Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 15 de março de 2001 - Nº 249 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Paulo Ramos vai à Brasília
500 alunos de Ubatuba começam as aulas hoje
São Sebastião interdita ponte na costa sul
Pousada realiza torneiro de xadrez em Ubatuba
Beto Demoraux do Virgulóides participa de show em Caraguá
1º Simpósio de atualização em hipertensão e Diabetes
Curso visa melhorar atendimento na Saúde em Caraguá
Dia da Mulher com muitas homenagens
Caraguá tem 4º homicídio em cinco dias


Paulo Ramos vai à Brasília

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), esteve nesta semana em Brasília, juntamente com o secretários de Finanças, Luís Carlos Nunes e Administração, Luís Marino Jacob, participando do 6º Congresso Brasileiro dos Municípios, onde os prefeitos que apresentaram novas propostas para mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ramos retornou ao município na quarta-feira, 14, para participar do evento que deu início ao Programa de Combate ao Desperdício de Energia no município em parceira com Furnas. Já Nunes e Jacob ficaram em Brasília para acompanhar o Congresso dos Prefeitos que discutem a LRF.
Em Brasília, Ramos e seus secretários estiveram no Ministério da Previdência Social para verificar as acusações em relação ao Fundo de Previdência Municipal. Constataram que os prazos legais para transformar o Fundo em Instituto havia sido perdido pela administração anterior e conseguiram colocar de volta à pauta o anti-projeto que será avaliado pelo Ministério. Trataram dos prazos legais, da adequação das leis, da compensação previdenciária entre outros assuntos pertinentes. Conseguiram o apoio total do Ministério para a regularização. O prazo estabelecido pelo Ministério para o envio do cálculo atuarial do município ficou acertado em até 15 de maio.
PROPOSTAS - Os prefeitos entregaram na quarta-feira, 14, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, as propostas para ajustes na Lei Fiscal, sendo que uma delas propõe a criação de um fundo que será mantido pela União, para que assim os pequenos municípios se ajustem à Lei Fiscal. (Fonte: ACS-PMU)

500 alunos de Ubatuba começam as aulas hoje

Ubatuba - Mais de um mês após o início das aulas municipais, a Prefeitura de Ubatuba confirmou que hoje os 500 alunos das escolas do Perequê-Açu e Estufa 2 iniciam o ano letivo. As obras de adaptações das salas de aulas --quatro no Terminal Turístico do Perequê e duas em uma casa alugada na Estufa 2-- só foram concluídas no final da semana passada e as carteiras entregues ontem à tarde. O secretário da Educação, Corsino Aliste Mezquita, adiantou que haverá reposição de aula em períodos vagos, não ultrapassando o prazo de um mês. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião interdita ponte na costa sul

São Sebastião - A Secretaria de Obras de São Sebastião interditou ontem o acesso à ponte velha do bairro do Camburi, na costa sul da cidade. Os engenheiros do órgão constataram que a estrutura de madeira de 30 metros de comprimento está deteriorada e apresenta risco ao tráfego de veículos leves e pesados. Essa ponte está localizada na antiga rodovia Rio Santos (SP-55) e é usado por moradores do bairro. A alternativa apresentada pela prefeitura é o motorista usar o desvio feito pela rua Olimpio Faustino. A reforma da ponte deve ser feita em regime de urgência. (Fonte: ValeParaibano)

Pousada realiza torneiro de xadrez em Ubatuba

Ubatuba - A Pousada Recanto da Praia em Ubatuba realiza o 1º Torneio de Xadrez Recanto da Praia. O evento acontece nos dias 24 e 25 de março. O participante que se hospedar na Pousada terá 10% de desconto nas diárias. Quem não estiver hospedado paga R$ 5,00 de taxa de inscrição e concorre a troféus e medalhas. Contato com os organizadores devem ser feitos pelo telefone: (12) 442-1319.

Beto Demoraux do Virgulóides participa de show em Caraguá

Caraguatatuba - O baixista e compositor da irreverente banda Virgulóides, estará em Caraguatatuba no próximo fim de semana, 17 de março, para participar do show com a banda Wisky Marítmo, na Prainha (Parodi Pizzaria) à partir das 23 horas. A banda é formada por cinco músicos da cidade que vão estar apresentando vários estilos musicais como rock, funk, reggae, MPB e blues durante toda a noite. Durante a festa o público poderá apreciar uma exposição fotográfica dos fotógrafos Talles Stadle, com o tema Caiçaras e Virgínia Gelli, com fotos sobre a banda, além de um varal de poesias dos anos 70 de Paula Campos Bueno. Os músicos da Wisky Marítmo tem estilos diferentes e prometem uma verdadeira festa para quem curte boa música. São eles: Rubinho - vocal, gaita e composição; Ski - bateria, vocal e composição; Pessoto - violão; Adriano - guitarra e José Di Poli - back vocal. A banda participou neste verão do Programa Espaço Litoral Norte da TV Vanguarda, e também do Projeto Radar, do SESC na danceteria In Road, em Caraguatatuba. Os ingressos já estão sendo vendidos na Copiadora Imagem (xerox do Colégio e Faculdades Módulo) e custam R$ 3,00. Mais informações com Ski, pelo fone 9766-2313. (Fonte: PMC)

1º Simpósio de atualização em hipertensão e Diabetes

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba estará realizando no próximo dia 23, às 20 horas, no auditório da Fundacc-Fundação Cultural de Caraguatatuba o 1º Simpósio de Atualização em Hipertensão e Diabetes do Litoral Norte. O evento será realizado em parceria com a Aventis. A programação do Simpósio contará com duas palestras e um debate. A primeira, “:Tratamento atual da hipertensão arterial”, com o Dr. Wilson da unidade de Dislepidimia da INCOR - FM USP, diretor do Departamento de Arteriosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a segunda “O perfil atual do tratamento do Diabetes”, com o Dr. Cesar Augusto Ranña de Araújo, que é presidente do departamento de Endocrinologia da Associação Paulista de Medicina, Regional Vale do Paraíba. (Fonte: PMC)

Curso visa melhorar atendimento na Saúde em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública está oferecendo, desde fevereiro, um curso de especialização em Saúde Pública para 50 funcionários efetivos, entre eles médicos, enfermeiros, dentistas, terapêutas ocupacionais, psicólogos e assitentes sociais com nível universitário, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. O curso tem por objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado, através da formação e capacitação dos profissionais da saúde. A intenção é conseguir que determinados profissionais da saúde possam administrar as questões de saúde dentro dos moldes propostos pela nova política de Saúde Federal. Segundo a Diretora de Saúde Coletiva do município, Lucile Esther Bishop, estes profissionais se tornarão sanitaristas após o curso de especialização, ou seja, estarão aptos a diagnosticar o processo que envolve a questão da saúde e da doença, capazes de agir e intervir nesse processo solucionando os problemas. Para isso eles serão capacitados para atuar preventivamente em epidemias e qualquer outro problema relacionado à saúde, passando a visualizar a saúde no seu contexto social. “Após o curso os estes profissionais deverão atuar com maior responsabilidade dentro de contexto global que envolve a doença, indo além do contexto biológico. Ele terá noções de saneamento, moradia e das questões sócio-econômico, cultural e educacional, ou seja ele terá um novo papel dentro da política de saúde”, explicou. (Fonte: PMC)

Dia da Mulher com muitas homenagens

Caraguatatuba - O Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muitas homenagens na Câmara Municipal de Caraguatatuba. A cerimônia teve a participação do prefeito Antonio Carlos da Silva, da primeira dama Myrlene Veneziane da Silva, da Deputada Estadual Edir Sales, que veio representando a Assembléia Legislativa do Estado, da vereadora Dalva Santana e demais vereadores. O presidente da Câmara Valmir Gonçalves cedeu a presidência desta sessão solene à vereadora Vera Peixoto, em homenagem às mulheres. Entre as homenageadas estavam a presidente da Associação dos Aposentados, Maria Lúcia de Oliveira; a motorista de ônibus, Maria Aparecida Camargo; a enfermeira, Marlene Braga; a coordenadora do projeto PROERD; entre outras profissionais e representantes da comunidade. As comemoração não pararam por aí. Durante todo o dia a programação continuou em vários locais da cidade. O projeto Bate Coração realizou avaliações físicas para a prática esportiva na Praça de Eventos. Na Praça Tom Ferreira alunas das escolas Thomaz Ribeiro de Lima, Antonio Alves Bernardino e o Colégio Objetivo e Módulo disputaram um campeonato de futebol feminino. À noite, houve um culto ecumênico na Praça Cândido Mota, logo após foram realizadas algumas apresentações culturais. No sábado, o evento continuou com a Mostra de artesanato com o tema Mulher, na Fundacc; e a noite, na Praça Cândido Mota houve apresentação de shows musicais em homenagem a mulher. É importante ressaltar que estas comemorações foram o marco inicial de uma série de ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba durante todo o ano e que beneficiarão diretamente a mulher e seus familiares. (Fonte: PMC)

Caraguá tem 4º homicídio em cinco dias

Caraguatatuba - Um homem foi encontrado morto na madrugada de ontem em Caraguatatuba com duas perfurações de faca no corpo. Duas testemunhas encontraram o corpo na rua Lourenço da Veiga, no bairro Porto Novo, na periferia da cidade.
Foi o quarto homicídio registrado na cidade desde sábado. Anteontem, o adolescente H.P.S. foi morto com quatro tiros. Segundo a polícia, não há relação entre os crimes.
Até a noite de ontem, o corpo não havia sido identificado. O delegado titular de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, disse que a principal hipótese para o crime é vingança. (Fonte: ValeParaibano)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor