Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de maio de 2001 - Nº 289 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Prefeito de Caraguá tenta impedir restrição a aterros
São Sebastião discute redução de royalties
São Sebastião tem 13 casos de dengue
Associação de Hotéis de Caraguatatuba ganha Receptivo Turístico
Guardadores de carro divulgam Caraguá
Pescador fala na Tribuna sobre "Resgate ao Mar"
Projeto da Gravata é rejeitado; Lixão é adiado por 2 sessões
Câmara de Caraguá quer debate quando não houver pauta
Expediente da Câmara movimenta 182 proposituras em Abril
Abre sábado a exposição do Mapa Cultural
Concurso “Rainha dos Pescadores 2001”
Exposição Monteiro Lobato Recebe Escolas
Biblioteca Instala Rampa para Deficientes
Sobradão terá projeto para garantir recursos
Oficina de Dança da FUNDART homenageia as Mães


Prefeito de Caraguá tenta impedir restrição a aterros

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB) pretende reunir a bancada governista para convencer os vereadores a desistirem da restrição à instalação de aterros de lixo em áreas próximas ao perímetro urbano.
A proposta, que seria votada esta semana, teve sua discussão adiada para que os parlamentares participem de uma reunião com representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
A emenda estabelece que os aterros devem ser instalados a uma distância de três quilômetros do perímetro urbano, em locais que não há núcleo habitacional ou escolas.
Antonio Carlos disse que a proposta inviabilizaria os planos da prefeitura de instalar um aterro sanitário no bairro Pegoreli, o que vem sendo estudado há dois anos.
"Já estamos até preparando o RAP (Relatório de Impacto Ambiental) para a área. Com a reunião, tentaremos mostrar aos vereadores que o aterro não vai agredir o meio ambiente", disse o tucano, que ameaça vetar a emenda, caso ela seja aprovada.
O lixo de Caraguá é depositado há quase 30 anos na Fazenda Serramar, no bairro Poiares. Cerca de 70 toneladas de resíduos são geradas por dia na cidade.
O vereador Juarez Pardim (PSDB), autor da emenda, defende a proposta. "De qualquer forma o projeto será aprovado. Temos que defender os interesses da população." (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião discute redução de royalties

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião realiza hoje, às 18h, uma audiência para discutir a possível redução dos repasses dos royalties da Petrobras para o município. Durante o encontro, o consultor José Roberto Toloy, vai ministrar uma palestra sobre o tema. A cidade, que abriga o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), recebe hoje cerca de R$ 1,8 milhão da estatal. O valor poderá ser reduzido porque Ilhabela e Caraguatatuba também reivindicam direito aos repasses de verba. Caraguá perdeu os recursos em 99, em razão de uma decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo). (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião tem 13 casos de dengue

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião confirmou ontem oito novos casos autóctones (contraídos na própria cidade) de dengue no município. Assim, a cidade chega a 13 casos. Em Ilhabela, também no litoral norte, há dois casos autóctones.
Segundo a secretária da Saúde de São Sebastião, Cláudia Batocchio Pinto Flausino, a cidade está em alerta contra a dengue.
Há registros de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, desde janeiro.
Mesmo com as operações de arrastão para retirar os possíveis criadouros do mosquito, houve novos registros.
Com os novos casos, a prefeitura decidiu manter os 36 funcionários contratados em abril para a campanha de identificação dos focos. Eles estão visitando casas para orientar a população sobre como combater os focos. (Fonte: Folha Vale)

Associação de Hotéis de Caraguatatuba ganha Receptivo Turístico

Caraguatatuba - Empresários ligados ao setor hoteleiro tem muito a comemorar no próximo dia 18 de maio. Nesta data, estarão inaugurando o Receptivo Turístico da Associação junto ao SETUR. A conquista desse importante espaço sela a feliz parceria entre o poder publico e a iniciativa privada. Para o Prefeito Antonio Carlos é muito importante o desenvolvimento de ações que privilegiem e incentivem o turismo. É importante também o envolvimento de setores que possam contribuir com esse objetivo.
Em principio a solicitação feita à Administração Municipal, era de um receptivo na entrada da Cidade onde pudessem atuar como multiplicadores de informações sobre pontos turísticos e locais de hospedagem, porém indo mais longe, o Secretário de Fomento e Turismo, Salim Burihan, sugeriu o espaço junto ao SETUR já que neste local, é maior a demanda por informações sobre a Cidade.
-“Temos muito a agradecer ao prefeito Antonio Carlos” falou Hélio Barros Leite, presidente da entidade- “ Caraguá é hoje uma cidade moderna, vibrante, urbanizada e o turismo só tende a crescer. O turista sai daqui encantado com a beleza da cidade”. Completou ele.
Na Setur estão sendo traçadas novas diretrizes, viabilizadas reuniões e cursos que irão otimizar serviços e o mais importante, prestando atendimento e orientação adequada ao turista.
A Associação conta hoje com 23 estabelecimentos do ramo cuja finalidade é investir na cidade e crescer, acreditando sempre que Caraguá é viável. Na inauguração do novo espaço estarão presentes jornalistas da Associação de Jornais do Interior, autoridades locais e convidados. (Fonte: PMC)

Guardadores de carro divulgam Caraguá
Projeto irá preparar os guardadores de carro para atuarem como multiplicadores de informações turísticas

Caraguatatuba - No próximo dia 14, às 15 horas, os guardadores de carro de Caraguatatuba estarão reunidos na SETUR-Secretaria de Turismo para receber instruções de como divulgar a cidade. O Secretário de Turismo Salim Burihan, atendendo a solicitação do prefeito Antonio Carlos, elaborou um projeto que irá preparar os guardadores de carro para atuarem como multiplicadores de informações turísticas. Semanalmente eles receberão na Setur, informações sobre eventos que estão acontecendo na cidade e eventualmente poderão repassar as informações quando solicitados. Segundo o Secretario, uma outra opção está sendo estudada. A de que eles possam atuar como guias turísticos. Um deles, o Jurandir Silva Souza, por exemplo, já está inscrito em um curso de espanhol. (Fonte: PMC)

Pescador fala na Tribuna sobre "Resgate ao Mar"

Caraguatatuba - O pescador Tirso da Rocha Neves, de 50 anos e a 18 morando em Caraguatatuba, esteve na Tribuna da Câmara de Caraguatatuba na última terça-feira falando sobre o projeto "Resgate ao Mar", que incentiva a cultura e o artesanato local. O pescador queria a atenção do Legislativo quanto ao projeto.
O uso da Tribuna da Câmara em Caraguatatuba necessita de agendamento prévio com 15 dias de antecedência e sua fala, de no máximo 15 minutos, antecede o expediente da sessão ordinária, que acontece semanalmente às terças-feiras, sempre a partir das 19h30.
A intenção de Tirso Rocha, ao falar na Tribuna da Câmara de Caraguatatuba, foi a de despertar o interesse das autoridades quanto ao seu trabalho, que é desenvolvido na cidade, mais precisamente na Zona Norte do município, com base na praia da Cocanha, sua atual moradia.
O projeto "Resgate ao Mar" tem como objetivo retirar o jovem das ruas, dando-lhe conhecimento e incentivo através da cultura e do artesanato local, com ensinamentos na arte da canoagem, em projetos ambientais e na confecção de redes de pesca. "Gostaria que o Legislativo e o Executivo tivessem sensibilidade quanto ao trabalho que desenvolvemos", disse. O projeto de Tirso Rocha não é em vão. Caraguatatuba é o maior pólo maricultor de São Paulo. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Projeto da Gravata é rejeitado; Lixão é adiado por 2 sessões

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba apreciou apenas dois projetos de lei na sua sessão ordinária semanal da última terça-feira. O projeto que institui a gravata como vestimenta oficial foi rejeitado e o projeto sobre Lixão e Aterros Sanitários foi adiado por 2 sessões.
Além dos projetos, foram lidos e encaminhados às Comissões 3 projetos de lei, que deverão ser discutidos e votados nos próximos 15 dias. Foram lidas cerca de 70 indicações, todas encaminhadas ao prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva.
Não houve leitura e discussão com votação de requerimentos e por causa disso, o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia convocou os Legisladores para uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira, dia 11 de maio, às 17 horas.
O Projeto de Resolução, que altera o Regimento Interno, colocando como vestimenta obrigatória dos Vereadores o Paletó e a Gravata, foi rejeitado. Houve uma grande discussão e muita polêmica em torno do assunto.
A emenda do Vereador Aurimar Mansano, que tornava obrigatória a vestimenta apenas nas Sessões Solenes, foi aprovada por 12 votos a 4. Quanto ao projeto, os vereadores se dividiram entre a não necessidade e o uso de roupas mais sociais, mas nunca o Paletó e a Gravata. Ao final o projeto recebeu 9 votos favoráveis e 7 contrários, sendo rejeitado, pois tratando-se de um Projeto de Resolução, com discussão e votação únicas, necessitava de 12 votos para ser aprovado.
O último projeto da noite nem chegou a ser discutido. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, do Vereador Juarez Pereira Pardim foi adiado por duas sessões, a pedido do autor e atendendo solicitação do prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, que se prontificou, em reunião realizada na tarde de terça-feira, em seu gabinete, com os vereadores, a levar uma equipe da Cetesb para dar explicações aos Legisladores sobre a instalação de Lixões e Aterros Sanitários.
Segundo o projeto de Pardim, fica proibidos os Lixões e Aterros Sanitários de serem instalados a menos de 3 quilometros do perímetro e núcleos urbanos, ou seja, qualquer um desses equipamentos só deverá ser instalado a uma distância de 3 quilometros do perímetro urbano do município e no caso de nessa distância haver núcleo residencial ou escolar, serão aplicados mais 3 quilometros para a instalação do mesmo. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá quer debate quando não houver pauta

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves protocolou Projeto de Resolução que acrescenta artigo ao Regimento Interno, criando o debate político-partidário toda vez que a pauta da sessão Ordinária estiver ociosa. A medida será discutida e aprovada em um único turno.
Segundo o Projeto de Resolução, de autoria do Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia, toda vez que não houver pauta do dia ou que a mesma já tiver finalizado uma hora antes do final da sessão, serão abertos debates político-partidários entre os Vereadores, com o tema sendo aprovado antes pela Mesa Diretora.
As sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Caraguatatuba acontecem toda terça-feira, a partir das 19h30, com término programado para às 24 horas, podendo ser prorrogado, dependendo do projeto que estiver sendo discutido e com o aval da maioria dos Legisladores.
De acordo com o presidente, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia a idéia é a de fortalecer os líderes da Câmara e os partidos. "Queremos aproveitar o tempo ocioso, quando houver, e fazer com cada partido tome uma posição política em face dos problemas que mais afligem o município e quiçá o estado e a nação", disse.
Outra medida tomada pela presidência do Legislativo, juntamente com a Mesa Diretora foi a de ouvir primeiramente os partidos em cada uma das discussões de projetos na Ordem do Dia das sessões Ordinárias. Essa medida teve início no final de abril, na sessão do dia 24.
Com essa medida, cada projeto de Lei ou de Resolução, que for apresentado para discussão, será debatido primeiro pelos líderes de cada partido na Câmara de Caraguá, para depois serem ouvidos os demais Vereadores.
Através dessa medida, o presidente Valmir da Colônia dará liberdade para as bancadas se reunirem, interrompendo as sessões por prazos de até 10 minutos, afim de discutirem o teor da propositura.
A Câmara de Caraguatatuba tem 17 Vereadores de 6 partidos políticos; PSDB, PSB, PPS, PDT, PTB e PL. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Expediente da Câmara movimenta 182 proposituras em Abril

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba movimentou 182 proposituras dos mais diversos tipos em abril, segundo dados do Expediente e Protocolo do Legislativo local. As proposituras vão desde Requerimentos até Projetos de Lei.
Foram efetuadas e chegaram ao Expediente do Parlamento em Caraguatatuba, no mês de abril, 182 proposituras dos mais tipos e segmentos, como: 28 Requerimentos, 145 Indicações, 3 Moções, 1 Projeto de Resolução e 5 Projetos de Lei.
As proposituras foram elaboradas pelos funcionários do Legislativo a pedido dos Vereadores e da Mesa Diretora da Câmara, bem como vieram também do Executivo. A quota de participação de cada Vereador não será divulgada.
Conforme manda a praxe cada propositura chega pelo Expediente e Protocolo, sendo encaminhada ao plenário para leitura e posteriormente, enviada a Comissão pertinente ao assunto, para finalmente ir a plenário, agora para discussão e votação.
A partir desta Legislatura os projetos ganham mais força, pois agora as Comissões Permanente tem o poder de veto e podem reprovar uma propositura de ir a plenário se for ilegal ou inconstitucional.
O balanço mostra o número de produção da Câmara no mês, não significando que toda a produção foi levada a plenário para discussão e votação, pois alguns projetos esperam a vez para serem votados, bem como alguns requerimentos ou indicações ainda serão lidos e discutidos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Abre sábado a exposição do Mapa Cultural

Ubatuba - No próximo dia 12 de maio, sábado, às 20 horas, acontecerá no salão de Exposições do Sobradão do Porto a abertura do Mapa Cultural Paulista, modalidade Artes Plásticas, fase municipal.
Estarão participando este ano 26 artistas de nossa cidade, expondo 78 peças de diferentes técnicas, tais como cerâmica, óleo sobre tela, aquarelas e esculturas em madeira e concreto celular. Os destaques ficam pôr conta da adesão de artistas que estão participando pela primeira vez deste evento, e ainda a utilização de novas técnicas.
A data para o julgamento dos três representantes que irão para a fase regional ainda não foi definida.
O Mapa Cultural Paulista, procura divulgar novos talentos do Estado, em nove modalidades diferentes: canto coral, composição musical, contos, poesias, dança, teatro, video, artes plásticas, desenho de humor e fotografia. As inscrições para as modalidades de desenho de humor e fotografia poderão ser feitas nos dias 14 e 15 de maio, com a Sra. Andréia, na sede da FUNDART, à praça Anchieta, 38 - Centro, fones: 3833-7000 ou 3833-7001.
A exposição, que tem apoio cultural do Supermercado Paulista, poderá ser visitada de Segunda à Sábado, das 14 às 20 horas, no Salão de Exposições do Sobradão do Porto. (Fonte: Fundart)

Concurso “Rainha dos Pescadores 2001”

Ubatuba - Estão abertas as inscrições para o concurso Rainha dos Pescadores 2001. Para participar a candidata deve ter no mínimo 16 e no máximo 22 anos, ser nascida em Ubatuba, e ser parente direto de pescadores.
A escolha da Rainha dos Pescadores 2001, e das 1ª e 2ª Princesas, como tradicionalmente acontece, será no primeiro dia da Festa de São Pedro Pescador, dia 22 de junho, sexta-feira, às 20 horas, em um desfile que acontecerá no palco montado no recinto da Festa, no Aeroporto Gastão Madeira.
O desfile será dividido em duas partes: na primeira, a candidata deverá se apresentar aos jurados em traje social, e na segunda parte, a apresentação será em trajes típicos, representando o pescador. Haverá um ensaio, obrigatório a todas as candidatas, no dia 19 de junho, na sede da Fundação.
Uma vez eleita, a Rainha deverá participar da procissão terrestre e marítima, participar da entrega dos prêmios, permanecer com a coroa e a faixa enquanto estiver no recinto da festa ou participando de qualquer outra atividade ligada à festa.
As interessadas em participar do concurso deverão preencher uma ficha de inscrição e entregá-la na sede da FUNDART, à praça Anchieta, 38, até as 18 horas do dia 18 de junho. (Fonte: Fundart)

Exposição Monteiro Lobato Recebe Escolas

Ubatuba - Na última Quarta feira, dia 9, a Biblioteca Publica Municipal recebeu as seguintes escolas: EMEI Idalina Graça, Escola Olga Gil, Escola Sueli e Colégio Taba para uma visita à esposição Monteiro Lobato, Vida, Realidade e Sonho. Com monitoramento dos funcionários da Biblioteca e da FUNDART, os alunos receberam explicações sobre a vida e obra de monteiro do grande escritor. (Fonte: Fundart)

Biblioteca Instala Rampa para Deficientes

Ubatuba - Na última Quarta feira, dia 9, foi instalada na Biblioteca Pública Municipal uma rampa de acesso para deficientes. Atendendo um reivindicação antiga dos deficientes que encontravam serias dificuldedes de acesso naquele prédio. Está previsto para os próximos dias mais reformas e adequações dos espaços da biblioteca pública municipal. (Fonte: Fundart)

Sobradão terá projeto para garantir recursos

Ubatuba - Após o retorno da sede da FUNDART para o Sobradão do Porto, que funcionava na Biblioteca Municipal e alguns consertos, incluindo a eliminação de goteiras, a FUNDART está analisando a contratação de empresa para a elaboração de projeto para o restauro de todo o prédio.
Os serviços foram autorizados pelo presidente da FUNDART, Flávio Girão que desde o início conta com supervisão do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN , através de sugestões encaminhadas pôr meio de relatórios técnicos.
Na última Quarta-feira (09), as arquitetas Fernanda Palumbo e Isabela Galvez, cuja empresa foi coordenadora do restauro completo da Igreja Matriz de São Sebastião, do século XVII, estiveram vistoriando o prédio em Ubatuba para o início de um levantamento sobre seu estágio de conservação.
De acordo com as arquitetas, o prédio impressiona pela grandiosidade e riqueza de sua história. A restauração, a exemplo de intervenções em outros prédios, compreenderá obras em etapas que permitirão inclusive repasse de recursos em parcelas. O projeto terá como referência as diretrizes do IPHAN para se enquadrar nas normas do Programa Nacional de Cultura - PRONAC, do Ministério da Cultura, e para candidatar-se aos recursos de imposto de renda das empresas em projetos culturais.
A FUNDART recebeu ainda um relatório técnico do restaurador Júlio Moraes indicando quais as tonalidades e distribuição exata das cores originais. A sugestão é de fachada cor de rosa e portas, janelas e batentes em branco e azul-anil. Júlio, com experiência internacional, incluindo México e Itália, segue também as orientações do IPHAN.
A visita na Quarta-feira contou ainda com a participação do Sidney Giraud, secretário de Arquitetura e Urbanismo, da Prefeitura que vem acompanhando as obras da FUNDART e os projetos de restauro do Sobradão desde o início da atual administração do prefeito Paulo Ramos.
A empresa que deverá elaborar o projeto do Sobradão coordenou o restauro de alguns prédios em São Sebastião, Arquivo Histórico (século XVIII), Capela de São Gonçalo (século XVII), antigo Grupo Escolar (século XIX) além de 5 imóveis no centro histórico de Salvador, que serão adaptados para um empreendimento hoteleiro. (Fonte: Fundart)

Oficina de Dança da FUNDART homenageia as Mães

Ubatuba - Durante a semana do dia das mães a Oficina de Dança da FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, fez uma homenagem, abrindo as portas para as mães das alunas assistirem à uma aula de ballet clássico. Durante esta aula especial a professora faz uma rápida explicação de desenvolvimento da classe e no final da aula as mães recebem, como símbolo de amor, uma rosa oferecida pelas alunas.
A Oficina de Dança da FUNDART conta hoje com 97 alunos, que são orientadas pelas professoras Alessandra Penha e Viviani Nunes Coelho. (Fonte: Fundart)



Maré Hotel de Ubatuba
 Nipakh Honda Hospede-se em Caraguá


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor