Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 09 de novembro de 2001 - Nº 414 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Litoral poderá ter câmeras para aumentar segurança
Secretaria do Meio Ambiente de Caraguá vistoria praias
Artesão terá sua carteira
Operário é soterrado em São Sebastião
Absolvido o escrevente acusado de roubar armas
Blitz derruba casa em área ambiental
Cultura Negra é celebrada em Caraguatatuba
Sessão Solene homenageia Servidor Público
Comissão de Saúde se reúne com o Comus na Câmara
Encontro da Avesp acontece sábado na Câmara de Caraguá
Reivindicações de Lobinho são atendidas pelo Executivo
Vereadora quer providências urgentes para a Martin de Sá
Futsal da Câmara vai à final com obrigação de virar o jogo
Nova pista de bicicross será inaugurada no Domingo
Carta do Leitor


Litoral poderá ter câmeras para aumentar segurança


Litoral Norte - Quem for passar o próximo verão no Litoral Norte poderá ter que se acostumar com a presença de câmeras de vídeo pelas ruas. Em reunião realizada essa semana com representantes das polícias Civil e Militar e membros de entidades não-governamentais, os prefeitos de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião decidiram apresentar uma proposta que prevê o monitoramento das ruas através de 50 câmeras de vídeos, que seriam colocadas em pontos estratégicos da região. (Fonte: O Globo)

Secretaria do Meio Ambiente de Caraguá vistoria praias

Caraguatatuba - A Secretaria da Pesca e Meio Ambiente de Caraguatatuba esteve visitando na manhã desta quinta-feira algumas praias da cidade. O percurso foi inspecionado pelo secretário Auracy Mansano e o biólogo da prefeitura Ricardo Souza tendo como principal finalidade apurar a morte de alguns peixes da espécime “bagre” entre as Praias da Lagoa e do Porto Novo.
Segundo Auracy, “provavelmente alguns pescadores estavam realizando o arrasto (pesca em alto mar) e viram que o bagre capturado era de baixo custo no mercado. Sem perceber que estes poderiam ter morrido pressionados junto à rede, devolveram os peixes ao mar causando este problema”, explica.
Ele fala também que havia pessoas confundindo estas mortes com fenômenos da natureza como a maré vermelha ou o despejo de produtos químicos em rios perto das praias. “Foi constatado que não houve vestígios de resíduos químicos nestes locais pois só foram encontrados bagres. Se fosse este o problema, haveria outras espécimes atingidas”. O secretário finaliza dizendo que nesta época do ano as praias estão com o nível de balneabilidade em ordem. Ele também descarta o possível fenômeno da Maré Vermelha. “Neste caso há o crescimento desordenado de algas marinhas causando a morte dos peixes, mas como foram bagres, esta possibilidade é nula”. (Fonte: PMC)

Artesão terá sua carteira

Ubatuba - o próximo dia 13, Terça-feira, ás 18 horas, na sede da Fundart, o prefeito Paulo Ramos preside a cerimônia de assinatura do termo de cooperação com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades - SUTACO visando a promoção do artesanato no município. De acordo com o documento, que leva a assinatura da superintendente da SUTACO, Yara Cunha Costa e de Silvia Helena Thomas Issa, presidente da Fundart, será implantado o cadastramento dos artesãos de Ubatuba que receberão uma credencial denominada “carteira de artesão”. O cadastramento será feito gratuitamente pela Fundart na condição de representante da Prefeitura. “Com essa providência, o artesão ganha a sua verdadeira carteira de identidade”, diz Silvia H. Thomas Issa. (Fonte: Fundart)

Operário é soterrado em São Sebastião

São Sebastião - O operador de máquinas Clayton Pereira da Silva, 18 anos, morreu soterrado ontem à tarde após a queda de uma barreira em São Sebastião.
Silva operava uma retroescavadeira que retirava terra de uma barreira localizada na Estrada do Jaraguá, na costa norte.
Segundo colegas da vítima relataram à polícia, ele teria sido soterrado quando descansava em uma sombra após o almoço.
Em relato aos agentes da Defesa Civil, operários que estavam no local barreira afirmaram que só perceberam o acidente duas horas depois, quando caminhões chegaram para carregar terra e o operador não foi localizado.
Um grupo de operadores foi ao local onde Silva descansava e iniciou a busca, encontrando o corpo do operário alguns minutos depois.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados, mas não foi possível socorrer Silva. O corpo da vítima foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) para que seja apurado o motivo da morte.
TRABALHO - O fiscal do Ministério do Trabalho Cláudio Tarifa disse que deve vistoriar o local do acidente hoje.
Tarifa afirmou que é preciso saber se Silva era funcionário de alguma empresa que atua na barreira ou autônomo. No caso de ser contratado, deverá ser aberto um processo de acidente de trabalho. (Fonte: ValeParaibano)

Absolvido o escrevente acusado de roubar armas

Caraguatatuba - A 3ª Vara Criminal de Caraguatatuba absolveu anteontem o escrevente Pérsio Luiz de Almeida César da acusação de envolvimento com o roubo de 200 armas do Fórum da cidade, ocorrido em abril do ano passado. César estava preso há 10 meses no cadeião do Putim, em São José. Solto logo depois do julgamento, ele foi recebido com festa em sua casa. O advogado de defesa, Wagner Rodrigues, disse que vai estudar uma ação indenizatória contra o Estado pela prisão do escrevente. O arsenal, que inclui fuzis e metralhadoras, estava sob custódia da Justiça e foi roubado por cinco homens encapuzados. (Fonte: ValeParaibano)

Blitz derruba casa em área ambiental

São Sebastião - Fiscais das secretarias de Obras e Meio Ambiente de São Sebastião derrubaram ontem uma casa construída no Parque Estadual da Serra do mar. Desde o início do ano, outras 40 casas erguidas em áreas irregulares foram colocadas no chão. A propriedade de ontem tinha cinco cômodos e estava localizada em um sítio na estrada da Limeira, que fica no interior do parque. A moradia estava a 468 metros do nível do mar quando o limite é até 200 metros. O diretor do Parque, Edson Fredê Lobato, disse que a casa estaria abandonada e impedia a regeneração da vegetação nativa. (Fonte: ValeParaibano)

Cultura Negra é celebrada em Caraguatatuba
A Comemoração faz parte da “Semana da Consciência Negra” que mostrará muita dança, religião e música

Caraguatatuba - “O intuito dessa celebração é fazer com que nossa cultura seja melhor entendida pelas pessoas”, afirma Teresinha de Oliveira M. Costa, coordenadora do Movimento Negro de Caraguatatuba. Ela esta à frente de um Projeto com vários grupos étnicos da região que estará realizando no próximo dia 10, às 21h no Centro Comunitário do Poiares, apresentações de danças, músicas, ritmos e costumes afro-brasileiros.
A comemoração terá seu início com um grande jantar no Centro Comunitário seguidos de apresentações teatrais enfatizando a forma cruel de como o negro chegou ao Brasil. Serão contadas também histórias da “Puxada de Rede” e do ritmo “Hip Hop”. Orações negras como a “Kosie-Seleia” (Abençoe Senhor a África) convidarão aos presentes de todas as raças a integrar-se nesse momento tão importante da história brasileira. Em seguida serão mostradas ao público ritmos com vários dançarinos da região como o Rap e as danças Pooplooking e o Breaking. Os convites para os shows poderão ser adquiridos através do telefone (0**12) 3883-8959.
A coordenadora do Movimento diz que várias decisões tomadas em um Congresso Mundial realizado na África do Sul neste ano melhorará o ensino no Brasil. “Este congresso com a participação de grupos étnicos de todo o mundo, inclusive nós de Caraguá, revolucionará o ensino em diversos países. Ficou decidido que a partir de agora serão inseridas a cultura, religião e mitos negros nos livros didáticos do Brasil, principalmente o grande líder Zumbi dos Palmares que nesta reunião ficou sendo oficialmente declarado Herói Nacional”.
O dia da Consciência Negra é oficialmente comemorado no dia 20 de novembro e conforme diz Teresinha as apresentações acontecerão antes devido a “muitos compromissos que a entidade terá daqui em diante”. Ela diz também que está em fase de viabilização a construção de uma ONG (Organização Não-Governamental) levando o nome de “Zambô” (filhos de negros e índios). Esta entidade terá por enquanto o apoio da Prefeitura Municipal através da FUNDACC (Fundação Cultural de Caraguatatuba). (Fonte: PMC)

Sessão Solene homenageia Servidor Público

Caraguatatuba - A Câmara Municipal realiza hoje, dia 9 de novembro, às 19h30, a sua 11ª Sessão Solene na gestão do presidente Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB). Desta vez o homenageado será o Servidor Público Municipal e Estadual.
Serão homenageados 37 Servidores Públicos Municipais e Estaduais, entre eles funcionários da Prefeitura, de diversos setores, como da Câmara e de setores da Segurança Pública, como a Polícia Militar e Florestal.
Os homenageados receberão um quadro, com um título pelos serviços prestados à comunidade e um arranjo de flores. Anteriormente uma Moção de Congratulações foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores.
Esta é a 11ª Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Caraguatatuba, somente na gestão do presidente Valmir da Colônia. Já foram homenageadas as Mulheres, a Segurança Pública, os ex-Prefeitos e Vereadores, os Trabalhadores, os Advogados, a Imprensa, os Atletas dos Jogos Regionais, as Secretárias, os Professores, os Médicos e agora os Servidores Públicos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde se reúne com o Comus na Câmara

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve reunida na tarde de ontem, quinta-feira, 8 de novembro, com a diretoria do Comus (Conselho Municipal de Saúde). A reunião foi feita a pedido do Comus e a Comissão aceitou, antecipando o encontro.
A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde foi formada para analisar a situação do setor na cidade. A presidência do grupo está a cargo do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que tem como Relator o Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT). Os membros restantes são Leonor Diniz (PDT), Omar Kazon (PL) e Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB).
Estiveram presentes ao encontro o presidente do Comus, Paulo Malta, mais 9 membros. Pela Câmara, além dos membros da Comissão estiveram presentes os Vereadores Juarez Pardim (PSDB), Vera Peixoto (PSDB), Dalva Santana (PPS) e Madalena Fachini (PSB).
O encontro teve início com o presidente da Comissão de Saúde explanando sobre os trabalhos realizados e os objetivos do grupo. Logo a seguir o presidente do Comus citou os vários problemas que o conselho tem enfrentado, bem como as dificuldades enfrentadas pelo setor na cidade.
De uma maneira geral o presidente do Comus disse que a rede pública municipal de Saúde está sucateada e que não há investimentos na parte física das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao mesmo tempo referiu-se aos problemas para a compra de remédios e os diversos erros de ordem administrativa e financeira.
Ao final do encontro o presidente da Comissão de Saúde requisitou todos os documentos citados pelo Comus e afirmou que irá tomar todas as providências cabíveis. "Já conseguimos diversos avanços com a Comissão. As reclamações do Comus serão anexadas ao Relatório Final e pediremos providências urgentes do Executivo, além de averiguar tudo o que foi dito", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Encontro da Avesp acontece sábado na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba sedia neste sábado, dia 10 de novembro o 4º Encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), a partir das 9 horas. O tema do encontro será "Estatuto da Cidade", com a presença de autoridades locais e palestrantes.
A Avesp nasceu em junho deste ano e tem como presidente a médica, Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Lorena, Rita Marton. A Vereadora de Caraguatatuba, Vera Peixoto faz parte do Conselho Fiscal da entidade, que conta hoje com cerca de 60 inscritas. Segundo a Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), dos mais de 6 mil Vereadores em todo o estado, 819 são mulheres.
O encontro de Caraguatatuba nasceu na cidade de Arujá, em setembro deste ano, quando o grupo feminino do Legislativo de Caraguatatuba, composto por Vera Peixoto (PSDB), Leonor Diniz (PDT) e Dalva Santana (PPS) (a Vereadora Madalena Fachini (PSB) não compareceu a reunião), fizeram um lobby e juntamente com um stand, mostrando as belezas naturais da cidade, conseguiram trazer o evento para a cidade.
Já foram distribuídas mais de 1.700 correspondências a todo o estado. Os números de presença são estimados de 80 a 250 Vereadores presentes. Nos hotéis da cidade o volume de reservas dentro das expectativas.
O programa do evento começa às 9 horas, com um Café da Manhã servido às participantes. Em seguida, às 9h30 será feita a abertura dos trabalhos pela presidente da Avesp. O Água Viva Coral, de Caraguatatuba se apresenta às 9h45 e às 10 horas será iniciada a primeira palestra, com a diretora da Uvesp, Dalva Christofolleti, sobre Administradora da Educação Municipal.
Às 10h30 a Arquiteta e Urbanista Cibele Rumel falará sobre Plano Diretor e às 11 horas, Sueli Alves Costa, de São José dos Campos fará palestra sobre Estatuto da Cidade. O Gestor Governamental da Presidência da República, Victor Carvalho Pinto também falará sobre o mesmo tema, às 11h30. O tema será encerrado com um debate envolvendo todos os participantes.
A Deputada Federal Zulaiê Cobra também estará presente e falará sobre "O papel da Mulher na Política Nacional", às 12h30. O encerramento se dará às 13 horas. Em seguida as participantes seguem para um restaurante na zona norte da cidade, na praia de Massaguaçu, onde degustarão o prato típico da cidade, o "Azul Marinho", que nada mais é do que peixe cozido com banana verde.
O evento termina no sábado com um City Tour pela cidade, promovido pela Prefeitura Municipal. No domingo o programa será de lazer, com um passeio pelas praias da zona norte e um banho de mar na Ilha do Tamanduá, a bordo de uma escuna.
Para a organizadora do evento, a Vereadora Vera Peixoto, o encontro é motivo de orgulho. "Tenho orgulho em dizer que recebi apoio de todos os lados; dos empresários da hotelaria, da Prefeitura, da presidência da Câmara e da própria Avesp, que me deu total liberdade para organizar", disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Reivindicações de Lobinho são atendidas pelo Executivo

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), atendeu recentemente, na forma de resposta a Requerimentos, a algumas reivindicações do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB). O Parlamentar pediu informações sobre parcelamento de impostos, isenções para desempregados e ciclovia.
O Requerimento é uma das formas de reivindicação adotadas por lei para que o Vereador obtenha informações a respeito do e sobre atividades do Executivo. Após elaborado e aprovado, o prefeito tem 15 dias para responder ao Requerimento, sob pena de ser processado na forma da lei se não houver cumprimento do prazo.
Em agosto deste ano o Vereador Lobinho pediu informações sobre a possibilidade de construção de uma ciclovia, no trecho que vai do trevo de entrada da cidade até o bairro do Rio do Ouro, numa extensão que não ultrapassa 5 quilometros. Segundo ofício assinado pelo prefeito, a ciclovia está sendo feita juntamente com o projeto de acostamento da SP-55, que liga Caraguá a Ubatuba e São Sebastião.
Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte, com cerca de 83 mil habitantes e uma área de 480 quilometros² e por ser plana, tem um grande número de bicicletas. Estima-se que existam mais de 8 mil carros na cidade e pelo menos 10 mil bicicletas.
Em outro Requerimento, o Vereador Lobinho quer informações sobre estudos que possibilitem descontos e parcelamentos de taxas e impostos municipais aos desempregados e proprietários de pequenos comércios. Com número em torno dos 7 mil pontos comerciais, Caraguatatuba padece muito com o desemprego, pois boa parte da mão de obra tem trabalho temporário, vinculado as férias de inverno, feriados prolongados e temporada de verão. Com a redução do poder aquisitivo do turista e veranista, aliado a diminuição do período de férias escolares, muitos comércios fecharam suas portas ou passam necessidades, aliado a falta de contratação, para redução de custos.
No ofício resposta, o prefeito municipal de Caraguatatuba informa que os benefícios requisitados pelo Parlamentar estão embasados na lei 659/97, que concede isenção de taxas e impostos aos comprovadamente desempregados. Ao mesmo tempo, o parcelamento de débitos está previsto na legislação em vigor, através da Lei Complementar 01/97, referente ao Código Tributário Municipal. O prefeito informa também que quaisquer outras ações implicam na proibição pela Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme os artigos 14, 15 e 16.
Para o Vereador a resposta foi satisfatória. "Elogio o prefeito por cumprir a lei e pensar nos mais necessitados. Isso mostra que os poderes estão trabalhando em comunhão pela comunidade", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadora quer providências urgentes para a Martin de Sá

Caraguatatuba - A Vereadora Leonor Diniz (PDT) quer providências urgentes quanto ao som excessivo que os carros produzem na praia de Martin de Sá, nos finais de semana. Devido a isso uma jovem ficou machucado no rosto e um grupo de rapazes tentou invadir um condomínio, depredando os vidros da entrada.
De acordo com dados colhidos pela Vereadora, um desconhecido morador do condomínio San Diego, na praia de Martin de Sá, irritado com o som ensurdecedor produzido pelos automóveis dos jovens que freqüentam o local, jogou da sua janela uma garrafa, que caiu sobre o capô de um automóvel.
Ao quebrar com a queda, um estilhaço de vidro cortou o rosto de uma garota. Conseqüentemente os jovens tomaram partido da garota e resolveram agir pelos próprios meios. O resultado disso foram os vidros quebrados da fachada do condomínio. Segundo a Vereadora a polícia foi acionada e teve que fazer guarda em frente ao prédio, pois um grupo de pelo menos 30 jovens prometiam invadir o local.
A praia de Martin de Sá é uma das mais famosas da cidade, tendo movimento integral de turistas nos finais de semana, feriados prolongados, férias de inverno e na temporada de verão. Distante cerca de 4 quilometros do centro, a praia é freqüentada por banhistas de todas as idades e classes durante o dia e por jovens, atraídos pelos bares, lanchonetes e danceterias, no período noturno.
A questão do som abusivo vem sendo debatida pela Vereadora desde que assumiu no Legislativo. "Existe uma Lei Municipal que proíbe o som automotivo além de 45 decibéis, mas a Prefeitura não coloca os marronzinhos (Agentes Municipais de Trânsito) para trabalhar no período noturno", disse. Ao mesmo tempo a Parlamentar argumentou que a ação da Polícia Militar é ineficaz nesses casos. "Se o policial pede para baixar o som, logo em seguida o dono do carro aumenta o volume", frisou.
Em decorrência do acontecido na Martin de Sá, a Vereadora elaborou um ofício, endereçado ao Governador Geraldo Alckmin, ao prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva; ao Secretário Estadual da Segurança Pública; ao Comandante da Polícia Militar do estado e ao Comando do 20º Batalhão da PM em São Sebastião pedindo providências enérgicas quanto ao fato. "Um local de grande potencial turístico deve ser organizado. Não se pode transformar a vida noturna em balbúrdia", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Futsal da Câmara vai à final com obrigação de virar o jogo

Caraguatatuba - O time de Futsal da Câmara tem uma difícil tarefa nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, às 21 horas, no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves: Vencer o "Vem quem Quer" por uma diferença de 3 gols na final do Campeonato Municipal de Futsal. O time da Câmara perdeu a primeira partida por 3 x 1.
Depois de passar facilmente pelos adversários na primeira fase, ficando em primeiro lugar no grupo e de vencer com maestria o Ajax na semi final, o time de Futsal da Câmara tem uma difícil tarefa nesta sexta, quando precisa vencer o Vem quem Quer por uma diferença de 3 gols.
A primeira partida, disputada na última segunda-feira, foi a primeira derrota da Câmara no torneio. Para sagrar-se campeão do torneio, precisa vencer a segunda partida por uma diferença de 3 gols. Se a diferença for de 2 gols o jogo vai para a prorrogação ao estilo "Morte Súbita", vencendo a equipe que primeiro marcar. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Nova pista de bicicross será inaugurada no Domingo

Caraguatatuba - Uma nova pista de bicicross será inaugurada no domingo que vem em Caraguá, as 10 horas. A pista foi denominada de Praça de Esportes Tom Ferreira em homenagem ao atleta e advogado Everton Ferreira, falecido em acidente na Tamoios no ano de 1999. A idéia de homenagear “Tom” como era conhecido, partiu dos próprios pilotos de bicicross e reforçada pelo prefeito Antonio Carlos da Silva.
Estará presente à inauguração o prefeito Antonio Carlos e várias autoridades locais. Na ocasião será realizado o 1º Open de Bicicross de Caraguatatuba, um campeonato municipal no qual atletas de todas as categorias poderão participar. O campeonato será realizado nas modalidades Aro 20, Aro 24, Feminino e Masculino, nas categorias Elite, Junior e 19+. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados das categorias Elite, Junior e 19+ da Aro 20 - masculino. Serão premiados com troféus os três primeiros de cada categoria disputada, além de medalhas do 4º ao 8 0186 de cada categoria.
As inscrições poderão ser feitas na hora e no local do evento. O início da prova está marcado para as 10 horas. O valor das inscrições é de R$10,00 para as demais categorias e R$ 15,00 para Elite, Júnior, 19+ (Aro 20). Mais informações com o presidente do Caraguá Bicicross Clube pelos telefones 423-2742 e 9144-6982, ou na Secretaria de esportes 427-5922.
A pista é considerada uma das melhores do país pelos pilotos de bicicross da cidade, o que irá possibilitar a realização de campeonatos estaduais e brasileiros de bicicross. “A nossa pista conta tecnologia muito grande, nossas medidas estão de acordo com a UCI-União Ciclística Internacional e as rampas são perfeitas tecnicamente, o start onde ficam as bicicletas para largada é feito com inox, assim como outras peças da pista, o inox é um metal que não enferruja e isso fará com que a pista permaneça por longos anos intacta”, disse o piloto Tiago Brasil.
Outra diferença de nossa pista para muitas outras é o gate de largada que é eletrônico, com acionamento pneumático, a maioria das pistas tem acionamento mecânico. A informação foi dada pelo técnico do gate Felix Iengo. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

O "Nosso" Litoral Norte
Digo nosso porque como morador do Vale do Paraiba, esta região alimentou e alimenta sonhos de muita gente. Ter uma casa na práia, ter uma lancha, ter um veleiro, morar na práia quando se aposentar, pescar na costeira, pescar em alto mar, passar férias... enfim uma gama enorme de opções que "nosso" litoral oferece.
Pelo que tenho acompanhado, a região virou zona de conflito entre ambientalistas, aventureiros, políticos oportunistas, ecologistas, empresários, comerciantes, favelados, turistas. Há tantos empreendimentos irregulares, tanta devastação e tantos interesses escusos, que quando se discute uma nova lei de zoneamento, este assunto vira uma guerra.
O estado empurra os problemas para as prefeituras, que repassam para a sociedade, que se divide em, fazer nada e mostrar que faz tudo, e este tudo gera situações políticas que voltam para o estado que empurra para as prefeituras que ficam sob a mira das ongs... tc...etc...etc.
Ao meu ver, a regra é simples. Cada segmento envolvido, deverá apresentar sua proposta.
O Estado deverá apresentar seus objetivos, baseado nas leis Ambientais;
Os empresários deverão apresentar seus objetivos;
A união deveria ser convocada para dar apoio logístico, como monitoramento via satélite, e geo-processamento. Definir:

1 - O que temos.
2 - O que queremos
3 - Onde podemos chegar

Existe uma lei ambiental, existe uma taxa de crescimento, (IBGE), existe o desenvolvimento natural e sasonal. A queda de braço que vemos entre os envolvidos, que disputam posições de destaque, está inviabilizando o crescimento ordenado da região
Atenciosamente

Josino Bernardes Rodrigues
jbrlogistica@teranet.com.br



Uma cidade otimista
A temporada de verão se aproxima e com ela renovam-se as esperanças com a vinda de muitos turistas e ,com eles, um bom reforço para as finanças de cada morador. Do dono do hotel e pousada, passando pelos restaurantes até o vendedor de sorvete na praia, há uma expectativa otimista. Apesar de todas as dificuldades, resultantes de causas conjunturais que vão desde a herança de uma administração municipal comprometedora, passando pela inadimplência dos contribuintes até o rigor da nova lei de responsabilidade fiscal, temos motivos para sonhar com um futuro melhor para Ubatuba. Pelo menos, o momento atual permite sonhar.
O Perequê-Açu, bairro onde moro, não tinha nenhum posto de gasolina. Hoje tem três, além de um centro comercial. As instalações precárias do antigo Hotel Jangadeiro serão substituídas e o prédio ganhará nova vida com a reforma. Na área do antigo Ubatur Camping ressurge o loteamento, o muro que o rodeava foi derrubado e a praia impõe novamente todo o seu majestoso visual. O Itaguá comparece com um novo shopping center em plena avenida.
As obras do muro de arrimo com deck , na Ilha dos Pescadores, estão em fase final; o pessoal do skate sabe que a pista é para breve; a ponte sobre o rio Grande já é realidade e a urbanização da Av. 9 de julho, com ares de boulevard, vai mostrar uma cidade onde a caminhada e o passeio de bicicleta também tem vez A rotatória, na entrada da cidade, não nos envergonha mais.
Dos 17% de esgoto tratado passaremos para mais de 70% com a construção de 110 km de rede coletora incluindo 3 estações de tratamento. O abastecimento de água está garantido para os próximos 5 anos sem problemas. A abertura de valas e seus incômodos são sinônimo de uma cidade com saneamento no futuro.
A Praia Grande nesta temporada contará com nove módulos sanitários ligados à rede coletora de esgoto demonstrando respeito para com seus freqüentadores. Um projeto com atrações permanentes, lançado pela Prefeitura e Comtur, pretende organizar e movimentar a temporada com variadas opções.
A pré-temporada, desde outubro tem revelado um alto índice de ocupação dos hotéis assim como grande número de turistas compareceu nos últimos feriados e finais de semana. Nossa cidade já percebeu que tem condições de recuperar sua auto-estima, pois há clima para isso. Novos ventos finalmente espantaram os maus fluídos e abrem caminho para uma sociedade mais solidária e , com ela, a esperança de dias melhores.

Celso Teixeira Leite
Jornalista
Ubatuba - SP


BIL Anuncie Aqui Pousada das Garças

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor