Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 18 de julho de 2001 - Nº 335 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Ubatuba prepara operação para conter degradação de área verde
Denge: Caraguá tem 1º suspeita de caso autóctone
Comissão depara com UBS do Poço das Antas sendo reativada
Portaria define regras para visitantes na Câmara de Caraguá
Dupla é presa com cheques furtados em Caraguá
Pedreiro é morto em Caraguá
Mark Essle é tricampeão em Ilhabela
De volta ao mar em Ilhabela
Banda Banko Central se apresenta em Caraguá
Programação de Eventos em Caraguá


Ubatuba prepara operação para conter degradação de área verde
Polícia Florestal amplia efetivo e fecha o cerco contra desmatamento

Ubatuba - A Polícia Florestal de Ubatuba prepara uma megaoperação para combater a degradação de áreas de preservação ambiental na cidade.
Para fechar o cerco contra os crimes praticados contra o meio ambiente no litoral, a polícia terá seu efetivo reforçado e contará com novas viaturas.
Segundo o comandante interino da Polícia Florestal no Litoral Norte, Davi Sousa Silva, a operação será realizada nos próximos dias. Ele não revelou qual será o reforço recebido pela corporação.
As últimas denúncias de desmatamento registradas na cidade foram nos acessos às praias da Ponta Aguda e Lagoa --na região sul de Ubatuba.
Uma área de mata com cerca de 100 metros de comprimento foi alterada para a construção de uma estrada.
A degradação foi denunciada por frequentadores da praia, que é de difícil acesso. Os banhistas estão revoltados com a destruição.
A dona-de-casa Vanusa Vieira, 33 anos, moradora em São Paulo, esteve essa semana na praia e disse ter ficado perplexa com a destruição.
"Eu frequento essa praia há 15 anos e não me conformo com o que estão fazendo com a mata", disse Vanusa.
De acordo com o tenente Davi Silva, essa área será um dos pontos a ser fiscalizados pela Polícia Florestal e, se for comprovada a degradação ambiental, os proprietários serão punidos de acordo com a legislação.
Segundo a prefeitura, as benfeitorias que estavam sendo realizadas no local, como a construção um hotel pousada com oito chalés, foram embargadas no mês passado por falta de projeto.
Segundo secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, fiscais voltarão ao local para verificar se a obra prosseguiu.
Os proprietários da área não foram localizados ontem para comentar o assunto.
Outra degradação denunciada à Polícia Florestal foi a da trilha que liga a praia da Lagoinha ao Bonete.
A denúncia foi apresentada pelo DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais), que emite autorizações para qualquer ação dentro das áreas de preservação permanente ou que fazem limites com essa região.
O supervisor da equipe técnica do DPRN, Nirceu Eduardo Valente, disse que recebeu a denúncia de corte de árvores para o alargamento da pista de acesso e repassou para a Florestal, que deve fiscalizar o procedimento.
MOCOCA - Valente informou que deverá vistoriar a área onde será construído um condomínio de alto padrão, na praia da Mococa, em Caraguatatuba, para verificar se o projeto apresentado para aprovação é o que foi executado no local. (Fonte: ValeParaibano)

Denge: Caraguá tem 1º suspeita de caso autóctone

Caraguatatuba - A Secretaria da Saúde de Caraguatatuba registrou ontem a primeira suspeita de dengue autóctone (quando a doença é contraída na própria cidade). Os três casos de dengue já notificados na cidade foram 'importados' de São Sebastião.
A amostra do sangue suspeito foi encaminhada ontem mesmo ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado deve sair na próxima semana.
Para tentar barrar a entrada da doença na cidade, a Secretaria da Saúde recorreu à Justiça para conseguir entrar no quintal das casas de veraneio e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com a secretária da Saúde, Myrlene Veneziani Silva, 49% das casas na cidade são de veraneio.
A maioria dos focos do mosquito localizado pela Saúde está concentrada em bairros como Indaiá, onde foi registrado o caso suspeito, Sumaré e Ipiranga, regiões típicas de veraneio, além do centro da cidade.
A secretária teme o risco de uma epidemia da doença, como ocorre em São Sebastião que tem 266 casos positivos desde o começo do ano.
Anteontem, a Prefeitura de São Sebastião iniciou um megaarrastão contra a dengue, que deve acontecer até agosto. Equipes da prefeitura percorrem todos os bairros para eliminar locais que possam de criadouros do mosquito. (Fonte: ValeParaibano)

Comissão depara com UBS do Poço das Antas sendo reativada

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara de Caraguatatuba, que trata da situação da Saúde no município, visitou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Poço das Antas, na zona sul da cidade. Esta é a quarta visita da Comissão que tem 60 dias de prazo e deverá prorrogar o prazo, tendo em vista a quantidade de unidades a serem visitadas.
A Comissão visitou o Poço das Antas com os Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT), relator e a Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira - a Doutora Leonor (PDT). O presidente da Comissão, Aurimar Mansano (PTB) não esteve presente devido a problemas de saúde e o Vereador Omar Kazon (PL) devido a problemas particulares.
Os Vereadores constataram que a UBS do Poço das Antas esteve fechada desde fevereiro deste ano, devido a rescisão de contrato de seus funcionários, sendo reaberta na última terça-feira, devido a assinatura do contrato do PSF (Programa de Saúde da Família), do Governo do Estado, através da Casa de Saúde Stella Maris.
Segundo o funcionário Adriano, o médico escalado , um Clínico Geral deverá comparecer toda sexta-feira para as consultas. Foi constatada a falta do livro de registro e a média é de 12 consultas. O prédio, mesmo pequeno, apresenta-se em condições, o mesmo com a farmácia.
Uma próxima visita está sendo preparada e a data, bem como o local são anunciados somente no dia, evitando preparações e maquiagens do local a ser visitado. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Portaria define regras para visitantes na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), assinou portaria definindo e disciplinando regras para os visitantes e ambulantes dentro das dependências do Legislativo local. A medida visa organizar e planejar melhor o atendimento ao público durante o horário de expediente.
Segundo a portaria os ambulantes vendedores de produtos artesanais estão proibidos de comercializar seus produtos dentro do prédio do Legislativo, mas ao mesmo isso não impede o trabalho desses ambulantes, desde que o exerçam sem atrapalhar o andamento dos trabalhos de Assessores, Vereadores e Funcionários.
A única exceção será dada aos trabalhadores que comercializarem produtos de interesse do Parlamento Municipal, como suprimentos de informática, programas de computador, material de papelaria, de limpeza e higiene, entre outros.
O ingresso ao prédio do Legislativo será feito mediante a apresentação da pessoa interessada na portaria do Legislativo. Depois de relatar a sua necessidade o contribuinte receberá um crachá identificando o Vereador que irá recebê-lo. A portaria do Parlamento está autorizada a enviar ao gabinete do Vereador apenas 4 contribuintes de cada vez, sendo que estes, ao retornarem, deverão devolver o crachá para os contribuintes restantes.
A circulação dos contribuintes só poderá ser feita portando o crachá e apenas no andar destinado aos gabinetes dos Vereadores, ficando proibida a circulação no andar administrativo, bem como no térreo.
As pessoas alheias às atividades da Câmara, bem como os profissionais de venda de materiais de interesse do Legislativo deverão ingressar nos locais desejados mediante identificação e utilização de crachá, que terá o nome do funcionário que autoriza a sua entrada.
A medida tomada pela presidência visa organizar o trabalho do setor administrativo do Parlamento Municipal em Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Dupla é presa com cheques furtados em Caraguá

Caraguatatuba - O comerciante Estênio Barbosa da Silva, e seu filho, o motorista Estênio Barbosa da Silva Júnior, de Praia Grande (SP), foram presos anteontem em Caraguatatuba sob acusação de estelionato. Segundo a polícia, eles teriam tentado passar um chefe furtado em um posto de gasolina. Com os dois, a polícia informou ter encontrado R$ 98 mil em cheques furtados. O comerciante já tinha passagem policial por estelionato, receptação e agressão. Ambos foram presos em flagrante e levados para a cadeia de Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Pedreiro é morto em Caraguá

Caraguatatuba - O pedreiro Gilmar Gonçalves Ramos, 41 anos, foi morto anteontem à noite, em Caraguatatuba, com um tiro na cabeça. O corpo da vítima foi encontrado no quilômetro 88 da rodovia Rio-Santos (SP-55), na Cocanha, costa norte da cidade, por um vigia. Ainda com vida, o pedreiro foi levado ao Pronto-Socorro da Casa de Saúde Stella Maris, mas não resistiu aos ferimentos. A esposa da vítima, E.M.D., 33 anos, contou à polícia que Ramos foi procurado por um homem pouco antes do crime que queria vender um revólver calibre 32, mas que o mesmo se recusou porque estava doente. A Polícia Civil ainda não localizou o suspeito. (Fonte: ValeParaibano)

Mark Essle é tricampeão em Ilhabela

Ilhabela - O barco paulista Telefonica Celular, comandado pelo iatista Mark Essle, venceu pelo terceiro ano consecutivo o Grand Prix para embarcações de 30 e 32 pés, ontem em Ilhabela.
A competição reuniu 22 veleiros das classes ILC, Carabelli e Delta. Com exceção da regata de abertura, disputada no sábado, as demais provas do Grand Prix não somam pontos para a Semana de Vela de Ilhabela.
Ontem, o Telefonica Celular foi para a raia montada no extremo norte do canal de São Sebastião como favorito, depois de obter três vitórias em três regatas.
Agora, os competidores voltam a disputar a Semana de Vela, que terá a segunda rodada disputada hoje. (Fonte: Folha Vale)

De volta ao mar em Ilhabela
Hoje será retomada a Semana de Vela , com destaque para o veleiro 'Telefônica', que está na liderança da classe IMS

Ilhabela - A Semana de Vela de Ilhabela será retomada hoje, a partir das 11h, com a segunda regata da competição, uma prova de percurso médio, com cerca de 45 quilômetros, que será disputada em ida e volta , por toda a extensão do canal de São Sebastião.
O "Telefônica Celular", que venceu a regata do último sábado, está na liderança da competição na classe IMS, dos barcos mais velozes, seguido pelo "Telemar" e pelo "Caninana". O barco "ESPN Brasil", que tem como tático Robert Scheidt, campeão olímpico e tetracampeão mundial da classe Laser, está na quinta posição.
Ontem o "Telefônica" venceu o Grand Prix para embarcações de 30 e 32 pés, que reuniu 22 veleiros das classes ILC, Carabelli e Delta. O resultado conquistado na primeira regata do dia foi suficiente para garantir o título ao "Telefônica" por antecipação.
"Cruzamos em primeiro lugar com quase meia milha de vantagem sobre o segundo colocado. Isso prova que estamos entrosados", disse o comandante Mark Essle. (Fonte: Jornal da Tarde)

Banda Banko Central se apresenta em Caraguá

Caraguatatuba - A banda Banko Central estará se apresentando na Fundacc no próximo dia 18 de agosto às 20 horas em show beneficente em prol do asilo de Caraguatatuba. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível que será doada ao asilo. A banda Banko Central foi formada há um ano e meio por Ronaldo Fida (guitarra solo), Marcos Brener "Russo" (bateria), Vagner (baixo) e Luizão "Tabakana" (guitarra base). O estilo da banda é rock, blues e swing.

Programação de Eventos em Caraguá

Mostra de Luminárias
Até 31 de julho, das 14h às 21 horas
Salão de Exposições do Centro Cultural Maristela de Oliveira
Os visitantes concorrem a sorteio de luminárias no último dia da exposição.

Espetáculo teatral
“Sarau das 9 às 11”
Texto de Caio Fernando de Abreu e direção Júnior Magresco
Dia 20, às 20 horas
Dia 21, sessões às 19 e 21 horas

Inverno Quente - Festival de Forró
21 horas, Praça de Eventos.
Dia 13, banda Forró Cai e Sara.
Dia 14, banda Cafezinho do Nordeste.
Dia 20, banda Trapiche.
Dia 27, Banda Bafafá.
Dia 28, banda Forró Prá Jah.
Apresentação de Tarcísio Matheus.

Música Popular, reggae e outras
21 horas, Praça Cândido Mota
Dia13, Dupla João Marcos e Luciano, música regional sertaneja
Dia 14, Forró Prá Jah
Dia 20, grupo ARSIS, MPB
Dia 21, Forró Cai e Sara
Dia 22, Família Conceição, seresta
Dia 27, Bichos da Costeira, reggae e surf music
Dia 28, Grupo Nosso Som, MPB e Banda Municipal Carlos Gomes

Cinema na Praia
Na Praça Tom Ferreira em duas sessões:
Dia 13
18h30- As Aventuras dos Xeretas, de Michael Ruman.
22h - Kenoma, de Lili Café.
Dia 14
18h30 - O Menino Maluquinho I, de Helvécio Ratton.
22h - Doméstica, de Fernando Meireles.
Dia 15
18h30 - Os Três Zuretas, de Cecílio Neto.
22h - Alô de Mara Mourão.
Dia 20
18h30 - Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburguer
22h - Dois Córregos
Dia 21
18h30 - O Menino Maluquinho 2, de Helvécio Ratton
22h - Kenoma, de Lili Caffé
Dia 22
18h30 - A Grande Aventura dos Xeretas, de Michael Ruman
22h - Boleiros, de Ugo Georgetti
Dia 27
18h30 - Os Três Zuretas, de Cecílio Neto
22h - Hora Mágica, de Guilherme Almeida Prado
Dia 28
18h30 - Castelo Ra-Tim-Bum, de Cao Hamburguer
22h - Central do Brasil, de Walter Salles
Dia 29
18h30 - Menino Maluquinho1, de Helvécio Ratton
22h - Ação Entre Amigos, de Beto Brandt

VivaCidade
Praça de Eventos
Diariamente, das 7h às 8h:
Alongamento, condicionamento físico e caminhadas.
À partir do dia 16
Segundas, quartas e sextas
à partir das 20 horas:
Aeróbica, com o professor Marílio.
De 16 a 28
Das 15 às 17 horas
Aulas de futsal, tênis, tênis de mesa, clube da dama.

Festa da Red Bull
Dia 20, no Eventus.
Show de bandas de rock e blues. (Fonte: PMC)



CaraSol SPA Praia Alpha Marine Garagem Náutica Camping Itamambuca


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor