Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 10 de agosto de 2001 - Nº 352 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Moradores do Itamambuca lançam alerta sobre a poluição do rio
Prefeitura acha difícil impedir ocupação da área
Mulheres de pescadores vão assumir a venda de pescados
Co-piloto fala hoje sobre a queda
Inscrições para trabalhar no Megacycle serão encerradas hoje
Aguilar toma posse na Câmara Municipal
Justiça exige cadastramento de peritos para barrar fraudes
São Sebastião avalia hábitos de crianças
Educadores lotam auditório para assistir palestra sobre afetividade
Câmara homenageia Advogados nesta sexta
Prestação de Contas transcorre em clima de harmonia
Problemas operacionam afetam UBS do Morro do Algodão
Poço da Anta recebe a equipe da Assistência Social
Caraguá terá curso de Arbitragem de Futebol de Campo
Ciclista morre ao tentar cruzar a Rio-Santos


Moradores do Itamambuca lançam alerta sobre a poluição do rio
Problema é confirmado por laudo da Cetesb; grupo teme prejuízo à praia de Ubatuba

Ubatuba - Moradores do bairro Itamambuca, em Ubatuba, estão fazendo um alerta sobre o índice de poluição do rio e a ameaça de prejuízo à praia de Itamambuca.
A pedido da SAI (Sociedade Amigos do Itamambuca), a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) analisou o rio e concluiu que há pontos impróprios para banho, poluídos por coliformes fecais.
Segundo Aldhemar José de Freitas Filho, membro da Sai, a poluição resulta da ocupação desordenada da região próxima ao rio e da falta de fiscalização dessas áreas por parte da prefeitura.
"O rio recebe despejo do esgoto "in natura" das residências irregulares no bairro. A ineficiência da fiscalização junto com a ocupação e loteamentos clandestinos estão acabando com uma das praias mais bonitas do Litoral Norte", disse.
A prefeitura admite ter problemas para fiscalizar a ocupação desordenada da área.
O laudo emitido pela Cetesb informa que em razão dos riscos da ocupação desordenada na área próxima ao rio, o Itamambuca foi incluído no monitoramento semanal da balneabilidade das praias, que classifica a água como própria ou imprópria para banho.
Segundo o gerente da Agência Ambiental de Ubatuba, engenheiro Sylvio do Prado Bohn Júnior, o critério que estabelece as condições de balneabilidade diz que, se a última coleta entre cinco feitas num único local apresenta densidade superior a 2.500 micropartículas por 100 ml, a água já é considerada imprópria.
Em um dos pontos analisados, no córrego dos Cavalinhos, o índice chegou a 80 mil micropartículas/100 ml.
"Essa amostragem não faz parte do monitoramento semanal de balneabilidade. O ponto analisado é um córrego que passa por um bairro de ocupação irregular, por isso o índice de poluição é maior."
Ainda segundo a Cetesb, a Sabesp está elaborando projeto de implantação da rede coletora no bairro. A Sabesp não se manifestou sobre o assunto ontem.
Nem a prefeitura, nem a Cetesb e nem a Sai têm levantamento do número de moradores nas áreas próximas ao Itamambuca. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura acha difícil impedir ocupação da área

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba alega falta de condições para fiscalizar a ocupação irregular próximo ao rio Itamambuca.
Segundo o assistente técnico da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Alberto Carvalho, o bairro está embargado pela Promotoria do Meio Ambiente por ser área de preservação ambiental permanente.
"Apenas alguns lotes têm aprovação para a construção. Quem quiser construir tem que entrar com processo para ter a autorização da promotoria", disse Carvalho.
"Quando o fiscal encontra uma obra irregular, aplica um auto de embargo e multa. Isso é o máximo que a prefeitura pode fazer, mas como geralmente o dono da obra não é dono do terreno, a multa acaba não fazendo efeito."
Nos casos mais graves, a fiscalização remete o problema à Justiça, que pode decidir até se a obra será demolida ou não.
"Somos uma equipe de sete fiscais para todo o município. Fiscalizamos desde a praia de Tabatinga, divisa com Caraguá, até Camburi", afirmou o fiscal Clélio Coutinho.
"Há algum tempo, só num sábado, autuamos cerca de 20 construções ilegais. Muitos proprietários de terrenos abandonam a área por estar embargada, então outras pessoas vão até lá e se instalam." (Fonte: ValeParaibano)

Mulheres de pescadores vão assumir a venda de pescados

São Sebastião - O mercado de pesca de São Sebastião deverá ganhar um diferencial nos próximos meses. As mulheres de pescadores estão se organizando para formar uma cooperativa de pesca na cidade.
Elas ficarão à frente de atividades como a venda do pescado no mercado interno para restaurantes e varejo e a distribuição para grandes centros como o Ceasa.
Amanhã, as dez mulheres e outros pescadores interessados na implantação da cooperativa se reúnem para definir o seu funcionamento.
A assessora de Assuntos Comunitários da Prefeitura, Rose Marie Tournillon Costa, disse que esse trabalho está sendo desenvolvido há quatro meses junto aos pescadores e só depois que as mulheres mostraram interesse é que o assunto começou a caminhar.
Segundo ela, através da cooperativa, os pescadores poderão eliminar os atravessadores, melhorar a qualidade do produto com a limpeza e embalagem e ter mais força para negociar seus pescados.
"A padronização do pescado irá melhorar a qualidade do produto final e aumentar a geração de renda."
A pescadora Sulamita Aparecida Rodrigues dos Santos, 36 anos, disse que até o momento 46 pessoas se interessaram pelo projeto. Uma das prioridades do grupo é a compra de um caminhão frigorífico para o transporte do pescado. O preço do frete representa cerca de 20% no valor final do produto.
Rose Marie afirmou que através da cooperativa os participantes poderão obter recursos junto a programas oficiais como o Banco do Povo ou o Proger (Programa de Geração de Renda).
As cooperadas também ficarão responsáveis pela administração do entreposto de pesca que está sendo construído no bairro São Francisco.
O presidente da Colônia dos Pescadores de São Sebastião, Guilmer Tavares, disse que as mulheres sempre trabalharam com os maridos, mas não tinham esse reconhecimento. "A maioria tem maior facilidade para negociar e mexer com números." (Fonte: ValeParaibano)

Co-piloto fala hoje sobre a queda
Luiz Roberto de Araújo Cintra se recusava a dar entrevistas

São Sebastião - O co-piloto do helicóptero do empresário João Paulo Diniz deve falar à imprensa hoje, pela primeira vez, sobre o acidente em Maresias, no litoral norte de São Paulo, no qual morreram a modelo Fernanda Vogel, 20, e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro, 47.
Luiz Roberto de Araújo Cintra, 35, foi ouvido pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão da Aeronáutica que investiga as causas da queda, e disse que o piloto pode ter descido abaixo do limite de segurança -a menos de 90 metros da superfície do mar.
Ao ser resgatado no dia em que o aparelho caiu, no entanto, o co-piloto afirmou à Polícia Militar que problemas mecânicos teriam causado o acidente no mar.
A entrevista de hoje foi agendada pela assessoria do Grupo Pão de Açúcar, a pedido do co-piloto, segundo informou a empresa.
A Aeronáutica descartou a hipótese de falha mecânica como causa da queda do Helicóptero modelo A109, da fabricante italiana Agusta. Erro humano e as precárias condições do tempo na região do litoral, no dia (27) do acidente, são fatores analisados pela comissão de técnicos do DAC.
A investigação entrou há dois dias em seu momento mais delicado: técnicos do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), de São José dos Campos, estão analisando os instrumentos da aeronave. Por meio deles, será possível reconstituir parte do vôo São Paulo-Maresias e verificar procedimentos.
No dia do acidente, a região de Maresias sofria os efeitos de um ciclone que provocava ventos de 25 km/h a 40 km/h.
Depoimento - O soldado do Corpo de Bombeiros Laudelino Carvalho de Cadima, que encontrou o corpo do piloto Ronaldo Jorge Ribeiro na praia de Santiago, prestou depoimento ontem pela manhã ao delegado Odair Bruzos, responsável pelo inquérito policial.
Hoje, a Polícia Civil de São Sebastião deve ouvir Cláudio Roberto Mônaco Zenko, outro soldado que participou das buscas do corpo de Ribeiro.
O Ministério do Trabalho de São Sebastião enviou ontem um pedido de informações sobre o piloto e o co-piloto ao Grupo Pão de Açúcar. (Fonte: Folha Vale)

Inscrições para trabalhar no Megacycle serão encerradas hoje
400 pessoas já se inscreveram para o evento

Caraguatatuba - O PAT - Programa de Atendimento ao Trabalhador está recebendo um grande número de inscrições para as contratações que serão feitas para o 9º Megacycle.
De acordo com a recepção do Sine - Sistema Nacional de Empregos, onde funciona a sede do PAT, desde a abertura das vagas, na Segunda-feira 6, cerca de 400 pessoas já procuraram informações no local.
Vale lembrar que as vagas para recepcionistas e caixas poderão ser preenchidas por jovens de 18 a 25 anos, com 2º grau completo. Para ser fiscal do Megacycle, é necessário Ter entre 18 e 37 anos e possuir o 1º grau, e no setor de limpeza, além do 1º grau é necessário Ter idade entre 20 e 40 anos.
Fora isso, serão selecionados somente moradores da cidade, que residam em Caraguá há pelo menos dois anos, garantindo assim que o Megacycle gera empregos diretos na cidade durante sua realização, de 29 de agosto a 02 de setembro.
Sexta-feira, 10 de agosto, das 9h às 12h30, é o último prazo para o morador que deseja conseguir um trabalho temporário no maior encontro de motos da América Latina. Após o encerramento das inscrições haverá um processo seletivo com resultado previsto para divulgação no dia 23 de agosto.
Vale lembrar que o Sine/PAT fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 422-5211. (Fonte: PMC)

Aguilar toma posse na Câmara Municipal

Caraguatatuba - O vice-prefeito José Pereira de Aguilar em razão do pedido de licença de 10 dias do prefeito Antonio Carlos, toma posse do Executivo nesta Sexta-feira 10, às 8h, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Durante a ausência do prefeito, Aguilar estará à frente da Prefeitura Municipal, dando andamento as atividades do Executivo até o término da licença do prefeito, previsto para o dia 20 de agosto, quando retorna às suas funções.
O pedido de licença de Antonio Carlos foi enviado através de requerimento aos vereadores, e aprovado na Casa de Leis em Sessão Extraordinária realizada na última sexta-feira 3. (Fonte: PMC)

Justiça exige cadastramento de peritos para barrar fraudes
Objetivo do conselho da magistratura de SP é coibir superavaliação nas desapropriações ambientais

Litoral Norte - O Conselho Superior da Magistratura de São Paulo determinou a criação de um cadastro de habilitação de peritos judiciais para avaliação de terras desapropriadas pelo Estado. Os técnicos serão obrigados a entregar à Justiça currículos com qualificação pessoal e profissional e certidões dos distribuidores cível e criminal. A medida tem como principal objetivo evitar a superavaliação de áreas. Segundo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa que investigou a chamada "indústria da indenização ambiental ", o Tesouro já foi condenado a pagar R$ 1,2 bilhão e poderá ter de desembolsar o total de R$ 50 bilhões em precatórios do gênero.
"O interesse público recomenda a adoção de mecanismos de habilitação de peritos nas varas e ofícios de Justiça, sobretudo para resguardo da autoridade, crédito e especialmente para prevalência da moralidade e da transparência dos atos judiciais", avalia o conselho. Para os desembargadores do conselho - Márcio Martins Bonilha (presidente do Tribunal de Justiça), Álvaro Lazzarini (vice-presidente) e Luís de Macedo (corregedor-geral) -, "deve ser preservada a independência intelectual dos juízes". Eles aprovaram o cadastro acolhendo sugestão do juiz auxiliar da corregedoria Roberto Caruso Costabile e Solimene.
Segundo representação do presidente da CPI, Milton Flávio (PSDB), ocorreram irregularidades em dois processos em Ubatuba e Caraguatatuba "em prejuízo da Fazenda, que suportou condenações de valores elevados". Os deputados questionam as formas de cálculo das indenizações e sustentam que os títulos relativos às áreas seriam "pouco robustos", produto de "sobreposição de áreas" e "sem a devida comprovação da cadeia sucessória". Para a CPI, "o Estado vem sendo freqüentemente mal defendido". (Fonte: Estadão)

São Sebastião avalia hábitos de crianças

São Sebastião - O Centro de Aleitamento Materno da Prefeitura Municipal de São Sebastião vai realizar uma pesquisa dos hábitos alimentares de crianças de zero a um ano na campanha de multivacinação que acontece no próximo dia 25. Os dados do levantamento serão coletados por técnicos, que ainda estão sendo recrutados. Os voluntários vão aplicar questionários aos acompanhantes das crianças. Uma campanha realizada há dois anos verificou que 70,8% das crianças recebiam o leite materno, um índice superior à média do Estado, de 55%. Os dados vão servir para orientar os programas voltados à criança, por meio de orientações às mães. (Fonte: Folha Vale)

Educadores lotam auditório para assistir palestra sobre afetividade
“...professores e educadores têm a oportunidade de melhorar a vida de muitas crianças através do afeto...” (Gabriel Charlita)

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba promoveu nesta quarta-feira 8, no auditório da Fundacc, uma palestra para professores, educadores e supervisores da rede municipal de ensino sobre o tema “Educação - A solução está no afeto”. A palestra foi ministrada pelo escritor Gabriel Charlita, Doutor em Direito, Comunicação e Semiótica e autor de vários livros. Estiveram presentes a Secretária de Educação, Roseli Morilla, as vereadoras Dalva Santana e Vera Peixoto, além de diretores e supervisores do setor. Segundo a secretária Roseli Morilla, o tema da palestra é de grande importância para professores. “Para acompanhar o ritmo moderno, a globalização e as mudanças aceleradas em nossa sociedade, também é preciso haver mudanças na educação. E só mesmo com muito afeto poderemos melhorar o processo de aprendizagem em nossas escolas”, comentou a secretária na abertura da palestra.
Na visão do palestrante Charlita, o país vive uma crise de baixa auto-estima e por isso o educador precisa ter mais do que conhecimento. Segundo ele, o professor tem de desenvolver novas habilidades, entre elas a emocional e social, para compensar os tristes referenciais familiares da criança de hoje. Para ele, a educação hoje está em grande parte sob a responsabilidade da escola, já que os pais estão cada vez mais ausentes dentro de casa. Em sua visão, o professor tem uma função sócio-transformista, e é através da valorização e do respeito ao ser humano que ele vai conseguir cumprir o seu papel.
As crianças de hoje são fruto de famílias complicadas e por isso têm maior agressividade, falta de atenção e concentração na sala de aula, falta de interesse, etc. “Em todas as classes sociais notamos que a falta de afeto, de amor e até de vida são responsáveis pelo baixo desempenho e falta de auto-estima. Por isso, para entender a realidade do nosso país precisamos fazer usos de nossa habilidade social”, explicou.
O palestrante abordou ainda a questão da violência. Para ele o professor erra quando, por exemplo, critica o aluno diante dos outros colegas de classe. “O professor tem de ser um bom referencial para o aluno, senão ele perde o respeito. Ele jamais pode falar em tom de imposição ou crítica; ele tem que procurar envolver o aluno com outra postura. Justamente a da não-violência”, comentou. (Fonte: PMC)

Câmara homenageia Advogados nesta sexta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba homenageia nesta sexta-feira, dia 10, às 19 horas, no seu plenário, os Advogados. A cerimônia antecipa em 24 horas o tradicional dia de criação dos cursos de Direito no Brasil. Esta será a quinta Sessão Solene deste ano, sob a presidência do Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB).
A cerimônia promete ser rápida, simples, porém marcante. Serão homenageados os 7 últimos presidentes da 65ª subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Caraguatatuba: Mário Pinto Magalhães Noronha, José Marques de Aguiar, Ulisses de Paula, Luiz Carlos de Oliveira, Paulo Meirelles (falecido), Eliane Inês Santos Pereira e Hamílton Marcondes Sodré.
Os ex-presidentes receberão um diploma em decorrência dos serviços prestados durante o seu período a frente da presidência da entidade. Ao mesmo tempo, os cerca de 150 profissionais da área inscritos na OAB local receberão uma Moção de Congratulações, aprovada em Sessão Extraordinária realizada na última sexta-feira, dia 3 de agosto.
Esta é a quinta Sessão Solene na gestão do Vereador Valmir Gonçalves. Já foram realizadas sessões em homenagem a Mulher, a Segurança Pública, aos ex-prefeitos e Vereadores e aos trabalhadores. Estão sendo preparadas cerimônias em homenagem a Imprensa e aos Professores. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Prestação de Contas transcorre em clima de harmonia

Caraguatatuba - A Sessão Especial de Prestação de Contas do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, transcorreu em clima de harmonia na terça-feira, na Câmara Municipal. A Prestação de Contas está baseada na Lei Orgânica Municipal e acontece sempre no início de cada semestre Legislativo.
A visita semestral do prefeito Antonio Carlos da Silva está baseada na Lei Orgânica Municipal (LOM), Seção II (Das Atribuições do Prefeito), artigo 49, inciso 7, que obriga o Chefe do Executivo a prestar contas 2 vezes por ano aos Vereadores, de suas realizações no semestre anterior.
Estiveram presentes autoridades civis, políticas e militares, além dos Secretários Municipais e dos Vereadores. As galerias da Câmara estiveram lotadas das 19h30 às 23 horas. O destaque da cerimônia ficou para a presença do Chefe da Casa Civil, Deputado Estadual João Caramez, que chegou acompanhado do prefeito Antonio Carlos e ficou ao seu lado no plenário.
A sessão transcorreu em clima de harmonia e normalidade, com a maioria dos Vereadores elogiando e enaltecendo os trabalhos do Chefe do Executivo ao longo do primeiro semestre deste ano. Os itens mais citados e questionados ao prefeito foram com respeito ao aumento salarial dos Servidores Públicos.
Os maiores questionamentos partiram dos Vereadores Pastor Anderson e Aurimar Mansano, ambos do PTB e Leonor Diniz (PDT). Cada Vereador tinha 5 minutos para fazer a pergunta, com tempo igual de resposta para o prefeito ou secretário municipal. Após a resposta o Vereador ainda tinha uma réplica de 3 minutos. Todos os Vereadores fizeram perguntas ao prefeito Antonio Carlos da Silva.
O Vereador Pastor Anderson questionou o prefeito a respeito da inadimplência da Prefeitura, citando uma nota não paga a uma empresa de aluguel de caçambas e andaimes. O prefeito respondeu que a Prefeitura não deve nada a ninguém, tendo cerca de R$ 8 milhões empenhados em obras que estão sendo realizadas. Quanto a nota, o prefeito alegou que a mesma está dentro do prazo de pagamento, que é de 5 dias úteis.
O líder do PTB na Câmara, Aurimar Mansano questionou o prefeito quanto aos problemas da Saúde, a pavimentação de algumas ruas e o término de algumas obras de interesse público, como o Ciefi do Barranco Alto (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) e a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Porto Novo. A resposta do chefe do Executivo foi a de que houve aumento no número de médicos na sua gestão, de 17 para 53 profissionais. Quanto as obras e pavimentações Antonio Carlos admitiu que houve atrasos, mas disse que as mesmas serão entregues o quanto antes.
A médica e Vereadora Leonor Diniz, líder do PDT no Legislativo fez perguntas relativo aos semáforos da avenida da praia, sobre a administração das verbas da Saúde e com respeito ao Museu Municipal e a implantação das câmeras de vigilância na cidade. Segundo o prefeito o Museu estará pronto em 90 dias. Quanto as câmeras está sendo estudada uma nova tecnologia para o trabalho e com respeito aos semáforos, o prefeito se diz em dúvida, pois em cidades como São Sebastião, o serviço manual, acionado por pedestres não resolveu. A Vereadora foi incisiva, chamando o prefeito de fazer propaganda enganosa, pois mostrou matéria de jornal regional que citava o serviço, que estaria sendo implantado.
Não é somente o presidente da Câmara que tem intenções de alterar o artigo da LOM que obriga a vinda do prefeito para a prestação de contas. O Vereador Celso Pereira (PSDB) acha que o prefeito deveria fazer isso uma vez por ano. Já o Vereador Nílson Lopes da Silva - o Nezão (PPS) acha que uma prestação de contas como essa deveria acontecer mensalmente. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Problemas operacionam afetam UBS do Morro do Algodão

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que analisa a Saúde no município realizou a sua 6ª visita na manhã de hoje, quinta-feira, 9 de agosto, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morro do Algodão, zona sul da cidade. Foram constatados problemas operacionais e falta de médicos no local.
Compareceram ao local o presidente da Comissão, Vereador Aurimar Mansano (PTB); o relator, José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT) e os membros Omar Kazon (PL) e Leonor Diniz (PDT), além de uma equipe de apoio, formada por funcionários da Câmara Municipal.
A UBS do Morro do Algodão está instalada no prédio do antigo grupo escolar do bairro, desde 79, por obra do ex-prefeito José Bourabeby. O prédio está em boas condições e uso, mas apresenta diversos problemas operacionais. Na UBS trabalham 9 agentes comunitários de Saúde, 1 médico, que atende em média 24 consultas/dia, 1 dentista, que atende de 10 a 12 consultas/dia e 8 funcionários.
Os usuários entrevistados elogiaram o atendimento na UBS, mas criticaram a lentidão da Casa de Saúde Stella Maris, quando para lá são mandados, por ordem do médico em casos mais graves.
Os problemas operacionais encontrados são o portão de entrada, que está quebrado e enferrujado, a falta da placa de identificação da UBS em local de melhor visualização; o fato da UBS estar muito próximo da avenida, não oferecendo segurança aos usuários. A Comissão encontrou lixo e entulho amontoados dentro da UBS e na sala do dentista há uma infiltração, que segundo o próprio profissional há tempos não consegue ser sanada.
Os funcionários reclamaram a falta de cobertura no pátio interno, o que dificulta o atendimento em dias de chuva e da falta de material de limpeza e de escritório. Com relação ao lixo hospitalar, os funcionários argumentaram que o mesmo poderia estar guardado em melhor local. O principal problema diz respeito a sala de reuniões do PSF (Programa de Saúde da Família), que utiliza um banheiro, com uma das cadeiras estando colocada em cima do vaso sanitário. Com isso a UBS tem apenas um banheiro para funcionários e usuários.
No setor profissional a Comissão identificou que a médica, Érica Lanzillo, saiu antes do horário determinado e que a mesma deixa de trabalhar em alguns dias do mês, devido a cursos e outros trabalhos. Ainda no setor profissional, é necessário aumentar a cota de exames de Ultra-Som, Cardiologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.
A Comissão está visitando as UBSs da cidade e ao final, irá preparar um relatório com o diagnóstico da Saúde na cidade. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Poço da Anta recebe a equipe da Assistência Social

Caraguatatuba - Como parte do projeto “Social visita seu bairro”, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Caraguatatuba, a equipe de técnicos e assistentes estará visitando nesta quinta-feira 9, a comunidade do bairro Poço da Anta, a partir das 14h, na escola local.
O projeto visa dar assistência as comunidades mais afastadas da região central, que apesar de passar por dificuldades não procura a Assistência Social para pedir ajuda. De acordo com a psicóloga Cristina Daniel, as comunidades foram escolhidas por não constarem registros nos cadastros da Secretaria. Como parte do “Social visita seu bairro”, a Assistência Social estará observando as necessidades de cada região para a viabilização de diferentes projetos, de acordo com as carências de cada comunidade, seja no setor sócio-econômico, na questão de violência, entre outros.
Além de reunir a comunidade do Poço das Antas, a equipe estará resolvendo questões importantes como documentação, cestas básicas para os mais necessitados e instruindo a população sobre o projeto de descentralização da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a secretária Maria do Carmo Ferreira, os postos de assistência social para as comunidades distantes funcionarão no Porto Novo, Casa Branca, Massaguaçu e Perequê-Mirim.
Há projetos ainda para a implantação desses centros de atendimento em dois meses, com informatização e cadastro das famílias, facilitando assim a resolução dos problemas sociais da comunidade. O próximo bairro a ser visitado pelo “Social visita seu bairro” é o Rio Claro, no dia 17 de agosto. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Caraguá terá curso de Arbitragem de Futebol de Campo
Secretaria de Esportes realizará também outras atividades esportivas

Caraguatatuba - A S.E.R, Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, está abrindo inscrições para cursos e treinos em várias modalidades esportivas.
Nos dias 21, 22, 23 de setembro haverá um curso de “Reciclagem de Arbitragem de Futebol de Campo”, com 60 vagas, ministrado pelo professor Mário Franciscon, ex- delegado da F.P.F - Federação Paulista de Futebol. A coordenação das aulas ficará a cargo da professora de Educação Física, Leila Biancelli de Oliveira.
Será realizado também o “Campeonato Estadual de Futebol de Campo”, nas categorias “Dente de Leite”, “Dentão” e “Dentinho” (masculino e feminino). Outra novidade da S.E.R diz respeito aos treinos de handebol masculino e feminino, com inscrições toda segunda e terça, na parte da manhã. Os interessados deverão comparecer à quadra do Jetuba e ter no mínimo 16 anos.
As aulas de Futebol de Salão Feminino ocorrerão toda segunda e sexta- feira a partir das 13h na quadra do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves); o limite de idade é de 14 anos. Para as garotas que preferirem o Futebol , as aulas também acontecerão no CEMUG, de segunda e sexta-feira (às 14h30, idade mínima 14 anos e às 15h30, idade livre).
Os treinos de Futebol de Campo na categoria masculino estarão acontecendo toda terça e quinta-feira, também no Centro Esportivo, na parte da manhã e da tarde (para crianças a partir dos 7 anos ).
Mais informações sobre os treinamentos podem ser obtidas na Secretaria de Esportes e Recreação através dos telefones 427-5922 ou 427-1165 (falar com Neide). (Fonte: PMC)

Ciclista morre ao tentar cruzar a Rio-Santos

São Sebastião - Um acidente entre um caminhão e uma bicicleta matou o ciclista Juvêncio Martins dos Santos, 50, às 17h de anteontem, no km 166 da rodovia Manuel Hipólito do Rego (Rio-Santos), em São Sebastião, no litoral norte.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Martins tentou atravessar a rodovia e foi atingido por um caminhão de Tijucas (SC), conduzido por Nei Aparecido Nascimento Maia, 24. O ciclista caiu e bateu a cabeça no chão. (Fonte: Folha Vale)



Free Wallpaper Orquídeas - Coleção e Cultivo


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor