Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 18 de outubro de 2001 - Nº 399 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Câmara exige a saída de diretor de Ensino
Cobrança do imposto já sofreu derrotas judiciais
Fundacc apresenta hoje peça "Um ato de coragem"
Caraguá sedia o 10º Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas
10 mil mulheres devem vacinar-se contra Rubéola em Caraguá
Prefeitura e Fundacc promovem cursos de hotelaria e comércio
Secretários de Educação discutem concurso para região
Secretário de Turismo de Parintins está em Ubatuba
Saúde presta contas em audiência pública
AFAU tem nova diretoria
Circuito Municipal de Surf
Campeonato Municipal de Futsal acontece em Caraguá
Copa SUCENO de Futebol de Campo
Caraguá sedia 1ª CopaTopper de Futebol Society


Câmara exige a saída de diretor de Ensino
Vereadores de Caraguá dão ultimato ao prefeito para obter afastamento

Caraguatatuba - Vereadores da bancada de sustentação ao prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), ameaçam suspender o apoio caso o atual diretor de Ensino do Litoral Norte, Laércio Albarici, não seja afastado do cargo.
O ultimato dos vereadores ao prefeito foi dado ontem. Eles alegam que Albarici não responde os pedidos de informação dos vereadores e desrespeita o Legislativo. Albarici é filiado ao PSDB.
"Eles (os vereadores) estão ofendidos e não posso ficar contra aqueles que me dão sustentação na Câmara. Não sei onde essa briga vai parar, mas uma pessoa que ocupa um cargo público, tem que respeitar todas as autoridades", afirmou o prefeito.
A queda-de-braço entre ele e os vereadores chegou ao ápice na sessão de anteontem. Houve xingamentos e empurra-empurra até entre professores que estavam no plenário.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Wilson Gobetti (PPS), disse que foi desrespeitado por Albarici na ante-sala do gabinete do prefeito.
OUTRO LADO - Laércio Albarici, negou ter discutido com Gobetti e disse que a reação dos vereadores é emocional.
"Sou dirigente em quatro municípios e só em Caraguá está havendo esse protesto. O prefeito de Caraguá pode apoiar a Câmara, mas precisamos saber a posição dos outros três prefeitos do Litoral Norte."
Albarici também negou a suposta falta de atendimento aos pedidos dos veredores. "Tudo o que eles pedem eu já falei que está sendo feito." (Fonte: ValeParaibano)

Cobrança do imposto já sofreu derrotas judiciais

Ubatuba - Desde setembro, a proposta de cobrança progressiva do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu pelo menos três derrotas na Justiça. Em setembro, o 1.º Tribunal de Alçada Civil (TAC) de São Paulo concedeu liminar à Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte em São Paulo contra a cobrança em Ubatuba, litoral norte.
No início do mês, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam a cobrança do tributo em Guarulhos e em Novo Hamburgo (RS). Em novembro de 1998, o STF já havia considerado inconstitucional a cobrança do IPTU progressivo pela ex-prefeita Luíza Erundina (PSB). No ano passado, porém, o Congresso aprovou uma lei que permite a progressividade do imposto.
O assessor de gabinete da prefeitura de Ubatuba, Eunápio Ramos, informou que a administração não recebeu notificação do 1.º TAC. Ele explicou que até agora o IPTU progressivo não foi aplicado, já que só alcança contribuintes inadimplentes há mais de cinco anos. A prefeitura de Guarulhos informou não ter recebido notificação do STF e alega que a cidade não adota alíquota progressiva. (Fonte: Estado)

Fundacc apresenta hoje peça "Um ato de coragem"

Caraguatatuba - Acontece nesta quinta-feira 18, às 20h, no auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fudacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a apresentação da Peça Teatral "Um ato de coragem", do grupo Trancos e Barrancos. A peça traz texto e direção da professora Teca Aliende e tem em seu elenco professores e estudantes.
A apresentação aborda o cotidiano de um professor e as diferentes formas de se ensinar, apontando inclusive as necessidades e difilculdades encontradas por um educador, que tem de estar aberto às mudanças e preparado para experimentar novas formas de ensinar.
A entrada é franca, e a Fundacc fica na rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia o 10º Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas

Caraguatatuba - Caraguá sedia entre os dias 17 e 19 de outubro o 10º Encontro de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo.
Nesta Quarta-feira 17, a partir das 20h, acontecerá uma palestra e lançamento do livro “Saúde Pública - Suprema Lei”, do deputado Estadual Roberto Gouveia, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Na Quinta-feira 18, acontecerá a abertura solene do Encontro Estadual de Aposentados, no Multiclube Ilha Morena, a partir das 10h, e serão abordados assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas de todo o Estado de São Paulo.
Ainda na Quinta-feira, às 21h, será realizado um jantar dançante com a animação de Carmo e Marcos, juntamente com a banda Guaporão.
No dia 19, haverá o encerramento do congresso, também no Ilha Morena, às 11h30.
Os interessados em participar das atividades deste encontro estadual podem adquirir seus convites diretamente na sede da AAPC - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, na avenida Brasília nº 157, próximo à rodoviária. Mais informações pelo telefone 423-2174. (Fonte: PMC)

10 mil mulheres devem vacinar-se contra Rubéola em Caraguá

Caraguatatuba - Mulheres de 15 a 29 anos poderão ser vacinadas contra Rubéola entre os dias 5 e 16 de novembro. O objetivo da Sessão de Vigilância Epidemiológica de Caraguatuba é vacinar 10 mil mulheres contra Rubéola e Sarampo para a prevenção da SRC-Síndrome da Rubéola Congênita, doença transmitida de mãe para filho durante a gestação. Quando adquiridas durante a gravidez, a rubéola e o sarampo podem resultar em abortamento espontâneo, natimortos, má formações múltiplas como: deficiência auditiva, má formação cardíaca, lesões oculares e alterações neurológicas. Segundo a Sessão de Vigil6ancia epdemiológica, todas as mulheres vacinadas devem evitar gradidez por um mês. As gestantes deverão procurar as UBS ou UFS logo após o parto para serem imunizadas contra a doença. As UBS com vacina disponíveis são as dos bairros Perequê Mirim, Porto Novo, Morro do algodão, Tinga, Jaraguazinho, Casa Branca, Massaguaçu, Jetuba e Tabatinga. (Fonte: PMC)

Prefeitura e Fundacc promovem cursos de hotelaria e comércio

Caraguatatuba - A prefeitura Municipal de Caraguatatuba, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a SERT - Secretaria Estadual das Relações do Trabalho, através do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador, promovem a partir do dia 22 de outubro Cursos Profissionalizantes em Caraguá, nas áreas de hotelaria e comércio. Os cursos acontecem até 13 de dezembro de 2001.
As aulas acontecerão em dois horários, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30, em dois locais: no antigo Colégio Sigma, na Praia das Palmeiras serão ministrados os cursos de hotelaria, e no CEPROLIN, na Av.Rio Grande do Norte, nº450, no Indaiá estarão acontecendo os cursos ligadas às áreas de comércio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20, sábado em vários pontos da cidade: na praça Cândido Mota, e nos centros comerciais dos bairros Massaguaçú, Olaria, e Porto Novo. No centro, as inscrições estão sendo realizadas até às 18 horas.
Os alunos terão transporte gratuito, lanche e apostilas; ao final do curso serão entregues certificados. As vagas são limitadas. (Fonte: PMC)

Secretários de Educação discutem concurso para região

Litoral Norte - Os quatro secretários de Educação do Litoral Norte estiveram reunidos na manhã de ontem, 17, na secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba. Na pauta de discussões, o principal assunto abordado foi o concurso público unificado na região para a contratação de professores. O concurso será realizado no dia 25 de novembro nas quatro cidades, maneira que os secretários encontraram para a valorização do professor em sua cidade.
O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), participou da reunião e disse que já solicitou ao seu secretário de Administração que mantenha contato com outros secretários do Litoral, buscando a união para a solução em problemas polêmicos, como plano de carreira e faixa salarial. “O Litoral Norte deve se unificar em todas as áreas, já que os nossos problemas são praticamente os mesmos. Está na hora de agirmos como uma única cidade, mostrando a nossa força”, afirmou Ramos.
Em Ubatuba o concurso será realizado pela Universidade de Taubaté, através de parceria. Nas demais cidades o IBAM (Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios) será o responsável pelas provas. Ubatuba oferecerá 38 vagas para professor PI (1ª a 4ª séries). São Sebastião abrirá 25 vagas para 5ª a 8ª séries, 10 para ensino fundamental e duas para ensino especial (uma para deficiente auditivo e uma para visual). Caraguatatuba terá 150 vagas, onde 40 serão para professores adjuntos no ensino fundamental e na educação infantil. Em Ilhabela serão abertas 12 vagas para professores adjuntos, se 06 para educação física e 02 vagas para ensino especial.
Após a reunião os secretários de São Sebastião, Vera Lúcia Hilst, Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista, Ilhabela, Cornélio de Moraes, juntamente o com o secretário de Educação de Ubatuba, Corsino Aliste Mezquita, visitaram as escolas Tancredo de Almeida Neves, Professora Maria Alice e a escola Professora Marina Salete Nepomuceno. (Fonte: ACS-PMU)

Secretário de Turismo de Parintins está em Ubatuba

Ubatuba - A convite do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), o secretário de Cultura e Turismo de Parintins (Amazonas), Sérgio Luiz Alves de Carvalho chegou em Ubatuba hoje, 17. Carvalho permanece na cidade até o dia 28 de outubro, onde apresentará as experiências e modelos que tratam do desenvolvimento do turismo de sua cidade. O convite foi feito na ocasião do 1º Simpósio e Exposição sobre Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável dos Países da Bacia Amazônica (Ecotur 2001) realizado de 24 a 27 de setembro, em Manaus.
Neste período de estadia em Ubatuba, o secretário de Parintins estará abrindo discussões e promovendo o intercâmbio de informações com os diversos setores e segmentos turísticos do município. Carvalho apresentará os benefícios com a implantação do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo), da qual a cidade de Parintins é pioneira neste tipo de trabalho. Falará também das experiências com criação da Associação de Artesãos, a utilização dos recursos do PNMT e know how da Embratur para o desenvolvimento do turismo.
A Prefeitura de Ubatuba organizou um Seminário Técnico que será ministrado pelo secretário de Parintins, amanhã, 18, às 19 horas, na escola Tancredo de Almeida Neves. Associação Comercial, Sindicato dos Hotéis, Associação de Pousadas, empresas privadas do segmento turístico, alunos do curso técnico e universitários de Ubatuba foram convidados para participarem da palestra. O secretário estará abordando a introdução ao turismo sustentável, análise da situação do município, visão de futuro da comunidade, planejamento e desenvolvimento e o processo de planejamento de marketing.
Para o prefeito Paulo Ramos (PFL) este tipo de intercâmbio com troca de experiências é fundamental para o crescimento de nosso município. “Estou convencido da necessidade da inserção de Ubatuba no PNMT e a implantação de modelos que proporcionem o crescimento do nosso setor turístico”, concluiu Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Saúde presta contas em audiência pública

Ubatuba - Na quinta-feira, 11, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realizou a sua primeira audiência pública na Câmara Municipal, onde prestou contas dos quatro bimestres deste ano. Estiveram presentes 42 pessoas entre vereadores, representantes da Santa Casa, Rotary Club, Sindicato dos Funcionários Públicos, secretários da administração, vice-prefeito e população. A apresentação teve 2 horas de duração, com dados estatísticos exibidos em datashow.
A audiência pública foi conduzida pelo secretário Jurandiau Lovizaro que contou com apoio técnico da equipe da secretaria. Várias intervenções foram feitas pelo público presente, com perguntas que foram elucidadas pela equipe da Saúde. Funcionários relataram as dificuldades enfrentadas nos bairros. Lovizaro falou que existem muitas deficiências, mas que há a consciência e a necessidade para melhorar o atendimento.
A primeira parte da apresentação foi o PSF (Programa Saúde da Família), que saltou de 9 para 12 equipes neste ano. Foram mostradas as áreas de atendimentos, funcionamento e vídeo com depoimentos da equipe e moradores. Em 98, o PSF atendia 8 mil pessoas. Hoje possui 9.961 famílias cadastradas, que reúne 38.284 pessoas, cerca de 62% da população. O atendimento 100% se dará quando a Saúde contar com 19 equipes. O PSF possuiu apenas 6 veículos para atender as 12 equipes. O recurso que chega do Ministério da Saúde para o PSF é da ordem de R$100 mil e a Prefeitura investe mais 50% para a viabilização do programa. Para o secretário de Saúde, Jurandiau Lovizaro, o “PSF é um programa que vai dar certo, é apenas uma questão de tempo”.
O PSF identificou o perfil sócio-econômico do público atendido, segundo sexo, idade, e diagnóstico das regiões. Localizou carências de meios de comunicação, saneamento e abastecimento de água, que causam problemas de saúde como diarréia, hepatite, entre outras. Hoje, cerca de 50% das pessoas bebem água sem tratamento. Outro dado importante é que foram identificados 641 domicílios com rede de esgoto e 6700 com fossa. O secretário Jurandiau Lovizaro vem buscando uma solução junto a Sabesp. Grande parte do público apresenta um grande índice de hipertensão, diabetes e alcoolismo. Foi identificado um elevado número de gestantes de 10 a 19 anos e uma população de jovens desempregados. Para Lovizaro, estes dados podem subsidiar a Prefeitura para ações preventivas, o que pode sair muito mais barato para a Administração Pública.
O trabalho da secretaria de Saúde conta com 64,7% de recursos próprios da Prefeitura, que hoje investe mais de 15% no setor. De janeiro a setembro deste ano já foram realizados 686 mil atendimentos. Foram apresentados os recursos e suas distribuições para programas específicos como Tuberculose, Câncer Uterino, Varizes, Próstata, Mamografia, PSF, Vigilância Sanitária, entre outros. Estes programas recebem recursos do Ministério da Saúde, com tetos que são considerados insuficientes para o atendimento da demanda. A secretaria de Saúde recebe para o programa da Próstata recursos para apenas 2 cirurgias mensais, mamografia são 20 mensais com atendimento em Caraguatatuba e a lista de espera chega a 5 meses.
A Unidade de Saúde Mental de Ubatuba é considerada pelo DIR (Direção Regional de Saúde) modelo no Litoral Norte. Com isso, recebeu investimentos em equipamentos da ordem de R$ 30 mil. Já a área de zoonoses foi encontrada pela atual administração em condições precárias, mas que está sendo estruturada e já no próximo ano funcionará normalmente. Existe uma proposta para o controle da população de animais. A Saúde Coletiva vem desenvolvendo um trabalho de conscientização com a população fixa no combate à dengue, já que Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte que não há um único caso de foco positivo.
O Centro Odontológico hoje atende 6% da população e há uma lista de espera de cerca de 1500 pessoas, que aguardam até 1 ano para o atendimento. Com a reforma que está sendo realizada no prédio, este atendimento saltará para 36%. O Anexo I, no Centro de Saúde, obra que terá início nos próximos dias, também trará um melhor atendimento à população, segundo o secretário Lovizaro. Foram apresentados também os programas desenvolvidos para o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde. Neste ano, as campanhas de vacinação atingiram as metas com índices superiores a 95%. A UNIR (Unidade Integrada de Reabilitação) também está buscando a ampliação do atendimento aos deficientes.
O vereador Ricardo Chamagás falou do seu empenho para levar reuniões do PSF aos bairros e ressaltou a importância do trabalho preventivo, principalmente no combate à dengue. Francisco de Souza Pereira, morador do Itaguá, questionou a falta de atendimento para as 280 famílias cadastradas no bairro, onde existem muitas pessoas com problemas de hipertensão e diabetes. A equipe da Saúde explicou que o PSF está priorizando os bairros mais afastados e carentes, mas que o Posto de Saúde do bairro já conta diariamente com um médico clínico geral e duas vezes por semana com um pediatra. Ao final, Jurandiau Lovizaro falou da necessidade de integrar ainda mais as ações conjuntas com a secretaria de Assistência Social.
Estiveram presentes na Audiência Pública o vice-prefeito Moralino Valim (PMDB), os vereadores Ricardo Barbosa, João Mazieiro, Charles Medeiros e Maurício Leite. A equipe da Saúde foi composta pela chefe do Serviço de Enfermagem, Eva Socorro Parro, chefe do Serviço de Supervisão Administrativa, Quésia Postilho Kamimura, coordenadora do PSF, Josiane Brunáceo Grunvald, chefe do Serviço de Saúde Bucal, Rosa Maria Cassadora, chefe da Saúde Coletiva, Josiani Andreatta e chefe do Serviço de Reabilitação, Maria Regina Nascimento Campos. A prestação de contas na íntegra pode ser solicitada e adquirida na secretaria de Saúde. (Fonte: ACS-PMU)

AFAU tem nova diretoria

Ubatuba - A Associação dos Farmacêuticos de Ubatuba "Dr. Washington de Oliveira" convida a todos para a posse da nova diretoria que será realizada no Centro Comercial de Ubatuba (Rua: Dona Maria Alves, nº587 , Centro) no dia 19 de outubro de 2001 ás 20:00 hrs.

Circuito Municipal de Surf

Ubatuba - Tem início hoje, 18, mais uma etapa do Circuito “Da Hui” Municipal de Surf, que será realizado na praia Vermelha do Norte, em Ubatuba. As competições prosseguem até o domingo, dia 21, sempre a partir das 8 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Campeonato Municipal de Futsal acontece em Caraguá

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol de Salão que está acontecendo no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), tem várias equipes classificadas para a próxima fase. O C.A Fortaleza está em 1º lugar da Chave A, seguido pelo A.A Corinthians. Já o E.C Cruz de Malta está em 2º lugar na Chave e o “Vem quem quer”, segue na liderança da Chave C. Na mesma chave o Mangue Futsal está na segunda colocação, e as equipes Ajax e Unidos da Ponte Seca estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Nesta quinta-feira 18, jogarão às 20h30 o “Vem quem quer” e o E.C Cruz de Malta e no mesmo horário Ajax Futsal e C.A Fortaleza se enfrentam às 21h15, no Centro Esportivo. Vale lembrar que este jogos são realizados no sistema “mata-mata” e com jogos de ida e volta. (Fonte: PMC)

Copa SUCENO de Futebol de Campo

Caraguatatuba - Enquanto isso, a Copa Suceno (Sul, Centro e Norte de Caraguá) que visa a integração entre as escolas infantis da cidade, prossegue em ritmo quente. No dia 20 às 8h (Sábado) enfrentam-se E.C Indaiá e Gelaf pela categoria Dentinho Masculino. Já às 9h, Praia Soccer e S.E.R Centro tem duelo no mesmo dia, partida válida pela categoria Dente de Leite Masculino. Finalizando, às 10h, pela categoria Dentão Masculino, Praia Soccer e S.E.R Centro jogam completando a rodada do dia. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia 1ª CopaTopper de Futebol Society

Caraguatatuba - Caraguatatuba sediará pela primeira vez, a “Copa Topper de Futebol Society”, na academia Academic Soccer, As rodadas terão início no dia 25 de novembro e estão previstas para terminar somente no dia 17 de fevereiro de 2002.
As inscrições poderão ser feitas na Hellás Calçados ou na própria academia até o dia 31 de outubro e os jogos acontecerão sempre aos domingos. A premiação do torneio levará o nome de “Troféu Prefeito Antonio Carlos” e os participantes terão direito ainda de receber medalhas para melhores jogadores, artilheiros e goleiros. As equipes que quiserem participar precisarão disputar dois jogos no mínimo e terão de ter no mínimo 13 jogadores. Para mais informações o telefone para contato é (0**12) 422-5423 ou (0**12) 9144-8576.
O evento está sendo apoiado pela Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, Prefeito Antonio Carlos, Tv Band Vale, Hotel Sajo Apart Hotel, Felipe Letras, Rádio Beira-Mar, RCN Travel e Rádio Maré Alta. (Fonte: PMC)

Faça seu comentário, crítica ou sugestão sobre este informativo:
Clique Aqui.



Hotel Sol de Verão Atlantic Inn


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor