Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de abril de 2001 - Nº 268 Arquivo
Maré Hotel de Ubatuba
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Fugas e rebeliões marcam fim-de-semana
Escola de São Sebastião suspende aulas por ameaça de tiroteio
Porto de São Sebastião embarca 1.260 carros
Câmara de Ubatuba aluga novo prédio
Ubatuba participa do Mapa Cultural Paulista
Paixão de Cristo traz novidades
Seguem os Preparativos para a Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura viabiliza campanha “Quem ouve bem aprende melhor”
Câmara aprova alteração no Código de Posturas
Celsinho retoma discussão sobre banheiros nos Bancos
Maratona Aquática reuniu 790 atletas em Caraguá


Fugas e rebeliões marcam fim-de-semana
Um preso é morto pela PM em Caraguá; 14 fogem em São Sebastião

Litoral Norte - Um preso da Cadeia Pública de Caraguatatuba foi morto na madrugada de ontem após tentar fugir e trocar tiros com a Polícia Militar. A fuga ocorreu menos de 30 horas após uma tentativa frustrada que deixou dois carcereiros como reféns. Em São Sebastião, 14 presos fugiram no domingo.
João Paulo Leonardo Ferreira, 20 anos, preso por assalto, havia acabado de sair por um buraco feito entre a cela e o estacionamento da PM, quando foi descoberto pela polícia.
Houve troca de tiros e Ferreira acabou sendo atingido no peito, no pescoço, no ombro direito e na mão esquerda. Ele chegou a ser levado com vida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo o capitão André Luiz Cavalcante, comandante da PM em Caraguá, atrás de Ferreira, um outro grupo esperava para sair do buraco. Foi necessário o uso de bomba de efeito moral para conter os detentos.
O delegado e diretor da cadeia, Fábio de Carvalho Joaquim, disse que ainda não há informações de como o preso morto recebeu a arma.
O clima na cadeia é tenso desde às 22h40 de sábado quando um outro grupo tentou sair pela mesma cela. Com a tentativa frustrada, os 145 detentos iniciaram uma rebelião e tomaram os carcereiros Cláudio Monteiro do Nascimento e Luiz Antônio Ribeiro como reféns.
Ainda no sábado, a cadeia foi cercada por mais de 30 policiais por cerca de 2 horas, quando a rebelião foi contida. Os carcereiros foram libertados no domingo.
O carcereiro Cláudio Monteiro disse que alguns detentos usaram estiletes feitos com grades para intimidá-los.
SÃO SEBASTIÃO - A cadeia de São Sebastião também registrou fuga neste final de semana. Por volta das 19h de domingo, 14 detentos fizeram um buraco na cela e escaparam. Dois foram recapturados durante a madrugada.
A cadeia estava com 191 presos. A capacidade é para 60. Para o diretor da cadeia, José Lamartine Fagundes, a instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) no Litoral Norte é a alternativa para resolver o problema carcerário na região. (Fonte: ValeParaibano)

Escola de São Sebastião suspende aulas por ameaça de tiroteio

São Sebastião - Uma ameaça de tiroteio suspendeu ontem à noite as aulas da Escola Henrique Botelho, no bairro da Topolândia, em São Sebastião. Cerca de cem jovens ficaram sem aulas.
A direção da escola decidiu suspender o turno noturno devido ao toque de recolher imposto por traficantes do bairro.
Os traficantes passaram a tarde "avisando" aos moradores que permanecessem em suas casas à noite devido a possibilidade de troca de tiros com a polícia.
A Polícia Militar tem realizado operações na região para prender traficantes. A área também enfrenta conflitos entre gangues rivais.
Na noite anterior, uma disputa entre grupos dos bairros de Topolândia, Olaria e Itatinga resultou em três horas seguidas de tiroteio. Os moradores afirmam que os disparos são comuns no bairro. Uma funcionária da escola disse que a suspensão das aulas era uma medida de segurança.
A violência dos grupos rivais foi um dos motivos que levou à ação da PM, programada para ontem.
No ano passado, os traficantes já tinham ordenado toque de recolher aos moradores da Topolândia. Neste ano, a decretação tinha sido suspensa.
No entanto a proibição de sair à rua à noite passa a ser "informal", em períodos de tensão entre as gangues.
A Folha tentou falar ontem à noite com a Polícia Militar de São Sebastião, mas os soldados de plantão informaram que o oficial que responde pelo 20º Batalhão de Polícia Militar, localizado em São Sebastião, já tinha cumprido seu horário de serviço. (Fonte: Folha Vale)

Porto de São Sebastião embarca 1.260 carros

São Sebastião - O porto de São Sebastião volta a embarcar hoje, depois de dez anos, veículos para o exterior. Um lote de 1.260 carros da Volkswagen destinados aos mercados do México, Canadá e Estados Unidos partiu para o porto. A operação foi motivada pela greve no porto de Santos, que terminou anteontem. Os carros foram fabricados na unidade da Volks em Taubaté. A montadora costuma embarcar suas exportações por Santos ou por Paranaguá, no Paraná, onde a Volks possui um terminal. Segundo o administrador do porto, Vilson Costa, a Ford também tinha feito contatos para embarcar 500 veículos. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara de Ubatuba aluga novo prédio

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba vai gastar cerca de R$ 18 mil anuais com aluguel de um prédio anexo onde funcionará o setor administrativo do Legislativo. A reforma deve ser concluída até a próxima semana e está custando aos cofres públicos cerca de R$ 4.000.
O anexo está sendo montado na rua Salvador Corrêa e, de acordo com o vereador Charles Medeiros (PSDB), todo o setor administrativo será transferido para essa área.
A principal alegação é que o atual prédio da Câmara estaria pequeno e, por ser tombado pelo patrimônio histórico, não poderia ser reformado.
Atualmente, a Câmara tem 45 funcionários. São 15 assessores parlamentares, além de concursados e comissionados.
Para o vereador Domingos dos Santos (PT) o anexo é necessário para melhorar o atendimento ao público. O vereador divide espaço como CPD (Centro de Processamento de Dados). (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba participa do Mapa Cultural Paulista

Ubatuba - Em 1995, a Secretaria de Estado da Cultura iniciou o Mapa Cultural Paulista, tendo por objetivo identificar, integrar e ressaltar a produção cultural do Estado de São Paulo, que transformou-se em realidade com a participação dos municípios.
Ubatuba já participou do das edições anteriores conseguindo chegar a fase estadual do evento em várias modalidades
O evento divide-se em doze regiões do estado, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Cone Leste Paulista, Sorocaba, Campinas, Nordeste, Bauru, São José de Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Central.
O Projeto é composto de 10 (dez) modalidades: Artes Plásticas, Canto, Coral, Composição Musical, Conto, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Poesia, Teatro e Vídeo.
A principal meta do projeto é percorrer o Estado de São Paulo, conhecer o artista e sua forma de atuação, ampliando os espaços culturais e incentivando a produção artística.
As inscrições estarão abertas na FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba de 23 a 27 de abril. As modalidades que contarem com mais de um inscrito serão apresentadas e escolhidas durante o mês de maio e em junho os trabalhos selecionados serão inscritos para a fase regional. (Fonte: FUNDART)

Paixão de Cristo traz novidades

Ubatuba - Buscando aumentar ainda mais o interesse da população e também um aprimoramento na encenação da paixão de cristo várias novidades serão acrescentadas ao espetáculo este ano.
Já na cena de abertura uma cena ainda guardada em segredo pela produção do evento, deverá surpreender aos espectadores pela beleza e criatividade.
Na última semana a FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba tem recebido um grande número de confirmações de empresas de rádio, Jornal e TV regionais que estarão cobrindo o evento.
Os preparativos para a encenação acontecem em ritmo acelerado envolvendo várias pessoas da comunidade, artesão e artistas e funcionários da Fundação.
A encenação da Paixão de Cristo acontece no dia 13 de abril, na Avenida Iperoig a partir das 20,30 hs. (Fonte: FUNDART)

Seguem os Preparativos para a Encenação da Paixão de Cristo

Ubatuba - A FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e o Grupo Bambu de Vez da Cooperativa Paulista de Teatro prossegue nos preparativos para a encenação de Paixão de Cristo ao ar livre.
Este ano a encenação trará alguma inovações no percurso. O percurso será ampliado, a encenação começará no estacionamento em frente ao aeroporto, outra novidade é que a Via Crucis estará passando pelas areias da praia do cruzeiro e terminando, como de costume no Morro da Prainha.
Um grande equipamento de som e luz será montado em quatro pontos ao longo da encenação.
Os ensaios estão acontecendo no auditório da FUNDART todas as noites e os interessados em participar deverão fazer sua inscrição na própria Fundação das 9 as 18 horas.
O espetáculo tem inicio previsto para 221 horas e deverá ter duas horas de duração. Para a realização do evento serão interditadas uma pista da Rua Guarani (frente ao aeroporto), Avenida Iperoig (sentido Itaguá - Perequê-Açu ) e Ponte do Perequê-Açu (interdição total no final da encenação).
O desenho abaixo mostra o novo percurso e as ruas que serão interditadas durante a encenação da Paixão de Cristo. Informações pelo telefone 432-7732 com Oswaldo Luiz. (Fonte: FUNDART)

Prefeitura viabiliza campanha “Quem ouve bem aprende melhor”

Caraguatatuba - As escolas da rede municipal de ensino acabam de receber os Kits da 2ª Campanha “Quem ouve bem aprende melhor”, do Ministério da Saúde, que é realizada em parceria com o MEC, a FO-Fundação de Otorrinolaringologia e a Prefeitura de Caraguatatuba. A campanha será realizada em todas as escolas municipais. Todos os alunos da 2ª série da rede municipal de ensino passarão por um exame minucioso para que sejam detectadas possíveis deficiências de audição. Esta campanha aconteceu no município em 1999, quando 1.800 alunos da 1ª série do ensino fundamental foram examinados. A última campanha realizada conseguiu solucionar o problema de 20 crianças, que necessitavam de tratamento especializado como cirurgias e próteses.
A campanha está prevista para terminar em novembro em todo o Estado de São Paulo. Segundo a coordenadora da Campanha em Caraguá, profª Olímpia Aparecida Souza Arruda, foi uma grande conquista para trazer a Campanha “Quem ouve bem aprende melhor” para o município. “Estes exames são muito importantes porque quanto mais cedo detecta-se o problema de audição, menos a criança é prejudicada na escola. “Muitas vezes a criança sofre algum tipo de problema na audição e é vista injustamente como indisciplinada, o que acaba acarretando outros problemas”, explicou. Segundo o IBGE a 2ª maior deficiência no Brasil é a da audição. Entre as doenças que podem afetar o ouvido estão o sarampo, a meningite, rubéola na gravidez ou na criança, quedas, tapas, resfriados constantes, catarro no ouvido, traumatismos, , gonorréia, sífilis, entre outras. (Fonte: PMC)

Câmara aprova alteração no Código de Posturas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou projeto de lei do Executivo que altera o Código de Posturas Municipais. De acordo com o projeto, os quiosqueiros passarão a fazer a limpeza da praia.
O Executivo enviou ao Legislativo projeto de lei que altera o Código de Posturas do município. Segundo o projeto foram incluídos o inciso 8º no artigo 237, um parágrafo único no artigo 242, uma nova redação ao artigo 510 e o anexo 1 passa agora a vigorar sob a forma de VRM (Valor de Referência do Município).
O projeto altera o Código de Posturas do município, feito com base nas leis 1.144/80 e 1.361/85 e foi aprovado pela maioria de seus vereadores. A inclusão do inciso 8º no artigo 237 discrimina o que seja restos de cigarro deixado na areia e destacando-o como agravante para o meio ambiente e ao ecossistema. No parágrafo único do artigo 242 ficam os permissionários de quiosques na cidade obrigados a limpar a área de seus estabelecimentos num raio de 20 (vinte) metros do corpo principal do quiosque, além de manter caixas de areia suficientes para que os usuários podem destinar os restos de cigarros nestes locais.
Já o artigo 510 estabelece que as multas decorridas da lei serão cobradas na forma de VRM (Valor de Referência do Município) e não mais pelas Ufir (Unidade Fiscal de Referência) e por fim, o anexo estabelece o mínimo e o máximo das multas a serem cobradas, com valores que vão de 40 a 313 VRMs no grupo 1 e de 530 a 972 no grupo 7. Para entrar em vigor a lei depende apenas da sanção do prefeito municipal. (Fonte: Câmara Municial de Caraguá)

Celsinho retoma discussão sobre banheiros nos Bancos

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira retomou, graças a um requerimento, a questão dos banheiros nas agências bancárias de Caraguatatuba. O requerimento se baseia no cumprimento da Lei Municipal 234/92, de autoria do ex-vereador Ilson Vitório.
Em 1992 o vereador da época, Ilson Vitório elaborou e aprovou projeto de lei que obrigava as agências bancárias no município a instalarem banheiros masculino e feminino para o atendimento de seus clientes. Vitório sensibilizou-se com a reclamação de alguns clientes, principalmente idosos, que devido ao grande tempo que ficavam nas filas, necessitavam de um local para suas necessidades fisiológicas, a qual não dispunham dentro das agências bancárias.
Na época a lei foi aprovada e criou-se uma grande polêmica na cidade, onde os gerentes afirmaram seguir a determinação, pois tratava-se de Lei Municipal, sancionada no ano seguinte de sua origem, na gestão do ex-prefeito José Sidney Trombini.
Passados nove anos e sem ver o cumprimento da referida lei, o vereador elaborou e aprovou em sessão ordinária, requerimento encaminhado ao prefeito Antonio Carlos da Silva sobre a propositura.
No requerimento, Celsinho pergunta se houve o cumprimento da Lei 234/92 e se o orgão patronal, no caso da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) questionou o caso na justiça. O vereador quer saber também, se houve o questionamento, qual decisão foi tomada e caso isso não tenha ocorrido, quais as providências tomadas para o seu real cumprimento.
Celsinho vê com indiferença o caso por parte dos bancos, que não proporcionam um real atendimento aos seus clientes, visto que os deixam ao léu, quando o caso é sanar suas necessidades fisiológicas.
Informações não confirmadas dão conta de que a Febraban entrou com uma Liminar, que só foi julgada em 95, dando ganho de causa aos bancos, que alegaram questões de segurança quanto ao caso dos banheiros. A entidade alega que a segurança da agência ficaria prejudicada, visto que algum meliante poderia se esconder no banheiro no final do expediente, tendo chance de assaltar a agência. (Fonte: Câmara Municial de Caraguá)

Maratona Aquática reuniu 790 atletas em Caraguá

Caraguatatuba - A 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas foi realizada neste final de semana, com sucesso, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba.. A realização foi feita pela Federação Aquática Paulista em parceria com a SETUR-Secretaria de Turismo e Fomento de Caruguatatuba. A prova reuniu 790 inscritos de 45 clubes.
Na prova de 10 mil metros, Masculino, o vencedor foi Regis Benevestes, 18 anos, do SERC Santa Maria, de São Caetano. Ele fez a prova em 1h45min. Regis foi o 2º colocado nas etapas realizadas em Santo André e Bertioga, é campeão Paulista 2000 na classe 400 Medley e vice campeão Brasileiro em nado Medley. O campeão elogiou o local da prova e achou a praia da Cocanha ideal para competição.
Na prova 10 mil metros Feminino a vencedora foi Fabiana Uyvary, de São Caetano. Na prova 3 mil metros, Masculino, venceu o atleta Átila Sanches da Costa, 13 anos, do SERC Santa Maria, São Caetano. Ele venceu a prova em 45min12’. Na prova 3 mil metros, feminino, venceu Danielle Lopes dos Santos, do Círculo Militar São Paulo. Na prova Master venceu Mário Belo, 60 anos do internacional Santos. Mário Belo já venceu a Travessia Ilhabela-Caraguá nadando 11h39min.
Na colocação geral venceram os clubes SERC Santa Maria, de São Caetano em primeiro, Academia Círculo Militar, São Paulo, em segundo; e Saldanha, de Santos em terceiro lugar. Caraguatatuba ficou na 18ª colocação. Estavam presentes ao evento o presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Carlos, a vereadora Dalva Santana representando a Deputada Edir Salles e o Secretário de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, Salim Burihan. A próxima etapa do Campeonato paulista de Maratonas Aquáticas irá acontecer em Igaratá, SP.
A equipe da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, coordenada pela professora Juliana A.Oliveira, participou da Maratona. Na categoria Juvenil I (1986), 1000 metros, competiu Cauê Romagnoto Mendonça, Anderson dos Santos Rubinho e Allan Guerra Gomes. Na categoria Juvenil II (1985), disputaram os atletas Bruno Allison de Mello César, Bruno Henrique Sanguino e Rafael de Mello Pereira.
Na categoria Junior I (1984) participaram Myke Ambrizzi Rodrigues, Felipe Juiz e Alexandre Meleiro de Freitas. Na categoria Junior II (1982 e 1983), foram Michel Wilian Carvalho Longhi, Cristiane A. Aleixo da Silva e Fernando Juiz, Disputando 3 mil metros, a categoria Junior II foi o atleta Alexandre Aleixo da Silva e, na categoria Senior mil metros, Arthur Marinho e Claudio S. Santana. (Fonte: PMC)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor