Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 14 de março de 2001 - Nº 248 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Justiça manda fechar Apac de Caraguá após denúncia
Furnas visita a cidade de Ubatuba
Caraguá faz blitz atrás do mosquito da dengue
São Sebastião começa hoje festejos de aniversário
Caraguá vai ganhar Vara da Justiça
Região tem 2 homicídios em 24 horas
XV marca eleições para próximo dia 22


Justiça manda fechar Apac de Caraguá após denúncia
Presos estariam levando adolescentes à unidade para relações sexuais

Caraguatatuba - A juíza-corregedora de Caraguatatuba, Adriana Andrade Pessi, determinou o fechamento da unidade da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) na cidade após constatar irregularidades na entidade.
Os presos com direito ao regime semi-aberto vão cumprir prisão domiciliar até o surgimento de vagas de unidades da Coespe (Coordenadoria dos Estabelecimentos Penais do Estado de São Paulo).
Segundo a juíza, desde que assumiu a comarca, em dezembro passado, estava averiguando o funcionamento da entidade.
Entre as irregularidades constatadas em sindicância realizada pela juíza estão informações de que adolescentes seriam levadas ao local para ter relações sexuais com os presos, descumprimento dos horários estabelecidos, brigas entre os reeducandos e tentativa de homicídio na casa.
Com base na sindicância e na confirmação de que a diretoria eleita para administrar a entidade não existia há vários anos, a juíza determinou a extinção da Apac na semana passada.
Segundo ela, dos 37 reeducandos, 20 tinham direito ao regime aberto e vão ficar em prisão domiciliar, comparecendo ao Fórum na data estipulada. Dos outros 17, a maior parte teria voltado para a cadeia em períodos anteriores por não estarem cumprindo as regras para o semi-aberto.
A única voluntária da entidade, Esdras de Abreu, confirmou que o sistema não estava funcionando. "Sempre que havia alguma denúncia, a Polícia Militar era acionada, mas era difícil manter o atendimento 24 horas sozinha."
O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) disse que a posse do imóvel retorna ao município e que não há intenção de criar um novo sistema. (Fonte: ValeParaibano)

Furnas visita a cidade de Ubatuba

Ubatuba - Furnas Centrais Elétricas S. A, empresa responsável pela transmissão e geração de 43% da energia consumida no Brasil, promove nesta semana o Projeto 80 Municípios Eficientes/SP, na cidade de Ubatuba. O evento acontece na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e terá a participação de autoridades da Prefeitura, Secretarias, diretores, professores, alunos das escolas (municipais, públicas e particulares) e da comunidade em geral. Este projeto tem como objetivo sensibilizar, informar e estimular a sociedade sobre as questões do Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e do Meio Ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) considera de fundamental importância a implantação deste projeto que estará proporcionado ao município uma economia de energia considerável. Desta forma, poderemos investir muito mais em outros setores importantes da Administração e do município. “ Hoje a economia de energia é uma necessidade mundial. Precisamos conscientizar todos para que assim possamos alcançar 2015 sem a necessidade de racionamentos”, afirma Ramos.
No dia 14, acontece a cerimônia de abertura com uma apresentação sobre o perfil de Furnas e sobre o programa, ministrado pelo Dr. Antônio Manoel de Almeida Sobrinho, que representa o Presidente de Furnas, Dr. Luiz Carlos Santos, juntamente com os Assessores da Presidência Dr. Marciano Araújo Neto e Dr. Maurício de Oliveira Santos. Nesta ocasião, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre Furnas e a Prefeitura que abrange toda a programação, inclusive a entrega de um Projeto de Eficientização da Iluminação Pública da cidade, que prevê um potencial de economia de 20 a 40% e um Diagnóstico Energético de uma escola municipal. No mesmo local, será realizado um Seminário sobre Educação Ambiental e a sua relação com a Conservação de Energia e Cidadania e outro sobre o Panorama Energético Brasileiro pelo professor Cláudio Lirange Zanatta (formado pela FGV/RJ). Em seguida, será anunciado o roteiro dos dias 15 e 16 do Curso de Capacitação sobre a Metodologia Educativa “A Natureza da Paisagem: Recurso da Vida” ministrado pelo Professor Sady Castor Sobrinho, direcionado aos diretores e professores e a programação do Grupo de Animação Cultural, que será realizado no Ginásio Tubão I e II, direcionado aos alunos do ensino médio e fundamental.
No último dia, acontece a cerimônia de encerramento, onde diretores e professores receberão uma coleção completa de livros e recursos audiovisuais (fita de vídeo, cd-rom, jogos) sobre o assunto para as atividades em sala de aula e um Certificado de Conclusão de Curso, reconhecido pelo MEC. (Fonte: ACS-PMU)

Caraguá faz blitz atrás do mosquito da dengue

Caraguatatuba - Agentes do Departamento de Zoonoses de Caraguatatuba começam hoje uma vistoria em residências e estabelecimentos comerciais do bairro Indaiá para verificar a existência de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A diretora de Saúde Coletiva, Lucile Esther Bishop, disse que este mês foram encontrados três focos do inseto no bairro, embora nenhum estivesse infectado com o vírus. O Aedes também pode transmitir a febre amarela. Lucile pede a colaboração dos moradores para evitar o acúmulo de água parada, local ideal para o desenvolvimento da larva do mosquito. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião começa hoje festejos de aniversário

São Sebastião - As comemorações do aniversário de 365 anos de emancipação política de São Sebastião começam hoje com uma missa campal na praça do Coreto e uma cavalgada com destino à Aparecida. A prefeitura está organizando uma série de eventos até o final de semana. Na sexta-feira, dia no aniversário da cidade, está programado desfile cívico com alunos das escolas municipais, feira caiçara e show com Emílio Santiago e encerramento com queima de fogos. O cantor Jorge Ben Jor se apresenta no sábado, na rua da Praia. As bandas Autonomia e Píer também se apresentam na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai ganhar Vara da Justiça

Caraguatatuba - O TJF (Tribunal de Justiça Federal) anunciou ontem que Caraguatatuba é uma das cidades escolhidas para ganhar uma Vara Federal ainda este ano. O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) se reuniu com o presidente do órgão, João Kallás, para pedir a instalação da Vara na cidade.
"Ele (Kallás) disse que em 60 dias pode sair a autorização", disse Silva. Para o prefeito a Vara da Justiça Federal é uma necessidade para o Litoral Norte porque todos os processos federais acabam sendo julgados em São José dos Campos ou São Paulo o que dificulta o acesso de advogados e partes interessadas. (Fonte: ValeParaibano)

Região tem 2 homicídios em 24 horas

Caraguatatuba - O menor Hélio Paulino da Silva, 15 anos, também conhecido como "Helinho Febem", foi executado na madrugada de ontem em Caraguatatuba com quatro tiros.
O corpo do adolescente foi encontrado por volta da 1h na rua Roque, no bairro Olaria, onde morava, com dois tiros no tórax e dois na nuca. O menor já esteve internado na Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor), em São Paulo, por ter cometido furto e roubo no bairro Martin de Sá.
A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas entre assaltantes.
Em Lorena, o desempregado Charles Bento, 22 anos, também foi baleado na madrugada de ontem no bairro Vila Industrial.
O homicídio já é o nono ocorrido este ano no município. Bento, que morava com os pais no bairro Vila Hepacaré, foi encontrado morto pela Polícia Militar.
Até ontem à tarde, a polícia não tinha pistas sobre os suspeitos do crime. Bento tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas. (Fonte: ValeParaibano)

XV marca eleições para próximo dia 22

Caraguatatuba - O conselho deliberativo do XV de Caraguatatuba marcou para o dia 22 a eleição de emergência para a escolha da nova diretoria executiva do clube. Depois da renúncia do presidente Eduardo Gonçalves, no mês passado, o vice-presidente Francisco Mastromônico é o presidente em exercício e candidato a um mandato completo de dois anos.
"Não entrei para ser presidente, mas vou continuar trabalhando", disse Mastromônico.
Eduardo Gonçalves, também renunciando ao cargo original de conselheiro, pediu o cancelamento do título de sócio do clube.
"Quero esquecer a minha passagem pelo XV", disse Gonçalves.
Domingo, pela Série B-1, o XV visitará o Barretos. (Fonte: ValeParaibano)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor