Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 22 de novembro de 2001 - Nº 421 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Venda de repelentes cresce 40%
Ciclo de Comércio debate o setor de transportes
Em Caraguá, filho casa-se por procuração dada à mãe
Litoral Norte discute o mergulho recreativo
Ubatuba vai demitir 311 servidores
Bolsa Escola será entregue neste sábado
Idosos participarão do JEI
Reunião do Conselho Deliberativo traça metas
Câmara de Caraguá aprova Título de Cidadão ao prefeito Paulo Ramos
Palestra sobre Turismo acontece em Caraguá
Caraguá terá Centro Histórico e Comercial revitalizado
Comunidade do Casa Branca e Olaria faz Moda Praia
Astros influenciam projeto da Assistência Social de Caraguá
90 famílias serão beneficiadas com o programa “Renda Cidadã”
SSM realiza “bota fora” no Cidade Jardim
Câmara obriga Saúde a fixar placa com nome de médicos e dentistas
Conheça o seu Vereador é o novo projeto da Câmara de Caraguá
EJA do Barranco Alto visita a Câmara de Caraguá
Visita tripla da comissão constata má conservação de escolas
Canoagem de Caraguatatuba traz importantes medalhas de Santos
Carta do Leitor


Venda de repelentes cresce 40%


Litoral Norte - Um sinal de que a proliferação de borrachudos está sem controle no Litoral Norte está nas farmácias, onde, segundo proprietários, a venda de repelentes creceu até 40% nos últimos dois meses.
Francisco Carlos, dono da drogaria Nova Esperança, em Ilhabela, é um dos que garante o aumento nas vendas do produto "É o único jeito da pessoa se proteger", frisou o comerciante.
De acordo com a recepcionista da Maremar Turismo, em Ilhabela, Eliana D'Arc, o turista que busca locais mais propícios ao ataque de borrachudos, como trilhas e cachoeiras, prefere usar o óleo de citronela, que protege melhor. Cobrir braços e pernas reduz as áreas de ataque do inseto. (Fonte: ValeParaibano)

Ciclo de Comércio debate o setor de transportes

São Sebastião - O desenvolvimento do Cone Leste por meio da logística e do transporte de cargas são os principais temas no segundo dia do 3º Ciclo do Comércio Exterior que acontece em São Sebastião. No período da manhã, acontece mais uma reunião entre os prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba). À tarde terá início o ciclo de palestras onde serão abordados temas ligados ao setor de transporte rodoviário e aeroportuário além da ampliação do porto de São Sebastião. Desenvolvido pela Câmara de Comércio do Vale do Paraíba, o 3º Ciclo quer criar oportunidades para micros, pequenos e médios empresários. (Fonte: ValeParaibano)

Em Caraguá, filho casa-se por procuração dada à mãe

Caraguatatuba - A comerciante Roseli Fernandes Nischiyamamuto, 45 anos, de Caraguatatuba, vai experimentar uma situação inusitada na tarde desta sexta-feira. Ela irá se 'casar' com sua futura nora, Lúcia Helena Brito de Paula, 19 anos, para que a mesma possa viajar ao Japão.
Roseli vai representar o filho Rafael Fernandes Nischiyamanuto, 23 anos, que há três meses está na cidade de Toyohashi, onde foi para trabalhar.
O casal tem um filho de 9 meses e, decidindo viver em família, não teve outra alternativa. Rafael vai se casar através de procuração dada à mãe.
"Vamos obedecer as legislações do Brasil e do Japão. Só não vai ter beijo", brinca a noiva, que deverá embarcar para o Japão no final de dezembro.
DEKASSEGUIS - A recessão enfrentada pelo Japão está dificultando e reduzindo a ida dos dekasseguis para aquele país. As empresas japonesas estão cada vez mais exigentes na seleção e não pagam mais hora extra.
Desde 1998 o número de dekasseguis (descendentes ou casados com japoneses que moram no Brasil e vão para o Japão trabalhar) no Vale do Paraíba está em queda, de acordo com dados registrados pelo CAD (Centro de Atendimento aos Dekasseguis) de São José dos Campos.
Em 1998 foram atendidos pelo CAD uma média de 10,6 dekasseguis por mês. Em 1999 este número caiu para 7,08. Em 2000 o atendimento teve um pequeno aumento, com o registro de 8,4 atendimentos por mês.
Já este ano a média mensal está sendo de sete dekasseguis, segundo a responsável pelo atendimento no CAD, Yolanda Yoshiko Takatori Ohara. A queda no número de pessoas buscando o CAD de 1998 para 2001 foi de 33,96%.
Segundo Yolanda, as empresas no Japão estão priorizando os descendentes que têm domínio da língua japonesa. Além disso, segundo ela, o Consulado do Japão no Brasil está evitando dar o visto para a quarta geração de descendentes.
PROCURA - De acordo com os registros do CAD, de janeiro a setembro do ano passado, quando foram atendidos 76 dekasseguis da região, 45% tinham mais de 40 anos de idade e 35% tinham entre 26 e 40 anos. Do total de pessoas, 50% nunca tinham ido ao Japão. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte discute o mergulho recreativo

Ubatuba - A regulamentação do mergulho recreativo em unidades de conservação será o principal tema do encontro que vai de amanhã até domingo na Ilha Anchieta, em Ubatuba. O secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, deve participar do evento, que terá ainda representantes dos parques de Fernando de Noronha, Santos, Galápagos, Abrolhos, além do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) e Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. A diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, disse que o grupo vai discutir onde pode ser feito mergulho e o plano de manejo para os parques. O resultado vai se transformar na 'Carta da Ilha Anchieta'. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba vai demitir 311 servidores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba terá que demitir 311 servidores admitidos após o concurso público realizado em 99 e os funcionários contratados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) entre 85 e 2000.
Os conselheiros da Unidade Regional do TCE (Tribunal de Contas do Estado), em São José dos Campos, consideram irregulares as contratações realizadas neste período e deram prazo de 30 dias para a manifestação da prefeitura.
De acordo com o TCE, a prefeitura excedeu o limite das despesas com pessoal no exercício de 2000. A folha de pagamento foi de 55,62% do total arrecadado pelo município, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O secretário de Assuntos Jurídicos, Décio Moreira, disse ontem que a decisão do TCE é correta e que a administração terá que anular os atos do concursos e demitir os contratados. Ele não adiantou quando as demissões começam. "Estamos fazendo o levantamento dos contratados neste período."
Atualmente, a prefeitura tem 1.878 funcionários, entre concursados, contratados e comissionados.
OUTRO LADO- Nenhum representante do Sindicato ds Servidores Municipais foi encontrado ontem para falar sobre a possível demissão dos funcionários. (Fonte: ValeParaibano)

Bolsa Escola será entregue neste sábado

Ubatuba - Neste sábado, 24, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Ubatuba estará entregando os cartões magnéticos do Programa Bolsa Escola para 1260 famílias que foram contempladas. A expectativa é de cerca de 2000 pessoas. O evento terá a presença do representante do Ministério da Educação do Governo federal, Raul Cristiano Sanches, diretor de articulação com os municípios do Programa Bolsa Escola, além do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), secretários e assessores da administração municipal.
O evento acontecerá na avenida Dona Maria Alves, em frente a Prefeitura, que será interditada e terá infra-estrutura para receber a população, com tendas, água, lanche e palanque para autoridades. As 1260 famílias beneficiadas contam com cerca de 1600 crianças que estudam nas redes municipal e estadual. O cadastramento foi realizado durante os meses de agosto e setembro e os beneficiados receberão o valor acumulado. Cada família pode ter no máximo três crianças e receberá R$15 por cada. Os contemplados serão comunicados previamente pela escola do seu bairro. A CEF (Caixa Econômica Federal) recebeu a remessa de cartões na sexta-feira, 26 de outubro. O benefício pode ser sacado na agência da CEF, caixas eletrônicos ou em casas lotéricas. O investimento mensal do programa é de cerca de R$ 24 mil.
Para o prefeito Paulo Ramos, o Programa Bolsa Escola estará atendendo famílias carentes e oferecendo melhores condições financeiras. “No próximo ano estarei solicitando a inclusão de novas famílias no Bolsa Escola.”, afirmou Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Idosos participarão do JEI

Ubatuba - O grupo da Melhor Idade de Ubatuba estará participando do JEI (Jogos Estadual do Idoso), que acontecerá de 23 a 25 de novembro na cidade de Oswaldo Cruz. A delegação será formada por sete integrande, sendo dois professores de educação física, um coordenador, ambos da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, e quatro representantes dos idosos que disputarão as modalidades de dança de salão e de jogo de cartas (buraco). A delegação conta, ainda, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Em outubro, o grupo da Melhor Idade de Ubatuba participou do JORI (Jogos Regionais do Idoso) que aconteceu na cidade Caieiras. Participaram 40 municípios e Ubatuba conquistou a 6ª colocação. (Fonte: ACS-PMU)

Reunião do Conselho Deliberativo traça metas

Ubatuba - O Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba se reuniu nesta quarta-feira, 21, para a apreciação do projeto “ Nosso papel é reciclar ”. O objetivo foi definir possíveis ações a serem realizadas para o ano de 2002.
Uma das metas para o próximo ano será a criação do Centro Comunitário da região sul, que terá como objetivo a união da comunidade para a discussão de projetos que venham atender as necessidades sociais, tais como cursos profissionalizantes, entre outros.
Estiveram presentes as conselheiras, Cláudia Regina da Fonseca, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Solange Nunes de Camargo Coelho, Elisa Castro Rodrigues Cisneros, Dalva Maria dos Santos, Elizabeth Cristina Montanari, Elizabete Maria Riani Casanova Godoy, Adriana Ramos Serpa Barbosa Araújo, Mia Mafalda Midheight e o conselheiro Ali Ahamad Barakat. (Fonte: ACS-PMU)

Câmara de Caraguá aprova Título de Cidadão ao prefeito Paulo Ramos

Ubatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em sua última sessão, o projeto do vereador João Rodrigues de Godoy Filho (PL), que concede o Título de Cidadão Caraguatatubense ao prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL).
Vereador Baduca, como é conhecido Godoy Filho, conversou e convenceu os vereadores do Legislativo falando da importância de oferecer esta honraria ao chefe do Executivo da cidade vizinha de Ubatuba. O Título foi aprovado com 16 votos favoráveis e um único voto contrário, do vereador Pastor Anderson (PTB). (Fonte: ACS-PMU)

Palestra sobre Turismo acontece em Caraguá

Caraguatatuba - A cidade sediará nesta quinta-feira 22, uma palestra sobre “O Que é o Turismo”. O evento acontecerá no Auditório das Faculdades Módulo às 20h, com o professor Sílvio de Araújo Le Seur.
Promovida pela Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguá (AHSPC), Setur (Secretaria de Turismo de Caraguatatuba) e ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá), a palestra tem como objetivo promover a integração entre funcionários, estagiários, hoteleiros e associados, além das Secretarias de Turismo da região e Associações Comerciais.
O encontro é considerado de grande importância para todos os municípios do Litoral Norte, porque discutirá tópicos importantes, propondo melhorias para o turismo na região - uma das principais fontes de renda para os municípios - além de promover outros itens que venham ajudar no engrandecimento turístico de cidades da região. Para obter mais informações o telefone para contato é o (0**12) 420-2000. (Fonte: Módulo)

Caraguá terá Centro Histórico e Comercial revitalizado

Caraguatatuba - Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Obras, revitalizará todo o centro histórico e comercial da cidade nos próximos meses. Entre as obras estão o rebaixamento de guias para deficientes físicos e sinalização horizontal das ruas. Segundo o setor de obras, após a conclusão de toda a pavimentação asfáltica haverá a pintura de faixas horizontais para pedestres, pois o período de “cura” para o polímero fixar-se no solo leva de 30 a 40 dias.
Já está havendo também a readequação do sistema viário que vem desde a Avenida Miguel Varlez (entrada da cidade) até a Avenida Prestes Maia.
Obras iniciadas - A avenida Miguel Varlez é um dos primeiros locais onde já estão sendo realizadas as primeiras obras. O rebaixamento de guias na rua está em fase de conclusão. A Prefeitura prevê que até o final do mês de dezembro todas as esquinas estejam adequadas para os deficientes. Além do rebaixamento, todo o centro comercial e histórico será reestruturado com a reforma de locais públicos e iluminação. (Fonte: PMC)

Comunidade do Casa Branca e Olaria faz Moda Praia

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando o projeto “Geração de Renda” com a comunidade do Casa Branca e Olaria.
Os moradores dos dois bairros estão participando de uma oficina de Moda Praia, e aprendendo e fazer cangas, shorts, calças, inclusive com a parte de pintura de tecidos.
Segundo a diretora técnica e coordenadora do projeto da Assistência Social, Cristina Daniel, estão participando do programa 80 pessoas, tanto na parte inicial que é a fabricação de cangas, quanto nos outros processos, que já revertem em benefício do participantes, que é a fabricação de shorts e calças.
Diferentemente do projeto de bonecas, que está acontecendo no Pegorelli, cujo resultado será vendido em lojas, para a oficina de Moda Praia, a Secretaria de Assistência Social buscará uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, para conseguir uma barraca na Multifeira, que acontece na alta temporada, ou na praça da Setur, na Feira dos Artesãos, que acontece sempre nos fins-de-semana. Com a venda dos produtos, o dinheiro será revertido para os participantes do projeto.
Mais informações sobre o programa de Geração de Renda podem ser obtidas pelos telefones (12) 422-6519 e 9141-7872. (Fonte: PMC)

Astros influenciam projeto da Assistência Social de Caraguá

Caraguatatuba - O Zodíaco está cada vez mais presente no cotidiano da comunidade do Perequê-Mirim e Pegorelli, em Caraguatatuba. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Assistência Social está realizando o projeto de “Geração de Renda”, produzindo bonecas de pano tendo como tema os signos do Zodíaco.
De acordo com a diretora técnica da Assistência Social, Cristina Daniel, “este projeto tem como objetivo proporcionar capacitação para famílias que tem um perfil econômico melhor que as famílias beneficiadas pelo projeto Renda Cidadã, assim, a comunidade está aprendendo a confeccionar e com o aprendizado passa a produzir e o resultado disso será vendido nas lojas da cidade e repassado para as famílias participantes”, explicou Cristina.
No Pegorelli e Perequê-Mirim, a oficina é de boneca de pano, da qual participam 70 pessoas em duas etapas: boneca de meia (aprendizado), com 50 pessoas e boneca de pano, contando hoje com 20 participantes.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, na oficina de boneca de pano as famílias aprendem a manufaturar a boneca, as quais depois poderão ser levadas para casa, visto tratar-se de um aprendizado. Nesta etapa não há geração de renda. Quando já estão prontas para fazer as bonecas, as famílias vão para a oficina de bonecas de pano, onde as famílias já receberão uma renda de acordo com o que for vendido.
Segundo Cristina Daniel já tem pessoas interessadas em vender as bonecas de pano fora da cidade. Possivelmente outro convênio será estabelecido na cidade, com os lojistas do Caraguá Praia Shopping, que poderão vender as bonecas em suas lojas, a preços estabelecidos pela Assistência Social. “Não haverá lucro para o comerciante, já que a renda é para a comunidade. Mas o lojista que vender as bonecas receberá um selo indicando que participa de um projeto social na cidade”, explicou Cristina, completando que "acredito que Caraguá pode ser um grande pólo de fabricação e venda de bonecas de pano, temos bons artesãos com grande potencial para isso”, finalizou.
O lojista que estiver interessado em participar do projeto, vendendo as bonecas, pode entrar em contato com Cristina Daniel através dos telefones 422-6519 e 91417872. (Fonte: PMC)

90 famílias serão beneficiadas com o programa “Renda Cidadã”
Famílias do Pegorelli, Perequê-Mirim, Casa Branca e Olaria estarão recebendo nesta quinta-feira 22, os primeiros cheques do programa Renda-Cidadã

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Assistência Social, estará entregando às famílias do Pegorelli, Perequê-Mirim, Casa Branca e Olaria, os primeiros cheques do programa Renda Cidadã, em parceria com o Governo Estadual.
No dia 22, nos bairros Pegorelli e Perequê-Mirim, a entrega acontecerá às 9h. Serão beneficiadas cerca de 38 famílias, com um cheque nominal de R$ 60,00, que será entregue pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, na Emef Masako Sone. Nos bairros Olaria e Casa Branca a entrega acontecerá na Emef Oswaldo Ferreira, no Casa Branca, às 19h, ocasião em que estarão recebendo o benefício aproximadamente 52 famílias, totalizando 90 famílias atendidas pelo programa “Renda Cidadã”.
De acordo com a diretora técnica da Secretaria de Assistência Social, “os principais critérios para seleção das famílias foram renda de até dois salários mínimos, mulher chefe de família, mulher com marido cumprindo pena, filhos em idade escolar, portadores de deficiência, idosos criando netos, e outros casos”, informou Cristina.
Segundo a diretora foram inscritas aproximadamente 300 famílias, das quais acabaram selecionadas as que tinham mais problemas financeiros.
As famílias foram detectadas através de um plantão social, há cerca de 2 ou 3 meses, ou encaminhadas pelas escolas, lideranças de bairro, com a avaliação da assistência social.
Nesta quinta-feira, as famílias estarão recebendo cheques nominais e segundo informou a Secretaria de Assistência Social, no próximo mês possivelmente as famílias já recebam o cartão nominal do programa Renda Cidadã. (Fonte: PMC)

SSM realiza “bota fora” no Cidade Jardim
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SSM - Secretaria de Serviços Municipais estará realizando em parceria com a Amocija - Associação dos Moradores do Cidade Jardim, um mutirão de limpeza até sexta-feira 23

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura de Caraguatatuba está realizando em parceria com a Amocija _ Associação de Moradores do Cidade Jardim, o mutirão de limpeza “bota fora”, em todo o bairro.
A operação teve início nesta terça-feira 20, e está prevista para terminar na sexta-feira 23.
O objetivo do trabalho é proporcionar melhoria na qualidade de vida dos moradores do bairro. Serão feitos serviços de limpeza das praças e jardins, guias e margens do rio Guaxinduba, além de um trabalho ecológico no sentido de preservar o meio ambiente.
A Secretaria de Serviços Municipais está solicitando aos moradores que coloquem à disposição, fora de casa, todos os tipos de entulho, para que os mesmos possam ser retirados pelos caminhões da Prefeitura Municipal, que estarão à disposição do mutirão “Bota fora” até sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 422-5927. (Fonte: PMC)

Câmara obriga Saúde a fixar placa com nome de médicos e dentistas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou projeto de lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que obriga a Rede Pública Municipal de Saúde a fixar placa com o nome e horário de médicos e dentistas que atendem nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Na mesma sessão aprovou o Plano Plurianual de investimentos e projeto que acrescenta parágrafo ao Regimento Interno.
A 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba tinha na sua ordem do dia 4 projetos, sendo que devido ao adiantado da hora, a sessão encerra às 24 horas, apenas o projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Caraguatatubense ao empresário Roberto Sabadini, não foi votado.
De autoria do órgão Executivo, foi aprovado pelos Vereadores o Plano Plurianual de investimentos, para o período de 2002 à 2005. Nesse projeto o prefeito envia à Câmara as obras que serão feitas nos próximos 4 anos, com estimativa de gasto para o período, podendo fazer alterações de valor ou obra, se desejar.
Outro projeto em discussão tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano, e especifica inclusão de parágrafo ao artigo 68 do Regimento Interno, na seção 2 - Das Comissões de Assuntos Relevantes. Segundo a propositura, as emendas não poderão alterar o teor original do projeto, proposto pelo Vereador, ficando impedido de modificar a idéia inicial do Parlamentar.
O último projeto votado também tem a autoria do Vereador Aurimar e obriga a Rede Pública Municipal de Saúde a fixar, em local visível, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), placas especificando o tipo do profissional, o nome e o seu horário de trabalho. Aurimar Mansano é presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal.
O projeto do Vereador foi feito com base nas visitas pela comissão. "Tenho reparado que além da falta dos médicos, a população não tem acesso a saber quais são as especialidades e os seus horários. Isso precisa ser resolvido e um projeto de lei é a melhor opção para isso", explica.
Além dos projetos, foram discutidas e aprovadas 3 Requerimentos e aprovada uma Moção. Foi lido e encaminhado um projeto as comissões permanentes e 52 Indicações.
Devido ao grande acúmulo de projetos e requerimentos, a Mesa Diretora marcou para a tarde de hoje, quarta-feira, 21 de novembro, uma Sessão Extraordinária.
Na pauta Projeto de Resolução do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que transforma a Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara em Comissão Permanente. Outro projeto, de autoria do Vereador Celso Pereira (PSDB), altera a Lei de Zoneamento, a 200/92, permitindo a atividade S3, no caso somente mecânicas, na Z2, área central do município, mais precisamente no Jardim Primavera.
Além dos projetos, é intenção do Vereador Valmir Gonçalves, presidente da Câmara, votar pelo menos 30 Requerimentos que estão congestionando o Expediente do Parlamento Municiçal. Até o fechamento desta matéria, não haviam maiores informações sobre o assunto. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Conheça o seu Vereador é o novo projeto da Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal inova mais uma vez e lança, de forma experimental, no final do ano legislativo um novo projeto. Trata-se do "Conheça o seu Vereador", destinado às crianças do Ensino Fundamental das escolas municipais.
O projeto "Conheça o seu Vereador" é mais uma inovação do presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB) e tem por objetivo aproximar ainda mais o Legislativo da população, principalmente nas camadas mais carentes e entre os jovens.
A princípio o projeto funcionará de forma experimental e terá início nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) do Morro do Algodão, na zona sul da cidade. A abertura se dará com os alunos da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental, às 10 horas.
Segundo o presidente Valmir Gonçalves, as crianças farão perguntas aos Vereadores, tirando dúvidas e conhecendo os representantes do povo. "A política está incutida no nosso dia-a-dia e nada melhor do que as crianças para conhecerem os seus representantes", disse. Para o Vereador, o fato de serem crianças não lhe dá o direito de serem excluídos da comunidade. "Aposto que as crianças tem muito o que perguntar, o que dizer, o que saber e conhecer", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

EJA do Barranco Alto visita a Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A EJA (Escola de Jovens e Adultos), do bairro do Barranco Alto, na zona sul de Caraguatatuba, visitou a sede do Legislativo na última terça-feira, durante a Sessão Ordinária. Os alunos aproveitaram e conheceram também as dependências da Casa de Leis.
O grupo de estudantes, formado por cerca de 20 alunos, esteve acompanhado das professoras Maria de Lourdes Guimarães e Rosemeire Santos Castilho, além da vice-diretora Alessandra Franco.
Os alunos do EJA tem em média 45 anos e no total, naquela escola, são 60 alunos com 2 classes e idades que vão dos 18 aos 72 anos, sendo que a maioria dos estudantes está na 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental.
Os estudantes acompanharam o desenrolar do Expediente e da Tribuna dos Vereadores. Segundo os professores será feita uma discussão de tudo que viram na sede do Legislativo. "Eles pedem para vir à Câmara", disse Alessandra Franco. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Visita tripla da comissão constata má conservação de escolas

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Educação da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última segunda-feira mais uma visita, desta vez tripla, às escolas estaduais no município. A comissão constatou que as unidades escolares visitadas padecem de uma melhor conservação e manutenção.
Foram visitadas 3 escolas no dia 19; a Colônia dos Pescadores, no bairro do Indaiá; a Antonio de Freitas Avelar, no Estrela Dalva e a Alcides de Castro Galvão, no Ipiranga.
A comissão constatou que há falta de manutenção nas escolas visitadas. Em todas as unidades escolares foi encontrado mato e a necessidade de pequenos consertos, reformas e reparos nas suas instalações.
Ao mesmo tempo foi constatado que nas escolas visitadas, a base de ferro da cobertura da quadra de esportes apresenta sinais visíveis de ferrugem, com menos de 90 dias do término das obras.
A escola que apresentava pior estado de conservação é a Alcides de Castro Galvão, no bairro do Ipiranga, nas imediações do centro da cidade. Foram constatadas rachaduras, vazamentos e infiltrações nas paredes e no teto, o que compromete a saúde dos alunos e o andamento das aulas.
No total das 3 escolas são 3.200 alunos, 122 professores, aulas em 3 períodos e 31 funcionários, em prédios com idades que variam de 1973 à 1982. Faltam ainda serem visitadas 2 escolas e a Delegacia Regional de Ensino. Ao final das visitas será feito um Relatório, com encaminhamento a Secretaria Estadual e Municipal de Educação, bem como ao Dirigente Regional de Ensino. Nesta visita não houve o acompanhamento dos Supervisores de Ensino. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Canoagem de Caraguatatuba traz importantes medalhas de Santos

Caraguatatuba - A equipe de Canoagem de Caraguatatuba participou neste último dia 17 (sábado) do Campeonato Paulista realizado na cidade de Santos. Os atletas são patrocinados pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol Amador da cidade) além da clínica veterinária S.O.S Cão. Sempre conquistando resultados positivos para a cidade, este esporte já conta com uma grande tradição, favorecido pelo retrospecto nos outros torneios que participou.
Desta vez, Caraguá levou 13 atletas. Como das outras vezes, disputou de igual pra igual com cidades de grande tradição na canoagem. Segundo o atleta Fernando Lima, a equipe de Guarujá, de Santos e Cubatão são as mais fortes do Estado. Ele obteve o 1º lugar na categoria júnior masculino e sente-se orgulhoso, pois os outros municípios levaram em média 60 atletas.
Entre os resultados, estão as colocações no” Duplo Misto”, com Ednéder e Elen Fernandes em 4º lugar, além de Ary de Carvalho e Renato Benedito na “Classe 1 Duplo Masculino” em 6º.
Já Évelyn Fernandes ficou com a 1ª posição na categoria “Estreante Feminino”. Pelo “Estreante Masculino”, Taffarel Soares também conseguiu o primeiro lugar no pódio.
O destaques deste torneio ficaram por conta também de Pedro Paulo do Nascimento, que há algum tempo vêm crescendo de produção. Ele obteve o 2º lugar na categoria Júnior, atrás de Fernando Lima, companheiro de equipe. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Dúvida - Tenho acompanhado com entusiasmo as obras de reurbanização da Av. Nove de Julho, no Centro de Ubatuba. A pista de skate da Praça Capricórnio mal foi concluída e a galera já ocupa a área 24 horas por dia! O projeto que inclui canteiros e quadras esportivas parece muito interessante.
Penso, porém, que esta idéia deveria estender-se também até a Feira de Artesanato (recém remodelada) para que haja harmonia visual na "fachada" de nossa cidade. Deixo aqui uma pergunta e agradeço algum possível esclarecimento: O parque de diversões continuará "ornamentando" (e ocultando) a belíssima vista que compõe o cenário da Praia de Iperoig???

Maria Rita Zahra
Cidadã ubatubense
ritazahra@alv.com.br


Imparcialidade?
- Comentando nota da ACS-PMU (Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Ubatuba) publicada em diversos veículos de comunicação sobre sorteio de cursos de Informática a preços populares em Ubatuba.
Infelizmente, a Prefeitura Municipal não levou em consideração as escolas e outros profissionais da área de Informática capazes de fornecer os mesmos serviços, com a mesma ou melhor qualidade. Premiou, sem nenhuma consulta prévia, duas escolas aqui estabelecidas há poucos meses. Não há nada contra estas, nem contra as outras, que trabalham e lutam por esta cidade, pagando seus impostos e colaborando com o bom andamento do município há muito mais tempo e que também fazem um ótimo trabalho e têm grande interesse na continuidade dele.
Em contrapartida, algumas pessoas fazem questão de não incentivar este tipo de atitude. Como tenho contato com alguns profissionais de Informática da cidade e conheço o trabalho deles e o quanto batalham, não achei justo o que foi feito.
Será que todos os serviços contratados pela nossa Prefeitura têm o mesmo tratamento?
Esse tipo de arbitrariedade do Poder Público é apenas um pequeno exemplo da falta de ética de nossos políticos, colocados em seus postos através dos votos de um povo tão desvalorizado por eles próprios.

Ulisses Xavier
Ubatuba
uxms@hotmail.com


Amigos da Costa Sul
- O presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho estará no sábado em São Sebastião para falar sobre "Turismo e Desenvolvimento Econômico". A Federação Pro Costa Atlântica está enviando a ele, por e-mail, um ofício falando de nossa contrariedade com a instalação do "cadeião" em um município turistico. A pergunta é : "Isso será uma maneira de incentivar o turismo?" Anexo, o nosso ofício. Caso o presidente da Embratur não esteja presente, pelo menos ele já terá recebido o ofício, via Internet.
Cumprimentos da

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pro Costa Atlântica
reginapaiva@uol.com.br

 

Free Wallpaper PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor