Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 22 de junho de 2001 - Nº 318 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Comércio de Ubatuba pede cerco a ambulantes
Artesões relizam exposição de luminárias em Caraguá
Boletim da Educação terá novidades neste mês
Caravana Aprendendo com Energia chega a Ubatuba
Ilha Anchieta: Comemorações do levante acontecem neste sábado
Grupo de Escoteiros Caraguatá fará limpeza no Rio Santo Antonio
Prefeitura oferece curso para podadores de árvores
Projeto que fixa data às Comissões resulta em discussão na Câmara
Vereadores Sebastianenses visitam Câmara de Caraguá
Ressaca em Ubatuba eleva ondas e notas no Brasileiro de surfe


Comércio de Ubatuba pede cerco a ambulantes

Ubatuba - Os comerciantes de Ubatuba iniciaram uma ofensiva para reivindicar uma operação de cerco aos vendedores ambulantes irregulares na região central da cidade. A nova preocupação do comércio é com os carros de lanche instalados nas avenidas Thomaz Galhardo e Iperoig e na região do Perequê-Açu. O município concede anualmente 720 licenças para ambulantes trabalharem nas praias e na cidade. A renovação para o ano seguinte é realizada em agosto. A prefeitura estuda ampliar a fiscalização da atividade. (Fonte: ValeParaibano)

Artesões relizam exposição de luminárias em Caraguá

Caraguatatuba - A Associação dos Artesãos de Caraguatatuba – ASSAC, convida todos os artistas e artesãos do Litoral Norte que trabalham com luminárias para participarem da 1ª Mostra de Luminárias, intitulada: “IDÉIAS ILUMINADAS”.
O evento acontece de 03 a 31 de julho no espaço da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - FUNDACC - Rua Santa Cruz, 396 no centro.
As inscrições estarão abertas nos dias 25 e 26 de junho, das 09:00 às 17:00 horas, no Escritório Regional Litoral Norte do SEBRAE, na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 979 - Centro, Tel: (12) 422-1744.
Será permitida a inscrição de, no máximo, (2) duas peças por artesão, as quais serão avaliadas na sua entrega que acontece no dia 30 de junho das 13:00 às 18:00 horas na FUNDACC. (Fonte: SEBRAE-SP)

Boletim da Educação terá novidades neste mês

Caraguatatuba - O 2ª edição do Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba em breve estará em circulação. A previsão é para o final do mês, quando serão distribuídos em todas as escolas da rede municipal para professores e funcionários da rede. Com a tiragem inicial de 1000 exemplares, o boletim informativo da Secretaria de educação quer manter os professores e funcionários informados, para que eles também possam atuar como multiplicadores de informações.
Um dos temas a serem abordados na próxima edição é o programa Renda Mínima Bolsa-Escola. Um programa coordenado pela Secretaria, através de convênio firmado com o Governo Federal e MEC. A cota para o município é de 1.524 famílias beneficiadas. O programa irá atender famílias com renda per capita de até R$ 90,00, com filhos matriculados no ensino fundamental do município.
A novidade desta edição do Boletim é a Sessão Tribuna Livre, um espaço com perguntas dos professores e especialistas da rede municipal de ensino ao prefeito Antonio Carlos da Silva e suas respostas.
Outra pauta que poderá ser lida no próximo Boletim é a formatura do PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que começa no dia 26 deste mês. Também serão comentados assuntos como o Feng Shui, entre outras novidades. (Fonte: PMC)

Caravana Aprendendo com Energia chega a Ubatuba

Ubatuba - A Caravana Aprendendo com Energia, desenvolvida por Furnas Centrais Elétricas, estará em Ubatuba no próximo dia 30. A Caravana é composta por cerca de 50 profissionais, entre atores, animadores culturais, professores de artes plásticas e educação física e monitores e terá brinquedos como high jump, camas elásticas, muro de escalada, piscina de bolas e balões pula pula, distribuídos em 12 tendas.
Além de atividades educativas e recreativas, o evento terá ainda shows, sempre explorando o combate ao despedício de energia elétrica. As mensagens passadas durante as atividades buscarão a conscientização e o uso racional da energia.
A Caravana estará instalada na avenida Iperoig, no trecho que compreende a Feira Hippie até o Centro de Informações Turísticas. As atividades acontecerão das 10 às 18 horas. Brindes como camisetas, bonés, bolas de vôlei, basquete e futebol, troféus, medalhas, entre outros estarão sendo distribuídos durante o evento.
Pioneira na região - A Prefeitura de Ubatuba tomou à frente neste processo de racionamento de energia na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e submeteu a sociedade uma proposta de ação educativa que tem por objetivo ampliar, agilizar e maximizar a campanha de mobilização pública. Em março deste ano firmou acordo com Furnas Centrais Elétricas S/A para a implantação do projeto “Aprendendo com Energia”.
O projeto em Ubatuba é desenvolvido pela secretaria de Educação e atinge cerca de 35 escolas, incluindo as da rede municipal, estadual e particular. Até hoje estima-se que o trabalho já tenha atingindo aproximadamente 10 mil alunos, corresponde a mais de 50% da população
Para o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL),esta atividade, que faz parte do programa que teve início em março, vem para fortalecer o trabalho que está sendo desenvolvido com sucesso em Ubatuba. “Hoje a cidade contabiliza resultados extremamentes positivos no combate ao desperdício de energia. Quando buscamos Furnas para implementar o Procel, nos antecipamos aos fatos e certamente nos colocamos à frente do nosso tempo”, afirma Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Ilha Anchieta: Comemorações do levante acontecem neste sábado

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), estará no próximo sábado, 23, participando do 4º Encontro dos Filhos da Ilha Anchieta, em comemoração a maior rebelião de presos do mundo, ocorrida em 20 de junho de 1952, na Ilha Anchieta, em Ubatuba. O evento está sendo realizado pela Comissão Pró-Resgate Histórico da Ilha.
A programação terá início às 10 horas com uma missa campal. Às 11 horas haverá a solenidade militar, às 12 horas homenagem aos mortos e às 12h30 visita às instalações da Ilha Anchieta. Segundo dados da Comissão, participaram das comemorações do ano passado cerca de 800 pessoas. Para este ano a estimativa é de aproximadamente 1000 pessoas.
Em 1952 moravam na ilha cerca de 1000 pessoas, onde 453 eram presidiários e o restante as famílias da vila civil e da vila militar. Estima-se que morreram cerca de 100 pessoas. Hoje existem 113 sobreviventes vivos do levante e aproximadamente 50 estarão participando das comemorações no sábado.
FILME - Muitos trabalhos já foram produzidos sobre o levante, como o livro Ilha Anchieta Rebelião, Fatos e Lendas, de autoria do tenente Samuel Messias de Oliveira, testemunha viva da história e até um filme de um produtor italiano, da Cia Maristela. No elenco do filme Tônia Carrero e Costinha, e como ator principal o argentino Arturo de Cordova, que interpretou o personagem João Pereira Lima, que foi o líder da rebelião de 1952. No entanto, o filme não pode ser rodado na própria Ilha
Segundo informações da Comissão Pró-Resgate da Ilha Anchieta, de 1952 a 1955, funcionou na Ilha uma departamento do Fórum, onde forma julgados os presos capturados. Após o julgamento o presídio foi desativado. Sendo assim o filme do produtor italiano foi rodado no Rio de Janeiro. (Fonte: ACS-PMU)

Grupo de Escoteiros Caraguatá fará limpeza no Rio Santo Antonio

Caraguatatuba - O grupo de escoteiros “Caraguatá” de Caraguatatuba está organizando em parceira com a Prefeitura Municipal, a Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim (AMOCIJA) e Instituto Terra uma limpeza nas margens do Rio Santo Antonio. O mutirão vai acontecer no dia 14 de julho, à partir das 8 horas. O apoio é da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguatatuba.
O objetivo é limpar as margens do rio no trecho compreendido entre as pontes da Avenida Miguel Varlez e da Avenida da Praia. Segundo a paisagista da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Miriam Gonçalves, a meta é difundir ações voltadas à sustentabilidade através de atividades educativas e do fortalecimento de iniciativas coletivas participativas visando uma nova consciência cidadã ecológica. No mês passado, a AMOCIJA realizou, junto da Prefeitura Municipal, um mutirão de limpeza do Rio Guaxinduba, de onde foram retirados uma tonelada de lixo das margens do Rio. Cerca de 60 pessoas participaram do mutirão que teve apoio da Secretaria de Serviços Municipais e de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguá, além da ONG Caraguatá e Ong Instituto Terra e Cáritas. Foram retirados entulhos de toda espécie, garrafas plásticas, sacos de lixo, sucatas, animais mortos. Boa parte do lixo foi reaproveitada pela Cáritas. (Fonte: PMC)

Prefeitura oferece curso para podadores de árvores

Caraguatatuba - O curso para podadores de árvores urbanas oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba que aconteceria nestes dias 21 e 22 foi adiado para os dias 5 e 6 de julho. O projeto é da Secretaria de Urbanismo e meio Ambiente em parceria com a SBAU-Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O objetivo do curso é habilitar trabalhadores para um trabalho adequado às características biológicas das espécies arbóreas urbanas.
O curso será ministrado pelo Dr. Rudi Arno Seitz, professor titular na área de Silvicultura e Manejo na Universidade Federal do Paraná, que ensinará fundamentos e princípio da poda, além de demonstrações práticas do trabalho para os funcionários das Prefeituras de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião e funcionários da Empresa Bandeirante de Energia. A duração do curso é de 16 horas.
Os participantes irão aprender tudo sobre modelos de crescimento, biologia do galho, raízes de árvores, técnicas de poda, ferramentas e equipamentos, poda e formação em árvores pequenas e poda de condução em árvores de grande porte.
A Secretaria tem ainda algumas vagas disponíveis para os interessados em geral, profissionais ou não, que queiram fazer o curso. Mais informações e inscrições com a paisagista Miriam Gonçalves da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguá ou pelo telefone 423-5925. (Fonte: PMC)

Projeto que fixa data às Comissões resulta em discussão na Câmara

Caraguatatuba - O projeto de lei da Mesa Diretora da Câmara de Caraguatatuba, discutido na última Sessão Ordinária semanal resultou numa ferrenha discussão entre os Vereadores. O projeto fixava datas e horários para as reuniões das Comissões Permanentes do Legislativo.
De acordo com o projeto duas Comissões se reuniriam às quartas-feiras e as duas restantes às quintas-feiras, sempre às 14 horas. A Câmara de Caraguatatuba tem 4 Comissões Permanentes e atualmente mais 2 Comissões de Assuntos Relevantes, com uma terceira estando em fase de análise para discussão e votação.
As discussões foram ferrenhas e acirradas de ambos os lados. Enquanto o presidente da casa, Valmir da Colônia (PSDB) defendia o projeto, como a única forma de organizar os pareceres que viabilizam a tramitação e votação das proposituras, Vereadores como Vera Peixoto e Celso Pereira, ambos do PSDB se mostravam contrários.
Para Colônia é necessário que as Comissões se reunam semanalmente para apreciar os projetos e emitirem pareceres, agilizando a produção dos Vereadores e mantendo o fluxo de projetos que tramitam na casa. No início de sua gestão como presidente, Valmir da Colônia aprovou projeto de Resolução que dá poderes de veto às Comissões Permanentes, o que não acontecia anteriormente.
A Vereadora Vera Peixoto usou a agenda para ser contrária ao projeto. Na opinião dela, os membros das Comissões devem se reunir uma vez por semana e a fixação de uma data e horário fica inviável devido a agenda particular de cada um. Já o Vereador Celso Pereira temia que aprovando uma lei dessa forma, os trabalhos da casa fiquem inoperantes em épocas como as eleições estaduais, federais e principalmente as municipais, quando os Vereadores ficam menos tempo dentro da Câmara.
A apresentação de uma emenda, obrigando a reunião uma vez por semana, sem data e horário fixo foi aprovada pela maioria dos Vereadores, o que tranquilizou em partes o plenário, que votou e aprovou por maioria a propositura da Mesa Diretora. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadores Sebastianenses visitam Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - Os Vereadores de São Sebastião, Erwin Aparecido Mota - Capitão Mota (PDT) e Ronaldo Lourenço (PFL), visitaram a Câmara de Caraguatatuba na noite da última terça-feira, durante a Sessão Ordinária semanal. A visita teve como base a retribuição das inúmeras visitas do presidente do Legislativo de Caraguatatuba, Valmir da Colônia (PSDB).
A visita durou cerca de duas horas e os Vereadores Sebastianenses foram convidados a permanecer no plenário, juntamente com seus colegas parlamentares de Caraguatatuba. Na ocasião Lourenço foi chamado a discursar e salientou a união das Câmaras do Litoral Norte em torno do bem comum.
Além da retribuição às visitas de Valmir da Colônia, os Vereadores vieram dar apoio e congratulações a posse do Vereador Oduvaldo Romano - o Capitão Romano (PPS), que está substituindo Dalva Santana que encontra-se afastada por problemas médicos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Ressaca em Ubatuba eleva ondas e notas no Brasileiro de surfe

Ubatuba - Confirmando a ressaca que a previsão do tempo dissera que entraria hoje no litoral paulista, as ondas subiram na praia de Itamambuca, em Ubatuba (litoral norte de SP), e a rodada de repescagem da terceira etapa do Brasileiro de surfe bateu todos os recordes do dia anterior.
O serviço meteorológico da Defesa Civil Estadual apontou nesta manhã a possibilidade de que as ondas do litoral paulista pudessem chegar a 6 metros de altura.
Um ciclone extratropical, que se formou no oceano trazendo ventos fortes do Sul, é o responsável pelo fenômeno.
Bom para o surfe. Com médias de mais de 2 metros de altura, os surfistas locais foram os que se deram melhor nas baterias de hoje.
Tadeu Pereira, conseguiu a melhor média da competição, 22,60, enquanto o também ubatubense Costinha tirou 9,33, a melhor nota individual da terceira etapa da primeira divisão nacional, o Super Surf.
O número um do ranking brasileiro, o alagoano Tânio Barreto, também venceu e se salvou de uma precoce eliminação. Ele mantém as chances de seguir na liderança do campeonato.
Dos representantes do país no WCT (World Championship Tour), a primeira divisão mundial, que caíram para a repescagem, apenas Armando Daltro se deu bem. Ele venceu Guilherme Ferreira e disputa a próxima rodada contra Renan Rocha, que o eliminou na abertura do torneio.
Os outros dois, Fábio Gouveia e Marcelo Nunes, foram eliminados junto com Léo Neves e Fábio Silva, outros favoritos que não estarão na segunda rodada.
A segunda rodada e as oitavas-de-final devem ser disputadas amanhã. A etapa de Ubatuba do Super Surf tem prazo até o domingo para ser encerrada. (Fonte: UOL Esportes)

Confrontos da 2ª rodada:

Wagner Pupo (SP) x Marcos Quito (SP)
Otávio Lima (PB) x Eric Miyakawa (SP)
Joca Júnior (RN) x Beto Fernandes (SP)
Armando Daltro (BA) x Renan Rocha (SP)
Cristiano Guimarães (SP) x Pedro Lima (PE)
Odirlei Coutinho (SP) x Jair de Oliveira (SP)
Guga Arruda (SC) x Andreas Eduardo (SC)
Tânio Barreto (AL) x Ricardo Azevedo (RS)
Tadeu Pereira (SP) x Anselmo Correia (RJ)
Renato Wanderley (SP) x Fábio Carvalho (SC)
Dunga Neto (CE) x Maicon Rosa (PR)
Jojó de Olivença (BA) x Piu Pereira (SP)
Sávio Carneiro (PE) x Crhistiano Spirro (BA)
Pedro Muller (RJ) x Daison Pereira (RS)
Peterson Rosa (PR) x Costinha (SP)
Daniel Hardman (RJ) x Alex. Almeida (RJ)



Maré Hotel de Ubatuba
 Publicidade


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor