Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 20 de agosto de 2001 - Nº 358 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Caraguá vira capital das motocicletas
Plano Plurianual foi apresentado em Audência Pública
IPTU será negociado somente até 30 de setembro em Caraguá
Finalização do CEPROLIM é prioridade para Caraguá
Prefeitura de Caraguá entrega obras à população
Federação escolhe nova diretoria
1º Torneio Ecológico Experimental Johnson Clube de Pesca de Praia
Campanha Nacional de Multivacinação acontece dia 25 em Caraguá
Curso de Vigilantes do Meio Ambiente
“Esplendor de beleza rara” será o tema do desfile de 7 de setembro
Grupo de encapuzados invade casa, leva carro e R$ 2.600 em Caraguá
XV de Caraguá vence o Sertãozinho


Caraguá vira capital das motocicletas

Caraguatatuba - O "fã clube" das motocicletas está ganhando cada vez mais adeptos em Caraguatatuba, cidade que sedia um dos maiores encontros de motociclistas do Estado, o Megacycle, de 29 de agosto a 2 de setembro.
A paixão por motos é responsável pela união de um grupo de amigos de Caraguá. Em menos de dois anos, o grupo passou de seis casais para mais de 40.
Atualmente, cada encontro de motociclistas é representado por membros dessa equipe, que não gosta de ser chamada de motoclube. Para esse mês, a agenda está cheia com o encontros em Angra dos Reis (RJ), Caxambu (MG) e o próprio 9º Megacycle, em Caraguá.
"Todos nós curtimos a aventura, a liberdade de poder viajar com motocicleta e não ficar preocupado com regras", explica o comerciante Rogério Gatti Guerra, 42 anos, considerado o relações-públicas do grupo.
É em seu posto de combustível, no Massaguaçu, que os motociclistas se reúnem às quintas-feiras e se preparam para os próximos encontros ou simplesmente jogam conversa fora.
"O gostoso aqui é não ter compromisso com nada. É sentar tomar uma cervejinha, discutir onde vai ser o próximo churrasco e saber que na próxima cidade você vai encontrar um amigo que fez em outros encontros", afirma o administrador de empresas Plínio Piacentini, 46 anos.
Para os integrantes do grupo, os passeios de moto são considerados uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia.
O empresário Eurípedes Martinho Ferreira Filho, 46 anos, é um dos mais ativos. "Não tem coisa melhor do que você estar na estrada e sentir o cheiro do mato, do mar, da natureza".
FAMILIA - Se o marido gosta de colocar o pé na estrada, a mulher não fica atrás. Prova disso é a dona de casa Daisy Piacentini, 43 anos, que sempre que pode sai para viagens.
Se o passeio comportar toda a família, eles levam também o carro para as duas filhas e filhos de amigos.
Uma das mais novas do grupo, a dona de casa Sabrina Pereira Rangel, 22 anos, também está virando motociclista "de carteirinha".
"Só comecei a andar depois que casei, agora não deixo mais de participar dos passeios." Para ela, foi inesquecível conhecer o Pantanal viajando de moto.
MEGACYCLE - A transferência do evento para Caraguá foi um dos fatores que ajudou na união do grupo, segundo Rogério Guerra.
"Embora a maioria já se conhecesse, não sabíamos dessa afinidade. Nesse Megacycle o grupo vai montar uma barraca na avenida da praia onde pretende instalar o "quartel general".
Com a expectativa de reunir 80 mil motociclistas, 800 moto-clubes e 200 mil visitantes, a organização do 9º Megacycle montou um esquema para evitar os problemas do ano passado.
A Polícia Militar intensificou a fiscalização e muitos motociclistas reclamaram das autuações, a maioria por falta do uso de capacete. Os furtos de motos também foram um problema. Esse ano, um reforço de 130 policiais será usado para a segurança do evento. (Fonte: ValeParaibano)

Plano Plurianual foi apresentado em Audência Pública

Ubatuba - O anteprojeto de lei do Plano Plurianual foi apresentado ontem pela Prefeitura de Ubatuba para vários segmentos da sociedade. A audiência pública aconteceu no auditório da escola Tancredo de Almeida Neves. O Plano Plurianual define as metas e programas de projetos para os próximos quatro anos da administração pública, de 2002 a 2005.
A audiência foi realizada pela secretaria de Planejamento. Os presentes puderam acompanhar o anteprojeto através da exibição de slides em datashow. A abertura foi feita pelo prefeito Paulo Ramos (PFL) que enfatizou a importância da prestação de contas e da transparência do governo. “Somos funcionários públicos e temos que prestar contas à população. Neste anteprojeto estamos demonstrando o que pretendemos fazer e também aceitando as sugestões da população. A participação popular fortalece um governo”, disse Ramos.
No datashow foi exibida a realidade local das secretarias da administração, apontando as deficiências de cada uma e as suas metas para torná-las mais eficientes e modernas. Logo após foram apresentados os objetivos previstos no anteprojeto para cada secretaria. A secretária de Planejamento, Marico Utyama Egashira, enfatizou a importância da população no envio de sugestões para o programa. “Todos podem e devem participar. Nossa secretaria já recebeu sugestões de várias comunidade de bairros, que serão analisadas pelo nosso corpo técnico”, explicou Utyama.
O prazo para a população participar com sugestões ou então protocolar suas propostas , na secretaria de Planejamento da Prefeitura foi prorrogado para o dia 22 de agosto. Após esta data, o projeto seguirá à Câmara Municipal para aprovação. O anteprojeto de lei do Plano encontra-se afixado para consultas no átrio do Paço Municipal e publicado na Internet, no site da Prefeitura - http://www.ubatuba.sp.gov.br. (Fonte: ACS-PMU)

IPTU será negociado somente até 30 de setembro em Caraguá

Caraguatatuba - Os moradores e turistas que possuem imóveis em Caraguatatuba e estão inadimplentes com o IPTU terão sua última oportunidade de quitar as dívidas sem a cobrança de multas e juros de mora. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estabeleceu prazo até 30 de setembro para as negociações, e de acordo com o setor de Dívida Ativa, a grande maioria de pessoas que compareceu à Prefeitura esteve em busca de informações sobre o pagamento das dívidas. Até o momento não houve grande número de pagamentos, o que está previsto para acontecer somente na Segunda quinzena de setembro, segundo informou a procuradora jurídica da Prefeitura Municipal, Dra. Eliane Inês Santos Pereira Dias.
A proposta de isenção dos encargos surgiu através da lei complementar sancionada pelo prefeito Antonio Carlos em meados de junho deste ano.
Não haverá acréscimo nos pagamentos à vista e a Procuradoria Jurídica do Município está à disposição da população para tirar dúvidas a respeito do assunto.
Haverá negociação também para imóveis localizados em áreas de preservação ambiental. Os valores desses terrenos e casas poderão ser revistos no caso de restrição de uso com objetivo de proteção do Meio Ambiente. Desta forma, imóveis situados nestas regiões podem ter até mesmo uma redução de valores em futuros lançamentos de IPTU.
De acordo com a procuradora jurídica Eliane Inês “não haverá prorrogação no prazo de pagamento dessa dívida e embora os pagamentos ainda não estejam acontecendo o que percebemos é que a população tem interesse em pagar esta dívida, em razão do grande número de pessoas em busca de informações a respeito, aqui na Prefeitura”, explicou Eliane.
Para saber maiores informações sobre o pagamento de dívidas e benefícios, a Procuradoria Fiscal do Município e a Seção de Dívida Ativa já estão à disposição dos contribuintes. Os interessados devem comparecer ao Paço Municipal, que fica na rua Luiz Passos Jr. , nº 50, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Finalização do CEPROLIM é prioridade para Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Caraguá estará entregando até o fim deste ano importantes obras como a finalização do Museu Municipal Adaly Coelho Passos e do CEPROLIM (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte).
As obras que são consideradas prioridade pela Prefeitura, contam com uma grande infra-estrutura e servirão para suprir as necessidades básicas do município, além de fortalecer o turismo na cidade.
O Museu contará com seis salas de exposição, uma videoteca, uma sala de arquivo, uma biblioteca, duas salas de administração, além de dois banheiros públicos e uma “praça temática” destacando a figura do pescador da região. Já o CEPROLIM, que terá uma área de 3.036 mil metros quadrados, contará com seis salas de aula, quatorze lavatórios didáticos, uma biblioteca com 60 postos, banheiros públicos, além de uma cantina e ambientes administrativos. O local terá capacidade para matricular 600 alunos Em um turno, 1.200 em dois turnos e 1.800 para três turnos.
Centro de Aperfeiçomento do Professor - Está nos planos da administração do prefeito Antonio Carlos a conclusão do Centro da Aperfeiçoamento do professor. Construído em uma área de 3 mil metros quadrados, o local terá um auditório, um palco, seis camarins, quatro banheiros públicos, além de uma sala para atividades e exposições. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá entrega obras à população

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba estará entregando até o final de 2001, várias obras que beneficiarão a população da cidade.
A creche do bairro do Perequê-Mirim é o exemplo de uma delas. A escola infantil contará com dois berçários, um lactário, uma sala de banho para berçários, além de quatro salas mini-grupos que atenderão crianças até três anos e 11 meses. O local também terá uma cozinha, enfermaria, sala de amamentação, um pátio coberto, três salas para atividades, solarium (banho de sol), refeitório, lavanderia e uma quadra poliesportiva.
Está sendo construído também o Complexo Educacional no bairro do Morro do Algodão, que terá no total, uma área de 2.900 m. O Centro contará com uma creche, um centro comunitário, uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e um ginásio poliesportivo.
No bairro da Olaria (região norte da cidade), também estão sendo construídas obras na área de Educação. O local terá um centro comunitário, uma creche e uma quadra para prática de esportes. (Fonte: PMC)

Federação escolhe nova diretoria

São Sebastião - A jornalista Regina Helena de Paiva Ramos foi eleita no sábado, dia 18, presidente da Federação Pró Costa Atlântica, entidade que reúne as 16 sociedades de amigos da Costa Sul do Município de São Sebastiao. Pela primeira vez na história das eleições da Federação compareceram ao ato todas as sociedades constituídas.
Regina é secretária da SAMJU - Sociedade Amigos de Juquehy - tem casa no bairro há 30 anos e foi presidente daquela sociedade por três vezes. Foi, também, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião na gestão Luiz Alberto de Faria.
A diretoria ficou assim constituída: 1o vice-presidente Alcyr Vianna, presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga; 2o. vice Teo Balieiro, presidente da Sociedade Amigos de Paúba; 1o. secretário, Marcelo Miranda, diretor da Sociedade Amigos do Camburi; 2o, secretário Aref Farkouh, presidente da Sociedade Amigos de Camburizinho ; 1o. tesoureiro Sérgio Pereira, presidente da Sociedade Amigos de Barequeçaba; 2o. tesoureiro Fernando Antônio Gonçalves da Silva, presidente da Sociedade Amigos de Barra do Una.
Pelos estatutos da Federação o presidente pode nomear diretores especiais, que serão escolhidos nos próximos dias.
A primeira reunião da nova diretoria já foi marcada para o próximo sábado, em Juquehy.

1º Torneio Ecológico Experimental Johnson Clube de Pesca de Praia

Caraguatatuba - Com o objetivo voltado a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, mantendo-se o prazer e relaxamento existente em uma pescaria de praia, estamos lançando a primeira edição deste Torneio. Trata-se de um evento inédito na região, onde o objetivo é devolver todos os peixes ao seu habitat natural, preservando-os para as futuras gerações.
Pescar é relativamente fácil, mas devolver os peixes à água e em condições de manterem vivos e procriar, é um prazer ainda maior, para dar suporte a este princípio foram adotados os seguintes recursos: aeradores portáteis, recipientes com água fresca e fiscais preparados para anotar os pontos de cada peixe e devolve-lo a água no menor tempo possível.
Desta forma pretendemos premiar as equipes de pescadores que mais se destacarem no manejo e preservação das espécies capturadas, entregando aos mesmos troféus e medalhas. Por outro lado, também estaremos quantificando espécies, tamanhos e outros dados super importantes.
Este evento se dará nos dias: 25 e 26 de Agosto de 2001, na Praia do Massaguaçu. Poderão se inscrever sócios do Johnson Clube e entidades com convites especiais, através dos fones (012) 3953 2703, com Marisa ou Siqueira e (012) 3931 0641, com Cristiane ou Bene.

Campanha Nacional de Multivacinação acontece dia 25 em Caraguá

Caraguatatuba - Será realizada em Caraguatatuba no dia 25 de agosto (próximo Sábado) a 2ª etapa da Campanha Nacional de Multivacinação.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, a vacinação acontecerá em todos os bairros da cidade, para crianças menores cinco anos contra a Paralisia Infantil, e acontecerá ainda a vacinação seletiva contra Tuberculose, Difteria, Coqueluche, Tétano, Hepatite B e Haemophilus B, em todas as unidades de Saúde. Nas escolas e na praça da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento, será fornecida apenas a vacina Sabin ( a da gotinha).
Para as crianças que tem vacinas atrasadas, a atualização da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas acontecerá apenas nas Unidades de Saúde.
Segundo informou a Vigilância, levar a caderneta de vacinação da criança é essencial.
A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação acontecerá durante todo o dia, em 25 de agosto, das 8h às 17h. Não esqueça de levar seu filho. Vacinar é um ato de amor. (Fonte: PMC)

Curso de Vigilantes do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A segunda fase do curso “Vigilantes do Meio Ambiente”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba acontece neste sábado 18, e a última etapa está prevista para o dia 25.
Após o término do “Vigilantes do Meio Ambiente”, acontecerá um mutirão de limpeza com início no dia 1º de setembro e término no dia 15. Haverá também um passeio ciclístico nesta ocasião, em razão do evento. Vale lembrar que o treinamento será dado aos líderes dos bairros e representantes de todas as secretarias municipais, que participarão do mutirão.
Como parte da programação do curso, os vigilantes aprenderão sobre o valor do lixo e da reciclagem, suas formas de utilização e durante o mutirão será dado início a reciclagem de todo o lixo recolhido. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está objetivando com este trabalho a formação de uma cooperativa que para a geração de renda.
O Executivo quer ainda atuar efetivamente quer atuar neste arrastão de forma educativa e o projeto é voltado para a conscientização social e ação comunitária. Com o mutirão, pretende-se que o problema de excesso de lixo urbano seja minimizado. Haverá também uma coleta seletiva de lixo nos bairros, envolvendo toda a comunidade local, evitando com isso transtornos sociais, como doenças, enchentes e poluição do solo e da água. (Fonte: PMC)

“Esplendor de beleza rara” será o tema do desfile de 7 de setembro

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação está preparando o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro, realizado todo ano pela Rede Municipal de Educação, com a participação de todas as escolas da cidade, pertencentes à rede municipal e particular, além de entidades, secretarias municipais e outros órgãos.
Neste ano, a novidade é o tema do desfile “Esplendor de beleza rara”, frase pertencente ao refrão do Hino de Caraguatatuba.
O desfile será realizado dia 7 de setembro, a partir das 9h, na avenida Geraldo Nogueira da Silva, continuação da Avenida da Praia, nas proximidades no bairro Indaiá.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Secretaria Municipal de Educação, convidam toda a comunidade a conferir de perto o desfile cívico. (Fonte: PMC)

Grupo de encapuzados invade casa, leva carro e R$ 2.600 em Caraguá

Litoral Norte - Quatro homens armados e encapuzados invadiram e assaltaram uma casa no bairro Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, no litoral norte, por volta das 20h de anteontem. A quadrilha rendeu o dono da casa, Edson Machado dos Santos, 37, e sua família.
Os assaltantes levaram um veículo Gol branco, um aparelho de telefone celular, um aparelho de TV e vários cheques de clientes da vítima, que somam um total de R$ 2.600.
Homicídios - O adolescente W.C., 16, foi encontrado morto com um tiro na nuca no bairro São Francisco, em São Sebastião, no litoral norte, por volta das 4h20 de ontem. Quando a polícia chegou ao local, ele já estava morto.
Em Jacareí, a Polícia Militar encontrou T.A.R., 16, morta com tiros no peito e na cabeça. A adolescente chegou a ser socorrida com vida, mais morreu ao chegar ao pronto-socorro.
Ela estava no bairro Parque dos Príncipes. Não há suspeitos. (Fonte: Folha Vale)

XV de Caraguá vence o Sertãozinho

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba venceu ontem, em casa, o Sertãozinho por 1 a 0, adiando a tentativa do adversário de chegar à primeira posição na tabela da B-1.
"Eles vão ter que fazer a festa lá em Sertãozinho, no domingo. Aqui não teve jeito", ironizou o presidente do XV de Caraguá, Francisco Mastromonico.
Segundo o presidente, a partida foi difícil para as duas equipes, mas principalmente para o time do litoral norte, que teve de segurar o forte ataque do Sertãozinho. O time da casa ainda teve dois jogadores expulsos -o volante Neno e o zagueiro Fred.
O placar da partida foi aberto pelo atacante Bozó, do XV de Caraguá, aos 10min do primeiro tempo. Depois, a equipe do litoral só teve o trabalho de segurar o resultado até o fim do jogo. (Fonte: Folha Vale)



CaraSol Solda Prainha Alphamarine


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor