Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 20 de setembro de 2001 - Nº 380 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Prefeitura de Ilhabela é multada por degradação
Orçamento Cidadão teve 5.115 votantes no litoral
São Sebastião coleta lixo reciclável
Esponja marinha pode ter usos medicinais
Casas para deficientes em Ubatuba
Médicos para o Programa Saúde da Família
Atletas dos Regionais serão homenageados na Câmara
Regime de Urgência sobre o Comus é aprovado na Câmara
“Dia Mundial da Caminhada” acontecerá em Caraguá
Últimas vagas para o curso de Reciclagem em futebol
Campeonato de Futebol de Campo terá jogos neste final de semana
Campeonatos de Surf em Ubatuba
Circuito Ubatuba de Águas Abertas


Prefeitura de Ilhabela é multada por degradação

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela recebeu uma nova multa da Polícia Florestal por degradação ambiental. O crime ocorreu há três meses e um morador havia assumido a culpa. O erro foi corrigido ontem com a transferência do auto de infração.
Segundo o comandante da Florestal no município, Jamir David Júnior, no final de junho foi desmatada uma área de 2.400 m2 no bairro da Cocaia.
A prefeitura tinha autorização para manter limpo o entorno da Capela de Santa Cruz. O diretor do Meio Ambiente, Edward Boehringer disse que houve excesso e que os funcionários cortaram a mata em toda a encosta.
O morador Benedito do Amaral, 70 anos, assumiu a culpa junto e foi autuado em R$ 360,72. Ele foi orientado a recorrer e pedir a transferência da multa para a prefeitura.
Essa foi a terceira autuação do município nos últimos dois meses. (Fonte: ValeParaibano)

Orçamento Cidadão teve 5.115 votantes no litoral

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB) apresenta amanhã à população o resultado da votação no programa Orçamento Cidadão. Ele não quis adiantar quais as prioridades apontadas pela população. "Vamos apresentar em reuniões nos bairros." A primeira acontece na Enseada, na costa norte. Ele deve ir até Barequeçaba. Na segunda-feira, a votação será apresentada para moradores da costa sul. De acordo com a prefeitura, 5.115 pessoas votaram nos 12 postos colocados na cidade e outras 660 escolheram sua prioridade pela Internet. O número representa cerca de 15% dos eleitores do município. As prioridades mais votadas devem ser incluídas no orçamento do próximo ano. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião coleta lixo reciclável

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai relançar hoje o programa de coleta seletiva na cidade. A partir de agora, será dada uma ênfase maior para o recolhimento de material perigoso, como como pilhas e lâmpadas fluorescentes.
Serão colocados recipientes em escolas e creches para que a população faça o descarte adequado deste material.
A assessora de Educação Ambiental, Patrícia Blauth, disse que as pilhas usadas serão colocadas em containeres nas sedes da Cooperativa de Sucatas no centro e na costa sul e posteriormente transferidas para uma fábrica em Suzano (SP), onde receberão tratamento adequado.
No caso das lâmpadas fluorescentes elas serão recolhidas e enviadas para Paulínia (SP), onde devem ser reprocessadas.
Patrícia disse que o programa foi todo reestruturado e a idéia é que a população inicie a separação da sucata --papel, plástico, metal e vidro -- dentro de casa antes de colocar na rua.
O município produz uma média de 100 toneladas de lixo por dia. (Fonte: ValeParaibano)

Esponja marinha pode ter usos medicinais

São Sebastião - Pesquisadores do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP encontraram dez esponjas até então desconhecidas. Entre elas, uma chamada Aplysina caissara, que aparenta ter algum potencial contra células cancerosas.
As coletas foram feitas no canal de São Sebastião e na costa de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Foram encontradas 140 espécies de esponja _o equivalente a quase metade das cerca de 300 já registradas na costa brasileira.
O teste com as substâncias da esponja foi feito em células de câncer de mama, impedindo sua reprodução. Outros quatro compostos mostraram atividade antibiótica contra bactérias. (Fonte: Folha Vale)

Casas para deficientes em Ubatuba

Ubatuba - Ontem foram sorteadas mais cinco unidades das casas do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), no bairro do Taquaral, que serão destinadas para deficientes físicos. 72 famílias estavam inscritas no programa.
O programa prevê que 7% das unidades de cada conjunto habitacional seja destinada para deficientes. Na próxima semana, os sorteados passarão por uma avaliação médica para verificar a deficiência física de algum integrante da família.
Em agosto, a Prefeitura de Ubatuba e o Governo do Estado sortearam 64 unidades para o Taquaral. O sorteio contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Esta é a segunda fase da entrega das casas. Em 1995 foram sorteadas 96 unidades. Cada casa tem 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, correspondendo a aproximadamente 50 m2. (Fonte: ACS-PMU)

Médicos para o Programa Saúde da Família

Ubatuba - A secretaria de Saúde da Prefeitura informa que há vagas disponíveis para médicos interessados em trabalhar no PSF (Programa Saúde da Família). São duas vagas para clínico geral e uma vaga para médico cirurgião. A carga horária é de 40 horas semanais. Os interessados devem entrar em contato com o Serviço de Medicina da secretaria de Saúde, localizado na avenida Rio Grande do Sul, 710, centro ou através do telefone (12) 3833-8580. (Fonte: ACS-PMU)

Atletas dos Regionais serão homenageados na Câmara

Caraguatatuba - A delegação de Caraguatatuba que participou dos Jogos Regionais deste ano, na cidade de Suzano, serão homenageados às 19 horas desta quinta-feira, dia 20 de setembro, no plenário da Câmara Municipal. É a primeira vez que o Legislativo presta uma homenagem deste tipo à classe esportiva do município.
A delegação de Caraguatatuba ficou em 8º lugar nos Jogos Regionais deste ano, realizados na cidade de Suzano, uma das melhores colocações dos últimos anos.
Caraguatatuba levou 375 pessoas à Suzano, sendo 350 atletas e 25 professores e treinadores. As melhores colocações foram nas competições de Damas, Biribol, Basquete Masculino e Handebol masculino.
A homenagem acontece hoje às 19 horas, no plenário da Câmara, quando será lida a Moção de Congratulações, aprovada em plenário e a entrega de 4 Diplomas pelos serviços prestados em pró do esporte local.
Serão agraciados com os diplomas o prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva e o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Francisco Carlos Marcelino. Pelos professores e treinadores quem receberá será o professor Mário Luiz da Silva e pelos atletas, Olavo de Oliveira Paiva Branco.
Esta é a 7ª Sessão Solene realizada por esta gestão, apenas neste ano. Já foram homenageadas a Mulher, Segurança Pública, Advogados, Trabalhadores, Imprensa, entre outros. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Regime de Urgência sobre o Comus é aprovado na Câmara

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em regime de urgência, projeto do Executivo que completa a reestruturação do Comus (Conselho Municipal de Saúde). A sessão foi movimentada e o projeto foi complementado pelas 2 emendas propostas pela Vereadora Madalena Fachini (PSDB). Integrantes do Comus estiveram novamente presentes a sessão.
Duas semanas depois da Câmara ter aprovado em regime de urgência, projeto de autoria do Executivo que reestruturava o Comus, uma nova propositura foi enviada, com pedido também de discussão e votação em regime de urgência, de alterações no conselho. De acordo com os Vereadores presentes a sessão, alguns itens aprovados são considerados inconstitucionais.
As emendas apresentadas pela Vereadora Madalena versaram sobre a inclusão de 1 representante das entidades de portadores de deficiência física e/ou mental e sobre a inclusão de 1 representante dos sindicatos ou associações de empregados do município. No novo projeto apresentado pelo Executivo as alterações falam na composição paritária, dos representantes dos usuários e sobre os conselhos gestores.
Tanto o projeto como as emendas foram aprovadas pela maioria esmagadora de Vereadores. Houve manifestação nas galerias de alguns integrantes do Comus, presentes a sessão, bem como críticas de Vereadores da bancada situacionista sobre a rapidez em votar um projeto que necessitou de alterações 2 semanas depois. "A Prefeitura levou 5 meses para elaborar um projeto que estava inconstitucional, nos obrigando a votá-lo com rapidez. Fatos como esse expõem em muito a figura do Parlamentar", disse Juarez Pardim, líder do PSDB no Parlamento de Caraguatatuba.
Os projetos que constavam na pauta, denominação de vias públicas do Balneário Recanto do Sol, pelo Executivo; de Declaração de Utilidade Pública do Lions Club de Caraguatatuba e o 2º turno do projeto que proíbe a instalação de Lixões e Aterros Sanitários na cidade, foram transferidos para a próxima sessão ordinária. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

“Dia Mundial da Caminhada” acontecerá em Caraguá

Caraguatatuba - No próximo dia 7 de outubro, acontecerá em Caraguá o “Dia Mundial da Caminhada”. O evento de caráter nacional, visa a integração dos cidadãos pessoas de todas as idades e em todas as cidades do Brasil. A saída acontecerá às 9h em frente da Praça de Eventos de Caraguá, no centro da cidade, com retorno previsto para acontecer na Praia do Camaroeiro.
O evento foi organizado pela Secretaria de Esportes e Turismo e do Governo do Estado, Ministério da Cultura, Organização Mundial da Saúde, com o apoio da DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), Universidade da Água, Embratur, além da Sport For All Trim e Fitness Internacional e Rede Terra. (Fonte: PMC)

Últimas vagas para o curso de Reciclagem em futebol

Caraguatatuba - A S.E.R, Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, está com inscrições abertas para o curso de Reciclagem de Futebol de Futebol de Campo acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, nesse fim-de-semana, no Centro Esportivo Poiares.
O curso tem cerca de 60 vagas e será ministrado pelo professor Mário Franciscon, ex- delegado da F.P.F - Federação Paulista de Futebol e atual Supervisor das Escolas de Esportes da Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo . Estará ministrando também o curso a professora de Educação Física, Leila Bianculli de Oliveira.
A carga horária do curso será de 15h e acontecerá nos seguintes horários:
Nesta Sexta-feira 21, das 19h às 23h, no Sábado 22, das 8h às 18h, e no Domingo 23, das 8h às 12h.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação e é gratuito. Mais informações pelos telefones 427-1165 e 427-5922. (Fonte: PMC)

Campeonato de Futebol de Campo terá jogos neste final de semana
Liga Caraguatatubense da Segunda Divisão disputará partidas no CEMUG

Caraguatatuba - Será realizado final de semana em Caraguá, várias partidas válidas pelo Campeonato de Futebol Amador de Futebol de Campo. Os jogos serão disputados no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e no campo do E.C Indaiá durante o período da tarde.
Neste Domingo 23, o A.A Corinthians e o E.C Santa Cruz jogam às 13h30 no campo do Indaiá. Já o União do Litoral E.C enfrenta o E.C Águia Dourada, no mesmo local, às 15h.
As próximas rodadas acontecerão sempre aos domingos e já tem partidas marcadas dando continuidade à competição. No dia 30 o E.C Barcelona disputa partida com o E.C Estrela do Morro enquanto o E.C AF Cruz joga com o União do Litoral F.C, todos às 13 e 15h no campo do Indaiá E.C. (Fonte: PMC)

Campeonatos de Surf em Ubatuba

Ubatuba - Nos dias 29 e 30 de setembro será disputado na praia Vermelha do Norte a 3ª etapa da Tríplice Coroa Anhembi/Morumbi de Surf Universitário e Escolas de Surf, a partir das 8 horas. Já em outubro, nos dias 6 e 7, acontecerá na praia do Itamambuca o Billabong Pró Junior, seletiva para o Mundial. As disputas acontecem a partir das 8 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Ubatuba - A 4ª etapa do V Circuito Ubatuba de Águas Abertas que seria disputada no último domingo, dia 16, foi adiada para o dia 21 de outubro, devido as más condições do tempo. A competição acontecerá a partir das 10 horas, na praia da Almada. A equipe da Prefeitura de Ubatuba lidera o Circuito com 308 pontos. Em segundo lugar está o Esporte Clube Elvira (Jacareí), totalizando 87 pontos seguido do Clube Literário de Guaratinguetá, com 73 pontos. A prova faz parte do calendário de eventos da secretaria municipal de esportes. (Fonte: ACS-PMU)



Gianni Parziale Hansamarc


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor