Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 17 de julho de 2001 - Nº 334 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Embargada obra na praia da Mococa
Explosão de lancha fere três em Ilhabela
Litoral faz arrastão contra dengue
Organizadores do Megacycle discutem últimos preparativos
Guardadores de carro recebem novo uniforme
Mutirão retira 400 quilos de lixo do Rio Santo Antonio
Balanço semestral das atividades da Câmara de Caraguá
Fundação Orsa finaliza curso de capacitação em Caraguá
Grupo faz reféns para roubar casa
Fugitivo de cadeia é assassinado em Caraguá
Bicampeão sai na frente na Semana de Vela
Surfe: escolinha de São Sebastião é vice
Câmara de Caraguá já é considerado o Dream Team: 5 x 2 na OAB
Banda Banko Central se apresenta em Caraguá
Reunião de Posse de Nova Diretoria do Rotary
Festival "Inverno Quente" leva cinema a Caraguá


Embargada obra na praia da Mococa

Caraguatatuba - A Curadoria do Meio Ambiente do Litoral Norte obteve ontem da Justiça uma liminar embargando um obra que estava sendo realizada na praia da Mococa, em Caraguatatuba. A liminar foi obtida por meio de uma uma ação civil pública da Curadoria.
A medida ocorreu após a denúncia de crime ambiental feita pela Câmara dos Vereadores. As vereadoras Madalena Fachini e Vera Peixoto (PSDB) constataram que o aterro feito em alguns pontos estava atingindo o mangue existente no local. O manguezal é considerado área de preservação permanente pelo código ambiental.
"É um absurdo o que essa empresa está fazendo contra o meio ambiente", disse Madalena. Ontem durante nova visita ao local, as vereadoras constataram que o aterro foi levado até junto à praia com a construção de muros.
O comandante interino da Polícia Florestal no Litoral Norte, tenente Davi Sousa Silva, disse que o grupo empreendedor teve autorização de todos os órgãos competentes para realizar a obra, mas que agora a mesma foi paralisada por determinação da Justiça.
O supervisor da equipe técnica do DPRN (Departamento de Proteção aos Recurso Naturais), Nirceu Eduardo Vicente, confirmou a aprovação do projeto, mas não sua entrada em água de mangue. "O projeto previa uma integração entre o loteamento e os recursos naturais."
O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Bevilacqua, disse que no local serão construídas casas de alto padrão e que o projeto apresentado à prefeitura, aprovado por outros órgãos, permite que se use até 25% do total da área junto aos manguezais, desde que a empresa se comprometa a fazer a recuperação em outro local.
PREOCUPAÇÃO - Vizinhos à área estão preocupados com a atual situação do local e reclamaram às vereadoras do fechamento do acesso à praia e que muitos quiosqueiros teriam sido obrigados a sair da área que fica em frente ao futuro condomínio.
Com relação à suposta denúncia dos quiosqueiros de que foram coagidos a sair da área, Bevilacqua disse que eles não poderiam estar no local. O secretário disse ainda que para cada empreendimento que sair na área o proprietário deverá deixar uma faixa de acesso à praia. (Fonte: ValeParaibano)

Explosão de lancha fere três em Ilhabela

Ilhabela - Três pessoas ficaram feridas anteontem em Ilhabela após a explosão de uma lancha. O acidente ocorreu por volta das 12h após o advogado Paulo Solano Pereira, 35 anos, ter abastecido a embarcação, que estava no píer do bairro Santa Tereza.
Segundo testemunhas, a lancha explodiu quando a chave foi acionada. As vítimas foram socorridas por pessoas que estavam próximas ao local do acidente. Elas também ajudaram a controlar o fogo.
O advogado teve ferimentos no pulso. Seu irmão, o publicitário André Solano Pereira, 26 anos e a estudante Juliana Fansoni, 26 anos, também tiveram queimaduras.
A Polícia Civil e a Capitania dos Portos vão instaurar inquérito para apurar as causas do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral faz arrastão contra dengue

São Sebastião - No primeiro dia do mega arrastão contra a dengue que está sendo realizado em São Sebastião, foram retirados mais de 1,3 tonelada de lixo que poderia servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A Secretaria de Saúde confirmou ontem mais 27 casos da dengue elevando para 266 o número de pessoas contaminadas este ano.
A maior quantidade de criadouros foi retirada do bairro Canto do Mar, na costa norte. Foram cerca de 760 quilos de materiais que podem acumular água limpa e servir de criadouro para a larva do Aedes.
Durante todo o dia os agentes de saúde visitaram 184 imóveis orientando a população sobre os cuidados que se deve ter dentro de casa com garrafas vazias, caixa d'água destampada, vasos de planta.
A orientação serviu para o pintor Pedro Antônio Alves, 46 anos, que foi orientado a trocar a água dos vasos por terra. "Eu achei que se deixasse tudo limpo não haveria nenhum problema", disse.
A caseira Maria do Rosário Santana, 27 anos, foi informada sobre a necessidade de deixar a piscina da casa onde tomar conta vazia ou bem tampada.
A secretária de Saúde, Cláudia Batocchio Flausino, avaliou como positivo o primeiro dia do mega arrastão que ocorreu simultaneamente no Canto do Mar, Guaecá, Maresias, Boracéia e Praia Preta.
Os agentes encontraram 86 casas fechadas, sendo a maioria de veraneio e em uma o morador se recusou a abrir para a entrada da equipe. Segundo a secretária, esses imóveis serão revisitados. O arrastão deve ocorrer até meados de agosto. (Fonte: ValeParaibano)

Organizadores do Megacycle discutem últimos preparativos

Caraguatatuba - O organizador do Megacycle estará em Caraguatatuba hoje para definir os últimos preparativos para o 9º Megacycle, maior Encontro de Motociclistas da América Latina, que vai acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, em Caraguatatuba.
A organização do evento estará reunida na SETUR-Secretaria de Turismo, primeiramente com a SSM-Secretaria de Serviços Municipais, DITRAN-Divisão de Trânsito, Secretaria de Saúde e Fiscalização do Comércio. A reunião vai tratar da infra-estrutura do evento.
Comerciantes de Caraguatatuba estarão reunidos às 14 horas na SETUR com o organizador Alberto Pelegrini. Representantes de quiosques, shoppings estarão definindo com o organizador, a participação do comércio no evento.
Já às 16 horas, o organizador vai se reunir no Comando da Polícia Militar, em São Sebastião com o Cel. Lorival Kroll, para discutir a questão do policiamento na região central de Caraguatatuba.
Nesta terça-feria a lata personalizada será apresentada ao prefeito Antonio Carlos da Silva. A Schincariol produzirá 1 milhão de latas personalizadas para o Megacycle. A Cervejaria Schincariol será pelo terceiro ano consecutivo um dos principais patrocinadores do Megacycle. A empresa acertou com a Megacycle Participações e Eventos, promotora do encontro, a produção de 1 milhão de latas de cerveja personalizadas com a logomarca do evento que serão distribuídas no país a partir de agosto. No ano passado, a Schincariol produziu 500 mil latas personalizadas do Megacycle. Como o sucesso de venda foi grande a empresa decidiu dobrar a produção este ano. Segundo Alberto Pellegrini, a latinha além de ser consumida também é adquirida como souvenir pelos participantes do encontro que no ano passado contou com a participação de cerca de 40 mil motociclistas. (Fonte: PMC)

Guardadores de carro recebem novo uniforme

Caraguatatuba - Os guardadores de carro da A.G.C.C.-Associação de Guardadores de Carro de Caraguatatuba, receberam na semana passada os novos uniformes de inverno. A entrega foi realizada na SETUR-Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguá, pela diretora técnica da Promoção Social, psicóloga Cristina Daniel. Os uniformes foram doados pela prefeitura municipal e grupo Empreteco, do Sebrae, que vem apoiando a Associação desde a sua criação. O novo uniforme é composto por camiseta de manga comprida branca, boné branco e colete laranja.
A Associação de Guardadores de Caraguatatuba conta hoje com 40 guardadores associados e está capacitando mais 20.
Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Associação irá oferecer aos guardadores um curso de capacitação visando maior capacitação aos guardadores de carro da associação. O curso terá o apoio da DITRAN, do Bombeiros, da Polícia Militar, Polícia Civil e SETUR. Segundo o presidente da Associação, Luis Carlos Marra, a integração dos Associados e o apoio de todos, além de uma diretoria atuante, tem sido o ponto de equilíbrio para se alcançar as metas programadas pela Associação. “Temos como lema prioritário, trabalhar com qualidade e criatividade”, comentou o primeiro secretário Jurandir Silva de Souza.
Os guardadores de carro de Caraguá tem prestado bons serviços à cidade como informar os turistas sobre as opções de lazer que a cidade oferece. Para isso eles se recebem semanalmente uma programação com informações sobre os eventos e atividades do município. A Associação pretende atuar e apoiar o evento Megacycle e para isso já entrou em contato com o Sr. Alberto Pelegrini garantindo a colaboração. Segundo Cristina Daniel, o trabalho que os guardadores de carro tem realizado na cidade através é de grande importância para a cidade e à sociedade como um todo, já que por trás há um trabalho social sendo feito com os trabalhadores. (Fonte: PMC)

Mutirão retira 400 quilos de lixo do Rio Santo Antonio

Caraguatatuba - A prefeitura em parceira com o grupo de escoteiros “Caraguatá” de Caraguatatuba realizou um mutirão de limpeza às margens do Rio Santo Antonio, em Caraguatatuba, na manhã de sábado, 14. Participaram do mutirão, cerca de 60 pessoas, entre eles o grupo de escoteiros Caraguatá, a equipe do resgate do Bombeiros, a Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim (AMOCIJA) e representantes do Instituto Terra. Foram retirados cerca de 400 quilos de lixo.. Como sempre, foram encontrados vários tipos de lixo, principalmente garrafas plásticas e marmitas de alumínio. A equipe da prefeitura aproveitou a oportunidade para conscientizar os moradores que pescavam à beira do rio no momento do mutirão.
A Secretaria de Urbanismo já tem uma programação para o resto do ano. Segundo Miriam Gonçalves, o mutirão vai aumentar de tamanho, já que os participantes serão incorporados a cada mês. A intenção é fazer um mutirão de limpeza em todos os rios da cidade. Em agosto será o Rio Juqueriquê; em setembro, o Rio do Ouro; em outubro, o Rio Mococa; em novembro, o Rio Cracuí; em dezembro, o Rio Lagoa. Na temporada de verão, nos meses de janeiro e fevereiro, será feito um arrastão com todos os participantes, visando a conscientização de turistas e moradores.
No mês passado, a AMOCIJA realizou, junto da Prefeitura Municipal, um mutirão de limpeza do Rio Guaxinduba, de onde foram retirados uma tonelada de lixo das margens do Rio. Cerca de 60 pessoas participaram do mutirão. (Fonte: PMC)

Balanço semestral das atividades da Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - O Legislativo de Caraguatatuba divulga o seu balanço semestral de atividades. Os números mostram as Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, bem como a produção de Requerimentos, Projetos e Indicações. Além disso o balanço contêm o número de visitantes e espectadores durante os primeiros 6 meses de 2001.
O primeiro semestre da 13ª Legislatura, onde o Parlamento foi renovado em 50% foram introduzidas várias novidades, como o livro de presença nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes. Nesse período ocorreram 21 Sessões Ordinárias, 5 Extraordinárias e 4 Solenes. Além disso, os estudantes e pessoas comuns do povo receberam convites para prestigiarem e assistirem as sessões do Legislativo.
O movimento do Legislativo tem início em fevereiro, visto que em janeiro há o recesso. Sendo assim não há número de controle de visitas e presenças. O livro de presenças e visitas só teve início em março.
Em termos de presença, os números caminham para uma queda, mostrando que a Câmara é mais um fiscalizador do trabalho do Executivo do que propriamente um local de atendimentos à população. Em fevereiro foram 312 pessoas, sendo 185 nas sessões e 127 visitantes. Em março esse número aumentou em muito, totalizando 1.378, sendo 1.213 visitas e 165 presenças. No mês de abril houve uma sensível queda, com um total de 1.136 pessoas. Em maio a queda se manteve, com 1.056 pessoas e em junho o total de visitas e presenças foi de 904 pessoas.
O total do semestre foi de 4.786 pessoas, com uma média de 798 pessoas/mês e de 36,27 pessoas/dia, computando entre as Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes. Nesse mesmo período foram realizadas 3 Sessões de Audiências Públicas, sendo uma interna com os Vereadores, a pedido dos técnicos da Prefeitura, para discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e as outras 2 para tratar sobre alterações no Código Tributário Municipal e a criação do Código de Limpeza Urbana.
A contagem de proposituras elaboradas no semestre também não foge a regra. Em janeiro, mesmo com o recesso foram feitas 63 proposituras. Em fevereiro esse número aumentou para 102 e em março, o total chegou a 347 projetos. Já em abril esse número foi de 182 elaborações, contra 190 em maio e 112 em junho. O total do semestre foi de 996 elaborações dos mais diversos tipos, com uma média de 166/mês.
O sistema 0800, implantado pela Câmara em abril para o atendimento dos munícipes em suas reinvidicações, reclamações e sugestões, atende de segunda à sexta das 12 às 17 horas, pelo telefone 0800-7721233. Nos 3 últimos meses o sistema atendeu a 118 ligações, sendo 40 em abril, 30 em maio e 48 em junho, com uma média de 39 ligações/mês e 1.77 ligações/dia. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Fundação Orsa finaliza curso de capacitação em Caraguá

Caraguatatuba - O Programa de Formação do Profissional de Educação Infantil - Intervenção Educativa, ministrado por coordenadores da Fundação Orsa, terminou nesta sexta-feira 6, e sábado 7, reunindo profissionais da Educação Infantil de Caraguatatuba, entre professores, ADI’s _ Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, diretores, coordenadores, auxiliares de serviços gerais e outros.
A Fundação Orsa iniciou este curso no mês de março, e em abril assumiu duas novas creches da Prefeitura de Caraguatatuba, contratando os profissionais e viabilizando a capacitação dos educadores. Nesta parceria com a Administração, a Prefeitura entra com a alimentação e recursos materiais e a Fundação com a parte de Recursos Humanos. Os dois primeiros CEI’s - Centro de Educação Infantil (creche) adotados pela Fundação Orsa foram “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, no Rio do Ouro, e Profª Ester Nunes de Souza”, no Sertão dos Tourinhos, que pretendem atender uma média de 130 crianças em ambos os bairros.
No trabalho desenvolvido pelos coordenadores durante o curso, que aconteceu durante o 1º semestre, professores, diretores e outros profissionais da Educação Infantil de zero a 6 anos tiveram a oportunidade de discutir questões importantes nos métodos de aprendizagem das crianças, e novas maneiras de formar conceitos, garantindo assim uma melhor qualidade de ensino, mais humana e voltada para os interesses da criança. Através de palestras, vídeos, análises, trabalhos em grupo e dinâmicas, os professores e funcionários da Rede inovaram seus conhecimentos. Fez parte do conteúdo deste curso, a interação da criança com o meio físico, social, cognitivo e cultural, a leitura de mundo pela criança, construção do conhecimento e identidade do educador, entre outros.
Neste último encontro, que reuniu uma média de 200 pessoas, foi montado um trabalho com sucata, ambientando as brincadeiras infantis. Os brinquedos ali arrumados pelos coordenadores do curso foram em sua grande maioria reciclados, recebidos através de doações, ou adquiridos a preços baixos em São Paulo. Esse “kit” foi disputado pelas escolas da Rede Municipal, com a proposta de que os profissionais que adquirissem os brinquedos acompanhassem e sugerissem novas atividades com as crianças. No fim do encontro, a escola beneficiada foi a creche “João Bolinha”, do bairro Querosene. (Fonte: PMC)

Grupo faz reféns para roubar casa

Caraguatatuba - Uma família foi mantida refém de três assaltantes por cerca de uma hora na manhã de ontem em Caraguatatuba.
O comerciante C.J.F.S., 32 anos, morador no Indaiá, disse que por volta das 9h foi atender à porta quando um homem perguntou se precisava consertar eletrodomésticos.
Segundo ele, outros três homens encapuzados invadiram sua casa, trancaram seus filhos de 2, 9, 10 e 13 anos no quarto e o amarraram com um fio de telefone junto com sua esposa na sala.
Os ladrões levaram cerca de R$ 1.800 da vítima. Foram roubados vídeo-cassete, vídeo-game, liquidificar e o veículo Monza, placas de São José dos Campos. A polícia ainda não tem pista dos assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

Fugitivo de cadeia é assassinado em Caraguá

Caraguatatuba - O desempregado Edmilson Coelho Carvalho, 24 anos, foi morto na noite de anteontem em Caraguatatuba, após trocar tiros com um comerciante do bairro Travessão, periferia da cidade. De acordo com o SIG (setor de Investigações Gerais), Carvalho teria ido até o bar Adega, localizado na rua José da Costa Pinheiro Júnior, para acertar as contas com o comerciante, que ainda não foi localizado. Carvalho era um dos 28 fugitivos da cadeia pública de São Sebastião, na fuga ocorrida na última quinta-feira, quando os presos das celas 3 e 4 cavaram um túnel com mais de 8 metros de profundidade e saíram no lado de fora da cadeia. (Fonte: ValeParaibano)

Bicampeão sai na frente na Semana de Vela

Ilhabela - O veleiro paulista Telefônica Celular, do comandante Mark Essle, deu o primeiro passo para tentar chegar ao tricampeonato na Semana de Vela de Ilhabela, a maior competição de oceano da América do Sul.
Ele venceu a regata de longo percurso, que abriu o evento no final de semana.
A tripulação do Telefônica Celular, campeã em 1998 e 2000, não tinha maiores pretensões na prova de abertura, considerada desfavorável para uma embarcação de 30 pés.
"Adotamos uma largada conservadora, sem riscos de apostar nos extremos do canal. Seguimos pelo meio e fomos favorecidos pelo vento que encontramos na ponta da Sela", afirmou Essle. (Fonte: Folha Vale)

Surfe: escolinha de São Sebastião é vice

São Sebastião - A escolinha ST Comp Surf Schooll, da Praia da Baleia (São Sebastião), foi a vice-campeã da 2ª etapa do Quiksilver Surf Schooll, evento que reuniu as melhores escolinhas de surfe de São Paulo em Itanhaém, anteontem. Atendendo gratuitamente alunos carentes de São Sebastião, a escolinha é comandada pelo surfista profissional Wagner Pupo e pelo surfista e psicólogo Marcelo Aguiar. "Espero que este resultado desperte o interesse de mais empresas que queiram apoiar nosso trabalho. Além disso, precisamos contar com apoio da prefeitura e da associação de surfe de São Sebastião", disse Aguiar. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara de Caraguá já é considerado o Dream Team: 5 x 2 na OAB

Caraguatatuba - O time de futebol de campo da Câmara de Caraguatatuba já está sendo considerado o "Dream Team" do Legislativo da região, depois da vitória, no último sábado, por 5 x 2 contra o time da OAB. O time da Câmara perdeu somente uma partida este ano, contra um combinado de Ubatuba.
O jogo do último sábado ocorreu no campo do Esporte Clube XV de Novembro, em Caraguatatuba, às 11 horas e reuniu o time da Câmara de Caraguatatuba contra o time da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na cidade.
Mais uma vez o time da Câmara, que estreou o novo uniforme, manteve uma defesa concisa, um meio de campo articulado e ordenado e um ataque agressivo, criativo e rápido.
Os gols da Câmara foram marcados pelo Vereador Wilson Gobetti - PPS (2), Júnior (1) e Marcelinho (2). O goleador Gobetti, mais conhecido como "Gol-Betti" saiu machucado mas não será problema para a próxima partida.
O próximo jogo da Câmara deve acontecer neste sábado, dia 14, no campo do Indaiá, contra a Câmara de São Sebastião. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Banda Banko Central se apresenta em Caraguá

Caraguatatuba - A banda Banko Central estará se apresentando na Fundacc no próximo dia 18  às 20 horas em show beneficente em prol do asilo de Caraguatatuba. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível que será doada ao asilo. A banda Banko Central foi formada há um ano e meio por Ronando Fida (guitarra solo), Marcos Brener "Russo" (bateria), Vagner (baixo) e Luizão "Tabakana" (guitarra base). O estilo da banda é rock, blues e swing.

Reunião de Posse de Nova Diretoria do Rotary

Ilhabela - O Rotary Club de Ilhabela fará nesta quarta feira, dia 18 de julho de 2001, no Restaurante Abaretama, a Reunião Festiva de Posse da nova diretoria para o Ano Rotário 2001-2002, que terá como de especial importância o fato de uma mulher, a companheira Sandra Regina Rost Stanich, assumir pela primeira vez na história deste clube o cargo de presidente que, juntamente com sua equipe fará girar a roda dentada que representa o trabalho junto à comunidade.

Festival "Inverno Quente" leva cinema a Caraguá

Caraguatatuba - Para quem gosta de curtir uma praia, mesmo durante o inverno, a cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, oferece uma boa alternativa para as férias de julho. É o festival "Inverno Quente", que começou no sábado e vai até o dia 29.
O festival exibe longas nacionais, em um telão colocado na praça Tom Ferreira, no calçadão da praia.
O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e haverá espetáculos para adultos e crianças.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a mostra deve ter uma forma bem descontraída. O público poderá levar sua cadeira para a praça e assistir, num telão, a filmes como o "Menino Maluquinho", "Boleiros" e "Kenoma", entre outros que estiveram em cartaz no circuito comercial. (Fonte: PMC)

Veja a programação:

Sexta-feira (20/07)
18h30 - Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger
20h00 - Dois Córregos, de Carlos Reichenbach

Sábado - 21 de julho
18h30 - Menino Maluquinho, de Helvecio Ratton
22h - Kenoma, de Lili Café

Domingo - 22 de julho
18h30 - A Grande Aventura dos Xeretas, de Michael Ruman
22h - Boleiros, de Ugo Giorgetti

Sexta-feira - 27 de julho
18h30 - Os Três Zuretas, de Cecílio Neto
22h - Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado

Sábado - 28 de julho
18h30 - Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger
22h - Central do Brasil, de Walter Salles Jr.

Domingo - 29 de julho
18h30 - Menino Maluquinho 1, de Helvecio Ratton
22h - Ação Entre Amigos, de Beto Brant



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Pousada Barra da Lagoa


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor