Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 11 de julho de 2001 - Nº 330 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Sem-teto invade áreas em bairro de Ubatuba
Sindicato dos Bancários realiza ato em Ubatuba
Irmãos Grael participam de campeonato de iatismo em Ilhabela
Ilhabela terá barco campeão mundial
Comerciante é baleado em bairro de Caraguá


Sem-teto invade áreas em bairro de Ubatuba
Pelo menos 200 famílias decidiram ocupar áreas públicas e particulares em busca de lote de terra

Ubatuba - Mais de 200 famílias de sem-teto invadiram áreas públicas e particulares no Jardim Carolina, periferia de Ubatuba. A maioria diz que viu a movimentação no local e resolveu garantir um lote. Os donos da área estão entrando com pedido de reintegração de posse.
A área invadida fica ao longo da estrada do Monte Valério e segundo estimativa da Polícia Militar é de que 30 hectares.
"A lei aqui é esta. Chegou, limpou e cercou o terreno, ninguém mais pode entrar", disse Ilma Teles, 28 anos, que está limpando uma área junto com o irmão.
As invasões começaram na semana passada e ganharam força no final de semana quando aumentou a procura por uma área. A informação sobre o local foi passando de boca em boca.
Jorge Amaro, 28 anos, pai de dois filhos, disse que estava andando pela estrada quando viu a movimentação. "Fiquei sabendo que o prefeito Paulo Ramos havia liberado a área para as famílias carente e estou procurando um lugar para levantar meu barraco."
Alguns dos invasores estão dormindo em barracas de plástico ou de madeira para não perderem o lugar. A aposentada Benedita Juliano de Araújo, 58 anos, disse que está com as mãos machucadas de tanto carpir o terreno e montar a barraca.
"Estou fazendo esse serviço para meu irmão que não tem mais condições de pagar aluguel, mas não pode abandonar o serviço de catador de latinha."
O pagamento de aluguel é a principal explicação da maioria dos invasores para buscar um pedaço de terra na área invadida.
OUTRO LADO - O secretário municipal de Obras de Ubatuba, Andrade Henrique dos Santos, disse ontem que não houve nenhuma autorização para a ocupação da área e que as 16 famílias que estão na área pública terão que sair. "Estamos aguardando apenas a liminar da Justiça."
Com relação às outras famílias que estão em área particular o secretário Andrade Henrique dos Santos disse que a prefeitura não pode fazer nada.
Um dos proprietários da área invadida, Domingos Chieus Filho, 75 anos, disse que está entrando com a reintegração de posse dos lotes. "Eu pago o Incra todos os anos e a terra não está abandonada", reclamou. (Fonte: ValeParaibano)

Sindicato dos Bancários realiza ato em Ubatuba

Ubatuba - O Sindicato dos Bancários de Taubaté e região realizou ontem um ato na região central de Ubatuba. O objetivo foi chamar a atenção dos moradores e clientes de bancos da cidade sobre a lei municipal que estabelece o tempo máximo de atendimento nas agências bancárias em até 30 minutos em dias normais e 45 minutos em vésperas e após feriados. A punição vai de advertência a multa entre R$ 413 e R$ 426 ao fechamento da agência. A estudante Carolina dos Santos, 17 anos, disse que não sabia da existência da lei. Ontem, ela ficou mais de duas horas em uma agência. (Fonte: ValeParaibano)

Irmãos Grael participam de campeonato de iatismo em Ilhabela

Ilhabela - A Equipe Telemar de iatismo está de volta ao cenário náutico brasileiro com três campeões olímpicos a bordo do veleiro Sorsa: Torben Grael (ouro em Atlanta/96, prata em Los Angeles/84, e bronze em Seul/88), Eduardo Penido (ouro em Moscou/80) e Lars Grael (bronze em Seul e Atlanta).
Reforçada, a Equipe Telemar corre atrás do título da categoria IMS da classe Oceano - a mais rápida da vela - na 28ª Semana de Ilhabela, que terá início no próximo sábado e termina no dia 21 de julho, em Ilhabela, no litoral de São Paulo.
A primeira regata a ser disputada pela Equipe Telemar será a Eldorado Alcatrazes por Boreste (IMS e ORC), cuja largada está prevista para as 10h30 deste sábado.
Além de Lars Grael (timoneiro), Torben Grael (proeiro), e Eduardo Penido, a Equipe da categoria IMS contará com Alan Adler e Clínio Freitas. (Fonte: BOL)

Ilhabela terá barco campeão mundial

Ilhabela - O velejador Eduardo Souza Ramos trouxe para Ilhabela o barco campeão mundial de vela oceânica (classe IMS), o "Mitsubishi Motors", e a estréia está confirmada para o próximo sábado, na regata Eldorado FM/Alcatrazes por Boreste que abre a 28ª Semana de Vela de Ilhabela. Na sexta-feira, foi a vez do navegador Amyr Klink anunciar sua participação na mesma prova, com o "Paraty", na classe Bico de Proa.
"A competição vai mostrar o excelente momento que a vela vive no Brasil", diz José Manoel Nolasco, diretor de vela do Yatch Club de Ilhabela. Depois da abertura, no sábado, dia 14 de julho, a semana terá mais quatro provas de percursos médio e triangular, de quarta a sábado, todas somando pontos para a classificação final de cada classe. O patrocínio da Semana de Vela é da Volvo Ocean Race, o novo nome da regata Whitbread (2001/2002), e Semp Toshiba.
Recordista da prova até Alcatrazes, o experiente Klaus Bieckark competirá com um barco de 32 pés, o "ESPN Brasil" , cuidando da tática, tendo ao lado o campeão olímpico Robert Scheidt (comandante) e Marcos Ferrari que vai secretariar a embarcação.
Com este veleiro, a equipe de Bieckark venceu no Campeonato Brasileiro, em Angra dos Reis. "Acho que no tempo corrigido, teremos boas chances se as condições favorecerem", explica Bieckark. Na prática, condições ideais para embarcações menores significam ventos fracos ou médios e poucas ondas. Ventos fortes e grandes ondas podem comprometer sua participação. Bieckark correu duas vezes a regata Eldorado FM/Alcatrazes, vencendo uma e terminando mal outra. "Não penso em bater outra vez o recorde. Mas acho que posso sonhar com a vitória", avalia.
Com duas vitórias cada, Torben Grael com o "PoliBrasil" e Mark Essle com "Corupira" são os principais vencedores da Semana de Ilhabela. Os dois velejadores voltarão a competir e Torben terá ao seu lado o irmão Lars Grael, no veleiro "Sorsa/Telemar".
"O objetivo principal, este ano, é fazer uma regata com apuro técnico, com ênfase nas comissões de julgamento. O velejador vai se sentir seguro na competição", analisa Edgard Rombauer, da Design & Sign Marketing, responsável pela organização do evento.
Esta é a primeira vez que a D&S, de Edgard, Elton Ramirez e Pepito Colomer, trabalha com a Semana de Vela. Até o final de semana, 93 barcos já estavam inscritos e o número de participantes poderá superar o recorde de 116 veleiros, o maior da história da competição. Este ano, as provas estarão abertas às classes IMS, ORC, RGS, Bico de Proa e Multicasco.
"Nossa preocupação, entretanto, é a qualidade do evento. Teremos uma série de atividades na região para quem passar a semana em Ilhabela, inclusive atrações só para as crianças", explica Edgard.
A Marinha confirmou que a fragata União dará a largada da regata Eldorado FM/Alcatrazes por Boreste, no sábado. O vencedor receberá o troféu Marinha do Brasil. (Fonte: Estadão)

Comerciante é baleado em bairro de Caraguá

Caraguatatuba - O comerciante V.G., 31 anos, levou dois tiros anteontem à noite quando estava passeando de bicicleta. O crime ocorreu na rua Januário Paulino Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, um dos mais violentos de Caraguatatuba. Segundo uma testemunha, ela andava com o comerciante pela rua quando foram fechados por um desconhecido de bicicleta que iniciou uma briga. Ele saiu e pouco depois retornou com outro homem e fez quatro disparos na direção de G. Ele levou dois tiros no abdômen e foi levado para o Pronto-Socorro da Casa de Saúde Stella Maris onde permanece internado. Segundo a polícia não há pistas dos autores dos disparos. (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Vulcano


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor