Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de julho de 2001 - Nº 332 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Vendaval leva pânico ao Litoral Norte
Inversão térmica causa os ventos
DER libera transporte de estudantes na Oswaldo Cruz
Schincariol produzirá 1 milhão de latas para o Megacycle
O melhor estará no mar
'Touché' em alto-mar
Fundacc apresenta espetáculo teatral “Sarau das 9 às 11”
Polícia consegue recapturar oito dos 28 fugitivos de São Sebastião
Malote do Banespa é roubado em Caraguá
Cinco homens tentam levar caixa eletrônico


Vendaval leva pânico ao Litoral Norte
Ventos de 70 quilômetros por hora deixa árvores caídas, casas destelhadas e placas arrancadas

Litoral Norte - Uma forte ventania atingiu o Litoral Norte durante a noite de anteontem e a madrugada de ontem deixando um rastro de destruição, com quedas de árvores, casas destelhadas e placas arrancadas. Os ventos atingiram cerca de 70 quilômetros por hora e obrigaram a interrupção da travessia da balsa em Ilhabela por mais de 5 horas.
A cidade mais atingida foi São Sebastião. Houve corte no fornecimento de energia elétrica em vários bairros da cidade. As regiões mais afetadas na cidade foram a costa norte, onde a população ficou mais de duas horas no escuro, e a região central.
Na corretora de seguros Porto Local, o vento dobrou ao meio uma estrutura de ferro que pesa em torno de 200 quilos. O sócio da empresa, Marcelo Puertas, disse que levou um susto quando chegou ontem cedo ao local. "Nos quatro anos que a estrutura foi instalada nunca houve nada igual." Ele calculou um prejuízo de cerca de R$ 5.000.
A Defesa Civil da cidade recebeu cerca de 30 ligações de ocorrências durante a ventania.
O coordenador dos agentes da Defesa Civil, Luiz Figueiredo, disse que a situação mais preocupante ocorreu na travessia das balsas entre São Sebastião e Ilhabela. Elas foram interrompidas às 22h30 e retornaram depois das 3h da manhã.
A Capitania dos Portos determina a paralisação da travessia caso o vento ultrapasse 20 nós (cerca de 37 quilômetros por hora). A média registrada durante o vendaval foi de 37 nós (68,6 quilômetros por hora).
Cerca de cem pessoas, entre estudantes e moradores de Ilhabela que trabalham em São Sebastião tiveram que aguardar o retorno do funcionamento das balsas.
O início do vendaval foi registrado por volta das 22h. A força do vento assustou moradores das quatro cidades.
Também foi registrado o destelhamento de uma casa no bairro da Topolândia, região central da cidade. Ontem à tarde, a casa foi coberta pelos agentes da Defesa Civil para que moradora pudesse retornar ao imóvel.
A Bandeirante Energia registrou a interrupção no fornecimento de energia nos bairros São Francisco e Canto do Mar, na costa norte, e Maresias e Boiçucanga, na costa sul.
Foram feitas cem chamadas à Bandeirante durante o vendaval. A maior parte ocasionada pela queda de árvores na fiação elétrica.
Desde a manhã de ontem, foi realizada uma espécie de "arrastão" com agentes e funcionários da jardinagem para a retirada dos galhos e árvores que quebraram com o vento.
A mudança brusca de temperatura fez a Secretaria da Saúde de São Sebastião adiar para segunda-feira o início do megaarrastão contra a dengue que deveria ter começado ontem no bairro Canto do Mar.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma inversão térmica foi responsável pelo vendaval na região. (Fonte: ValeParaibano)

Inversão térmica causa os ventos

Litoral Norte - O encontro rápido de uma frente de ar frio com uma massa de ar quente foi um dos principais motivos para a formação do vendaval que assustou os moradores do Litoral Norte.
A meteorologista do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), Virgínia de Fátima Bezerra Nogueira, disse que houve uma inversão térmica devido à rapidez da entrada da frente fria.
"A frente fria estava passando pela região sul e atingiu o litoral antes do previsto."
A frente provocou uma queda brusca na temperatura. Na última quinta-feira, a temperatura máxima registrada no posto de observação de Ubatuba foi de 29ºC. Ontem, a máxima foi de 22ºC. Em Caraguatatuba, os termômetros registraram 16ºC, às 15h.
Segundo o CPTEC, o tempo no Litoral Norte deverá permanecer nublado com possibilidade de chuva até segunda-feira. A temperatura mínima deve chegar a 13ºC e a máxima de 20ºC.
"Mas, não estão previstos novos vendavais porque o ar está frio", disse a meteorologista. (Fonte: ValeParaibano)

DER libera transporte de estudantes na Oswaldo Cruz

Ubatuba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) concedeu autorização para o transporte de estudantes universitários em ônibus do Litoral Norte para o Vale do Paraíba pela rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté).
O pedido havia sido feito pela Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba.
Desde o início do ano, 85 alunos da cidade que estudam na Unitau (Universidade de Taubaté) são obrigados a utilizar a rodovia dos Tamoios (Caraguá-São José) para ir às aulas em razão de um impasse nas negociações com a empresa de ônibus que transportava o grupo --a viação São José.
"A viagem aumentou em mais de uma hora e registramos, neste período, 16 desistências, além de alunos que se mudaram para Taubaté", disse Cláudia Camargo dos Santos, presidente da entidade estudantil.
Com a autorização do DER, os ônibus que servirem a associação poderão trafegar pela Oswaldo Cruz a partir de agosto. "O próximo passo é a prefeitura voltar a pagar a metade do passe escolar, porque nossa parte nós fizemos."
O ValeParaibano não localizou ontem à noite representantes da empresa São José para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Schincariol produzirá 1 milhão de latas para o Megacycle

Caraguatatuba - A Cervejaria Schincariol será pelo terceiro ano consecutivo um dos principais patrocinadores do Megacycle, maior encontro de motociclistas da América Latina que acontecerá em Caraguá entre 29 de agosto e 2 de setembro. A empresa acertou ontem (quinta-feira) pela manhã com a Megacycle Participações e Eventos, promotora do encontro, a produção de 1 milhão de latas de cerveja personalizadas com a logomarca do evento que serão distribuídas no país a partir de agosto.
No ano passado, a Schincariol produziu 500 mil latas personalizadas do Megacycle. Como o sucesso de venda foi grande a empresa decidiu dobrar a produção este ano. Segundo Alberto Pellegrini, a latinha além de ser consumida também é adquirida como souvenir pelos participantes do encontro que no ano passado contou com a participação de cerca de 40 mil motociclistas. A lata personalizada será apresentada ao prefeito Antonio Carlos da Silva e a imprensa local e regional na próxima terça-feira dia 17. Pellegrini adiantou que outra cervejaria mostrou interesse em patrocinar o vento, mas que as negociações não evoluíram.
Várias empresas já confirmaram a participação no 9º Megacycle, entre elas, as fabricantes da Harley Davidson e Susuki; a Shell; os fabricantes de pneus Bridgstone, Pirelli e Metzeler; os fabricantes dos capacetes Shark e Apa; as lojas especializadas em artigos e equipamentos Moto Store, Nakar e Arone; as revistas Duas Rodas, Dirt-Action e Moto Adventure; e, a agência de Turismo Melborne. As revistas Motociclismo, da Italia; Moto Jornal, de Portugal; e, Cruising Rider, dos EUA, deram amplo destaque ao Megacycle. Pellegrini afirmou que a revista Duas Rodas trará cinco páginas sobre o evento na edição de agosto. “Estamos fazendo contatos com 1.000 motos clubes de todo o país e também com 20 mil motociclistas, sendo 8 mil deles de outros estados”, afirmou Pellegrini. (Fonte: PMC)

O melhor estará no mar

Ilhabela - No mar estarão as melhores opções para o fim de semana. São a Semana de Vela de Ilhabela e a etapa sul-americana do Mundial Sub-20 de Surfe, o Billabong Pro Junior.
Em Ilhabela estarão competindo mais de 100 barcos, entre eles o "ESPN Brasil" que terá como timoneiro Robert Scheidt, tetracampeão mundial da classe Laser, e ainda Claus Bieckark como tático e Marcos Ferrari no comando. O "Yassô", da família Schürmann, é outro destaque. A regata Eldorado FM/Alcatrazes, com o percurso de Ilhabela-Alcatrazes-Ilhabela, é a única de longo percurso de toda a competição.
Semana de Vela de Ilhabela - Onde: Ilhabela - Quando: amanhã, com largada às 10h O Billabong Pro Junior, que será em Maresias, vale como etapa sul-americana do Mundial Sub-20, o Billabong World Champs, marcado para novembro, na Austrália.
O cearense Márcio Farney quer o bicampeonato da competição sul-americana, mas terá de passar pelo atual campeão mundial da categoria, o carioca Pedro Henrique. No Mundial do ano passado, no Havaí, Márcio ficou em sétimo lugar (chegou às semifinais). (Fonte: JT/Estadão)

'Touché' em alto-mar
O veleiro, sob o comando de uma equipe experiente, é um dos favoritos para a regata Eldorado FM/Alcatrazes, amanhã, em Ilhabela

Ilhabela - O velejador Ernesto Luiz Breda confia na experiência da equipe e nas boas condições do "Petit Touché/Banco Safra", de 32 pés, para lutar pela vitória na Eldorado FM/Alcatrazes por Boreste, a regata que abre amanhã a Semana de Vela de Ilhabela. Sétimo colocado no Campeonato Brasileiro em Angra dos Reis e ocupando o terceiro lugar no Paulista, Breda avalia: "Esta é a grande competição de vela nacional. Aqui estão os melhores de todas as categorias que correm no Brasil. Acho que posso ganhar. Mas também não excluo a possibilidade de acabar em 15.º."
Com o "Grand Touché", de 43 pés, Ernesto Breda venceu em janeiro deste ano a Eldorado/Brasilis, regata de longo percurso entre Vitória e a Ilha de Trindade. Da tripulação campeã da prova, Maurício Verdiere e Marcelo Freitas estarão na Semana de Vela ao lado de Carlos Bieckark, Mário Czacke e Ralf Christian - que também correu a regata da Ilha de Trindade mas por outro veleiro, o "Ayssô", da família Schürmann.
Boas chances - "Em tese, com um barco menor, temos chances maiores nas regatas de médio percurso ou nas triangulares. Mas tudo depende das condições meteorológicas. No ano passado, com este barco, ficamos em segundo lugar na Santos-Rio", justifica.
Para Breda, a equipe do "Petit Touché" não tem problemas em navegar no alto-mar. "As preocupações são diferentes. Exige mais dos velejadores, é necessário fazer turnos, cuidar da alimentação, estudar o percurso. Mas estamos bem acostumados."
O "Petit Touché" correrá na classe IMS - International Manager System - a principal da competição.
Até ontem 112 barcos haviam oficializado participação na Semana de Vela, disputando a Copa Volvo/Semp Toshiba de Oceano. As inscrições podem ser feitas até amanhã, quando será a largada, prevista para 10h. O tiro será dado pela fragata "União", da Marinha do Brasil, sob o comando do capitão de mar-e-guerra Marcos Nunes de Miranda. A fragata também levará autoridades das cidades do litoral para uma visita à Ilha de Alcatrazes. (Fonte: JT/Estadão)

Fundacc apresenta espetáculo teatral “Sarau das 9 às 11”

Caraguatatuba - A Fundacc apresenta nos dias 20 e 21 de julho o espetáculo teatral “Sarau das 9 às 11”, texto de Caio Fernando de Abreu, e direção de Júnior Magresco. No dia 20 a sessão é às 20 horas e no dia 21, sábado, será apresentada em dois horários, às 19 e 21 horas.
A peça foi indicada para representar São Sebastião na fase regional de teatro do Mapa Cultural Paulista, concorrendo com espetáculos do Cone Leste Paulista. Com cenários e figurinos de Reginaldo Vasques, o espetáculo conta com um elenco de 18 atores, alunos da oficina de teatro para iniciantes, no gênero surealismo.
Para o diretor, Magresco, “Sarau das 9 às 11” nasceu do medo social que estamos atravessando - “O mundo de Caio Fernando nos proporciona isso, um contato direto com a realidade crua nas ruas e em nós mesmos. Na montagem, há várias linguagens, interpretações naturalistas, realistas, expressionistas, máscaras, estereótipos. A proposta não é situar o público temporalmente ou em algum lugar.Talvez em seu próprio eu, numa busca lúdica e mística” nos conta o diretor - “São vários esquetes, mostrando um paradoxo: enquanto no campo científico e tecnológico a humanidade tem dado passos gigantescos, surge uma questão angustiante - todo esse processo ajudou o ser humano a ser mais humano? Ou somos apenas máquinas de carne e osso que anda a procura de uma identidade” comenta Magresco.
Essa é a terceira vez que Magresco disputa e é selecionado para estar no Mapa Cultural. Em 98 e 99 representou Caraguatatuba na fase regional.Ele tem prêmios de melhor diretor, melhor cenógrafo e melhor espetáculo do Cone Leste Paulista pela peça “A Cantora Careca”, de Eugéne Ionesco, em 98.Em 99, dirigiu “Esperando Godot” de Samuel Beckett, que recebeu prêmios de melhor trilha sonora, melhor maquiagem e melhor ator , com Daniel Forjaz, além de ter ficado como segundo suplente da região no Mapa Cultural Paulista. Vale a pena conferir! Mais informações na Fundacc -Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones 422 4231 ou 3883 9770. (Fonte: PMC)

Polícia consegue recapturar oito dos 28 fugitivos de São Sebastião

São Sebastião - Apenas oito dos 28 presos que fugiram da Cadeia Pública de São Sebastião anteontem haviam sido recapturados pela Polícia Civil até a noite de ontem.
Segundo a polícia, seis fugitivos foram encontrados no bairro Porto Grande, região central de São Sebastião, um em Barequeçaba e outro em Guaecá, ambos na costa sul do município.
O diretor interino da cadeia, Eduardo Iasco Pereira, disse que, logo após a descoberta da fuga, que todos os homens da Polícia Civil na cidade foram mobilizados para a operação de recaptura.
A polícia continuará com a operação hoje, com blitze nas ruas e rodovias do litoral norte -ônibus estão sendo revistados, e a região está sendo vasculhada.
Segundo um policial civil, que não quis se identificar, sempre que há fuga a maioria dos presos vai em direção à costa sul porque há muitas casas de veraneio que ficam vazias.
Na última fuga ocorrida na cadeia, em maio deste ano, quando 21 presos escaparam por um túnel cavado na cela quatro e chegaram a uma rua, apenas 13 foram recapturados, a maioria em Guaecá e Barequeçaba.
Na fuga de anteontem, 28 presos da cadeia fugiram por um túnel, cavado entre as celas três e quatro, que deu acesso ao pátio externo da cadeia.
Para fugir, eles cavaram o túnel por baixo de placas de aço que haviam sido colocadas após a última fuga. O objetivo era reforçar a segurança.
Segundo o diretor da cadeia, o buraco foi feito debaixo da cama da cela quatro e tinha oito metros de comprimento.
Essa foi a terceira fuga no ano na cadeia. Segundo Pereira, a unidade existe há 20 anos e não tem condições de segurança. A cadeia tem capacidade para 60 presos e, até a fuga, abrigava 164. (Fonte: Folha Vale)

Malote do Banespa é roubado em Caraguá

Caraguatatuba - Três homens fortemente armados levaram ontem à tarde um malote do banco Banespa com cerca de R$ 4 mil. A ação dos assaltantes ocorreu quando R.S.F. e N.F., funcionários do posto bancário localizado na Subprefeitura de Caraguatatuba foram abastecer o carro em um posto de combustível na Praia das Palmeiras. Pela descrição, a polícia calcula que os assaltantes estavam com um revólver calibre 12 cano cortado, uma pistola e um outro revólver. Os ladrões também levaram as chaves do banco e fugiram para rumo ignorado. A polícia não tem pistas do trio. (Fonte: ValeParaibano)

Cinco homens tentam levar caixa eletrônico

Caraguatatuba - Cinco homens armados tentaram levar na madrugada de ontem mais um caixa eletrônico do Banco do Brasil. A ação ocorreu em um posto de combustível localizado no bairro Indaiá, em Caraguatatuba. No último domingo, uma quadrilha especializada levou um caixa da agência da região central. Segundo testemunhas o grupo chegou ao posto de camionete por volta das 1h30 e foi direto ao caixa eletrônico. Como na conseguiram retirar o caixa, assaltaram o frentista R.S. levando os R$ 45 que tinha para troco. O delegado Wuppslander Ferreira Neto disse que será investigado se há ou não ligação entre as quadrilhas. O Banco do Brasil informou que estão sendo tomadas medidas para evitar novas ações de ladrões. (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor