Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2001 - Nº 437 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Litoral Norte discute novas opções na região
Litoral norte prevê 40% a mais de turistas
Julião cria Secretaria da Juventude
Petrobras é multada em blitz
Caraguá tenta abrir universidade
McDonald's inaugura primeiro restaurante de Ubatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em vigor
Projeto de revitalização é discutido em Caraguá
Massaguaçu terá shows no fim-de-semana
Alunos da APAE de Caraguá realizam festa de Natal
Câmara entrega Título de Cidadão ao Governador do Rotary
Orçamento de Caraguatatuba é aprovado em segundo turno
Vereador quer Tratamento de Canal na Saúde de Caraguá
Carta do Leitor



Litoral Norte discute novas opções na região


Litoral Norte - A assinatura de um convênio com Universidade de São Carlos, com relação à maricultura e malacocultura foi um dos destaques do 1º Fórum de Desenvolvimento Regional, realizado com a participação dos prefeitos e presidentes de Associações Comerciais das quatro cidades do Litoral Norte. O encontro teve início às 8h30 desta quinta-feira 13, e a composição da mesa aconteceu por volta das 10h, com o diretor técnico do Sebrae-SP, Sérgio Perroni, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, o vice-prefeito de Ubatuba, Moralino Salim Coelho, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, a presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, o diretor regional de Maricultura, Dr. Carlos Eduardo Proença, Eliane Machado, representando o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça e o presidente da Acic - Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Oliveira. . Estiveram também presentes o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Salim Jorge Burihan, o presidente da Aciss, Arthur Balutti, o presidente da Comtur, de Ubatuba, Luis Bischoff, o superintendente da Sabesp, Antonio Carlos Simões, além de diversas autoridades, debatendo o Turismo, a integração das cidades na busca de soluções rentáveis para o Litoral Norte e projetos sobre a Maricultura e Malacocultura.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Sérgio Perroni, o Sebrae, desde sua implantação do Litoral Norte tem realizado diversas ações para promover o desenvolvimento da micro e pequena empresa, incluindo a capacitação de funcionários. “Nós ajudamos a patrocinar a FIT - Feira Internacional de Turismo, levando material das cidades do LN para a Argentina, rica em turistas do Mercosul, que agora têm novas possibilidades de lazer, além do que já é oferecido pelo Brasil, com relação ao Nordeste. As cidades precisam se unir e desenvolver projetos que funcionem integrados. Temos belíssimas praias, prontas para receber o turista, mas para isso viabilizar novas ações. Já temos projetos de artesanato, de comercialização de produtos, hotelaria e agora estamos desenvolvendo a Maricultura (criação de mariscos) e Malacocultura (criação de Moluscos) no Litoral Norte, e lançando a idéia de uma encubadora agro-industrial para o ano de 2002, alavancando assim o setor de Turismo desta região”, explicou o diretor do Sebrae. Segundo ele, 67% dos empregos gerados atualmente provém de miro e pequenas empresas, nos mais diversos segmentos de mercado.
Em seguida, o prefeito Antonio Carlos assinou o convênio e falou da importância da chegada do Sebrae, no Litoral Norte. “é importante que as cidades do LN trabalhem juntas para um desenvolvimento conjunto e fortalecido. Esse fórum é o momento para discutir a regionalização, que é uma barreira grande entre as cidades mas é fundamental para o desenvolvimento regional. Cada cidade tem grandes potenciais, que precisam ser mapeados para um melhor trabalho turístico, e aliado a Cultura, porque onde não há Cultura não há turismo forte. Nosso foco agora tem de se priorizar na qualidade de vida e para isso precisamos desenvolver diversos tipos de turismo como o de eventos, o comercial, o balneário, o ecológico, o náutico, e uma série de outros segmentos que podem ser trabalhados. Se trabalharmos a Maricultura no comércio local, estaremos fortalecendo o Turismo e consequentemente a qualidade de vida. Esse 1º Fórum que Caraguatatuba tem a honra de sediar está sendo fundamental para trabalharmos juntos pelo desenvolvimento da região”, declarou Antonio Carlos.
Houve um painel de discussões apresentado pelo presidente da Acic, Jorge Washington de Camargo e em seguida o diretor regional de Maricultura, Dr. Carlos Eduardo Proença, falou sobre a Malacocultura que é o cultivo de moluscos, projeto no qual estão envolvidos sete ministérios, entre eles o da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Integridade Nacional, Indústria e Comércio, entre outros. “Estamos prioritariamente discutindo ações que fortaleçam a infra-estrutura do setor, principalmente com relação ao mercado, marketing e competitividade. Já que hoje, o consumidor não compra moluscos no mercado sem saber a procedência do produto. Outro fator importante é a água. É necessário haver um monitoramento para oferecer produto saudável para a população. Já temos no Brasil laboratórios produzindo sementes de moluscos e o produto está diretamente associado ao turismo, porque ostra e mexilhão são muito consumidos em praias e na temporada e não podem receber o mesmo tratamento que o camarão. O Estado de São Paulo pertence hoje ao que chamamos grupo II, entre os estados de Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão, que ainda não possui um projeto, mas já está em plano de elaboração”, concluiu Proença. O 1º Fórum de Desenvolvimento regional continua no período da tarde, ocasião em que será apresentado o Ceprolin e diversas ações da Fundacc, e outros palestrantes. (Fonte: PMC)

Litoral norte prevê 40% a mais de turistas
Hotéis com melhor localização já estão sem vagas para o Natal e o réveillon

Litoral Norte - O início das férias começou a lotar as cidades do Litoral Norte. A pré-temporada indica que o movimento de turistas deve crescer 40% em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, prevê o Sindicato dos Hotéis e Restaurantes da região. "Os hotéis de melhor localização já não têm mais lugares para Natal e réveillon", disse o diretor do sindicato José Carlos Souza.
As prefeituras se preparam também para barrar a entrada de ônibus e vans com turistas de um dia. Em Ubatuba, ônibus flagrados nas praias sem autorização são multados. Os veículos podem ficar só na Praia do Perequê-Açú, local com infra-estrutura para receber esse público.
"Não queremos impedir as pessoas, mas incentivar os turistas a ficarem mais tempo na cidade", disse o presidente da Companhia de Turismo de Ubatuba (Contur), Luiz Antonio Bischoff. Em 2000, num domingo, a Contur contou 88 vans entre a Praia Grande e Maranduba. Depois da ação dos fiscais, o movimento dos turistas de um dia caiu 90%. (Fonte: Estadão)

Julião cria Secretaria da Juventude

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB) anunciou ontem que vai criar a Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer. A pasta ficará responsável pelo desenvolvimento de atividades voltadas para crianças e adolescentes.
Segundo Julião, a medida foi formalizada após encontro com o secretário Gabriel Chalita, titular da pasta de Juventude, recém-criada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O prefeito afirmou que a secretaria terá o compromisso de elaborar políticas públicas em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Social e dar ênfase para atividades educacionais e esportivas.
Atualmente, parte dessas atividades são coordenadas pelo secretário José Cardim de Souza --que também responde pelas áreas de Cultura e Turismo.
O município desenvolve alguns projetos voltados para jovens como o "Caetê-Porã", em que o participante trabalha no viveiro municipal, e o "Jovem Aprendiz", com moradores que aprendem atividades artísticas e trabalham na recuperação do centro histórico.
Segundo Julião, o projeto está em fase de elaboração para ser apresentado aos vereadores. Ele disse acreditar na aprovação ainda no primeiro semestre do próximo ano. O nome do secretário ainda não foi definido. (Fonte: ValeParaibano)

Petrobras é multada em blitz

São Sebastião - A Petrobras foi multada ontem em R$ 900 por policiais ambientais sob acusação de desmatar uma área embargada judicialmente. Funcionários contratados pela empresa foram flagrados limpando as imediações dos oleodutos que passam pelo condomínio d'Arco Baleno, na praia da Baleia, costa sul de São Sebastião.
A autuação foi feita durante uma megaoperação desenvolvida pela Polícia Militar Ambiental.
A blitz resultou na aplicação de 48 boletins de ocorrência ontem. A operação prosseguiria na madrugada de hoje, segundo o tenente Davi Sousa Silva, comandante da Polícia Ambiental no Litoral Norte.
De acordo com Silva, a área da Baleia está embargada judicialmente e qualquer ação no local necessitaria de licença ambiental emitida pelo DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais).
Nenhum responsável pela Petrobras em São Sebastião foi localizado ontem à noite para comentar a autuação.
PÁSSAROS- Os policiais também apreenderam 38 pássaros silvestres que eram comercializados em uma residência no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá tenta abrir universidade

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), está negociando com a Unisa (Universidade de Santo Amaro) a instalação de uma escola de nível superior no município.
Ele afirmou que a proposta é transformar Caraguá no primeiro centro universitário do Litoral Norte. "O conselho consultivo da Unisa já mostrou interesse e só precisa de uma área adequada."
O terreno ideal para abrigar a universidade é de 14 mil metros quadrados. Segundo o prefeito, a idéia é formar um consórcio com a iniciativa privada para construir a universidade.
Em sua primeira gestão, o prefeito tentou levar a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) para a cidade, mas encontrou resistência da oposição.
Ângelo Nogueira, responsável pela Faculdades Módulo, única em funcionamento em Caraguá, não foi localizado ontem para falar sobre a vinda de uma universidade para o município.
O auxiliar de escritório Eduardo Neves Santos, 20 anos, quer fazer curso de publicidade e propaganda e acha que se houver mais universidades fica mais fácil para quem quer estudar. "Eu não posso viajar todos os dias e seria melhor se pudesse estudar aqui." (Fonte: ValeParaibano)

McDonald's inaugura primeiro restaurante de Ubatuba
Segunda unidade da rede McDonald´s no litoral norte será inaugurada no Shopping Porto Itaguá

Ubatuba - O primeiro restaurante do McDonald's em Ubatuba será inaugurado neste sábado, 15 de dezembro. A unidade é a segunda da rede no litoral norte e vai funcionar numa área de 250 m2, no Shopping Porto Itaguá, região central da cidade.
O investimento total para a abertura do restaurante é de R$ 300 mil. O novo ponto de vendas terá 70 funcionários, sendo 30 reaproveitados do McMóvel montado pelo McDonald's na praia de Iperoig na temporada passada. Todos os funcionários da nova unidade do McDonald's são moradores da cidade.
Durante quatro meses e meio, na última temporada, uma unidade móvel do McDonald´s, o McMóvel, esteve instalada na praia de Iperoig, em Ubatuba. O McMóvel é um restaurante temporário que oferece aos clientes os principais produtos da rede, durante um período determinado de tempo, para avaliação do potencial de mercado.
Ubatuba será a segunda cidade do litoral norte paulista a receber um restaurante McDonald's. O primeiro foi inaugurado em 1998, no Shopping Nova Caraguá, em Caraguatatuba. O litoral norte de São Paulo é a região litorânea do Estado que mais recebe turistas na temporada de verão.
No ano passado, as quatro cidades da região (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) receberam, juntas, cerca de 2 milhões de turistas. O restaurante de Ubatuba será o nono da rede no Vale do Paraíba e litoral norte. São cinco unidades em São José dos Campos, uma em Taubaté, uma em Aparecida e duas no litoral norte (Caraguá e Ubatuba). Ao todo, o McDonald's emprega cerca de 570 pessoas na região.
Neste ano, a rede foi eleita pela Revista Exame a melhor empresa para se trabalhar no país dentro de um ranking de 100 companhias, publicado na edição especial As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar. Neste ranking, a publicação ressalta que a rede realiza o sonho de muitos jovens no início da vida profissional, dando a eles a oportunidade de seu primeiro emprego.
Este é o quinto ano consecutivo que o McDonald's figura neste ranking realizado pela Exame.
O McDonald's é a maior rede de serviço rápido do Brasil e do mundo. São mais de 1160 pontos de venda no país, sendo 564 restaurantes e os demais quiosques de sobremesas, distribuídos por 125 cidades de 21 estados, além do Distrito Federal. Com 36 mil funcionários, a empresa registrou faturamento de R$ 1,46 bilhão no Brasil em 2000 (US$ 38 bilhões no mundo) e está investindo este ano R$ 200 milhões no país.

Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em vigor

Caraguatatuba - O Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba- PPDC, já está em vigor desde o dia 1º de dezembro e vai até o dia 31 de março de 2002, considerando o período previsto para os próximos meses, considerando possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município e a necessidade de serem tomadas medidas preventiva pela administração municipal.
O Plano vai ser operado segundo critérios técnicos previstos pela CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), com base na Legislação Estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistoria em encostas e ações para minimização de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo de famílias que se encontram ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações.
Compete ao Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil a coordenação geral das operações, contando com o apoio da prefeitura Municipal que atua em colaboração com a Policia Militar, através das unidades instaladas no município e demais segmentos públicos da sociedade. A prefeitura dá suporte para o insubstituível trabalho da Defesa Civil oferecendo estrutura e garantia de operação do PPDC e em parceria com o CEDE agiliza o transporte, equipamentos, recursos financeiros e outras providências necessárias, bem como supervisionar as condições de abrigo, definindo as condições de retorno às famílias removidas e determinando as medidas necessárias ao desempenho de suas funções.
Também compete ao coordenador geral comunicar-se ao prefeito e a REDEC as eventuais alterações (Estados de observação, atenção, alerta e alerta máximo) e promover a integração dos órgãos envolvidos assegurando a necessária infra-estrutura e a garantia de operações do PPDC. (Fonte: PMC)

Projeto de revitalização é discutido em Caraguá

Caraguatatuba - A revitalização da área central de Caraguatatuba está sendo definido em projeto pelo Sebrae em parceira com a Prefeitura de Caraguá. O assunto é um dos temas a serem debatidos no 1º Fórum de Desenvolvimento Regional que está acontecendo nesta quinta-feira, dia 13, na Fundacc. O evento reúne as prefeituras municipais de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, além de associações Comerciais do de todo o Litoral.
Um projeto arquitetônico está sendo desenvolvido pelo Sebrae, inspirado trabalho pioneiro implantado pelo Sebrae na Liberdade em São Paulo e Saara no Rio de Janeiro, onde foram reformados prédios e áreas que tinham valor histórico. O projeto para Caraguatatuba visa revitalizar os centros e corredores comerciais, além de áreas de importância e valor turístico.
A prefeitura Municipal de Caraguá conta com o apoio do Sebrae que negocia com agentes financeiros da linha BNDS. O projeto deverá ser finalizado e aprovado ainda este mês.
A preocupação do prefeito Antonio Carlos da Silva com a revitalização de vários pontos da cidade fez com que fossem criados vários projetos que visam mudar a aparência de locais como a entrada da cidade e o centro comercial. Há outros projetos ainda ligados a poluição visual na Estrada SP - 55, onde os comerciantes não tem respeitado leis que disciplinam o uso de áreas públicas.
Algumas leis já existentes visam disciplinar a exploração das áreas públicas, como a Lei 587/97 (5/fev/97) que disciplina o uso de praças, jardins, parques, canteiros, áreas de retorno de sistema viário, etc. A lei proíbe a fixação de placas e faxias em áreas verdes. Os proprietários são notificados têm 24 horas para retirar a placa. Caso ele continue infringindo a Lei terá que pagar multas que vão de R$ 313,00 a R$ 718,00.
Algumas estão sendo reimplementadas para estabelecer novos padrões para a instalação de placas, layouts, tótens e todo tipo de propaganda com o objetivo de restringir até mesmo o uso da faixada do próprio comerciante. Segundo a secretaria de Urbanismo, cerca de 40 placas foram retiradas recentemente pelos proprietários notificados, que inclusive já deram entrada com o pedido de Adoção de Área. O projeto foi implantado este ano e disciplina uso de áreas públicas para a instalação de placas. Para explorar uma área o proprietário se compromete a cuidar do espaço ou bem público utilizado, além de pagar taxa de manutenção e de instalação. Na prefeitura há cerca de 70 Termos de Adoção de Área para serem assinados. (Fonte: PMC)

Massaguaçu terá shows no fim-de-semana

Caraguatatuba - A praia de Massaguaçu, que fica na região Norte de Caraguatatuba terá uma programação diferenciada neste fim-de-semana, com shows imperdíveis no Tribos Beach Bar
O Tribos Beach Bar e Boite O2, na praia de Massaguaçu, está promovendo neste fim-de-semana uma programação de shows bastante especial, com preços promocionais de inauguração.
Nesta quinta-feira 13, a festa começa com a banda Bragaboys. Já na Sexta-feira 14, é a vez de estarem se apresentando em Caraguá os integrantes do grupo Berimbrown.
O melhor do Axé vai agitar a praia de Massaguaçu no Sábado, com o show da banda Gang do Samba, no Sábado 15, e fechando a programação de shows com “chave de ouro”, de apresenta no Domingo 16 o grupo Raízes.
Para quem quiser curtir essa programação especial, o Tribos Bar fica na rodovia SP-55, na altura do km 91. (Fonte: PMC)

Alunos da APAE de Caraguá realizam festa de Natal

Caraguatatuba - Os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba, realizarão no próximo dia 21 uma festa especial em homenagem aos pais. A festividade coincidirá com as comemorações do Natal.
A organização da instituição disse que “os alunos, entre adolescentes, crianças, adultos, estão realizando um belo trabalho com muito empenho.”
Paralelamente a este evento a Apae está oferecendo cursos para bordados com fitas em toalhas e também de pintura em telas em alto relevo.
A Apae fica na Avenida Bahia, 633, no bairro do Indaiá. Falar com Augusta ou Marli. (Fonte: PMC)

Câmara entrega Título de Cidadão ao Governador do Rotary

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza a sua 13ª Sessão Solene do ano, nesta sexta-feira, às 19h30, quando entregará Título de Cidadão Caraguatatubense ao Governador do Distrito 4600 do Rotary International, Augusto Antunes Corrêa Filho. O homenageado é empresário e foi Vereador na cidade.
Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Vereadora Vera Peixoto (PSDB), concedeu Título de Cidadão Caraguatatubense, em 27 de novembro deste ano, ao ex-Vereador, empresário e atualmente Governador do Distrito 4600 do Rotary International, Augusto Antunes Corrêa Filho.
A cerimônia acontece hoje, dia 14 de dezembro, às 19h30 no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba, com a presença de autoridades civis, militares e políticas, além de membros do Rotary de todo o Litoral Norte.
O homenageado nasceu em Santana do Parnaíba, tem 64 anos, é casado, sem filhos com Neuza Rocha Antunes Corrêa e mora desde 1977 em Caraguatatuba, na praia da Cocanha, zona norte da cidade.
O “Seu Antunes”, como é conhecido tem formação universitária em Engenharia, é formado em Economia e Direito e trabalhou por 18 anos na Anderson Clayton. Em Caraguatatuba ingressou no ramo imobiliário e atualmente trabalha com vestuário, perfumaria e cosméticos.
Na política foi Vereador de 1993 à 1996, tendo ocupado a função de líder do prefeito José Sidney Trombini, bem como a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.
Como Rotaryano, ingressou no Clube de Serviços em agosto de 1978, ocupando a presidência de diversas avenidas. De 1996 até o ano passado ocupou a função de representante dos Governadores que o antecederam, até ser nomeado Governador para o biênio 2001/2002. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Orçamento de Caraguatatuba é aprovado em segundo turno

Caraguatatuba - O Orçamento do Executivo e do Legislativo para 2002 foi aprovado em segundo turno na Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 11 de dezembro. A sessão transcorreu normal e rapidamente, aprovando a estimativa de gasto e recebimento na última Sessão Ordinária do ano.
O Orçamento da Prefeitura para o próximo ano é de mais de R$ 82.255 milhões e o da Câmara R$ 3.711 milhões. Pelo Executivo as maiores verbas estão com a Saúde, R$ 20.1 milhões e a Educação, R$ 20 milhões, seguido das Obras Públicas, com R$ 11 milhões. A Secretaria de Finanças terá mais de R$ 31 milhões para o próximo ano.
No segundo turno o Orçamento foi aprovado por 12 votos a favor e 4 contrários. Com essa terminam oficialmente as Sessões Ordinárias na Câmara de Caraguatatuba, devendo retornar apenas no mês de fevereiro do próximo ano.
Segundo o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, deverão ser marcadas algumas Sessões Extraordinárias, devido ao grande acúmulo de proposituras, como projetos e Requerimentos, no expediente do Legislativo.
A 11ª Sessão Extraordinária do ano acontece nesta quinta-feira, às 17 horas, com 2 projetos na pauta e cerca de 30 Requerimentos para serem votados.
Na Ordem do Dia, projeto de Resolução do Vereador Aurimar Mansano, que dispõe sobre o prazo de funcionamento da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde e projeto do Vereador Lobinho, que altera a Lei de Zoneamento, acrescentando a Categoria de Uso E-1 na zona de uso ZGE-2, que fica no bairro Rio do Ouro. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador quer Tratamento de Canal na Saúde de Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), elaborou Requerimento, que ainda será votado, onde pede informações sobre a possibilidade de incluir os Tratamentos de Canal no setor Odontológico da Saúde em Caraguatatuba. Essa indagação veio após as visitas do Vereador pela Comissão de Assuntos Relevantes do Legislativo.
O Vereador Aurimar Mansano está no seu segundo mandato e antes disso trabalhou como Delegado de Polícia Civil no Litoral Norte. Atualmente é o Vice-Presidente da Câmara e o presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Durante as visitas feitas nos últimos 2 meses, constatou que além da falta de médicos, o setor odontológico não dispõe de tratamento de canal para os usuários. “Ou o usuário trata do canal no particular ou manda arrancar na rede pública”, disse o Vereador.
Para Mansano essa situação não pode continuar. “Os gastos com a inclusão do tratamento de canal não inviabilizam o orçamento da saúde e criam mais um serviço ao usuário, além de mais empregos, como os cirurgiões dentistas especializados no assunto”, frisou.
No Requerimento, o Vereador pergunta se todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) tem em seu quadro a função de cirurgião dentista e em caso negativo, quais possuem e qual a especialidade destes profissionais. Ao mesmo tempo pergunta se há possibilidade de inserir profissionais especialistas em Endodontia e em caso negativo, por que não pode contrata-los. Finalizando, Mansano quer saber se o Executivo cobre todo o gasto do tratamento dentário de seus usuários ou o que é pago pela Prefeitura.
Depois de aprovado o Requerimento deverá retornar em 15 dias com uma resposta da Prefeitura. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Apoio - Lendo a manifestação do missivista "ESTARRECIDO". quero colaborar com o mesmo apoiando-o e lamentando que as "OTORIDADES" que inventam absurdos, se preocupem em realiza-los, ao invez de cuidar das verdadeiras necessidades da população. Cuidem do saneamento e conservção das praias entre outras coisas. Que esses desmandos sirvam para que numa próxima eleição tenhamos mais cuidado em quem votar.

Outro Munícipe Chocado
Barra do Sahy
São Sebastião - SP

Atenção - A partir desta data somente serão publicadas cartas, cometários e opiniões assinados com pelo menos um pseudônimo e um endereço de e-mail válido.

Emilio Campi
editor@litoralvirtual.com.br

 

Chalés Saint Tropez Villa Bella Chalés Maranduba

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor