Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 10 de setembro de 2001 - Nº 372 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Sol forte lota praias da região
Ilhabela ainda tem praias quase desertas
Devastação atinge a Praia de Picinguaba em Ubatuba
Escola de índios de Ubatuba ganha prêmio
Ubatuba prevê criar plano de demissão
Ilhabela é multada por dano ambiental
Justiça libera obra de hospital em Ilhabela
Caraguatatuba está com as equipes do PSF completas
Agosto registra média das atividades na Câmara de Caraguá
Regime de Urgência aprova reestruturação do Comus
Vereador Bolha realiza Copa de Futsal em Caraguá
Escolinha de Surf procura mais parcerias e promete novos títulos
Artista Plástica expõe várias técnicas na Fundacc
Neoliberalismo e a crise no mundo do trabalho


Sol forte lota praias da região

Litoral Norte - As praias do Litoral Norte ficaram lotadas durante todo o dia de ontem. O sol forte animou os turistas e comerciantes.
O presidente da Associação dos Quiosqueiros da Martin de Sá, em Caraguatatuba, Ari Barbosa, disse que o número de turistas ficou acima das expectativas.
Na Praia Grande, em Ubatuba, o movimento não foi diferente. A comerciante Cristiane Zarfelão, disse que as vendas foram boas. Quem resolveu apostar no tempo bom, não ficou decepcionado. O motoboy Pedro de Souza Júnior, 20 anos, saiu de Uberaba (MG) para passar o feriado na praia. "Na sexta-feira, o tempo está esquisito, mas hoje (sábado) não podia ser melhor."
AFOGAMENTO - O turista paulistano André Luís Campos de Souza, 20 anos, desapareceu na sexta-feira, quando nadava com três amigos na praia do Capricórnio, em Caraguá. O Corpo de Bombeiros do Litoral Norte procurou o rapaz, mas não foi localizado.
O turista Ricardo Simonette Galvão Moura, 30 anos, de Campinas, morreu afogado às 15h10 de sábado na Praia Vermelha, em Ubatuba. Ele foi retirado da água por populares e levado para o PS de Ubatuba pelos Corpo de Bombeiros. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela ainda tem praias quase desertas

Ilhabela - A costa oeste de Ilhabela (217 km a leste de SP), voltada ao canal de São Sebastião, já é velha conhecida dos que frequentam a ilha, mas a costa oceânica reserva boas surpresas mesmo para os que não são ilhéus de primeira viagem.
Para quem gosta de navegar, é fácil descobrir praias vazias e pouco frequentadas. Uma delas é a da Caveira, onde não há nenhuma casa e à qual só se tem acesso por meio de trilhas ou pelo mar.
Em passeio de escuna, partindo da praia do Perequê, um pouco ao sul da vila, bastam pouco mais de duas horas para que se chegue à Serraria, uma praia bastante tranquila já na costa leste da ilha.
O local foi assim batizado devido uma serraria que ali funcionou até os anos 30, e os morros pelados que se vêem da praia sugerem que a atividade foi intensa. O projeto Mar Norte, formado por ambientalistas, advogados e membros da comunidade, prevê, entre outras ações, o plantio de coqueiros para reflorestar esses morros.
Na Serraria não há bares nem quiosques, e é dali que se parte para ir a pé até a Caveira. Após cerca de 40 minutos de caminhada leve, por uma trilha que era usada pelas carroças que carregavam madeira, chega-se à Caveira.
O nome da praia se deve ao naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias, ocorrido em 6 de março de 1916, um domingo de Carnaval. O navio, que vinha da Espanha e se dirigia à Argentina, soçobrou próximo à ponta da Pirabura, no sul da ilha. Dias depois, cerca de 200 corpos de náufragos apareceram boiando naquela praia, nomeando o local.
O passeio de escuna até Serraria, com trilha à Caveira, custa R$ 35 por pessoa, no Espaço Ecológico (tel. 0/xx/12/472-3557 e site www. espacoecologico.com.br).
Para quem prefere ter os pés em terra firme, uma opção para fugir do burburinho das praias próximas à vila é a praia do Jabaquara, aonde se chega de carro -parte do caminho é em estrada de terra- em cerca de 30 minutos.
Festival do Camarão - Até o final deste mês, a ilha promove o 7º Festival do Camarão. Para os amantes do crustáceo, as opções são muitas, pois os vários restaurantes que participam do evento oferecem desde petiscos a pratos requintados. A programação completa pode ser conferida no site http://ilhabela.terra.com.br/festivaldocamarao/index.htm   (Fonte: Folha de São Paulo)

Devastação atinge a Praia de Picinguaba em Ubatuba
Área de 40 mil hectares tem apenas dois fiscais; veranistas fazem reformas clandestinas

Ubatuba - A área do Parque Estadual da Serra do Mar, administrada pelo Núcleo Picinguaba, de Ubatuba, está ameaçada pelas obras clandestinas. Proprietários de imóveis estão reformando e ampliando suas casas sem qualquer tipo de autorização e fiscalização.
O caso mais grave está acontecendo na área da Fazenda da Caixa cujo limite do parque começa no nível do mar. Na área que fica abaixo da rodovia Rio-Santos (BR-101) há várias casas de veraneio. Moradores denunciam que durante a madrugada e nos finais de semana a entrada de material de construção é constante.
"Eles usam trilhas existentes no meio da mata para trazer o material que será usado na reforma", disse uma moradora que prefere não se identificar temendo represália.
A reportagem do ValeParaibano caminhou por uma dessas trilhas e confirmou que algumas casas, mesmo estando fechadas, foram reformadas. Em um dos caso só o antigo piso permaneceu, as paredes e telhados são novos e recém-pintados. Os entulhos podem ser vistos no terreno a lado da casa.
No sertão da Praia da Fazenda também acontecem casos de reforma e ampliação. A dona de casa Ednéia Braga, 40 anos, não esconde o trabalho feito em sua casa.
Ela conta que gastou mais de R$ 4 mil para aumentar sua casa em uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Em todos os cômodos foram colocados pisos e agora ela quer fazer a pintura.
Ednéia disse saber que é proibido fazer qualquer tipo de intervenção no local sem a devida autorização da direção do Instituto Florestal, órgão responsável pelo parque e do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais).
"Mas eu cansei de pedir essa autorização para ampliar a área e eles nunca davam." Ela contou que até foi parar na delegacia por causa da reforma, mas conseguiu cobrir os cômodos há quatro meses.
O diretor do Núcleo Picinguaba do Parque, Luiz Roberto 'Bepo' Numa de Oliveira, reconhece que a situação é complicada e explica que há uma dificuldade para se fazer a fiscalização em um área de 40 mil hectares. "Tenho dois fiscais para trabalharem em toda essa área."
Último censo feito pelo Núcleo aponta que cerca de 1.500 pessoas moram ou têm casa de veraneio nos bairros que ficam dentro do parque como Fazenda, Picinguaba, Camburi, Brava da Almada e Brava do Camburi.
Oliveira confirmou ainda que a maior parte do material de construção entra na região à noite e nos finais de semana quando a guarita de acesso está fechada.
"Todos os casos que temos conhecimento estamos encaminhando ao Ministério Público para apurar possível crime ambiental."
Oliveira ressaltou que o Instituto Florestal está sem instrumentos para regulamentar a legislação desde que foi criado o Sistema Nacional de Unidade de Conservação e por isso não está sendo possível expedir nenhuma autorização.
Um dos casos críticos ocorre na praia do Camburi, onde vive Arcina Inácio, 85 anos. Uma das mais antigas moradoras da Vila, ela mora em uma casa de mais de 30 anos que está escorada com madeira.
De acordo com Bepo Oliveira, está sendo desenvolvida uma parceira entre o Instituto Florestal e a prefeitura para levar melhorias às comunidades caiçaras existentes dentro da área do parque. (Fonte: ValeParaibano)

Escola de índios de Ubatuba ganha prêmio
Alfabetização em guarani e português é elogiada por 10 comissões étnicas do Estado

Ubatuba - O programa educacional aplicado na Aldeia Guarani Boa Vista, de Ubatuba, foi considerado o melhor do Estado. O trabalho foi avaliado por integrantes das 10 comissões étnicas que estiveram reunidas durante a semana em Caraguatatuba.
O projeto consiste na alfabetização das crianças da aldeia por meio da conciliação entre o português e o guarani.
No encontro, foram apresentados dois livros, "O Pajé que virou Onça" e "O Remédio do Mato nos Pertence", elaborados pelos índios.
Um terceiro projeto que está em execução recebeu elogio dos educadores. Trata-se do livro-parque que vai contar a história da implantação de um parque infantil na aldeia.
A representante da comissão étnica do Litoral Norte, Maria de Fátima Souza Santos, disse que as crianças criaram um parque com balanços e escorregadores desde o projeto no papel até a execução no terreno.
Todo esse trabalho envolvendo o processo de criação serão transformados em um outro livro.
A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria da Educação do Estado, Deusdith Bueno Velloso, disse que todos esses projetos superaram os realizados pela aldeia de Parelheiros, em São Paulo, que sempre se manteve em destaque.
Atualmente, há cerca de 4.000 índios no Estado sendo que 600 deles estão no Litoral Norte, divididos entre as aldeias de Ubatuba e a do Rio Silveiras, em São Sebastião/Bertioga.
BILINGUISMO - Durante o encontro, os educadores discutiram os trabalhos para a implantação das aulas pedagógicas em cursos do ensino básico.
Atualmente, as crianças nas aldeias têm aulas em guarani nas 1ª e 2ª séries. O português é introduzido nas 3ª e 4ª séries.
Segundo o diretor de Ensino do Litoral Norte, Laércio Albarici, professores que dominam a língua guarani estão sendo preparados para atender esses alunos.
O cacique Altino dos Santos disse que a cultura indígena estava se perdendo quando as aulas eram dadas só em português.
A professora Daisy Mara Moreira, que ensina os índios da Aldeia Boa Vista, também vê na divulgação dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula uma forma de preservação da cultura indígena. "Uma vez registrados, eles sabem que sua cultura não morre mais." (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba prevê criar plano de demissão

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai encaminhar até o final do mês um projeto de lei que prevê a criação do PDV (Plano de Demissão Voluntária) no município.
O secretário de Administração de Ubatuba, Luiz Marino Jacob, disse que o projeto está em fase final de preparação. "Estamos verificando o que outras cidades estão oferecendo para definir o que será oferecido no PDV de Ubatuba", afirmou.
Segundo ele, em agosto a folha de pagamento dos 1.873 funcionários ativos e inativos consumiu R$ 1,946 milhão, o que corresponde a cerca de 52% da arrecadação do município.
Jacob disse que, em dezembro de 2000, a administração gastou R$ 2,18 milhões da receita com o funcionalismo, o que consumiu 54,15% da arrecadação.
Para reduzir os gastos com a folha, a prefeitura limitou a realização de horas extras, dispensou os funcionários vinculados à CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) com contrato de trabalho por tempo determinado e deixou 20% dos cargos de confiança vagos.
"O objetivo é gastar cerca de 47% da arrecadação com os salários. Estamos impedidos de promover reajustes nos salários em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal", disse Jacob. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela é multada por dano ambiental

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela recebeu sua segunda multa em menos de um mês pela prática de crime ambiental. Policiais Florestais constataram a supressão de vegetação nativa ao longo do rio Piúva, no bairro de Barra Velha. No local será construída uma pista de motocross.
De acordo com o comandante da Polícia Florestal do município, tenente Jamir David Júnior, foi feita terraplanagem em uma área de 126 metros quadrados sem a devida autorização do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais). Pela infração foi aplicada uma multa de R$ 288,59.
Na primeira quinzena de agosto a Florestal havia aplicado uma outra multa de igual valor na prefeitura após constatação de que uma parte do mangue do rio Cachoeira da Água Branca havia sido aterrada. Nesse local estão sendo realizadas as obras para a construção do novo Fórum do município.
Com a movimentação das máquinas houve depósito de terra em mata ciliar, o que provocou a supressão da vegetação nativa do local. A prefeitura abriu uma sindicância para saber o que ocorreu durante a execução da obra.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), disse ontem que estaria havendo muita ansiedade por parte dos funcionários para fazer as obras. "Não vou mais deixar que esse tipo de ação se repita."
Segundo o prefeito, no local onde houve a infração existe uma trilha próximo ao rio e a máquina entrou para fazer a abertura da rua que dará acesso à pista de motocross. "A partir de agora, todas as obras realizadas no município terão que ter a devida autorização antes do início da execução."
Ele ressaltou que a prefeitura tem que ser a primeira a dar exemplo pela preservação do meio ambiente na cidade.
LIMPEZA - A Polícia Florestal também autuou o comerciante D.S.S., 42 anos, por suprimir a vegetação em uma área de 1.670 metros quadrados no bairro do Bexiga, em Ilhabela. Ele foi autuado em R$ 722.41.
A infração foi cometida, segundo o tenente Jamir, para a limpeza do terreno e construção de um muro sem autorização. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça libera obra de hospital em Ilhabela

Ilhabela - A Justiça de Ilhabela autorizou o início de uma nova licitação para terminar a construção do hospital municipal. As obras estavam paralisadas desde o início do ano. O secretário da Saúde, Antônio Luiz Colucci, disse que foram encontradas irregularidades na construção e que a construtora não cumpriu o prazo para a entrega, previsto para o final de 2000. Falta cerca de 30% para a conclusão das obras. Segundo o secretário, o processo está em andamento e a previsão é que a primeira parte seja concluída antes do início da temporada. Nenhum representante da construtora foi localizado ontem para falar sobre a nova licitação. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguatatuba está com as equipes do PSF completas
Os Agentes de Saúde estão prontos para atuar na comunidade

Caraguatatuba - A prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde, concluiu nesta quinta-feira 5, o Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, com a entrega de certificados, crachás e uniformes aos participantes. No total 90 agentes comunitários de Saúde, integrantes das doze equipes de PSF - Programa de Saúde da Família, estarão atuando junto a comunidade, como ponte entre a população e a Administração Municipal, registrando as problemáticas existentes no município, as principais carências, entre outros.
O curso teve a duração de um mês e carga horária de setenta e duas horas. O principal objetivo foi capacitar os agentes comunitários de saúde para atuação junto à comunidade. Foram abordados temas como saneamento, lixo doméstico, planejamento familiar, câncer de mama e de útero, amamentação, doenças transmissíveis, hipertensão, diabetes, saúde na terceira idade, usos indevidos de drogas, alcoolismo, AIDS, saúde mental e educação em saúde. Cada equipe da Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e entre seis e oito agentes comunitários de saúde. Atualmente, o programa que foi implantado em 1998 e reestruturado pela Secretária de Saúde Myrlene Veneziani da Silva, atende aos bairros do Perequê Mirim, Porto Novo, Barranco Alto, Poço das Antas, Morro do Algodão, Casa Branca, Olaria, Massaguaçu e Tabatinga, num total de 63 % do município. Para o próximo ano, a Prefeitura Municipal pretende implantar mais oito equipes de saúde da família. Estiveram presentes da cerimônia o prefeito Antonio Carlos, a secretária de Saúde, Myrlene Veneziani, o presidente da Câmara Municipal Valmir Gonçalves, os vereadores Dalva de Oliveira, Agostinho Lobo de Oliveira e Aureliano Gonçalves Pereira, além dos secretários municipais e comunidade em geral.
Na ocasião o prefeito falou da importância do trabalho dos agentes no município, “temos consciência de que a população necessita desse auxílio e com o trabalho dos agentes junto à comunidade será mais fácil atender às necessidades da população”, explicou.
Para o agente de Saúde, Danilo Ferreira de Souza, “Ter concluído esse curso e estar fazendo parte do PSF está sendo muito gratificante, tenho aprendido muito”, explicou. Já para Elizabete Lorizotto Sapatéra, o curso foi produtivo, “aprendemos de tudo sobre saúde, e estamos preparados para agir na comunidade, atendendo às famílias”, finalizou. (Fonte: PMC)

Agosto registra média das atividades na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - Os números de Agosto na Câmara Municipal de Caraguatatuba registram a média normal das atividades Parlamentares. Segundo antigos funcionários do Legislativo será a partir deste mês que o Parlamento Municipal iniciará a manutenção de uma média mensal de atividades.
Foram realizadas 8 Sessões durante o mês de Agosto na Câmara de Caraguatatuba, sendo 1 Sessão Extraordinária; 1 Especial; 1 Solene, 2 Audiências Públicas e 3 Sessões Ordinárias. No total foram 340 pessoas que assinaram o livro de presença nas sessões do Legislativo local, com uma média de 42,5 pessoas/sessão. O maior número está registrado na Sessão Especial de Prestação de Contas do prefeito Antonio Carlos da Silva.
Quanto as visitas diárias dos eleitores e contribuintes as dependências do Legislativo, a recepção anotou 768 pessoas em 23 dias úteis, com uma média de 33,3 pessoas/dia. Os números variam, na listagem diária, de 20 a até 51 pessoas.
Com relação as atividades dos Vereadores, foram protocolados 19 Requerimentos, 26 Indicações, 6 Moções, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 13 Projetos de Lei e 1 Projeto de Resolução, perfazendo um total de 66 proposituras protocoladas, com uma média de 3,88 proposituras/Vereador.
A Mesa Diretora encaminhou em Agosto 50 convites para personalidades, autoridades e pessoas comuns do povo durante o último mês e o sistema 0800 registrou 35 ligações no mesmo período.
Segundo os funcionários mais antigos da Câmara, será a partir de Agosto que a média tenderá a manter-se, com pequenas elevações e quedas, dependendo do mês. Ainda de acordo com os funcionários os novos Vereadores levam em média 8 meses para estabilizar o seu limite de trabalho diário, numa gestão de 4 anos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Regime de Urgência aprova reestruturação do Comus

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em Regime de Urgência, Projeto do Executivo que reestrutura o Comus (Conselho Municipal de Saúde). A sessão foi extremamente disputada politicamente e teve a presença de conselheiros e Agentes Municipais de Saúde.
O projeto de autoria do Executivo deu entrada em 24 de agosto e foi lido na sessão da semana passada, em 28 do mês passado. O Regime de Urgência foi conseguido graças a 12 assinaturas dos Vereadores e devido a isso, foi incluído na pauta da sessão, juntamente com 2 projetos de Decreto Legislativo, que doa equipamentos em desuso a Pastoral da Criança e que concede Título de Cidadão ao Governador Geraldo Alckmin.
No projeto o Executivo pretende reformular o Comus, modificando sua estrutura, composição, diretrizes e competência, tanto do conselho como da presidência, que pela propositura, deverá ser exercida pelo Secretário Municipal de Saúde. Estas modificações levaram os conselheiros presentes a proferirem críticas aos Parlamentares.
A sessão teve uma grande movimentação política, devido a presença dos Agentes Comunitários da Saúde e de membros do Conselho Municipal de Saúde. Os presentes se manifestaram com vigor, a ponto do presidente da Câmara, Valmir Gonçalves (PSDB), pedir por várias vezes silêncio nas galerias.
Foram apresentadas 14 emendas, sendo 13 da Vereadora Madalena Fachini (PSB) e uma da Vereadora Dalva Santana (PPS). Todas as emendas foram rejeitadas, sendo que após a 5ª emenda, a Vereadora Madalena pediu a retirada das restantes.
Ainda na sessão, foram aprovados os projetos de Decreto Legislativo que doa materiais em desuso a Pastoral da Criança e que concede título de Cidadão ao Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin Filho. Além disso, foram lidos 3 projetos de lei e 11 indicações. Não houve discussão e votação de Requerimentos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador Bolha realiza Copa de Futsal em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido Andrade - o Bolha (PPS) está organizando a Copa Bolha de Futsal, para crianças de 7 a 18 anos. Os jogos acontecem aos domingos, com o apoio da Prefeitura e só podem participar as crianças que estejam matriculadas regularmente na escola.
A Copa Bolha de Futsal tem início no próximo dia 16 deste mês, com encerramento previsto para 13 de dezembro. A abertura acontece às 16 horas no Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) do bairro do Poiares, onde a entrada será um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas e divididas com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Adra (Associação Adventista de Recuperação e Apoio).
Estarão participando 1.200 atletas de 47 equipes em 7 categorias, no masculino e feminino: Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Infanto e Infantil, no masculino e Sub 14 e 18 no feminino. Os jogos terão entrada gratuita e acontecem apenas aos domingos, nos Ciefis do Massaguaçu e Poiares e na quadra da praça Isaías de Souza, no bairro do Porto Novo.
Só poderão participar do torneio os alunos regularmente matriculados e frequentadores de unidades escolares do município, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. A premiação será dada somente aos primeiros e segundos colocados de cada categoria. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, do Vereador Bolha e dos seguintes parlamentares: Zézinho Prequeté, Wilson Gobetti, Dalva Santana, Leonor Diniz, Nezão e Celsinho Pereira. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Escolinha de Surf procura mais parcerias e promete novos títulos

Caraguatatuba - A Escolinha de Surf da Fundacc vem desenvolvendo a todo vapor seu projeto “Antes no Mar do que na Rua” que tem o objetivo de proporcionar às crianças e jovens, uma atividade física que os mantenha envolvidos, estimulando o gosto pelo esporte e a socialização.
Atreladas a essa iniciativa, as empresas estão conhecendo o trabalho e realizando parcerias com o projeto. É o caso do empresário e shaper Fernando Santos, que através de sua empresa, Tom Pool Surf Boards, realizou a confecção de 20 pranchas. E não pára por aí. O garoto Júlio César, o Buiú, aluno da turma de treinamento da Escolinha vem realizando um trabalho voluntário, auxiliando o monitor Luciano Sant’Anna, responsável pelo projeto, nas aulas no período da manhã.
Para as aulas do Indaiá, o monitor conseguiu que as pranchas ficassem guardadas na Academia Linha D`Agua, e necessita agora de uma carreta para transportá-las até a praia.”Caso algum empresário queira ser mais um amigo do projeto, estaremos muito agradecidos, comenta Sant’Anna.
O grupo de Treinamento vem intensificando os trabalhos para participarem de dois campeonatos e trazer mais alguns títulos para a Escolinha - Dia 23 de setembro a Escolinha estará participando da 3ª Etapa do Quicksilver Surf School, na praia de Maresias, em São Sebastião. “Na 2ª Etapa do Campeonato,em Itanhaém, no mês de julho, a Escolinha ficou com a 5ª colocação, concorrendo com 16 escolas do estado de São Paulo- comenta Sant’Ana.
Já no dias 15 e 16 de outubro, os alunos estarão participando em Camburi da 4ªEtapa do Paulista Hang Loose.”Certamente, baseando-se no desempenho dos alunos, estaremos conquistando novos títulos nos próximos campeonatos. Precisamos de mais parcerias” - finaliza Sant’Anna. (Fonte: PMC)

Artista Plástica expõe várias técnicas na Fundacc

Caraguatatuba - A artista plástica Van M. Duarte estará expondo suas obras no salão de exposições da Fundacc entre os dias 10 e 28 de setembro de 2001.
São 12 obras mostrando um pouco de seu trabalho.São casarios, paisagens, marinhas, florais e nus.
Van M. Duarte, é publicitária e terapeuta holística, e em São José dos Campos, ministrava aulas de pintura em seu ateliê. Estudou com grandes mestres da pintura. Atualmente está residindo em Caraguatatuba. Suas obras em óleo sobre tela, indicam a flexibilidade da artista, que mostrará obras abstratas, acadêmicas, e impressionismo moderno. Há seis anos na área de artes plásticas, a artista já expôs no Shopping Colinas, Shopping Center Vale SJC e em Obras Assistenciais.
A mostra da artista poderá ser visitada das 9 às 21 horas. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro. (Fonte: PMC)

Neoliberalismo e a crise no mundo do trabalho

Ubatuba - A Casa dos Professores de Ubatuba, entidade em processo de formação, preocupada com a crise que atinge a todos, convidou o professor Renan Bandeirante, Sociólogo da UNESP/ Marília, para debater o Neoliberalismo e seus desdobramentos nos campos do trabalho e da educação para a realização da palestra "Neoliberalismo e a crise no mundo do trabalho", que será realizada na Câmara Municupal de Ubatuba no próximo dia 15/09, das 14:00 às 18:00 horas.
Globalização, Reestruturação Produtiva, Toyotismo, Just in Time terceirização, desemprego, subemprego, flexibilização, pensamento único... Afinal para onde o mundo está indo? Qual é o nosso papel neste redemoinho que deixa a todos atordoados?



Alpha Marine Publicidade


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor