Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 19 de julho de 2001 - Nº 336 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Fiscais derrubam 5 casas em área verde de São Sebastião
Caninana vence a 2ª regata em Ilhabela
Cartório em Caraguá sofre intervenção
Pescadores desconfiam de contas de entidade
Paulo Ramos faz vistoria no Camburi
Prefeitura de Ubatuba e Sebrae promovem curso
Projeto Social ganha novo espaço
Posto de Caraguá sofre o 6º assalto este ano
Carros antigos devem agitar São Sebastião
Festival "Inverno Quente" leva cinema a Caraguá


Fiscais derrubam 5 casas em área verde de São Sebastião

São Sebastião - Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e de Obras da Prefeitura e do IF (Instituto Florestal) de São Sebastião, demoliram ontem cinco casas que foram construídas na área do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação foi acompanhada pelas Polícia Florestal.
A operação foi realizada na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, costa sul da cidade, depois que o Instituto Florestal identificou as ocupações irregulares.
Foram usados tratores, retroescavadeiras e picaretas para a derrubada dos imóveis. O primeiro a ser colocado no chão estava localizado no final da rua Tropicanga e era uma casa de veraneio que estava sendo ampliada localizada em uma área de 2.500 metros quadrados.
O proprietário do imóvel, o empresário paulistano Rubens Aurélio Martins, 39 anos, calcula em R$ 200 mil os prejuízos com a ação da prefeitura. Ele disse que vai entrar na Justiça para assegurar seus direitos.
"Não fui notificado sobre uma possível irregularidade do imóvel e tenho a escritura de que comprei o terreno há 12 anos. Nunca fui procurado por nenhum órgão competente", disse.
Os outros quatro imóveis derrubados eram menores e também estavam dentro da área do parque.
O assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luís Eduardo de Bezerra de Araújo, disse que a prefeitura tem poder de polícia para promover ações demolitórias quando as ocupações ocorrem em área de parque ou de preservação permanente. Este ano, outros 15 barracos foram demolidos.
"Não vamos demolir as casas ocupadas por uma questão social e porque essas ações estão na justiça" , disse.
De acordo com a prefeitura há cerca de 60 ações em andamento referentes à ocupações em toda a cidade. A costa sul é a mais crítica com 758 pontos de ocupações irregulares e mais de 4.000 moradores em áreas de risco cadastrados pela Defesa Civil.
Para os moradores da Vila Tropicanga, a ação da prefeitura foi considerada "exagerada". A dona-de-casa Marilene Andrade dos Santos, 46 anos, também mora da área de parque e tem processo de desocupação tramitando na Justiça.
Ela disse que comprou o imóvel há três anos e não foi informada sobre irregularidades. "Não tenho para onde ir se perder minha casa", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Caninana vence a 2ª regata em Ilhabela
O veleiro carioca Caninana venceu a segunda regata da Semana de Vela de Ilhabela, ontem, no tempo corrigido

Ilhabela - O Caninana - nome de uma cobra brasileira muito rápida - percorreu 25 milhas em 3h53m07s, cruzando a linha de chegada em quarto lugar. O barco que pertence ao campeão olímpico Marcos Soares, ouro na classe 470 nos Jogos de Moscou, está competindo em Ilhabela sob comando do também velejador olímpico Gastão Brun.
O Telefonica Celular fez uma regata de regularidade, suficiente para a manutenção da liderança do campeonato. Cruzou a linha de chegada em quinto lugar, mas no tempo corrigido saltou para segundo. Com isso, manteve a liderança na classificação geral.
"Essa regata de percurso médio poderia favorecer os barcos maiores. Superá-los no tempo corrigido foi uma prova de fogo para nós e uma comprovação de que também poderemos ser regulares nas três próximas regatas", disse o comandante Mark Essle.
"Está claro que a partir de agora nosso adversário mais direto será o Caninana. Precisamos velejar sempre de olho nele", concluiu Essle.
Na classificação geral da classe IMS, que reúne os barcos mais velozes, o Telefonica Celular é o líder, seguido pelo Caninana e pelo ESPN Brasil.
A Semana de Vela prossegue até sábado, com mais três regatas barla-sota, ou seja, provas de percurso linear, com a raia formada apenas por duas bóias. (Fonte: ValeParaibano)

Cartório em Caraguá sofre intervenção

Caraguatatuba - A Procuradoria Geral do Estado determinou a intervenção no 2ª Cartório de Registro de Notas e Imóveis de Caraguatatuba por um prazo de 90 dias. A medida visa corrigir possíveis falhas que estariam ocorrendo na emissão de registros.
O interventor, Luiz Affonso Spagnuollo Medina, disse que a medida foi solicitada pelo juiz André Gustavo, de Caraguá, depois de detectar possíveis irregularidades em correições de rotina. O atendimento ao público permanecerá normal.
Segundo o interventor Geraldo Jaime da Silva, um documento que deveria ser emitido em 15 dias está levando mais de 30 para ficar pronto. Ele disse ainda que essa intervenção vai servir para treinar os 16 servidores, que estão tendo dificuldades com algumas legislações.
O cartório de Caraguá funciona há 51 anos e essa é a primeira vez que sofre uma intervenção. O tabelião Antônio Calixto da Silva, não foi localizado ontem para falar sobre seu afastamento. (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores desconfiam de contas de entidade

Caraguatatuba - Os pescadores de Caraguatatuba se reuniram na noite de anteontem para cobrar da atual diretoria da Colônia Z-8 prestação de contas da venda de um imóvel no valor de R$ 361 mil e gastos com a construção de dois cômodos. Um grupo de 32 pescadores votou pelo afastamento do presidente Isaías Costa. Ontem cedo, Costa comprovou que 11 dos votantes não estavam em dia com a mensalidade e portanto não poderiam ter votado. Ele afirmou que o dinheiro do terreno foi aplicado dentro da entidade, inclusive com empréstimos para os associados. (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos faz vistoria no Camburi

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paamos ( PFL ), acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento Antonio Marchiori, esteve ontem 18, visitando o bairro do Camburi, na região norte de Ubatuba, divisa com o estado do Rio de Janeiro.
O bairro possui os maiores problemas de infra-estrutura e saneamento básico do município. Hoje, 60% da população está contaminda com verminose. Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o Camburi não conta com água tratada, luz ou esgoto, por estar situado em área de preservação.
A população apresentou os problemas ao prefeito Paulo Ramos, que se mostrou bastante sensibilizado com a situação dos moradores e explicou que a solução para o Camburi depende da liberação das obras pelo secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Trípoli.
Na semana passada, o vice-prefeito Moralino Valim (PMDB) esteve na secretaria do Estado do Meio Ambiente e garantiu a visita do diretor do Instituto Florestal, Luiz Alberto Bucci, no próximo dia 26. Bucci estará vistoriando a área e emitindo laudo que liberará ou não a instalação da rede elétrica, e o local para a construção da caixa d’água. Também depende da autorização de Bucci, a melhoria da estrada de acesso ao bairro que hoje se encontra em condições precárias. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura de Ubatuba e Sebrae promovem curso

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), realiza hoje, 19, o curso “Saber Empreender”, que conta com a participação de empresários locais. O programa “Saber Empreender”, visa despertar nos participantes o espírito empreendendor, a partir da vivência do dia-a-dia de um pequeno negócio.
O curso, que teve início segunda-feira, dia 17, está sendo realizado na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba e ministrado por Marcelino Lopes, facilitador do Sebrae. A Associação Comerical também é parceira no curso.
Desde o início de sua administração, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), tem adotado como norma abrir oportunidades para que a Prefeitura e o município como um todo, tenham acesso a cursos diversos, visando melhorar a capacitação profissional. Assim, algumas parcerias importantes já começam a aparecer. Secretarias e assessorias vêm participando de ações motivadoras de eventos nesse sentido e levando cursos e palestras também aos bairros. O recente exemplo do Sebrae, dentro do programa Comunidade em Ação desenvolvido no Ipiranguinha, já está produzindo desdobramentos.
Outra ação da Prefeitura de Ubatuba nesse sentido é o “Projeto Cidadão - Ubatuba no Combate ao Desemprego”, uma das formas encontradas para tentar combater o desemprego no município. O projeto incentiva a formação de cooperativas, sendo que algumas já estão em fase de formação.
O assessor de Assuntos Externos da Prefeitura de Ubatuba, Pedro Paulo Teixeira Pinto, acredita que essas ações são importantes para um desenvolvimento estratégico da cidade. “ Notamos que Ubatuba ressente de um planejamento estratégico. Precisamos de projetos nessa direção. Por isso estamos implantando atividades que facilitem a abertura de caminhos que nos levem cada vez mais ao profissionalismo, nossa grande carência em todas as áreas de atividades”, acredita Teixeira. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto Social ganha novo espaço

Ubatuba - A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba inaugura nesta sexta-feira, 20, o Projeto Sol Nascente, um trabalho desenvolvido com crianças carentes de 7 a 15 anos. Esse trabalho já vem há anos sendo realizado pela Prefeitura e que era conhecido como Projeto Ubás.
Além de novo nome o projeto também terá casa nova. O Sol Nascente funcionará a partir desta sexta-feira em um sítio, com campo de futebol, quadra de vôlei, piscina e 3 casas. As crianças, que já tem aulas de capoeira, teatro e artesanato, agora poderão estar mais integradas a natureza e terão aulas práticas em hortas e viveiros de mudas frutíferas.
Hoje 75 crianças fazem parte do projeto. Com a ampliação, a expectativa da secretaria é de atingir 150 crianças. Para fazer parte do Sol Nascente o interessado deve estar frequentando a escola. O endereço do Sol Nascente é rodovia Oswaldo Cruz, 5100. (Fonte: ACS-PMU)

Posto de Caraguá sofre o 6º assalto este ano

Caraguatatuba - O autoposto Joti, localizado no bairro Ponte Seca, em Caraguatatuba, sofreu na madrugada de ontem o sexto assalto este ano. A quantia roubada não foi revelada O assaltante, ainda não localizado pelo polícia, chegou ao posto de bicicleta, comprou bolacha em uma loja do posto e depois, com a mão debaixo da blusa, anunciou o assalto. A gerente do posto, Ivete Silveira, disse que não há intenção de fechar o estabelecimento à noite e que serão tomadas providências com relação à segurança para evitar novos assaltos. Ela descartou a possibilidade de colocar seguranças armados. "Não podemos reagir para evitar confrontos." (Fonte: ValeParaibano)

Carros antigos devem agitar São Sebastião

São Sebastião - A cidade sedia neste final de semana o 3º Encontro de Autos Antigos. Dessa vez, o evento será realizado na praça do Coreto, ao lado da igreja matriz, no centro histórico da cidade. O portal de entrada do evento será uma réplica de um posto de gasolina de 1940. Aproximadamente 400 expositores e colecionadores participam da festa. O encontro começa amanhã, às 14h, com a chegada dos carros. Entre os veículos inscritos está uma moto Harlley Davidson, de 1946, um Chevrolet Bel Air, de 1953, um Chevrolet Marta Rocha, de 1955, um Lincoln Mark 4, de 1972, e uma Romi Isetta, de 1957. Além das raridades, haverá a feira de peças, que virá acompanhada de uma máquina do tempo, com roupas de época, possibilitando aos frequentadores tirar fotos com ambientação antiga. (Fonte: Folha Vale)

Festival "Inverno Quente" leva cinema a Caraguá

Caraguatatuba - Para quem gosta de curtir uma praia, mesmo durante o inverno, a cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, oferece uma boa alternativa para as férias de julho. É o festival "Inverno Quente", que começou no sábado e vai até o dia 29.
O festival exibe longas nacionais, em um telão colocado na praça Tom Ferreira, no calçadão da praia.
O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e haverá espetáculos para adultos e crianças.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a mostra deve ter uma forma bem descontraída. O público poderá levar sua cadeira para a praça e assistir, num telão, a filmes como o "Menino Maluquinho", "Boleiros" e "Kenoma", entre outros que estiveram em cartaz no circuito comercial. (Fonte: PMC)

Veja a programação:

Sexta-feira (20/07)
18h30 - Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger
20h00 - Dois Córregos, de Carlos Reichenbach

Sábado - 21 de julho
18h30 - Menino Maluquinho, de Helvecio Ratton
22h - Kenoma, de Lili Café

Domingo - 22 de julho
18h30 - A Grande Aventura dos Xeretas, de Michael Ruman
22h - Boleiros, de Ugo Giorgetti

Sexta-feira - 27 de julho
18h30 - Os Três Zuretas, de Cecílio Neto
22h - Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado

Sábado - 28 de julho
18h30 - Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger
22h - Central do Brasil, de Walter Salles Jr.

Domingo - 29 de julho
18h30 - Menino Maluquinho 1, de Helvecio Ratton
22h - Ação Entre Amigos, de Beto Brant



Náutica Gianni Parziale


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor