Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 14 de maio de 2001 - Nº 290 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Porto de S. Sebastião descarrega a 1ª carga de produto líquido
Caraguatatuba firma acordo com universidade para avaliar bairros
Press Tour trará jornalistas à Caraguá
São Sebastião sedia exposição patrocinada pela Petrobras
Grupo sequestra operador de caixa-eletrônico em Caraguá
Caraguá vai ao maior encontro internacional de turismo
Câmara de Caraguá recebe 1.136 pessoas em abril
Comissão de Saúde se reúne com Secretário Municipal
Vereador concorda com redução do Ano Letivo
Grupo Setorial de Artesanato divulga atividades
Caraguá sedia Paulista de Sprint Triathlon
Um Ano Depois


Porto de São Sebastião descarrega a 1ª carga de produto líquido
Cais recebeu 1,5 milhão de litros de destilado alcoólico importado de empresa de Porto Rico para o Brasil

São Sebastião - O porto de São Sebastião finalizou, ontem à tarde, uma operação de descarga de 1,5 milhão de litros de destilado alcoólico envelhecido de melaço de cana, matéria-prima utilizada na fabricação de rum.
Foi o primeiro descarregamento de produto líquido no cais, de acordo com o gerente do porto, Vilson Costa.
O produto, importado de Porto Rico pela Bacardi Corporation e trazido pelo navio Rhone, foi transportado por meio de caminhões-tanque para São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde está situada a filial brasileira da indústria de bebidas.
Segundo o gerente da empresa, Jader Sales Ribeiro, o produto era descarregado anteriormente no porto de Recife (PE).
""Como a empresa se mudou para São Paulo, optamos por operar no porto de São Sebastião devido à proximidade com a Grande São Paulo", disse.
A operação durou 24 horas. Por ser um produto inflamável, o porto mobilizou 12 homens de sua brigada de incêndio e contou com o apoio do navio Comandante Cianciulli, do Corpo de Bombeiros.
""Estamos aproveitando esse fato inédito para sabermos como o porto se comporta, pois estamos prevendo utilizá-lo anualmente para o descarregamento do produto", disse Ribeiro.
ARRENDAMENTO - Para o gerente do porto, Vilson Costa, a chegada do navio mostra a capacidade do porto em operar diversos tipos de carga. ""Isso demonstrou nossas boas condições de operação."
Ele disse ainda que o processo de arrendamento da área portuária, que foi protocolado no Ministério dos Transportes em abril passado, se encontra na Divisão de Controle, Fiscalização e Concessão da Coordenadoria Geral de Gestão de Contratos.
Para que o arrendamento seja viabilizado, há a necessidade de o governo federal repassar a concessão ao governo do Estado.
A concessão do porto de São Sebastião termina em 2004. (Fonte: Folha Vale)

Caraguatatuba firma acordo com universidade para avaliar bairros
Levantamento de campo vai ter início neste mês

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, em parceria com a Universidade São Marcos, está realizando um projeto nos bairros de Massaguaçu e Capricórnio para o desenvolvimento do potencial turístico das áreas.
Os estudantes de turismo da universidade vão realizar um levantamento com os moradores e comerciantes dos bairros deste mês até dezembro.
Nos dias 19 e 20, o projeto vai desenvolver uma pesquisa de opinião pública e estabelecer parâmetros para a elaboração de um inventário sobre a região.
A partir dos resultados, os estudantes vão organizar um roteiro sobre a rede de hospedagem, gastronomia, atendimento e mão-de-obra dos bairros.
As informações vão ser repassadas ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e à Secretaria de Turismo.
A partir do levantamento do que os bairros têm a oferecer na área, serão oferecidos cursos para os profissionais de turismo e de atendimento em hotelaria.
O estudo vai ser divulgado também pela prefeitura junto às Sabs (Sociedades Amigos de Bairros), para que a capacidade turística das localidades seja discutida.
A universidade vai desenvolver ainda um programa que será divulgado nas rádios da cidade para que os projetos de otimização da capacidade turística sejam repassados a todos os integrantes da comunidade.
O objetivo da prefeitura é que, a partir da experiência no Massaguaçu e no Capricórnio, o projeto e a análise de potenciais turísticos sejam estendidos para outros bairros do município. (Fonte: Folha Vale)

Press Tour trará jornalistas à Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 50 jornalistas da Associação de Jornais de Interior - ADJORI vindos de várias partes do Estado estarão visitando Caraguatatuba nos dias 18, 19 e 20 de Maio O convite partiu da AHPS - Associação de Hotéis Pousadas e Similares e conta com total apoio da SETUR.
Para Salim Burihan, Secretário Municipal de Turismo , também jornalista e responsável pela divisão de Comunicação Social da Cidade, a visita dos colegas é sempre bem vinda já que Caraguá é uma cidade hospitaleira, pronta para o desenvolvimento do turismo e que precisa do apoio e da divulgação dos amigos da imprensa.
O grupo de jornalistas pertencem a ADJORI que é presidida atualmente por Walter Estevam Jr. Em sua gestão, a entidade adquiriu a sede própria dando um grande passo para ampliar suas atividades e quadro de associados. Em sua grande maioria, proprietários dos veículos que representam, os jornalistas vem de cidades como Campinas, Aguas de Lindóia, Americana, Araras, Atibaia, Barueri, Caçapava, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Diadema, Franca, Guarulhos, Itapevi, Jacareí, Mairiporã, Jarinú, Lins, Marília, Diário de Mogi, Mogi News, Osasco, Piracicaba, Pirassununga, Poá; Ribeirão Preto, Rio Claro, ABC Paulista, , São José dos Campos, São José do Rio Preto, Suzano, Taubaté e outros.
Os visitantes serão recepcionados na SETUR e ficarão hospedados em vários hotéis da Cidade. Irão conhecer Caraguá, alguns pontos turísticos e algumas obras que vem sendo realizadas pela administração e que tem grande importância no desenvolvimento turístico da região, como por exemplo o Ceprolim - Centro Profissionalizante que atenderá todo o Litoral Norte e a rede escolar, um exemplo a ser seguido já que é a Segunda do País. O prefeito Antonio Carlos, apesar de ter a agenda lotada de compromissos, faz questão de estar presente para cumprimentar e prestigiar os convidados. (Fonte: PMC)

São Sebastião sedia exposição patrocinada pela Petrobras

São Sebastião - A exposição Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, que tem a PETROBRAS como uma das patrocinadoras, acontecerá no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, de 14 de maio a 30 de junho. O evento está sendo viabilizado no Município devido a uma parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Educação, e Fundamar.
São 35 painéis, tipo posters, frutos de uma pesquisa feita ao longo dos últimos 40 anos pelo professor Nestor Goulart Reis, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Ele fotografou centenas de imagens de cidades e vilas brasileiras dos séculos XVI a XVIII. Antes da pesquisa, muitas destas imagens - espalhadas por arquivos no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal e Holanda - eram quase desconhecidas.
As descobertas contrariam a crença vigente de que as vilas e cidades do Brasil teriam crescido desordenadamente. A pesquisa revela também aspectos da história pouco conhecidos, como o fato de a vida urbana no Brasil, principalmente a partir do século XVIII, ter sido bastante expressiva, com muito teatro, ópera e música.
O Projeto Imagens de Vilas e Cidades do Brasil foi elaborado pela Fupam (Fundação para Pesquisa Ambiental) e tem o patrocínio da PETROBRAS, Volkswagen e Banespa.
Palestra - Na abertura, na segunda-feira, às 9:30 horas, o professor Nestor Goulart Reis faz uma palestra no Porto Grande Hotel. A palestra, direcionada a educadores, mas aberta a todos os interessados, ajuda a fornecer subsídios para um repensar da História do Brasil.
A exposição pode ser visitada diariamente, das 9:30 às 19 horas, no Porto Grande Hotel, que fica na Avenida Guarda-Mór Lobo Viana, 1.440. A entrada é franca.
Qualquer informação adicional, favor entrar em contato com a Gerência de São Sebastião/Assessoria de Imprensa - Fone: 451-4273

Grupo sequestra operador de caixa-eletrônico em Caraguá

Caraguatatuba - O operador de caixas-eletrônicos Pedro Marinho da Conceição, 37 anos, sua irmã, Valdenir Marinho da Conceição, 48 anos, e seu sobrinho, Giuleano Alexandre Trindade, 24 anos, ficaram mais de 17 horas em poder de uma quadrilha durante um sequestro ontem, em Caraguatatuba.
Os bandidos obrigaram o operador a sacar cerca de R$ 80 mil em dois caixas-eletrônicos, em Caraguatatuba e Ubatuba.
Segundo as vítimas, o grupo era formado por oito homens armados de pistolas, metralhadoras e um rádio HT, na frequência da Polícia Militar.
Conceição foi rendido na casa de sua irmã, no bairro Estrela D'Alva, por volta das 19h30 de anteontem por dois bandidos encapuzados.
Eles ficaram na casa até a chegada do sobrinho do operador. Os sequestradores levaram a família para um cativeiro na praia Martim de Sá.
Valdenir ficou como refém no cativeiro com parte da quadrilha enquanto o operador foi levado com seu sobrinho para fazer os saques.
Os bandidos usaram o carro da vítima, um Gol azul, e outro carro não identificado.
Conceição ficou preso no porta-malas junto com seu sobrinho. Os sequestradores teriam mostrado às vítimas que estavam acompanhando a movimentação da PM na cidade por meio do rádio. Eles teriam ameaçado matar os dois casos a PM fosse avisada do sequestro.
Depois de sacar a quantia, Conceição e seu sobrinho foram deixados amarrados dentro do carro no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, em Caraguatatuba, por volta das 5h30.
Eles foram vistos por clientes do supermercado, que chamaram a PM por volta das 13h. Junto com as vítimas, os assaltantes deixaram um revólver de brinquedo.
A irmã do operador foi solta pela quadrilha por volta das 15h em Guarulhos.
O caso foi registrado no plantão do 1º Distrito Policial de Caraguatatuba. Nenhum suspeito foi preso. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai ao maior encontro internacional de turismo

Caraguatatuba - Um dos mais importantes eventos mundiais para discussão de problemas ligados à indústria do turismo, acontecerá na Espanha, de 30 de maio a 10 de junho, e contará com a participação de importante representação de Caraguatatuba.
Realizado pela primeira vez em 1998, na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o Encontro Internacional de Desenvolvimento em Turismo é considerado um marco pelos empresários do setor, tal a evolução que a atividade teve a partir daquele certame.
No próximo Encontro da Espanha, que concentrará as palestras e debates em Marbella, mas também se estenderá a Madri, Granada, Valência e Barcelona, serão abordados temas tais como “Marketing Aplicado ao Turismo de Eventos e Receptivo de Lazer” e “Desenvolvimento e Integração Regional - A Experiência da Costa do Sol”.
Ricardo Gaspar, diretor da Oficina de Turismo em Caraguatatuba, está estruturando o grupo de empresários e autoridades da região, interessados em participar do evento, para inscrição junto ao Conselho Pró-Turismo do Cone Leste Paulista.
Maiores informações com a Oficina de Turismo, Fone: (12) 422-3212. (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá recebe 1.136 pessoas em abril

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu em abril 1.136 pessoas, entre visitas diárias aos Vereadores, bem como nas sessões ordinárias e Solenes. O número é inferior ao mês anterior e a razão disso seriam os inúmeros feriados e festividades na cidade.
O balanço anterior mostrou 1.350 pessoas de 1º de março a nove de abril, além de 410 pessoas no mesmo período, nas galerias para sessões Ordinárias e Solenes.
Em abril, durante 17 dias, 807 pessoas visitaram a Câmara com intenção de procurar um dos 17 Vereadores, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h30, o que perfaz uma média de 47,5 pessoas/dia. O dia de maior movimento foi o de 16 de abril, com 82 pessoas e o de menor movimento, dia três, com apenas 28 pessoas.
O número de visitas diárias para cada Vereador durante o mês passado não será revelado.
Ao mesmo tempo as galerias do Parlamento Municipal receberam no total 329 pessoas, sendo 206 em sessões Ordinárias, que ocorrem toda terça-feira a partir das 19h30 e 123 pessoas em sessões Solenes, que em abril aconteceram no dia 19, homenageando ex-Prefeitos e Vereadores e no dia 30, homenageando os Trabalhadores.
Com base nas sessões Ordinárias e Solenes, a média foi de 55 pessoas/sessão, com base nas seis sessões transcorridas no último mês.
Os maiores números foram registrados na segunda quinzena de abril. Dia 19 na sessão Solene aos ex-Vereadores, com 62 pessoas e na sessão Ordinária do dia 24, com 90 pessoas, a sua maioria estudantes da Zona Sul da cidade que reivindicavam Passe e Merenda Escolar. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde se reúne com Secretário Municipal

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve reunida na tarde de ontem, segunda-feira, dia 7 de maio com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos da Silveira Franco, quando foi debatido o sistema de trabalho e dele, foram tiradas algumas informações sobre o sistema de sua pasta no município. A explanação durou cerca de 90 minutos.
Na ocasião os vereadores Aurimar Mansano, presidente e os demais membros, Agostinho Lobo de Oliveira e José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté, puderam ouvir sobre a situação da pasta, bem como explanaram como pretendem realizar a averiguação. O Secretário Franco acha que o relatório final da Comissão será a terceira linha de pensamento sobre a Saúde na cidade, adicionada as linhas propostas pela própria Secretaria e pela Comus (Comissão Municipal de Saúde).
Tanto o Secretário Franco como o presidente da Comissão, Aurimar Mansano, defendem que os Vereadores devam caminhar de forma independente, procurando saber os problemas e analisando quais as soluções que deverão surgir.
Para o Secretário muitos vêem problemas na Saúde, mas o que existe são "problemas e causas", sendo que as causas são divididas em estrutura, processo e resultado. O Secretário concordou em acompanhar a Comissão nas visitas surpresas que pretendem fazer aos UBS (Unidades Básicas de Saúde).
Segundo o presidente, Aurimar Mansano, a Saúde é um grande problema do município e não será com críticas ou "decisões políticas" que irá melhorar. "Precisamos ouvir os dois lados da história e analisar com precaução, dando a melhor opção para a solução dos problemas", disse. O Vereador ressaltou o trabalho de união da Comissão. "Vamos trabalhar junto com o Executivo e descobrir o que falta e o que está errado, para juntos resolvermos. A Saúde é uma das principais bases da Administração Pública", frisou.
Além das UBS, a Comissão pretende visitar a Casa de Saúde Stella Maris e agendar audiências com o Secretário Estadual, José da Silva Guedes, além do Ministro da Saúde, José Serra, em Brasília. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador concorda com redução do Ano Letivo

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira - o Celsinho, protocolou requerimento endereçado ao Deputado Estadual Lobbe Neto, firmando apoio quanto a proposta de redução do Ano Letivo Escolar. A medida visa aumentar o tempo de permanência de turistas e veranistas na cidade e região.
Nos últimos anos o tempo do Ano Letivo Escolar foi reduzido em pelo menos 20 dias, passando os alunos a estudarem de 180 a 200 dias letivos/ano. Através dessa medida houve uma consequente redução no período de estada de turistas e veranistas em cidades praianas, estâncias balneárias e turísticas, além da diminuição do volume de negócios praticados no mesmo período, em comparação com anos anteriores.
Pensando nisso e analisando a situação do comércio de suas bases eleitorais, localizadas nos bairros do Cocanha, Getuba e Massaguaçu, na Zona Norte de Caraguatatuba, o Vereador tomou conhecimento, durante uma reunião que tratava do assunto, de propositura do Deputado Estadual Lobbe Neto, que tem por objetivo a redução do Ano Letivo Escolar.
Recorrendo das formas regimentais, das quais tem direito, o Vereador encaminhou via Assembléia Legislativa, pedido de informações ao Deputado Estadual, sobre a sua proposta.
A diminuição do período de férias escolares como um dos principais fatores à redução de turistas e veranistas e movimentação de negócios já é assunto das rodas de comerciantes e prestadores de serviço há pelo menos 5 anos. O atual presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), Mase Ribeiro, já ressaltou esse fato em declarações à imprensa nos últimos meses. Segundo o presidente, os períodos de estada de turistas e veranistas foram reduzindo de 30 para 15 e agora para 7, com o máximo de 10 dias de permanência durante as férias escolares, sendo a redução do período de férias um dos principais fatores para isso.
Para Celso Pereira, se vingar a idéia do Deputado Lobbe Neto, as cidades turísticas e estâncias terão mais uma arma a seu favor. "A sazonalidade no turismo precisa ser resolvida em nossa cidade e região, mas se tivermos a redução do período escolar, poderemos combater com mais eficácia a geração de empregos e a circulação de dinheiro em nosso município", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Grupo Setorial de Artesanato divulga atividades

Ubatuba - O Grupo Setorial de Artesanato da FUNDART, tem se reunido para tratar de assuntos de interesse dos artesãos do município. No último dia 08 de maio, aconteceu mais uma reunião no Sobradão do Porto, sob a coordenação de. Osvaldo Pires onde ficou acertada a participação da categoria em vários eventos que acontecerão em Ubatuba e em outras cidades do Estado.
Ficou decidida nesta reunião a realização de uma mostra de artesanato no Centro de Informações Turísticas, que acontecerá entre os dias 13 a 18 de junho, e ainda a montagem de um stand na 78ª Festa de São Pedro Pescador, que este ano será realizada entre os dia 22 de junho a 01 de julho, ao lado do Aeroporto Gastão Madeira.
Entre os outros assuntos tratados, destacou-se a implantação do PROMAR - Programa Municipal de Artesanato, que visa o desenvolvimento do artesanato e o auxílio ao artesão local, e ainda a indicação dos nomes que concorrerão aos cargos de coordenador e suplente do Grupo Setorial, uma vez que o atual coordenador está se afastando das atividades.
Para obter maiores informações ou participar do Grupo Setorial de Artesanato, a pessoa interessada deve procurar a Sra. Andréia ou o Sr. Rodney, na sede da FUNDART, à Praça Anchieta, 38, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas. (Fonte: Fundart)

Caraguá sedia Paulista de Sprint Triathlon

Caraguatatuba - A equipe de triathlon da Escola Modelo, de São José, disputará hoje a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Sprint Triathlon, com largada da praia do centro de Caraguatatuba, às 10h. Para os triatletas Calebe Gama (20-24 anos), Sanderson Palma (20-24 anos) e Luciane Yajima (categoria adulto), as distâncias serão de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. O restante do time joseense, com mais 13 atletas, disputará a categoria estreantes, com a metade da distância da prova principal. (Fonte: ValeParaibano)

Um Ano Depois

São Sebastião - A caravela Nau Capitania atracou às 12h50 de sábado no cais de São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, onde deve permanecer por 15 dias. A embarcação foi construída em 99 especialmente para participar das comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil no ano passado, mas ficou fora dos eventos oficiais devido a problemas técnicos. A caravela fará parte do cenário do filme nacional "Desmundo", que será filmado nas praias de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 A.Coutinho Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor