Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de março de 2001 - Nº 250 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Corretor é estrangulado e tem corpo jogado em abismo
São Sebastião tem 1º caso de dengue
Prefeito entrega prêmios sorteados na Campanha Nacional do Trânsito
Ubatuba vai economizar energia
Ubatuba protocola pedidos no DADE
Começam as aulas no Terminal Turístico e na Estufa
Passeio Ciclístico comemora outono
Prefeito participa de Travessia Ecológica


Corretor é estrangulado e tem corpo jogado em abismo
Vítima e acusado do crime teriam morado juntos por 2 anos

Caraguatatuba - O corpo do corretor de imóveis Vilson Mendes Gomes, 52 anos, que estava desaparecido há 10 dias, foi localizado ontem a uma profundidade de 200 metros próximo à antiga estrada que ligava São José dos Campos a Caraguatatuba. Os bombeiros e voluntários do GAC (Grupo de Apoio Civil) levaram mais de 3 horas para resgatar o corpo da vítima.
Gomes foi estrangulado no último dia 4 pelo servente de pedreiro Fábio Augusto de Almeida Elói, 19 anos, após uma discussão. Vítima e acusado haviam morado juntos por dois anos.
Dois carros de Gomes, um Logus e um Ômega, sumiram na ocasião, tendo reaparecido no início da semana nos bairros Morro do Algodão e praia das Palmeiras.
Elói disse à polícia que matou o corretor porque estava sendo ameaçado. Segundo ele, Gomes não teria aceitado quando disse que estava noivo e que iria se casar.
O crime foi esclarecido anteontem à noite pelos investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais), de Caraguá, após encontrarem uma identidade de Elói junto com os documentos do corretor.
O servente teria confessado o crime contando que após a discussão enforcou Gomes e, por acreditar que ele estava morto, enrolou o corpo com a capa de um dos carros e o pôs no porta-malas.
Segundo a polícia, o local onde o corpo foi encontrado é conhecido como "ponto de desova". O acusado contou ainda que ao tirar a vítima do carro percebeu que a mesma ainda se mexia e usou uma toalha para asfixiá-la, antes de jogar o corpo na ribanceira. Ontem pela manhã, ele levou os investigadores até o local.
O corpo, que já estava em estado de decomposição, foi içado pelo Corpo de Bombeiros e voluntários do GAC
O empresário João Corrêa, de São José dos Campos, disse que Gomes era síndico do condomínio onde tem casa em Caraguá e que era uma pessoa sozinha.
TRAGÉDIA - A mãe do acusado, Rita de Cássia Almeida Elói, foi assassinada em setembro passado por um vizinho após uma brincadeira com comida.
O delegado Orley Siqueira indiciou o acusado por latrocínio e ocultação de cadáver. A pena prevista é de até 30 anos de reclusão. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião tem 1º caso de dengue

São Sebastião - A Vigilância Epidemiológica de São Sebastião deve montar ofensiva para para identificar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, no bairro Barequeçaba. Nessa área, foi confirmado o primeiro caso da doença na região.
A confirmação ocorreu na semana passada mas o caso só foi revelado ontem.
O prefeito Paulo Julião (PSDB) disse que há preocupação porque o paciente afirma não ter saído da cidade, fator que pode indicar a presença do mosquito contaminado com o vírus na região.
Segundo o prefeito, o número de focos tem aumentado em outros bairros como Topolândia e Pontal da Cruz. "Mas não temos nenhuma indicação que em Barequeçaba haja incidência de larvas."
Desde a confirmação do caso, foi feita a nebulização com veneno para tentar matar o mosquito. Vinte equipes estão visitando os bairros com maior incidência de larva, orientando os moradores sobre o risco de deixar água acumulada em recipientes. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito entrega prêmios sorteados na Campanha Nacional do Trânsito

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva estará entregando em seu gabinete hoje, dia 16 de março, os prêmios que foram sorteados após a Campanha Nacional de Educação no Trânsito, realizado em fevereiro na cidade. O evento, que aconteceu na Praça de Eventos foi visitado por mais de trinta e cinco mil pessoas, as quais participaram do sorteio de três bicicltas, oferecidas pelo DITRAN-Divisão de Trânsito.
Os contemplados no sorteio foram: Rosna de Jesus Matos, estudante da 7ª série na Escola Estadual Ismael Iglesias, do birro Barranco Alto; Anderson Jesus Miguel Costa Santos, 3º colegial do Colégio Objetivo, em São Sebastião; e, Rita de Cássia Rodrigues Santos, moradora do bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba. Os sorteados vão ganhar uma bicicleta 18 marchas, aro 26, Bremem Mase.
A entrega acontecerá no gabinete do prefeito, às 15 horas, marcando assim o encerramento do evento no município. Segundo o Coronel Celso Rapacci, diretor do DITRAN, o evento foi de grande importância para a cidade por Ter despertado a consci6encia para o trânsito mais seguro. “Nunca aconteceu uma campanha tão abrangente na cidade, tivemos a participação de órgãos públicos, estaduais e federais ligados ao trânsito, além da mini cidade de trânsito, o grande chamariz do evento, tudo com um único objetivo, educar a população para o trânsito.” O evento, segundo Rapacci, vai para a Natal, seguindo para Fortaleza. (Fonte: PMC)

Ubatuba vai economizar energia

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), assinou na última quarta-feira, 14, o acordo de cooperação técnica com Furnas Centrais Elétricas S/A para implantação no município do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). O projeto, denominado “Aprendendo com Energia”, será desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação de Ubatuba, que será responsável pela implantação do programa didático nas escolas. Ubatuba faz parte das 80 cidades do estado de São Paulo contempladas por Furnas, pelo Projeto Municípios Eficientes. Este projeto tem como objetivo sensibilizar, informar e estimular a sociedade sobre as questões do combate ao desperdício de energia elétrica e do meio ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia de assinatura do convênio, na escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, houve a entrega ao prefeito Paulo Ramos de um estudo de viabilidade técnico-econômico do sistema de iluminação pública da cidade, que prevê um potencial de economia de 20 a 40% e um diagnóstico energético com o projeto piloto da escola Tancredo. O prefeito Paulo Ramos considera fundamental a implantação deste projeto. “Desta forma, poderemos investir em outros setores importantes da Administração e do município. Hoje a economia de energia é uma necessidade mundial. Precisamos conscientizar todos para que assim possamos alcançar o ano de 2015 sem a necessidade de racionamentos”, afirmou Ramos.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Hoje a iluminação pública custa anualmente à Prefeitura de Ubatuba cerca de 700 mil reais com um consumo médio de cerca de 6 milhões de kw. Nos prédios públicos o consumo médio anual é de cerca de mais de 2 milhões de kw que custa aos cofres públicos cerca de mais de 400 mil reais/ano. Furnas estará oferecendo cordialmente ao município o projeto de viabilização e instalação de uma nova iluminação com lâmpadas de vapor de sódio, que representará para a cidade uma economia de até 40%. Em seguida, a Prefeitura estará buscando financiamento junto a linha de crédito da Eletrobrás que começará a ser pago após a instalação e com a própria economia proporcionada. Além da redução de custos, a instalação destas lâmpadas oferece maior durabilidade, iluminação mais intensa nas ruas, menos aquecimento e reduz a aproximação de insetos. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba protocola pedidos no DADE

Ubatuba - Por determinação do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud esteve na última semana junto ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), onde protocolou a solicitação do estudo de viabilização da urbanização da estrada do Cais do Porto. O projeto prevê a construção de calçadas, muretas, decks de madeira e avanços para pesca artesanal. O prefeito Paulo Ramos afirma que essa é uma, entre muitas áreas de Ubatuba, que deverá ser explorada como ponto turístico. “Ubatuba é um paraíso. Se oferecermos infra-estrutura a certos pontos da cidade, eles se tornaram pontos turísticos que não deixam a desejar para nenhuma cidade”, afirma Ramos.
Na oportunidade o secretário Sidney Giraud também protocolou no Dade a solicitação do estudo de urbanização com ciclovia e paisagismo do trecho que compreende o Perequê-Mirim e o Saco da Ribeira, margeando a SP 55. (Fonte: ACS-PMU)

Começam as aulas no Terminal Turístico e na Estufa

Ubatuba - Os 500 alunos que estavam fora das escolas tiveram o início do letivo na quinta-feira, 15. Para suprir o déficit de escolas, herdado pela administração anterior, e atender a demanda dos bairros, a secretaria da Educação da Prefeitura de Ubatuba mobilizou-se para a criação de 8 salas de aula.
As obras tiveram duração de 45 dias para a adaptação de 6 salas de aula no Terminal Turístico do Perequê-Açú e 2 salas no bairro da Estufa II. No Perequê-Açú serão atendidos cerca de 400 alunos e na Estufa II cerca de 100. Em ambos os bairros as escolas atendem o ensino fundamental, da 1ª à 4ª séries.
Para o secretário Corsino Aliste Mezquita, as salas improvisadas proporcionam o conforto necessário às crianças e não prejudicam a qualidade do ensino. “Na próxima semana terá início a obra para a construção de uma cozinha que atenderá a merenda escolar no Terminal. Hoje as crianças recebem diariamente lanches e sucos que são levados pela seção da Merenda. Teremos, ainda, segurança e inspetor de aluno. Estas salas não significam uma solução definitiva para o déficit escolar. A partir do próximo ano estaremos construindo novas escolas no município”, concluiu Mezquita. O secretário ainda explica que haverá a compensação dos dias de aulas perdidos com acréscimo de 30 minutos a mais por dia de aula. Se for necessário estarão também ministrando aulas aos sábados.
O prefeito Paulo Ramos considera de fundamental importância a solução encontrada para atender os alunos do município. “A ordem é não medir esforços no combate ao déficit escolar. Precisamos mudar o perfil da educação em Ubatuba para formamos uma geração de homens esclarecidos e competentes para gerirem os interesses do município”, concluiu Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Passeio Ciclístico comemora outono

Ubatuba - O passeio ciclístico “Outono no Paraíso”, que estará percorrendo as principais ruas da cidade no dia 25 de março. O evento tem início previsto para às 9 horas, com saída da rua Guarani, em frente ao aeroporto.
Durante todo o percurso, que deve durar aproximadamente uma hora e meia, a Guarda Municipal estará acompanhando e orientando os ciclistas, juntamente com funcionários da secretaria de Esportes e Lazer, que estarão dando todo o apoio logístico.
A partir do próximo dia 19, segunda-feira, a camisetas oficiais do passeio, estarão sendo vendidas ao custo de R$ 5,00, na Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba (AEUU), na rua Hans Staden nº 474 centro. Comprando a camiseta, você estará concorrendo a duas bicicletas que serão sorteadas no final do evento.
Os organizadores estimam a participação de 300 pessoas.
O passeio ciclístico “Outono no Paraíso”, é uma realização da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba, e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, Comtur, Fundart e Guarda Municipal e secretaria municipal de Esportes. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeito participa de Travessia Ecológica

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL) estará participando neste sábado, 17, da soltura de tartarugas marinhas com a equipe do Projeto Tamar. O evento faz parte da Travessia Ecológica promovida pelo Projeto Tamar e a equipe Atlantis. Os nadadores largarão às 8 horas da Marina do Píer do Saco da Ribeira, seguindo até o Parque estadual da Ilha Anchieta e retornando para a praia do Itaguá, em frente ao Aquário de Ubatuba. A chegada está prevista para às 15h30, completando um percurso de aproximadamente 30 quilômetros.
O evento visa promover a conscientização pela conservação ambiental, a proteção e preservação das tartarugas marinhas e aglutinar parceiros para implantação da unidade de beneficiamento de pescado no bairro do Camburi.
A Travessia Ecológica terá revezamento contínuo dos nadadores da Equipe Atlantis, com troca a cada meia hora. Nas proximidades da praia do Itaguá os sete atletas realizarão juntos a chegada.
O evento conta com o apoio do Aquário de Ubatuba, Run e Run Assessoria Esportiva, Marina Píer Saco da Ribeira, Associação de Hotéis e Pousadas de Ubatuba, Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Pizzaria São Paulo, Distribuidora de Bebidas Gaivota, Fornos Combinados, Losango Aço Inox, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Fish Burger
A secretaria de Arquitetura e Urbanismo e o Projeto Tamar, demarcaram na última semana uma área de 45 m2, no bairro do Camburi. A Prefeitura estará elaborando projeto para a permissão de uso, através de um convênio, após aprovação da Câmara. No local estará funcionando uma unidade de produção de hambúrger de peixe, o que possibilitará a geração de empregos para a comunidade. A secretaria estadual de Meio Ambiente estará doando uma casa pré-fabricada para a instalação da unidade. Os equipamentos de energia solar serão doados pela secretaria estadual de Energia. O Grupo Pão de Açúcar estará cedendo todo o equipamento. O Projeto Tamar estará coordenando a implantação do projeto e promovendo o treinamento.
Em sua primeira gestão, o prefeito Paulo Ramos doou a área onde hoje funciona a base do projeto Tamar Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor