Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 21 de novembro de 2001 - Nº 420 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Borrachudo foge do controle no litoral
Ilhabela planta mudas na estrada de Castelhanos
Ilhabela faz parceria para ter plano diretor
Palestra sobre Turismo acontece em Caraguá
Exportação e turismo são temas de Feira e Conferência Internacional
Limpeza de praias é prioridade da SSM para o Verão 2002
Acontece domingo o concurso da PMC para professor adjunto
5.904 mulheres foram vacinadas contra Rubéola em Caraguatatuba
Fundacc comemora Dia do Músico
Certificados dos cursos de hotelaria e comércio serão entregues amanhã
Caraguatatuba tem obra literária premiada
Artesão ganha carteira
Festival MPB será em dezembro
IV Encontro da Folia de Reis
Manhã Caiçara acontece dia 25
Caraguá vence Campeonato Brasileiro de Bicicross


Borrachudo foge do controle no litoral


Ilhabela/Ubatuba - A falta de funcionários para aplicar o inseticida contra os borrachudos e as alterações climáticas provocaram um aumento no número do inseto nas cidades de Ubatuba e Ilhabela.
O diretor da Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela, Edward Boehringer, disse que a longa estiagem registrada durante o ano reduziu o volume de água nos rios e cachoeiras e prejudicou o trabalho de controle do borrachudo.
Há mais de mil pontos cadastrados no município. Com as chuvas registradas nos últimos dois meses houve um crescimento na quantidade de poças e focos prováveis para a fêmea colocar o ovos.
Segundo Boehringer, os funcionários não estão dando conta de chegar em todos os pontos dentro do tempo previsto, de 15 em 15 dias, para evitar o desenvolvimento da larva.
Em Ubatuba, a situação é mais crítica na região norte por falta de funcionários. O ideal seria sete homens e a prefeitura está trabalhando com quatro.
O coordenador do programa de controle de borrachudos, Benedito Carlos Corrêa, disse que a aplicação nos mais de 800 pontos cadastrados está ocorrendo, em média, a cada 23 dias.
O secretário da Saúde de Ubatuba, Jurandiau Lovizaro, disse que o município está viabilizando uma parceira com a iniciativa privada para conseguir mais mão-de-obra para esse serviço. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela planta mudas na estrada de Castelhanos

Ilhabela - A Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela começou esta semana o reflorestamento de parte da encosta da estrada de Castelhanos. No verão de 2000, as chuvas provocaram a queda de várias barreiras ao longo do trecho. A secretária da pasta, Cássia Duarte Redobrados, disse que, nessa primeira fase, serão usadas plantas nativas como guapuruvu, inguá-cipó, pata-de-vaca, que foram produzidas no horto municipal. "Essas plantas vão ajudar na contenção das erosões e evitar novos escorregamentos de terra." Cássia adiantou que até o final do ano deverá começar o reflorestamento ao longo da orla marítima. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela faz parceria para ter plano diretor

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela fechou parceria com a USP (Universidade de São Paulo) para a elaboração do seu plano diretor. A coordenadora do plano em Ilhabela, Maria Inez Biondi, disse que a universidade deverá apresentar um levantamento do que atualmente é aplicado no município e avaliar, junto com representantes da comunidade, o que poderá ser feito. Sueli Ângelo Furlan, do departamento de geografia da USP, disse que as reuniões para esta finalidade deverão acontecer em alguns meses. "É importante que os moradores participem e dêem sugestões para que o plano saia do agrado de todos", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra sobre Turismo acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá sediará nesta quinta-feira 22, uma palestra sobre “O Que é o Turismo”. O evento acontecerá no Auditório das Faculdades Módulo às 20h, com o professor Sílvio de Araújo Le Seur.
Promovida pela Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguá (AHSPC), Setur (Secretaria de Turismo de Caraguatatuba) e ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá), a palestra tem como objetivo promover a integração entre funcionários, estagiários, hoteleiros e associados, além das Secretarias de Turismo da região e Associações Comerciais.
O encontro é considerado de grande importância para todos os municípios do Litoral Norte, porque discutirá tópicos importantes, propondo melhorias para o turismo na região - uma das principais fontes de renda para os municípios - além de promover outros itens que venham ajudar no engrandecimento turístico de cidades da região. Para obter mais informações o telefone para contato é o (0**12) 420-2000. (Fonte: PMC)

Exportação e turismo são temas de Feira e Conferência Internacional
A Prefeitura está montando estandes especiais para o evento

São Sebastião - O 3º Ciclo de Comércio Exterior abordará o turismo e a logística de importação e exportação a partir de quarta-feira, 21, com a participação de ministros, políticos e empresários. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Câmara de Comércio do Vale do Paraíba e prefeitura de São Sebastião.
O Ciclo foi criado para dar oportunidades ao micro, pequeno e médio empresário de ingressar no mundo globalizado, por meio do comércio exterior, de parcerias com empresas internacionais, do conhecimento das novas tecnologias e troca de know-how entre empresas.
Este ano, o evento propõe, além de exportação e importação, a abordagem do turismo e da logística. Dentro deste contexto, serão discutidas a ampliação do porto de São Sebastião, com a criação de mais dois berços de atracação, e a duplicação da rodovia dos Tamoios. Os projetos deverão incrementar o comércio exterior da região, transformando o Cone Leste Paulista em um grande centro de exportação e logística.
Programa - Na quarta-feira, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, fará a abertura do evento com a palestra Política de Estímulos às Exportações. Na quinta-feira, 22, o tema central será O Desenvolvimento do Cone Leste Paulista pela Logística, com o ex-ministro dos Transportes, Eliseu Padilha; secretário estadual dos Transportes, Michael Paul Zeitlin; o presidente da Infraero, Fernando Perrone e o presidente da Nova Dutra, Evandro Celso Brito Sarubby.
Na sexta-feira, 23, será abordado o tema Exportar – um fator decisivo para o desenvolvimento regional, com a presença do diretor-geral da Divisão de Política Comercial (DPC) do Ministério das Relações Exteriores, Mário Vilalva; o presidente da Varig, Ozires Silva; o diretor de Relações Públicas da Embraer, Beno Kialka; e o secretário-executivo da Camex, Roberto Giannetti da Fonseca.
No sábado, 24, o Ciclo termina com a discussão do tema Turismo, como Fator de Desenvolvimento Econômico e Social. Será realizada ainda uma reunião da Associação dos Prefeitos das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp).
Estrutura - A área disponibilizada para o evento é de 92.000 m2, sendo 3.000 m2 de área coberta. Dentro desta estrutura serão montados 40 estandes, sete pavilhões, auditório, estúdio de TV, praça de alimentação e estacionamento.
Serão quatro dias de palestras, painéis de debates, exposição e feira de negócios e turismo. Mais de 30 países estarão representados em um pavilhão internacional.
O Ciclo é direcionado a um público variado, incluindo empresários, estudantes e professores em comércio exterior, profissionais de turismo, técnicos, consultores, departamentos governamentais, profissionais ligados ao transporte, prefeituras e câmaras municipais. São esperadas cerca de 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento. (Fonte: PMSS)

Limpeza de praias é prioridade da SSM para o Verão 2002

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Municipais, da Prefeitura de Caraguatatuba está com o planejamento de limpeza de praias para a alta temporada pronto, para atender a comunidade e veranistas de Caraguá.
Objetivando melhorar a qualidade das praias, a Secretaria de Serviços estará colocando à disposição das praias equipamentos como varredeiras de praia, roçadeiras mecânicas, tratores com carretas, retro-escavadeiras, moto niveladoras, entre outros.
Considerando que as praias de Caraguatatuba são os principais atrativos para os turistas que escolhem a cidade para passar férias, e que o turismo é a principal fonte de renda da cidade é importante conservar as praias limpas. Além das praias, a SSM colocou também em seu roteiro as trilhas as ilhotas do Massaguaçu e Ilha do Tamanduá, que estarão recebendo atenção especial, antes e depois da temporada, com mutirões de limpeza.
A SSM acredita que não há desenvolvimento turístico onde não se prioriza a limpeza pública, e para isso é necessário que todos colaborem, no sentido de manterem limpas as ruas, avenidas, praças e praias.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará à disposição através da Dilurb - Divisão de Limpeza Urbana, pelo telefone 422-5859 e através da Coletora de Lixo Pioneira, pelo telefone 3883-3349. (Fonte: PMC)

Acontece domingo o concurso da PMC para professor adjunto
Os candidatos devem comparecer à escola para checar a lista de candidatos com 30 minutos de antecedência, munidos de RG e protocolo de inscrição no concurso

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realiza neste Domingo 25 o concurso público para a admissão de professores adjuntos.
Os candidatos devem comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência para verificar a listagem, munidos de documento de identidade (RG) e o protocolo de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.
Candidatos com iniciais dos nomes A,B,C,D,E e F farão a prova escrita na Emef “Prof. Luiz Ribeiro Muniz”, na rua Analândia nº 355, no bairro Martim de Sá.
Os candidatos com iniciais G,H,I,J,JK,L,M e N participarão do concurso na Emef “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, na avenida Pernambuco nº 1101, no Indaiá. Para os participantes com iniciais de nomes O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, a prova será na Emef “Profª Santina Nardi Marques”, na rua Antonio Nardi nº 200, no bairro Estrela Dalva.
São 80 vagas com vencimentos de R$ 266,61 por 10h de trabalho para professor adjunto. Para adjunto com 3º grau completo os vencimentos são de R$ 322,33 e adjunto com pós-graduação recebe R$ 370,68.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação a previsão é de que os profissionais ingressem na Prefeitura no ano letivo de 2002. (Fonte: PMC)

5.904 mulheres foram vacinadas contra Rubéola em Caraguatatuba
Mulheres que não conseguiram participar da vacinação têm até o dia 30 para comparecer a qualquer posto de saúde e tomar sua dose contra Sarampo e Rubéola

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da seção de Vigilância Epidemiológica, vacinou mulheres de 15 a 29 anos contra Rubéola, em todos os postos de saúde de Caraguatatuba, em campanha realizada de 5 a 16 de novembro. O objetivo da Vigilância foi vacinar mulheres contra Rubéola e Sarampo para a prevenção da SRC-Síndrome da Rubéola Congênita, doença transmitida de mãe para filho durante a gravidez. Quando adquirida durante a gravidez, a rubéola e o sarampo podem resultar em abortamento espontâneo, natimortos, má formações múltiplas como: deficiência auditiva, má formação cardíaca, lesões oculares e alterações neurológicas. A Vigilância Epidemilógica informou às mulheres sobre a importância de evitar gravidez durante um mês. As gestantes deverão procurar as UBS ou UFS logo após o parto para serem imunizadas contra a doença. De 5 a 16 de novembro foram vacinadas 115 mulheres na Tabatinga, 346 no Massaguaçu, 132 no Getuba, 387 no Casa Branca, 1598 mulheres no Centro de Saúde (cidade), 443 no Jaraguazinho, 1023 no Tinga, 416 jovens no Morro do Algodão, 735 no Porto Novo e 709 no Perequê-Mirim, totalizando 5.904 doses da vacina.
Para as mulheres que ainda não tomaram a vacina, a Vigilância Epidemiológica continuará fornecendo a vacina em todos os postos de Caraguatatuba até o dia 30. No bairro Getuba a vacinação acontece somente às quartas-feiras. A expectativa é de que sejam vacinadas até o final do mês entre 8 e 9 mil mulheres. (Fonte: PMC)

Fundacc comemora Dia do Músico

Caraguatatuba - Comemorando o Dia do Músico e o da Padroeira Santa Cecília, numa iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, a Fundacc promove no dia 22 de novembro, quinta-feira a partir das 18 horas, um encontro musical na praça Dr. Cândido Mota.
Participam deste evento, músicos de diferentes estilos, e grupos que estarão apresentando seus repertórios, transformando a praça num palco onde a música será a forma de expressão.
Confira a programação: Grupo Musical Nosso Som, Forró Cai e Sara, Água Viva Coral, José Maria, Giselle Maria, Fábio Ferreira e José Maria Bueno, Maestro José P.P. e seu Trombone de Ouro, Ivan Mendes, José Pessoto, Rogerinho e Rubinho, Suzette Salomão, Popó da Percussão, Eduardo Fróis, e a Banda Carlos Gomes que além de seu repertório sempre eclético, apresentará o Hino do Músico. (Fonte: Fundacc)

Certificados dos cursos de hotelaria e comércio serão entregues amanhã
Os alunos que participaram dos cursos de hotelaria e turismo nas escolas da Martim de Sá, Massaguaçu e Travessão receberão seus certificados no Rotary Club

Caraguatatuba - A SDS - Social Democracia Sindical em parceria com a Setur - Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, AHPS - Associação de Hotéis Pousadas e Similares e Acic - Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba promoveu em Caraguatatuba cursos de Hotelaria e Turismo gratuitos para a comunidade com duração de duas semanas, entre outubro e novembro. Foram oferecidos à população cursos de Qualidade e Excelência no Atendimento, Vendas, Higiene e Manipulação de Alimentos, Auxiliar de Serviços Diversos, Garçom/garçonete, Camareira, entre outros, com recursos do Governo Federal, FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador, entre outros, com o objetivo de capacitar o profissional para o mercado de trabalho, auxiliando principalmente as pessoas desempregadas que procuram nova recolocação profissional. A carga horária total foi de 40h, e as aulas aconteceram no Ciefi Martim de Sá, Travessão e Massaguaçu.
A entrega dos certificados para todos os participantes acontece nesta Quinta-feira 22, às 19h, no Rotary Club/Casa da Amizade, de Caraguá, no Poiares. (Fonte: PMC)

Caraguatatuba tem obra literária premiada

Caraguatatuba - O livro Santo Antonio de Caraguatatuba - Memória e Tradições de Um povo” lançado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, recebeu no último dia 15 de novembro de 2001, Menção Honrosa dentro do Prêmio Cultural “Eugênia Sereno” do Instituto de Estudos Valeparaibanos, de Lorena, que sempre premia obras de valor histórico na região.
O evento, realizado na Casa da Cultura, fez parte da programação de aniversário de Lorena, realizado na Casa de Cultura, contando também com lançamento de livros históricos e de poesias do município de Lorena.Estiveram presentes na solenidade, a presidente da Fundacc, Eloiza A. A. Antunes de Oliveira, a diretora de Cultura, Maria Amélia Santos, a historiadora Luzia Toledo Prado e o Prof.Jurandyr Ferraz de Campos.
Vale a pena lembrar que a obra literária pode ser adquirida no Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fuindacc a R$25,00. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro, Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Artesão ganha carteira

Ubatuba - “Precisamos ouvir a opinião dos próprios interessados para avaliar se há aprovação do que estamos propondo. Tivemos no passado algumas experiências negativas e hoje sabemos da comercialização de licenças. Temos que valorizar o verdadeiro artesão da nossa cidade e para isso estamos aquí para trocar idéias”, afirmou o prefeito Paulo Ramos durante a assinatura do termo de cooperação técnica com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades - SUTACO, na última terça-feira, dia 13, na sede da FUNDART.
O prefeito insistiu ainda na necessidade de receber bem o turista, fazendo com que também o artesão seja um agente multiplicador do turismo. Silvia Issa, presidente da Fundação, disse que a Fundart será o órgão executor da Sutaco na missão de cadastrar e emitir a carteira de artesão. “É uma forma de profissionalização do artesão que passa a ser reconhecido também pelo Governo do Estado”, disse.
A assinatura contou com a presença dos artesãos cadastrados no Grupo Setorial de Artesanato. A coordenadora do grupo, Áurea Bianchi agradeceu o apoio da Fundart e falou que hoje, após os cursos do SEBRAE e com a carteira da Sutaco, o artesão caminha para a profissionalização. Rodnei Ferreira, da Fundart, acredita que o trabalho que vem sendo realizado vai propiciar mais e melhores condições de trabalho. Helena Otoni também valorizou os projetos que vem sendo posto em prática e disse sonhar com a Casa do Artesão em nosso município. Para Elisabeth Meirelles Mourão, o projeto de promoção do artesanato não é individual e vai depender muito da união da categoria. Odair de Oliveira Gomes disse que o estágio atual permite prever vida nova para o artesão de nossa cidade, pois irão surgir novas oportunidades de comercialização. (Fonte: Fundart)

Festival MPB será em dezembro

Ubatuba - O I FESTIVAL FUNDART MPB será realizado, em uma apresentação única, no próximo dia 1o de dezembro, sábado, no salão da Igreja São Francisco à rua Thomaz Galhardo, a partir das 20h. Na sexta-feira, dia 30, haverá um ensaio geral para afinar cantores e instrumentos. A programação inicial previa outras datas em novembro, mas como o número de inscrições não foi o esperado, houve necessidade de alterar a data para concentrar as apresentações. Ficam mantidos todos os demais itens do regulamento como premiação do 1o ao 5o lugar e para a melhor letra e intérprete. O festival é promovido pela Prefeitura e Fundart com apoio da Rádio Costa Azul e tem como objetivo, segundo Silvia Helena Thomas Issa, presidente da Fundart “mostrar o grande potencial musical de nossa cidade e que já é reconhecido inclusive fora do município”. Todos os itens relativos ao festival , desde a apresentação até seleção e premiação serão definidos no dia 1o de dezembro. (Fonte: Fundart)

IV Encontro da Folia de Reis

Ubatuba - A missa das 19:30h do dia 2 de dezembro, domingo, marcará a abertura do IV Encontro de Folia de Reis realizada pela Paróquia Exaltação à Santa Cruz com apoio da Prefeitura e FUNDART. Durante a missa é procedida a benção das bandeiras e dos grupos que vão em peregrinação por 36 capelas da Tabatinga até o Camburi. A festa de encerramento será no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, com reunião de todos os grupos para a missa, procissão e cantoria de Reis diante de um presépio a ser montado pela Fundart. (Fonte: Fundart)

Manhã Caiçara acontece dia 25

Ubatuba - A diretoria do Museu Caiçara, com apoio cultural da FUNDART, estará realizando dia 25, domingo, das 9 as 13h, domingo, mais uma edição da “Manhã Caiçara”, na praça Nóbrega, defronte ao Museu Histórico. Vários itens da tradição local como músicas, culinária e danças estarão sendo apresentadas ao público para reviver nossas mais legítimas tradições. (Fonte: Fundart)

Caraguá vence Campeonato Brasileiro de Bicicross

Caraguatatuba - O piloto de Caraguatatatuba, Paulo José Almeida César (Fi), obteve o vice-campeonato no brasileiro de Bicicross. A competição aconteceu no último fim-de-semana em Pirapora (MG). O atleta tem se destacado em todas as competições que participou, trazendo boas colocações para a cidade.
Paulo conseguiu vencer as inúmeras dificuldades devido à pista tortuosa e escorregadia do local, . Apesar de ter se inscrito na Liga de Bicicross de Caçapava ao qual paga anuidade, o atleta recebe auxílio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes Recreação (S.E.R) no fornecimento da condução.
Campeonato Paulista de Bicicross - Será realizado no próximo dia 25, a 9ª etapa do Paulista de Bicicross. A competição acontecerá na cidade de Paulínia e a delegação a viajará às 5h, em frente o Posto Centenário. (Fonte: PMC)

Free Wallpaper PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor