Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 22 de agosto de 2001 - Nº 360 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Palestra sobre Moralogia acontece hoje no Módulo
Órgão cria projeto para bairros isolados
Delegado diz que cadeia do litoral é recordista em fugas
Comissões Permanentes se reúnem; Educação veta título a Paulo Ramos
Defesa Civil evita incêndio em bairros de Caraguá
Corpo de Baile de Caraguatatuba classifica-se em Campos do Jordão
1º Encontro de Hip Hop do litoral norte acontece em Caraguá
Fundacc comemora folclore com folguedos tradicionais
Recanto da Praia promove seu III Torneio de Xadrez
Começou a briga pelo título ubatubense de futmesa
Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado


Palestra sobre Moralogia acontece hoje no Módulo

Caraguatatuba - A Assempre-LN (Associação dos Empresários do Litoral Norte) estará apresentando hoje, dia 22, às 19:30 h no Auditório das Faculdades Integradas Módulo a palestra "Gestão pela Moralogia" com o palestrante Jorge Haruo Yamamoto, proprietário da empresa Aquários Itaquera.
Esta empresa possui características familiares com 50 anos de existência, 80 funcionários e visitação de 10.000 pessoas aos domingos, exportação de peixes e equipamentos para América do Sul, do Norte e Ásia
A Moralogia é uma ciência de origem Japonesa que identifica os valores morais como a base para o crescimento da humanidade.
Esta palestra se dedica à empresários das 4 cidades, capacitados ou não nos cursos EMPRETEC do SEBRAE, estudantes das Faculdades Módulo das áreas de Direito, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Turismo, Pedagogia, Arquitetura, visto que todos estamos nos lançando ao Empreendedorismo. A entrada será um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições filantrópicas da região. (Fonte: ASSEMPRE-LN)

Órgão cria projeto para bairros isolados

Ubatuba - O IF (Instituto Florestal), por meio do Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar de Ubatuba, tem prazo até a próxima semana para entregar estudo para melhorias dos bairros Camburi e Fazenda da Caixa, na região norte.
O órgão e a prefeitura estão elaborando um plano de gestão conjunta para as duas comunidades, onde as famílias vivem da pesca e lavoura. Como os bairros estão dentro da área do parque, mais de 500 moradores vivem sem energia elétrica e as famílias não podem mexer ou reformar as moradias.
No Camburi, o acesso a partir da BR-101 está intransitável. São mais de três quilômetros de buracos.
"Se chove, ninguém consegue entrar ou sair daqui", disse José Firmino Soares, presidente da Associação de Moradores. Segundo ele, quando os moradores ficam doentes, ambulâncias não conseguem chegar ao local.
A coordenadora do Programa de Uso Público, Eliane Simões, disse que no próximo dia 30 haverá uma reunião para apresentação do termo de cooperação a um grupo de entidades. (Fonte: ValeParaibano)

Delegado diz que cadeia do litoral é recordista em fugas

São Sebastião - A cadeia de São Sebastião é a que possui o maior índice de fugas na região. A informação foi dada ontem pelo diretor do Deinter (Delegacia de Polícia do Interior), Antônio Carlos Gonçalves, durante audiência pública para discutir a segurança no município.
Foram 3 fugas este ano, sendo 1 em abril, outra em maio e a última no dia 11 de julho. No total, 63 detentos escaparam e 26 foram recapturados. A cadeia fica na vila Amélia.
Esse número foi apresentado durante a audiência de ontem, onde o diretor reforçou a necessidade da construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região. Participaram do evento representantes das polícias Civil e Militar, Justiça, Ministério Público, Capitania dos Portos, prefeitura e partidos políticos.
A cadeia de São Sebastião tem capacidade para 60 presos em suas 10 celas, mas ontem estava com 156. Desse total, 52 era de detentos de Ubatuba, que possui uma cadeia feminina, e outros 20 de Ilhabela, que não possui cadeia.
A audiência foi pedida pela comissão de vereadores que fez uma levantamento da atual condição do prédio. O presidente da comissão, vereador Carlos Souza Borba (PMDB) se mostrou favorável ao CDP.
Já o vereador Erwin Mota (PDT) disse que a construção de um CDP não vai resolver o problema do município.
Novas reuniões deverão ser realizadas com a comunidade antes da elaboração do relatório final que será apresentado às autoridades competentes. (Fonte: ValeParaibano)

Comissões Permanentes se reúnem; Educação veta título a Paulo Ramos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reuniu pela primeira vez os integrantes das Comissões Permanentes, na tarde de segunda-feira, dia 20 de agosto. Na ocasião as Comissões deram seus pareceres sobre diversos projetos em trâmite. A Comissão de Educação deu parecer contrário pelo Título de Cidadania ao prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos.
Foram analisados os seguintes projetos: O de criação da Comissão de Assuntos Relevantes, de autoria do Vereador Juarez Pardim (PSDB); Da Mesa Diretora que reestrutura o quadro funcional; Do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), que concede Título de Cidadão ao prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos; De doação de material em desuso para Pastoral da Criança, de autoria também da Mesa Diretora e o que concede Título de Cidadão ao Governador Geraldo Alckmin, de autoria do Vereador Valmir Gonçalves (PSDB).
Todas as Comissões foram favoráveis aos projetos apresentados, com exceção a Comissão de Educação e Cultura, que deu parecer contrário ao título de Cidadão para o prefeito Paulo Ramos. Após os pareceres os projetos estão prontos para irem ao plenário.
A Vereadora Vera Peixoto (PSDB), da Comissão de Educação, explica o seu parecer. "A justificativa não convenceu a Comissão para dar essa honraria", disse. De acordo com Vera, o projeto foi lido e relido, sem encontrar um ponto sequer que justificasse o título. "O título deve ser dado a alguém que more na cidde, que venha e fique aqui por algum tempo e que como tal, mereça a concessão",frisou.
A Câmara Municipal é formada por Comissões Permanentes e Temporárias, as chamadas "Assuntos Relevantes". As Comissões são baseadas na Lei Orgânica Municipal (LOM), sendo que as Permanentes analisam os projetos de lei em trâmite no Legislativo. As Comissões Temporárias, ou de Assuntos Relevantes, analisam fatos num prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30.
Atualmente existem apenas a Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde, sendo que a Comissão de Vias Públicas já encerrou seus trabalhos e está para ser aprovada a Comissão de Educação, que irá analisar a situação das escolas do município.
As Comissões Permanentes são as seguintes: Justiça e Redação; Educação, Cultura, Saúde, Promoção Social, Turismo, Esporte e Lazer; Obras, Serviços Públicos, Transportes, Agricultura, Indústria e Comércio, Habitação e Meio Ambiente e a Comissão de Finanças e Orçamento. Presidem respectivamente estas Comissões os Vereadores; Aurimar Mansano (PTB), Vera Peixoto (PSDB), Juarez Pardim (PSDB) e Omar Kazon (PL). Cada Comissão tem um vice, um membro e 3 suplentes, com um mandato de 2 anos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Defesa Civil evita incêndio em bairros de Caraguá

Caraguatatuba - A Comissão Municipal de Defesa Civil tem evitado incêndios em diversos pontos da cidade. Liderada pelo Sargento Fuzato do Corpo de Bombeiros, o órgão conseguiu impedir a progressão de focos de queimadas nos bairros do Rio Claro, Golfinho e Jardim Gaivotas (região norte).
Auxiliada por alguns voluntários e agentes, a Defesa Civil capturou um enxame de abelhas na Rua Fernando Costa (centro da cidade) que poderia vir a causar sérios problemas à população do local. (Fonte: PMC)

Corpo de Baile de Caraguatatuba classifica-se em Campos do Jordão

Caraguatatuba - Concorrendo com 84 coreografias, o Corpo de Baile de Caraguatatuba foi classificado no New Fest Dança de Campos do Jordão, que aconteceu no Auditório Cláudio Santoro, na noite de sábado, dia 18 de agosto. Apresentando quatro coreografias, sendo três clássicos e um jazz, o grupo foi indicado para ser classificado. As coreografias foram um Balé Conjunto “Alegre Encanto”, um Solo de Camila Melo “Pequena Espanhola”, um Duo de neo-clássico “Ao meu redor” e um Jazz Conjunto “ Lê Troupe Dance”.Segundo a coreógrafa Matilde Matias, as alunas estão num nível muito bom - “Agora vamos aguardar a pontuação, que deverá sair na próxima semana. Para as alunas foi uma ótima experiência, pois temos pouco tempo de trabalho juntas e já estamos alcançando bons resultados”finaliza Matias. (Fonte: PMC)

1º Encontro de Hip Hop do litoral norte acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Com o objetivo de reunir todos os integrantes do movimento de Hip Hop da região, acontece no dia 26 de agosto de 2001, a partir das 13 horas, no Centro Comunitário da Ponte Seca, o 1º Encontro de Hip Hop de Caraguatatuba.A promoção é do Grupo Lyfe Style Crew, sob a coordenação de André Macedo, monitor da Fundacc. A entrada é um quilo de alimento não perecível. O evento conta com o apoio da Fundacc, G. R. C. B. Escola de Samba e Bloco X-9 e Prefeitura Municipal.
Durante o encontro estão previstos shows de rap, break e DJS, e debates com os líderes, visando promover um intercâmbio visando a divulgação das atividades de cada grupo, e suas ações em cada comunidade. O Centro Comunitário fica na Rua José Benedito de Faria, 488, no bairro da Ponte Seca. (Fonte: PMC)

Fundacc comemora folclore com folguedos tradicionais
A Fundacc leva para a praça expressões folclóricas como Bumba meu Boi, Cirandas, Folia de Reis, Moçambique e shows de canções de todo os país durante o sábado, 25 de agosto

Caraguatatuba - O Coreto da Praça Dr. Cândido Mota será palco para uma manifestação folclórica no sábado, 25 de agosto de 2001 das 10 às 19h30, realizada pela Fundacc através de apresentações das oficinas culturais e shows musicais.
Comemorando o mês do folclore, as oficinas culturais apresentam dança, capoeira, teatro, música, sob o prisma dos folguedos folclóricos envolvendo toda a comunidade a participar deste evento.
A partir das 10 horas, a praça estará sendo decorada com a participação da comunidade, e o monitor e mestre Zé Baiano, estará fazendo aula aberta de capoeira. Alunos da Emef Comendador Mário Trombini estarão montando uma exposição de máscaras..Às 14 horas, a Folia de reis do bairro do Tinga apresenta-se, seguida do Grupo de Moçambique do Perequê-Mirim. O caiçara pescador será homenageado numa dança pelas alunas do bairro Casa Branca e Tabatinga, numa coreografia sob a direção da monitora Érika, às 15 horas. Lembrando das histórias infantis, a monitora Carla Bueno apresenta “Homenagem à Emília”, com as alunas do Poiares. Ás 16h30 é a vez do Maculelê, sob a coordenação do monitor Angolinha.
Segundo a diretora cultural da Fundacc, Maria Amélia Santos, os monitores procuraram mostrar através das oficinas, algumas manifestações folclóricas-”Assim, vamos comemorar nossas raízes, aquilo que podemos chamar de nossa cultura, que é o que realmente diferencia um povo de outro, suas histórias, enfim, o folclore, transmitido de geração a geração. Estaremos também durante a festa, oferecendo doces, antecipando a data de Cosme e Damião, que é comemorado dia 27 de setembro.” comenta Santos.
Às 18 horas, os alunos das oficinas de teatro, realizarão uma apresentação de Bumba meu Boi, sob a direção geral do monitor Júnior Magresco. São 50 alunos de 8 a 56 anos, do centro, encenando uma adaptação do Bumba meu Boi, tendo como referencia o Boi de Jacá, adaptado para Caraguatatuba. A apresentação terá a duração de 40 minutos, e contará com 12 músicas, tendo a participação de Popó da Percussão e direção musical de Ivan Mendes. Os bonecos, um boi, um cavalo marinho e uma ema foram confeccionados pelos alunos da oficina, através de referências da socióloga Maria Cecília Miranda, atualmente residindo em Caraguá. Miranda conduzirá também uma ciranda, com a participação do público presente, durante o show da Banda Caraguatá.
Segundo a socióloga, o folclore possibilita a oportunidade de recriação das tradições, adaptando as manifestações existentes para cada região, a partir de elementos culturais disponíveis - “Através da ciranda vamos mostrar que o povo tem sua expressão interior, não precisa ser artista para fazer arte. Vamos festejar a vida, celebrando-a através do folclore” comenta a socióloga.
Às 18h30, show musical com o maestro José Maria do Prado e o grupo Caraguatá, apresentando Canções Folclóricas.O grupo estará levando o público a um “passeio musical” pelas regiões do Brasil, apresentando cirandas, calangos e modinhas.
Segundo o artista plástico Jac Costa, a participação do público nessa manifestação é muito importante -“A partir das 10 horas, os funcionários e alunos da Fundacc estarão enfeitando a praça para a manifestação folclórica e contamos com a presença de toda a comunidade para essa festa” finaliza Costa. (Fonte: PMC)

Recanto da Praia promove seu III Torneio de Xadrez

Ubatuba - Nos dias 01 e 02 de Setembro a Pousada Recanto da Praia (praia do Lázaro) estará promovendo o III Torneio Aberto de Xadrez Recanto da Praia. Com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, IXC, Donizett´s Ateliê, Bixo d´agua, Restaurante Recanto de Minas, Clube de Xadrez da AUTM, Litoral Virtual, www.ex475.hpg.com.br, Revista Wave, Supermecado Paulista, Escuna Kelaine, Slogan, Quiosque do Meio, Rossi calçados, Xadrez Magistral. O Torneio apresenta três categorias. Para maiores detalhes de premiação ou inscrição, o tel. Da pousada é (12) 442-1319.
Entrega de prêmios (trofeus, medalhas, revistas e jogos de peças) com jantar, pizza e refrigerante à vontade no Restaurante Recanto de Minas. O atleta também tem direito a uma camiseta do torneio.
Valor da inscrição: hospede - R$ 30,00 (café da manhã), não hospede - R$ 10,00. (Fonte: Recanto da Praia)

Começou a briga pelo título ubatubense de futmesa

Ubatuba - Teve início na Sexta-Feira passada, com a realização de três partidas inaugurais, o Campeonato Municipal de Futebol de Mesa, organizado pela AUFM. A rodada prosseguiu no Sábado e foi encerrada no Domingo, com um total de 12 jogos realizados.
No Grupo “A”, Daniel Gusmão venceu o atual campeão ubatubense, Valdinei Campos, e saiu na frente. Ednelson Prado e Flávio Bellard também venceram e têm três pontos. Destaque para a estréia de Marquinhos do Tio Sam na associação.
No Grupo “B”, Fernando Macedo lidera após golear seu pai, Eduardo Barbosa, no primeiro confronto entre pai e filho da história da entidade. Também estão na ponta, após vitórias difíceis e apertadas, Bittencourt Jr e Ralph Solera.
Pelo Grupo “C”, o presidente da AUFM Sílvio Fonseca está na frente, seguido por Renato Campos e Alexandre Augusto. Destaque para Denauser Queiróz e Wagner Fernandes, que também jogam pela primeira vez um Municipal.
No campeonato por equipes, a Beta lidera com 12 pontos, seguida pela Delta (9), Gama (5) e Alfa (4). Cada equipe conta com 6 jogadores que estão disputando o campeonato individual. A equipe Delta é a atual campeã.
Neste fim de semana, haverá rodada dupla. Serão 24 jogos válidos pela 2ª e 3ª rodadas do Campeonato Municipal. A sede da AUFM fica na rua Alfredo de Araújo, nº 96 - Centro. (Fonte: AUFM)

Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado

Caraguatatuba - Será realizada em Caraguatatuba neste Sábado, 25 de agosto, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Multivacinação.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, a vacinação acontecerá em todos os bairros da cidade, para crianças menores cinco anos contra a Paralisia Infantil, e acontecerá ainda a vacinação seletiva contra Tuberculose, Difteria, Coqueluche, Tétano, Hepatite B e Haemophilus B, em todas as unidades de Saúde. Nas escolas e na praça da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento, será fornecida apenas a vacina Sabin ( a da gotinha).
Para as crianças que tem vacinas atrasadas, a atualização da caderneta de vacinação e aplicação de vacinas acontecerá apenas nas Unidades de Saúde.
Segundo informou a Vigilância, levar a caderneta de vacinação da criança é essencial.
A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação acontecerá durante todo o dia, neste sábado, das 8h às 17h. Não esqueça de levar seu filho. Vacinar é um ato de amor. (Fonte: PMC)

Comando Sul
PF1 - Perequê-Mirim: UBS Perequê-Mirim - Rua João Costa Júnior, 1560 - 3887-8181
PF2 - Travessão: EMEF Profº Alaor Xavier Junqueira - Rua Guarujá, 381 - 427-2612
PF3 - Pegorelli: EMEF Masako Sone - Rua Abra de Dentro, s/n - Sítio Pegorelli - 427-2444
PF4 - Porto Novo: UBS Porto Novo - Av. José Herculano, 6560 - 3888-3001
PF5 - Porto Novo: EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (CIEFI), av. 1º de Maio, 285 - 427-3836
PF6 - Barranco Alto: EMEF do Barranco Alto - rua Manoel Severino de Castro, 631 - 427-4291
PF7 - M. do Algodão: UBS Morro do Algodão - Av. Guilherme de Almeida, 862 - 3887-9100
PV1 - Volante: Poço da Anta - Pirassununga e Rio Claro


Comando Centro
PF1 - Centro: Centro de Saúde II - Av. Anchieta, 457 - 3883-3500
PF2 - Estrela D’Álva: EMEF Santina Nrdi Marques - Rua Antonio Nardi, 200 - 422-2286
PF3 - Jaraguazinho: UBS Jaraguazinho - Rua Benedito Silveira Santana, 57 - 3883-3500
PF4 - Indaiá: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Av. Pernambuco, 1101 - 422-4679
PF5 - Tinga: PSF Tinga - Rua Antonio dos Santos, s/n - 3883-3277
PF6 - Poiares: EMEF Profº João Batista Gardelin - Rua Joaquim J. da Silva Xavier, 180 - 427-3101
PF7 - Rio do Ouro: EMEF Bernardo Ferreira Louzada - Rua Horto Florestal, s/n - 422-2221
PF8 - Praça da Setur: Praça Diógenes Ribeiro de Lima - 422-3157 e 422-6190


Comando Norte
PF1 - Massaguaçu: PSF Massaguaçu - Rua Antonio Alexandre, 85 - 424-1999
PF2 - Jd. Casa Branca: PSF Casa Branca - Rua José Pedro O. Barbosa, 07 - 3883-9077
PF3 - Jd. Casa Branca: EMEF Profº Oswaldo - Rua José Pedro O. Barbosa, 190 - 422-1067
PF4 - Jetuba: PACS Jetuba - Rua Cordeiro de Souza, 216 - 3884-0444
PF5 - Tabatinga: UBS Tabatinga - Rua dos Pássaros, s/n - 424-1999
PF6 - EMEF: João Thimóteo do Rosário - Estrada do Canta Galo, s/n - 422-4858



Canoeiro Casa Grande Portal do Sol


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor