Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2001 - Nº 440 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Falta de dinheiro coloca em risco operação "Praia Limpa"
Caraguá adia projeto de ajuda a policiais
Ubatuba dá desconto para quitar dívida com IPTU
OAB forma comissão para ajudar detentos
Polícia investiga morte de criança em hospital
Crianças de Caraguá são selecionadas para participar de filme
O Verão começa em Ubatuba
Temporada Animada em Ubatuba
Reveillon 2001 - 2002 em Caraguá
Caraguá promete programação especial de shows
Convites para “Ballantines Fest” estão se esgotando
Skol Beach é atração em Caraguá
Um ano em busca da verdadeira cultura caiçara
Sobradão, Caiçarada, rabeca ...
Artesanato como cultura e renda
Arte em papelão
Final dos cursos
Aurimar quer informações sobre aumento dos Servidores
Ambulantes querem providências dos Vereadores sobre proibição
Câmara aprova Moção de Repúdio contra o Comus
Câmara homenageia Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos
Comissão de Saúde apura mais uma morte no Stella Maris
Campeonato de Futebol de “Travinha” agita Caraguá
Câmara homenageia Futebol Amador e encerra Solenes em 2001
Lancha Ponto 50 é campeã de torneio de pesca esportiva
“Copa Topper” de Futebol Society já tem semi-finais definidas
Festival de Nado Livre em Caraguá tem resultados de fim-de-semana
Carta do Leitor



Falta de dinheiro coloca em risco operação "Praia Limpa"

Secretaria do Meio Ambiente não fechou patrocínio para programa deste ano

Litoral Norte - As praias do Litoral Norte correm o risco de não ter a operação 'Praia Limpa' por falta de recursos. Até ontem, a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) não havia fechado a programação para o litoral paulista.
O anúncio foi feito pelo representante da secretaria, José Ricardo dos Santos durante encontro com prefeitos e secretários de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, ontem.
Santos adiantou que apenas a empresa Comgás fechou patrocínio para levar o projeto para as praias. O recurso não é suficiente para atender todos os municípios como em programações anteriores.
Na temporada de 2001, a Sema já havia encontrado dificuldades para fechar a programação e teve também o apoio da empresa. Com isso, apenas as praias de Maresias, na costa sul de São Sebastião, e Curral, no sul de Ilhabela, foram incluídas no projeto.
Ontem, o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB) aproveitou a presença do representante do secretário Ricardo Trípoli, para cobrar a implantação do programa no município.
Santos disse que, se acontecer, o Praia Limpa deve ocorrer a partir de janeiro. Esse projeto, tem entre outros objetivos, conscientizar os turistas para que não sujem as praias.
Voluntários da ONG (Organização Não Governamental) Caraguatá vão orientar os banhistas sobre a importância da preservação das praias e do meio ambiente.
FESTIVAL - Ainda ontem os representantes das quatro cidades se reuniram com o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, para definir a programação de verão.
Mendonça disse que há alguns eventos artísticos programados a partir de 11 de janeiro e que falta as prefeituras definirem suas estruturas. "Queremos parceria com as quatro cidades para que os eventos ocorram."
O secretário de Cultura de São Sebastião, José Cardim de Souza, disse que a programação do município está definida, "mas o Estado também deve participar." (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá adia projeto de ajuda a policiais

Caraguatatuba - O projeto que previa um convênio entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Secretaria da Segurança Pública para melhorar o salário do policial que atua no município foi retirado anteontem da pauta da sessão extraordinária. Os vereadores fizeram tantas emendas que o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) resolveu dar nova redação ao projeto. Esse convênio prevê ainda que o município disponha de moradias e refeição para o policial da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba dá desconto para quitar dívida com IPTU

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai conceder um desconto de até 50% para o pagamento dos impostos atrasados. O contribuinte que optar por quitar seus débitos em até 24 parcelas mensais vai ganhar o benefício correspondente ao juros de mora.
Caso o inadimplente decida por pagar à vista os débitos anteriores ao ano fiscal de 2001 ficará isento do pagamentos dos juros. A lei determina ainda que se o contribuinte optar por quitar sua dívida em 40 meses não terão nenhum benefício.
Essa é a segunda tentativa que o município faz este ano visando a recuperação dos impostos atrasados.
Para o contribuinte que paga seus débitos em dia, a prefeitura vai conceder um benefício no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2002. (Fonte: ValeParaibano)

OAB forma comissão para ajudar detentos

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Sebastião, formou uma comissão de assistência para rever os processos dos presos da cadeia pública local. A previsão é que em 90 dias os advogados destacados para a ação consigam analisar os processos. O presidente da entidade Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que a medida surgiu após inspeção no prédio e reclamação da população carcerária. O diretor da cadeia, José Lamartine Fagundes, disse que esse era uma pedido antigo e que serve para acalmar os ânimos na cadeia que tem capacidade para 60 presos e está com 168. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia investiga morte de criança em hospital

Caraguatatuba - A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Caraguatatuba, instaurou inquérito policial para apurar as causas da morte de Riam Mateus Diniz Grafanazi Silva, de seis meses, ocorrida em agosto na Casa de Saúde Stella Maris. A denúncia foi feita pela mãe, Laura Diniz de Paula, 16 anos, que alega provável desleixo no atendimento. A irmã de caridade Sílvia Helena, que dirige a casa, disse que só irá se manifestar quando for questionada oficialmente pelos órgãos competentes. A Câmara Municipal também quer saber se houve erro médico. Carlos Rodolfo Carnevalli, do CRM (Conselho Regional de Medicina) disse que o órgão vai investigar o caso tão logo receba a denúncia. (Fonte: ValeParaibano)

Inauguração da quadra poliesportiva do Borrifos

Ilhabela - Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na inauguração da quadra poliesportiva do bairro do Borrifos, nesta última sexta feira dia 14 de dezembro. Uma construção de excelente nível, com cobertura total, vestiários, banheiros e arquibancada coberta para 100 pessoas, marca de forma clara o apoio que esta administração vem emprestando ao esporte no município. A cerimônia de abertura que teve início as 20 h contou com a presença de varias autoridades; Prefeito Manoel Marcos, o vice- prefeito Gilson Tangerino, o secretário de esportes Joadir Capucho e secretários de várias pastas, os vereadores Luiz Lobo, Jadiel Vieira, o Keko, Zeca do São Pedro e José Brandão. Presente também o presidente da Câmara dos vereadores Carlos Alberto O. Pinto.
Em seu discurso de inauguração o Prefeito Manoel Marcos, falou que a entrega desta obra tem um significado todo especial, pois ao iniciar as conversas no bairro para estabelecer as necessidades mais urgentes da população quando do início dos trabalhos para a campanha a prefeitura de Ilhabela, Manoel Marcos deparou-se com várias crianças jogando futebol no meio da estrada.Ao perguntar-lhes sobre o que mais gostariam de ter em seu bairro eles responderam prontamente que seria um lugar onde pudessem jogar. Neste momento nasceu a idéia da quadra, que se transformou em promessa de campanha para agora, um ano e meio depois, tornar-se realidade. A maior atenção desta gestão para com todas as ações voltadas as atividades esportivas e culturais deriva do fato que o investimento nesta área afasta o fantasma das drogas ao mesmo tempo em que trabalha o físico, a mente e a saúde do jovem constituindo-se na mais importante patrimônio de toda uma vida.
A cerimônia de abertura contou com um numero de Tai Kwon Do, realizado por alunos do professor Carlinhos,uma apresentação de dança dos alunos da Fundaci, preparados pelo professor Kleber Moreira e também uma belíssima apresentação de Capoeira realizada pelo contramestre Joãozinho. Apos a cerimônia, foram realizados vários jogos entre equipes masculinas e femininas de várias modalidades esportivas. (Fonte: PMI)

O Verão começa em Ubatuba

Ubatuba - O verão começa em Ubatuba no dia 22 de dezembro (sábado) quando acontece o “Solstício de Verão”, fenômeno relacionado com a localização geográfica do município em relação ao Trópico de Capricórnio. Exatamente ao meio dia de sábado, em algumas áreas do município não existe sombra. Isso porque o sol precisa parar para inverter o seu sentido de deslocamento. Ubatuba é a cidade com maior concentração populacional onde acontece este fenômeno.
Ubatuba oferece o ano todo como presente para o turista sua deslumbrante natureza. São 100 km de costa,com mais de 84 praias da Tabatinga ao Camburi. Trilhas, cachoeiras e ilhas também podem constar deste agradável roteiro que contempla crianças, jovens e o pessoal da melhor idade.
Para o reveilon está programada, a partir das 22:00 h, na Avenida Iperoig um baile popular com as tradicionais marchinhas dos carnavais do passado com a animação de componentes da Banda “Lira Padre Anchieta”, da FUNDART. À meia noite em ponto acontece a queima de fogos, com 25 minutos de duração, tendo como base o Morro da Prainha do Matarazzo. O reflexo colorido dos fogos sobre o mar da baia de Ubatuba, que no dia 31 de dezembro estará apresentando um espetáculo de rara beleza, tendo ao fundo uma exuberante lua cheia, certamente emocionará o público presente.O baile popular reinicia após a queima de fogos até o amanhecer.
O evento será realizado pela Prefeitura de Ubatuba em parceria com a COMTUR ,a FUNDART,a Associação Comercial e Industrial e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.
Para o Prefeito Paulo Ramos “a idéia é oferecer ao turista uma cidade alegre e acolhedora e marcar a passagem de ano e toda temporada de verão apenas com boas lembranças de Ubatuba”. (Fonte: Comtur)

Temporada Animada em Ubatuba

Ubatuba - Alguns itens da programação da temporada de verão em Ubatuba já foram acertados com a confirmação de patrocinadores. Em janeiro haverá atividades durante todos os finais de semana com atrações musicais e esportivas.Uma ONG irá promover um festival de integração da cultura indígena na praia de Ubatumirim nos dias 25, 26, 27 e 28 / 01 a MTV estará animando a praia Vermelha do Norte dias 10,11,12 e 13 /01; a rede Nativa de rádio FM movimenta a praia da Maranduba nos dias 11,12 e 13 /01; a TV Band Vale mostra seu projeto de verão nos dias 04 e 11 /01 na praia Grande e nos dias 05 e 06 / 01 na Praia da Maranduba; a TV Vanguarda traz atrações de primeira linha nos dias 26 e 27 /01 nas praias durante o dia e á noite na Avenida Iperoig.
Para fevereiro, além do tradicional Campeonato de Pára-quedismo e de Surf, o grande agito será o “Carnaval Caiçara” com seus blocos de embalo e de enredo, que este ano contará com grupos do passado como “Dança do Boi”, “Mascarados” e “Gigantes de Cortejo”(bonecões). A eleição da rainha, Rei Momo e princesas consta da programação.A abertura do Carnaval será na sexta feira dia 08 as 21:00 h com o bloco “Recordar é Viver” e as 24:00 h com o bloco “Galo da Meia Noite”que sairá do bairro do Perequê-Açu em direção a Avenida Iperoig.
Todas as noites, a partir do dia 08 de fevereiro até o dia 12,após a apresentação dos blocos, haverá baile popular na Avenida Iperioig, com a apresentação de músicos que compõe a “Banda Lira Padre Anchieta” da FUNDART. (Fonte: Comtur)

Reveillon 2001 - 2002 em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá já espera turistas e visitantes com uma programação animada, segura e relaxante durante a passagem de 2001para 2002. Na orla da praia central haverá shows pirotécnicos. Outra atração garantida para a passagem de ano é um grande show musical na Praça de Eventos, e também estão sendo programadas algumas atrações para um público de mais 250 mil pessoas. Um dos grandes atrativos da praia central é o culto à Iemanjá, especialmente próximo à tradicional estátua que fica bem no centro da Praia, onde devotos de toda parte do país vêm festejar e homenagear a imagem. A devoção à Iemanjá cresceu muito após a novela Porto dos Milagres, exibida pela Rede Globo no começo do ano. Nas outras praias da cidade, como Indaiá, Martim de Sá e Cocanha, a animação vai ser geral, com shows musicais e queima de fogos por toda parte. Já dá para imaginar a cidade reluzindo em todos os cantos com música animada para todos os gostos. Outro ponto interessante para a passagem de ano é o Morro do Santo Antonio, de onde avista-se toda a orla da cidade. O visual é inesquecível.
Quiosques, lanchonetes, clubes e danceterias tocarão de tudo para que os turistas possam cantar e dançar na orla da praia e outras regiões.
A idéia este ano é oferecer além de eventos, todo conforto e tranqüilidade às milhares de famílias que estarão presentes durante todo o feriado de réveillon. Já no dia 1º de janeiro de 2002, o projeto “Brincando na Areia”, por exemplo, pretende proporcionar maior conforto para os pais, com o trabalho dos monitores que ficarão brincando e ensinando as crianças nas praias onde o projeto estiver acontecendo. Outra novidade para este verão é a massagem na praia. Para isso a Secretaria Municipal de Turismo está selecionando terapeutas e massagistas que estarão atendendo a turistas e veranistas em nossas praias. A novidade estará acontecendo no dia primeiro de janeiro para que todos possam começar o ano bem relaxados. A aeróbica e o vôlei, que são atrações tradicionais, estarão acontecendo em nossas praias.
Visando melhorar a segurança nas praias da cidade, o prefeito Antonio Carlos da Silva, em reunião com as Polícias Civil e Militar conseguiu aumentar o efetivo para 25 homens que estarão fazendo policiamento intensificado na Martim de Sá, considerada o cartão postal de Caraguatatuba. Este policiamento acontecerá nos fins-de-semana, das 17h às 7h da manhã, com bicicletas, viaturas e à pé. Fora isso, um reforço especial será deslocado para as demais áreas da cidade, durante a alta temporada de 2002, preservando o bem-estar da população e turistas que escolhem a cidade para curtir férias de Verão. Tudo isso irá garantir um réveillon mais seguro a todos os visitantes. Com relação à limpeza, a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Municipais já está fazendo um planejamento de coleta de lixo para a alta temporada de 2002. No setor de coleta, a secretaria disponibilizará 15 veículos com capacidade para 8 toneladas cada, prevendo uma retirada diária de 200 a 250 toneladas de lixo por dia, atendendo a região central e praias. Nos bairros, a coleta será feita alternadamente, e na região Norte, para um melhor atendimento será implantada uma estação de transbordo de lixo no bairro Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Caraguá promete programação especial de shows
O Verão 2002 promete muito agito nas praias de Caraguatatuba. A novidade vai ficar por conta do “Caraguá Music”, evento que trará artistas como Rio Negro e Solimões, Bruno e Marrone, entre outros

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento está fechando uma programação especial para o veranista que vem curtir temporada em Caraguatatuba.
Na praia do centro, além de atividades esportivas e recreativas, haverá shows com bandas locais e regionais, valorizando os músicos de nossa região. No dia 31, véspera de Reveillón, haverá show na praça de eventos, com banda ainda a ser fechada, segundo informou o secretário de Turismo Salim Burihan. As atrações serão abertas e na virada haverá show pirotécnico na praia do centro.
Janeiro começa com tudo na cidade, com a realização do “Caraguá Music”, que estará trazendo para a cidade o melhor da Música Brasileira a preços populares.
No dia 04 de janeiro, Caraguá recebe na praça de Eventos o cantor Alexandre Pires e SPC. No dia 11/01, é a vez do KLB estar em Caraguatatuba.
A dupla sertaneja Rio Negro e Solimões fará show na Praça de Eventos no dia 12/01 e no dia 18 é a vez dos irmãos Zezé de Camargo e Luciano se apresentarem em Caraguá.
O evento fecha com “chave de ouro”, com a apresentação da dupla Bruno e Marrone, no dia 26 de janeiro.
Fora isso, estarão acontecendo na cidade exibições de aeromodelismo e automobilismo, rally nautico, festival de vôo livre e apresentação de skate nos fins-de-semana.
Outra novidade da Setur é a Massagem na praia, que estará acontecendo na Tabatinga, Martim de Sá e praia do Centro.
Ecoturismo com Lazer e Segurança é a nova atividade em parceria com a Setur e a “Cachoeiras e Trilhas Adventure”, os passeios podem ser agendados pelo telefone 422-2829, com Adilson. Entre as opções estão as trilhas Paraíso e a Tupinambá( que tem duração de 8h e consta no catálogo internacional de trilhas, tendo como trajeto a descida da serra até a praia da Mocóca. Rappel também está na programação da empresa, que oferece curso apostilado.
Haverá ainda nas praias a aeróbica(já tradicional no verão em Caraguatatuba, e as caminhadas monitoradas que fazem parte do projeto Bate-Coração, no calçadão da Avenida da Praia.
Shows agitados na região Norte - Uma programação especial de shows já está acontecendo na praia de Massaguaçu desde a semana passada, quando a cidade recebeu Bragaboys, Gang do Samba, entre outros.
Neste fim-de-semana tem mais atrações. Sexta-feira 21, a cantora Luciana Mello estará na praia de Massaguaçu. No dia 27, é a vez do grupo É o Tchan. O grupo Planta Raiz se apresenta no dia 28 e Charlie Brown no dia 29, com ingressos previstos para R$ 10,00
Ballantine’s Fest com DJ do Planeta Xuxa - Acontece nesta Sexta-feira 21, a partir das 22h, a Ballantine’s Fest, no Espaço Bijos, na avenida Castelo Branco (SP-55), sentido Caraguá-Ubatuba, a partir das 22h. Haverá performance do dj do Planeta Xuxa, Carlo Talanese e tenda com apresentação de várias bandas locais, entre elas Saracoteio e Furnicari. (Fonte: PMC)

Convites para “Ballantines Fest” estão se esgotando

Caraguatatuba - A “Ballantines Fest” que acontecerá nesta sexta-feira 21, em Caraguatatuba promote agitar a cidade com quatro bandas dos mais variados estilos. Em um mesmo palco, os conjuntos “Furnicari” e “4 Punx” tocarão o melhor do Rock para os amantes do estilo. O repertório vai desde sucessos dos Beatles, Ramones, Raul Seixas a Tihuana, além de apresentação de música de seu CD com músicas próprias.
Já para os “forrozeiros” de plantão, as bandas de Caraguá “Saracoteio” e “Sola Gasta” animarão a festa tocando o melhor do tradicional ritmo nordestino.
A festa acontecerá a partir das 22h no Espaço Bijos Eventus, no caminho da estrada Caraguá-Ubatuba (próximo à ponte do bairro Jardim Terralão). Estará presente também no evento, o DJ Carlo Talanese, que realizou som mecânico para o Planeta Xuxa, da Rede Globo de Televisão. Carlo é de Maresias e vêm se apresentando no Litoral e em diversas partes do Brasil. (Fonte: PMC)

Skol Beach é atração em Caraguá
Evento poderá trazer o músico Wilson Sideral, entre outras atrações

Caraguatatuba - Caraguá será palco de várias atrações durante as programações de verão 2001/2002. Entre elas, no próximo dia 28 de dezembro será realizada a “Skol Beach” no Espaço Bijos Eventus a partir das 22h. A casa de shows fica no início da Rodovia Caraguá-Ubatuba, próximo à ponte do bairro do Canta-Galo em Caraguá.
O evento trará muitas novidades como a presença do músico Wilson Sideral (irmão de Rogério Flausino, vocalista do grupo Jota Quest. Já para quem curte um Reggae e um Rock haverá um ambiente externo com as bandas “High Flyer” e “Furnicari” fazendo a trilha sonora com um repertório variado dentro desses estilos. Haverá também um super-telão mostrando os dois ambientes da festa.
No ambiente interno da festa haverá a presença da equipe de iluminação mais famosa do país, a “Art Laser “, de São Paulo, além de um grande acervo de som eletrônico com os melhores DJ’s do estado e do Litoral Norte.
As mais variadas bebidas estarão sendo oferecidas para o público presente. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Ubatuba e da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá).
Os ingressos antecipados serão vendidos por R$ 7 nas lojas Água do Mar Surf Shop, Hellas Calçados, Mr. Cook, El Som, Dri Jornais e Revistas e Internet Café. Em Ubatuba, no quiosque Ponto de Encontro (Praia Grande), Maré FM e nas melhores bancas do centro da cidade. Em São Sebastião estarão disponíveis nos Supermercados Garça, Morada FM e Beira-Mar FM.
O telefone para contato é o (0**12) 9766-8208, falar com Pablo. (Fonte: PMC)

Um ano em busca da verdadeira cultura caiçara

Ubatuba - “Foi um ano de muitas dificuldades para todos e a Fundart não poderia ser exceção. Com muito trabalho e vontade de atingir os verdadeiros objetivos da Fundação conseguimos preservar parte de nossa cultura que estava totalmente esquecida. Vamos avançar mais nesta direção com a valorização das vocações dos bairros. Neste próximo ano, a Fundart vai instalar oficinas culturais em parceria com as sociedades amigos ou entidades interessadas em promover música, teatro, dança, capoeira, etc. Algumas associações já fizeram contato e temos certeza de que a parceria será a grande alavanca para a difusão da cultura, principalmente entre crianças e jovens. Além disso, é uma forma concreta de opção de lazer para a criança e tirando a juventude das drogas e do crime para atividades que preencham o tempo com naturalidade, sem pressão”, comenta Silvia Thomas Issa, presidente da Fundart ao fazer um balanço de 2001 e as perspectivas para o próximo ano. Os cursos de violão, teatro, capoeira, pintura, desenho, malabarismo, entalhe estão entre os mais solicitados.
O retorno da Encenação da Paixão de Cristo, após dois anos de interrupção, a volta da Festa de São Pedro para a Ilha dos Pescadores, tradicional reduto da categoria com grande presença e aceitação de público e um aniversário da cidade apresentando os cursos da Fundart foram as novidades deste ano. O Carnaval de 2002 marcará a presença dos blocos de enredo e de embalo na Av. Iperoig com a volta dos Blocos do Boi, dos Mascarados e Bonecões e outros que se organizarem. “ O apoio da Prefeitura tem sido fundamental para o resgate de nossa cultura e vamos realizar um trabalho à altura da nossa tradição que é muito rica”, diz Silvia. (Fonte: Fundart)

Sobradão, Caiçarada, Rabeca ...

Ubatuba - Com base em laudo técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, a diretoria da Fundart desocupou a Biblioteca e instalou-se no Sobradão do Porto, liberando espaço para funcionários e público. Com a mudança foi possível fazer a pintura da fachada do prédio e trazer vida a um patrimônio abandonado em processo de deterioração. O Museu Histórico, na Cadeia Velha, foi recuperado e será rebatizado com o nome de “Washington de Oliveira”. Mais de 1.500 pessoas fizeram registro no livro de presença. Mestre Bigode com suas aulas de entalhe está concluindo uma estátua de São Pedro. Mestre Ricardo, com 78 anos, trouxe de volta o entalhe da rabeca, espécie de violino caiçara e Baeco vem mostrando a técnica centenária de entalhe de canoa matando a curiosidade de moradores e turistas. A orquestra de viola típica da região, integrada por jovens caiçaras, formando o grupo “Caiçarada”, é uma grata novidade.
A Praça das Artes, no Cruzeiro, reúne todos os sábados os artistas plásticos da cidade que desde o início do ano transformaram o local em um ponto para comercialização dos quadros. Durante a temporada de verão a exposição será durante todos os dias. A oficina de balé vem conquistando excelentes colocações em festivais fora do município, com destaque para premiação em Campos do Jordão e o show na inauguração do anfiteatro da Unitau, em Ubatuba. A Banda Lira Padre Anchieta, atualmente com 35 integrantes, dos quais 15 freqüentando a Universidade Livre de Música, em São Paulo, atingiu o estágio mais avançado de sua história, reconhecido por todos que assistem suas apresentações. Também o coral “Marecanto”, convidado para exibições fora de Ubatuba, é hoje um orgulho para a cidade. (Fonte: Fundart)

Artesanato como cultura e renda

Ubatuba - O artesanato vem sendo focalizado pela Fundart como meio de expressão artística e fonte de renda para o artesão. Os contatos com o SEBRAE para a realização de cursos ensinando técnicas, formação de custos e comercialização já foi um avanço na vida do artesão local. A Prefeitura apoiou o termo de cooperação da Fundart com a Sutaco para que o artesão pudesse contar com carteira de identificação própria. Isto deverá acontecer em breve, abrindo as portas para a venda em outras cidades ou Estados. Além disso, a Sutaco oferece seus espaços na Capital para a exposição de nossos produtos.
Durante o ano foram 10 exposições no Sobradão do Porto enfocando artes plásticas, fotografia e cerâmica, incluindo a Fase Regional do Mapa Cultural na modalidade fotografia. Com a assinatura do convênio para a preservação das Ruínas da Lagoinha entre a Fundart e o Hotel Cabeça de Boi, a fundação repassa um ônus e fica na função de fiscalizadora.
Do total de 551 alunos matriculados nos cursos da Fundart, 245 são bolsistas dos quais 140 estão nos bairros. Este número deverá aumentar muito com a proposta de atendimento na faixa etária a partir dos 7 anos, atualmente compreende 14 anos em diante, um desafio que a Fundart vai enfrentar no ano que vem para apoiar as metas da Prefeitura e da própria sociedade para dar a criança e ao jovem oportunidades de recreação e cultura. (Fonte: Fundart)

Arte em papelão

Ubatuba - Com apenas 1 quilo de alimento ou um brinquedo ,o aluno interessado poderá freqüentar o “Curso de Caixas e Embalagens” promovido pela Fundart com apoio da Arte Fácil, nos dias 20 (quinta-feira) e 21, no Sobradão do Porto, em três horários: 9 às 112h ; 15 às 17h e 19 às 21h. O papel especial à venda no curso custa R$ 1,50 e o aluno deverá trazer, além da folha de papel especial, 1 tesoura comum, 1 régua de 30 cm, 1 tenaz e 1 lápis.
A variedade de modelos de caixas é muito grande: caixa coração fechado, sextavada, sino, oval, triangular, bolo, camisa, casa, piu-piu, cd, sorverte, somoking, gravata e caixas de presentes para todas as ocasiões.
Todo o material arrecadado será destinado pela Fundart para instituições de crianças carentes dentro do Natal da Fraternidade promovido pela Prefeitura. Para maiores esclarecimentos ligar para 3833-7000 ou 432-4584 com Nilce Paula Oliveira. (Fonte: Fundart)

Final dos cursos

Ubatuba - A “Exposição dos alunos da Fundart - 2001” abre neste sábado, dia 15, às 20 horas, no Sobradão do Porto, mostrando um diversificada produção de suas oficinas culturais incluindo bordados, tricô, cerâmica, entalhe, pintura, desenhos, etc.
Este balanço do ano da Fundart prossegue domingo, na praça defronte ao Sobradão, com a seguinte programação: 18h - Roda de Capoeira; 19h - Lira Padre Anchieta; 20h - Peça “Contos Retalhados - O chá de bebê da Bela Adormecida”; 21h - Oficina de Danças com a coreografia “Cenas Napolitanas” e 21:30h - Coral “Marecanto”. Na segunda-feira, às 21h será levada a peça “Sala Mista - Exercícios Cênicos” e na terça-feira, no mesmo horário, a peça “O Noviço”, com texto de Martins Pena. (Fonte: Fundart)

Aurimar quer informações sobre aumento dos Servidores

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB) elaborou e teve aprovado requerimento onde pede informações sobre o aumento dos Servidores Públicos Municipais. O pedido vem de encontro aos vários pedidos formulados pelos Servidores através do Sindserv e do documento assinado pelos Vereadores e encaminhado ao prefeito sobre o assunto.
O Requerimento 234/01 do Vereador Aurimar Mansano, aprovado na Sessão Extraordinária da última semana, pede informações ao Executivo, mais especificamente ao prefeito Antonio Carlos da Silva, sobre o aumento ao funcionalismo público municipal.
No pedido o Vereador pergunta se há planejamento para aumento do salário dos Servidores para o ano de 2001. Esperando uma resposta positiva, o Vereador pergunta quando e de quanto será este aumento. Ao mesmo tempo, já pensando numa resposta negativa, Mansano quer saber se há possibilidade de incluir o aumento na previsão orçamentária do próximo ano.
O Parlamentar alega que tem sido inquirido por Servidores quase que diariamente, sobre quando eles terão um aumento salarial, elevação essa que vem sendo requerida há pelo menos 5 anos. “Os Servidores merecem esse aumento, visto que tem trabalhado pela comunidade local de uma maneira honesta e competente”, disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Ambulantes querem providências dos Vereadores sobre proibição

Caraguatatuba - Um grupo de Vereadores de Caraguatatuba recebeu uma comissão de Ambulantes no início da noite de segunda-feira, para pedir providências quanto a proibição de trabalharem na praia de Martin de Sá. Os ambulantes não concordam com a proibição dias antes de iniciar a temporada de verão.
A Comissão foi formada por 17 Ambulantes, todos da praia de Martin de Sá e o encontro se deu após a Sessão Extraordinária da última segunda-feira, dia 17 de dezembro, por volta das 19h30.
Os Vereadores presentes ao encontro foram Aurimar Mansano (PTB), Anderson Bertoncini (PTB), Laércio Aparecido de Andrade (PPS), José Benedito Gonçalves Pinto (PDT), Nilson Lopes da Silva (PPS), Aureliano Gonçalves Pereira (PTB) e Wilson Gobetti (PPS).
Segundo os Ambulantes, o Executivo teria dado ordem de retirada da praia de Martin de Sá. A alegação da Prefeitura veio com base na reclamação de alguns comerciantes estabelecidos no local, por intermédio da Acic (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba).
Os Ambulantes reclamam que a ordem foi dada às vésperas do início da temporada de verão, o que irá comprometer os seus orçamentos familiares, pois todos os preparativos e compras já haviam sido feitos. Os mesmos Ambulantes querem uma ajuda dos Vereadores sobre o caso, pois observam se há proibição quanto a Martin de Sá, ela (a proibição), poderá se estender por outras praias da cidade no próximo ano.
Os Vereadores prometeram estar com o prefeito Antonio Carlos da Silva na tarde desta terça-feira, dia 18 de dezembro e pedir providências quanto ao assunto. “Eu não concordo com essa proibição às portas da temporada. O melhor era avisa-los de que não poderão trabalhar na praia em 2003, mas nunca dessa forma”, disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara aprova Moção de Repúdio contra o Comus

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na Sessão Extraordinária da última segunda-feira, dia 17 de dezembro, Moção de Repúdio contra o Comus (Conselho Municipal de Saúde), por atos constrangedores e inaceitáveis, ocorridos em 11 de dezembro, data da última Sessão Ordinária do Legislativo.
O fato que originou a Moção se deu no dia 11 de dezembro. No final da tarde daquele dia foi feita, de modo errôneo, a entrega de remédios solicitados pelo presidente da Câmara, Valmir Gonçalves (PSDB), ao Ministério da Saúde, que tem costume de fazer isso há pelo menos 4 anos. Os remédios são solicitados em Brasília e entregues pelo Ministro José Serra na Secretaria Municipal de Saúde.
Naquele dia, a nota veio em nome da Prefeitura, mas com o endereço da Câmara. Como estavam no final do expediente, o Vereador Valmir Gonçalves informou a Secretária Myrlene Veneziani que a entrega seria feita no dia seguinte, logo pela manhã.
Na noite daquele dia, ao final da última Sessão Ordinária, quando havia sido votado o Orçamento do município, membros do Comus, juntamente com o seu presidente, Paulo Malta, de forma caluniosa, injustificada e sem qualquer prova, começaram a interpretar que os remédios ali estariam para fins políticos.
Os Vereadores interromperam uma reunião e foi mostrado ao presidente do Comus a nota fiscal dos medicamentos, que somavam no total 29 caixas, além das explicações sobre o que teria ocorrido e como seria resolvido.
De forma abusiva e sem qualquer preparo para tal, o presidente do Comus ordenava que os remédios deveriam ser removidos o quanto antes, chegando a chamar a Vigilância Sanitária Estadual para a recolha, o que não ocorreu. Por fim os membros do Comus foram a Delegacia de Polícia Civil, onde fizeram um simples e desnecessário Boletim de Ocorrência com o título de “Averiguação de Fato”.
O ocorrido gerou um grande mal estar entre os Vereadores, que não aceitaram a postura do Comus. “Não se pode entrar na Casa de Leis e ir acusando sem ter qualquer prova”, disse Aurimar Mansano (PTB). “Não há nada de errado, pois se houvesse, os remédios não estariam aos olhos de todos”, frisou Anderson Bertoncini (PTB).
A Moção foi aprovada por 13 votos favoráveis contra 2 contrários e terá cópia encaminhada ao Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, bem como a Secretaria Municipal de Saúde. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara homenageia Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, a sua 14ª Sessão Solene neste ano às 19h30. Nessa cerimônia serão homenageados os Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos do município, pela passagem de seu dia, comemorado em 11 de dezembro.
Conforme reza a praxe neste ano, a presidência da Câmara tem realizado diversas Sessões Solenes, com o intuito de homenagear classes, categorias e profissionais dos mais variados ramos.
Nesta sessão, a 14ª sob a presidência de Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), receberão diplomas de serviços prestados ao povo e à cidade, 27 profissionais do ramo. A entrega será feita pelos Vereadores e convidados.
A Câmara já homenageou este ano a Mulher e a Segurança Pública em março; Os ex-Vereadores e Prefeitos e os Trabalhadores em abril; Os Advogados em agosto; A Imprensa, os atletas dos Jogos Regionais e as Secretárias em setembro; Os Professores e os Médicos em outubro; Os Servidores Públicos e os Músicos e Negros em novembro e agora em dezembro os Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, além do Título de Cidadão para o ex-Vereador Augusto Antunes Corrêa Filho.
Na quarta-feira, dia 19, será realizada a última Sessão Solene do ano que homenageará o Futebol Amador de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde apura mais uma morte no Stella Maris

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes de Saúde da Câmara ouviu em depoimento Laura Diniz de Paula, sobre a morte de seu filho, de 6 meses de idade, Rian Mateus Diniz Grafanasi Silva, ocorrida em agosto deste ano na Casa de Saúde Stella Maris. Este é o segundo caso que está sendo apurado pela Comissão, desde a sua implantação, em maio deste ano.
Segundo depoimento da mãe, feito na semana passada na Câmara Municipal, a criança sentiu-se mal em 8 de agosto, por volta das 10 horas, com vômitos constantes e sem febre. Chegando no Pronto-Socorro da Casa de Saúde Stella Maris, foi encaminhada a médica Silvana Espíndola, que segundo a mãe, tratou-a com rispidez. “Você trouxe ele aqui só para dizer que ele estava vomitando? Isso você resolve no Posto de Saúde. Aqui a gente tem mais o que fazer. Não sou pediatra, eu sou clínica”, teria dito a médica para Laura Diniz.
Ao mesmo tempo a médica perguntou sobre o Soro Caseiro e a mãe disse não ter conhecimento das medidas exatas. A médica receitou alguns remédios e orientou Rian a tomar uma injeção de Plasil. A mãe conta que a médica relatou que Rian não estava desidratado. O menor foi medicado com os remédios receitados e segundo a mãe, teria melhorado. Laura Diniz conta que por volta das 22 horas do dia 8 de agosto a criança começou a chorar mas dormiu normalmente.
No dia seguinte, dia 9 de agosto, Laura Diniz conta que Rian acordou bem disposto, mas que por volta das 17 horas, começou a passar mal e piorou rapidamente, apresentando febre alta, em torno de 39 graus e com os olhos parados e fundos. Como a ambulância demorou para chegar, conseguiu um carro particular e levou a criança para a Casa de Saúde Stella Maris. Por volta das 17h15, já na sala de emergência, vários médicos vieram acudi-la e uma enfermeira colocou soro, mas que não conseguiam achar a sua veia, só conseguindo 20 minutos depois.
Em seguida, continua contando Laura Diniz, uma médica a qual não se recorda o nome perguntou o que havia acontecido e após o relato do fato, um dos vários médicos presentes alegou que nada poderia ter acontecido, acrescentando que era “erro da médica” e que nesses casos o melhor é internar. Nesse momento uma enfermeira pegou o menor e o levou para o berçário, pedindo que ela saísse da sala, pois seria feito um exame de sangue e que a mãe, Laura Diniz, não poderia ficar.
Passado alguns minutos, que não foram cronometrados pela mãe, uma enfermeira apareceu e ao perguntar sobre seu filho, disse que estava melhor. Passado mais um tempo e a mãe não era chamada para ter informações sobre o estado do menor Rian. Logo depois uma freira apareceu e pediu paciência para Laura Diniz. “Reze minha filha, que o caso do seu filho é muito complicado”. Decorridos mais 15 minutos a mesma freira retornou com outro relato insatisfatório. “A gente está fazendo de tudo mas eu acho que não vai ser possível”, disse a religiosa, que a mãe não soube dizer o nome.
Por volta das 20h30 a freira não identificada queria conversar com Laura e seu marido, Mário Tadeu Grafanazi, mas ao chegar próximo ao berçário, foram levados para uma sala onde lhes foi dito que, “Infelizmente seu filho já não pertence mais a este mundo, ele está com o Papai do Céu, vocês são novos ainda, Deus levou este aí mas vai dar dez”. Ao perguntar sobre o que havia ocorrido e sem esperar resposta, a tal freira disse que Rian havia tossido e entrado leite no pulmão. A mãe contradisse a religiosa, informando que Rian não havia tossido, mas a religiosa insistia na tese da tosse.
Laura conta que saiu do local e foi falar com a médica que atendeu Rian. A profissional informou que o menor foi vítima de desidratação, pois havia vomitado muito e porisso, teria morrido. Nesse momento a mãe conta que levantou a blusa que Rian usava e que por baixo havia uma camiseta branca, que estava totalmente seca. “Se meu filho tivesse vomitado, certamente a camiseta estaria molhada”, indaga a mãe.
Foi pedido ao casal que preparassem a documentação de óbito, mas a mãe queria uma necropsia em Rian, pois não concordava com o diagnóstico da médica. Laura ficou toda a manhã do dia 10 de agosto pedindo os prontuários de seu filho, mas somente a Madre Superiora poderia fazer isso e após muita insistência, apenas o prontuário do dia 8 lhe foi entregue. Percebendo que não seria atendida foi a Delegacia de Polícia e registrou o Boletim de Ocorrência 752/01, por entender que houve Omissão de Socorro e por causa disso, entende que uma investigação minuciosa deva ser feita.
O Vereador Aurimar Mansano se declarou estarrecido com o fato. “Estamos aqui para ouvir a população em seus reclamos e tomar as providências cabíveis quanto ao caso”, disse, ressaltando que irá ao Ministério Público com o depoimento. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Campeonato de Futebol de “Travinha” agita Caraguá

Caraguatatuba - Está sendo realizado em Caraguatatuba o “Torneio de Futebol Golfinho de Travinha”. O evento tem o apoio da S.E.R (Secretaria Municipal de Esportes e Recreação) e os jogos estão acontecendo na quadra do Porto Novo (Quadra Isaías de Souza).
A coordenação está sendo feita pelo professor Beto e toda sua equipe de regional Sul da S.E.R, como os professores Gérson, Mario Garrido, além do instrutor José Carlos de Oliveira.
A modalidade é disputada por três jogadores para cada lado com de 5 min por 5 min.
A idealização deste projeto partiu de diversos professores de todos os núcleos da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba. O objetivo também desta disputa é promover a confraternização entre crianças de 10 anos a adolescentes de 14. (Fonte: PMC)

Câmara homenageia Futebol Amador e encerra Solenes em 2001

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira, dia 19, às 19h30 a sua última Sessão Solene do ano. Na ocasião serão homenageados os melhores do esporte amador em 2001, além da Licaf (Liga Caraguatatubense de Futebol). No total foram 15 Sessões Solenes no primeiro ano do mandato de Valmir Gonçalves (PSDB) como presidente.
A 15ª e última Sessão Solene de 2001 será realizada nesta quarta-feira, quando serão homenageados os melhores do esporte amador na cidade, bem como a Licaf, entidade que cuida e organiza os torneios de futebol amador no município.
No total serão 58 homenageados, incluindo aí os fundadores da Licaf, entre eles o Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Salim Burihan, 5 árbitros, os artilheiros e os goleiros menos vazados dos torneios da 1ª e 2ª divisão de amadores do torneio deste ano, bem como as equipes campeãs; Esporte Clube Brasília, do bairro do Porto Novo, campeã da 1ª divisão e do Esporte Clube Estrela do Morro, vencedor da 2ª divisão. Por último será homenageado o time de Futsal da Câmara, que conquistou o Campeonato Municipal deste ano.
Em 2001 foram 15 Sessões Solenes, onde mais de 600 pessoas foram homenageadas, em aproximadamente 45 horas de cerimônias ao longo do ano, com a entrega de diplomas pelos serviços prestados e arranjos florais. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Lancha Ponto 50 é campeã de torneio de pesca esportiva

Ilhabela - Com a vitória na segunda etapa do 2º Torneio TCT Blindados de Peixes de Bico e de Oceano, no último sábado 8, a equipe da lancha Ponto 50, comandada por Nelson Fraile, assegurou o título. Cerca de 50 pescadores esportivos participaram da disputa estimula o estudo da biologia marinha.
Os peixes de bico foram marcados e liberados. O campeonato foi realizado na modalidade Tag & Release (marcar e soltar) – o pescador deve trazer o peixe de bico próximo ao barco, colocar uma pequena marca de um tipo especial de nylon (utilizado em cirurgia plástica) numerada em seu dorso, e devolvê-lo ao mar. Os dados do peixe, com tamanho estimado e espécie e local são anotados e arquivados. Os chamados peixes de oceano (cações, atuns, bonitos e wahoos) podem ser embarcados e pesados.
A equipe da lancha Ponto 50 liberou um marlim branco e um sailfish e embarcou sete dourados. A equipe contou com os pescadores Marcelo Guerreiro, Neto, Bruno Clemente, e o marinheiro Benê.
Em segundo lugar ficou a Skrank, de Kaoru Ishitani, com os pescadores Juarez e Carlos, que liberaram dois sailfishes e embarcaram três dourados e quatro atuns. Em terceiro, veio a Attack, de Arthur Santos Neto, com os pescadores Gustavo e Cristiano Santos e Marcelo, liberando dois sailfishes e embarcando 12 dourados e um atum.
A equipe da lancha Skyline, de Cristiano Samarone, capturou o maior espécime de oceano: um dourado de 23,8 kg. Na classificação geral, a Ponto 50 ficou em primeiro, seguida pela Attack e Royal Fish, de Alberto Foroni.
A temporada de pesca continua com o 19º Torneio de Peixes de Oceano, que acontece neste fim de semana e termina em janeiro. O Torneio Feminino Belas & Feras acontece dia 19 de janeiro, e o Torneio de Encerramento, no dia 10 de fevereiro. (Fonte: Costa Norte)

“Copa Topper” de Futebol Society já tem semi-finais definidas

Caraguatatuba - A 1ª Copa Topper de Futebol Society (Troféu Prefeito Antonio Carlos) já está com as semi-finais marcadas para o próximo dia 13 de janeiro.
Os jogos que foram realizados neste fim-de-semana 15 e 16 de dezembro) definiram algumas das vagas para a grande disputa neste final de ano e começo de 2002. As equipes das chaves A e B se enfrentaram para obter uma vaga na semi-final enquanto que as equipes das chaves C e D, E e F e G e H jogaram entre si para também obter essas vagas.
No último dia 16, a equipe da Esporte & Cia venceu a Cândido Tintas por 10 x 1. Já o o Fluminense empatou com a Associação Sabesp no tempo normal em 1 x 1. Nas penalidades máximas deu Fluminense no vencendo por 5 x 3 a outra equipe.
Já a Nutrisports e Mercadinho Getuba empataram no tempo normal em 5 x 5. Nos pênaltis o Getuba venceu por 3 x 1. O Casa Branca foi o destaque das semi-finais com a goleada de 8 x 0 sobre o Madeireira Getuba.
O prefeito de Caraguá , Antonio Carlos da Silva, irá entregar diversos prêmios para melhor jogador, goleiro menos vazado e artilheiro do campeonato.
A disputa pela artilharia por enquanto está acirrada. Luiz Fernando da equipe Esporte & Cia e Giovani estão com 9 nove gols seguido de Diego, do Mercadinho Jetuba também com 8 gols.
O torneio teve apoio da equipe de esportes da Ricardo Mazzei, da Rádio Oceânica de Caraguatatuba e Pão de Queijo Jô Bras. O organizador do evento, Tarcísio Matheus, revela que em breve haverá a 2ª “Copa do Mundo Academic Soccer”, ainda em fase de elaboração. O telefona para contato é o (0**12) 9144-8576. (Fonte: PMC)

Festival de Nado Livre em Caraguá tem resultados de fim-de-semana

Caraguatatuba - Foi realizado neste último fim-de-semana o “II Festival de Nado Livre Municipal” em Caraguatatuba. A competição ocorreu nas piscinas do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) reunindo cerca de 150 nadadores.
O objetivo do festival é difundir o esporte na cidade fazendo que o interessado ingresse na carreira da natação.
Participaram os alunos da S.E.R (Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba), além de outras academias do Litoral Norte.
O primeiro lugar na categoria “Baby Feminino” foi de Jaqueline Rebelo de Almeida. Ela tem 6 anos e nada pela S.E.R. Seu tempo foi de 59 min e 7 s. O segundo lugar ficou com Mariana Melo, da Academia Linha D’Água com 1 min e 24 s.
Já Caio César Guimarães, com 37 min. da Academia Linha D’Água, conquistou o 1º lugar pela categoria Baby Masculino enquanto que Rodolfo Pinho Neto, de Ubatuba, obteve o 2º lugar com um tempo de 54 min.
Carolina Pinho do Ubatuba Tenis Clube venceu a prova válida pela categoria Pré-Mirim Feminino com um tempo de 24 min. A Segunda colocação ficou com Tatiane Schumacher com 28 s que nada pela S.E.R de Caraguá. As outras colocações ficaram com Bruna Siqueira (31 min e 69 s), Aline Monteiro do Nascimento (37 min 01 s) e Paloma Antunes dos Santos com 38 min 70 s).
No Pré-Mirim Masculino, Thales Victor obteve a 1ª colocação com 24s. Já pelo Mirim Feminino até 09 anos, Aila maria Dutra Pedroso foi o destaque da prova, conquistando o 1º lugar enquanto que Ulisses Morais de Mello sagrou-se campeão com um tempo de 18 min e 11 s pela categoria Mirim Masculino.
No “Infantil A Feminino”, Lídia de 12 anos, obteve a 1ª colocação e Luiz A.C. Fidelis pelo Infantil Masculino conquistou o primeiro lugar.
Pelo Infantil B, Rafael Henrique terminou em primeiro a prova com um tempo de 31 min, seguido de Antonio Pereira com 32 min e William de Paula com 33 min e 38 s.
Todos os atletas receberam medalhar além do patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes e a Nutrisports de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Agradecimentos - O 1º Fórum Regional de Desenvolvimento realizado em Caraguatatuba, na sede da Fundacc, teve uma repercussão muito boa perante a comunidade, instituições e os meios de comunicação. As parcerias com as prefeituras e associações comerciais da região mostraram que o Litoral Norte tem condições de Desenvolver grandes projetos interagindo com as comunidades dos quatro municipios, inclusive com apoio de instituições privadas e estatais.
Foi um sucesso e gostariamos de agradecer em primeiro lugar as Prefeituras do Litoral Norte, as Associações Comerciais, ao pessoal da Fundacc pelo espaço cedido e recursos humanos oferecidos, sem os quais seria muito dificil a realização do Fórum.
Nossos agradecimentos também ao pessoal do Instituto de Pesca de Ubatuba que apresentou os trabalhos realizados durante todos esses anos, ajudando a manter o caiçara em seu local de origem além de melhorar a qualidade de vida deste com novas alternativas de renda.
Agradecimentos aos grupos de Artesanato e Turismo que apresentaram projetos para a região e ao Ceprolin que será um marco de norteamento para o desenvolvimento profissional nas áreas de comercio e serviço do Ltoral Norte.
Obrigado a todos que, também, colaboraram indiretamente para o sucesso do Fórum.

Rigoberto Soler
E.R. Litoral Norte
rigobertor@sebraesp.com.br



Rua Padre Manoel da Nóbrega - Esta rua, que é uma das saídas de Ubatuba para o norte, está com sua parte asfaltada em péssimo estado. Não é possível que a Prefeitura continue a ignorá-la. Buracos remendados há tempo, hoje são corcovas ao lado de novos buracos. As lombadas são invisíveis, e inúteis pois não dá para desenvolver grandes velocidades. Sendo Ubatuba uma cidade tão importante e agradável, esta rua destoa com as demais. Este tipo de irregularidade no piso deteriora a suspensão dos carros mais rapidamente, e a boa vontade do turista, idem. Se melhorar bastante, talvez até diminua o movimento na outra entrada, Rua Tomaz Galhardo.

Luis Otto Faber Schmutzler
Unicamp - Campinas - SP
luisotto@uol.com.br



Jovens Atores - Estou virando freguesa! Que bom. Para quem hesita na hora de emitir opinião é um avanço e tanto! Que história é essa de pioneirismo em produção cinematográfica????????? Oh! seres de pouca memória! Onde fica "Hans Staden"? E o filme sobre Vila Lobos (agora falhou a minha memória!)? E tem mais, já nos idos da falecida Vera Cruz houve um filme rodado em Ilhabela. A nossa região tem sido escolhido para várias produções, não só cinematográficas como televisivas. Parece que aquela frase estava correta, ninguém é profeta em sua própria terra. Nós ainda não aprendemos a valorizar nossa região, na realidade acho que a mudança que queremos deveria partir de nós mesmos.

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba - SP
dionisia@iconet.com.br

 

Mary´s Chalés Chalés Maranduba Refúgio do Corsário

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor