Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 14 de novembro de 2001 - Nº 417 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Feriado: Terminais esperam atender 635 mil pessoas
Cadeia no litoral é condenada
Unitau apresenta diagnóstico turístico
Equipe de Natação de Ubatuba disputa final em Pirassununga
Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Anti-Rábica
Caraguá ganhará reforço policial nos finais de semana
Saúde fará busca ativa para investigar casos de Tuberculose
Parlamento de Caraguá divulga seus números de outubro
ASSS realiza 5° Surf Solidário “Torneio Pró Matheus”
Resultado do 1º UBAPESC
Carta do Leitor


Feriado: Terminais esperam atender 635 mil pessoas


Litoral Norte - Os terminais rodoviários Tietê, Jabaquara, Barra Funda e Bresser, esperam atender 635 mil pessoas durante o feriadão da Proclamação da República. Os passageiros, segundo recomendação da Socicam (empresa que gerencia os terminais), devem chegar 30 minutos antes do embarque, adquirir as passagens antecipadamente e, no caso de dúvidas, dirigir-se ao balcão de informações.
Os terminais contarão com um aumento de 20% no quadro de funcionários das áreas de limpeza, segurança e atendimento. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nos quatro locais. Ela estima que circularão nas proximidades dos terminais 29 mil ônibus.
As passagens mais procuradas neste feriado são para as cidades do Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião), Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Angra dos Reis. (Fonte: O Globo)

Cadeia no litoral é condenada

São Sebastião - A Vigilância Sanitária de São Sebastião emitiu ontem laudo em que classifica como insatisfatórias e com elevado risco epidemiológico as condições da cadeia local. Mas a interdição, como queria a (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil, que pediu a avaliação, foi descartada.
A cadeia tem capacidade para 60 presos e abriga atualmente 163.
No laudo encaminhado ao prefeito Paulo Julião (PSDB) são indicadas, entre as principais necessidades, a criação de área para isolamento de detentos portadores de doenças contagiosas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Cláudia Batocchio, a Vigilância Sanitária não tem poderes para interditar o prédio. O Corpo de Bombeiros também já avaliou e condenou as instalações. (Fonte: ValeParaibano)

Unitau apresenta diagnóstico turístico

Ubatuba - Um pré-diagnóstico turístico do município de Ubatuba foi apresentado na segunda-feira, 12, no auditório do campus da Unitau, em Ubatuba. O trabalho foi elaborado por alunos e professores das disciplinas de história da cultura, planejamento e organização do turismo e recursos humanos, do curso de administração, habilitação em hotelaria e turismo.
De 12 a 14 deste mês estão sendo desenvolvidas atividades integradas no campus, com o tema “Educação só tem razão se for mobilização”. Estão expostos painéis com trabalhos desenvolvidos pelos alunos da 1ª série do curso de Pedagogia e acadêmicos da 1ª, 2ª e 3ª séries de Administração em Turismo. Durante o período podem ser vistos painéis, fotos, livros de pano, atividades de desenho e produção escrita com o tema Meio Ambiente. No dia 14 acontece show musical com talentos de Ubatuba.
Presentes a solenidade de abertura oficial estiveram o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), o vice-prefeito Moralino Valim Coelho (PMDB), o reitor da Unitau, Antonio Marmo, o pró-reitor estudantil, Nivaldo Zolner, o presidente da Comtur, Luiz Bischof, professores universitários, secretários e assessores municipais, vereadores e acadêmicos. Para o prefeito de Ubatuba, a cidade de Ubatuba oferece características turísticas que não existem em outros lugares, mas o que falta é planejamento. “Temos que ter planejamento e participação da população em todos os segmentos”, disse Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Equipe de Natação de Ubatuba disputa final em Pirassununga

Ubatuba - Cinco atletas da equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal disputam no próximo fim de semana a final estadual do Pró-Natação. A competição acontece na cidade de Pirassununga (SP).
Camila de Cássia Santos Oliveira (100 metros-costas), Natália Lages Nascimento (100 metros-livre), Felipe Atilli Costilhas (100 metros-costas), Mauricí Rubens Pereira Filho (100 metros-peito) e Flávia Eugênia Dias dos Santos (100 metros-livre) disputarão com atletas de várias regiões do Estado e prometem muita raça para representar Ubatuba.
Três etapas classificatórias foram realizadas até chegar a final. Na fase municipal, os 24 melhores tempos de cada prova conseguiram a classificação. Na fase sub-regional se classificaram os 16 melhores tempos e, na regional, apenas os 2 melhores tempos.
“Desejamos a eles muita sorte e que tragam mais uma vez bons resultados para nossa cidade” - declarou o técnico Hamilton Pinho de Castro da equipe municipal de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Anti-Rábica

Ubatuba - O Serviço de Saúde Coletiva da Prefeitura Municipal de Ubatuba estará realizando, no período de 20 de novembro a 08 de dezembro, a Campanha Anti-Rábica Animal 2001. Com postos fixos e volantes distribuídos por todos os bairros a campanha visa atender à população de todo o município. A vacinação é gratuita. Procure o posto mais próximo da sua casa. (Fonte: ACS-PMU)

Caraguá ganhará reforço policial nos finais de semana
Em reunião realizada no gabinete do prefeito Antonio Carlos nesta segunda-feira 12, ficou decidida a colocação de 25 homens para reforçar a segurança da praia Martim de Sá, medida esta que começará a vigorar a partir deste fim-de-semana

Caraguatatuba - Visando melhorar a segurança da praia Martim de Sá, o prefeito Antonio Carlos reuniu-se no gabinete com o presidente da Associação de Moradores da Martim de Sá, Alberto Caetano, o presidente da Associação de Quiosques da Martim de Sá, Ari Carlos Barbosa, comerciantes, o presidente da Acic - Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Camargo, o comandante da Polícia Militar de Caraguatatuba, capitão André Luiz Cavalcante, o coronel Celso Rapacci, da Ditran e demais autoridades. Participaram também da reunião o secretário de Turismo, Salim Burihan e a secretária da Fazenda, Emília Kawata.
Durante o encontro, a reivindicação maior esteve relacionada a medidas de segurança para a praia Martim de Sá, que recentemente tem sido cenário de roubos, assaltos e mortes. Para minimizar esta problemática, a Prefeitura, junto à Polícia Militar conseguiu um reforço policial, que entra em vigor a partir deste fim-de-semana, com 25 homens da PM, que estarão fazendo policiamento intensificado na Martim de Sá, das 17h às 7h da manhã, com bicicletas, viaturas e à pé.
Outro tipo de fiscalização que estará acontecendo na praia está relacionado ao som dos carros. Esse policiamento acontecerá das 22h às 6h da manhã, através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba.
Os ambulantes clandestinos também passarão por uma fiscalização intensa, que será realizada pela PM juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Martim de Sá, Alberto Caetano, a reunião foi bastante válida, “o prefeito prontamente atendeu nossas solicitações e temos certeza que com essas medias os problemas serão minimizados”, disse Caetano. O prefeito Antonio Carlos declarou que com esse reforço, a Martim será novamente um local seguro e aproveitou a ocasião para mostrar o projeto de reorganização da Martim de Sá, que será feito com recursos do DADE/Governo do Estado, a partir do 2º semestre de 2002. “Com isso estaremos valorizando a Martim, que é o cartão postal de nossa cidade”, finalizou o prefeito. (Fonte: PMC)

Saúde fará busca ativa para investigar casos de Tuberculose

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando nova “Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios”, para identificar casos de Tuberculose no município.
A busca será feita através da seção de Vigilância Epidemiológica, de 17 a 30 de novembro, em todos os postos de Saúde de Caraguatatuba. O tema do novo programa de Saúde é “Tosse prolongada tem que ser investigada”, e tem como principal objetivo diagnosticar os casos de Tuberculose.
Portanto, todas as pessoas que tiverem de 15 a 49 anos e apresentarem tosse há pelo menos duas semanas devem realizar o exame de escarro. Caso seja identificada a doença, o paciente fará tratamento com duração de cerca de 6 meses.
Se você tem sintomas como tosse prolongada, não custa procurar o posto mais próximo de sua casa. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais chances você tem de se curar! (Fonte: PMC)

Parlamento de Caraguá divulga seus números de outubro

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga seus números referentes ao mês de outubro deste ano. Os dados coincidem com as expectativas feitas pelos funcionários mais antigos, quando apontaram uma estabilização da produção mensal do Legislativo em Caraguatatuba.
Foram produzidas 200 proposituras das mais diversas no mês de outubro. No total foram 6 Projetos de Lei, 2 Projetos de Resolução, 126 Indicações, 13 Moções e 54 Requerimentos, além de 2 Projetos de Decreto Legislativo.
Quanto ao livro de presenças não houve grandes alterações, perfazendo um total de 448 pessoas presentes à Câmara no mês passado, com uma média de 64 pessoas/dia, durante 7 dias, quando foram realizadas 5 Sessões Ordinárias e 2 Sessões Solenes. Os gráficos demonstram que a sessão Solene em homenagem aos professores trouxe 107 pessoas ao Parlamento, enquanto que a manifestação frustada dos professores estaduais levou 124 pessoas à sessão do dia 16 de outubro.
As visitas diárias do povo a sede do Legislativo apontaram 742 pessoas, em 22 dias úteis, perfazendo uma média de 33.7 pessoas/dia. É bom frisar que no final do mês passado a Câmara passou a atender em novo endereço para parte dos Vereadores, devido a obras de ampliação.
O novo endereço da Câmara fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 e nesta casa, de cor amarela, 11 dos 17 Vereadores tem lá seus gabinetes, durante os 120 dias de obra.
O sistema 0800 atendeu em outubro a 35 pessoas. O telefone 0800-772-1233 atende de segunda à sexta, das 12h30 às 17 horas para reclamações, opiniões, sugestões, críticas e denúncias comprovadas através de identificação. Ao mesmo tempo a Câmara trocou o seu número de PABX, instalando um sistema digital com 30 linhas e 48 ramais. O tronco chave da Câmara agora é o 3897-2525. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

ASSS realiza 5° Surf Solidário “Torneio Pró Matheus”

São Sebastião - Será realizado nos dias 15 e 16 de Novembro, na Praia de Guaecá em São Sebastião, o 5° Surf Solidário - “Torneio Pró Matheus”. 50% da renda das inscrições será revertida para o garoto de 8 anos, Matheus Miranda que está com leucemia. O garoto está internado em São Paulo e seus pais tiveram que pedir afastamento do trabalho para acompanhar o tratamento. Além dos gastos com o filho, os pais estão pagando aluguel de uma casa próximo ao hospital.
No último Sábado, dia 10, foi realizada uma festa em prol de Matheus Miranda e a diretoria da A.S.S.S. resolveu apoiar também a luta da família.
O campeonato de surf já estava marcado para acontecer na Praia de Guaecá com o nome “Amigos de Guaecá”, mas com o conhecimento do problema já citado resolvemos mudar.
“A A.S.S.S. já havia realizado mais 4 eventos em prol de necessitados. Em 1991 foi o primeiro e foi em prol do Taiu, campeão brasileiro que acidentou-se surfando na praia de Paúba, costa sul de São Sebastião. O segundo foi realizado na Praia de Guaecá em prol da APAE de São Sebastião, o terceiro foi em prol de Flora Prado, menina de 7 anos que precisava fazer uma cirurgia no ouvido e o evento também na mesma praia e o 4° na Praia de Maresias em prol da mesma menina. Agora esperamos contar com a participação dos surfistas locais de Guaecá e visitantes também para mais uma vez ajudar quem precisa mais do que nós”.
O 5° Surf Solidário, será bem voltado aos surfistas que não tem experiência em competições, além de uma categoria aberta. São elas: Open Aberta, Open Costa Norte, Open Especial e Mirim Especial, estas últimas são reservadas aos surfistas inexperientes que freqüentam a Praia de Guaecá. Terá também a bateria Expression Session (manobra mais radical).
As premiações serão kits de surf e troféus do 1° ao 4° lugar e as inscrições serão a R$15,00.
Para reservarem os interessados deverão ligar para o celular (12)9767-8383. (Fonte: ASSS)

Resultado do 1º UBAPESC

Ubatuba - O Clube de Pesca de Ubatuba realizou nos dias 10 e 11 o Iº UBAPESC. O evento contou com a participação de 63 duplas de todo o estado e ao final foram capturadas 1163 peças, totalizando 129.850 Kg. O pescado foi doado ao Lar Vicentino e a Santa Casa de Ubatuba. O destaque principal foi a dupla campeã nas categorias Federado e Absoluto, Valter Ianicelli e Altair Ianicelli. Altair sofreu um grave acidente enquanto participava de um torneio em Boracéia no início do ano, quando foi atingido por um raio, e teve que passar por um longo período de recuperação, sendo esse o primeiro torneio que participou depois do ocorrido. Outro destaque foi na categoria Feminino onde uma dupla de Ubatuba formada por Selma e Maria Cristina desbancaram a campeã brasileira e mundial, Eliana Augusto, e ficaram com o título.
O Resultado segue abaixo:

Federados
Clube de Pesca Caraguá Azul - Valter Ianicelli e Altair Ianicelli
CPEVAP Branco – Claudio Iwato e Dirceu Astorga
Clube de Pesca Caraguá Amarelo – Maurício e Vinícius Jorge

Avulsos
Caracóis Branca- José Carlos e Joelder
CPU Pé Inchado Rosa Choque – Sergio Brandão e Mário Iqueda
Titanic Amarelo – Carlos Aurélio e José Rubens

Feminino
CPU Pitú Rosa - Selma e Maria Cristina
CPEVAP Feminino – Júlia Iwato e Eliana Augusto
CPU Rosa – Sidinéia Nogueira e Fátima Souza

Juvenil
CPEVAP – Alexandre Iwato e Augusto Iwato
A.D.C. Kanebo – Fábio Horikawa e Eduardo Shiguekawa
CPU Verde – Tarley Jr. e Jefferson Nogueira
Maior Peça – Sérgio Brandão – 615 Gr.

Maior Quantidade
CPEVAP Branco – Claudio Iwato e Dirceu Astorga – 51 peças
(Fonte: CPU)

Carta do Leitor

Aumento da Movimentação do Porto - Fiquei estarrecida ao ler que os planos de aumento da movimentação do Porto de São Sebastião já estão em prática. Isso mexe profundamente com nossas cidades. Gostaria de saber por onde circularão os 30% de aumento de mercadorias. Serão mais 30% de caminhões em nossa quase lotada avenida (ex-estrada ligando São Sebastião a Caraguá)? Todos subirão pela já quase saturada Tamoios? Ou há planos de novas vias de escoamento desse incremento?
Não dá para acreditar que seres pensantes, com visão um pouco além de seus umbigos - e contas bancárias - pretendam aumentar o movimento do Porto, sem antes inventar (e implantar) nova via de escoamento da mercadoria. Por favor, me expliquem isso melhor.

Luciana Carvalho
São Sebastião - SP
luciana_fcs@uol.com.br


BIL Vivenda do Flamboyant Orquídeas

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor