Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 11 de dezembro de 2001 - Nº 434 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

80 mil ficam sem água em Caraguá e São Sebastião
Estudantes de São Paulo se perdem em mata de Ubatuba
Mau tempo interrompe as buscas
Ibama aplica 33 multas no Litoral Norte
Promotoria quer dados sobre mergulhadores
Especulação atinge praias 'virgens'
Prefeituras fazem plano diretor
1º Fórum de Desenvolvimento Regional acontece em Caraguá
Litoral antecipada temporada de verão
Litoral Norte tem flor símbolo de qualidade de vida
Crise esfria ânimo sobre os argentinos
Guarda Municipal promove palestra de segurança nas estradas
Prefeitura cria mais um serviço on-line
2º Seminário de Coopertivismo começa hoje
Inquerito ainda sem conclusão
Morador fecha avenida após acidente
Grupo rouba caixa do BB em Ilhabela
Oficina de Teatro da Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe
Escola de Surf da Fundacc traz títulos e boas notícias
Uma programação especial para curtir o Verão 2002 “numa boa”
Skol Beach é atração em Caraguá
Futebol da Fundacc enfrenta time do Japão
Rodrigo Lobo fatura Taça Tio Sam de futmesa
Equipe de Ubatuba vence o Circuito de Águas Abertas
Carta do Leitor



80 mil ficam sem água em Caraguá e São Sebastião


Caraguatatuba/São Sebastião - Mais de 80 mil moradores de Caraguatatuba e São Sebastião ficarão sem água durante o dia de hoje. A Sabesp vai fechar os registros do Sistema Rio Claro. Segundo a empresa, serão feitas obras para melhoria do abastecimento e serviço de manutenção preventiva e corretiva nas instalações. Em Caraguá, faltará água na região central entre o Jardim Aruan até o Benfica, e em toda a região sul. Em São Sebastião, serão afetados os bairros da região norte e centro. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado a partir das 21h. (Fonte: ValeParaibano)

Estudantes de São Paulo se perdem em mata de Ubatuba

Ubatuba - Dois rapazes estão perdidos há mais de 60 horas na mata do Morro do Corcovado, em Ubatuba. A proposta era fazer uma caminhada até o pico do morro por uma trilha, mas eles não conseguiram retornar.
Os estudantes Ricardo Vieira Prata Silva, 20 anos, e Fabiano Vilas Boas Cardoso, 25 anos, entraram na mata por volta das 12h30 de sábado com destino ao pico do Corcovado.
Ricardo é filho de Stael Prata Silva, vice-presidente da Telesp, empresa ligada ao grupo Telefônica. O empresário contratou uma empresa particular de táxi aéreo para ajudar nas buscas junto com o helicóptero Águia 8 da Polícia Militar.
Os estudantes levaram barraca e tinham a intenção de passar uma noite na mata. O acampamento nessa área é proibido porque fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.
As equipes de resgate da Polícia Militar suspenderam as buscas por falta de condições climáticas e de visibilidade.
O Morro do Corcovado, que fica a 1.160 metros do nível do mar, é muito procurado por "trilheiros" e oferece uma das vistas mais bonitas do litoral e do Vale do Paraíba. O tempo de caminhada é de cerca de 5 horas. Por ter acesso íngreme e mata fechada, a trilha é classificada como de alto grau de dificuldade.
O primeiro contato dos estudantes foi feito no domingo quando Silva ligou de seu telefone celular para a namorada, em São Paulo, dizendo que estavam perdidos.
A família avisou aos policiais ambientais que deram início às buscas. Uma equipe do COE (Comando de Operações Especiais) também foi ao local, e só encontraram vestígios deixados pelos rapazes.
Mais de 30 "mateiros" --homens acostumados a andar na mata em direção ao pico do Corcovado-- também integraram as equipes à procura de pistas dos desaparecidos.
Segundo o pai de Ricardo, o filho estava acostumado a entrar na mata. "Há um ano ele fez um curso de alpinismo."
Eles levaram comida, água, barraca e celular. No primeiro contato que fizeram com os familiares, Ricardo disse que a comida havia acabado e que estavam com fome.
Segundo o capitão José Carlos de Campos, comandante do Policiamento Ambiental do Vale do Paraíba, uma pessoa com boas condições física pode aguentar até quatro dias sem comer, mas não muito tempo sem tomar água.
"O provável local onde eles estão é cercado por rios e córregos que podem ajudá-los a matar a sede até o resgate." (Fonte: ValeParaibano)

Mau tempo interrompe as buscas

Ubatuba - A falta de condições climáticas e visibilidade atrapalhou ontem às buscas pelos estudantes que estão desaparecidos em Ubatuba. Os dois helicópteros usados para vasculhar a área de mata fechada tiveram dificuldades para chegar mais próximos ao morro devido à densa neblina.
Por volta das 17h, a névoa ficou mais forte e as buscas foram interrompidas. Hoje, a previsão é que os trabalhos comecem por volta das 6h.
O comandante de Operações, tenente Iron Sérgio Ferreira Silva, criticou a ação dos "mateiros", alegando que houve problema de comunicação porque era impossível definir se as vozes eram ou não dos estudantes.
O vice-presidente da Telesp, Stael Prata Silva, pai de um dos rapazes perdidos, foi favorável à ação dos "mateiros" pelo fato deles conhecerem a região.
Havia informações que Silva teria oferecido um prêmio para quem localizasse o dois rapazes. Silva negou essa informação.
Mesmo sendo "trilheiros" já acostumados, os estudantes Ricardo Prata Silva e Fabiano Cardoso não levaram o aparelho de GPS que poderia ter facilitado as buscas.
Através desse equipamento é possível determinar todas as coordenadas via satélite para traçar o local onde se encontram. (Fonte: ValeParaibano)

Ibama aplica 33 multas no Litoral Norte

São Sebastião - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aplicou 33 multas por crime ambiental no arquipélago de Alcatrazes, a 40 km da costa de São Sebastião. As penalidades foram aplicadas de terça-feira até domingo e somaram R$ 25.500.
Durante a fiscalização, que envolveu 10 funcionários do instituto e policiais federais, foram apreendidos 11 arpões, 16 varas e outros materiais usados para pesca. A multa mínima aplicada foi de R$ 700.
Os infratores foram autuados conforme a Lei de Crimes Ambientais. Eles podem entrar com recurso na Unidade de Conservação da Estação Ecológica Tupinambá do Ibama, localizada em São Sebastião.
Os processos serão enviados ao departamento jurídico do instituto, em São Paulo. Depois da análise, o Ibama deverá encaminhar as notificações à Justiça Federal.
POLÊMICA - Há cerca de um mês, o Comando da Marinha proibiu a navegação em torno do arquipélago de Alcatrazes somente nos dias de exercícios de tiro.
A medida causou impasse entre a Marinha e o Ibama, já que a navegação é proibida pela Lei de Crimes Ambientais.
Segundo a chefe da Unidade de Conservação, Carla Marcon, o instituto não vai tolerar a navegação na área da reserva. A fiscalização deverá ser intensificada nos finais de semana.
"A Estação Ecológica permanecerá fechada para visitação, pelo menos enquanto não tivermos concluído o estudo científico", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Promotoria quer dados sobre mergulhadores

São Sebastião - A promotora da Justiça Militar, Najla Naffif Palma, de São Paulo, determinou na semana passada ao Comando do 8º Distrito Naval que sejam feitas novas investigações sobre a morte de dois mergulhadores da Marinha em São Sebastião, há cerca de 60 dias, durante um treinamento. A promotora pediu mais dados sobre o caso assim que recebeu o inquérito concluído pelo Distrito Naval sobre o acidente. A assessoria de imprensa do Distrito Naval informou que só dará declarações depois que o órgão for notificado.(Fonte: ValeParaibano)

Especulação atinge praias 'virgens'
O último empreendimento polêmico na orla marítima é um condomínio de alto padrão no Mococa, em Caraguatatuba

Litoral Norte - As últimas praias "virgens" do Litoral Norte estão sendo alvo de especulação imobiliária e ameaçadas de ocupação. Ambientalistas temem degradação ambiental e restrições no acesso às praias.
Em Caraguatatuba, uma das mais polêmicas construções na orla marítima é a de um condomínio de alto padrão na praia da Mococa, na região norte da cidade.
O projeto do empreendimento é de autoria do atual secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Eduardo Bevilacqua. A planta do condomínio prevê a construção de 34 casas de alto padrão, o que vai dificultar o acesso à praia.
De acordo com o projeto da obra, a via de acesso do lado esquerdo da praia está dentro da área de 35 mil metros quadrados que foi desmatada para a construção do condomínio.
Para o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), a instalação de condomínio da alto padrão vai aumentar a arrecadação tributária do município (leia texto nessa página).
MANGUE - Em julho, a Justiça embargou uma obra na mesma praia a pedido da Curadoria do Meio Ambiente do Litoral Norte. O órgão moveu uma ação civil pública após receber denúncia de crime ambiental.
De acordo com a Curadoria, o aterro feito para abrigar o condomínio teria atingido alguns pontos de mangue. O código de direito ambiental classifica mangue como área de preservação ambiental permanente.
Na época, a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que o empreendimento poderia utilizar até 25% do total da área do mangue, desde que a empresa se comprometesse a fazer recuperação ambiental em outra área.
Para ambientalistas os próximos alvos de especulação imobiliária serão as praias Brava, ao lado esquerdo da Martin de Sá, e Ponta Aguda, depois da Tabatinga. As duas praias têm difícil acesso.
Na opinião do ambientalista da ONG (Organização Não-Governamental) Vale Verde, André Miragaia, as praias Tabatinga e Cocanha foram prejudicadas com a expansão imobiliária.
UBATUBA - Em Ubatuba, a costa norte também corre o risco de ser alvo de especuladores, que inclui as praias da Palmada, Puruba, Itamambuca e Félix.
Para ambientalista Roberto Francine Junior, o projeto de Gerenciamento Costeiro, proposto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que passa ao município a responsabilidade de legislar sobre as áreas de preservação e proteção, vai facilitar a exploração das praias "virgens" da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeituras fazem plano diretor

Caraguatatuba/Ubatuba - As prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba vão desenvolver no próximo ano um Plano Diretor para determinar as áreas das cidades que podem ser destinadas à construção civil.
Segundo o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), a instalação de condomínio de alto padrão na cidade vai aumentar a arrecadação tributária do município.
"Para o município é fantástico porque existe cliente para esse tipo de empreendimento e as pessoas estão valorizando a cidade. Aumenta a arrecadação e traz mais pessoas para gastar dinheiro na cidade", afirmou o prefeito.
Ele disse que o perfil do turista de Caraguá está sendo modificado. "Com a chegada de altos investimentos tem mudado o tipo de turista."
Para Antônio Carlos, as construções não podem prejudicar o meio ambiente. "A preservação é importante. Tem que cuidar do meio ambiente. Tem que ter desenvolvimento com qualidade de vida", disse.
O Plano Diretor de Ubatuba está sendo desenvolvido pela prefeitura e vai definir a destinação do solo do município, como ocupação residencial, agricultura. Também será determinado quais locais serão recuperados. (Fonte: ValeParaibano)

1º Fórum de Desenvolvimento Regional acontece em Caraguá
O Sebrae estará realizando em parceria com as Prefeituras do Litoral Norte o 1º Fórum para discutir alternativas para desenvolver o setor turístico da região, nesta quinta-feira 13

Litoral Norte - As Prefeituras Municipais de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, além as Associações Comerciais do Litoral Norte juntamente com o Sebrae, estarão realizando nesta quinta-feira 13, o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte.
Na reunião, serão discutidas e apresentadas alternativas possíveis para o desenvolvimento da região, juntamente com a sociedade civil e instituições, responsáveis, juntamente com as prefeituras e associações comerciais, pelo futuro na região litorânea.
Poderão ser apresentados projetos nas áreas de Cultura, Artesanato, Manicultura e Turismo, que são formas sustentáveis e integradas de desenvolvimento sócio-econômico para o Litoral Norte.
O 1º Fórum de Desenvolvimento acontece no dia 13 de dezembro, das 8h as 18h, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, na rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 422-1744. (Fonte: PMC)

Litoral antecipada temporada de verão
Caraguá sedia mega evento a partir desta semana com shows de axé e pop music; S. Sebastião quer o Rei

Caraguatatuba - O Litoral Norte antecipa a temporada de verão com a realização de um mega evento a partir desta semana em Caraguatatuba. Bandas de axé e pop music se apresentam até o dia 29 de dezembro em um palco que será montado na praia do Massaguaçu, na região norte.
As cidades também programam eventos esportivos, culturais e artísticos para atrair os turistas para as praias. A programação oficial deve ser apresentada em 10 dias. Mais de 2 milhões de turistas são esperados durante a temporada.
O secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan, adiantou que o verão começa mais cedo na cidade com o show do grupo de reggae Tribo de Jah na quinta-feira, dia 13.
Também estão previstas as apresentações de Gang do Samba (15), Pratchanca (20), Luciana Mello (21), É o Tchan (27), Planta e Raiz (28) e Charlie Brown (29). Os ingressos devem custar R$ 10.
A cidade aposta ainda em eventos-shows com exibição de aeromodelismo e automodelismo, rally náutico, festival de vôo livre e apresentação de skate.
A principal novidade para essa temporada é a massagem na praia que vai acontecer na Tabatinga, Martin de Sá e Centro. Como evento esportivo o turista terá opção a aeróbica e caminhadas monitoradas.
Para esta temporada a prefeitura fechou uma outra parceria e vai produzir em janeiro o 'Caraguá Summer Music'. Alguns nomes como KLB, Bruno e Marrone, Skank, Zé de Camargo e Luciano e Alexandre Pires, já foram confirmados.
São Sebastião - Em São Sebastião a prefeitura também está programando um mega evento para o verão. Dois centros de atividades serão montados no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande e na Rua da Praia, no centro. Eventos paralelos acontecem em Boiçucanga, na costa sul.
Na ocasião, os banhistas terão atividades recreativas, shows musicais, alpinismo e esportes. Na Rua da Praia será destinada uma área de 100 mil metros quadrados para as atividades.
Nesse local também acontecem os shows gratuitos -- os nomes dos artistas ainda não foram definidos. Também haverá uma boate com quatro tendas sendo que cada uma vai tocar um ritmo diferente como axé, pop rock, MPB e tecno.
Segundo o assessor da prefeitura, Igor Veltman, um grande show está programado para o dia 20 de janeiro, feriado tradicional na cidade. Um dos nomes cotados é o de Roberto Carlos.
Outra novidade em São Sebastião será o passeio pelo centro histórico em uma jardineira de 1930 ou em uma charrete americana. "A idéia é trazer o turista para conhecer o que tem de melhor na cidade."
Ilhabela - Em Ilhabela, não haverá uma grande programação de verão. A cidade espera receber cerca de 30 mil turistas só com passageiros dos 18 navios que vão parar no píer da Vila.
O secretário de Turismo, Eduardo Espiaut, disse que será implantado o projeto cinema da praia, apresentações de concertos de música além da regata Caipirinha's Cup.
Ubatuba - Ubatuba decidiu adiar a super programação preparada para essa temporada por falta de recursos financeiros. O evento seria produzido pela empresa particular Sucessu's que não conseguiu fechar com os patrocinadores para este ano. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte tem flor símbolo de qualidade de vida

Litoral Norte - O Litoral Norte é um dos mais belos lugares para se estar durante a estação da Primavera, pois a profusão de cores e perfumes das encostas da Serra do Mar, fazem da região, um lugar realmente especial nessa época do ano.
Inúmeras espécies saltam aos olhos e são pontos de referência, como a orquídea nativa, a Cattleya Intermédia, que na Campanha “Viva A Primavera no Litoral Norte”, acaba de ser indicada por maioria de votos para ostentar o título de Flor Símbolo do Litoral Norte na primavera 2001, na Campanha “Viva a Primavera no Litoral Norte”.Dos votos apurados nas urnas distribuídas nos diversos municípios, a orquídea nativa ganhou, com 1.886 votos, mostrando ser a preferida da população regional, seguida da bromélia, com 1.558 votos.
Essa promoção, que teve início na primavera e encerrou-se em 15 de novembro, além de eleger a flor símbolo, destacou toda a beleza natural e o grande potencial comercial da região, veiculando no SBT-Sistema Brasileiro de Televisão, cerca de 200 comerciais apontando o Litoral Norte como “O Melhor Lugar para Passear e Comprar”.
Criada e coordenada pelo CBCavalcanti Marketing e Comunicação, com apoio e participação do SBT, a primeira edição da campanha foi grande sucesso: 13 estabelecimentos comerciais estiveram envolvidos na Promoção assim como a Prefeitura Municipal de Ubatuba e a ACIU - Associação Comercial e Industrial de Ubatuba.
Demonstrando a grande interatividade da campanha, nas 13 urnas distribuídas em São Sebastião, Caraguá e Ubatuba, foram computados 5.325 votos, e os freqüentadores dos estabelecimentos estarão participando de um sorteio de 200 camisetas estampadas com a ilustração da promoção.
O sorteio será realizado no próximo dia 13 às 10 horas na sede da CBCavalcanti Marketing e Comunicação, e a relação com os sorteados ficará afixada nos estabelecimentos participantes da promoção, a partir de 17 de dezembro.
“O que agora esperamos, é que os dirigentes dos órgãos públicos relacionados com turismo e cultura, bem como as associações representativas da iniciativa privada, endossem a opinião dos que, preenchendo mais de cinco mil cédulas, expressaram interesse em ter uma flor como um de seus símbolos de qualidade de vida” , disse Carlos Cavalcanti, idealizador da campanha. (Fonte: PMC)

Crise esfria ânimo sobre os argentinos

Litoral Norte - A retenção de dólares na Argentina tem feito as cidades do Litoral Norte repensarem as expectativas para o aumento do fluxo de turistas na região durante o verão.
O presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), Jorge Camargo, acha que a falta de um aeroporto na região ainda é o principal entrave para o turismo internacional.
"O turista tem muito trabalho entre descer em São Paulo, pegar ônibus ou van para chegar no litoral", explica.
Já o presidente da ACISS (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), Artur Ramirez Balut, disse que a crise argentina esfriou um pouco os ânimos dos comerciantes.
Representantes de Caraguá, Ubatuba e Ilhabela participação em outubro da FIT (Feira Internacional de Turismo) na Argentina com o objetivo de atrair um número maior de turistas para a região.
Para Balut, pacotes fechados durante a feira, é um dos principais motivos para acreditar que a temporada poderá não ser tão fraca. "Se movimento não subir deve pelo menos deve permanecer o percentual dos últimos anos." (Fonte: ValeParaibano)

Guarda Municipal promove palestra de segurança nas estradas

Ubatuba - Hoje, dia 11, às 10h no auditório do Ubatuba Palace Hotel, acontecerá uma palestra com o tema “Programa de Redução de Atropelamentos em Rodovias”. O palestrante será o diretor de Operações da Nova Dutra, Marcelo Chaim Rezk A iniciativa é da Guarda Municipal e da Prefeitura de Ubatuba.
No evento, Rezk apresentará exemplos técnicos e práticos de como foi reduzido o alto índice de acidentes que ocorriam na rodovia Nova Dutra. Falará, também, de como travar parceiras e das atividades de resgate dos Anjos do Asfalto. No final, haverá espaço para debate, com perguntas e sugestões dos participantes.
Segundo o camandante da Guarda Municipal, coronel Gilberto de Carvalho, esta palestra tem grande importância para o município. “Precisamos melhorar os índices de segurança em nossas estradas, principalmente na temporada. Ubatuba é margeada por rodovias que correm paralelas ao mar”, finaliza Carvalho. PMU

Prefeitura cria mais um serviço on-line

Ubatuba - O endereço eletrônico da Prefeitura de Ubatuba, www.ubatuba.sp.gov.br  está operando com mais um serviço ao contribuinte, através do item “Pesquisa de Débito”. Nele pode ser verificada a atual situação imobiliária, como IPTU, taxa de iluminação, dívida ativa e de imóveis em execução fiscal. No link mobiliário podem ser checadas informações sobre licença para ambulante, alvarás de funcionamento e para profissionais autônomos e liberais, entre outros.
Para o chefe do CPD (Centro de Processamentos de Dados), Roberto de Carvalho Rezende, o site da Prefeitura de Ubatuba está buscando o seu aprimoramento para oferecer mais conforto e comodidade ao contribuinte. “Com mais este serviço, oferecemos a possibilidade de velocidade na realização dos negócios imobiliários no município. Como exemplo, um negócio que esteja sendo concretizado num sábado e o comprador queira saber da situação do imóvel. É só acessar o link e digitar o número da inscrição do imóvel e terá o dossiê completo. O mesmo ocorre para veranistas com frequência em Ubatuba nos finais de semana ou mesmo na sua cidade de origem”, informa Rezende.
Há cerca de três meses a Prefeitura colocou no ar o seu endereço eletrônico, oferecendo serviço de consulta aos contribuintes. Foi inaugurado com o link “Pesquisa de Processo”, que já obteve mais de 1300 acessos. Há um mês entrou no ar o organograma da Administração e agora conta com a “Pesquisa de Débito”. A criação deste serviços é dos técnicos do CPD, Adriano Féliz Narciso e Luiz Antonio de Oliveira Serpa. (Fonte: ACS-PMU)

2º Seminário de Coopertivismo começa hoje

Ubatuba - Durante os dias 11 e 12, no auditório da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, estará acontecendo o 2º Seminário de Cooperativismo. A realização é da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba, através do “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”. O evento é aberto ao público e contará com palestras de Benedito Roberto Zurita, autoridade em cooperativismo no estado de São Paulo.
O Seminário contará com a participação das cooperativas que foram formadas em Ubatuba e as que estão em fase de consolidação. Tratará de assuntos referentes à criação e formação de associação através do cooperativismo, além dos aspectos jurídicos e de inserção mercadológica. Segundo os organizadores, este evento faz parte do processo de conscientização e profissionalização da mão-de-obra do município.
Hoje, terça-feira, o evento será realizado das 8 às 17h. E, na quarta-feira, 12, das 8 às 12h. (Fonte: ACS-PMU)

Inquerito ainda sem conclusão

São Sebastião - Quatro meses após o acidente que matou a modelo Fernanda Vogel e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro, a polícia de São Sebastião ainda não conseguiu concluir o inquérito que apura as causas da queda do helicóptero do Grupo Pão de Açúcar na praia de Maresias. Todas as testemunhas foram ouvidas, mas falta a apresentação do laudo do DAC (Departamento de Aviação Civil), que deve apontar se houve falha humana ou do aparelho. Pela quarta vez o inquérito foi encaminhado ao Fórum para que a Justiça conceda mais 30 dias de prazo. O acidente aconteceu no dia 27 de julho. (Fonte: ValeParaibano)

Morador fecha avenida após acidente

Caraguatatuba - Moradores do bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba, bloquearam ontem por duas horas o tráfego de veículos na avenida José da Costa Pinheiro Júnior, depois que uma criança morreu atropelada no local, por volta de 11h30.
Os manifestantes utilizaram pneus queimados para fechar a pista pouco depois do acidente.
Um caminhão que trafegava pela avenida atropelou o menino Natanael dos Santos Lúcio, 7 anos, que estava em uma bicicleta.
O motorista do caminhão, Paulo Roberto Barros, 40 anos, de São Sebastião, prestou socorro à vítima, mas o menino morreu no local.
Segundo a Polícia Civil, o motorista pode ser indiciado por homicídio culposo, mas deve responder em liberdade. Ainda de acordo com a polícia, não há indícios de que o veículo estaria em alta velocidade, o que atenua a responsabilidade do condutor.
Revoltados com o atropelamento, os moradores decidiram realizar a manifestação pedindo mais segurança à via, que passou a abrigar fluxo mais intenso de veículos nos últimos anos em razão do crescimento do bairro.
"Essa rua parece uma pista de corrida, e muitas crianças circulam por aqui diariamente. Vivemos num perigo constante", disse Joselita dos Santos da Silva, 35 anos, dona de casa residente no bairro que participava da manifestação.
Segundo ela, o risco de acidentes seria alto no local, pois há escolas nas proximidades e o fluxo de crianças e estudantes é intenso. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo rouba caixa do BB em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia de Ilhabela prendeu ontem pela manhã três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha que roubou na madrugada dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil na sede da prefeitura.
Os caixas foram recuperados, mas em um deles o dinheiro foi queimado pelos ladrões quando eles tentavam abrir o equipamento com o uso de um maçarico. Sobraram apenas R$ 180 parcialmente queimados.
Segundo o delegado Vanderlei Pagliarini, a suspeita é que a quadrilha tenha usado seis pessoas e três carros para o assalto.
Os ladrões amarraram e vendaram o vigia da prefeitura e colocaram os caixas dentro da perua. A van e um Golf foram apreendidos com os acusados, o pedreiro W.J.S., 30 anos, o desempregado A.E.N., 23 anos, e o autônomo D.S.A., 29 anos, que era procurado da Justiça por roubo de carga. O terceiro carro seria um Kadett preto.
O segundo caixa foi abandonado intacto pelos assaltantes na hora da fuga. (Fonte: ValeParaibano)

Oficina de Teatro da Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe
...”se dizemos às pessoas grandes :Vimos uma casa de tijolos cor de rosa, gerânios na janela, pombas no telhado...elas não conseguem , de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: Vi uma casa de seissentos contos. Então elas exclamam: Que beleza!(Antoine de Saint Exupéry) O essencial é invisível aos olhos...

Caraguatatuba - O Grupo Aquárius, sob a direção de Ivan Lotole, apresenta uma adaptação da obra ”O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, que acontece no dia 18 de dezembro, às 18 horas, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira-Fundacc, com entrada franca.
São 14 atores, jovens de 8 a 14 anos, das oficinas de teatro do Poiares, que já têm em seu currículo, interessantes trabalhos como “Suíie dos Pescadores” de Dorival Caymi, que foi apresentado várias vezes, entre outras, nos Festivais do Camarão em 2000 e 2001, e “A Bruxinha que era Boa” de Maria Clara Machado, que encerrou as atividades do ano passado, no Auditório da Fundacc, levando grande público.
“O Pequeno Príncipe” conta com coreografia de Érika Rangel e cenografia de Jac Costa. Para o diretor Ivan Lotole, o trabalho com esses jovens tem sido muito produtivo, e vem descobrindo grandes talentos como Danilo Neves, entre outros - “Neste espetáculo, ele interpretará o personagem do Pequeno Príncipe, numa tentativa de despertar o ser humano em busca de sua essência - finaliza o diretor. (Fonte: Fundacc)

Escola de Surf da Fundacc traz títulos e boas notícias
Com o slogan Antes no Mar do que na Rua, a escolinha de surf da Fundacc mostra o trabalho que vem realizando, obtendo significativas colocações em disputas entre escolas do estado de São Paulo, disputando com municípios já consagrados no esporte

Caraguatatuba - A escolinha de Surf da Fundacc esteve disputando o Quiksilver Surf School, o inovador campeonato entre escolinhas de iniciação ao surf, e obteve a 7º lugar, uma ótima colocação, levando-se em conta que Caraguá não é uma cidade com mar 100% propício para a prática do esporte. A escola de surf de Ubatuba foi a campeã no campeonato.
A última etapa aconteceu domingo, dia 2, na praia Grande, em Ubatuba. Foram 213 atletas divididos em 15 cidades, mostrando o que têm aprendido nos últimos tempos com seus professores.
O aluno Pedro Oliveira, 12 anos, o Pedrinho, foi o melhor aluno no ranking paulista 2001, ficando em 16º lugar na pontuação geral, apesar de só ter participado de duas etapas. Outros destaques foram Luciano Brulher, 13 anos, 18º lugar no geral na categoria iniciantes; na categoria Júnior, Marcus Vinícius obteve o 52º lugar; Leandro Santos, 42º colocação e Douglas Martins em 74º lugar.
Na categoria mirim, Marcus Vinícius 35º, Rosney 52º e Luciano Brulher, 54º lugar.
As boas notícias, segundo Luciano Sant’Anna, é que frutíferas parcerias estão se formando entre as escolas, e estão chamando a atenção do poder público, consagrando cada vez mais o surfe como esporte de muita importância em nossa região - “O projeto Antes no Mar do Que na Rua vai dar ainda muito mais frutos”, garante o instrutor. (Fonte: Fundacc)

Uma programação especial para curtir o Verão 2002 “numa boa”
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SER - Secretaria de Esportes e Recreação, preparou uma super programação para moradores e turistas curtirem o melhor as férias de Verão, com diferentes atividades físicas para todas as idades e gostos. Vale à pena conferir!

Caraguatatuba - O Verão 2002 está com tudo em Caraguatatuba. Objetivando proporcionar lazer e diversão para quem escolhe Caraguá para curtir a temporada e nos finais de semana, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação já está se preparando, com atividades especiais e diversificadas, que estarão acontecendo de 7 de janeiro a 10 de fevereiro, em ginásios, campos de futebol, piscinas e praias, em todos os bairros da cidade.
As inscrições para as atividades esportivas podem ser feitas no próprio local onde serão desenvolvidos os projetos.
Na região Sul, a principal atividade esportiva a ser desenvolvida é futebol de campo, que estará acontecendo no campo de futebol do Barranco Alto. No Porto Novo, haverá Futebol de Salão nas categorias Masculino e Feminino e Capoeira com o grupo Abadá, na quadra Isaías de Souza.
Na região Norte também haverá Futebol de Salão e Karatê, no ginásio poliesportivo “Márcio Fleury”, além das aulas de Voleibol Masculino e Feminino, para crianças de 10 a 16 anos.
Na região central, as atividades são diversificadas e estarão acontecendo “a todo vapor”. No Poiares tem Futebol de salão para a faixa etária de 7 a 14 anos, no ginásio de esportes “Benedito Lippi” e Natação para crianças de 5 a 14 anos, no Centro Esportivo Municipal.
Para os adeptos à caminhada, Caraguatatuba possui um calçadão propício para a atividade, à beira mar, com a melhor vista da cidade, a da Avenida da Praia. Lá estará acontecendo durante todo o Verão 2002 o projeto “Bate Coração”, com monitoramento das atividades físicas, averiguação de pressão arterial e outros serviços sempre às terças e quintas-feiras e sábados, das 7h30 às 9h30 e no final da tarde, das 18h às 19h30, e no Domingo, das 7h30 às 9h30, no prédio do fraldário, próximo à Praça de Eventos.
Na Praça Ton Ferreira haverá Futebol de Areia Masculino e Feminino, Vôlei de Areia, Futvolei, Recreação, Vôo Adaptado, Biribol, Capoeira, Dança de Rua, tudo para proporcionar à comunidade e visitantes uma melhoria na qualidade de vida através da atividade física.
Fora isso, nas praias de Massaguaçu, Mocóca, Cocanha e Tabatinga, haverá vôlei de praia recreativo e competições de vôlei, previstas para terem início no dia 12 de janeiro de 2002. A 1ª etapa acontece dias 12 e 13 de janeiro de 2002, na praia da Cocanha. A 2ª etapa está prevista para 19 e 20 de janeiro, na Martim de Sá. A 3ª etapa acontece dias 26 e 27 de janeiro no Indaiá e a última fase do campeonato será realizada em 02 e 03 de fevereiro, na praia da Tabatinga.
Com essa programação especial, fica difícil resistir à Caraguá. Além das atividades já programadas pela Secretaria de Esportes e Recreação, estarão acontecendo eventos paralelos na praça Ton Ferreira, Praia do Centro e Avenida da Praia, como Street /Half e Skate, Mountain Bike de Praia e Cross Country de Praia (corrida pedestre). (Fonte: PMC)

Skol Beach é atração em Caraguá
Evento poderá trazer o músico Wilson Sideral, entre outras atrações

Caraguatatuba - Caraguá será palco de várias atrações durante as programações de verão 2001/2002. Entre elas, no próximo dia 28 de dezembro será realizada a “Skol Beach” no Espaço Bijos Eventus a partir das 22h. A casa de shows fica no início da Rodovia Caraguá-Ubatuba, próximo à ponte do bairro do Canta-Galo em Caraguá.
O evento trará muitas novidades como a presença do músico Wilson Sideral (irmão de Rogério Flausino, vocalista do grupo Jota Quest. Já para quem curte um Reggae e um Rock haverá um ambiente externo com as bandas “High Flyer” e “Furnicari” fazendo a trilha sonora com um repertório variado dentro desses estilos. Haverá também um super-telão mostrando os dois ambientes da festa.
No ambiente interno da festa haverá a presença da equipe de iluminação mais famosa do país, a “Art Laser “, de São Paulo, além de um grande acervo de som eletrônico com os melhores DJ’s do estado e do Litoral Norte.
As mais variadas bebidas estarão sendo oferecidas para o público presente. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Ubatuba e da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá).
Os ingressos antecipados serão vendidos por R$ 7 nas lojas Água do Mar Surf Shop, Hellas Calçados, Mr. Cook, El Som, Dri Jornais e Revistas e Internet Café. Em Ubatuba, no quiosque Ponto de Encontro (Praia Grande), Maré FM e nas melhores bancas do centro da cidade. Em São Sebastião estarão disponíveis nos Supermercados Garça, Morada FM e Beira-Mar FM.
O telefone para contato é o (0**12) 9766-0651, falar com Rogério. (Fonte: PMC)

Futebol da Fundacc enfrenta time do Japão

Caraguatatuba  - A Escolinha de futebol-arte da Fundacc, sob a direção do monitor Paulo Roberto Messias, o Paulão, estará participando entre os dias 17 a 23 de dezembro, do IV Torneio Internacional de Verão que acontecerá nos municípios do Litoral Sul de São Paulo -Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, e Itariri.
Participam também desse torneio, entre outros, os times Corinthians Paulista, ADC São Caetano, Shenhua, da China, Yaita Brusa, dos EUA. Caraguá enfrenta no dia 18 o Etti Jundiaí, dia 19 a seleção de Itariri, e no dia 20 o Yaita Soccer, do Japão.
Os alunos, garotos de 15 e 16 anos e o monitor Paulão agradecem a todos que apoiaram a viabilizar a viagem e estadia deles durante o Torneio. (Fonte: Fundacc)

Rodrigo Lobo fatura Taça Tio Sam de futmesa

Ubatuba - Neste último Domingo, 9 de Dezembro, a AUFM promoveu a 2a Copa Caiçara de Futebol de Mesa, que colocou em disputa a cobiçada “Taça Tio Sam”. Vários botonistas estiveram presentes no Tubão para o último evento do ano da modalidade das palhetas.
Alguns dos pretensos favoritos ao título não estiveram presente ao evento, como o atual campeão da Copa Caiçara, Marcos Bento, o atual campeão ubatubense, Ednelson Prado, e o líder do ranking municipal, Edu Macedo Jr. A ausência dos principais rivais deixou com Ralph Solera, vice-líder do ranking, todo o favoritismo do torneio. Entretanto, ainda nas Quartas-de-Finais, Ralph foi eliminado por Bruno Brunieri, nos pênaltis, na maior zebra do ano. Também nas Quartas-de-Finais, o cabeça-de-chave nº 2, Alexandre Augusto, foi eliminado por Rodrigo Lobo e, nos outros confrontos, Daniel Gusmão venceu Gustavo Vieira e Sílvio Fonseca, nos pênaltis, passou por Rafael Rangel.
Nas Semi-Finais, Rodrigo Lobo, muito inspirado, venceu Daniel Gusmão duas vezes, enquanto Sílvio Fonseca sofreu para passar pela surpresa do torneio, Bruno Brunieri, que quase levou a decisão para os pênaltis novamente. Na decisão do 3º Lugar, Daniel venceu Bruno.
Nas Finais, Rodrigo Lobo mostrou um bom jogo e venceu o jogo de ida por 2x0, o que lhe garantiu o título mesmo com a derrota no jogo de volta, por 2x1. Além da taça, Rodrigo levou os prêmios de melhor ataque e maior invencibilidade do evento.
Mais detalhes sobre a Taça Tio Sam no site da associação www.geocities.com/aufm  ou por e-mail (aufm@bol.com.br).

Equipe de Ubatuba vence o Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - A equipe da Prefeitura Municipal de Ubatuba venceu a decisiva 5ª etapa do Circuito de Águas Abertas de Ubatuba, disputada na praia do Cruzeiro na manhã de domingo, 9. A equipe do Esporte Clube Elvira, de Jacareí, ficou com o vice-campeonato, seguida pelo Clube Literário, de Guaratinguetá, na terceira posição. A colocação das equipes foi a mesma no placar geral.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura, contou com a participação de mais de 200 atletas das equipes de clube das cidades de Ubatuba, Jacareí, São José dos Campos, Guaratinguetá e São Paulo. As provas foram divididas em 250, 500, 1000 e 3000 metros, entre as categorias feminino e masculino.
A primeira etapa foi disputada na praia da Enseada. A segunda, que deveria ter sido no Perequê-Açu, foi transferida para a praia do Cruzeiro em razão das condições do mar. As outras etapas foram disputadas nas praias da Picinguaba e Almada. Nesta prova, foram premiados os três melhores colocados do ano em cada categoria. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Acesso Bloqueado - Gostaríamos de trazer ao conhecimento público, fatos que vem ocorrendo no Município de Ubatuba que envolvem um órgão Estadual, no caso o DER. Somos proprietários de um Hotel e Restaurante localizado na praia da Lagoinha em uma marginal às margens da rodovia SP 055, estabelecidos na região desde 1971, bairro de alta densidade populacional, com casas em ambos os lados da rodovia e considerado pela Prefeitura Municipal e pelo DER como de perímetro urbano, cercado por todos os lados de arame farpado, possuindo apenas um acesso controlado para a praia, que tem mais de 2000m de extensão e distante de nosso estabelecimento à mais de 300m.
Em consulta ao DER, na pessoa do Engenheiro Luiz Fernando Sampaio, chefe da RC6.4, nos foi dito que pelas características acima mencionadas poderíamos obter um acesso direto para nosso estabelecimento facilitando assim o uso de nossas instalações por parte dos turistas visitantes.
Ocorre que nesta praia, existe um grupo de veranistas que se organizaram numa associação denominada SALGA (Sociedade Amigos da Lagoinha) que não representam a totalidade do bairro, apenas uma casta de privilegiados e estão tentando e conseguindo transformar uma praia pública num gueto com características discriminatórias que nos atemorizam, pois pensávamos que estas práticas estivessem a muito abolidas.
Com o parecer favorável e uma autorização provisória para que procedêssemos a abertura para a rodovia, a SALGA teve uma reação imediata e fulminante, conseguiram através de pressões que desconhecemos, que os superiores do mencionado Engenheiro o acuassem e, ameaçado e pressionado se viu obrigado a impedir e fechar o dito acesso provisório, mostrando um poder de pressão e influência junto ao DER incompatível com os dias atuais e como diz a propaganda oficial do Governo, não se prestaria mais a esse tipo de desserviço, chegando inclusive a ser pedida “a cabeça do responsável”.
O que nos causa estranheza e indignação, é que uma empresa hoteleira, numa cidade onde o Turismo representa tudo para a sua população, empresa esta que gera empregos, recolhe impostos Municipais, Estaduais e Federais, promove o bem estar de várias famílias, profissionaliza seus funcionários e que luta como pode para sobreviver nas dificuldades atuais, e um órgão da importância do DER possam estar sujeitos à vontade de poucos privilegiados, que nem sequer mantém domicilio definitivo aqui, não influem politicamente na região pois votam em seus domicílios, e o único emprego que geram é para caseiros, onde muitas vezes o pagamento é apenas a troco de moradia, tem um poder e uma prepotência tão abrangentes que ditam normas e o que cada um pode fazer ou não em seu ramo de atividade.
Estamos reforçando junto ao DER, toda a documentação e argumentação para que nos seja dado o direito de reativar o acesso que já foi feito, inclusive se necessário recorrer a Justiça.
Pedimos apenas da opinião pública, que apoie e preserve o Engenheiro, pois é realmente um funcionário público exemplar, educado e prestativo, nos orientando e demonstrando que é possível haver humanidade no serviço público, e se possível que o órgão tenha isenção para conceder ou negar nossa petição sem se utilizar de critérios espúrios, apenas os técnicos.

Francisco Sorroche
Casarão da Lagoinha Hotel e Restaurante Ltda
Ubatuba - SP
sorroche@iconet.com.br


Porto de São Sebastião - Esta sendo formada uma comissão local afim de mobilizar a comunidade sobre a importância da tão sonhada ampliação do porto de São Sebastião Esta comissão será formada por representantes da Receita federal, OAB, Ministério de Trabalho, Operadores Portuarios, Trabalhadores portuários, associação comercial e moradores.
A Primeira reunião esta sendo agendada para dia 13 de Dezembro as 19:00 na Associação Comercial. Tel para Contato Sr Zildo 452-6288.

Zildo
São Sebastião - SP
s.l.b.@uol.com.br

 

Chalés Saint Tropez Villa Bella Chalés Maranduba

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor