Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de janeiro de 2001 - Nº 213 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Funcionário do Fórum de Caraguá é preso por ligação com quadrilha
Empresário diz estar surpreso com acusação
Grupo passa mal após comer frango
Capitania dos Portos troca de comando hoje
Julião chama coronel para secretaria
Clube do Choro anima hoje o "Coreto em Sol"
Zizinho demitiu 96 funcionários e não pagou rescisão
COMTUR tem novo presidente
Recuperação da estrada do Monte Valério
Artistas plásticos expõem na Prefeitura
Bancário é alvo de sequestro-relâmpago
Universidade inaugura salas em Ubatuba
Washington de Oliveira recebe homenagem da FUNDART
FUNDART une cultura ao turismo


Funcionário do Fórum de Caraguá é preso por ligação com quadrilha
Escrevente da Vara Criminal é acusado de facilitar roubo de armas e colaborar com seqüestradores de empresário

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba prendeu anteontem o escrevente do fórum Pérsio Luiz de Almeida César, 31 anos, suspeito de ter facilitado o roubo de pelo menos 200 armas que estavam em poder da Justiça e ter ligações com o sequestro de um empresário na cidade.
César foi detido após ter sido denunciado por um dos integrantes da quadrilha que participou do assalto ao Fórum, onde trabalha há 15 anos. Ele teve a sua prisão preventiva decretada e está preso na cadeia de Caraguá.
A polícia chegou ao suspeito após investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais), de Caraguá e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), de Santo André, terem resultado na prisão de Marcelo Henrique Teixeira, 24 anos.
Ele é acusado ter ter participado de um duplo homicídio ocorrido no dia 18 de junho, no bairro Porto Novo, onde Luiz Carlos Ferraz, 31 anos e Geraldo Matias da Silva, 33 anos, foram mortos com tiros de pistolas e fuzil AR-15.
Em depoimento, Teixeira, que já cumpriu pena na penitenciária de Mirandópolis (SP), disse ter feito contato com um presidiário conhecido como "Alemão", posteriormente identificado como Vlamir Paravati, para que participasse da ação em Caraguá.
Ainda segundo o depoimento, dias depois, Teixeira diz ter sido novamente procurado por "Alemão", que disse que iria furtar armas no Fórum da cidade, onde teriam o apoio de Pérsio César. Segundo o depoimento, o funcionário teria repassado as chaves e informações do local.
O assalto ocorreu no dia 1º de julho, sábado à tarde, quando dois funcionários estavam de plantão. Na ocasião foram levadas cerca de 200 armas. Os ladrões fugiram na kombi do Fórum e no carro de uma das vítimas.
Segundo a direção do Fórum, desde que iniciaram alguns boatos de que o armamento poderia ser furtado em maio de 99, foi construído um cofre com alarme para manter as armas. A direção já estava investigando o desaparecimento de algumas armas apreendidas no local.
SINDICÂNCIA- Após o depoimento de Teixeira, a direção do Fórum abriu uma sindicância contra Pérsio César para instauração de um processo de demissão do funcionário.
O suspeito responde a uma outra sindicância por ineficiência do trabalho. Atualmente ele trabalhava na 3ª Vara Criminal.
O escrevente está detido e não quis dar declarações sobre as acusações. Ele foi detido pelos investigadores do SIG em uma loja do shopping da cidade. As suspeitas aumentaram, segundo a polícia, porque ele havia adquirido quitado débitos e adquirido uma loja e uma motocicleta recentemente.
A Polícia Civil de Caraguá investiga a participação do escrevente em outros crimes cometidos na cidade como o seqüestro do empresário Régis Blaustein (leia texto nesta página) e o roubo de mais de R$ 60 em tíquete alimentação da Delegacia de Ensino. (Fonte: ValeParaibano)

Empresário diz estar surpreso com acusação

Caraguatatuba - A prisão do escrevente Pérsio Luiz de Almeida César, 31 anos, surpreendeu o empresário Régis Blaustein, sequestrado em outubro do ano passado. A polícia apura o suposto elo de Pérsio, que á amigo da família, com a ação dos seqüestradores.
"Ele (Pérsio) é amigão da família. Desde crianças brincamos juntos. Não quero acreditar nisso", afirmou o empresário, que ficou quatro dias no cativeiro.
Na ocasião do seqüestro, os sequestradores teriam dito ao empresário para que ficasse atento a seus amigos, porque um deles teria passado todas informações à quadrilha.
A polícia também investiga a suposta participação do escrevente no sequestro do empresário mineiro José Ferreira da Silva. A ação foi comandada pelo grupo de Carlos Roberto Silva, o "Bozó", e o cativeiro foi estourado no começo de dezembro em Caraguá. A polícia recebeu denúncia de que um dos cativeiros pertença à família de Pérsio César. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo passa mal após comer frango

São Sebastião - Cinco crianças passaram mal anteontem após comerem um frango comprado no supermercado Pão de Açúcar de São Sebastião. As crianças foram atendidas no pronto-socorro.
A chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, Nilbia Regina Silva, disse que o supermercado foi proibido de usar a cozinha-piloto enquanto a mesma não for regularizada junto ao órgão.
A assessoria de comunicação do Pão de Açúcar informou que os serviços de cozinha são terceirizados por empresas que estejam dentro dos padrões legais. A empresa também está apurando a ocorrência e deverá tomar providências. (Fonte: ValeParaibano)

Capitania dos Portos troca de comando hoje

São Sebastião - A Delegacia da Capitania dos Portos em São sebastião passa a ter um novo comandante a partir de hoje. O capitão-de-fragata Waltércio José de Queiróz Seixas assume o posto deixado pelo agora capitão-de-mar e guerra Erivaldo Edson Carvalho de Almeida. O capitão Seixas era chefe de operações do 8ª Distrito Naval em São Paulo. O ex-comandante vai trabalhar no Ministério da Defesa, em Brasília. A Capitania dos Portos é responsável pela fiscalização marinha e de documentação de embarcação em todo o trecho entre Boracéia (São Sebastião) e Camburi (Ubatuba). (Fonte: ValeParaibano)

Julião chama coronel para secretaria

São Sebastião - O ex-comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte, coronel Rui Nogueira de Lima, vai assumir a Secretaria de Segurança de São Sebastião.
A criação de um departamento específico para cuidar da segurança pública foi uma das propostas de campanha do prefeito Paulo Julião (PSDB). Essa secretaria deverá desenvolver projetos para coibir a criminalidade e garantir a segurança dos bens públicos.
O coronel, que foi para a reserva da PM, também assume a presidência da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil). Uma das prioridades da nova administração é continuar atuando nas áreas de risco em encostas e regiões alagadíças.
Nogueira Lima havia assumido o comando em 2000 e promoveu a volta da Força Tática para as cidades de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba.
O novo comandante do 20º Batalhão, major Milton Pouza Júnior, disse que a preocupação no momento é com o sucesso da Operação Verão nos quatro municípios.
Na próxima terça-feira será comemorado o 22º aniversário de instalação do batalhão no Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Clube do Choro anima hoje o "Coreto em Sol"

Caraguatatuba - A programação do projeto Coreto em Sol, organizado pela Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba), reúne neste final de semana apresentações de música e dança na praça Cândido Motta, no centro.
Comandado pelo maestro Cunha, o Clube do Choro Pixinguinha, de São José dos Campos, anima a platéia hoje com um repertório formado por clássicos do choro e da MPB.
O grupo deve mostrar músicas que estão em seu CD "Clube do Choro". O roteiro reúne composições de nomes como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.
Amanhã, o destaque é um show de MPB do músico José Maria do Prado e de seus convidados, todos de Caraguá.
Para fechar a programação da semana, o Coreto em Sol recebe domingo o grupo de dança flamenca Guadalquivir e a instrumentista Marília dos Teclados, duas atrações de São Sebastião.
O projeto teve início na semana passada e tem por objetivo levar ao coreto apresentações de grupos da região. Os shows são sempre às 20h30, com entrada franca. (Fonte: ValeParaibano)

Zizinho demitiu 96 funcionários e não pagou rescisão

Ubatuba - Nos primeiros dias da administração Paulo Ramos foram detectados inúmeros problemas herdados pela administração anterior. Entre eles, no dia 4, foram localizados, escondidos em uma prateleira da seção de Recursos Humanos, 96 processos de rescisões de contratos de funcionários temporários, sendo 78 professores, que encerraram-se em 31 de dezembro. Os outros 18 contratos referiam-se a profissionais de outras áreas da Prefeitura.
Esses 96 processos tiveram o seu trâmite durante o mês de dezembro. No ritual burocrático, foram encaminhados pelo ex-prefeito Zizinho Vigneron às suas respectivas secretarias, onde receberam o parecer favorável e expresso para a rescisão de todos os contratos temporários, conforme consta nos processos. Essas rescisões seguiram para a secretaria de Finanças para que fossem efetuados todos os pagamentos rescisórios. No entanto, os pagamentos não foram efetuados dentro do prazo legal. O ex-prefeito Zizinho demitiu 96 profissionais, não pagou, optou por esconder o problema e assim pagar as rescisões dos comissionados no fim do seu mandato.
Hoje, 18, secretários da Prefeitura estiveram reunidos com grande parte dos demitidos que reivindicavam a continuidade da contratação. Os secretários explicaram aos professores que não há como recontratá-los, pois fere a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que determina que os mesmos só poderiam ser recontratados após 6 meses da demissão.
Diante do problema, a administração Paulo Ramos solicitou um posicionamento da secretaria de Finanças que programou o pagamento das rescisões já para a primeira semana de fevereiro. O valor total das rescisões é de R$75.973,82. (Fonte: PMU)

COMTUR tem novo presidente

Ubatuba - O empresário Luís Antonio Bischof foi eleito ontem para a presidência da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur). Durante a manhã de ontem houve uma Assembléia Geral e Extraordinária com os acionistas da Comtur. O presidente do Conselho, Ruy Teixeira Leite, convocou os acionistas que destituiram o conselho existente nomeando o novo conselho administrativo que teve a seguinte formação: Dr. Casemiro Galvão, presidente; Dr. Eugênio de Camargo Leite e Ahamad Ali Smidi como membros. O novo Conselho nomeou então Luís Bischof como presidente e o empresário Claudino Borges Velloso como diretor administrativo financeiro. O mandato tem duração até maio de 2001.
Como prioridades Bischof pretende desenvolver projetos para o verão, organizar o Carnaval, Semana Santa, Festa de São Pedro Pescador e o Festival Gastronômico do Camarão. (Fonte: PMU)

Recuperação da estrada do Monte Valério

Ubatuba - A secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba realizou a recuperação da estrada do Monte Valério-Rio Escuro na última semana. Foram realizados trabalhos de nivelamento e cascalhamento ao longo de 13 km e pavimentação asfáltica em 600m. A estrada é uma via de escoamento de tráfego durante a alta temporada de verão. O percurso é realizado em 20 minutos. Os trabalhos foram vistoriados na última quinta-feira pelo secretário de Obras, Andrade Henrique e o Assessor de Assuntos Comunitários, Arimar Vieira. (Fonte: PMU)

Artistas plásticos expõem na Prefeitura

Ubatuba- Os artistas plásticos Wladimir Ferreira da Silva e Franklin Espindola de Oliveira estão com alguns de seus quadros expostos na recepção do Gabinete da Prefeitura, desde ontem. Quem aguarda pelo atendimento na recepção pode apreciar os trabalhos desses dois grandes artistas plásticos. Essa iniciativa do prefeito Paulo Ramos visa valorizar os artistas locais. A cada mês um artista irá expor seus trabalhos na recepção.
Wladimir Ferreira da Silva desenvolve desde criança a técnica do detalhe, querendo igualar-se com a natureza, se aperfeiçoando em cada pintura que faz. “Gosto imensamente da natureza pois ela é a escola da vida, e dela faço tudo que posso para copiá-la”, explica. Utiliza as técnicas de óleo sobre tela, acrílico sobre tela, guache, nanquim e aquarela . Já participou de exposições no Museu de Artes Modernas em São Paulo; II Salão de Artes Plásticas de Caraguatatuba, Espaço Cultural Brasilton/SP, entre outras.
Frankiln Espindola de Oliveira desenvolve há 3 anos a técnica de arte moderna. Com traço inconfundível, livre, puro e simples, desenvolve um figurativo com cores suaves, insinuando formas e personagens do nosso cotidiano. Franklin é artista plástico formado pela Escola Panamericana de Arte, em 1969. Já teve seus trabalhos expostos na Coletiva dos Artistas Plásticos do Litoral Norte e Sul Fluminense, Coletiva Espaço Cultural Brasilton, Coletiva na Assembléia Legislativa de São Paulo, além de outros espaços culturais. (Fonte: PMU)

Bancário é alvo de sequestro-relâmpago

Caraguatatuba - Um bancário que ia repor dinheiro no caixa eletrônico da rua Sebastião Mariano Nepomuceno, no centro de Caraguá, foi vítima de um seqüestro-relâmpago na manhã de ontem.
N.F.S., 42 anos, estava acompanhado de sua mulher L.I., 24 anos, quando ambos foram rendidos por dois assaltantes, por volta das 7h. Eles teriam se apresentado com policiais e apontado uma pistola para o casal.
Um dos assaltantes levou o bancário para a praia Martin de Sá onde um outro assaltante pediu que ele entregasse a chave dos caixas eletrônicos.
O bancário foi liberado próximo a uma pedreira, no bairro Olaria, quando um dos assaltantes desconfiou que a ação teria sido observada por moradores. A mulher do bancário também foi liberada. Ambos não sofreram ferimentos.
O delegado Eduardo Cembranelli registrou o caso como averiguação de seqüestro e informou que não havia pistas dos assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

Universidade inaugura salas em Ubatuba

Ubatuba - A Unitau (Universidade de Taubaté) inaugura hoje a primeira etapa de seu campus em Ubatuba. São 2.079 metros quadrados de construção onde vão funcionar quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, cozinha-piloto, secretarias, recepção, apartamento padrão para o curso de hotelaria e sala de professores.
A universidade está investindo cerca de R$ 980 mil na construção desse campus, que deverá receber mais 200 alunos nos cursos de administração com habilitação em turismo e hotelaria e pedagogia.
Segundo a Unitau, até o campus ficar pronto, as aulas continuam sendo ministradas em um imóvel alugado no bairro Itaguá.
O reitor da Unitau, Nivaldo Zollner, e o diretor da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, Erasmo de Freitas Nuzzi, assinaram ontem um convênio de cooperação técnico-científico-pedagógica. Com isso, os professores da Cásper poderão dar aulas no curso de pós-graduação em comunicação social da Unitau. (Fonte: ValeParaibano)

Washington de Oliveira recebe homenagem da FUNDART

Ubatuba - A FUNDART homenageou uma das figuras mais importantes da história recente de Ubatuba, no último dia 17 de janeiro. Washington de Oliveira, mais conhecido como ‘Seo’ Filhinho, recebeu em sua casa a Folia de Reis. Também estavam presentes familiares do homenageado e pessoas da comunidade.
Durante o acontecimento, o presidente da FUNDART, Flávio Girão, falou um pouco da importância de Filhinho. “Ele trouxe para Ubatuba uma enorme contribuição como profissional, pois como farmacêutico era na verdade o médico da cidade, indo a lugares distantes, curando, levando sua palavra amiga a todos que o procuravam. Como político, na condução de vereador e prefeito, também. O Plenário da Câmara hoje recebe seu nome como justa homenagem. Sua casa serviu como verdadeiro consulado e toda e qualquer referência sobre Ubatuba era pesquisada através de seus relatos, suas memórias.deixou sua marca”, conclui.
Seu Filhinho é autor dos livros “Ubatuba - Lendas e outras histórias”, “Ubatuba - Documentário” e “A farmácia do Filhinho”, e, aos 93 anos, empresta seu nome ao Concurso de Contos da FUNDART, que está em sua nona edição. (Fonte: FUNDART)

FUNDART une cultura ao turismo

Ubatuba - Uma proposta de cultura dinâmica, incentivando o resgate do folclore e tradições, mas tendo como objetivo a apresentação dos eventos como produto turístico está entre as prioridades da nova diretoria da FUNDART. “Vamos ocupar todos os espaços possíveis de nossa cultura e tradição para valorizar nossos artistas e oferecer oportunidade para que possam mostrar e ter uma opcão de renda com seu trabalho”, diz Flávio Girão Carvalho, presidente da FUNDART.
Esta abertura para que as manifestações culturais possam aparecer está na nova filosofia da Fundação. “Já estamos trabalhando em parceria com a Comtur de maneira a valorizar bastante sob o ponto de vista turístico os projetos sob nossa responsabilidade”, diz o presidente.
A captação de recursos externos para garantir uma melhor situação financeira da Fundação é outra meta da diretoria e também motivo de atenção especial do pefeito Paulo Ramos. “Vamos esgotar todas as possiblidades de captação de recursos por meio de leis de incentivos culturais”, afirma Flávio.
Os espaços para o trabalho de artistas plásticos tendo como base a Praça do Cruzeiro e o Centro de Informações Turísticas vem sendo estudada pela FUNDART, a exemplo de cidades importantes, como Paris, Roma e cidades turísticas brasileiras têm local próprio para manifestação de seus artistas. Também aqui em Ubatuba, os artistas poderão pintar e ao mesmo tempo comercializar seus quadros. É mais uma opção para turismo de melhor nível.
Os 21 cursos em andamento na FUNDART estarão sendo avaliados para saber da eficiência e resultados. A Fundação não tem espaço suficiente para atender satisfatoriamente alunos e professores e já começa ser posta em prática, por exemplo, a realização de aulas de artes plásticas em outros locais com melhor aproveitamento. Mesmo com as mudanças de local, fica garantido o apoio da FUNDART.
O artesanato receberá novo estímulo com a integração da Fundação com a associação da categoria e a busca de caminhos que facilitem a comercialização da produção. Meio Ambiente, Arte, Cinema e Música e Teatro são outros setores que receberão atenção da nova diretoria com as ações sendo analisadas também pelos grupos setoriais e Conselho Deliberativo.
A FUNDART já esteve em contato com a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAU, da Prefeitura, para analisar a ampliação da Biblioteca que terá uma área voltada exclusivamente para o atendimento do público infantil (ver matéria neste edição).
Outro projeto que será desenvolvido no setor gráfico é a impressão de obras com os resultados dos concursos literários. Uma revista cultural e um guia cultural, inédito em nossa cidade, estão também entre os projetos previstos pela nova diretoria. (Fonte: FUNDART)




Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor