Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2001 - Nº 232 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Grupo invade casa e faz família refém
Criminalidade tem queda no Litoral Norte
Juiz de Caraguá assume cargo em Santo Amaro
Caraguá muda comissão que apura fraude
Procuradoria Fiscal recebe 11 mil processos de IPTU atrasados
Prefeitura e entidades apontam soluções para Bacia do Rio Grande
Campanha orienta mil crianças em Caraguá
Campanha para Educação e Segurança no Trânsito
Projeto leva adolescentes de Caraguá para passeio no campo
Circo Spacial estréia em Ubatuba
Ubatuba inaugura espaço para artistas
Festival de Verão vai terminar neste final de semana
São Sebastião expõe fotos que retratam antigos carnavais
São Sebastião perde direito de receber SuperSurf 2001


Grupo invade casa e faz família refém

Caraguatatuba - Uma família de Caraguatatuba ficou refém de uma quadrilha armada durante uma hora, enquanto cinco assaltantes roubavam sua casa, no bairro Ponta Santa. Um dos ladrões foi preso pouco depois do assalto.
O assalto começou por volta das 23h de anteontem, quando o advogado José Fernando Aranha, 60 anos, retornava com a mulher Sonia Maria Aranha, 55 anos, para casa. Quando ia fechar o portão, foi abordado por um homem armado com um revólver 38 que anunciou o assalto.
Os dois entraram na casa, que foi invadida por outros três assaltantes que renderam a filha do casal, Maria Fernanda Aranha, de 23 anos. A família foi levada para um dos quartos da casa, amordaçada e teve braços e pernas amarrados.
O advogado contou que em nenhum momento chegou a ser ameaçado pelos assaltantes. "Eles se mantiveram frios e usaram o tempo para levar todos os objetos que encontraram na casa."
Segundo a polícia, os ladrões levaram aparelhos de TV, rádios, vídeo cassete, conversor de TV a cabo, e CDs. Ele usaram o carro do comerciante para fugir.
A Polícia Militar, que patrulhava a área, conseguiu prender André Luiz Dias de Morais, 27 anos, conhecido por "Pé de Porco", acusado de ser um dos assaltantes. Morais é fugitivo da cadeia de Piracicaba desde 96 e tem passagem por estelionato, lesão corporal, furto e homicídio. (Fonte: ValeParaibano)

Criminalidade tem queda no Litoral Norte

Litoral Norte - Os municípios do litoral norte registraram queda nos índices de criminalidade durante o primeiro mês da temporada de verão deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, após o reforço de policiamento na "Operação Verão", desenvolvida pelas polícias Militar e Civil.
O número de furtos e homicídios no litoral caiu, diferentemente de anos anteriores, quando as cidades registravam crescimento de cerca de 30% nas ocorrências.
Os furtos a casas, veículos e turistas na região diminuíram cerca de 5% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, foram registrados 768 furtos em janeiro de 2000 contra 729 ocorrências de janeiro deste ano.
Os homicídios no litoral norte apresentaram uma queda no período de 44%. No ano passado, foram 18 casos. Neste ano, os assassinatos caíram para dez.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse que a ampliação no número de policiais civis, de 70 em 2000 para 90 neste ano, foi essencial para que o quadro de anos anteriores pudesse ser revertido.
APROXIMAÇÃO - Segundo ele, o número de furtos nas cidades ainda é alto porque as pessoas estão registrando mais ocorrências pela "aproximação" com a polícia. "Com mais policiais nas ruas, o turista e o morador encontram facilidade para registrar sua queixa. Com isso, as ocorrências sobem", disse o delegado.
O delegado disse que os furtos correspondem a casos que envolvem objetos de pequeno valor que são roubados por pessoas que viriam de outras cidades. Fora da temporada de verão, que inclui os meses de dezembro e março, os crimes na região caem cerca de 70%, segundo o delegado. Em maio de 2000, foram registrados 52 casos de furtos.
O capitão Eduardo dos Santos Rosmaninho, responsável pelo setor de estatística da PM do litoral norte, disse que os crimes diminuíram porque os recursos materiais e físicos da polícia aumentaram cerca de 40%. "A polícia foi mais acionada e absorveu a demanda", afirmou.
O litoral norte recebeu reforço de 420 policiais militares de Campinas e Ribeirão Preto para a temporada. No ano passado, foram somente 287.
O número de bases comunitárias nas praias também aumentou de uma unidade, em Ilhabela, em 2000, para 20 neste ano, distribuídas nas quatro cidades. (Fonte: Folha Vale)

Juiz de Caraguá assume cargo em Santo Amaro

Caraguatatuba - O juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, diretor do Fórum de Caraguatatuba e responsável pelo processo que investigava o roubo de 200 armas do Fórum, assumiu esta semana a 2ª Vara Cível de Santo Amaro, onde deve ficar até domingo e depois responderá pela 1ª Vara da Família e Sucessões de Lapa até o dia 12 de março. A decisão foi publicada no Diário Oficial. No Fórum de Caraguá, a informação é que ele está de férias. O advogado Wagner Rodrigues disse que a transferência foi um pedido da defesa pela atuação do juiz no caso. Essa versão é negada pelo Tribunal de Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá muda comissão que apura fraude

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB) nomeou uma nova comissão para apurar as irregularidades no setor de Dívida Ativa.
A medida ocorre após a defesa dos funcionários acusados de fraude questionar a presença da procuradora fiscal Eliane Inês dos Santos Pereira Dias na comissão, uma vez que ela deverá ser chamada para depor.
Com a nova comissão, a sindicância deverá recomeçar e os membros terão mais 60 dias para apurar as suspeitas de fraude. A primeira sindicância havia sido aberta no dia 20 de dezembro.
A prefeitura descobriu que três funcionários estariam liberando o pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em atraso ou dando abatimentos não permitidos. A sindicância quer apurar o valor que foi desviado dos cofres públicos. (Fonte: ValeParaibano)

Procuradoria Fiscal recebe 11 mil processos de IPTU atrasados

Caraguatatuba - A procuradoria Fiscal do Município de Caraguatatuba recebeu ontem dia 15 de fevereiro, cerca de 2 mil processos referentes a IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, todos em situação de inadimplência nos anos de 1995 a 1998. A procuradora Eliane Inês dos Santos Pereira Dias informou que deverão chegar cerca de 11 mil processos ao todo, e que a agilização da cobrança e do pedido de penhora serão realizados ainda este mês. “São processos de pessoas que já foram citadas ou não encontradas, que permanecerão na prefeitura no prazo de no máximo 30 dias e depois voltarão para o Fórum.” O contribuinte que estiver em débito com o IPTU deve procurar o setor de Dívida Ativa da Prefeitura o mais rápido possível e acertar a dívida. (Fonte: PMC)

Prefeitura e entidades apontam soluções para Bacia do Rio Grande

Ubatuba - Representantes das secretarias de Arquitetura e Urbanismo e Agricultura e Abastecimento estiveram reunidos no Instituto Florestal, na última terça-feira, 13, com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Cetesb, Sabesp, secretária de Saúde do Estado, DAEE, DPRN, Polícia Florestal, ITESP, Promotoria Pública e membros da comunidade. No encontro, o CBH apresentou o levantamento que mostra o impacto ambiental na Bacia do Rio Grande, local de captação de água para o abastecimento de quase 90% do município pela Sabesp, criado pelas ocupações irregulares naquela região.
Os estudos tiveram início no 2º semestre do ano passado por solicitação do engenheiro agrônomo do Instituto Florestal, Luiz Roberto. A ocupação na área do Parque Estadual da Serra do Mar teve início há mais de 15 anos. Hoje são mais de 70 famílias assentadas em área de manancial. Os problemas apresentados pelo Comitê vão desde lixo urbano no leito do rio, lançamentos de produtos químicos, fossas que acabam proporcionando riscos de contaminação, captação clandestina das águas por parte dos moradores, antes da captação da Sabesp, diminuindo a vazão e comprometendo a própria saúde até as atividades agrícolas nos cursos das águas que formam o rio Grande.
As ações necessárias para o início da solução do problema também foram apresentadas. A Prefeitura estará dando apoio com a demolição e retirada de entulhos das casas abandonadas na região, para evitar uma nova ocupação e o grupo estará enviando carta à secretária do Meio Ambiente do Estado, pedindo agilidade na demarcação da área do Parque. A Promotora Pública, Elaine Taborda, considerou a iniciativa ótima e afirmou que nunca viu um trabalho desta natureza na região. Taborda estará aguardando os resultados das primeiras medidas para também dar início aos seus trabalhos.
Segundo o engenheiro da Sabesp, Gustavo Bahia, os índices de poluição ainda não comprometem a qualidade da água que abastece o município. Para o secretario de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, a Prefeitura não medirá esforços para a solução do problema. (Fonte: ACS-PMU)

Campanha orienta mil crianças em Caraguá

Caraguatatuba - Mais de mil alunos da rede pública municipal visitaram ontem a minicidade de trânsito instalada na praça de eventos, de Caraguatatuba. A atração faz parte da Campanha Nacional de Educação e Segurança no Trânsito, que prossegue até o dia 21 de fevereiro. O estudante Samuel Marcelo Nóbrega Filho, 12 anos, disse que aprendeu sobre a necessidade de usar a faixa de pedestres. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha para Educação e Segurança no Trânsito

Caraguatatuba - Muitas atrações estão confirmadas para a Campanha para Educação e Segurança no Trânsito, realizada pela Comissão Especial de Aplicação do Código de Trânsito Brasileiro da Câmara Federal, que está acontecendo em Caraguá até o dia 21 de fevereiro, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia do Centro. A campanha é presidida pelo deputado Ary Kara em parceria com a Prefeitura Municipal.
Na programação muitas atrações prometem tornar a Campanha mais um grande evento na cidade. Até a próxima quarta-feira, estarão acontecendo durante todo o dia, palestras, shows, vídeos, além do Parque de Diversões e a Vistoria Segurança Veicular. Amanhã, dia 16, Sexta-feira, à partir das 9 horas, repete a programação durante o dia e às 21h terá início o show com kauber Simplício (MPB) e Adriano e Adriel (sertanejo). No Sábado, dia 17, além da programação e das atrações diárias, haverá show com Rose Passos e Grupo A Três às 21 horas na Praça Tom Ferreira. No domingo, dia 18, das 10h às 19h, repete a mesma programação e, às 20h acontece o Concurso Garota do Trânsito. Atrações imperdíveis estarão reservadas para a quarta-feira, dia 21, como show de paraquedismo e uma Carvana de artistas. O show de paraquedismo ficará por conta de uma aeronave da Aeroxpress PT-MEV, tipo Caravan, que virá direto do aeroporto de Ubatuba, sobrevoando pela Praça de Eventos às 11 horas e as 15 horas e deixando um grupo de 12 paraquedistas que saltarão com bandeiras do Brasil e de Caraguá. No mesmo dia haverá a entrega dos prêmios do 2º Concurso de Educação e Segurança no Trânsito. Grandes atrações virão com a Caravana de Artistas do SBT, trazendo Chiquititas, Boatos do Rock, Mania do Forró, Gean e Marcos (sertanejo), Tô Que Samba, Ian e Iago (sertanejo), Johny (sertanejo), de Caraguá; Adriana e a rapaziada e banda Bahia com H, além de bailarinos do SBT, todos na Tom Ferrreira, à partir das 20 horas. (Fonte: PMC)

Projeto leva adolescentes de Caraguá para passeio no campo

Caraguatatuba - Um grupo de adolescentes do projeto de apoio sócio-educativo, desenvolvido desde abril de 2000 pela Secretaria Municipal de Assistência Social, teve a oportunidade de participar de um passeio a uma mini-fazenda em Paraibuna. O passeio aconteceu no dia 10 de fevereiro. Os adolescentes tiveram a oportunidade de passar o dia no campo, participando de atividades como ordenhar vacas, alimentar animais, andar a cavalo, além de atividades de entretenimento como natação e voley de areia. Segundo a assistente social Clarice Maria Larcher, coordenadora do projeto, esta atividade contribui imensamente para o processo de sociabilização destes pequenos cidadãos. O projeto de apoio sócio-educativo é desenvolvido em parceria com o governo do Estado e tem como principal objetivo o atendimento das necessidades bio-psico-social dos adolescentes envolvidos, estabelecendo noções de sociabilização e cidadania. Entre as atividades rotineiras, os adolescentes participam das aulas de Ginástica Rítmica, Street Dance, Grafitagem, etc. Para a Secretária da Assistência Social, Maria do Carmo, o projeto tem se mostrado como uma excelente alternativa para que estes adolescentes resgatem valores desgastados na convivência urbana diárias. (Fonte: PMC)

Circo Spacial estréia em Ubatuba

Ubatuba - O Circo Spacial, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, estréia nesta sexta-feira, dia 16, às 21 horas, ao lado do Aeroporto. Criado há 15 anos é o único circo brasileiro a ser administrado por uma mulher, a paranaense Marlene Querubim Jardim, e a trocar as feras pelas belas, compondo um espetáculo de rara beleza, com todos os elementos dos grandes shows: iluminação, música, dança e circo. No início de sua carreira, o ator Marcos Frota era trapezista do picadeiro do Circo Spacial.
A troupe do circo é formada por cerca de 35 famílias, com mais de 100 pessoas, 20 carretas, cavalos mecânicos, carro de som, traillers e cem toneladas de ferro e equipamentos.
Apesar de considerado como um circo novo, o Circo Spacial vem se destacando nacionalmente pela participação em diversos programas de televisão, como Fantástico (5 vezes), Globo Repórter (2 vezes), participação na novela Cambalacho, entre inúmeras aparições nos programas Xou da Xuxa, Domingão do Faustão e Vídeo Show. Na Record nos programas Eliana, Ed Banana, Note e Anote e no programa Silvia Poppovic, da Rede Bandeirantes. No ano passado recebeu 7 troféus e premiação da secretaria da Cultura, além de ter sido o único a receber a visita de um presidente da República e ter se apresentado no Maracanã para mais de 220 mil pessoas.
Para a temporada de Ubatuba o Circo Spacial trouxe artistas de renome nacional e internacional, com mais de 20 atrações divididas em 2 horas de show, onde destaca-se: Julian, o mais jovem mágico da atualidade a se apresentar em um circo que com sua habilidade, faz o público perder a noção entre a realidade e a ilusão, desaparecendo diante dos olhos; Chang, o único artista brasileiro que equilibra sobre o nariz a quantia de 28 taças de vidro; Marcelo e Rodrigo, que se equilibram sobre cilindros a 7 metros de altura; Pingolé, o palhaço que é um ex-bancário e hoje faz a alegria de adultos e crianças, além dos palhaços Paquito e Bincaca; Boneca Nanny, uma linda jovem de 1,75m de altura, contendo-se dentro de uma caixa com 50 cm; The Flayn, um número aéreo, com tecidos, sem cinto de segurança e sem redes de proteção; Naipi, pendurada a 12 metros de altura pelo cabelo; Paradas olímpicas, apresentada por Henrique Rigoletto, o homem do braço de ferro; Família Limão, excêntricos musicais, fazendo um sátira muito cômica; The Fênix, jovem troupe de trapezistas voadores, a mais de 16 metros de altura, desafiando a gravidade, além de um bailado formado por mais de 20 garotas representando os planetas.
No dia 3 de março, o Circo Spacial cede seu espaço para um Bingo organizado pela Santa Casa de Ubatuba, onde será sorteado um carro 0 km. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba inaugura espaço para artistas

Ubatuba - A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) inaugura hoje, às 19h, na praia de Iperoig, no centro de Ubatuba, a "Praça das Artes", um espaço voltado para a exposição, produção e venda de telas de artistas plásticos da cidade.
O espaço, de 400 m2, será ao ar livre, entre a praça do Cruzeiro e o Centro de Informação ao Turista, e vai funcionar todos os dias da semana, a partir das 10h, até o dia 16 de março.
Segundo Flávio Girão, presidente da Fundart, o projeto foi inspirado em exemplos semelhantes de países da Europa, onde os artistas instalam seus cavaletes em praça pública para produzirem seus trabalhos.
Para Girão, o espaço para a exposição de artes plásticas é "muito limitado" na região, e a "Praça das Artes" irá "democratizar e integrar as artes plásticas ao cotidiano da cidade".
O espaço pode abrigar até 20 artistas, mas, nessa primeira fase, irá receber 15 pintores -12 de Ubatuba e três de Cruzeiro.
"Trabalhar em praça pública é uma experiência totalmente nova para a grande maioria dos artistas da cidade", disse o artista plástico Antônio Coutinho.
Segundo Coutinho, o trabalho ao ar livre irá ajudar as pessoas a compreenderem melhor a arte da pintura.
Para o artista, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre técnicas de pintura e sobre o processo de criação em artes plásticas. (Fonte: Folha Vale)

Festival de Verão vai terminar neste final de semana

Litoral Norte - A segunda edição do Festival de Verão do litoral norte, que neste ano teve como tema o "Tributo à Bossa Nova", se encerra neste fim-de-semana, com as apresentações de Rosa Passos e o Grupo A Três.
Rosa Passos e o Grupo A Três -formado por Leni Requena, Solange e Cibele Codonho há 12 anos- se apresentam no sábado, em Caraguatatuba, e no domingo, em Ilhabela.
Em Caraguá, o show acontece na praça Tom Ferreira, às 20h. Em Ilhabela, a apresentação será na rua Doutor Carvalho e não mais na praça da Matriz, onde ocorreram os primeiros shows. A entrada é gratuita.
O Festival de Verão, que começou em dezembro, trouxe ao litoral norte nomes da bossa nova, como Johnny Alf, Billy Blanco, Marcos Valle, Claudete Soares, Célia e Zé Luiz Mazziotti, Os Cariocas, Claudete Soares e Rosa Passos, entre outros nomes da MPB. (Fonte: Folha Vale)

São Sebastião expõe fotos que retratam antigos carnavais no município

São Sebastião - A Secretaria da Cultura de São Sebastião abre amanhã a exposição "Confete e Serpentina", uma exibição de fotos que retrata antigos carnavais da cidade. Os bailes e blocos carnavalescos das décadas de 20, 40, 60 e 70 ficarão expostos na secretaria até o dia 2 de março.
Segundo a diretora de Cultura da secretaria, Gislaine Agostine, o objetivo da exposição é divulgar e resgatar a cultura popular do litoral norte, que tem um Carnaval tradicional.
A exposição foi montada com a ajuda do arquivo histórico da cidade. A maioria das fotos retrata os desfiles de Carnaval, os bailes nos clubes e os blocos de rua de São Sebastião.
De acordo com a secretaria, o auge do Carnaval no período recente na cidade foi nos anos 90. Esse período também estará exposto. A Secretaria da Cultura fica na rua da Praia. A mostra poderá ser visitada entre as 10h e as 23h. (Fonte: Folha Vale)

São Sebastião perde direito de receber SuperSurf 2001

São Sebastião - A organização do SuperSurf 2001 anunciou ontem que a praia de Maresias, em São Sebastião, não vai mais sediar a etapa de abertura deste ano, prevista para ocorrer entre os dias 25 e 29 de abril.
No ano passado, Maresias (que abriu o torneio) e Itamambuca, em Ubatuba, foram as duas praias do litoral norte que receberam o evento, o mais importante do circuito brasileiro profissional. Segundo a organização do SuperSurf, o prefeito Paulo Julião (PSDB) demorou para dar uma resposta sobre a disposição do município em abrigar a etapa. A prefeitura disse apenas que não houve acordo com os organizadores. A etapa que seria realizada em Maresias foi transferida para Saquarema (RJ). (Fonte: Folha Vale)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor