Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de maio de 2001 - Nº 291 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Massaguaçu e Capricórnio terão radiografia turística
Justiça expulsa igreja de área na Serra do Mar
Grupo em São Sebastião tenta manter royalty
Porto de São Sebastião recebe 1ª carga de rum
Alunos buscam conscientizar população
Vereador de São Sebastião visita Câmara de Caraguá
Lobinho quer trevo e abrigo na Zona Norte
Vereador critica Sabesp por desperdício
Fundacc apresenta a peça Alzira Power
XV espera chegada do novo treinador


Massaguaçu e Capricórnio terão radiografia turística
Levantamento turístico será feito em parceria com Prefeitura e Universidade São Marcos

Caraguatatuba - A Universidade São Marcos em parceria com a Secretaria de Turismo de Caraguatatuba fará um programa de planejamento de desenvolvimento turístico nos bairros Massaguaçu e Capricórnio, região norte do município. O programa conta com o apoio da SETUR e SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Os trabalhos serão desenvolvidos de maio a dezembro deste ano.
Nos dias 19 e 20, será feito uma pesquisa de opinião pública com moradores e comerciantes destes dois bairros. após a pesquisa será concluído um inventário dos meios de hospedagem e gastronomia daquela região. o objetivo é fazer um levantamento de tudo que os bairros oferecem em termos de turismo, especialmente mão de obra e atendimento.
Estes dados serão avaliados para que seja realizado no local a valorização do Turismo. A idéia é oferecer cursos para os profissionais da área de turismo e atendimento. O trabalho será desenvolvido por alunos do último ano do curso de Turismo da Universidade São Marcos. O programa será desenvolvido ainda em outros bairros. O trabalho irá envolver as Comunidades, Sociedades de Amigos de Bairro, escolas e Associação de Pais e Mestres no projeto.
O trabalho já foi desenvolvido m Águas de São Pedro e Camburiú. Segundo Fábio Barbosa, professor de Planejamento de turismo da Universidade este programa conta com a participação dos professores Paulo Flores, coordenador de Marketing e Hotelaria da Universidade e Fátima Sueli, especialista em Marketing e Agência de Turismo.
Paralelamente, a SETUR está programando um espaço na rádio oceânica em que a Universidade vai repassar para a comunidade as informações visando a otimização do turismo na cidade. A faculdade de Hotelaria São Marcos passará a funcionar em Caraguá à partir deste ano. (Fonte: PMC)

Justiça expulsa igreja de área na Serra do Mar

São Sebastião - A Igreja do Santo Daime, em São Sebastião, que recebia uma média de 5.000 pessoas no final de semana, recebeu ordem judicial na última quinta-feira para deixar a área dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na Estrada Valkyr Verdani, km 161. O juiz da 1ª Vara Cível de São Sebastião, Rodrigo César Muller Valente, foi o responsável pela sentença. Um oficial de Justiça, acompanhado pela Polícia Florestal, intimou o responsável para desocupação imediata. O responsável pela construção tem 15 dias para recorrer. Caso não cumpra a determinação, receberá multa de um salário mínimo por dia. O ValeParaibano tentou contato com o responsável pelas construções, mas não obteve retorno. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo em São Sebastião tenta manter royalty

São Sebastião - Representantes da Prefeitura de São Sebastião, da Câmara e da comunidade decidiram criar uma comissão para tentar reverter a portaria da ANP (Associação Nacional do Petróleo) que prevê revisão no pagamento de royalties a município que possuem terminais marítimos da Petrobras.
Royalty é o valor pago ao detentor de uma marca, patente, processo de produção, produto ou obra original pelos direitos de sua exploração comercial.
Atualmente, São Sebastião recebe cerca de R$ 1,5 milhão por mês de royalties. Segundo cálculos da comissão, a cidade poderia perder pelo menos R$ 500 mil com as novas regras.
A portaria, assinada em 23 de fevereiro deste ano, entra em vigor a partir de janeiro do próximo ano.
"Se ficarmos de braços cruzados poderemos perder mais de 30% da nossa receita para outros municípios. Isso não é justo", disse o ex-vereador Luiz Leite Santana (PV), conhecido como "Zangado", membro da comissão.
Segundo ele, outras cidades como Caraguatatuba e Bertioga passariam a ter direito a receber parte dos royalties. Hoje, Ilhabela já recebe parte dos recursos.
A assessoria de imprensa da ANP informou ontem que técnicos da agência estão estudando a aplicação da nova portaria e que ainda não se definiu os percentuais que os municípios terão direito. (Fonte: ValeParaibano)

Porto de São Sebastião recebe 1ª carga de rum

São Sebastião - A operação de descarga de líquido à granel durou cerca de 36 horas no Porto de São Sebastião. A operação foi encerrada anteontem. Foram descarregados por volta de 1.500 toneladas de rum concentrado de um navio vindo de Porto Rico, na América Central. O produto, de propriedade da empresa Bacardi, começou a ser bombeado no último sábado para um total de 80 caminhões-tanques, que levaram a carga para a fábrica em São Bernardo do Campo. Essa foi a primeira vez que o porto recebe uma carga a granel desse tipo. A operação teve o auxílio de soldados do Corpo de Bombeiros. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos buscam conscientizar população

Ubatuba - Os alunos das 4ª séries da escola Olga Gil, em Ubatuba, programaram para essa semana um calendário de atividades visando a conscientização da população para a economia de energia. Amanhã, dia 15, os alunos estarão distribuindo panfletos e materiais promocionais no supermercado Semar. No dia 16 as atividades acontecem no supermercado Principal e no dia 17 os alunos estarão no Calçadão e no dia 19 na feira livre. Em todos os dias, a panfletagem acontecerá das 10 às 11 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Vereador de São Sebastião visita Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Carlos Antonio de Souza Borba, mais conhecido como "Borba", de São Sebastião, esteve em visita de cortesia a Câmara de Caraguatatuba na noite da última terça-feira, durante a sessão ordinária semanal. Além da cortesia, o Vereador aproveitou para discutir alguns assuntos de interesse regional.
O Vereador Borba, de São Sebastião, esteve em visita de cortesia na Câmara Municipal de Caraguatuba na noite da última terça-feira, durante a sessão ordinária semanal. O Legislador Sebastianense aproveitou para conhecer as dependências do Parlamento Municipal e discutiu alguns assuntos de interesse regional, como o Porto de São Sebastião, da qual faz parte da Comissão Portuária daquele Parlamento.
Nesse ínterim, além de ser recebido pelo presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir da Colônia, conversou amplamente com o Vereador Juarez Pardim sobre os projetos do Vale-Gás, do Passe Escolar para alunos do Ensino Médio, sobre a Associação de Câmaras do Litoral Norte, que deverá ser instalada e criada em breve e sobre o projeto do Vereador Pardim, que repassa áreas do município para a categoria de Uso Comum, com a finalidade de doação para entidades religiosas.
Para o Vereador Pardim, é sempre uma alegria receber colegas vereadores da região. "A troca de idéias e o entendimento entre vereadores dá subsídios para um mandato melhor", disse. Já o presidente da Câmara pediu atenção especial ao visitante. "Sou muito bem tratado quando vou a São Sebastião e o nosso colega e vizinho merece o que há de melhor". O Vereador Borba agradeceu a acolhida e espera a visita de vereadores de Caraguatatuba nas próximas sessões Sebastianenses. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Lobinho quer trevo e abrigo na Zona Norte

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho quer a construção de um Trevo e de um Abrigo de ônibus na Zona Norte de Caraguatatuba e para isso, conseguiu a aprovação de um requerimento que trata do assunto. Para o Vereador a população da Zona Norte está sofrendo com a falta desses equipamentos.
No requerimento do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira há o pedido de construção de um trevo na entrada do bairro Casa Branca, na Zona Norte da cidade. Segundo o Legislador, vários acidentes ocorreram no local, trazendo preocupação aos moradores do bairro. No requerimento, o Vereador pergunta se está planejada a construção do trevo e caso haja resposta negativa, se há possibilidade para tal.
Em outro requerimento, o mesmo Vereador Lobinho pede a construção de um abrigo de ônibus para os moradores do Olaria, bairro da Zona Norte vizinho a Casa Branca. Segundo o vereador, existe apenas um abrigo no local, no sentido Caraguá-Ubatuba e os moradores precisam atravessar a rodovia para pegar o ônibus no sentido contrário.
Para o Legislador é necessária a construção do abrigo, visto que os moradores ficam ao sol e sem proteção, correndo o risco de acidentes. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador critica Sabesp por desperdício

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho, criticou a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), durante programa na Rádio Oceânica, em Caraguatatuba, semanalmente dedicado à Câmara Municipal. O Vereador apontou 14 vazamentos que não foram consertados pela estatal em apenas um bairro da cidade.
O Vereador Lobinho utilizou o seu espaço na Rádio Oceânica de Caraguatatuba, no programa cedido ao Legislativo que ocorre todas as quartas-feiras, das 10h30 às 11 horas. Nos 15 minutos a que tem direito o Legislador proferiu sérias críticas a Sabesp, pelo descaso com que vem tratando os vazamentos de rede ocorridos na cidade.
Lobinho conta que fez uma "vistoria" rápida pelo bairro do Tinga e imediações, compreendendo Poiares, Jaqueira e Jardim Gaivotas, localizado na Zona Sul da cidade e identificou 14 vazamentos das ruas destes locais.
Para o Vereador ou a Sabesp está tratando a cidade com descaso ou fazendo uma grande piada. "Tenho visto pela cidade vários Out-Doors e cartazes sobre a economia de água, mas na verdade são eles os primeiros a não conter os vazamentos. Não sei se isso é descaso ou uma grande piada", disse. Lobinho salientou durante o programa de rádio que irá falar pessoalmente com o prefeito Antonio Carlos, pedindo que ele interceda junto a estatal. "Caso isso não resolva, penso em elaborar projeto de lei autorizativo, dando liberdade ao Executivo de cobrar multa das empresas que não tem cuidado com problemas como esses", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Fundacc apresenta a peça Alzira Power

Caraguatatuba - A Fundacc apresenta nos dias 19 e 20 de maio, às 20h30 o espetáculo teatral “Alzira Power” de Antonio Bivar, uma produção da Cia. Teatral Cabeças de Prego, de São Sebastião, apresentada pelos atores Carlos Palmer e Wellington Palmeira, sob a direção de Samir Signeu.
O espetáculo , uma comédia conta a história de uma mulher madura, meio louca, solteirona, funcionária dos Correios e Telégrafos, que na procura por sexo, atrai vendedores e frequentadores do prédio onde mora para seu apartamento.De repente surge Ernesto, de personalidade envelhecida, covarde, casado, pai de família,e um vendedor frustado, que acaba sendo envolvido na trama da senhora “louca”, obrigando-o a ficar, em meio a muitos copos de água com açúcar.A partir de então, as situações contraditórias e o final surpreendente fazem da peça um texto sem igual, atua e divertido, principalmente pela expectativa que vai criando no público.
A Cia. Cabeças de Prego nasceu com o propósito de mostrar através do teatro, que é possível alçançar a população, seja visando somente entretenimento, ou educação e qualidade de vida entre outros. Com esse propósito, a Cia já realizou o Teatro na Empresa para a Petrobrás, abordando vários temas importantes como prevenção de acidentes e saúde, apresentados aos funcionários sob a forma teatral, tornando a conscientização muito mais interessante e leve. Hoje o grupo vem desenvolvendo produções de diversos gêneros - dentre eles, dramas, comédias, teatro absurdo e voltados para o público infanto-juvenil, sendo muito conhecido em todo o litoral norte, como também em alguns municípios do Vale do Paraíba.
Carlos Palmer, diretor da Cia, ator e diretor, formado pelo Macunaíma(SP) e Tablado(RJ) tem inúmeros projetos realizados na região. Ajudou a criar as Oficinas Culturais de Teatro de São Sebastião, em Caraguá deu grande incentivo ao teatro enquanto foi monitor da área de artes cênicas da Fundacc-
“O artista tem que interagir com o meio em que vive, e o teatro é uma das melhores formas de expressão, devendo ser introduzida cada vez mais no contexto de uma comunidade. Dessa maneira, através da arte, acredito que será possível melhorar a qualidade de vida das pessoas” comenta o ator.
O ingresso para o espetáculo teatral “Alzira Power” custa R$ 5,00 e pode ser adquirido na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, centro. (Fonte: PMC)

XV espera chegada do novo treinador

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba está esperando o técnico Carlos Alberto Rodrigues, que vinha trabalhando em Santa Catarina e deve voltar ao clube. Preocupado com a fraca campanha do time na Série B-1, a diretoria quer um treinador experiente para o lugar do interino Paulo César da Silva, o ex-goleiro Paulinho.
"Precisamos dar uma sacudida no pessoal", disse ontem o presidente Francisco Mastromônico, depois da goleada de 4 a 0 sofrida domingo, contra o Sertãozinho, fora de casa, pela Série B-1.
O XV resistiu ao adversário e ainda teve alguns bons ataques durante o primeiro tempo. Todavia, depois de levar o primeiro gol, aos 43', correu o risco de uma goleada ainda maior.
O time quinzista perdeu com: Carlos; João Carlos, Adenílson e Paulinho; Ferreira, Robson, Joel, Feijão (Itaparica) e Rubens (Ratinho); Juninho e Berg (Vágner). (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 A.Coutinho Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor