Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de outubro de 2001 - Nº 402 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Lixão vira depósito de resíduo hospitalar
Reconstituição mostra como agiram policiais em Caraguá
Energia fica 19,4% mais cara no interior e litoral de SP
Caraguá seleciona instrutores para cursos de hotelaria e comércio
Módulo: Rumo ao Centro Universitário
Caraguá faz convênio com o Ministério da Previdência
Prefeitos participam de coletiva para rádio de Ubatuba
Prorrogadas as inscrições para a 1ª Copa Topper de Futebol Society
Terceira Etapa do Circuito temina em grande estilo
Carta do Leitor


Lixão vira depósito de resíduo hospitalar

Frascos de soro e luvas da Santa Casa são enviados para aterro de Caraguá; administrador teme contaminação

Caraguatatuba - O depósito de lixo hospitalar no lixão de Caraguatatuba virou caso de polícia.
Na última sexta-feira, o caminhão de coleta transportou para o lixão da Fazenda Serramar sacos contendo frascos de soros, luvas e fichas de internações de pacientes da Santa Casa do município.
O administrador da fazenda, Roberto Mendes Júnior, disse que essa não é a primeira vez que ocorre esse tipo de depósito proveniente de hospitais e clínicas médicas da cidade.
Segundo Mendes Júnior, a situação é de risco porque o lixo estaria muito próximo de rios e, com a descarga de lixo hospitalar, poderia ocorrer contaminação do lençol freático.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência na polícia para a apuração de crime ambiental contra a Coletora Pioneira, empresa que é responsável pela coleta de lixo domiciliar na cidade.
O delegado do 1ª Distrito Policial, Wuppslander Ferreira Neto, disse ontem que vai ouvir as partes envolvidas --Fazenda Serramar, Santa Casa, Coletora Pioneira e Secretaria do Meio Ambiente-- e poderá instaurar inquérito no caso de indícios de crime. O delegado afirmou ainda que pode encaminhar o caso para a Vigilância Sanitária, em razão do iminente risco à saúde pública.
O secretário do Meio Ambiente, Auracy Mansano, descartou suposta responsabilidade da empresa de coleta de lixo alegando que ela apenas retira o lixo que é colocado na rua.
Mansano disse que está investigando o motivo de o lixo hospitalar ter sido levado para o lixão.
Segundo o secretário, a prefeitura coleta esse tipo de resíduo em 120 pontos, sendo três hospitais, unidades básicas de saúde, farmácias, consultórios e laboratórios médicos.
Mansano afirmou que todos os estabelecimentos são obrigados a separar o lixo hospitalar em embalagens plásticas de cor branca e colocar o material para ser levado no dia estipulado.
A coleta é realizada às segundas e quintas-feiras e a média de retirada é de 300 quilos de lixo por dia. Todo o resíduo é encaminhado para incineração na cidade de Suzano (SP).
"Quado o volume é pequeno, o material fica estocado em um galpão com todas as normas de segurança."
OUTRO LADO - A enfermeira da Santa Casa Carla Renata disse que a administração do hospital tomou conhecimento do caso na sexta-feira e está tomando as medidas necessárias para saber o que ocorreu.
"Estamos investigando para saber o dia, o local e quem não colocou o lixo na embalagem específica." Segundo ela, o hospital tem um gerenciamento específico para o tratamento do lixo produzido no local.
Todo o lixo de Caraguá --uma média de 100 toneladas por dia-- é levado para o lixão localizado na Fazenda Serramar. A prefeitura aguarda a aprovação do Relatório de Impacto Ambiental para instalar no município um aterro sanitário que deve ser feito no bairro do Pegorelli. (Fonte: ValeParaibano)

Reconstituição mostra como agiram policiais em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba fez ontem a reconstituição da ação de policiais civis de Campinas que no último dia 2 culminou com a morte de quatro homens em um condomínio na praia Martin de Sá. Na ocasião foi registrado boletim de resistência seguida de morte. O delegado Wuppslander Ferreira Neto disse que a reconstituição serve para mostrar as circunstâncias da ação dos policiais. Os policiais de Campinas estavam investigando a participação em vários seqüestros de Anderson José de Bastos e Valmir Conti. Havia suspeitas também de envolvimento na morte do prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT. (Fonte: ValeParaibano)

Energia fica 19,4% mais cara no interior e litoral de SP

Litoral Norte - As tarifas de energia elétrica ficam mais caras a partir de amanhã nos municípios atendidos pela Bandeirante Energia e pela Companhia Piratininga de Força e Luz, em São Paulo. O reajuste de 19,43% foi autorizado hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A Piratininga surgiu do processo de cisão da Bandeirante, autorizado pela Aneel em agosto deste ano. Com a separação, a Piratininga passou a fornecer energia elétrica para 27 dos 55 municípios do interior do Estado de São Paulo atendidos pela Bandeirante.
Segundo a Aneel, no cálculo do reajuste foram retiradas as parcelas referentes aos custos com a operação de cisão e às contribuições destinadas à cobertura dos custos de implantação do MAE (Mercado Atacadista de Energia). Com esses custos, a tarifa seria reajustada em 20,06%.
Nos reajustes das duas distribuidoras não foi computado nenhum custo relacionado ao racionamento, segundo a Aneel.
Os municípios atendidos pelas distribuidoras são os seguintes:
Bandeirante Energia S/A (1,126 milhão de consumidores) - Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guaracema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano, Itaquaquecetuba, Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jambeiro, Lorena, São Sebastião, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Monteiro Lobato e Jacareí.
Companhia Piratininga de Força e Luz (1,026 milhão de consumidores) - Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Ibiúna, Indaiatuba, Iperó, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mairinque, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Várzea Paulista, Vinhedo, Votorantim, Cubatão, Santos, São Vicente e parte de Praia Grande e Guarujá. (Fonte: Folha)

Caraguá seleciona instrutores para cursos de hotelaria e comércio
Cursos começam na quarta-feira, dia 24 de outubro

Caraguatatuba - A SETUR-Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba em parceria com a Associação de Hotéis e Pousadas e Similares e ACIC-Associação Comercial de Caraguatatuba Secretaria Municipal de Educação está selecionando instrutores para os cursos que irão preparar profissionais para as áreas de hotelaria e comércio em geral.
Os interessados devem comparecer à SETUR nos dias 20 e 22 de outubro, das 10 as 16 horas, levando seus currículos. Serão contratatos cerca de 20 instrutores para a realização dos cursos. O valor estipulado para cada instrutor é de R$ 10,00/hora.
Segundo o secretário de Turismo, Salim Burihan a proposta é contratar mão de obra local. “Ao mesmo tempo em que podemos oferecer cursos gratuitos para a população, melhorando assim a qualidade nos serviços de atendimento ao turista, estamos oferecendo emprego para pessoas da região”, comentou.
São 530 vagas para os cursos, que terão duração de aproximadamente duas semanas. Os cursos começam na quarta-feira, dia 24 de outubro, nos CIEFIs-Centros Integrados de Educação Fundamental e Infantil: Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu; Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão; e, Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá. O horário dos cursos será das 18 às 22 horas.
Os cursos abrangem as áreas de higiene e manipulação de alimentos, vendas, excelência em qualidade no atendimento, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de cozinha, garçom e camareira. Os cursos serão realizados através do Social Democracia Sindical e Fat-Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Inscrições nas escolas! (Fonte: PMC)

Módulo: Rumo ao Centro Universitário

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo avançam de maneira significativa no sentido de viabilizar o projeto do futuro Centro Universitário, de extrema importância para o Litoral Norte, com a implantação de novos cursos e a construção de novas instalações.
No Diário Oficial da União de 3 de outubro, foi publicada a autorização para o funcionamento de mais um curso: História, Licenciatura e Bacharelado. Logo a seguir, nos dias 8, 9 e 10, uma comissão de especialistas do MEC, em visita à Instituição, analisou e aprovou, com nota máxima, o Projeto do Instituto Superior de Educação que, inicialmente, oferecerá o Curso Normal Superior, preparando professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, posteriormente, abrigará todas as Licenciaturas.
A previsão é de que os novos cursos já comecem a funcionar em 2002, dando oportunidade de formação em nível superior aos professores, conforme exige a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A implantação dos novos cursos, bem como a construção (já iniciada) das novas instalações, em área próxima à praia Martim de Sá, representam, a curto prazo, ampliação significativa da oferta de ensino na região. Além disso, multiplicam-se as alternativas para que nossos estudantes não sejam obrigados a viajar para fazer o curso de sua preferência. (Fonte: Módulo)

Caraguá faz convênio com o Ministério da Previdência
Representante do Ministro da Previdência garante instalação da SIPREV em Caraguá

Caraguatatuba - O secretário adjunto do Ministro da Previdência Social, Dr. Delúbio Gomes está participando do Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas que está acontecendo no Clube Ilha Morena, em Caraguá. Ele ministrou ontem uma palestra sobre o histórico e o diagnóstico da previdência no Brasil.
Em visita ao gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva, o Dr. Danúbio disse que o evento obteve êxito, com a participação de grande número de aposentados, principalmente do Estado de São Paulo, que puderam se informar e esclarecer dúvidas sobre a Previdência, com perguntas extremamente importantes. Segundo ele, Caraguá está apta a receber o certificado de regularidade da Previdência, já que o Instituto dos Servidores Públicos de Caraguá está de acordo com a Legislação Federal no que esse refere às exigências e para que esteja em consonância com a Legislação Constitucional.
O Instituto da Previdências dos Servidores Públicos foi implantado em Caraguá este ano. O secretário lembrou que o maior problema da previdência do país é o dos aposentados do serviço público. “Só a União tem a necessidade de um financiamento de R$ 23 bilhões por ano. O que se paga ao INSS é o dobro do que se paga aos aposentados Federais e Polícia Militar. A diferença nos estados por ano é superior a 20 bilhões comentou com o prefeito Antonio Carlos da Silva.”
Um novidade é que Caraguá irá receber em breve o SIPREV-Sistemas de Informações Previdenciárias informatizado de comunicação. O sistema é um auxílio oferecido sem custo pelo Ministério da Previdência. O SIPREV irá ajudar o município em sua gestão previdenciária.
O secretário informou ainda que todos os municípios têm até o dia 1º de novembro para se adequarem as novas exigências das Entidades Previdenciárias. No site da previdência, os municípios podem obter informações atualizadas sobre a previdência. (Fonte: PMC)

Prefeitos participam de coletiva para rádio de Ubatuba

Ubatuba - Uma entrevista coletiva reunirá vários prefeitos da região na Sexta-feira 26, em Ubatuba.
O encontro irá reunir os Chefes do Executivo das cidades de Cunha, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Natividade da Serra. Os municípios de Cunha e Ilhabela ainda não confirmaram presença no encontro, promovido pela rádio Costa Azul AM, de Ubatuba, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado por cada cidade na atual Administração, e também com relação ao Turismo.
Na pauta está prevista também a discussão de aspectos sociais e econômicos das cidades, divulgando assim as Prefeituras em âmbito regional.
O encontro é comemorativo ao aniversário de Ubatuba.
Os prefeitos estarão reunidos à partir das 18h, no dia 26, no Ubatuba Palace Hotel. (Fonte: PMC)

Prorrogadas as inscrições para a 1ª Copa Topper de Futebol Society

Caraguatatuba - Caraguá sedia pela primeira vez, a “Copa Topper de Futebol Society”, na academia Academic Soccer, As rodadas terão início no dia 25 de novembro e estão previstas para terminar somente no dia 17 de fevereiro de 2002.
As inscrições, que estavam previstas para terminar no dia 31 de outubro foram prorrogadas até 10 de novembro e podem ser feitas na Hellás Calçados ou na própria academia. Os jogos acontecerão sempre aos domingos. O torneio levará o nome de “Troféu Prefeito Antonio Carlos” e os participantes terão direito ainda de receber medalhas para melhores jogadores, artilheiros e goleiros. As equipes que quiserem participar precisarão disputar dois jogos no mínimo e terão de ter no máximo 13 jogadores. Para mais informações o telefone para contato é (0**12) 422-5423 ou (0**12) 9144-8576.
O evento está sendo apoiado pela Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, Prefeito Antonio Carlos, Tv Band Vale, Perereka Surf Light, Felipe Letras, Rádio Beira-Mar, Pão-de-Açúcar, Jô Brás Pão de Queijo e Rádio Maré Alta. (Fonte: PMC)

Terceira Etapa do Circuito temina em grande estilo

Ubatuba - Com altas ondas e muito sol, termina em Ubatuba mais uma etapa do maior Circuito Municipal do Brasil. Uma festa de quatro dias com muitas baterias, manobras alucinantes e adrenalina ao máximo. Durante a Quinta e Sexta, o mar esteve em torno de dois metros, muito pesado. Para quem enfrentou a água muito gelada, com ondas desse porte, a situação não foi nada fácil. Ainda mais contando que vários favoritos estavam disputando títulos por antecipação. Surf de alto nível, com pontuações elevadas e “top-scores”, como o tubo nota dez do atleta Clayton Nunes, e a média 23,75 (com nota 9,25 obtida pelo profissional Odirley Coutinho), foi o que se viu. Os que conhecem a Vermelha do Norte sabem que o mar por ali não dá chances para quem vacila. E com o mar grande, tudo fica ainda mais complicado. Mas o importante foi que “quase” ninguém se intimidou. Quase porque algumas meninas do bodyboarding (categoria que fazia sua estréia no Circuito), desistiram na última hora, o que decepcionou sobremaneira a organização do campeonato.
Mas isto de modo algum tirou o brilho do evento, que bateu 190 inscritos em 15 categorias, sem que uma só reclamação fosse registrada pelos atletas junto à comissão técnica. Este é um aspecto muito importante, que denota o grau de profissionalismo e compromisso da organização para com os atletas. Sistema computadorizado de notas (que transmite praticamente em tempo real a situação do atleta durante a sua bateria) e de vídeo (filmando todas as baterias), minimizaram dúvidas e possíveis erros.
FESTA DE CAMPEÕES - Muitos atletas se destacaram nestes quatro dias de provas. Hizunomê Bettero foi vencedor de duas categorias Open e Mirim. Csotinha (destaque do último Supersurf em Ubatuba) “quebrou” na Profissional e Suelen Naraísa venceu na Feminino com o dobro de pontos sobre a segunda colocada. Confirmando a expectativa, vários títulos foram conquistados por antecipação. Foram eles: Bruzzi, na Longboard Veteranos; Luiza Romann, na Feminino Iniciantes e Matheus Toledo, na Petit. Mas dois atletas fizeram mais do que isto: conseguiram “dois” títulos por antecipação em categorias diversas! Isto mesmo, e os autores da façanha são Ricardo Toledo (que conquistou o título do Longboard e da Sênior, além de levar na Expression Sessiona, com um irado ”Floater” de backside ) e o pequeno Wiggolly Dantas (que arrebentou nas categorias Iniciantes e Estreantes).
Se a festa de títulos já estava muito boa, com a ação ecológica promovida pela Keep da Ocean Clean (KDOC), a situação ficou bem mais animada. Coordenada pelo biólogo Jibóia, que veio especialmente para o evento, a KDOC realizou diversas gincanas de coleta de lixo seletiva com a distribuição de diversos brindes. Foram coletados 10 kilos de plástico (impressionante, se considerarmos que a maioria era composta por canudinhos), 20 kilos de metais diversos, 10 kilos de papel e o que mais impressionou: “milhares” de bitucas de cigarros. Visto que o palanque estava montado em frente a um local onde aos sábados ocorrem festas, a praia estava simplesmente impregnada de bitucas. Mais uma vez a KDOC colabora efetivamente para a limpeza de nossas praias.
A quarta e última etapa do Circuito Da Hui Ubatuba de Surf 2001, terá lugar nas areias da Itamambuca, de 19 a 22 de Dezembro. O evento tem o patrocínio exclusivo da “Da Hui” e “Keep Da Ocean Clean”, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba (secretaria de esportes e lazer - depto de surf), Ubatuba Surf Cam, Zecão Surfboards, Guaru Surf, Gráfica Refile, Zona Neutra, Makaha, Sandálias Havaianas, Lanchonete Curió, Sthill, Goofy, Bennett Foam e Taubaté veículos. Divulgação: www.ubatubasurfcam.com.br   e www.fpsurf.com.br

Veja a seguir os resultados de todas categorias (por ordem de colocação):

Profissional:
Costinha
Isaías Silva
Odirley Coutinho
Joelson Lima
Universitário:
Giuliano oliveira
Angelo Sardori
João De Carle
Conrado Inoue
Open:
Hizunomê Bettero
Alexandre Alves
Diego Santos
Rogério Ramos
Júnior:
Eduardo Silva
Alexandre Alves
Diego Santos
Rogério Ramos
Mirim:
Hizunomê Bettero
Diego Santos
Felipe Colombine
Clayton Nunes
Iniciantes:
Wiggolly Dantas
Pierre Romann
Thiago Silva
Juan Lucas
Estreantes:
Wiggolly Dantas
Matheus Toledo
Gustavo Araújo
Patrick Olinto
Longboard:
Ricardo Toledo
Ronaldo Reis
Giuseppe Júnior
Rogério Santos
Long Veteranos:
Bruzzi
Júlio César
Léo Viana
Lyfe Azevedo
Senior:
Ricardo Toledo
Morceguinho
Richard Leite
Fábio Nunes
Feminino:
Suelen Naraísa
Jahia Bettero
Beatriz Caetano
Renata Franco
Feminino Iniciantes:
Luiza Romann
Nioray Bettero
Marcela Quinoneiro
Beatriz Cunha
Master:
Zecão
Júlio César
Carlinhos Roberto
Léo Viana
Petit:
Matheus Toledo
Lucas Carioca
Marco Aurélio
Felipe Toledo
Bodyboard:
Débora Ross
Elisabete Pereira
Ana Lúcia
Fábia Linardi
“Expression Session”: Ricardo Toledo

 

 Carta do Leitor

Lutando contra o tempo

"Mais uma vez vou até você...O dia está ensolarado, e do alto da Serra contemplo o Mar à minha espera. Posso sentir o cheiro do ar pela janela - plantas e flores nativas misturadas à maresia e ao colorido da cidade, compõem o cenário mais belo do mundo.
Meu coração bate mais forte à medida em que se aproxima a hora de colocar os pés nas areias da Praia do Lázaro, rever meus amigos, abraçá-los, olhar ao redor e ver que tudo permanece intacto...Tenho a sensação de estar em Shangrilá, onde nada envelhece, todos são felizes e vivem em paz, em perfeita harmonia com a Natureza e consigo mesmos.
O desejo de permanecer para sempre é muito grande. Encho meus pulmões com a Brisa do Mar e me sinto renovada - é um sopro de vida... renasço e meus olhos se abrem para vislumbrar novos horizontes, deixando tudo o mais atrás das montanhas, a quilometros de distância!
Espero que um dia, nada mais possa nos separar - serei do Mar, do Vento, da Areia e das Matas; voltarei às minhas origens para ser apenas sua, minha linda e amada Ubatuba!"

Este texto traduz as maravilhas que essa cidade encantada realiza em mim e não posso deixar de cumprimentá-la: Parabéns Ubatuba pelos seus 364 anos! Obrigada Deus, por ter criado um lugar tão magnífico!

Sonia Elisabeth Alves Cruz
soniaeli@barao.iac.br


Portal da Palmeira Atlantic Inn Royal Segurança

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor