Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 13 de agosto de 2001 - Nº 353 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Tempo ruim transforma mar em ameaça
Litoral Norte recebe 700 pousos por mês
Crise de Energia: Inventores driblam o apagão
Famílias estão sem energia em Caraguá
Monitores percorrer a Trilha do Desperdício
Caraguá participa de reunião sobre Gerenciamento Costeiro
Aurimar questiona prefeito e faz pedido ao Governo do Estado
Comissão de Vias Públicas se reúne com Sabesp
Cerâmica mostra toda sua criatividade
Arte de Ubatuba no Vale
Ubatuba  faz parceria com UNITAU
Fundart abrirá inscrições para Cursos de Literatura
Dois homens assaltam posto em Caraguá
Odirlei vence etapa do circuito brasileiro em Pernambuco


Tempo ruim transforma mar em ameaça
Checar condições meteorológicas pode fazer a diferença entre a vida e a morte para quem está em alto mar ou sobrevoando a área

Litoral Norte - A atração pelo mar faz com que algumas pessoas se esqueçam de alguns quesitos básicos de segurança e coloquem em risco suas vidas. Detalhes simples como checar as condições climáticas podem significar a diferença entre a vida e a morte.
Nessa época do ano, as ocorrências atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros do Salvamar Paulista estão, na sua maioria, relacionadas com esse tipo de esquecimento.
O comandante do Salvamar no Litoral Norte, capitão Celso Payão Rosa Cruz, alerta que checar as condições meteorológicas é o mínimo que a pessoa que pensa em se aventurar no mar deve fazer.
O tempo ruim, com o mar bravo, foi o principal motivo das últimas ocorrências atendidas pelos bombeiros. O caso mais grave ocorreu no dia 27 de julho quando duas pessoas morreram após a queda de um helicóptero na praia de Maresias, costa sul de São Sebastião.
O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, havia previsto a entrada de uma frente fria quatro dias antes da tragédia.
Para o meteorologista Fernando Lemos uma simples checagem poderia ter evitado a saída de helicóptero para o litoral. Um ciclone passava por Maresias na hora estimada do acidente. As ondas atingiam cerca de 3 metros de altura.
O co-piloto do helicóptero Luiz Roberto Cintra, um dos sobreviventes do acidente junto com o empresário João Paulo Diniz, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, admitiu essa semana, que as condições do tempo não foram checadas.
No acidente morreram a namorada do empresário, Fernanda Vogel, e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro.
Segundo o piloto de São José dos Campos, Luiz Carlos Urbano, 57 anos, há uma norma utilizada que determina que a visibilidade ideal para quem não voa por instrumentos é de cinco quilômetros a uma altitude de 300 metros do nível do mar. "Se as nuvens estão se aproximando e a visibilidade está diminuindo a recomendação é arremeter e voltar para o local de partida ou área fora da tempestade", explica.
De acordo com o tenente Igor Serguei Klein, comandante do Salvamar de Caraguatatuba, pessoas em terra também estão sujeitas às intempéries e virada do mar.
Ele recorda que esse ano pescadores e grupos de amigos foram socorridos em costeiras e alto mar durante virada do tempo. "Nessa época do ano o mar está mais grosso e a chegada de frentes frias é comum."
Klein orienta que as pessoas que vão ao mar devem levar equipamentos básicos como coletes salva-vida, rádios e até celular. E lembrar de avisar a parentes ou amigos onde vai e qual hora pretende voltar. "É uma forma de se salvaguardar." (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte recebe 700 pousos por mês

Litoral Norte - Consideradas a elite do litoral paulista, as praias do Litoral Norte atraem cada vez mais turistas e veranistas que chegam ao local de helicóptero. O que resulta numa estatística de 700 pousos por mês.
De acordo com o piloto Douglas Concon, 27 anos, que presta serviço para a Prefeitura de São Sebastião, para cada vôo realizado é necessário que se faça o registro junto às bases informando destino, passageiros, tempo de vôo e combustível.
Segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil), nenhum heliponto do litoral está homologado para operar por instrumentos. (Fonte: ValeParaibano)

Crise de Energia: Inventores driblam o apagão
Inventos tentam reduzir o consumo de ferro de passar roupa e do chuveiro

Caraguatatuba - Na era do apagão inventores de plantão estão desenvolvendo idéias e equipamentos que garantam a economia de energia. Os alvos são o ferro de passar roupa e o chuveiro, considerados os vilões do consumo.
Em Caraguatatuba, o engenheiro mecânico aposentado, Álvaro Zilioli, 60 anos, patenteou o protótipo de um ferro de cobre que usa gás de cozinha para aquecer.
Ele garante que em apenas quatro minutos a temperatura pode chegar a 150 graus, ideal para passar roupas mais pesadas como calças jeans, brim e algodão. Se o tecido for mais leve, como seda ou jérsei, o ideal é usar a temperatura de 75 graus. Essa temperatura pode ser mantida por até 25 minutos.
Ele ensina que basta acender o fogão e deixar o ferro esquentar. O termômetro vai em cima do aparelho. "Com duas esquentadas dá para passar roupa por cerca de 1h sem gastar energia." A economia é cerca de 12% ao mês o que representa cerca de 30 kwz do consumo de uma residência. Ainda preocupado com a economia o engenheiro desenvolve agora um sistema para aquecer a água do chuveiro. O método é semelhante ao usado para a passagem do chopp, usando um serpentina de cobre onde em 2/3 usa-se água e em 1/3 fica sem ar para a passagem do gás.
"Dessa forma é possível aquecer uma caixa d'água de até 200 litros, volume suficiente para esquentar até três chuveiros."
Uma outra invenção para evitar o apagão surge de São José dos Campos. O aposentado Jonas Nogueira Franco patenteou um projeto que permite manter o aquecedor solar funcionando mesmo em dias frios. Esse equipamento passa para a energia solar quando falta sol por muito tempo.
Ele está desenvolvendo um sistema à gás que complementa o trabalho do aquecedor.
Para o proprietário da empresa Braxil Marcas e Patentes, de São José, Jefférson Cândido de Oliveira, a maior dificuldade para se colocar esses produtos no mercado é a falta de investimento.
Ele explica que os inventores devem registrar seus projetos inéditos antes de direcioná-los ao mercado. "A patente é garantida pelo período de 15 anos." (Fonte: ValeParaibano)

Famílias estão sem energia em Caraguá

Caraguatatuba - Moradores da avenida Josefa Gonçalves de Almeida, no bairro Perequê-Mirim, região sul de Caraguatatuba, estão sem energia elétrica há pelo menos dois meses. As 12 famílias que moram no local são carentes e dizem não ter um posicionamento de quando a empresa Bandeirantes de Energia vai fazer as ligações domiciliares. De acordo com a assessoria da Bandeirantes, a comissão gestora da crise da energia não libera a instalação de postes na rua, mas como o caso se refere à falta de energia dentro das casas, só a prefeitura pode fazer essa solicitação. Segundo a Assessoria Legislativa da prefeitura, o caso está sendo avaliado. (Fonte: ValeParaibano)

Monitores percorrer a Trilha do Desperdício

São Sebastião - Um grupo de 10 monitores, guardas-parques e fotógrafo de São Sebastião inicia hoje uma expedição de três dias dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. A idéia é fazer uma trilha no antigo traçado da BR-101 que foi 'engolido' pela mata. O monitor e coordenador da equipe, Paulo Galeano, disse que os integrantes devem sair da trilha que se inicia na praia do Camburi, costa sul do município, passar por Boiçucanga até o Ribeirão do Itú onde se encontra a antiga estrada e seguir até a divisa com Caraguatatuba na estrada do Rio Claro. A intenção é mostrar o que existe na Trilha do Desperdício, referência à antiga Rio-Santos. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá participa de reunião sobre Gerenciamento Costeiro

Caraguatatuba - A secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguatatatuba participou na quinta-feira, dia 9, de uma reunião com membros das prefeituras municipais do Litoral Norte para discutir o zoneamento ecológico e econômico do setor Litoral, que se refere a regulamentação da Lei nº 10.019 de 3 de junho de 1998 do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro. Participaram também da reunião, membros da sociedade civil das quatro cidades do Litoral. A próxima reunião já está marcada para o dia 16 de agosto em Ilhabela. O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Carlos Eduardo Bevilaqua, acredita que desta reunião deverá sair a minuta que deverá ser enviada para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Segundo Bevilaqua a nova proposta do governador Geraldo Alckmim é de dar autonomia para o município legislar sobre o crescimento e ocupação do espaço urbano. “Segundo o decreto do Governador, que regulamenta a Lei nº 10.019, isso dará ferramentas para a prefeitura elaborar um novo Plano Diretor. O antigo Plano Diretor, que é de 1992, já sofreu várias alterações e precisa ser adequado aos novos parâmetros ambientais e o crescimento da cidade.
Nos termos do artigo, o espaço territorial terrestre ocupado pelo setor Litoral Norte é enquadrado em Zona 1, onde enquadram-se as áreas do Parque Estadual da Serra do Mar; Zona 2 que compreende as áreas com características rurais; Zona 3, núcleos urbanos, Zona 4, usos misto controlado, Zona 5, áreas urbanas consolidadas. Cada qual com suas limitações de usos e ocupação, que deverão obedecer além do zoneamento municipal, as demais normas estaduais e federais aplicáveis. (Fonte: PMC)

Aurimar questiona prefeito e faz pedido ao Governo do Estado

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano fez sérios questionamentos ao prefeito municipal Antonio Carlos da Silva e pedidos ao Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Deputado João Caramez, durante a Sessão Especial de Prestação de Contas, ocorrida na última terça-feira, 7 de agosto, no plenário da Câmara Municipal. Os questionamentos foram nas áreas da Saúde e Segurança Pública.
A Sessão Especial de Prestação de Contas está baseada na Lei Orgânica Municipal e obriga o prefeito a comparecer a Câmara 2 vezes por ano, para prestar contas de seus atos no semestre anterior.
Durante a sessão, cada Vereador tinha 5 minutos para fazer a pergunta, dirigida ao prefeito como a um dos secretários municipais. Após a resposta, no mesmo tempo, o Vereador ainda pode fazer uma réplica de 3 minutos.
Quando da vez do Vereador Aurimar Mansano, o mesmo fez sérios questionamentos sobre a Saúde, Pavimentação e Obras Públicas que estão sendo realizadas na cidade. O Vereador queria saber sobre os problemas encontrados na Saúde da cidade, a qual é presidente de Comissão Relevante; sobre a pavimentação de algumas vicinais e o término das obras do Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil), do Barranco Alto e a reforma na UBS (Unidade Básica de Saúde), do Porto Novo.
Na sua resposta, o prefeito Antonio Carlos salientou os investimentos e melhorias que tem feito na pasta, bem como apresentou os problemas que vem enfrentando. Quanto as obras, o chefe do Executivo admitiu que estão atrasadas, mas que serão entregues o mais breve possível.
Mansano ainda inquiriu o chefe da Casa Civil, João Caramez, com relação ao efetivo da Polícia Civil na cidade, argumentando que os novos delegados e investigadores anunciados não foram enviados para o município. Caramez prometeu ver o problema e saná-lo o quanto antes. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Vias Públicas se reúne com Sabesp

Caraguatatuba - A presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que trata das Vias Públicas do município, a Vereadora Vera Peixoto (PSDB), esteve reunida com o Vice-Presidente do Litoral da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Oswaldo Aly. Na ocasião a Parlamentar questionou o vice-presidente sobre as decisões do relatório final da comissão.
A Comissão de Assuntos Relevantes sobre Vias Públicas da Câmara de Caraguatatuba esteve reunida de março a junho, investigando a situação das ruas e avenidas da cidade com respeito a ação das empreiteiras que realizam serviços para as concessionárias. Foi constatado que após o término das obras a situação das vias públicas fica em estado lastimável, prejudicando motoristas e pedestres.
O encontro de Vera Peixoto e Oswaldo Aly se deu no gabinete do prefeito municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva. A Vereadora explicou todo o relatório e apresentou as falhas e erros apontados nele, com maior destaque para a Sabesp, considerada a concessionária que mais danifica ruas na cidade.
Durante os 97 dias de vida da Comissão, foi constatado que a Sabesp tem pelo menos 400 vazamentos/mês, que não podem ser consertados, visto que o contrato com a empresa que terceiriza o serviço terminou e até aquele momento, não havia sido feito novamente.
O Vice-presidente Oswaldo Aly alegou desconhecer o relatório da comissão, mas concordou que esse é o trabalho do Vereador e ao mesmo tempo, pediu apoio e paciência ao Legislativo, dizendo que está atento ao assunto e que o mesmo deverá ser solucionado a médio prazo.
Aly confirmou que a estatal irá refazer todos os pisos danificados com as obras de suas empreiteiras. Ao mesmo tempo o prefeito Antonio Carlos, presente ao encontro, disse que a Prefeitura fará um contrato com a Sabesp, trocando os serviços de reparo de vias públicas, que a estatal não fizer, pelas contas e taxas de água que venha a gastar. Oswaldo Aly frisou que a partir de agora as obras que venham a ser feitas terão um procedimento diferente, que causará menos males aos usuários. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Cerâmica mostra toda sua criatividade

Ubatuba - Os ceramistas de de Ubatuba estarão realizando de 24 de agosto a 9 de setembro, no Sobradão do Porto, a III Mostra de Ceramistas de Ubatuba, uma realização da Fundart por meio dos Grupos Setoriais de Artesanato e Artes Plásticas. Serão expostas peças utilitárias para uso doméstico como jarras, vasos, travessas, etc, além de esculturas e material para decoração. Os artistas Cris e Akao, Edna M. Veiga Franco, Jussara Cordeiro Guimarães, Malu Ramos, Rosa Penteado, Susana Bottini Montautti, Vitória Nunes, Maria Shô Tardy e Mary Bilbao reuniram coleção que irá mostrar o avanço dessa categoria de artesanato em Ubatuba.
Transformar Ubatuba em um centro ceramístico é uma das propostas da Fundart. A consagrada ceramista Mieko Ukeseki, premiada em mostras nacionais e internacionais, vem sendo consultada pela Fundart para a realização de um trabalho que permita apurar a técnica e melhorar o nível das obras.
O início da cerâmica de alta temperatura (mais de 1.220 graus) e do raku
(técnica japonesa em que a peça é retirada ainda incandescente e trabalhada, em seguida, na serragem) em Ubatuba, deu-se por volta de 1977, com madre Marta, na antiga Assistência ao Litoral de Anchieta - ALA. (Fonte: FUNDART)

Arte de Ubatuba no Vale

Ubatuba - Depois do Shopping Center Vale, em São José dos Campos agora é a vez da Casa da Cultura, em Lorena, contar com obras de artistas de Ubatuba. Franklin Spíndola, coordenador do Setor de Artes Plásticas da Fundart, está presente na mostra com duas obras: “Cristo” e “Fashion”, ambas em óleo sobre tela. O 1o Salão de Artes de Lorena é promovida pela prefeitura local, foi aberto no último dia 6 e vai até o próximo dia 25. (Fonte: FUNDART)

Ubatuba  faz parceria com UNITAU

Ubatuba - A realização de cursos seqüenciados - duração de 2 anos como forma de atualização profissional - envolvendo a área de comunicação (jornalismo, relações públicas e publicidade) e artes plásticas poderão ser realizadas no campus da UNITAU, em Ubatuba, de acordo com o reitor Antonio Marmo Oliveira, que esteve reunido com Flávio Girão, presidente da Fundart. Além disso, poderão ser programados cursos de extensão com média de 30 horas .O reitor diz que “ o campus é um dos elementos para trazer progresso para Ubatuba. Taubaté teve seu desenvolvimento avançado pela UNITAU e o mesmo poderá ocorrer com esta cidade”.
O presidente da FUNDART destacou as possibilidades concretas de parceria - na área de fotografia já está acertada - evoluindo para literatura, teatro, história, etc, de comum acordo entre as duas instituições. Durante o encontro foi proposta a entrega do campus da UNITAU no dia 28 de outubro, aniversário da cidade. A reunião, na sede da Fundart, contou ainda com a presença do João Gonçalves Batista Pinheiro, chefe do Departamento de Comunicação da UNITAU e Pedro Paulo Teixeira Pinto, assessor do prefeito Paulo Ramos. (Fonte: FUNDART)

Fundart abrirá inscrições para Cursos de Literatura

Ubatuba - Autores como Machado de Assis, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Guimarães Rosa , Clarice Lispector e autores contemporâneos serão objeto de estudo nas palestras que integrarão o Curso de Literatura que a Fundart, através do Grupo Setorial de Literatura, estará promovendo a partir do mês de setembro. Entre os convidados para compor a equipe de palestrantes estão Dalmo Dallari, a psicóloga Maria Rita Kell, Augusto Massi das editoras Cosac & Naify e 34, e Sonia Sachs diretora do Departamento de Letras da Universidade de Taubaté. Além das obras e dos escritores brasileiros as palestras vão enfocar a Semana de Arte Moderna, Literatura e Cidadania, Literatura e Psicanálise e Literatura e Cinema . Serão ao todo 11 palestras, aos sábados, a partir das 16 horas. As inscrições estão abertas na Fundart. Mais informações pelo telefone 432.4584. (Fonte: FUNDART)

Dois homens assaltam posto em Caraguá

Caraguatatuba - Dois homens armados com revólveres assaltaram, por volta das 2h de ontem, o posto de combustíveis Mareli, localizado no centro de Caraguatatuba, no litoral norte. Segundo a polícia, os dois homens renderam o frentista André Luiz dos Santos, 25, levaram R$ 150 em dinheiro do caixa do estabelecimento e fugiram em duas bicicletas. A polícia ainda não tem pistas. (Fonte: Folha Vale)

Odirlei vence etapa do circuito brasileiro em Pernambuco

Ubatuba - O surfista de Ubatuba Odirlei Coutinho superou o sergipano Romeu Cruz na bateria decisiva e foi o campeão da etapa de Porto de Galinhas (PE) do Super Surfe 2001. Os dois, que até então não tinham passado das oitavas-de-final nas etapas anteriores, bateram nas semifinais os catarinenses Guga Arruda e Pedro Norberto, grandes destaques do sábado.
Assim como nas baterias anteriores, Odirlei garantiu o título surfando as longas esquerdas da Praia do Cupe. ''Ali estava um bom banco de areia que produzia boas ondas'', explicou o campeão que faturou R$ 15 mil de prêmio.
No último dia da competição, as ondas até subiram para mais de 1 metro de altura, mas se apresentaram muito mexidas devido ao forte vento Sul que voltou a soprar com força no domingo em Porto de Galinhas. (Fonte: JB)



Free Wallpaper Orquídeas - Coleção e Cultivo


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor