Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 21 de junho de 2001 - Nº 317 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Festa de São Pedro Pescador
Administração Municipal e Associação de Hotéis celebram parceria
Escoteiros de Ubatuba participam de acampamento nacional
Inverno começa com o dia mais frio do ano
Câmara aprova por unanimidade projetos da Prefeitura
Vereadores se encontram com Ministério Público
Capitão Romano toma posse na Câmara de Caraguá
Contribuintes aceitam convite e visitam Câmara de Caraguá
Vereadores aprovam mudanças na concessão de bolsas em Caraguá
Caraguá tem Telecurso do Ensino Fundamental em mais escolas
Favoritos vão à repescagem na 3ª etapa do Brasileiro de surfe
Diretor continua como técnico do XV
Caraguá vai sediar Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento


Festa de São Pedro Pescador
Pescadores de Ubatuba prestam homenagem a santo há 78 anos

Ubatuba - Uma exposição com o artesanato caiçara abre a tradicional Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba. A comemoração acontece há 78 anos durante os meses de junho e julho com a eleição da rainha dos pescadores, corrida de canoas, tríduo da Igreja Católica e o ponto alto, a procissão marítima e terrestre.
O tríduo é a preparação feita para o dia 29, quando acontece a grande homenagem a São Pedro. Nos três dias que antecedem o dia do santo é realizada, na Igreja Matriz, uma missa por dia. Em cada uma delas é destacada uma das faces de São Pedro: o pescador, o apóstolo e o Papa.
Nesse dia, uma procissão sai da igreja em direção à Barra dos Pescadores, onde uma grande quantidade de barcos, todos enfeitados, esperam a imagem do santo e os devotos para saírem em procissão marítima em torno da Baia do Itaguá. Ao final, a população já aguarda em frente ao altar montado na avenida Iperoig para assistirem à missa campal, que termina com a queima de fogos.
Nas noites da festa acontecem apresentações das mais variadas manifestações folclóricas, não apenas de grupos de Ubatuba, mas de toda a região do Vale do Paraíba e sul-fluminense.
No último dia, 7 de julho, acontece, na Praia do Cruzeiro, a tradicional corrida de canoas. Esse esporte é uma das poucas manifestações tradicionalmente caiçaras que acontece hoje em dia. (Fonte: Folha Vale)

Administração Municipal e Associação de Hotéis celebram parceria

Caraguatatuba - Um coquetel realizado na Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba selou a feliz parceria entre a Associação de Hotéis, Pousadas e Similares e a Administração Municipal. O objetivo é trabalhar em conjunto alguns segmentos que podem ser ampliados e incentivar ações que privilegiem o desenvolvimento do setor.
A AHPS ocupará um pequeno espaço dentro da Secretaria onde colocará á disposição dos turistas, um funcionário que está sendo treinado e qualificado para fornecer informações sobre as melhores opções de hospedagem de acordo com as necessidades da pessoa.
Estiveram presentes na ocasião, empresários ligados ao setor de hotelaria , associados e seus convidados, além da imprensa regional e autoridades locais.
Ao pronunciar-se, o prefeito Antonio Carlos falou da importância do envolvimento dos setores na promoção e desenvolvimento do Turismo. Enfatizou a necessidade de buscar novos caminhos, de desenvolver segmentos como o turismo náutico entre outros, e da qualificação de serviços e mão de obra. Reiterou a necessidade de saber receber bem o turista e da responsabilidade que cada um tem nesse processo. Para Salim Burihan, Secretário Municipal do Turismo, a iniciativa da AHPS é louvável e serve de exemplo para que outros segmentos também busquem alternativas para desenvolver o turismo na Cidade. Citou a radical transformação que Caraguá obteve com a administração do Prefeito Antonio Carlos e que a colocou como um dos principais pólos turísticos no “trade” nacional. Falou das estruturas colocadas ao alcance da comunidade e pronunciou-se como um soldado desta administração. Helio Barros Leite, presidente da AHPS, agradeceu o apoio que recebeu do prefeito e em nome dos demais associados ressaltou a importância da união de todos para concretizar um objetivo comum, que é o progresso da Nossa Caraguá. (Fonte: PMC)

Escoteiros de Ubatuba participam de acampamento nacional

Ubatuba - Foi realizado nos dias 14,15,16e17 de junho,na cidade do Rio de Janeiro,o AEROCAMPO 2001,acampamento nacional de escoteiros.
Acampados no tradicional campo dos Afonsos, (berço da aviação brasileira), o litoral norte de São Paulo foi representado pelo Grupo Escoteiro Iperoig de Ubatuba, que junto de mais de 500 jovens de toda parti do país puderam desfrutar de uma programação variada que teve como principais atrações a base aérea de Santa Cruz (a maior do Brasil), onde puderam conhecer e até entrar nais mais novas e modernas aeronaves da força aérea brasileira. Os ecoteiros puderam ouvir uma palestra com ex-combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que contaram em detalhes algumas histórias de combates e coragem dos nossos soldados na segunda guerra mundial.
Os escoteiros também conheceram o arsenal de marinha,e entraram no submarino Riachuelo,no contra-torpedeiro Bauru e na fragata Guará; conhecendo assim um pouco da marinha brasileira; foram ao centro de formação de pára-quedistas do exercito onde fizeram treinamentos reais de salto e pouso de paraquedas e voaram em aviões búfalos e hércules,sobre a cidade maravilhosa.
Este acampamento também contou com um torneio de aeromodelismo de várias modalidades com participação de todos os acampantes. Assim o movimentos escoteiro esta ajudando a formar melhores cidadões em nossa região.

Inverno começa com o dia mais frio do ano
De acordo com previsão feita pelo Cptec, mínima hoje deve ser de 9C no Vale do Paraíba

Litoral Norte - O inverno começou oficialmente às 4h34 de hoje, com as temperaturas mais baixas do ano no Vale do Paraíba.
Pode haver geada na serra da Mantiqueira. Além do frio, o inverno deve trazer chuvas de pequena intensidade. O dia deve ser de céu nublado e há previsão de chuvas em áreas isoladas do Vale e do litoral norte.
A temperatura já havia começado a cair no final da tarde de ontem em São José dos Campos, mas a previsão é que o frio aumente a partir da madrugada de hoje na região.
Os termômetros devem marcar mínimas de 9ºC no Vale, mas o frio deve ser ainda maior em Campos do Jordão.
Em Campos, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o frio deve chegar a 3ºC, com máximas de 14ºC.
Segundo o Cptec, órgão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o dia mais frio do ano no Vale foi 6 de maio, quando a temperatura mínima baixou a 9,6ºC.
Já no início de maio, foram registradas geadas em pontos isolados da serra da Mantiqueira.
No ano passado, o frio chegou mais tarde no Vale, cerca de três meses depois.
O motivo do frio é a passagem de uma massa de ar polar pela região Sudeste do país.
A massa, de ar frio e úmido, continuará agindo até o final de semana na região, segundo a previsão do Cptec.
Durante o fim de semana, é provável que o frio seja ainda mais intenso em São José dos Campos, chegando a 5ºC.
Caso não haja novas massas polares, a temperatura pode começar a subir a partir de segunda-feira.
MÁXIMAS - No primeiro dia de inverno em São José dos Campos, a temperatura máxima deverá ser de 17ºC.
Já em Campos do Jordão, o dia será de sol e poucas nuvens. O litoral norte terá mais nebulosidade hoje, devido à circulação marítima.
O Cptec prevê temperaturas variando entre 10ºC e 18ºC em Taubaté.
Em Ubatuba, a temperatura máxima deve chegar a 16ºC, com mínima de 11ºC. (Fonte: Folha Vale)

Câmara aprova por unanimidade projetos da Prefeitura

Ubatuba - Na sessão de Câmara da última terça-feira, 19, os vereadores de Ubatuba aprovaram por unanimidade os dois Projetos de Lei apresentados pela Prefeitura. O Executivo levou à votação as matérias que dispõe sobre o afastamento de servidores para o exercício das atividades sindicais e também a alteração na redação da Lei que regulamenta a exploração de esportes náuticos no município. A sessão contou com grande participação popular.
O Projeto de Lei nº63/01, que trata da liberação de servidores municipais para o desempenho das funções sindicais, foi alvo de elogios dos vereadores. Esta matéria regulamenta a liberação de 2 servidores para a função de Diretor do Sindicato dos Funcionários Públicos, com período integral sem prejuízos dos vencimentos do cargo em exercício. Segundo o secretário de Administração, Luiz Marino Jacob, o critério adotado foi de 1 representante para cada grupo de 700 funcionários, chegando ao número de 2 representantes da categoria no Sindicato. Para o Prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), esta iniciativa da Administração faz parte do programa de valorização do servidor e do seu Sindicato. “Esta era uma antiga reivindicação do Sindicato e atendemos por considerarmos justa e necessária para o fortalecimento da categoria”, afirmou Ramos.
A outra matéria votada e também aprovada por unanimidade foi o Projeto de Lei nº37/01 que altera a redação da alínea “a”, do parágrafo único, artigo 1º da Lei 1680/97, que dispõe sobre a exploração de esportes náuticos em Ubatuba. O executivo propôs a alteração da expressão “banana boat” para “inflável rebocado por embarcação motorizada”. A alteração foi aprovada com Emenda da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, proposta pelo vereador Samuel dos Santos (PTB), definindo a expressão para “banana boat rebocado por embarcação motorizada”. (Fonte: ACS-PMU)

Vereadores se encontram com Ministério Público

Caraguatatuba - O grupo de Vereadores que denunciou o desmatamento de 12 mil metros² no Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, esteve na tarde de hoje, 20 de junho com a Promotora de Justiça responsável pelo Meio Ambiente. No encontro foi formalizado como será dada entrada numa queixa pelo desmatamento irregular, ocorrido há cerca de duas semanas no local.
Um grupo de 5 Vereadores da Câmara de Caraguatatuba, Nílson Lopes da Silva, Wilson Gobetti, Dalva Santana e Laércio Aparecido de Andrade, ambos do PPS, além de Madalena Fachini, do PSB, denunciaram há cerca de duas semanas um desmatamento irregular no quilometro 66 da SP-99 a Rodovia dos Tamoios.
O desmatamento tem uma área estimada em 12 mil metros², com medidas aproximadas de 800 metros de comprimento por 15 de largura e foi realizado a mando do diretor do Parque Estadual, Ivan Suarez da Mota, que desejava alimentar com uma rede de energia elétrica uma base operacional localizada no local. O diretor apresentou uma autorização do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais) e só mandou parar os trabalhos no terceiro dia, pois não havia calculado que a devastação seria tão grande.
Os Vereadores estiveram na tarde de hoje com a Promotora de Justiça, responsável pela Curadoria do Meio Ambiente no Litoral Norte, Elaine Taborda De Ávila, no Fórum de Caraguatatuba para formular a denúncia, levando o vídeo gravado pela Câmara, bem como fotos tiradas no local.
A Promotora pediu que toda a documentação, bem como as fotos e a autorização, sejam feitos por escrito e anexados. A documentação será elaborada pelo Departamento Jurídico da Câmara e entregue o quanto antes a Promotora, que prometeu tomar as devidas providências quanto ao assunto. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Capitão Romano toma posse na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - O suplente de Vereador pelo PPS (Partido Progressista Social), Oduvaldo Romano - o Capitão Romano, tomou posse na noite de terça-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Romano assume no lugar de Dalva Santana, que está afastada por ordem médica.
A posse de Romano foi precedida da leitura do Termo de Posse e da constatação da entrega de todos os documentos requisitados pela direção da Câmara para isso. O Vereador prestou juramento que lhe foi dado pelo presidente da casa, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB).
Em seguida a presidência abriu um precedente e permitiu uma declaração de 5 minutos ao novo Legislador. Romano fez uso da palavra agradecendo os eleitores que acreditaram nele, prometendo cumprir tudo aquilo que prometeu durante a campanha eleitoral. Ao mesmo tempo, pediu que a luz divina o iluminasse para decidir com justiça e sabedoria os melhores caminhos do seu cargo e da cidade. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Contribuintes aceitam convite e visitam Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A presidência da Câmara de Caraguatatuba quer incentivar o aumento de público nas Sessões Ordinárias e Solenes e para isso, está emitindo semanalmente 10 convites para pessoas comuns do povo, empresários e personalidades do município a visitarem as dependências do Legislativo e assistirem as sessões. Os primeiros convidados estiveram na terça-feira, dia 19 de junho nas galerias.
Os empresários Jorge Washington de Camargo, proprietário da Hellas Calçados e Francisco Monter Júnior, além do funcionário da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Obedias José de Oliveira foram os primeiros a aceitarem o convite e apreciar uma Sessão Ordinária da Câmara.
Obedias e Francisco sempre acompanharam as sessões pelo rádio e Obedias ficou muito surpreso. "Pensei que havia uma montagem do que eu ouvia, mas percebi que tudo é ao vivo mesmo, com muita transparência", disse. Obedias aproveitou o convite e veio prestigiar a posse do amigo Capitão Romano.
Jorge de Camargo achou bom ter vindo e conhecer. "Essa visita foi válida. Todas as pessoas, independente de convite ou não, deveriam comparecer a apreciar os trabalhos do Legislativo", disse.
Os convites estão sendo formulados pelo presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, com o objetivo de aumentar o número de frequentadores e estimular a população a assistir, cobrar, prestigiar e conferir os trabalhos dos Vereadores. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadores aprovam mudanças na concessão de bolsas em Caraguá

Caraguatatuba - O Parlamento Municipal em Caraguatatuba aprovou por maioria dos votos, na Sessão Ordinária semanal, projeto de lei do Executivo que altera a forma de concessão de bolsas de estudos aos servidores municipais.
As alterações foram pequenas e não resultaram em discussão por parte dos Vereadores. Segundo o projeto, as bolsas de estudo só serão concedidas agora aos Servidores Públicos Municipais, não havendo o direito de escolha por parte dos funcionários, como era feito anteriormente.
Outra alteração diz respeito a matrícula do Servidor. Só terão direito a concessão de bolsa, que pode chegar a 50% do valor da mensalidade, os funcionários que estiverem matriculados em entidades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Todo Servidor que desejar ter uma bolsa de estudo deverá encaminhar pedido a uma comissão destacada para tal, que analisará o fato, podendo conceder ou não o benefício, que pode chegar a 50% do valor da mensalidade. Após o curso o funcionário pagará esse benefício na forma de uma hora a mais do seu expediente pelo período de 12 meses. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Caraguá tem Telecurso do Ensino Fundamental em mais escolas

Caraguatatuba - Mais duas escolas municipais de Caraguatatuba oferecem o Telecurso do Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª séries). A secretaria de Educação inaugurou no início de junho as aulas do Telecurso na EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca e em maio, na Pedreira Massaguaçu. O último realizado em parceria entre a Prefeitura e a Pedreira e oferecido para os funcionários.
O curso da pedreira está vinculado à EMEFG Oswaldo Ferreira. O município oferece o Telecurso em outras sete escolas: EMEF Pedro João de Oliveira, Tabatinga; EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu; EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no Casa Branca; EMEF Professor Luis Ribeiro Muniz, na Martim de Sá; EMEF Prof. Jorge Passo, no Jaraguazinho, EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão; EMEF Prof. Geraldo de Lima, no Perequê Mirim.
O Telecurso vem sendo oferecido pela prefeitura desde 1999 no município, em parceira com o FIESP e Fundação Roberto Marinho. Hoje há cerca de trezentos alunos participando em todas as escolas. Para inscrever-se basta possuir idade mínima de 15 anos. Os interessados devem procurar a escola mais próxima de sua casa e fazer a prova de escolaridade.
No dia 23 de junho, um monitor do SENAE virá pela primeira vez à Caraguá para aplicar as últimas provas de eliminação de disciplinas. No final do ano será aplicado pela Secretaria de estado da Educação as provas de eliminação de disciplinas. (Fonte: PMC)

Favoritos vão à repescagem na 3ª etapa do Brasileiro de surfe

Ubatuba - A abertura da terceira etapa do Brasileiro de surfe, disputada hoje, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (no litoral norte de SP), mandou a maior parte de seus favoritos para a repescagem.
Dos principais surfistas que disputam a competição, apenas o tricampeão nacional, Peterson Rosa, Renan Rocha e Joca Júnior, todos do WCT (World Championship Tour), a primeira divisão mundial, já estão garantidos na segunda fase do torneio.
Os outros favoritos, como Armando Daltro, Fábio Gouveia e Marcelo Nunes, também da elite mundial, Léo Neves, Fábio Silva, Edgard Bischoff e o atual número um da primeira divisão nacional, o alagoano Tânio Barreto, foram eliminados e terão de disputar mais uma rodada para sobreviver no torneio.
O potiguar Joca obteve a melhor média do dia, marcando 20,5 em suas cinco ondas, com a melhor nota do dia, 8,2, nas boas ondas de 1,5 a 2 m de Itamambuca.
A rodada da repescagem será disputada amanhã e define os adversários dos vencedores de hoje nas baterias de sexta-feira.
A etapa de Ubatuba do Super Surf, a primeira divisão do surfe nacional, tem prazo para ser encerrada neste domingo. (Fonte: UOL Esportes)

Diretor continua como técnico do XV

Caraguatatuba - Pela segunda vez no campeonato da Série B-1 o XV de Caraguatatuba será dirigido interinamente pelo diretor de futebol Aílton Barreto, domingo, fora de casa, contra o Fernandópolis. Ele comandou a equipe há seis rodadas, com uma vitória no Litoral por 3 a 0 sobre o Guapira de São Paulo.
Depois de dispensar o quarto técnico da temporada no início da semana, a diretoria quinzista não quer apressar a contratação de um outro para o lugar de Nei Amaral.
"Seria melhor se já tivéssemos alguém preparando o time para domingo, mas precisamos ser cuidadosos, pois estamos partindo para as últimas 11 rodadas do campeonato e, no mínimo, queremos continuar distantes da zona de rebaixamento", disse Aílton Barreto. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai sediar Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento
Caraguatatuba é uma das cidades que colocam o Estado de São Paulo entre os melhores do Brasil nesta modalidade esportiva

Caraguatatuba - Acontece neste fim de semana, dia 24 de junho, em Caraguá a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento. A prova será realizada na praia do Indaiá e contará com a participação de 160 atletas e sete clubes de pesca. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba apoia o evento com a participação da SETUR-Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba.
Entre os participantes desta etapa estão atletas campeões brasileiros, sul americanos e mundiais. Segundo o presidente da Federação Paulista de Pesca e Lançamento, Nelson de Melo, a pesca do Estado de São Paulo é uma das melhores do Brasil. São Paulo tem se destacado graças ao grande número de campeões mundiais que possui, e é hoje o campeão brasileiro em três categorias e vice-campeão em duas categorias. “Caraguá tem o privilégio de ter a atletas de renome internacional como a Wilma Domiciano que é tri-campeã mundial, a Eliana Augusto, que é bi-campeã mundial, Edmur Domiciano, campeão sul-americano e Newton Domiciano que é campeão sul-americano e vice campeão mundial” , comentou o presidente Nelson de Melo.
As disputas do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento têm sido realizadas todos os anos nas praias de Caraguá. A 6ª etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento, gabarito de 15cm, também já está confirmada para acontecer em Caraguá, dia 21 de outubro, na Praia Massaguaçú. Nos dias 10 e 11 de novembro, Caraguá irá sediar o III Torneio Aberto Interestadual de Pesca - CPEVAP 2001, trios, gabarito de 15cm, na praia Massaguaçu. (Fonte: PMC)



Maré Hotel de Ubatuba
 Publicidade


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor