Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 18 de setembro de 2001 - Nº 378 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Oposição vence eleição na ACIC de Caraguá
Palestra detalha seminário EMPRETEC
Ubatuba vota hoje Trem da Alegria
Litoral Norte terá operação de limpeza
110 servidores saem de férias em Caraguá
3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes em Caraguá
Campanha de Vacinação Anti-Rábica já vacinou 5 mil animais
Campeonato Amador de Futebol em Caraguá
Mutirão do projeto Bairro Limpo reuniu 150 pessoas
Casal é preso com cheques clonados


Oposição vence eleição na ACIC de Caraguá

Caraguatatuba - A chapa Renovação, da oposição, venceu as eleições da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba) por 218 votos contra 129 da chapa Modernidade em Ação. A posse está prevista para 13 de outubro. O presidente eleito, Jorge Washington, comemorou o resultado. "Tentaram desestabilizar nossa candidatura, mas a força dos comerciantes foi mais forte." Washington disse que a principal proposta da nova diretoria é aproximar a ACIC de entidades representativas e parcerias com prefeitura e Sebrae, além do incentivo à criação de uma cooperativa de compras e realização de fóruns de debates. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra detalha seminário Empretec

Caraguatatuba - Nesta semana, o SEBRAE-ER Litoral Norte estará promovendo duas palestras para os interessados no Seminário Empretec no sentido de detalhar o programa e esclarecer dúvidas. As palestras acontecerão no dia 19 em Caraguatatuba e 20 em São Sebastião, à tarde. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (12) 422.1744.

Ubatuba vota hoje Trem da Alegria

Ubatuba - Os vereadores de Ubatuba votam hoje, em segunda discussão, o projeto de lei da Mesa Diretora que cria mais 13 cargos de assessores parlamentares. Se aprovado, o município vai desembolsar mais R$ 117 mil por ano com pagamento. Em sessão realizada na semana passada, o projeto foi aprovado por sete votos a três após uma manobra feita pelo vice-presidente João Mazieiro (PPB). O projeto havia sido retirado da pauta, mas foi recolocado por Mazieiro minutos antes do início da sessão. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte terá operação de limpeza

Litoral Norte - Mais de 1.600 voluntários do Litoral Norte vão participar no próximo sábado do Dia Mundial de Limpeza de Praias, que acontece em toda a região. A estimativa é que 53 praias de São Sebastião, Ubatuba, Caraguá e Ilhabela sejam limpas. O movimento faz parte de uma ação dasesenvolvida pelas organizações The Ocean Conservancy e Clean up de World, da Austrália, e acontece no Brasil desde 1993. A oceanógrafa Shirley Pacheco de Souza, da Fundamar, vai coordenar as equipes em São Sebastião e disse que esse ano a idéia é fazer uma operação mais abrangente. As atividades estão previstas para começar às 9h. (Fonte: ValeParaibano)

110 servidores saem de férias em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba deu férias coletivas ontem para 110 funcionários dos 150 previstos. Quem tem direito à licença prêmio também será afastado. O prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) disse que mais 121 funcionários de outros setores que estão com férias vencidas serão afastados. Ontem, o pátio da SSM ficou cheio de caminhões e máquinas encostados. Apenas um caminhão guincho para retirar lixo de locais onde não chegam os caminhões vai para as ruas duas vezes por semana. Liberação de carros oficiais para qualquer outra atividade está proibida. A economia prevista com combustível é de R$ 70 mil. (Fonte: ValeParaibano)

3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes em Caraguá
Especialistas como o Deputado Estadual Roberto Gouveia e outras autoridades no assunto irão ministrar palestras que vão de programas e políticas nacionais ao uso de equipamento individual de proteção

Caraguatatuba - A 3ª SIPAT-Semana Interna de Prevenção de Acidentes está sendo realizada em Caraguá de hoje, segunda, a 21 de setembro, nas dependências do Colégio Módulo, sob o tema “Caraguatatuba, uma nova cultura de prevenção”. Durante toda a semana, palestras de especialistas irão abordar a saúde e a segurança no trabalho. O evento é organizado pela Casa de Saúde Stella Maris, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e empresas privadas como Construtora Augusto Velloso, Transportes Coletivos Litorânea e Sabesp. O evento cumpre o artigo 218 da Lei Orgânica do Município de Caraguá, que instituiu a CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O evento é aberto para funcionários de qualquer empresa e interessados em geral. As inscrições podem ser feitas na hora e no local do evento.
Segundo os organizadores o evento é importante porque vai ensinar meios de prevenção de doenças causadas pela falta de segurança no trabalho. “No atual modelo de gestão plena em atenção básica de saúde, a promoção de eventos de informação e prevenção visam evitar gastos maiores com tratamentos e a recuperação de pessoas doentes.” Se estamos informando e conscientizando empresários e funcionários sobre o que pode ser feito para evitar doenças causadas por falta de segurança no trabalho estamos evitando gastos futuros e isso é bom para todos os munícipes.
A primeira palestra, 9h, sob o tema “Panorama Nacional das Políticas de prevenção à AIDS/DST”, foi ministrada pelo Dr. Carlos Melo de Capitani, assessor responsável do Programa Nacional de Prevenção a AIDS e a DST. Ainda no dia 17, as 14h haverá a palestra “O Papel do Supervisor / Facilitador na prevenção de acidentes”, com o engenheiro de Segurança no Trabalho Antonio de Carvalho Moscoso, chefe da fiscalização do Ministério do Trabalho do Vale do Paraíba. Na palestra irá abordar o papel das administrações de empresas com relação a política de segurança.
Na terça-feira, dia 18, as 9h, o Deputado Estadual e médico Sanitarista, Roberto Gouveia fará uma palestra sob o tema “O legislativo Estadual nas ações da Saúde do Trabalhador”. Golveia foi o responsável pela única emenda da Constituição de 1988, na qual foram inseridos projetos de saneamento e graças a ele os projetos de Segurança no Trabalho são beneficiados. Sua última lei que proibiu o uso do amianto. Às 14h a palestra “Saúde do trabalhador nos sistemas de gestão em saúde pública” será abordada pelo médico do Trabalho, docente da USP e Secretário Municipal de Saúde de Diadema, Dr. Rodolpho Repullo Jr.
Na quarta-feira, Paula Scardino, as 9h consultora da Zeil Ambiental e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas, falará sobre “Definição e norma técnica para espaço confinado”. Ainda o dia 19, as 14h outra palestra irá falar sobre a “Prevenção a LER com ergonomia”, pela pesquisadora Sandra Donatelli.
Na quinta-feira, dia 20, no período da manhã, palestras irão abordar diretamente a segurança no trabalho, como “Proteção para os pés”, que acontece as 9h e “Uso de E.P.I (equipamento de proteção individual)”, as 10h, como forma de minimizar os riscos. Ainda no dia 20 a palestra “Programas de Segurança no Trânsito”, com Adalto Martinez Filho.
Na sexta-feira, a partir das 9h vários palestrantes farão um debate sob o tema “A interface da saúde ocupacional e o meio ambiente”, falando sobre prevenção e poluição. As 14h a última palestra “O papel da enfermagem do trabalho nos programas da segurança e saúde do trabalhador” será abordada pelo palestrante Cláudio Alves Porto, enfermeiro do trabalho, diretor da fiscalização do CVOREN. As 17h, o encerramento será feito no auditório da Fundacc com apresentações culturais e coquetel as 17h30. O Colégio e Faculdades Módulo fica na Rua Frei Pacífico Wagner, 653, Centro. Mais informações, pelo telefone (12) 422-1866. (Fonte: PMC)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica já vacinou 5 mil animais

Caraguatatuba - A Campanha de Vacinação Anti-Rábica já atendeu cerca de 5 mil animais até agora. Segundo o veterinário Edson Cavalca a vacinação está acontecendo dentro do previsto. A meta é vacinar 17 mil animais. A campanha hoje, dia 17, está acontecendo nos bairros Indaiá e Aruan. Amanhã, dia 18, o bairro Tinga terá um posto na Praça (Centro Odontológico) das 8 as 17 horas e próximo ao Posto de Saúde, além de um Posto Volante, das 8 as 17 horas.
No dia 19, o Poiares estará com um posto no Centro Comunitário e volante das 8 as 17 horas. No Jardim Gaivotas, na Rua Uirapurú (esquina Av. Garça) das 8 as 11 horas. No Jardim Aruan e Praia da Lagoa, os postos estarão atendendo no Rotary Club e volante das 13 as 17 horas. Ainda no dia 19 a Fazenda Serramar terá um posto fixo e um volante das 13 as 17 horas.
No dia 20, Pontal Santa Marina, no Posto Gasolina Asa Delta-Esso, das 8 as 11 horas; Jardim Britânia e Bal. Golfinho, volante, das 8 as 11 horas; Praia das Palmeiras, na farmácia das Palmeiras e volante na Praia das 8 as 17 horas.
A Secretaria de Saúde, sessão de Vigilância Sanitária pede a colaboração da população com a doação de uma seringa descartável, de 3 ml com agulhas. Mais informações no posto de Saúde próximo a sua casa ou ligue para a Secretaria Municipal de Saúde através dos telefones 12 422-2291 e 422-5025. (Fonte: PMC)

Campeonato Amador de Futebol em Caraguá

Caraguatatuba - Foram realizados neste Domingo, vários jogos válidos pelas semi-finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, em Caraguá. Todos os jogos aconteceram no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Neste Domingo, o Juventus E.C venceu a equipe do Tabatinga por 1 x 0, gol assinalado pelo atacante Teodoro (o coquinho). No mesmo dia, o Getuba F.C perdeu para o Beira-Mar Coloniano por 3 x 1. Os gols do Getuba foram marcados por Betinho, Márcio e Fábio, enquanto Joel fez o gol de honra da outra equipe.
O destaque da rodada foia a goleada que o Brasileirinho F.C aplicou no A.A Rizza. O resultado foi de 7 x 0 tendo como artilheiros da partida, Adriano (3 gols), Edson com dois gols, e Walcir e Antonio com um gol cada.
Os próximos jogos acontecem hoje às 20h30 no CEMUG entre Madeireira Betel x C.A Fortaleza. No mesmo dia as 21h15, a equipe da Brasimac enfrenta a a Câmra Municipal.
Após esta rodada, a classificação ficou assim: em 1º na chave A, o Brasília lidera com 13 pontos, seguidos pelas equipes do Poiares e Barranco Alto, com 13 e 12 pontos. Já na chave B, o E.C Tabatinga garante a ponta da tabela com 11 pontos ganhos, enquanto o Fluminense tem 10 pontos, um a menos que o seu adversário. Ainda na Zona de Classificação, o Beira-Mar Coloniano e o Jetuba F.C somam 8 pontos, se aproximando da Segunda colocação. (Fonte: PMC)

Mutirão do projeto Bairro Limpo reuniu 150 pessoas
Comunidade do Casa Branca e Olaria se mobilizou para selecionar o lixo junto à Prefeitura Municipal

Caraguatatuba - Neste sábado 15, foi realizada a 1ª etapa do mutirão do projeto Bairro Limpo, nos bairros Casa Branca e Olaria, na região Norte de Caraguatatuba.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através das Secretarias de Saúde, Educação, de Assistência Social e em parceria com a UNIVAP iniciou a coleta na rua Flora Atlântica (em frente ao Depósito do Aroldo), e ao longo da caminhada detectou vários pontos de acúmulo de lixo, fato que será notificado à SSM - Secretaria de Serviços Municipais, para questionar a possibilidade de Ter containers no bairro ou coleta diária de lixo nas proximidades.
Participaram efetivamente do trabalho cerca de 150 pessoas, incluindo integrantes da Defesa Civil, Ditran, escoteiros, professores da escola municipal e estadual do bairro e Secretaria Municipal de Educação.
Durante a coleta os grupos foram divididos e responsabilizados pelo recolhimento de determinados materiais, entre eles, plástico, vidro, metal, etc, que no ato do recolhimento foi reciclado pelo sr. Antonio Carlos da Silva Santos, da Metalpar, parceiro do projeto Bairro Limpo, que após a reciclagem irá ceder toda a arrecadação para a APM - Associação de Pais e Mestres da EMEF Oswaldo Ferreira, no Olaria.
Outro trabalho realizado no local foi de incentivo aos professores da região no sentido de trabalhar com os alunos a questão do lixo, incentivando-os a não jogar entulhos nas ruas e vielas(locais onde foi encontrado muito lixo).
O passeio ciclístico previsto para se realizar no Domingo foi adiado em razão da chuva, mas aconteceram atividades recreativas com as crianças na escola. Na ocasião, o Supermercado Silva, também parceiro do projeto cedeu a alimentação para a comunidade.
Vale lembrar que o mutirão Bairro Limpo continua acontecendo no próximo sábado 22, com saída a partir das 10h, em frente a escola municipal, no Casa Branca. No domingo 23, o passeio ciclístico “Viva o Verde” será realizado com toda a comunidade, a partir das 10h, saindo do palco montado pela Prefeitura, no Olaria. Haverá prêmios e sorteios de brindes. A bicicleta de maior destaque e adequação ao tema “Viva o Verde” será premiada com uma nova bicicleta. (Fonte: PMC)

Casal é preso com cheques clonados

Caraguatatuba - Um casal foi preso ontem pela manhã em Caraguatatuba acusado de aplicar um golpe de mais de R$ 3,7 mil com cheques clonados.
Pelo menos cinco vítimas reconheceram Rita de Cássia Cassiano Souza, 37 anos, que estaria agindo desde o mês passado na cidade. Também foi detido Leonardo Alves Fernandes, 29 anos.
Com a acusada, os policiais encontraram uma folha de cheque assinada e em branco dentro de sua bolsa. Ela também escondia outras três folhas de cheque e uma identidade falsa na calcinha.
O comerciante J.C.C. foi ontem à delegacia e reconheceu Rita como a pessoa que passou um cheque no valor de R$ 2.630 para a compra de máquinas de cortar gramas.
O delegado responsável pelo caso, Orley Siqueira, disse que as mercadorias foram recuperadas e que a dupla vai responder com estelionato e falsidade ideológica.
Fernandes ficou na cadeia de Caraguá e Rita foi levada para a cadeia feminina de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)



Alpha Marine Nipakh Refugio Lagoinha


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor