Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001 - Nº 231 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Caraguá abre campanha de trânsito
Carnamar espera 150 embarcações
Pousadas oferecem pacotes para o  "Carnaval no Paraíso"
Caraguá reforça serviços de limpeza para o Carnaval
Sindicato move duas ações contra Julião
Paulo Ramos denuncia antecessor ao MP
Ubatuba instala série de outdoors
Prefeitura entrega reforma do estádio municipal
Desempregado mata mulher a facadas
Acusado diz não lembrar do crime
Grupo apresenta "Puxada de Rede" em Ubatuba


Caraguá abre campanha de trânsito

Caraguatatuba - Caraguatatuba abriu ontem à noite a terceira etapa da Campanha Nacional de Educação e Segurança no Trânsito, que deve reunir 100 mil visitantes até dia 21 na "mini-cidade" montada para o projeto na avenida da praia. A campanha foi idealizada pela Comissão Especial de Aplicação do Código de Trânsito Brasileiro na Câmara dos Deputados.
O presidente da comissão, deputado federal Ary Kara José (PPB), de Taubaté, disse que a cidade foi escolhida para sediar a etapa em razão do volume de turistas que deve visitar o Litoral Norte no período que precede o Carnaval.
Foram montados estandes nos quais os visitantes poderão conhecer equipamentos utilizados pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Florestal e Corpo de Bombeiros. As duas etapas anteriores do programa foram realizadas em Brasília e Taubaté.
O coordenador de projetos do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Gilberto Fernandes, disse que foi montado um laboratório móvel de inspeção veicular que vai verificar todos os itens obrigatórios do veículo, além de analisar alinhamento, suspensão e freios dos carros.
O diretor da Divisão de Trânsito de Caraguá, Celso Rapaci, disse que espera cerca de mil crianças das escolas municipais hoje no local. A "mini-cidade" poderá ser visitada diariamente das 9h às 19h. (Fonte: ValeParaibano)

Carnamar espera 150 embarcações

São Sebastião - São Sebastião está se preparando para a 11º edição do Carnamar. O desfile das embarcações acontece na praia do Arrastão, área central da cidade. A concentração está marcada para às 8h do dia 25, onde poderão ser feitas as inscrições dos participantes de outras cidades.
A expectativa a Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) e Prefeitura, organizadoras do evento, é que cerca de 150 embarcações participem do desfile, que vai da orla do Arrastão até a Vila, em Ilhabela.
Para os participantes, além do passeio, os organizadores vão dar um pacote turístico para Porto Seguro (BA) para os barcos mais animado e melhor decorado. O piloto do jet ski mais enfeitado ganha um relógio à prova d'água. Já a marina com mais inscritos receberá um troféu.
O presidente da Aciss, Artur Ramirez Balut, disse que a maior novidade nesta edição é o sorteio de uma passagem para Miami (EUA) entre os participantes presentes no momento da chegada.
UBATUBA - A abertura oficial do Carnaval 2001 acontece amanhã com apresentação do trio elétrico Treme-Terra, na Praia Grande, das 10h às 18h, e com a eleição do Rei Momo, Rainha do Carnaval e princesas, a partir das 22h, na avenida Iperoig, com a apresentação do trio elétrico Abadá. (Fonte: ValeParaibano)

Pousadas oferecem pacotes para o  "Carnaval no Paraíso"

Ubatuba - As pousadas e hotéis associados à Associação de Pousadas e Hotéis de Ubatuba/SP, em apoio e incentivo à iniciativa da Prefeitura Municipal de Ubatuba que através da COMTUR – Companhia Municipal de Turismo e da ACIU – Associação Comercial e Industrial de Ubatuba promove o Carnaval no Paraíso – 12 dias de folia que se inicia no dia 16, lança o seu pacote especial.
As diárias destes associados deverão ter descontos de mais de 50% em média aos preços praticados no carnaval, para quem se antecipar e vier pular ao som do trio elétrico Treme-Terra, que deverá percorrer as praias de Ubatuba, da Maranduba à Vermelha do Norte encerrando o passeio na Avenida Iperoig.
Na avenida será montado o trio-elétrico Abadá, que terá a função de eletrizar os foliões com seus 300 mil watts de potência.
O grito de carnaval será dado no dia 16 às 10:00 h, na Praia Grande, onde serão eleitos o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval 2001.
Segundo Celso Bradaschia, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Ubatuba/SP, o movimento do carnaval costuma ser muito intenso e as vagas de hospedagem estão quase que totalmente reservadas do dia 23 a 28 de fevereiro, sendo que o presente desconto vale para o período de 16 a 23 de fevereiro, em todos os associados.
Para maiores informações acesse o site http://www.hospedagensdeubatuba.com.br  e obtenha a relação dos associados. (Fonte: Rio-Santos Propaganda & Marketing)

Caraguá reforça serviços de limpeza para o Carnaval

Caraguatatuba - A partir de hoje, dia 15 de fevereiro, o município de Caraguá conta com uma operação especial de limpeza, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, através da Empresa Coletora Pioneira. A empresa fará coleta de lixo, varrição e capina com oito caminhões com capacidade de 9m3 cada um, que é equivalente a 72 toneladas por dia. A empresa conta com um Boby Bod que fará a capina mecânica.
A coleta será feita em dois períodos durante a madrugada, às 2 horas e as 5 horas. A varrição e a capina serão realizadas apenas na região central, onde a concentração de lixo é maior. Segundo o Secretário de Serviços Municipais, Roberti Costa, a contratação é dos serviços da empresa é bastante importante por que irá ajudar os serviços de limpeza pública, o que garantirá que a cidade será uma das mais limpas do Estado de São Paulo. Caraguá produz 70 toneladas de lixo por dia e, na temporada de verão, 180 toneladas por dia. (Fonte: PMC)

Sindicato move duas ações contra Julião

São Sebastião - O Sindicato dos Servidores de São Sebastião protocolou ontem duas ações na Justiça contra a prefeitura. A primeira tenta a anulação das leis que alteraram a referência salarial dos secretários municipais, hoje classificados com agentes políticos.
As leis permitiram que os salários dos secretários passassem para três referências 15, o que equivale a uma remuneração de R$ 5.300 --alta de 44% em relação ao valor anterior.
Nesta ação, o sindicato pede ainda que sejam devolvidos os valores pagos no período de vigência da lei.
Na outra ação proposta pelo sindicato, a categoria contesta a mudança no horário de expediente da prefeitura, que voltou a ser de oito horas diárias.
O presidente do sindicato, Afonso da Silva Valle, afirma que o servidor está sendo prejudicado porque não teve aumento salarial por conta da carga extra de trabalho --o expediente foi ampliado em duas horas. "A maioria também não está tendo condições de almoçar porque o horário não permite que o servidor tenha esse tempo livre." Hoje a prefeitura está funcionando das 8h às 11h e das 12h às 17h.
O prefeito Paulo Julião (PSDB) disse ontem, por meio de sua assessoria, que não havia sido notificado e por isso não poderia se manifestar sobre as ações. (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos denuncia antecessor ao MP

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entrou com uma representação contra o ex-prefeito Zizinho Vigneron (PPS) por não ter prestado contas do recurso recebido do governo federal nos dois últimos anos de sua gestão para o fornecimento da merenda escolar. O secretário de Educação no município, Corsino Aliste Mezquita, disse que a medida foi adotada para evitar que a cidade perca o repasse da primeira parcela da verba proveniente do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O ex-prefeito Vigneron disse não saber se foi feita prestação de contas do período. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba instala série de outdoors

Ubatuba - Por iniciativa do prefeito Paulo Ramos (PFL), no começo desta semana foram instalados em Ubatuba 10 outdoors que mudaram o visual da cidade. Foram distribuídos desde a praia da Tabatinga, divisa com Caraguatatuba, até o trevo do Indaiá, no Perequê-Açú, sentido Paraty-RJ. As peças medem 10 metros de largura por 3 metros de altura. As imagens são diversificadas, em lonas digitalizadas, contendo os atrativos turísticos do município.
As fotos estampadas nas peças apresentam aos turistas algumas das opções que a cidade oferece além de praia. Nesta série podem ser vistos os índios da Aldeia Boa Vista, a cachoeira do Promirim, a Gruta que Chora na praia da Sununga, o simples lazer da pesca na praia Vermelha do Norte, passeios de escunas pela ilhas e a praia da Maranduba. Em parceria com a iniciativa privada, duas peças em dupla face que mostram o mergulho e o Saco da Ribeira, este último considerado o centro naútico do Litoral Paulista.
A iniciativa é inédita e pioneira na região. Para o prefeito Paulo Ramos é apenas a ponta de um iceberg para o começo de um trabalho profissional para fomento do turismo da cidade. “Estas peças fazem parte do projeto de mudança de mentalidade que levará Ubatuba de balneário para centro turístico. Devemos dar maior ênfase para nossa história, cultura, tradição, ecologia e a todos os atrativos que a cidade oferece para um roteiro completo, dinâmico e receptivo para o nosso turista. Só assim, estaremos inserindo Ubatuba, de maneira profissional, na principal economia deste novo milênio, que é o turismo”, afirma Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura entrega reforma do estádio municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entrega neste Sábado, dia 30, a partir das 9 horas, o estádio municipal "Otoniel Santos" totalmente reformado. O estádio fica na rua Emigdio Orselli s/nº, no Topovaradouro (ao lado do ginásio de esportes José de Souza "Gringo")
O estádio passou por reformas gerais como o replantio do gramado com grama esmeralda, a colocação de telas do alambrado, instalação de nova arquibancada com capacidade para 500 pessoas, reforma nos vestuários e banheiros, obras de drenagem e nivelamento do terreno. O estádio tem uma área de 10 mil metros quadrados.
Está programado vários jogos a partir das 9h10. O primeiro jogo será entre Secretaria de Esportes da Prefeitura x Secretaria de Serviços Urbanos. O segundo, as 10h, entre Master - Grêmio Barequeçaba x Master Caiçara; as 14h jogo entre Seleção veteranos Costa Norte x seleção veteranos Costa Sul; e as 16h entre seleção Sub 17 - costa norte x seleção Sub 17 - costa sul. (Fonte: PMSS)

Desempregado mata mulher a facadas
Cozinheira foi atacada na frente de dois filhos, na periferia de Ubatuba; ela ia denunciar marido

Ubatuba - A cozinheira Josefa Eva Franco, 35 anos, foi morta com golpes de facão e pauladas na manhã de ontem, em Ubatuba. Ela foi assassinada pelo marido, o desempregado Noé Félix Pereira, 40 anos, na frente de dois dos cinco filhos do casal.
Josefa teve parte da nuca arrancada por um golpe de facão e apresentava cortes em várias partes do corpo. Ela foi atacada enquanto tomava banho, para ir para o trabalho. O crime aconteceu por volta das 8h, na casa do casal, no bairro Ipiranguinha, periferia da cidade.
A vizinha J.S., 25 anos, conta que ouviu gritos na casa e pensou que fossem as crianças. "Quando entrei, vi o Noé apertando o pescoço e batendo em Josefa, o banheiro todo ensanguentado e as crianças vendo a cena."
Pereira, que está desempregado, disse que não sabe o que o levou a praticar o crime. Ele disse estar arrependido.
De acordo com J.S, o casal vivia discutindo, mas ninguém havia presenciado nada grave, até o crime de ontem. "Nos últimos tempos, até que não estava tendo briga."
"Fiquei surpresa quando vi a viatura aqui e soube que o Noé tinha matado a mulher", disse a dona de casa A.F.T., 45 anos.
DENÚNCIA - O filho do proprietário do quiosque onde Josefa trabalhava, Potiguara do Lago, 18 anos, disse que a cozinheira era uma funcionária exemplar, amiga de todos e aparentava estar tendo problema em casa.
"Ontem (anteontem) ela disse que ia à Delegacia da Mulher fazer queixa contra o marido, mas não conseguiu porque esqueceu um documento. Ela disse que iria hoje (ontem)."
Segundo a delegada Elizabeth Maluf Zago de Carvalho, também responsável pela DDM, foi encontrado um registro contra Pereira feito em 97 porque ele não arcava com a despesa alimentar dos cinco filhos do casal.
Ainda de acordo com a delegada, o acusado foi transferido ontem para a Cadeia Pública de São Sebastião e disse que só vai se manifestar em juízo.
Os filhos do casal --de 3, 7, 9, 12 e 15 anos-- foram entregues ao Conselho Tutelar, que deve encaminhar o caso ao Juizado de Menores para decidir quem vai ficar com a guarda. Segundo os moradores, Josefa não tinha parentes na região. (Fonte: ValeParaibano)

Acusado diz não lembrar do crime

Ubatuba - "Estraguei minha vida, de meus filhos, de minha família, de minha mulher", afirmou ontem o desempregado Noé Félix Pereira, 40 anos, em respota à pergunta sobre o crime.
Ele disse não se lembrar do motivo que o levou a atacar a mulher, com requintes de crueldade. "Só sei que não estava me sentido bem à noite. Acordei por volta das 2h, com uma sensação ruim. Quando foi 6h, tirei meu filho de 9 anos da cama para levá-lo de bicicleta à escola e quando voltei, aconteceu isso."
Pereira contou ainda que sua vida teria piorado há cerca de 6 anos, quando abandonou a igreja evangélica que frequentava com a família. Ele negou que o casal estivesse em crise ou decidindo a separação.
"Estou preocupado com meus filhos porque sei que, com a minha vida, eu já acabei." Pereira é natural de Ladainha, norte de Minas Gerais e disse que está em Ubatuba desde 1979. Ele afirmou que vivia com Josefa havia 13 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo apresenta "Puxada de Rede" em Ubatuba

Ubatuba - O grupo cultural "Arrastão do Ipiranguinha" apresenta no próximo dia 25, às 20 horas, a encenação da puxada de rede (ou arrastão), uma dança típica da cultura caiçara. Segundo Julio César Mendes, "Esta é uma apresentação que pode se dizer extinta, tanto pela falta de peixes como pela proibição do IBAMA. Iremos recordar essa cultura do PESCADOR CAIÇARA."
A encenação será feita em frente o Cruzeiro da praia de Iperoig/centro, com concentração às 20:00 Horas do dia 25, domingo de Carnaval, na praça Santos Dumont/aquario, no qual será feito a trajetória até o local da encenação, esse trajeto será cortejado com cantorias, fifós(candeeiros), dança de capoeira e muita alegria.
Aproveitando o caso da baleia, que causou muitos problemas para Ubatuba, um dos seres que virão nesse arrastão será uma BALEIA, que após sua chegada na praia, a bicha seguirá cortejada pela avenida Iperoig, dançando uma marcha carnavalesca saritizando o ocorrido com a baleia que encontra-se enterrada na praia Grande.
O grupo convida os interessados que queiram participar desta encenação carnavalesca para descobrir o segredo da puxada de rede e do pescador caiçara. As Fantasias ( Pescador Caiçara) estão sendo vendidas ao preço de R$10,00. Interessados ligar para Júlio ou Maria Helena, fone: 432 1990. (Fonte: Divulgação)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor