Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 11 de outubro de 2001 - Nº 395 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Acidente mata marinheiros no litoral
Marinha abre inquérito para apurar caso
Polícia vai reconstituir tiroteio que matou quatro seqüestradores
Viagem deve ser evitada das 16h às 23h
Uma conquista para a preservação de Ilhabela
Ilhabela: Democracia Insular
Governador libera R$ 59 mil para galeria de concreto em Caraguá
Semana da Redação Contábil no Módulo
Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte divulga projetos
Secretário de Turismo de Parintins estará em Ubatuba
Aniversário de Ubatuba terá prova pedestre
24ª exposição de orquídeas reunirá expositores de todo Brasil
Confraternização no Dia dos Professores
Caraguá participa da 5ª Jogos Regionais em Caieiras
Atletas de Ubatuba no JORI
Campeonatos de Surf acontecem em Ubatuba
Esportes no Dia das Crianças


Acidente mata marinheiros no litoral
Marinha acredita que embarcação tenha atingido as vítimas, que faziam treinamento com explosivos em navio

São Sebastião - Dois mergulhadores da Marinha do Brasil morreram anteontem à noite quando faziam exercícios de combate próximo ao cais do Porto de São Sebastião. Eles podem ter sido atingidos por uma embarcação.
O local foi interditado pelo comando da Delegacia da Capitania dos Portos para que fossem realizadas as buscas pelos marinheiros. Os corpos dos cabos Jaime Rodrigues Cardoso, 26 anos, e José Edmar Mendes de Mesquita Filho, 27 anos, foram resgatados por volta das 3h45, próximo ao pier de atracação.
Os dois marinheiros morreram de politraumatismo, trauma de crânio e tiveram membros amputados.
Cardoso era de São Luiz (MA) e Mesquita Filho, de Fortaleza (CE). Eles faziam exercícios de combate no navio Custódio de Mello. Os dois tinham que colocar simuladores de explosivos na embarcação e sair por uma rota de fuga previamente estabelecida. A tarefa havia sido concluída quando houve o acidente.
Segundo nota divulgada pelo vice-almirante do 8º Distrito Nautógrafo, comandante Ronaldo Fiuza de Castro, os exercícios realizados são rotineiros e os mergulhadores eram de grupos especiais de combate treinados para as atividades.
Ele informou que os corpos aparentavam ter sido atingidos por hélices de embarcação (leia texto nesta página).
BUSCAS - Durante todo o dia, marinheiros e guardas-portuários vasculharam o canal de São Sebastião em busca dos coletes das vítimas.
A suspeita é que os mergulhadores possam ter sido sugados por uma das balsas que faz a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.
O comandante Castro e a administração da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pela travessia, não confirmaram se o acidente ocorreu com a balsa.
O delegado titular da Polícia Civil de São Sebastião, Odair Bruzzos, disse que como o acidente envolve funcionário federal no exercício da profissão, a ocorrência será encaminhada para a Polícia Federal.
DESESPERO - Os familiares do cabo Cardoso, que moram em São Luiz (MA), ficaram chocados com o acidente. A tia de vítima, Lélia Maria de Jesus, disse que eles foram informados por volta das 11h que o sobrinho tinha sofrido um acidente enquanto mergulhava.
"Ele ligou para a mãe na terça-feira dizendo que estava indo para São Paulo participar de um treino e ela disse que preferia que ele trabalhasse em mecânica porque era menos perigoso", disse a tia.
A mãe do marinheiro, Leia Maria de Freitas de Jesus, passou o dia de ontem tomando sedativos. (Fonte: ValeParaibano)

Marinha abre inquérito para apurar caso

São Sebastião - O vice-almirante do 8º Distrito Naval, comandante Ronaldo Fiuza de Castro, disse ontem que será aberto um inquérito militar para apurar as causas do acidente que matou os dois marinheiros. As investigações devem durar 30 dias.
Ontem, uma equipe de oficiais vistoriou as balsas para saber se alguma delas pode ter atingido os cabos Jaime Cardoso e José de Mesquita Filho. O comandante não comentou sobre as suspeitas que eles teriam sido sugados por uma das balsas. "As investigações irão apontar o que aconteceu."
Em nota divulgada, o vice-almirante disse que entre as causas possíveis do acidente está uma possível desorientação por parte dos mergulhadores e uma correnteza mais forte em área localizada.
Ele disse que os exercícios à noite são comuns durante os treinamentos de combate da Marinha e que todos os fuzileiros estão preparados para as atividades. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia vai reconstituir tiroteio que matou quatro seqüestradores

Caraguatatuba - A polícia de Caraguatatuba vai reconstituir o tiroteio que resultou na morte de quatro seqüestradores no dia 4. A intenção é verificar se houve abuso por parte da equipe de investigadores de Campinas na abordagem à quadrilha, que estava escondida numa casa na Praia Martin de Sá.
Os assaltantes estavam com duas armas e os policiais, com quatro. Os criminosos podem ter ligação com a morte do prefeito de Campinas Toninho do PT e eram procurados por seqüestrar empresários.
Anderson José Bastos, Fábio Soares Menengrone, Alexandre Renato Pereira de Carvalho e Valmir Conti ainda tinham passagens pela polícia por assalto a banco e tráfico de drogas. Bastos também respondia por oito homicídios, segundo a polícia. Ele e Conti, conhecido como Valmirzinho, haviam sido resgatados da Penitenciária de Hortolândia, quando eram levados para audiência na capital, havia cerca de dois meses.
Segundo o delegado seccional do litoral norte, João Batista Filho, a reconstituição deve ser feita na próxima semana, mas ainda não foi marcada porque a data tem de ser combinada com os policiais de Campinas. "Ainda tenho de ouvir novamente os policiais e encontrar testemunhas da ação da polícia.Vamos pedir também nova vistoria na casa e nos veículos roubados, encontrados no local do crime", informou Batista. (Fonte: Estado)

Viagem deve ser evitada das 16h às 23h

Litoral Norte - Quem for viajar para o litoral e interior de São Paulo e para outros Estados deve evitar pegar a estrada das 16h às 23h. A sugestão é das concessionárias e das polícias rodoviárias Federal e Estadual. Amanhã, a viagem deve ser evitada das 6h às 13h. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que 1 milhão de veículos deixem a capital paulista. A NovaDutra prevê a passagem de 210 mil veículos no sentido Rio. A Dutra é o principal acesso a Aparecida, onde fica a basílica de Nossa Senhora Aparecida. A Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, e a AutoBAn (Anhanguera-Bandeirantes) estimam movimento de até 260 mil veículos. Nas federais Fernão Dias e Régis Bittencourt, a viagem hoje deve ser evitada das 17h às 20h. Nas estaduais, o pico previsto é das 14h às 23h. (Fonte: Folha Cotidiano)

Uma conquista para a preservação de Ilhabela

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos e o Diretor Geral do Instituto Florestal, Luís Alberto Bucci, assinaram dia 8 de outubro em Ilhabela, um importante documento que sela a parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Ilhabela para a realização de ações conjuntas visando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no município, bem como a implantação do Parque Estadual, criado em 1977.
O Protocolo de Intenções então formalizado prevê cooperação entre as instituições para realização de ações como a fiscalização ambiental no entorno e áreas do Parque Estadual de Ilhabela, a implantação de uma Política de Ecoturismo no município, tendo como projeto piloto a trilha Pancada D’água, compreendendo desde estudos de capacidade de carga para visitação e criação de normas, até a fiscalização, sinalização, instalação de equipamentos de apoio e suporte aos visitantes. E ainda apoio à implantação do Parque Estadual, com trabalhos de fiscalização, ecoturismo e educação ambiental.
“Trata-se de uma importante conquista para todos, pois finalmente estamos estabelecendo uma comunicação eficiente com o Parque, que o que representa o início da real incorporação de cerca de 85% do território representado pelo Parque na vida e economia da cidade”, afirma o Prefeito. “Estamos somando forças para defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, o que significa não só assegurar a biodiversidade, mas também garantir a qualidade de vida da população”, completa.
Este protocolo terá a duração de 1 ano, devendo ser substituído por um convênio que encontra-se em fase de elaboração, que dará continuidade aos trabalhos conjuntos, potencializando sua sinergia. (Fonte: PMI)

Ilhabela: Democracia Insular

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos recentemente deu mais um importante passo em direção a uma gestão democrática e participativa, um compromisso seu frente da Prefeitura de Ilhabela.
Trata-se do encaminhamento à Câmara Municipal do Plano Plurianual, que contou com ampla discussão popular para consolidação das ações e metas da administração pública para os próximos 4 anos.
As razões que fazem do prefeito um defensor da participação popular nas decisões da administração pública, vão além da convicção pessoal na capacidade de contribuição que o cidadão possui. Seja por vivenciar direta e diariamente os problemas, seja pelo valor da experiência pessoal de cada um, segundo Manoel Marcos, produzir propostas criativas através de um processo saudável de questionamento e discussão, traz um constante aprimoramento das ações do Poder Público. O verdadeiro respeito a população só é demonstrado pela concessão do direito de manifestação e pela consulta sobre os atos que irão interferir em suas vidas “A contribuição que cada cidadão pode dar é preciosa. Precisamos valorizar suas idéias, para que ele se sinta um agente atuante capaz de produzir mudanças na realidade que o circunda”, afirma o Prefeito. “Através da discussão fortalecemos a cidadania, levamos as pessoas a refletirem sobre seus próprios problemas e ainda ajustamos as ações às reais necessidades e anseios da população”, observa. “Um plano, legitimado pela participação popular, amplia o engajamento social em torno de algo que eles ajudaram a construir e que incorpora suas contribuições, tornando a comunidade parceira do Poder Público, somando forças para alcançar objetivos comuns”.
Neste último mês, o Prefeito promoveu a Semana da Cidadania, onde uma série de reuniões comunitárias acabaram por se prolongar por 2 semanas em diversos pontos da cidade. Cada encontro deu lugar a um debate relativo a um grande tema de interesse da população. Foram reuniões sobre saúde, educação, meio ambiente, esportes, turismo, obras, cultura e assistência social, organizados de forma a que as pessoas pudessem escolher os temas de sua preferência e debate-los com profundidade.
Uma proposta preliminar apresentada, foi elaborada por técnicos da administração, com base em informações levantadas junto a comunidade no inicio do ano, por ocasião das reuniões do Orçamento Participativo. A dinâmica de grupo permitia a discussão e análise dos problemas e propostas apresentados e sintetizava o consenso do grupo sobre eventuais questionamentos, sugestões e proposições de alteração no documento inicial.
Num segundo momento, a interação entre os grupos e os técnicos das Secretarias, ampliava a discussão e conduzia para os consensos que resultariam na confirmação ou alteração do documento original. Isso permitia que todos tivessem não só uma visão completa do planejamento proposto mas também a oportunidade de discutir cada programa, dando voz a todos os segmentos e também a todo e qualquer cidadão.
A metodologia adotada na condução das reuniões, mesclando o detalhe e o enfoque global das ações foi muito positiva e permitiu que cada um dos participantes efetivamente opinasse. “Fomos evoluindo a cada reunião, mas podemos melhorar muito mais”, afirma o Prefeito. A presença da população nas reuniões também se fez muito marcante e segundo Manoel Marcos, “a Semana da Cidadania só abriu a porta. A população pode ter certeza de que todas as questões importantes ligadas à nossa cidade, só serão encaminhadas após submetidas a sua apreciação”, conclui. (Fonte: PMI)

Governador libera R$ 59 mil para galeria de concreto em Caraguá

Caraguatatuba - A cidade foi beneficiada com mais uma verba do Governo do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin liberou no final de setembro R$ 59.170,43 para o projeto de construção de uma galeria de concreto armado na cidade.
De acordo com o secretário de Obras, Gilson Mendes, a verba será utilizada para a construção de uma galeria na rua Teotino Tibiriçá Pimenta (rua da Rádio Oceânica), que fica no Centro da cidade.
Vale lembrar que esta rua está no roteiro das vias públicas que serão pavimentadas pela Prefeitura Municipal. (Fonte: PMC)

Semana da Redação Contábil no Módulo

Caraguatatuba - O curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Módulo, realizará nos dias 15,16, 17 e 18 de outubro deste ano, às 19:00 no auditório Angelo Fonseca, das faculdades, a Semana da Redação Contábil, com o tema "CIDADANIA EMPRESARIAL: ASPECTOS SOCIAIS E CONTÁBEIS", evento este voltado para o corpo discente do curso, estando aberta vagas para profissionais da área contábil - administrativa da região do Litoral Norte. Maiores informações pelo telefone: 420.2000 das 8:00 às 12:00 de segunda à sexta. (Fonte: Modulo)



A aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso na aprovação do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO e do CURSO NORMAL SUPERIOR


Simplesmente PARABÉNS e MUITO OBRIGADO, eu meu nome, no das Faculdades Integradas Módulo, e, principalmente, nos dos docentes e discentes do nosso Litoral Norte e, em especial, de Caraguatatuba.
Creiam que a curto prazo, considerando as menções "A" nos principais tópicos de uma Autorização do MEC, ou seja, Coordenador, Corpo Docente e Projeto (Parcial, Total, Currículo, Ementas e Bibliografia), e,considerando também, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevê que já em 2004, todos os Professores de Educação Infantil e os das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, deverão ter o Curso Normal Superior, as Faculdades Integradas Módulo através do seu Instituto Superior de Educação farão uma notável mudança na qualidade da Educação Regional.
Finalmente, repito: PARABÉNS A TODOS!

Angelo Nogueira
Diretor Vice-Presidente da
S/C de Educação e Cultura do Litoral Norte Ltda.


Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte divulga projetos

Litoral Norte - O Comitê de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) tem mostrado o seu trabalho na região durante os seus quatro anos de atuação na região. Segundo dados do órgão, mais de R$ 2 milhões foram disponibilizados, através da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para transformar projetos em ações concretas. Na área de Saneamento Básico, estão sendo implantadas leis que disciplinarão caminhões que limpa-fossa. Estas estarão lançando efluentes (fluído que sai de determinado equipamento) nos locais carentes de sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Também estão sendo organizados cursos sobre manejo de resíduos sólidos através da Secretaria da Sáude do Estado. Neste novo planejamento também disciplina leis que podem influenciar a gestão de águas da região, como o caso que visa privatizar o saneamento no país, além de definir critérios para locação de todos os técnicos estarem atentos aos problemas e poder resolvê-los da melhor maneira possível. Está sendo iniciado também um trabalho para implantar atividades que incentivem o Turismo Sustentável em todos os municípios do Litoral Norte.
Haverá reuniões para discussão desses assuntos nos dias 17 de outubro em Ubatuba, na Escola Tancredo Neves, dia 18 na Câmara Municipal de Caraguatatuba, e também nos dias 23 e 25 em São Sebastião na CEBIMAR e em Ilhabela na Câmara Municipal. Durante estas reuniões, poderão participar além dos membros do Comitê, todos os interessados no assunto, como Associações de Amigos de Bairro, participantes de Sindicatos e outros. Para mais informações, o interessado pode ligar para o CBH de Ubatuba, o número (0**12) 423-3816. (Fonte: PMC)

Secretário de Turismo de Parintins estará em Ubatuba

Ubatuba - A convite do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), o secretário de Cultura e Turismo de Parintins (Amazonas), Sérgio Luiz Alves de Carvalho estará em Ubatuba de 17 a 28 de outubro, para apresentar as experiências e modelos que tratam do desenvolvimento do turismo de sua cidade. O convite foi feito na ocasião do 1º Simpósio e Exposição sobre Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável dos Países da Bacia Amazônica (Ecotur 2001) realizado de 24 a 27 de setembro, em Manaus.
Neste período de estadia em Ubatuba, o secretário de Parintins estará abrindo discussões e promovendo o intercâmbio de informações com os diversos setores e segmentos turísticos do município. Carvalho apresentará os benefícios com a implantação do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo), da qual a cidade de Parintins é pioneira neste tipo de trabalho. Falará também das experiências com criação da Associação de Artesãos, a utilização dos recursos do PNMT e know how da Embratur para o desenvolvimento do turismo.
A Prefeitura de Ubatuba organizou um Seminário Técnico que será ministrado pelo secretário de Parintins, na próxima quinta-feira, 18, às 19 horas, na escola Tancredo de Almeida Neves. Todos os setores serão convidados para participarem, como a Associação Comercial, Sindicato dos Hotéis, Associação de Pousadas, empresas privadas do segmento turístico, alunos do curso técnico e universitários. A palestra estará abordando a introdução ao turismo sustentável, análise da situação do município, visão de futuro da comunidade, planejamento e desenvolvimento e o processo de planejamento de marketing.
Para o prefeito Paulo Ramos (PFL) este tipo de intercâmbio com troca de experiências é fundamental para o crescimento de nosso município. “Estou convencido da necessidade da inserção de Ubatuba no PNMT e a implantação de modelos que proporcionem o crescimento do nosso setor turístico”, concluiu Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Aniversário de Ubatuba terá prova pedestre

Ubatuba - A secretaria de Esportes e Lazer realizará no sábado, 27 de outubro, a 33ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba. O evento faz parte das comemorações do 364º aniversário de Ubatuba. A prova será disputada nas categorias infantil (12 a 15 anos), juvenil (16 a 20 anos), adulto (21 a 35 anos), veterano (36 anos em diante) e feminino (acima de 12 anos). O evento acontecerá na avenida Iperoig, a partir das 9h30. Os interessados já podem se inscrever na secretaria de Esportes e Lazer, em horário comercial. (Fonte: ACS-PMU)

24ª exposição de orquídeas reunirá expositores do Brasil
A Setur - Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estará sediando neste final de semana a 24ª exposição de orquídeas. A abertura acontece nesta Quinta-feira 11, às 20h30

Caraguatatuba - Acontece neste fim-de-semana em Caraguatatuba, de 11 a 14 de outubro, a 24ª exposição de orquídeas, da AOLN - Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, sediada em Caraguatatuba.
O evento, que trará expositores de várias regiões como Belo Horizonte (MG), São José dos Campos, Pindamonhangaba, Assis, São Vicente, Guarujá, entre outros, estará mostrando diferentes tipos de orquídeas que a cada ano encantam os visitantes pelas cores e beleza das plantas.
A Associação foi fundada em Caraguatatuba em 1978 e desde então vem realizando anualmente a exposição de plantas. Com cerca de 20 associados atuantes, a AOLN estará abrindo a exposição na quinta-feira, 11 de outubro, às 20h30, no salão de exposições da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Confraternização no Dia dos Professores

Ubatuba - A secretaria municipal de Educação está preparando encontros de confraternização em comemoração ao Dia dos Professores. Na sexta-feira, 12, baile no Tênis Clube com a “Banda San Francisco”. Os diretores da rede municipal, estadual e particular deverão enviar a relação dos participantes para a secretaria de Educação, a partir do dia 9. O ingresso será um quilo de alimento não perecível ou latas de conservas, que serão destinados ao Lar Vicentino. O professor que estiver visitando Ubatuba também poderá participar do evento, apresentando na portaria o seu RG e hollerit. No sábado, 13, haverá churrasco de confraternização no Tênis Clube. A relação dos participantes também deverá ser enviada para a secretaria de Educação. Ainda no sábado, a partir das 21 horas, “Festival de Música, Teatro e Dança” na avenida Iperoig, com a participação do Grupo TAO, Oficina de Dança Suhel, Grupo Trancos e Barrancos, Lira Padre Anchieta e Grupo Veia do Forró. Já na segunda-feira, 15, Dia do Professor, a secretaria de Educação e a seção de Merenda Escolar realizarão almoço e entrega de uniformes para todas as merendeiras e auxiliares de serviços gerais de escola, a partir das 8h30, na escola Tancredo de Almeida Neves. (Fonte: ACS-PMU)

Caraguá participa da 5ª Jogos Regionais em Caieiras

Caraguatatuba - Caraguá estará participando dos 5º Jogos da 3ª Idade, que será realizado este ano na cidade de Caieiras, São Paulo. O evento estará acontecendo nos dias 12, 13 e 14 de outubro com a participação de cerca de 1.600 atletas vindos de 30 municípios do Estado de São Paulo. Cerca de 40 idosos estarão representando Caraguá nas modalidades vôlei adaptado, atletismo M e F, dança de salão, natação M e F, bocha, buraco, dama, baralho e dominó e truco. O Fundo Social de Solidariedade e a SER-Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá estão organizando o evento. No próximo dia 5, a SER, representada pelo professor Dagoberto Oliveira Azevedo, que participará do Congresso Técnico em Caieiras. O Congresso irá discutir as questões técnicas do evento. O evento é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado e tem a finalidade de integração e estimular a prática de atividades esportivas na terceira idade. (Fonte: PMC)

Atletas de Ubatuba no JORI

Ubatuba - Neste final de semana, 26 atletas de Ubatuba estarão disputando o V JORI (Jogos Regionais do Idoso), na cidade de Caieiras. Os jogos são promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Ubatuba estará competindo em onze modalidades. A presidente do Fundo Social de Ubatuba, Claúdia Regina da Fonseca, acredita que a equipe de Ubatuba trará bons resultados para a cidade. (Fonte: ACS-PMU)

Campeonatos de Surf acontecem em Ubatuba

Ubatuba - Neste próximo final de semana, dias 12 e 13 de outubro, acontece na praia de Itamambuca, o 5º Campeonato “Uluwato ZN de Surf”, a partir das 8 horas. Já de 18 a 21 de outubro, será realizada mais uma etapa do Circuito “Da Hui” Municipal de Surf. A competição acontecerá na praia Vermelha do Norte, a partir das 8 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Esportes no Dia das Crianças

Ubatuba - A secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba está realizando nos dias 10 e 11 de outubro atividades recreativas com os alunos das escolinhas municipais de voleibol, surf, basquete, futebol e natação, em comemoração ao Dia das Crianças. Professores e técnicos da secretaria estão promovendo gincanas, brincadeiras e confraternização com os alunos. As atividades acontecem nos períodos da manhã e da tarde na Piscina Municipal. Participam das escolinhas cerca de 1400 alunos. (Fonte: ACS-PMU)



Hotel Sol de Verão Grefran


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor