Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de junho de 2001 - Nº 315 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Caraguá ganha livro sobre a história da cidade
CPTEC prevê mais frio até a sexta-feira
Praça das Artes é uma realidade
Rabeca terá oficina
Canoa na praça
“Caiçarada” é a nossa orquestra de viola
Paulo Ramos vistoria obras do Sobradão
É a vez de Ubatuba no Brasileiro de surfe


Caraguá ganha livro sobre a história da cidade

Caraguatatuba - Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Secretaria de Estado da Cultura, Caraguatatuba ganhou uma publicação contando sua história desde os primórdios até 1967, registros que até então não existiam cronologicamente, deixando grande parte de nossa história, nossos costumes e tradições caiçaras esquecidas no tempo e soterradas pela catástrofe de 1967, acontecimento que fez com que muitos documentos se perdessem.
A publicação, entitulada “Santo Antônio de Caraguatatuba - Memórias e Tradições de um povo”, foi pesquisada minuciosamente pela equipe do professor e historiador Jurandyr Ferraz de Campos, que ao longo de dois anos coordenou o trabalho, buscando registros em diversos arquivos históricos, inclusive em Salvador (BA).
Na cerimônia de entrega do livro à cidade, que aconteceu durante a semana de comemoração do padroeiro de Caraguá, nesta segunda-feira 18, no auditório da Fundacc, estiveram presentes o prefeito Antonio Carlos e sua esposa, Myrlene Veneziani, o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, vereadores, secretários municipais, famílias ilustres que colaboraram para o crescimento do município, o historiador Juradyr Ferraz de Campos, membros da Associação Mogiana de Paleografia, que auxiliaram nas pesquisas do projeto, o primeiro presidente da Fundacc, Pedro Norberto dos Santos e outras autoridades.
O pesquisador Jurandyr Ferraz de Campos, durante a apresentação da obra à platéia presente falou da satisfação em realizar um trabalho como este. “Em alguns momentos achamos que não conseguiríamos completar esta obra. Mas a pesquisa se fazia necessária, porque a história de Caraguatatuba nunca teve um fio condutor, e para resolver os problemas do presente é preciso saber os acontecimentos do passado. Hoje nasce mais que um filho para mim, nasce uma obra que vai possibilitar ao caiçara discutir sobre a história do município de maneira concreta”, disse Jurandyr.
O prefeito Antonio Carlos explicou aos convidados sobre a parceria feita no sentido de angariar recursos para a publicação da obra e a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura para a finalização do projeto. Outro assunto bastante discutido pelo prefeito esteve relacionado à escolha dos moradores em adotar Caraguatatuba como uma cidade para se viver. “Com a entrega desse livro deixamos para nossos filhos e netos o começo de tudo, a visualização de um passado que até então tínhamos poucas referências”, explicou o prefeito, completando que “ainda com o objetivo de enriquecer mais nossa Cultura estaremos entregando em breve o Museu, que contará a vida do Caiçara e o colocará como parte importante da história do desenvolvimento de Caraguatatuba. Para isso temos grandes parcerias com Governos Estadual e Federal”, declarou Antonio Carlos.
A Secretaria de Estado da Cultura viabilizou a confecção de 5000 exemplares, dos quais 500 foram deixados na própria Secretaria de Estado para serem distribuídos para todas as bibliotecas do Estado de São Paulo. O Restante foi trazido para a cidade, e será distribuído entre as famílias importantes, escolas e outros setores da cidade, possibilitando que a população caiçara conheça a história da cidade desde sua implantação como Vila. (Fonte: PMC)

CPTEC prevê mais frio até a sexta-feira

Litoral Norte - A temperatura no Vale do Paraíba pode cair 12ºC até sexta-feira em relação às temperaturas médias de 29ºC da semana passada, segundo previsão do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Em todo o Estado, a queda deve ficar em torno de 10ºC, segundo o órgão, ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em Campos do Jordão, pode gear a partir de amanhã. A temperatura pode chegar aos 0ºC na sexta-feira.
Cachoeira Paulista e Guaratinguetá também podem ter geadas.
A queda na temperatura vai ser provocada por uma frente fria que chegou no fim de semana.
O meteorologista Sérgio Calbete disse que a massa de ar polar, que pode provocar queda de até 7ºC nas temperaturas em São Paulo, vai causar também a diminuição das médias na região Norte, na região Centro-Oeste e até mesmo no sul da Venezuela.
Além de baixar as temperaturas, a massa pode trazer chuvas para a região Sudeste, no litoral de São Paulo e no do Rio de Janeiro. (Fonte: Folha Vale)

Praça das Artes é uma realidade

Ubatuba - O espaço ocupado pelos artistas de nossa cidade, na praça do Cruzeiro, vem se transformando em atração turística e um local para venda de obras de arte. Recentemente, a artista Dalva D. Oliveira vendeu um quadro em acrílico, como flores como tema, para um turista do Alabama (EUA).
De acordo com Franklin Espindola, coordenador do grupo de artes plásticas da Fundart “ desde o início da administração Paulo Ramos estamos recebendo apoio da administração municipal, por intermédio da Fundart, que liberou um local nobre e iluminado para expor nossos quadros. Isto era o que estava faltando em Ubatuba”, diz Franklin.
Já foram comercializados cerca de 25 quadros representando uma receita para os expositores de mais de 10 mil reais. O projeto começou com 6 expositores e hoje já são mais de 20. Artistas como João e Sonia Nogueira, do Ipiranguinha, e Odete, do Lázaro, deslocam-se para marcar presença na praça aos sábados, expondo ao público suas obras. Além disso, afirma Franklin, a praça é um local que aproveitamos para trocar idéias e traçar novos projetos. (Fonte: FUNDART)

Rabeca terá oficina

Ubatuba - Ricardo Nunes de Sousa, 78 anos, caiçara da Praia do Ubatumirim será o responsável pela oficina de rabeca, uma espécie de violino típico de Ubatuba. Mestre Ricardo, como é conhecido, é o último artesão de rabeca e terá a responsabilidade de repassar sua técnica aos alunos da Fundart. As aulas serão no “Rancho Caiçara”, em frente ao Sobradão do Porto, em dias alternados com o escultor Bigode. O projeto é inédito e também foi apresentado pelo Grupo Setorial de Folclore. (Fonte: FUNDART)

Canoa na praça

Ubatuba - Um grande tronco de guapuruvu (shizolobium parahyba) foi cortado nesta segunda-feira, dia 18, para ser entalhado e transformar-se em uma canoa. A autorização para o corte e transporte da árvore, localizada no bairro da Ressaca, foi dada pelo engenheiro agrônomo Nirceu Eduardo Vicente, supervisor do DPRN, levando em consideração tratar-se de uma espécie localizada em área isolada e já construída e não ser mata fechada.
Foi escolhido o período da lua minguante por ser mais apropriado para o corte. O projeto “Com quantos paus se faz uma canoa”. desenvolvido pela Fundart atende sugestão do prefeito Paulo Ramos que tem demonstrado o maior interesse em resgatar tradições locais. O tronco de guapuruvu será colocado na Praça Nóbrega sob um rancho típico caiçara onde o mestre Baeco , cuja família sempre esteve ligada à construção mostrará a técnica herdada de seus antepassados. (Fonte: FUNDART)

“Caiçarada” é a nossa orquestra de viola

Ubatuba - A Fundart promoveu na última quarta-feira, 13, o primeiro ensaio do grupo de viola “Caiçarada”( nome dado ao antigo cerco de peixe feito de madeira) na Escola de Samba do Itaguá. A apresentação contou com a presença do prefeito Paulo Ramos e do presidente da Fundart, Flávio Girão que fizeram questão de incentivar mais um projeto que visa resguardar nossas tradições. A orquestra de viola é integrada por filhos de caiçaras que vão manter viva a arte dos mestres Orlando, Jorge, Manoel Moisés, Joaquim Emídio, Pedro Brandão, Zacarias, Julião, etc. Os ensaios estarão sob coordenação do professor Geraldo Brunhari, o popular Beiramar o qual calcula uma apresentação pública dentro de dois meses.“Vamos evitar que este tipo de manifestação desapareça e, além de uma atração local , é um valioso material de divulgação do nosso rico repertório musical”, diz o prefeito Paulo Ramos.
O projeto é do Grupo Setorial de Folclore com apoio do Conselho Deliberativo e do presidente da Mocidade Alegre do Itaguá, Marcio Vieira de Rosa.. As violas são do tipo caipira, com 10 cordas e foram custeada pelos próprios alunos. São eles: Dedé, Vander, Jorginho, Helio, Paulinho, Marinho, Mario Gato e Ricardo. (Fonte: FUNDART)

Paulo Ramos vistoria obras do Sobradão

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos esteve no último dia 12, terca-feira, acompanhando o início das obras de pintura da fachada do Sobradão do Porto. O prefeito informou que pretende concluir o restauro do imóvel, de propriedade da prefeitura, ainda durante sua gestão. Para isso, tem colocado à disposição da Fundart, responsável pelo reforma, a estrutura da administração municipal, principalmente as secretarias de Arquitetura e Urbanismo e Obras.
De acordo com Flávio Girão, presidente da Fundart, todos os detalhes tanto da pintura como da futura restauração obedecem as normas do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico - IPHAN que , mediante laudo técnico, autorizou a ocupação do imóvel para abrigar a sede da Fundação. O próximo passo para o restauro será a elaboração de um projeto que possibilite a captação de recursos da iniciativa privada, com base na lei de incentivo fiscal (dedução de imposto de renda) para fins culturais. (Fonte: ACS-PMU)

É a vez de Ubatuba no Brasileiro de surfe

Ubatuba - Começa amanhã, em Ubatuba, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Surfe, o Super Surf. Participarão da disputa, até domingo, os 64 melhores do País na modalidade. Os 48 homens entram na luta por R$ 80 mil em prêmios, enquanto as 16 mulheres entram na água pelos R$ 20 mil em prêmios.
Em princípio, as baterias serão disputadas na praia de Itamambuca, mas existe a possibilidade de transferência para a praia Vermelha do Norte, em caso de ondas mais favoráveis.
Tânio Barreto, de Alagoas, vai surfar em Ubatuba para manter a liderança do ranking, conquistada graças ao título da etapa de Caucaia e o segundo lugar na etapa de Saquarema, no Rio.
O tricampeão brasileiro, Perterson Rosa - que não participou da etapa cearense - volta ao circuito nacional em Ubatuba. (Fonte: Jornal da Tarde)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor