivo, segundo Peres é recolher animais abandonados e doentes no CECAN até que ele seja adotado pela população. O CECAN é composto por um centro cirúrgico, sala de vacinação, prédio administrativo e uma praça de eventos, onde serão realizadas as campanhas de reeducação e esclarescimento à população.
Queremos contar com o apoio de entidades de classe, dos agentes de saúde e da população. Qualquer pessoa poderá fazer doações de ração, produtos de limpeza, medicamentos. A população poderá adotar os animais do CECAN, que tem como principal objetivo orientar e conscientizar a população sobre os cuidados e a responsabilidade de ter um animal. “Tudo vai ser feito para que o animal não volte mais para a rua.
Queremos mudar o hábito das pessoas, por isso o interessado em adotar o animal irá passará por uma triagem, receberá orientações e assinará um termo de responsabilidade”, explicou. Outra proposta do CECAN é de que os animais saiam de lá já castrados para evitar a procriação indiscriminada. (Fonte: PMC)

Cursos profissionalizantes formam 4,7 mil em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Fundacc-Fundação Cultural de Caraguatatuba em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, SERT-Secretaria de Emprego e do Trabalho e FAT-Fundo de Amparo ao Trabalho ofereceu em janeiro cerca de 20 cursos nas áreas de Turismo e Comércio e, estará formando hoje, dia 9 de fevereiro 4,7 pessoas, entre jovens e adultos de idades entre 16 a 75 anos.
Os cursos de Comércio aconteceram no CIEFI do bairro Porto Novo, onde os alunos aprenderam noções de venda e atendimento, abertura de pequenos empreendiemntos, secretaria e almoxarifado. Em Turismo, os alunos aprenderam no antigo colégio Sigma, na Praia das Palmeiras, conceitos básicos de hotelaria, linguas (inglês e espanhol), organização de eventos. Segundo a coordenadora dos cursos em Caraguatatuba, os alunos puderam exercitar na práticas muitas das atividades aprendidas, como por exemplo, organizar a festa de encerramento do cursos, que acontecerá amanhã, na Av. Atlântica, nº 360, Praia das Palmeiras, no antigo Colégio Sigma.
Os alunos visitaram o comércio e os hotéis da cidade e entrevistaram turistas estrangeiros. Até a agora, cerca de 10 pessoas já foram empregadas após o curso. Entre a rede hoteleira, foi marcante a presença de dois hotéis que mandaram seus funcionários para o curso. Segundo a coordenadora Arlete Maria Vieira, foi bastante solicitado por alunos que novos cursos fossem realizados em outras épocas do ano, fora da temporada de férias, época em que muitos estão trabalhando.
Segundo ela, novos cursos serão realizados ainda este ano. O curso ofereceu aos alunos transporte, alimentação, seguro de vida, apostilas. Todos os alunos participaram da Campanha do Quilo”, arrecadando 100 cestas básicas que serão doadas para os azilos Santo Antonio e São Vicente. Durante a festa os alunos irão participar de sorteios concorrendo a sete bicicletas de 18 marchas de última geração. (Fonte: PMC)

Skol invade Caraguatatuba para realizar o Skol Rock 2001

Caraguatatuba - A Skol confirma para este mês o início da edição 2001 do Skol Rock, o festival itinerante mais redondo do Brasil. Para a realização do evento, a Skol irá invadir dez cidades brasileiras na primeira fase do projeto, que vai de fevereiro a junho de 2001. No roteiro estão: Caraguatatuba (SP), Florianópolis (SC), Santos (SP), Niterói (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Franca (SP), Cascavel (PR) e Londrina (PR).
Em Caraguatatuba, o evento acontecerá no próximo dia 10, à partir das 20 horas na Praça de Eventos, no Centro da cidade, com o show da banda Gugle’s, de Taubaté; às 23h, show com a banda falcatruas, formada por integrantes de várias cidades do interior de São Paulo; às 23h35, show com a banda Tianastácia, de Minas Gerais; às 24 horas, terá início o show com a banda mineira Skank.
As bandas foram escolhidas pelo líder da banda Skank, Samuel Roa, que ouviu todos os Cds. O evento também contará com outras atrações, como uma tenda com 600 m2 com danceteria que terá animação de Dj’s renomados da capital paulista. Em frente à pista de dança estará montada a Tenda Fashion, onde o público poderá divertir com cabeleireiros, tatuadores e piercing. Outro grande atrativo é o Skol Store, uma loja de souveniers da Skol, além do Bar Tributo ao Rock, decorado com imagens que lembram a história do rock.
Caraguá será a única cidade do Estado a promover o Skol Rock. O evento terá a apresentação de duas bandas de rock da cidade e um show com a banda mineira Skank. Para participara da grande festa da Skol, o público poderá adquirir ingressos antecipados nas lojas Água do Mar, Posto Frango Japa, Caiçaras Restaurante, Quiosque Canto Bravo e Loja Perereka, em Caraguá; Samesp, Assistência Médica em São José dos Campos, Jacareí e Caçapava; Rádio Morada do Sol e Água do Mar, em São Sebastião; Posto Frango Japa, Kioske Kaiambá e Still Surf Shop, em Ubatuba. Quem apresentar carteirinha de estudante terá desconto de 50%.
“Estamos felizes por Caraguá ter sido a cidade escolhida pela cervejaria para sediar o evento. Caraguá é hoje uma cidade que vem ganhando destaque a nível nacional, graças a administração do prefeito Antonio Carlos da Silva”, afirmou o secretário de Turismo, Salim Burihan. A diretoria do Ambev, proprietária da marca Skol, estará presente em Caraguatatuba no lançamento do projeto em âmbito nacional. (Fonte: PMC)

Parceria promove curso de criação de mexilhões

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Colônia de Pesca Z10 e o Instituto de Pesca promove no próximo dia 19 de fevereiro um curso de criação de mexilhões para pescadores. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas até o dia do curso na Colônia Z10. O curso que acontecerá no Instituto de Pesca, será ministrado pela oceanógrafa Valéria Cress Gelli, a partir das 9 horas. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 432-1254. (Fonte: ACS-PMU)

Secretarias estudam criação do “Projeto Sertão do Ingá”

Ubatuba - As secretarias de Agricultura, Educação e Assuntos Jurídicos, em apoio a iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubatuba, estão estudando a viabilidade da produção orgânica de alimentos no “Projeto Sertão do Ingá”. O projeto consiste em uma área da Prefeitura, no Sertão do Ingá, Região Sul de Ubatuba, onde os agricultores estarão plantando, além do gengibre, hortifrutigranjeiros que serão utilizados na produção da merenda escolar.
A secretaria de Assuntos Jurídicos está estudando a colocação do projeto na bolsa de arrendamento de terras. A secretaria de Educação está elaborando o cardápio da merenda escolar, que será baseado de acordo com os produtos cultivados. Por sua vez, a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca estará coordenando o projeto.
O Projeto do Sertão do Ingá, poderá vir a ser uma unidade demonstrativa de técnicas de cultivo adaptadas as condições em torno da Mata Atlântica, como também sob o aspecto do modelo de comercialização dos produtos e organização coletiva dos produtores rurais. (Fonte: ACS-PMU)

Avenida Iperoig terá novo paisagismo

Ubatuba - As secretarias de Obras e Arquitetura e Urbanismo estão retirando os canteiros e bancos da avenida Iperoig, que cederá lugar para um novo projeto paisagístico. Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, o local é inadequado e apresenta uma aparência ruim. “Os canteiros e bancos estavam em péssimo estado de conservação e também eram alvos de inúmeras reclamações de motoristas que ao estacionarem batiam com a frente de seus veículos, além de servir para depósito de lixo”, afirma Giraud.
Giraud explica ainda que a reforma não seria a solução e que a Prefeitura está estudando um novo projeto paisagístico para o local. As plantas que foram retiradas do local serão remanejadas para um jardim próximo ao novo canteiro central para retorno na avenida Iperoig. (Fonte: ACS-PMU)

Parcela de IPTU vence no dia 10

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba informa aos contribuintes que a 2ª parcela do IPTU vence no próximo dia 10 de fevereiro. Haverá desconto de 5% para quem pagar rigorosamente dentro da data de vencimento. A partir deste mês todas as parcelas tem como data de vencimento o dia 10.
Os carnês só foram produzidos com a determinação do atual prefeito Paulo Ramos, uma vez que a Administração anterior contratou empresa privada para a confecção e não efetuou o pagamento no valor de 28,8 mil reais, atrasando a arrecadação do município. Somente nos primeiros dias deste ano que Ramos conseguiu solucionar o problema com a viabilização de patrocínio na confecção dos carnês e assim economizar para os cofres públicos. (Fonte: ACS-PMU)

Biblioteca Municipal será informatizada

Ubatuba - A Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense ganha ares de modernidade. Está em estudo a implantação da informatização no acervo. A idéia inicial é que os livros e as carteirinhas recebam códigos de barra, afim de facilitar a consulta dos usuários. No último dia 30 de janeiro, a bibliotecária Izildinha Basile foi a São José dos Campos, acompanhada do programador Lúcio Marcos de Freitas e da arquivista Eloíza Elena B. Ramos, para conhecer os métodos das bibliotecas da Univap e da Cassiano Ricardo, que já são informatizadas.
“A viagem foi extremamente positiva, pois vimos o funcionamento de duas bibliotecas, que utilizam esse processo, para podermos implantar o sistema em Ubatuba”, diz Izildinha. “Vamos usar um programa desenvolvido pela UNESCO, o Winisis, que é usado no mundo todo. Com ele, as consultas aos livros catalogados vão ser muito mais rápidas e o usuário vai poder escolher o título de seu interesse com mais facilidade”, explica o programador.
Para a utilização do sistema a bibliotecária terá que catalogar, classificar e tombar todos os títulos da Biblioteca. Depois, uma equipe de digitadores vai colocar todos os dados no programa. Segundo Izildinha, a informatização deve estar em funcionamento ainda no segundo semestre deste ano.
DEFICIENTES - Outro idéia que está sendo estudada na Biblioteca é o projeto de adaptação do espaço para deficientes físicos, idealizado pela bibliotecária Izildinha Basile. Estiveram em reunião para estudar o assunto o presidente da FUNDART, Flávio Girão Carvalho, o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud e Fabio Campos Oliveira, que fez parte do Conselho Estadual de Deficientes Físicos, para ver as possibilidades de uma reforma na Biblioteca.
“Estamos tentado diminuir as barreiras da Cidade para os deficientes. Vamos começar implantando rampas dentro dos prédios públicos e nos cruzamentos de maior circulação de Ubatuba”, diz Giraud. “Essa iniciativa conta com o apoio total do prefeito Paulo Ramos e só esta sendo realizada graças à colaboração do secretário de Obras, Andrade Henrique dos Santos”, completa o secretário.
“É um começo e é muito importante, já que 10% da população brasileira é deficiente. E essas adaptações vão servir para melhorar não só a vida do deficiente, mas também das crianças, dos idosos e das gestantes”, diz Oliveira, que é deficiente há 27 anos e que já fez parte do Conselho Municipal do Deficiente Físico. “A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) diz que as construções têm que seguir certos padrões, mas em determinadas construções não existem condições., então temos que adaptá-las”, conclui. (Fonte: FUNDART)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor