Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 18 de dezembro de 2001 - Nº 439 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Embarque em balsa demora o dobro
Após pressão, DER implanta lombadas
Porto de São Sebastião pode fazer parte de projeto de regionalização
Prefeitos discutem o "Verão 2002"
Ubatuba decide hoje a demissão de 300 servidores
Crianças de Caraguá são selecionadas para participar de filme
Agenda de Eventos Natalinos para a Praça Candido Mota
Alunos da APAE de Caraguá realizam festa de Natal
Cadastramento do Passe Escolar já começou em Caraguá
Fundacc apresenta Ceprolin
SME dará continuidade à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2002
Comtur avalia quase um ano de trabalho
Projeto Guri terá apresentação de estréia hoje
Oficina de Teatro da Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe
DJ do “Planeta Xuxa” agita festa em Caraguá dia 21
Câmara de Caraguá tem agenda lotada até o dia 21
Comissão de Saúde só termina agora em 2004
Extraordinária aprova 2 projetos e 20 Requerimentos
Confronto Universitário foi decidido em Itamambuca
A Esportiva é a equipe campeã no Dente de Leite
Decisão no Circuito Municipal começa nesta quarta
Circuito Da Hui Ubatuba de Surf 2001
Carta do Leitor



Embarque em balsa demora o dobro

Medida de segurança adotada pela Marinha aumentou tempo de embarque na balsa de São Sebastião em mais 30 minutos

São Sebastião/Ilhabela - As mudanças estabelecidas pela Marinha nas balsas de travessia entre São Sebastião e Ilhabela fizeram o tempo de espera dobrar em horários de pico e finais de semana.
Com as alterações, os veículos que fazem o percurso aguardam até 1 hora. Antes esse período era de 30 minutos. A demora aumentou devido a uma determinação da Diretoria de Portos e Costas da Marinha, em vigor desde o último dia 5. De acordo com a medida, o espaço entre os veículos embarcados nas balsas tem de ser de um metro.
Com isso, a capacidade das três balsas operantes na travessia caiu 20%. Sem alternativa, os motoristas ficam mais tempo esperando na fila pela embarcação.
O coordenador técnico da travessia, Valter Barbara, afirmou que a situação piorou no final de semana retrasado, quando os carros ficaram até 1 hora e 20 minutos para voltar de Ilhabela.
O fato gerou revolta por parte dos motoristas, que ficaram na fila de espera pela balsa.
"Com a modificação, perdemos muitas vagas para veículos. Tanto que a nossa maior balsa, a FB-20, teve a capacidade reduzida de 60 para 48 carros."
O coordenador disse que a situação piorou porque uma de suas quatro balsas estava em manutenção. A embarcação irá retornar nesta semana e, segundo ele, deverá reduzir o tempo de espera.
Valter Barbara também afirmou que a situação vai se normalizar com a vinda de uma quinta balsa. A embarcação começa a operar no próximo dia 28.
MANUTENÇÃO - O presidente do Sindicato dos Marinheiros do Estado, Eloy Antônio da Mota, disse que a demora na espera se tornou um problema comum nas travessias de São Paulo e a falta de manutenção nas balsas aumenta ainda mais o período de demora nas filas da travessia.
Para ele, o problema leva os barcos terem mais transtornos e sobrecarregando as outras balsas em atividade.
"Isso também causa riscos aos usuários, além de a aparência estar péssima."
O coordenador Valter Barbara contestou o sindicato, dizendo que as embarcações passam semanalmente pela manutenção devida. (Fonte: ValeParaibano)

Após pressão, DER implanta lombadas

Caraguatatuba - Três lombadas devem ser colocadas até quinta-feira no trecho urbano da rodovia Rio-Santos (SP-55), no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba. Essa foi a principal reivindicação dos moradores que pararam por duas horas o trânsito na estrada no último sábado.
Ontem, o presidente da Sociedade Amigos do Bairro Porto Novo, Isaías de Souza Filho, a vereadora Dalva Santana (PPS) e o diretor da Ditran (Divisão de Trânsito), Celso Rapaci, se reuniram para definir as medidas a serem implantadas.
A reunião ocorreu após o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) dar autorização para o município cumprir com sua parte a receber aval do escritório regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagens).
também ficou definido que será feita uma faixa de pedestre antes da ponto do rio Juqueriquerê no sentido de que vai de Caraguá para São Sebastião, além da implantação da sinalização horizontal e vertical.
Os manifestantes haviam dado prazo de 72h para que fosse tomada alguma medida com relação a colocação de lombadas. Duas lombadas devem ficar no lado do Morro do Algodão e a outra no Barranco Alto. Essa é a terceira vez que a comunidade faz um protesto nos últimos três anos.
Segundo o presidente da associação, 19 pessoas foram atropeladas este ano no trecho do bairro Porto Novo, um dos mais populosos de Caraguatatuba. O último acidente aconteceu no sábado, horas depois do protesto, no mesmo local onde morreu a aposentada Maria da Penha Camilo, 71 anos.
No protesto do final de semana os moradores fecharam o acesso à ponte com cavaletes e não deixara nenhum veículo passar. O congestionamento atingiu cerca de 20 quilômetros sendo que a fila era maior do lado de quem seguia de São Sebastião para Caraguá.
A prefeitura ainda não definiu quando serão atendidas as outras solicitações os moradores com relação à melhoria do acesso à subprefeitura e retirada dos blocos de concreto do meio da pista.
Melhoria de acostamentos e recuperação da pista devem acontecer após marços quando começam as obras prevista pela Secretaria Estadual dos Transportes. (Fonte: ValeParaibano)

Porto de São Sebastião pode fazer parte de projeto de regionalização
Comissão estadual elabora pré-estudo sobre inclusão, que resultará em uma administração privada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), pediu a inclusão do município no plano estadual de regionalização dos portos, que abrange hoje apenas as cidades de Santos, Cubatão e Guarujá.
Na regionalização, uma empresa privada passa a administrar o porto, o que significaria atração de investimentos e geração de novas fontes de receita para o município, como o ATP (Adicional de Tarifa Portuária).
Segundo o prefeito, a comissão responsável pelo plano se comprometeu a apresentar até fevereiro um pré-estudo sobre o assunto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Julião disse que, caso a proposta seja aprovada pelo Estado, a comissão poderá começar o estudo de viabilidade de regionalização para o Porto de São Sebastião.
"Fizemos um pedido formal para que a cidade fosse incluída no plano, já que a mudança nos colocaria em igual condição de concorrer com Santos, inclusive em tarifas. Hoje, devido às deficiências do Porto de São Sebastião, todas as exportações do Vale são feitas por Santos", disse o prefeito.
Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), atualmente, a comissão está responsável apenas pelo estudo de regionalização de Santos. O presidente da comissão, Adriano Branco, não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
O Porto de São Sebastião emprega 800 funcionários e movimenta uma média de 400 mil toneladas de carga por ano. No ano passado, foram 468 mil toneladas de produtos e, em 1999, 407 mil. Além disso, o cais atraca cerca de 50 navios por ano.
LICITAÇÃO - A Dersa deve concluir até o dia 16 de janeiro o processo de licitação para o arrendamento de três áreas no total de 16 mil metros quadrados para empresas interessadas em construir armazéns no local.
A estimativa da Dersa é que o porto receba um investimento de R$ 12 milhões e amplie em até 30% o movimento anual de cargas. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitos discutem o "Verão 2002"

Litoral Norte - Os últimos detalhes para o início do "Projeto Verão 2002" no Litoral Norte devem ser definidos hoje em reunião entre os prefeitos de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela e os secretários estaduais da Cultura, Marcos Mendonça, Ciência e Tecnologia, Ruy Altenfelder, Juventude e Esportes, Gabriel Chalita, e Meio Ambiente, Ricardo Trípoli.
O encontro está previsto para às 16h, no gabinete do prefeito Antônio Carlos da Silva, de Caraguatatuba. Entre os projetos que deverão constar da pauta de discussão estão a operação Praia Limpa e o Festival de Verão. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba decide hoje a demissão de 300 servidores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai definir hoje como será feito o corte de 300 funcionários, uma determinação do Tribunal de Contas para reduzir os gastos com a folha de pagamento. As demissões, segundo a prefeitura, devem acontecer ainda este ano.
O secretário de Administração de Ubatuba, Luiz Marino Jacob, disse que vai se reunir com o prefeito Paulo Ramos de Oliveira (PFL) para decidir como serão feitas as demissões.
A prefeitura tem 1.873 funcionários. Segundo o Tribunal de Contas, os cortes serão feitos sobre contratações irregulares.
A medida deve ser adotada para enxugar a folha de pagamento, que em setembro consumiu R$ 1.939 milhão. O valor corresponde a 52,29% da arrecadação mensal do município, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
"É um absurdo, entre os demitidos estão pessoas concursadas, que podem entrar com recurso. Além disso, a prefeitura não quer pagar as verbas rescisórias para os servidores contratados", disse o vereador Domingos dos Santos (PT).
O Sindicato dos Servidores de Ubatuba reivindica o pagamento da recisão de contrato, garantia de prorrogação do concurso de 99, cestas básicas por seis meses após a demissão e acompanhamento psicológico para os funcionários demitidos. (Fonte: ValeParaibano)

Crianças de Caraguá são selecionadas para participar de filme
O filme terá o nome de “O Terrível Rapaterra” e entre os locais escolhidos para Caraguá ser filmada será o Parque Estadual da Serra do Mar, entre outros lugares

Caraguatatuba - O Litoral Norte será cenário de um filme infantil nos próximos meses. Para isso, a diretora e roteirista Ariane Porto e a também responsável pela direção, Teresa Aguiar, estão selecionando o elenco de crianças de Caraguá e Ubatuba entre 7 a 12 anos para atuar na produção. Entre muitas crianças concorrendo, apenas 5 pequenos atores das quatro cidades da região terão a chance de aparecer na “telona” pela primeira vez. A produção e equipe de filmagem do filme é de São Sebastião.
A seleção foi realizada na Catedral do Divino Espírito Santo, do bairro do Indaiá, em Caraguá. Uma próxima etapa será realizada no começo de janeiro, segundo a organização.
O elenco de crianças já foi realizado em Ilhabela e São Sebastião, sendo a primeira vez que estas tem a chance de atuar em um filme, além do Litoral Norte ser palco pela primeira vez em toda sua história, de uma produção cinematográfica. O elenco adulto é de São Paulo (capital) e será definido futuramente.
Para mais informações, favor entrar em contato com o telefone (0**12) 452-1439, falar com Ariane ou Teresa. (Fonte: PMC)

Agenda de Eventos Natalinos para a Praça Candido Mota
Com música, teatro, danças, decoração natalina, presépios, e manifestações folclóricas-religiosas, a Fundacc vai transformar a praça Cândido Mota num lindo cartão de boas festas, um natal cheio de paz e união entre os povos.

Caraguatatuba - A programação natalina da Fundacc iniciada na segunda quinzena de dezembro, está acontecendo na praça Cândido Mota, com uma série de eventos.
No dia 18, terça-feira às 20 horas, em frente ao Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, acontece a estréia da Orquestra e Coral do Projeto Guri - Pólo Caraguatatuba, apresentando sete músicas, sob a regência do maestro Márcio Levi Teodoro e também uma apresentação do Água Viva Coral. No dia 19, Quarta-feira, às 21 horas, haverá a apresentação de teatro de Natal “O Boi e o Burro a Caminho de Belém” direção de Júnior Magresco, com os alunos das Oficinas de teatro do centro.
O Concerto Vozes do Mar, com a participação dos corais Maestro Sinézio Pinheiro, de São Sebastião, Coral Marencanto, de Ubatuba e Água Viva Coral, de Caraguá, apresentam-se no dia 21, quinta-feira, às 21 horas, também na praça.
No sábado, dia 22, às 21 horas acontece o Concerto de Natal com a Banda Carlos Gomes e Coral da Igreja São Benedito, do bairro Olaria, sob a regência do maestro Álvaro e Zé P.P.
Encerrando a programação com chave de ouro, a Fundacc apresenta do dia 29, sábado, 21 horas a Folia de Reis do bairro do Tinga. (Fonte: PMC)

Alunos da APAE de Caraguá realizam festa de Natal

Caraguatatuba - Os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba, realizarão no próximo dia 21 uma festa especial em homenagem aos pais. A festividade coincidirá com as comemorações do Natal.
A organização da instituição disse que “os alunos, entre adolescentes, crianças, adultos, estão realizando um belo trabalho com muito empenho.”
Paralelamente a este evento a Apae está oferecendo cursos para bordados com fitas em toalhas e também de pintura em telas em alto relevo.
A Apae fica na Avenida Bahia, 633, no bairro do Indaiá. Falar com Augusta ou Marli. (Fonte: PMC)

Cadastramento do Passe Escolar já começou em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguá quer agilizar o atendimento para a distribuição do passe escolar para o ano 2002. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual devem procurar a escola onde está matriculado para o ano de 2002 e se cadastrar no período entre 17/12/01 a 9/01/02, munido de duas fotos 3x4 e xerox do comprovante de residência.
Já os alunos do Ensino Médio, devido a expansão das classes no município, serão cadastrados em janeiro de 2002, devendo aguardar e acompanhar a divulgação nos órgãos de Imprensa, da data exata para se cadastrar. Quando estiver definida a data, o aluno deverá procurar a escola onde está matriculado para o ano de 2002, munido de duas fotos 3x4, xerox do comprovante de residência e comprovante de renda familiar. De acordo com a Lei nº 803/99, os alunos do Ensino Médio após o cadastramento passarão por uma triagem. (Fonte: PMC)

Fundacc apresenta Ceprolin

Caraguatatuba - A Fundacc apresentou o Ceprolin - Centro Profissionalizante do Litoral Norte - às autoridades e ao público presente no I Fórum de desenvolvimento realizado pelo Sebrae-Caraguatatuba no dia 13 de dezembro de 20001, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira.
O Ceprolin foi construído com a missão de preparar jovens e adultos do Litoral Norte para o mercado de trabalho da nossa região, cada vez mais exigente de mão de obra qualificada, tornando-se referencia regional em Educação Profissionalizante continuada.
Uma obra de 3.000 m2 de construção num terreno de 5.200 m2, com recursos do PROEP - Programa de Expansão da Educação Profissional - o Ceprolin é uma iniciativa do Ministério da Educação, que tem por objetivo financiar a reforma da Educação Profissional do País, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Além das dependências administrativas, abrigará seis salas de aula, 14 laboratórios didáticos, biblioteca, auditório multimeios com capacidade para 120 pessoas e cantina. Projetado para atender 1.800 alunos em três turnos, o Ceprolin estará aberto a parcerias com empresas, prefeituras, associações civis e órgãos governamentais estaduais e federais e principalmente com a população em geral.Mesmo em fase de acabamento, já atendeu as necessidades da comunidade abrigando os cursos profissionalizantes da SERT em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundacc, já em fase de finalização.
Os cursos serão oferecidos de acordo com a necessidade da nossa região procurando atender a todos os setores.Segundo A presidente da Fundacc, Eloiza Antunes de Oliveira - “O Ceprolin terá como objetivos, o compromisso com o povo, com a educação profissional, com a cidadania e principalmente, com a qualidade”. (Fonte: Fundacc)

SME dará continuidade à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2002

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SME - Secretaria Municipal de Educação, está realizando matrículas para o EJA - Educação de Jovens e Adultos, que queiram se matricular no Ensino Fundamental.
Através desta iniciativa, a Prefeitura procura alertar o cidadão quanto a importância da alfabetização, através de folhetos e cartazes.
A Secretaria também procura pedir às pessoas que possuem um grau maior de instrução, que comuniquem esta notícia ao colega que tem dificuldade para ler e escrever.
Todas as escolas municipais de Caraguá possuem classes de EJA, de 1ª a 4ª séries (ensino fundamental), além de Telesalas (5ª a 8ª séries).
Os cursos serão ministrados nas EMEFs (Escola Municipal de Educação Fundamental) Pedro João de Oliveira (Tabatinga), Benedito Inácio Soares (Massaguaçú), Mª Thereza de Souza Castro (Jetuba), Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca) e João Thimóteo do Rosário (Cantagalo).
Também estarão disponibilizadas para os cursos, as EMEFs Profª Santina Nardi Marques (Estrela D’Alva), Profº Jorge Passos (Jaraguazinho), Prof Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), Dr. Carlos A. Rodrigues (Indaiá), Prof João Baptista Gardelin (Poiares), Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão), além do EMEF do Barranco Alto, e as escolas Profª Maria Ap. Ujio (Porto Novo), Profº Alaor X. Junqueira (Travessão), Prof Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim e Masako Sone, no bairro do Pegorelli. (Fonte: PMC)

Comtur avalia quase um ano de trabalho
Recuperação de imagem e financeira foram as tônicas da administração

Ubatuba - No fechamento do ano de 2001, o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo) de Ubatuba, Luiz Bischof, avaliou como positivo os resultados obtidos com as ações desenvolvidas pela companhia. O início de mandato foi tumultuado, assumindo o comando da nova administração no meio da temporada de verão, em virtude de mandato judicial da ex-presidente, Regina Maria dos Santos, que retardou a posse para 17 de janeiro. A situação herdada da empresa não foi das mais favoráveis. Para Bischof, o ano de 2002 promete um maior crescimento e desenvolvimento do setor turístico do município, em virtude do trabalho realizado neste ano que contou com o total apoio do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL).
Luiz Bischof adianta que foi realizado um trabalho de recuperação da imagem da empresa junto ao empresariado, comunidade e politicamente. Resgatou a credibilidade junto ao mercado financeiro. Realizou também um trabalho de base para restruturação da companhia. Em parceria com o Sindicato dos Hotéis do Litoral Norte, a Comtur participou de diversas feiras de turismo, como o Hotel Trave Show em São Paulo, duas edições da Aviesp, Duas Rodas, Comércio Exterior e Adventure Sport Faire. Um dos trabalhos importantes foi o levantamento dos meios de hospedagens existentes no município, que identificou cerca de 75% operando informalmente, num total de 340. Com isso, a Prefeitura de Ubatuba criou o alvará de funcionamento provisório para facilitar a regularização destes estabelecimentos. Administrativamente recuperou e ampliou o patrimônio da empresa com aquisição de equipamentos de informática, mobiliário, manutenção de prédios, reforma e compra de novas veículos.
No início de mandato, a Comtur teve grande participação no combate ao déficit educacional de 1200 crianças fora das salas de aula, herdado da administração anterior, cedendo parte do Terminal Turístico do Perequê-Açu para a secretaria de Educação que adaptou e construiu 4 novas salas de aula. Ainda no Terminal, recuperou o sistema de tratamento de esgoto com a instalação de um painel de comando. Assessorou a Prefeitura na elaboração de um novo Decreto que regulamentou o acesso de ônibus e vans que promovem o turismo de um dia no município. Editou um roteiro turístico que já atingiu 60 mil exemplares e para esta temporada prevê-se a edição de mais 200 mil. Assinou convênio com a Unitau (Universidade de Taubaté) onde alunos do curso de turismo fazem estágio no CIT (Centro de Informações Turísticas), prestando o atendimento ao turista. Instalou terminal informatizado no CIT, onde o turista pode obter todas as informações do município.
Em Brasília, a Comtur retomou os contatos com a Embratur. Já foi solicitada a implantação do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) em Ubatuba. Solicitou, também, estudos para a criação de infra-estrutura que dê condições para Ubatuba recepcionar navios de cruzeiros marítimos turísticos que fazem a costa brasileira. Reivindicou a confecção de um catálago turístico e placas de sinalização seguindo os padrões internacionais. E, na Capitânia dos Portos obteve parecer favorável para proceder o naufrágio de um navio, para promover o turismo de mergulho em Ubatuba. Reivindicou e conseguiu o parecer favorável da secretaria de Educação do Estado para a inclusão da matéria Turismo no currículo escolar das redes Estadual e Municipal.
Na praia Grande, a Comtur instalou sanitários, enquanto aguarda o projeto definitivo que está sendo desenvolvido pela secretaria de Arquitetura e Urbanismo. Em apoio à Guarda Municipal, comprou e cedeu 6 rádios de comunicação. Neste mês de dezembro foram contratados 70 novos funcionários que trabalham na Zona Azul das praias Grande, Tenório e Maranduba, todos devidamente credenciados e uniformizados para o atendimento ao turista. Estará instalando seis placas indicativas de alternativas de acesso à praia Grande, para evitar o congestionamento nas vias principais do bairro do Itaguá.
A Comtur vem servindo de apoio aos diversos setores do município. Para a secretaria de Saúde contratou cinco funcionários para o combate ao borrachudo. Ao Corpo de Bombeiros, contratou seis homens salva-vidas para atuarem na temporada. Vem arcando com o pagamento das horas extras dos fiscais do STM (Serviço de Tributos Mobiliários) da Prefeitura de Ubatuba. Está apoiando a ação da Vigilância Sanitária, cedendo veículo, que está elaborando uma classificação dos estabelecimentos que servem alimentação e bebida e que receberão um selo de identificação do padrão de qualidade do estabelecimento que será confeccionado pela Comtur. Também oferecerá apoio financeiro à alimentação do contingente de reforço da Polícia Militar. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto Guri terá apresentação de estréia hoje

Caraguatatuba - Nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, às 20 horas, acontece a apresentação de estieia da Orquestra e do Coral do projeto Guri, em frente ao Pólo Culutral Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Cândido Motta. São 60 jovens de 8 a 18 anos, que estarão executando sob a regência do maestro Márcio Levi Teodoro seu repertório, entre Bethoven, Bach, Lenon e Mccartney, e temas de filmes consagrados. Fechando a noite, Ave Maria e Noite Feliz. Nessa noite apresenta-se também o Água Viva Coral.
O Guri é um dos projetos mais bem sucedidos da área social em todo o país. É um empreendimento sócio-cultural onde a criança e o adolescente são integrados ao mundo da música, visando a formação de orquestras, corais e grupos musicais.
Através da parceria Fundacc_Fundação Cultural, Prefeitura Municipal, o projeto Guri da Secretaria de Estado da Cultura foi implantado este ano em Caraguá. As aulas estão acontecendo desde setembro de 2001, no Centro Comunitário do Poiares.
Estarão presentes para a apresentação de estréia do projeto Guri em Caraguá, o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Marcos Mendonça; o secretário da Juventude Esporte e Lazer, Gabriel Chalita; o secretário de Estado do Meio Ambiente Ricardo Trípoli; e o secretário da Ciência e Tecnologia, Ruy Altenfelder. (Fonte: PMC)

Oficina de Teatro da Fundacc apresenta O Pequeno Príncipe
...”se dizemos às pessoas grandes: vimos uma casa de tijolos cor de rosa, gerânios na janela, pombas no telhado...elas não conseguem , de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: Vi uma casa de seissentos contos. Então elas exclamam: Que beleza!" (Antoine de Saint Exupéry)

Caraguatatuba - O Grupo Aquárius, sob a direção de Ivan Lotole, apresenta uma adaptação da obra ”O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint Exupéry, que acontece no dia 18 de dezembro, às 18 horas, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira-Fundacc, com entrada franca.
São 14 atores, jovens de 8 a 14 anos, das oficinas de teatro do Poiares, que já têm em seu currículo, interessantes trabalhos como “Suíie dos Pescadores” de Dorival Caymi, que foi apresentado várias vezes, entre outras, nos Festivais do Camarão em 2000 e 2001, e “A Bruxinha que era Boa” de Maria Clara Machado, que encerrou as atividades do ano passado, no Auditório da Fundacc, levando grande público.
“O Pequeno Príncipe” conta com coreografia de Érika Rangel e cenografia de Jac Costa. Para o diretor Ivan Lotole, o trabalho com esses jovens tem sido muito produtivo, e vem descobrindo grandes talentos como Danilo Neves, entre outros - “Neste espetáculo, ele interpretará o personagem do Pequeno Príncipe, numa tentativa de despertar o ser humano em busca de sua essência - finaliza o diretor. (Fonte: Fundacc)

DJ do “Planeta Xuxa” agita festa em Caraguá dia 21
“Ballantines Fest” acontecerá dia 21 no Espaço Bijos Eventus na Rodovia Caraguá-Ubatuba e terá o DJ Carlo Talanese que realizou som mecânico para a apresentadora Xuxa

Caraguatatuba - Acontecerá no próximo dia 21 de dezembro a partir das 22h, a “Ballantines Fest” no Espaço Bijos Eventus em Caraguatatuba. O evento terá dois ambientes, como uma pista “Techno”, além de uma tenda de música ao vivo com muito Surf Music, Forró, Reggae, Rock e Blues. Entre as bandas convidadas estarão presentes “Bichos da Costeira” com muito Reggae e Blues, além da “Furnicari” tocando muito Rock e Pop e “Saracoteio” com o melhor do Forró. O som mecânico ficará sob o comando de um dos melhores DJ’s do Brasil, Carlo Talanese, que realizou trabalhos para a apresentadora Xuxa (Programa Planeta Xuxa). Carlo é de Maresias e realiza trabalhos por todo o Litoral Norte.
Haverá também algumas atrações imperdíveis como uma parede de escalada, super-telão, performances, pirofagia, sorteios de brindes, além de outras surpresas, como declaram os organizadores da festa.
Este é um evento da Ballantines, famosa marca de um whisky escocês que realiza festas no Brasil inteiro. Agora Caraguá poderá contar com este grande evento organizado por Pedro Loco & Marcinho, já conhecidos na cidade pelas badaladas festas.
Os convites já estão se esgotando e custarão R$ 7,00 antecipados até dia 20 de dezembro nas lojas Perereka, Padaria Orquídea, Local Surf, Naufrágius, Posto Centenário, Adega Balalaika, Almanaque Café, Di Ciclo, Trift, Naegele K Perfumes, Pastelícia, além da Rádio Beira-Mar em São Sebastião e melhores academias de Caraguá.
Mais informações no telefone (0**12) 9766-8208, falar com Pablo e (0**12) 9141-5270, falar com Pedro. (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá tem agenda lotada até o dia 21

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba já definiu, através da Presidência, a agenda da última semana de trabalhos. Mesmo com o recesso dos Vereadores iniciando-se no dia 14, haverá expediente até o dia 21, quando os funcionários entram em recesso. Estão marcadas Sessões Solenes e Extraordinárias.
Haverá Sessões Extraordinárias nos dias 17 e 20, respectivamente às 17 e 15 horas. Nessas sessões os Vereadores tentarão aprovar o máximo de projetos e Requerimentos que se amontoam no Expediente Legislativo.
As Sessões Solenes estão marcadas para os dias 18 e 19, sempre às 19h30. Na sessão de terça-feira serão homenageados os Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos e na sessão de quarta-feira a Licaf (Liga Caraguatatubense de Futebol) e as principais equipes do ano, respectivamente a 14ª e 15ª Sessões Solenes somente no ano de 2001. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde só termina agora em 2004

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou durante a sua 11ª Sessão Extraordinária, realizada na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, Projeto de Resolução que amplia o prazo da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde do Legislativo. Ao invés dos 60 dias, prorrogáveis por igual período, como reza o dispositivo, a Comissão terá prazo final apenas em dezembro de 2004.
Segundo o projeto, aprovado por 13 votos favoráveis dos Vereadores presentes, a Comissão apresentará relatório parcial de suas atividades à consideração do plenário e irá elaborar parecer final com 30 dias de antecedência do encerramento do prazo.
Os membros serão mantidos e só poderão ser substituídos por ordem da Presidência da Câmara. Fazem parte da comissão os Vereadores Aurimar Mansano (PTB), presidente; José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT), Relator; Omar Kazon (PL), Leonor Diniz (PDT) e Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), todos membros.
De acordo com a justificativa os objetivos alcançados pela Comissão fizeram nascer a idéia de torna-la permanente, ou pelo menos temporária por um prazo maior, para que um estudo mais aprofundado da Saúde no município pudesse ser feito.
Alguns objetivos conquistados foram a mudança de local da Saúde Mental e as reformas em diversas UBS (Unidades Básicas de Saúde), bem como a constatação das constantes faltas dos médicos e da precariedade no Centro de Saúde, no centro da cidade.
Para Mansano, somente uma uma permanente vigília, aliada a inspeções repentinas e dinâmicas solicitações de providências podem tirar a Saúde do estado em que se encontra na cidade. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Extraordinária aprova 2 projetos e 20 Requerimentos

Caraguatatuba - A 11ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada na última quinta-feira, 13 de dezembro, discutiu e aprovou 2 projetos e 20 Requerimentos. Segundo a presidência, outras 2 sessões deverão ocorrer. Nesta sessão, 3 Vereadores faltaram.
Há 8 (oito) dias do Recesso de fim de ano, os Vereadores realizaram uma Sessão Extraordinária, com o intuito de discutir e votar os vários projetos e requerimentos existentes no protocolo da casa. Nesta sessão, haviam 2 projetos e 75 requerimentos a serem votados, porém apenas 20 foram discutidos.
Projeto de Resolução do Vereador Aurimar Mansano (PTB) aumenta o prazo da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara, com término em dezembro de 2004, ao invés dos 60 dias, prorrogáveis por igual período, como manda a praxe nas Comissões Temporárias.
Outro projeto, de autoria do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), altera Lei de Zoneamento, a 200/92, acrescentando a Categoria de Uso E-1, relacionada com equipamentos institucionais de âmbito local, como escolas, creches, área de recreação infantil e locais de cultos religiosos, na Zona de Uso ZGE-2, mais especificamente no bairro do Rio do Ouro, zona oeste da cidade, no caminho para São José dos Campos.
Dos 75 Requerimentos colocados na Ordem do Dia para votação, 14 não foram votados, devido a ausência dos Vereadores autores, Leonor Diniz (PDT) e Omar Kazon (PL). O Vereador Juarez Pardim (PSDB), também faltou a sessão. Foram retirados 2 Requerimentos, de autoria dos Vereadores José Benedito Gonçalves Pinto (PDT) e Dalva Santana (PPS). No total, 20 Requerimentos foram discutidos, votados e aprovados. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Confronto Universitário foi decidido em Itamambuca

Ubatuba - O confronto MCD de Surfe Universitário, disputado na praia de Itamambuca, conheceu seus campeões no sábado, 15. A competição teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura. Missilvano Alves foi o grande campeão, vencendo Thiago Machado na final do circuito. O atleta levou uma Ford Courier 0KM.
Na categoria feminino, a paulista Cristine Melo (Fisioterapia / Unaerpe ) se consagrou como a primeira campeã brasileira universitária. Na Tag Team, a disputa foi acirrada e o resultado final foi São Paulo em primeiro, seguido pela equipe de Rio Grande do Sul, Santa Catarina em terceiro e a do Nordeste, em quarto. A equipe paulista foi composta por Leonardo Oliveira (Turismo / Adélia), Missilvano Alves (Educação Física / Fefis), Daniks Ficher (Educação Física / Unimonte), Rony Bonetti (Teologia / Unifata) e Cristine Melo (Educação Física / Unaerpe). Na Lui Lui Expression Session Ruy Costa e Mickey Bernardoni ficaram em primeiro e segundo, respectivamente.
O Circuito teve 11 etapas até a final do Confronto Brasileiro de Surf Universitário. Os 60 atletas que participaram da competição se classificaram entre mais de mil universitários de toda costa brasileira. (Fonte: ACS-PMU)

A Esportiva é a equipe campeã no Dente de Leite

Ubatuba - A Esportiva é a grande campeã da escolinha municipal Rubens Salles na categoria Dente de Leite. Em um jogo dramático, a equipe venceu a decisão do campeonato por 3x2 contra o time de Ismael Comida Caseira no sábado, 15. Além do título, A Esportiva consagrou Miler como artilheiro da competição, com 23 gols, e Leomar, como o goleiro menos vazado, com 13 gols.
Na disputa pelo terceiro lugar, preliminar da grande final, prevaleceu a força do time Ubatubinha, derrotando a Terraplanagem Simões por 2x1.
“Tivemos muitas dificuldades para a realização do campeonato, mas o resultado foi satisfatório e aprendemos muito. Para o ano que vem, queremos discutir com os pais e com as equipes uma nova fórmula e pretendemos disputar o campeonato de abril a setembro, reservando datas para as seleções”, disse Almir Correa, o “Pipoca”, 31.
Uma confraternização entre atletas, pais e profissionais da secretaria municipal de Esportes e Lazer está prevista para sexta-feira, 21, marcando o encerramento das aulas da escolinha neste ano.
O período de renovação está previsto para fevereiro, no período de 1 a 15. As inscrições também ocorrem em fevereiro, de 18 a 28. “Os atletas que não renovarem neste período perderão o direito à vaga”, enfatizou Correa. (Fonte: ACS-PMU)

Decisão no Circuito Municipal começa nesta quarta
Considerado a maior disputa municipal do país, Circuito de Ubatuba classifica surfistas para o estadual. Vencedores ganham passagem para o Peru e prancha de surfe

Ubatuba - A decisão do “Da Hui 2001” acontece partir de quarta-feira, 19, até sábado, 22, na praia de Itamambuca, que sedia a 4ª e última etapa do circuito municipal de surfe de Ubatuba, considerado a maior disputa municipal do país.
A etapa decide os campeões municipais da temporada em 15 categorias e define a classificação para o campeonato estadual, contando com a participação de cerca de 250 atletas. Segundo a organização, os primeiros colocados em cada categoria levam uma passagem para o Peru e uma prancha de Surf. “A intenção é fazer um ‘surf trip’ com os melhores atletas de Ubatuba para o Peru, em março ou abril”, contou Fábio Fragoso, da secretaria municipal de Esportes e Lazer.
Alguns atletas conseguiram o título por antecipação e disputam a última etapa em clima de amistoso. É o caso dos surfistas Wiggoly Dantas (campeão nas categorias iniciante e estreante), Matheus Toledo (petit), Suelen Naraisa (feminino), Luíza Romann (iniciante feminino), Ricardo Toledo (long board e sênior) e Bruzzi (long board veterano).
Apesar do equilíbrio da competição, a decisão possui alguns favoritos como Mariano Tucat (open) e Eduardo Silva (júnior). As maiores brigas devem ocorrer entre Hizunomê Bettero e Diego Santos (mirim), Isaias Silva, Costinha e Odirley Coutinho (profissional), Zecão e Carlinhos (master), Angelo Sardori e Regi Galvão (universitário), além de Débora Ross e Elizabete Pereira (body board).
As três primeiras etapas do Circuito foram disputadas nas praias de Itamambuca, Grande e Vermelha do Norte. A etapa decisiva está sendo organizada pela (AUS) Associação Ubatuba de Surf e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura. (Fonte: ACS-PMU)

Circuito Da Hui Ubatuba de Surf 2001

Ubatuba - O ano de 2001 se encerra com chave de ouro para o surf de Ubatuba. A última etapa do Circuito Municipal, que este ano contou com o patrocínio exclusivo da surfwear "Da Hui", acontece na praia de Itamambuca, de 19 a 22 de Dezembro. Teremos 13 categorias regulares competindo, a maioria delas com disputa de títulos.
A média de inscrições das últimas etapas ficou acima de 180 atletas, tornando o circuito o maior do gênero em todo Brasil. As categorias universitário e bodyboarding também se juntaram ao evento, completando o quadro de categorias, que envolve desde "petits" até os veteranos.
TÍTULOS VALEM PASSAGEM PARA O PERU - As disputas desta última etapa devem ser ainda mais acirradas, pois o título do ano vale uma passagem aérea para o Perú. Como já temos vários campeôes por antecipação, já estão em andamento os preparativos da viagem que vai levar um time peso-pesado para as ondas peruanas. O bicampeão brasileiro de surf profissional Ricardo Toledo e seu filho Matheus (bicampeão paulista Petit) já estão na barca, que vai ter sua relação completa no sábado, 22 (dia das finais do evento).
KEEP DA OCEAN CLEAN É LIMPEZA - O destaque em todas as etapas tem ficado por conta das ações ambientais realizadas pela ONG Keep Da Ocean Clean (KDOC). Sob a coordenação do biólogo Jibóia, diversas gincanas serão efetuadas no último dia de competições, o que deve mobilizar toda a galera presente. Vários brindes vão ser distribuidos aos que conseguirem completar as tarefas.
O evento tem o patrocínio exclusivo da “Da Hui” e “Keep Da Ocean Clean”, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba (secretaria de esportes e lazer - depto de surf), Ubatuba Surf Cam, Zecão Surfboards, Guaru Surf, Gráfica Refile, Zona Neutra, Makaha, Sandálias Havaianas, Lanchonete Curió, Sthill, Goofy, Bennett Foam e Taubaté veículos. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Divulgação: www.ubatubasurfcam.com.br  e www.fpsurf.com.br  .

Carta do Leitor

Turismo no Curriculo - Quero parabenizar os responsavéis pela decisão de colocar o turismo no curriculo escolar em Ubatuba pois, trabalhei nessa área durante 23 anos em Ilhabela e tive muitos problemas pois, as pessoas locais não tem tradição nenhuma em turismo e temos problemas até em uniformizar as pessoas que trabalham na área, porque, se sentem diminuidos pelo fato de usar um uniforme. Por outro lado tive a oportunidade de conheçer o turismo de muitos lugares, inclusive fora do país e fiquei admirada em vê jovens meninas e meninos (de classes sociais média para alta) e universitários trabalhando em todas as áreas de turismo e hotelaria sem preconceitos ou discrimanação, até mesmo como arrumadores de quarto, o que não aconteçe em nosso litoral e daí entra o problema que todos dizem que não temos mãos de obra especializada. A partir do momento que isso vira uma tradição, não existe preconceito.

Dina Moreira
sumitica@hotmail.com


Espantando o Turista - Já comentei nesse jornal a notícia de aumento de diárias em pousadas e aluguéis de temporada. Até parece que trabalho nessa área. Nada a haver, sou educadora. Hoje tenho novo comentário e novamente diz respeito ao turismo de nossa região. A notícia é sobre a precariedade do atendimento de saúde. Esses fatos acontecem no nosso dia a dia. Não só aqui como em todos os recantos desse Brazilzão. Será que esse tipo de notícia, nesse momento, não afasta possíveis turistas? Sera que em "Canoas Quebradas" eles terão melhor atendimento? Será que nos Portos Seguros da vida o turista é informado sobre os recursos existentes na área de saúde? Vamos nos ligar um pouco mais nesses aspectos?

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba - SP
dionisia@iconet.com.br

 

Anuncie Aqui Chalés Maranduba

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor