Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 12 de dezembro de 2001 - Nº 435 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Dupla é resgatada da serra após 78 horas na mata
Equipe usa mapas e GPS nas buscas
1º Fórum de Desenvolvimento Regional do LN acontece em Caraguá
Bares de Ubatuba são fiscalizados
Massaguaçu terá shows no fim-de-semana
“Ballantines Fest” agita Caraguá na próxima sexta-feira 21
Curso de caixas e embalagens
Comemorações Natalinas em Caraguá
SME dará continuidade à Educação de Jovens e Adultos em 2002
Encontro de Educação e Prevenção à AIDS
Voto eletrônico escolhe Cartão de Natal
Conselho Tutelar divulga seus trabalhos em 2001
CECAN realiza vacinação gratuita
SSM faz previsão de serviços de coleta de lixo para temporada 2002
Palestra sobre segurança no trânsito reúne cerca de 100 pessoas
Câmara vence Ação Popular contra Assessores
Coordenador Estadual do PL visita Caraguatatuba
Sabesp dá explicações à Câmara sobre obras na cidade
Quadrilha furta cartões telefônicos no litoral
Circuito Universitário de surfe será definido em Ubatuba
Carta ao Leitor



Dupla é resgatada da serra após 78 horas na mata

Ricardo Prata e Fabiano Cardoso ficaram perdidos na mata quando tentavam alcançar morro do Corcovado, em Ubatuba

Ubatuba - O analista de sistemas Ricardo Prata Silva, 21 anos, e o webdesigner Fabiano Vilas-Boas Cardoso, 26 anos, foram resgatados ontem pela manhã após ficarem perdidos por mais de 78 horas no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.
Eles entraram na mata no último sábado para fazer uma trilha até o Pico do Corcovado, que fica a 1.160 metros do nível do mar e leva 5 horas para ser alcançado.
Os dois foram localizados por volta das 6h30, mas só saíram da mata às 11h50. O mau tempo impediu que o resgate fosse feito por helicóptero. Os rapazes tiveram que caminhar por cerca de 2 horas.
Patrulhas do COE (Comando de Operações Especiais), da Polícia Militar, da Polícia Ambiental, do GAC (Grupo de Apoio Civil) e um grupo de índios da aldeia Renascer e mateiros --moradores da região acostumados a andar na mata-- reiniciaram as buscas durante a madrugada em uma área que ainda não havia sido percorrida no dia anterior.
ENCONTRO - Segundo o capitão Reinaldo Simões Rossi, comandante do COE, pouco antes do dia clarear, foi possível ouvir os gritos dos estudantes. A equipe comunicou o helicóptero particular que estava sobrevoando a região, que conseguiu localizá-los,
Eles estavam em cima de uma pedra, a cerca de 200 metros de altitude do Pico do Corcovado, e a 1 quilômetro fora da trilha.
O pai de Ricardo, Stael Prata Silva Filho, vice-presidente da Telesp, empresa do grupo Telefônica, estava no helicóptero e jogou suco de laranja, bolacha e água para o filho e Cardoso.
"O primeiro gesto que eu vi meu filho fazer quando avistou o helicóptero foi tomar o restante de água que tinha no cantil. Para mim foi uma alegria vê-lo bem e ao mesmo tempo trouxe uma agonia para um resgate rápido."
Em uma segunda viagem, dois integrantes do COE usaram uma corda para descer de rapel pelo helicóptero e resgatar os rapazes. "Eles estavam bem, felizes e animados para sair da mata", disse o soldado Téccio Urbano Rosa.
A equipe de operações optou por descer pela trilha porque o morro foi coberto por uma forte neblina, o que impediu o resgate de helicóptero. Por volta das 10h, o grupo iniciou a descida.
CANSADOS - Ricardo e Fabiano aparentavam estar cansados, tinham vários arranhões pelo corpo, mas se mostraram animados com a receptividade.
No reencontro com o pai, Ricardo chorou em seu ombro e recebeu a orientação para tomar mais cuidado e levar equipamentos necessários nas próximas trilhas.
Ricardo disse que essa foi a segunda vez que fez a trilha do Pico do Corcovado. "Na primeira vez eu perdi a máquina. Agora, voltei para fazer fotos, mas só bati seis chapas."
Ele disse que percebeu que estava perdido no domingo e que deve ter saído da trilha quando uma forte neblina cobriu a região.
Os amigos disseram que um dos piores momentos da aventura foi quando se depararam com uma cobra e tiveram que matá-la. Eles levaram barraca e a intenção era passar apenas uma noite na mata.
ERRO - Ricardo Silva e Fabiano Cardoso cometeram um erro grave ao entrarem na trilha. Eles não comunicaram nenhum órgão oficial de que iriam fazer a caminhada e não usaram guias cadastrados pelo parque.
Segundo o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Luís Roberto Numa de Oliveira, esse procedimento é considerado padrão para quem entra em qualquer uma das trilhas.
A trilha do Pico do Corcovado é bastante procurada por "trilheiros". Ela oferece uma das visões mais belas do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Segundo Oliveira, é proibido acampar no local. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe usa mapas e GPS nas buscas

Ubatuba - O COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar utilizou mapas cartográficos da região da Serra do Mar, onde fica o Pico do Corcovado, em Ubatuba, para localizar os dois rapazes que se perderam no local.
Um grupo de 20 patrulheiros do COE participou da operação de resgate. Segundo o comandante da operação, capitão Reinaldo Simões Rossi, a equipe também utilizou um GPS (Global System Position), faca, bússola e cantil. "Com esse aparato é possível chegar a qualquer lugar."
Em três dias de operação, as patrulhas fizeram uma varredura em cerca de 20 quilômetros de mata fechada. Segundo o tenente Iron Sérgio Ferreira Silva, essa região era desconhecida para o grupo.
Em cada área vasculhada, as equipes incluíam os dados do GPS --um instrumento de localização via satélite-- em um banco de dados. "Se houver necessidade futura, temos as localizações exatas dos pontos cadastrados." No total, foram 32 áreas registradas.
Silva afirmou que para uma operação para ser bem sucedida não pode haver muita aglomeração. Ele criticou o excesso de civis que entraram na mata enquanto aconteciam as buscas.
"Se não houvesse tanta gente gritando ao mesmo tempo e confundido as orientações, os rapazes poderiam ter sido localizados há mais tempo." O resgate de pessoas em áreas de difícil acesso é uma das especiliadade do COE. (Fonte: ValeParaibano)

1º Fórum de Desenvolvimento Regional do LN acontece em Caraguá
O Sebrae estará realizando em parceria com as Prefeituras do Litoral Norte o 1º Fórum para discutir alternativas para desenvolver o setor turístico da região, nesta quinta-feira 13

Litoral Norte - As Prefeituras Municipais de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, além as Associações Comerciais do Litoral Norte juntamente com o Sebrae, estarão realizando nesta quinta-feira 13, o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte.
Na reunião, serão discutidas e apresentadas alternativas possíveis para o desenvolvimento da região, juntamente com a sociedade civil e instituições, responsáveis, juntamente com as prefeituras e associações comerciais, pelo futuro na região litorânea.
Poderão ser apresentados projetos nas áreas de Cultura, Artesanato, Manicultura e Turismo, que são formas sustentáveis e integradas de desenvolvimento sócio-econômico para o Litoral Norte.
O 1º Fórum de Desenvolvimento acontece no dia 13 de dezembro, das 8h ‘as 18h, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, na rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 422-1744. (Fonte: PMC)

Bares de Ubatuba são fiscalizados

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba criou um selo de qualidade para classificar bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques da cidade de acordo com as condições de higiene.
O objetivo é percorrer os cerca de 400 estabelecimentos de Ubatuba que atuam no setor alimentício. Os funcionários da Vigilância Sanitária começaram a fiscalização esta semana.
Serão distribuídos 1.000 panfletos informando sobre o padrão de higiene dos locais fiscalizados, que irá variar entre as classificações "aceitável", "bom" e "excelente".
REAÇÃO- Segundo o presidente da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), Mohamad Ramadan El Ali, os comerciantes apóiam a iniciativa da prefeitura.
"Conforme a classificação, o próprio empresário vai buscar melhorar os serviços oferecidos", disse.
Para o diretor-presidente do Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba, Luiz Antônio Bischof, com a classificação dos estabelecimentos comerciais, os turistas vão ter mais garantias da qualidade do alimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Massaguaçu terá shows no fim-de-semana
A praia de Massaguaçu, que fica na região Norte de Caraguatatuba terá uma programação diferenciada neste fim-de-semana, com shows imperdíveis no Tribos Beach Bar

Caraguatatuba - O Tribos Beach Bar e Boite O2, na praia de Massaguaçu, está promovendo neste fim-de-semana uma programação de shows bastante especial, com preços promocionais de inauguração.
Nesta quinta-feira 13, a festa começa com a banda Bragaboys. Já na Sexta-feira 14, é a vez de estarem se apresentando em Caraguá os integrantes do grupo Berimbrown.
O melhor do Axé vai agitar a praia de Massaguaçu no Sábado, com o show da banda Gang do Samba, no Sábado 15, e fechando a programação de shows com “chave de ouro”, de apresenta no Domingo 16 o grupo Raízes.
Para quem quiser curtir essa programação especial, o Tribos Bar fica na rodovia SP-55, na altura do km 91. (Fonte: PMC)

“Ballantines Fest” agita Caraguá na próxima sexta-feira 21
O evento acontecerá no Espaço Bijos Eventus na Rodovia Caraguá-Ubatuba

Caraguatatuba - Acontecerá no próximo dia 21 de dezembro a partir das 22h, a “Ballantines Fest” no Espaço Bijos Eventus em Caraguatatuba. O evento terá dois ambientes, como uma pista “Techno”, além de uma tenda de música ao vivo com muito Surf Music, Forró, Reggae, Rock e Blues. Entre as bandas convidadas estarão presentes “Bichos da Costeira” com muito Reggae e Blues, além da “Furnicari” tocando muito Rock, Pop e Blues e “Saracoteio” com o melhor do Forró.
Haverá também algumas atrações imperdíveis como uma parede de escalada, super-telão, performances, pirofagia, sorteios de brindes, além de outras surpresas, como declaram os organizadores da festa.
Este é um evento da Ballantines, famosa marca de um whisky escocês que realiza festas no Brasil inteiro. Agora Caraguá poderá contar com este grande evento organizado por Pedro Loco & Marcinho, já conhecidos na cidade pelas badaladas festas.
Os convites custarão R$ 7,00 antecipados até dia 20 de dezembro nas lojas Perereka, Padaria Orquídea, Local Surf, Naufrágius, Posto Centenário, Adega Balalaika, Almanaque Café, Di Ciclo, Trift, Naegele K Perfumes, Pastelícia, além da Rádio Beira-Mar em São Sebastião e melhores academias de Caraguá.
Mais informações no telefone (0**12) 9141-5270, falar com Pedro. (Fonte: PMC)

Curso de caixas e embalagens

Caraguatatuba - A Fundacc promove nos dias 17 e 18 de dezembro de 2001, no CFP - Centro de Formação Profissional - o curso de Caixas e embalagens, que ensinará a produzir caixas de presentes personalizadas em diversos tamanhos. As vagas são limitadas, o curso é gratuito e estará acontecendo nos três períodos.
As inscrições devem ser feitas na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396 centro. Mais informações pelo telefone 3883-9770. (Fonte: Fundacc)

Comemorações Natalinas em Caraguá

Caraguatatuba - A Fundacc preparou uma série de ações para as comemorações natalinas na Praça Cândido Mota.
Confira aqui a Programação Cultural:
Dia 15, sábado, 21horas - Apresentação da Decoração Natalina, com iluminação, árvore de Natal e presépio; Apresentação das oficinas culturais com a participação de alunos e professores.
Dia 18, Terça-feira, 20 horas - Apresentação da Orquestra do Projeto Guri - Pólo Caraguatatuba; Apresentação do Àgua Viva Coral.
Dia 19, Quarta-feira, 21 horas - Apresentação do Teatro de Natal com a participação dos alunos das Oficinas dos monitores Ivan Lotole e Júnior Magresco.
Dia 21, Quinta-feira, 21horas - Concerto Vozes do Mar com a participação dos corais Maestro Sinézio Pinheiro, de São Sebastião, Coral Marencanto, de Ubatuba e Água Viva Coral, de Caraguá.
Dia 22, Sábado, 21 horas - Concerto de Natal com A Banda Carlos Gomes e Coral da Igreja São Benedito, do bairro Olaria, sob a regência do maestro Álvaro e Zé P.P.
Dia 29, Sábado, 21 horas - Apresentação da Folia de Reis do bairro do Tinga. (Fonte: Fundacc)

SME dará continuidade à Educação de Jovens e Adultos em 2002

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SME - Secretaria Municipal de Educação, está realizando matrículas para o EJA - Educação de Jovens e Adultos, que queiram se matricular no Ensino Fundamental.
Através desta iniciativa, a Prefeitura procura alertar o cidadão quanto a importância da alfabetização, através de folhetos e cartazes.
A Secretaria também procura pedir às pessoas que possuem um grau maior de instrução, que comuniquem esta notícia ao colega que tem dificuldade para ler e escrever.
Todas as escolas municipais de Caraguá possuem classes de EJA, de 1ª a 4ª séries (ensino fundamental), além de Telesalas (5ª a 8ª séries).
Os cursos serão ministrados nas EMEFs (Escola Municipal de Educação Fundamental) Pedro João de Oliveira (Tabatinga), Benedito Inácio Soares (Massaguaçú), Mª Thereza de Souza Castro (Jetuba), Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca) e João Thimóteo do Rosário (Cantagalo).
Também estarão disponibilizadas para os cursos, as EMEFs Profª Santina Nardi Marques (Estrela D’Alva), Profº Jorge Passos (Jaraguazinho), Prof Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), Dr. Carlos A. Rodrigues (Indaiá), Prof João Baptista Gardelin (Poiares), Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão), além do EMEF do Barranco Alto, e as escolas Profª Maria Ap. Ujio (Porto Novo), Profº Alaor X. Junqueira (Travessão), Prof Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim e Masako Sone, no bairro do Pegorelli. (Fonte: PMC)

Encontro de Educação e Prevenção à AIDS
Entre os dias 10 e 15 de dezembro várias enfermeiras estarão ministrando palestras aos alunos do 2º grau das escolas estaduais do município

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará realizando no dia 17 de dezembro o Encontro de Educação em Prevenção à AIDS, envolvendo profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O evento é destinado a profissionais da Saúde e terá presença de autoridades locais; representantes dos outros municípios do Litoral e também do Governo do Estado, através do Núcleo regional de Saúde.
O Encontro de Educação em Prevenção à AIDS vai acontecer na Fundacc à partir das 8h30, visando propor ações educativas nas escolas. A abertura será feita pela Secretária de Saúde Myrlene Veneziani da Silva. Na programação serão abordados os aspectos e dados epidemiológicos do município, com a equipe da Vigilância Epidemiológica, às 8h45. Outra questão a ser abordada vai envolver os aspectos psicológicos do portador de HIV, com a psicóloga Maria Fernanda Gomes. Após o café da manhã, por volta das 10h30 Maria Fernanda Gomes vai abordar assuntos relacionados a família do Paciente com AIDS. Às 13h30, haverá palestra sobre o tema “Convivendo com a AIDS”, com o especialista Dr. João Pedro Mello. Às 15h será realizado um debate para finalizar o evento.
Entre os dias 10 e 15 de dezembro várias enfermeiras estarão ministrando palestras aos alunos do 2º grau das escolas estaduais do município.
A AIDS atinge cada vez mais jovens, mulheres e crianças, hoje sem distinção de classes sociais, avançando de fato, das grandes para as pequenas cidades do interior do país. A grande preocupação da saúde é a de como fazer chegar ao cidadão comum a informação correta sobre a AIDS e principalmente como convencê-lo da necessidade da adoção de novos comportamentos para evitar doenças como o HIV e a AIDS. (Fonte: PMC)

Voto eletrônico escolhe Cartão de Natal
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, usou uma maneira bastante democrática para escolher o cartão de Natal da SME. Para isso foi realizado o concurso “Natal com Arte”

Caraguatatuba - As Emef’s - Escolas Municipais de Ensino Fundamental participaram neste ano do concurso “Natal com Arte”, criado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através da Secretaria Municipal de Educação.
Foi feito um concurso na própria escola, com desenhos e textos sobre o Natal, e os escolhidos foram enviados à SME para concorrer com outras escolas.
A votação ocorreu de maneira democrática, através do computador. No quadro estavam os desenhos com numeração, e os textos, sem o nome dos autores. No computador, a votação era simples e rápida, bastando apenas “clicar” no desenho e texto expostos nos quadros. A votação foi aberta à comunidade e aconteceu na entrada da Secretaria Municipal de Educação. Crianças, secretários de Educação do LN, vereadores, autoridades, funcionários e comunidade em geral exerceu sua cidadania escolhendo o cartão mais bonito. O cartão mais votado já está sendo impresso e será enviado pela SME com votos de boas festas. Os vencedores ganharam bicicletas. O desenho escolhido foi do aluno da 2ª série D, Marcelo Rosendo dos Santos Júnior, de 8 anos, da Emef “Prof Alaor Xavier Junqueira”, do Travessão. O texto escolhido para o cartão foi da estudante da 4ª série da Emef “Pedro João de Oliveira”, da Tabatinga, Angélica dos Santos Ferreira, de 11 anos. (Fonte: PMC)

Conselho Tutelar divulga seus trabalhos em 2001
Setor faz retrospectiva de seus três anos de atuação durante nova gestão

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através do Conselho Tutelar, vem divulgando seus trabalhos realizados durante os três anos de atuação. A atual gestão, que iniciou-se no ano de 1999, entre vários serviços prestados à comunidade, registrou 155 atendimentos mensais, triplicando sua atuação desde sua criação. Foram atendidas várias crianças e adolescentes com auxílio à problemas de família, educação, além de monitoramento de gestantes entre outras espécies de atendimento.
Em 2001 especialmente, foram realizados aproximadamente 2.600 atendimentos, mantendo a média mensal de 250 casos. O número de crianças e adolescentes envolvidos supera a marca de 3.100 pessoas.
O conselho tutelar conta com a apoio da Polícia Militar procurando detectar problemas quanto à drogas, violência e ameaças. No primeiro semestre deste ano, o órgão participou de um curso de capacitação realizado em Guaratinguetá, visando a melhoria dos serviços prestados à população da região. O setor também esteve presente no SIPIS (Sistema Nacional de Informação para a Infância e Adolescência) aprendendo um pouco mais sobre a integração na política de atendimento dos direitos socais na área da infância e juventude em âmbito nacional.
Outras participações do Conselho Tutelar, como nos encontros regionais entre Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Serrana de conselheiros, fez com que o processo de trabalho fosse cada vez viabilizado à população.
Com esses frutos colhidos de uma boa atuação por Caraguatatuba, o Conselho Tutelar participou do I Encontro Nacional de Conselhos Tutelares que aconteceu entre 14 e 18 de novembro deste ano além de estar também no Encontro Estadual de Conselhos em Bauru. Estiveram neste local, mais de 500 municípios no qual ficou decidido que Caraguá sediará este encontro em 2002.
O órgão planeja novas idealizações neste próximo ano. Novos conselheiros comporão a nova gestão entre os anos de 2002 e 2004 entre outras inovações. (Fonte: PMC)

CECAN realiza vacinação gratuita

Caraguatatuba - O CECAN (Centro Comunitário de Apoio aos Animais) de Caraguatatuba está realizando toda quarta-feira de manhã, vacinação gratuita em cães e gatos. Segundo o setor, nesta época de verão a população aumenta podendo causar acidentes de trânsito ou até propagação de micoses na areia da praia devido aos animais soltos na rua. O Cecan alerta quanto à importância de proprietários de animais manter o seu cão ou gato em casa. Se não houver o cumprimento desta regra, a carrocinha, com data prevista para retorno em meados de dezembro, irá recolher o animal. O órgão avisa que as taxas de recolhimento são caras e desnecessárias para quem cuidar bem de seu bicho de estimação.
O setor age em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por intermédio do Prefeito Antonio Carlos, que dividiu as tarefas entre o Setor de Zoonoses e Cecan. Antes, os animais recolhidos pela carrocinha permaneciam por um tempo na zoonoses e se não houvesse outra alternativa, o animal seria sacrificado. Com a viabilização do Cecan o cão ou o gato é tratado, alimentado e os diretores do local procuram um dono para o animal.
O local é aberto a visitação, doação ou adoção de segunda à Sábado das 9h às 17h. O endereço é na Rua Ministro Dílson Funaro, nº 115, em frente ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. (Fonte: PMC)

SSM faz previsão de serviços de coleta de lixo para temporada 2002

Caraguatatuba - Procurando se preparar para atender a população e turistas que vem à Caraguatatuba passar as férias de verão, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SSM - Secretaria de Serviços Municipais já está fazendo um planejamento de coleta de lixo para a alta temporada de 2002.
No setor de coleta, a SSM estará disponibilizando 15 veículos com capacidade para 8 toneladas cada, prevendo uma retirada diária de 200 a 250 toneladas de lixo por dia, atendendo diariamente a região central e praias. Nos bairros a celta será feita alternadamente.
Na região Norte, para um melhor atendimento será implantada uma estação de transbordo de lixo no bairro Massaguaçu, com uma retirada média de 60 toneladas por dia.
A SSM com isso está tentando conscientizar a população de que o lixo deve Ter uma destinação correta, não devendo ser deixado em praias, ruas, praças, margens de rios, entre outros, para que a cidade mantenha-se limpa, melhorando a qualidade de vida da população. (Fonte: PMC)

Palestra sobre segurança no trânsito reúne cerca de 100 pessoas

Ubatuba - Nesta terça-feira,11, aconteceu no auditório do Ubatuba Palace Hotel a palestra proferida pelo gerente de planejamento operacional da rodovia Nova Dutra, Marcelo Rezk. O tema abordado foi o “Programa de Redução de Atropelamentos em Rodovias”. A iniciativa foi da Guarda Municipal e da Prefeitura de Ubatuba. A abertura teve a participação do prefeito Paulo Ramos (PFL) e a platéia foi composta do efetivo da Guarda Municipal, funcionários do setor de trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil e Rodoviária, representantes do DER e DNER, secretários e assessores da administração e empresários de Ubatuba.
Durante a palestra, Rezk apresentou exemplos técnicos e práticos de como foi reduzido o alto índice de acidentes que ocorriam na rodovia Nova Dutra, através da implantação do “Projeto Vida na Dutra”. Falou do conjunto de ações de engenharia, de obras e educativa que reduziram a violência no trânsito da rodovia em cerca de 50%. Citou que a ênfase do projeto foi para a redução de atropelamentos, responsável por 50% dos acidentes em todas as estradas do país. O programa da Nova Dutra contou com a construção de 23 passarelas e reforma de 34. Em 96, a Dutra tinha cerca de 50 mortes por ano e hoje reduziu-se para cerca de 22.
Em Ubatuba, o índice de atropelamento de ciclista, pedestre e animais é alto. Estima-se cerca de 5 ao mês, isso na baixa temporada. Durante a temporada são cerca de 15 acidentes rodoviários ao mês. O prefeito Paulo Ramos falou da importância deste tipo de palestra para conscientizar e até para aprimorar nossa atuação na educação do trânsito. Enfatizou sua preocupação na questão de sinalização indicativa de praias e pontos turísticos. Ramos adiantou também que pensa em uma forma de identificação das bicicletas, como forma de reduzir acidentes.
Segundo o camandante da Guarda Municipal, coronel Gilberto de Carvalho, o importante é buscar experiências bem sucedidas para implantar dentro do nosso trânsito urbano. Já o sub-comandante, Arli de Oliveira Cruz, disse ser fundamental incorporar conhecimento à tropa da Guarda Municipal.
A mesa de abertura da palestra foi composta pelo prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos, vice-Prefeito, Moralino Valim, Comandante da Guarda, Gilberto Carvalho, chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Douglas Incáo, e representantes da Nova Dutra, Marcelo Rezk e Ênio Machado. (Fonte: ACS-PMU)

Câmara vence Ação Popular contra Assessores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba conseguiu a sua maior vitória jurídica dos últimos anos, ao conseguir, no Tribunal de Justiça do estado, sentença favorável aos Assessores, contratados por força da lei em 97. A sentença foi favorável, mesmo com parecer contrário da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público.
Em meados de 97, na gestão do ex-Vereador Mauri Diniz quando na presidência do Legislativo, projeto de lei foi aprovado criando a figura do Assessor dos Vereadores, que seriam contratados a escolha do Parlamentar, sem Concurso Público.
No ano seguinte o advogado Luís Henrique Pinto Freire entrou com Ação Popular pedindo a revogação do ato, o que foi aceito pelo juiz da época, Marcos Vinícius. O processo seguiu para o Tribunal de Justiça, pois estava relacionado com um dos poderes constituídos.
A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo deu parecer favorável a revogação da lei e conseqüente devolução dos gastos efetuados pelos Vereadores. O parecer foi dado pelo Promotor de Justiça Designado, Hamilton Alonso Jr.
A sentença final foi proferida pela 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado, através do Relator, Jo Tatsumi, que relata ter sido aprovada a lei dentro das conformidades e conseqüentemente, suas contratações. Com base na sentença, a real necessidade, a conveniência e outros detalhes são aspectos do mérito da lei e não comportam discussão e muito menos decisão a respeito da esfera judicial.
Em resumo, segundo o Relator, os atos de provimento são legítimos e não podem ser chamados de lesivos, conforme a pretensão do advogado, dando-se por improcedente a Ação Popular. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Coordenador Estadual do PL visita Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Coordenador Estadual do PL (Partido Liberal), Mizael Margato, esteve visitando Caraguatatuba na última sexta-feira juntamente com seu assessor. O encontro se deu no escritório do Vereador Omar Kazon (PL), líder do partido na Câmara e presidente do Diretório Municipal.
Estiveram presentes ao encontro, além de Omar Kazon, o seu colega de bancada, João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca e os ex-Vereadores de São Sebastião, Demétrio e Gilmar. Prestigiaram a visita de Margato o Vereador Celso Pereira (PSDB) e o Vereador Nílson Lopes da Silva - o Nézão (PPS) e o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia, que veio apenas recepcionar o visitante.
Margato, que é 1º suplente de Deputado Estadual, esteve acompanhado de seu assessor, o presidente do PL de Tucuruvi, Jayme da Silva, vieram ao Litoral para preparar as eleições do próximo ano pela legenda, além de tentar trazer novos nomes para o partido em 2002.
O encontro terminou no Restaurante Ostra & Ouriço, onde foi servido um almoço aos convidados. O PL espera renovar e ampliar sua bancada a nível estadual e federal nas próximas eleições. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Sabesp dá explicações à Câmara sobre obras na cidade

Caraguatatuba - A diretoria Regional da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) esteve na Câmara Municipal de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira, dia 10 de novembro, para dar explicações sobre as obras na cidade. Os Vereadores repassaram todas as reclamações recebidas e a Sabesp respondeu a todas as perguntas feitas.
Os Vereadores de Caraguatatuba estiveram reunidos na tarde de ontem, segunda-feira, dia 10 de novembro, com a diretoria regional da Sabesp no Litoral Norte. O motivo do encontro, que durou cerca de 2 horas foi o de ouvir os reclamos dos Parlamentares com respeito ao serviço implantado pela concessionária na cidade, tirando dúvidas e pedindo providências quanto aos casos mais emergentes e delicados.
Estiveram presentes os Vereadores Aureliano Gonçalves Pereira (PTB), Valmir Gonçalves (PSDB), Leonor Diniz (PDT), João Rodrigues de Godoy Filho (PL), Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), Dalva Ricardo Santana (PPS), Juarez Pereira Pardim (PSDB), Nilson Lopes da Silva (PPS), Laércio Aparecido de Andrade (PPS), Madalena Fachini (PSB), Vera Peixoto (PSDB), José Benedito Gonçalves Pinto (PDT) e Celso Pereira (PSDB).
Pela Sabesp estiveram presentes o Superintendente Regional, João Carlos Simões; Carlos Roberto de Oliveira, Gerente Divisional de Caraguatatuba; José Antonio Prado, responsável pelo Departamento Técnico e Marcos Sampaio, responsável pela Divisão de Obras.
O encontro foi pedido devido as várias e insistentes reclamações do Vereador Celso Pereira, que originaram 2 Requerimentos sobre a situação das obras de água e esgoto no Massaguaçu, bairro da zona norte onde ficam suas bases eleitorais.
A reunião foi solicitada por ofício, com a assinatura de todos os Vereadores. Ao mesmo tempo, outros Vereadores também tinham reclamações recebidas por moradores com respeito a Sabesp. Os maiores destaques do encontro foram sobre vazamentos e finalizações de obras.
Tendo em vista a morosidade nas obras no Jardim Gaivotas, a Vereadora Dalva Santana pediu a sua paralisação a partir do dia 20 de dezembro, para que não haja riscos aos comerciantes da região durante a temporada de verão. Ao mesmo tempo o Vereador Celso Pereira reclamou da paralisação das obras no Massaguaçu e Tabatinga.
Madalena Fachini reclamou dos diversos vazamentos pela cidade e Vera Peixoto falou da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara sobre as Vias Públicas e da conseqüência dela, a lei municipal 916/01. O Vereador José Benedito Gonçalves Pinto reclamou do atendimento feito pelo 195, além dos problemas de água no bairro Pegorelli.
Ainda sobre os vazamentos, o Vereador Nilson Lopes da Silva inquiriu sobre o por que de tanta quantidade, questionando se o material usado pela Sabesp era de boa qualidade. A Vereadora Dalva Santana pediu informações sobre a empresa que está sendo contratada pela Prefeitura para resolver problemas de vazamento no município e o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, sobre o empréstimo e o término das obras.
A Sabesp por sua vez, respondeu que a rede de água no Massaguaçu está pronta, faltando apenas construir a linha de recalque e a Estação de Tratamento, que não ficaram prontas devido a um problema ambiental que atrasou a obra, devendo ser retomada o mais breve possível. Quanto a Tabatinga, o Vereador pediu e a Sabesp aceitou paralisar as obras naquele local, a partir de 20 de dezembro, em razão da temporada de verão.
De acordo com João Carlos Simões, os vazamentos são em decorrência da deficiência da rede e da variação do solo. O Superintendente concorda com os Vereadores no que diz respeito a demora para os consertos, fato esse que se agravou nos últimos 6 meses e afirmou que a situação será contornada com o Termo de Cooperação Mútua, assinado por eles juntamente com a Prefeitura Municipal, que irá colocar uma empresa terceirizada para cuidar do assunto e receber posteriormente da estatal.
A Sabesp admitiu estar ciente sobre a Comissão de Assuntos Relevantes e a lei 916/01, informando que toda sexta-feira envia à Prefeitura de Caraguatatuba uma listagem dos serviços que fará na semana seguinte. Sobre o material utilizado nas ligações de rede, o Superintendente da Sabesp, juntamente com o responsável pela Divisão de Obras responderam que é de primeira qualidade, testado e inspecionado dentro dos padrões da empresa.
Os técnicos frisaram que os vazamentos ocorrem devido a alta pressão na rede durante a semana, quando há menos ligações em funcionamento. A contratação de uma empresa que colocará válvulas automáticas para o controle de pressão é uma das prioridades da empresa para 2002.
Com relação ao empréstimo, todas as obras nele incluídas serão inauguradas no primeiro semestre do próximo ano e até 2005, a cidade terá 95% de água encanada e 85% de esgoto tratado. O sistema de reclamações via 195 será analisado pelo Superintendente, que tomará as providências e não concorda com a atual situação. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Quadrilha furta cartões telefônicos no litoral

Caraguatatuba - Um quadrilha está furtando cartões telefônicos em orelhões no Litoral Norte. O responsável pela área de segurança patrimonial da Telefônica, Sálvio Telmo Suzano, disse que a quadrilha está agindo no bairro estrela D'Alva, em Caraguatatuba, e no Itaguá, em Ubatuba. "Eles abrem o orelhão com uma chave e danificam o sistema de leitura eletrônica do aparelho, fazendo com que o mesmo retenha o cartão. A empresa disse que já sabe quem são os responsáveis pelos furtos e que a polícia está tentando armar um flagrante para efetuar a prisão. Os ladrões poderão ser autuados por furto e dano ao patrimônio. (Fonte: ValeParaibano)

Circuito Universitário de surfe será definido em Ubatuba

Ubatuba - A praia de Itamambuca sedia a partir desta quarta-feira, 12, até o sábado, 15, a final do Circuito Universitário Brasileiro de Surfe. O evento, que foi dividido em onze seletivas, reunirá competidores de todo o país. A Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Ubatuba participa do evento dando apoio à competição.
Cada equipe terá 10 atletas divididos entre as categorias masculino (8) e feminino (2). O nordeste será representado por uma única equipe formada por três alagoanos, três pernambucanos, dois paraibanos e duas meninas potiguares. Além da disputa dentro d’água, os competidores terão de fazer uma prova de conhecimentos gerais, história do surfe, etc. Também será realizada uma cerimônia simbólica de confraternização, onde os atletas levarão areia de suas praias de origem e esse material será incorporado à areia de Ubatuba. Durante à noite, palestras e debates sobre o surfe no Brasil e no mundo prometem agitar a galera. O paranaense Peterson Rosa fará um work shop sobre o surfe competitivo. O primeiro colocado do ranking final leva uma Ford Courier. O segundo, terceiro e quarto colocados ganham passagens para Hawaii, Austrália e Califórnia, respectivamente. A campeã da categoria Feminina ganha uma passagem internacional. Todos os finalistas receberão troféus e kits. A equipe campeã leva um computador de última geração completo. (Fonte: ACS-PMU)

Carta ao Leitor

Agradecimento ao Prefeito - Quero agradecer publicamente ao nosso querido Prefeito Paulo Ramos, para homenagear o evento do IIº Seminário de Cooperativismo realizado na Escola Municipal Tancredo A Neves, ministrado pelo Prof. Benedito Roberto Zurita Gerente do SEBRAE/SP, realizado através do Projeto Cidadão SAS-PMU.
O evento foi realizado para suprir a necessidade das varias lideranças dos diversos grupos que o projeto vem trabalhando desde o inicio do ano, passando mais conhecimento no vasto sistema Associativista e Cooperativista. Por nossa agradável surpresa no meio do seminário recebemos a visita de nosso querido Prefeito, a qual falou aos seminarista parabenizando-os e incentivando-os para que continuem trabalhando e acreditando, que só com muita luta, dedicação e determinação, haverá sucesso nos novos empreendimentos, (reciclagem, alimentos, produtos de limpeza, costura industrial e fabricação de fraudas descartáveis).
O Prefeito ainda ressaltou a importância dos grupos trabalharem unidos, para se fortalecerem, agradeceu o esforço de todos os representantes que participaram e ressaltou da nossa responsabilidade, em qualidade de coordenadores do Projeto Cidadão, para com os grupos.
Agradeço mais uma vez ao nosso Prefeito Paulo Ramos, pela nobreza de espírito que demonstrou e por estar presente e atento aos acontecimentos da Cidade, em especial ao Projeto Cidadão quem vem mostrando seu trabalho, elevando a auto estima do cidadão, capacitando, empreendendo novos caminhos e valorizando as capacidades de cada trabalhador.

Enrico Bonomo
Coordenador Geral do Projeto Cidadão
coop@pratica.com.br


Fila na Balsa - Sou moradora de Ilhabela e ao receber as notícias do Litoral Virtual vi que estava escrito que não houve filas nas balsas... porém preciso dizer que no dia 09/12/01 por volta das 18:00hs havia pelo menos 3 horas de fila na balsa para atravessar da Ilha para São Sebastião.

Patrícia
Ilhabela-SP
petit.village@iconet.com.br


Gerenciamento Costeiro - Em relação à matéria ao final transcrita, cumpre esclarecer que não foi o "projeto de Gerenciamento Costeiro proposto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente" que passou "ao município a responsabilidade de legislar sobre as áreas de preservação e proteção".
A nova minuta do decreto regulamentador, nesse sentido, nada mais fez do que ratificar o que já se encontra estabelecido na legislação pátria, que atribui ao município tal responsabilidade.
Dentre as várias disposições legais que tratam do assunto, cumpre destacar:
Constituição Federal (1988):
"Art. 30 - Compete aos Municípios:
I - legislar sobre assuntos de interesse local;
II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;
(...)
VIII - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;
(...)
Art. 182 - A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
§ 1º - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
§ 2º - A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor." (grifei)
Lei no 10.019/98 - Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro:
"Artigo 13 - O Zoneamento Ecológico-Econômico será estabelecido por decreto, que enquadrará as diversas zonas e seus usos, nos termos desta lei.
§ 1o - o enquadramento nos diferentes tipos de zona será feito não necessariamente conforme suas características atuais, mas respeitando a dinâmica de ocupação do território e as metas de desenvolvimento sócio-econômico e de proteção ambiental, a serem alcançadas através de planos de ação e gestão integrados e compatibilizados com os planos diretores regionais e municipais e, na ausência destes, com as leis municipais de uso e ocupação do solo.
(...)
Artigo 18 - Os Zoneamentos Ecológico-Econômicos e os Planos de Ação e Gestão, serão elaborados pelos respectivos Grupos Setoriais de coordenação, conforme previsto no artigo 8o desta lei, e suas disposições serão compatibilizadas com a legislação municipal pertinente." (grifei)
Lei no 10.257/01 - Estatuto da Cidade:
"Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2º desta Lei.
Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana." (grifei)
Sendo o que se me apresenta para o momento, cumprimentando-o pelo excelente serviço que vem prestando ao Litoral Norte do Estado de São Paulo por meio desse conceituado "Litoral Virtual", subscrevo-me,

Arq. Gilmar Rocha
Representante da Sociedade Civil de Ubatuba no
Grupo de Trabalho que elaborou a minuta de decreto regulamentador do
Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro - Setor do Litoral Norte
roch@ubaweb.com

 

Chalés Saint Tropez Villa Bella Chalés Maranduba

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor