Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 23 de novembro de 2001 - Nº 422 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Incêndio assusta grupo na Feira do Comércio
Ubatuba prevê corte imediato de 97 servidores
Deputado cobra mais balsas para desafogar travessia para Ilhabela
Resgate no Mar em São Sebastião
Alfabetização Solidária terá mostra cultural
Guarda Municipal prepara grupo para fiscalização do trânsito
Ocorrências vão desde apreensão de arma à fiscalização de skatistas
Material educativo auxilia palestras de educação no trânsito
Reunião dos Voluntários Ambientais
Secretaria de Agricultura apoia mutirão de universitários em Ubatuba
Massagens na praia são novidades neste verão em Caraguá
Saúde contrata agentes para atuar na Campanha da Dengue
Comunidade recebeu os cheques do programa “Renda Cidadã”
Acontece domingo 25 concurso da Prefeitura de Caraguá para professor
Oficinas Culturais encerram atividades com apresentações
Fundacc prepara Natal na Praça
1ª Copa Topper de Futebol Society tem 300 atletas inscritos
Decisão do Circuito Paulista Hang Loose em Itamambuca
Natação de Ubatuba disputa final em Pirassununga
Carta do Leitor


Incêndio assusta grupo na Feira do Comércio


São Sebastião - Um incêndio, provavelmente provocado por um curto-circuito em dos geradores de energia da Feira de Comércio Exterior, que acontece em São Sebastião assustou os participantes e atrasou a programação de ontem. O fogo teve início por volta das 13h e os bombeiros levaram mais de 40 minutos para apagá-lo. Não houve feridos. A reunião entre prefeitos que integram o Codivap (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba) foi cancelada. Para hoje, as palestras estão voltadas para a área de exportação e começam a partir das 14h, no pavilhão montado na rua da Praia. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba prevê corte imediato de 97 servidores

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), prevê a demissão imediata de 97 servidores concursados que foram contratados a desde maio do ano passado. Outros 20 funcionários comissionados também devem ser dispensados.
Segundo Ramos, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) considerou irregular as contratações feitas pelo ex-prefeito Zizinho Vigneron (PPS) quando reassumiu o mandato após ficar quatro meses afastado por decisão judicial. "Não tenho outra alternativa", afirmou o prefeito.
Ramos disse que na próxima semana deve se reunir com os funcionários que deverão ser dispensados para explicar a atual situação.
O TCE apontou ainda irregularidades na contratação de 214 servidores no regime celetista entre 85 e 2000. Segundo o prefeito, ele, Vigneron e o vereador Andrade Henrique (PFL) terão que explicar o motivos dessas contratações.
O Sindicato dos Servidores Municipais vai avaliar os pareceres do TCE antes de tomar uma posição.
O ex-prefeito Vigneron não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Deputado cobra mais balsas para desafogar travessia para Ilhabela
Novas regras do DERSA reduziram número de carros transportados em cada travessia, aumentando as filas de espera. Comunidade local está se mobilizando para solucionar problema. Indicação de Carlinhos pede aumento do número de balsas

Ilhabela - Na iminência das férias de verão, Ilhabela vive uma ameaça de ter o acesso estrangulado em conseqüência das novas regras determinadas pela DERSA aos serviços prestados pelas balsas que fazem a travessia entre a ilha e o continente. Com as mudanças feitas pela DERSA, que é responsável pela concessão do serviço, foi reduzido o número de veículos permitidos nas embarcações em cada travessia, aumentando as já nada modestas filas de espera.
Para tentar evitar o caos que se anuncia para a alta temporada, o deputado estadual Carlinhos Almeida apresentou uma indicação ao governador do Estado alertando para a grave situação e cobrando o aumento urgente do número de balsas em operação.
“A comunidade já reclamava que o número de balsas fazendo a travessia era insuficiente para atender a demanda. Agora a situação agravou-se ainda mais”, testemunha o deputado. “Como Ilhabela tem no turismo sua principal atividade econômica, o aumento do tempo de espera na travessia evidentemente vai acarretar grandes prejuízos à economia local”.
Carlinhos diz que o pedido ao governador foi a forma que ele encontrou para colaborar com o movimento organizado por diversos segmentos da comunidade de Ilhabela, incluindo associações de classe e autoridades municipais, na busca de alternativas para o problema. (Fonte: Ass. Imp Carlinhos)

Resgate no Mar em São Sebastião

São Sebastião - Mergulhadores e operadores da Aquática Construção e Comércio retiraram ontem um barco e um guindaste que caíram no mar em junho. Um marinheiro morreu por ocasião do acidente no cais do porto de São Sebastião. Uma operação especial foi montada para que os equipamentos pudessem ser içados sem risco. O diretor do Porto, Vilson Costa, disse que agora será possível fazer uma perícia para descobrir as causas do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Alfabetização Solidária terá mostra cultural

Ubatuba - Cerca de 300 alunos do Programa Alfabetização Solidária de Ubatuba estarão apresentando seus trabalhos na “1ª Mostra Cultural Solidária”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Unitau (Universidade de Taibaté). Acontecerá no próximo dia 28, na escola Anchieta, a partir das 19 horas.
O programa foi orientado pelos alfabetizadores e terá exposições de artesanato e pintura, pequenas dramatizações com histórias e lendas do povo e apresentação musical com um grupo de violas. Esta mostra faz parte do currículo dos alunos. Segundo a dinamizadora cultural, Loide Dolosa Monteiro, a idéia é valorizar e resgatar a identidade cultural dos alunos.
Em Ubatuba, o Programa Alfabetização Solidária teve início em setembro. Cada módulo tem a duração de 5 meses. Hoje, são 20 salas/núcleos em todo o município que atendem cerca de 300 alunos. Para cada 10 salas o Programa conta com 2 coordenadores pedagógicos e 2 dinamizadores culturais.
O perfil dos alunos de Ubatuba é de faixa etária dos 14 aos 78 anos de idade. O público feminino é comporto por 53% e o masculino por 47%. A naturalidade é de 33% de Minas Gerais, 28% do nordeste, 20% do estado de São Paulo, 15% de Ubatuba e 4% de outras localidades, inclusive de estrangeiros. (Fonte: ACS-PMU)

Guarda Municipal prepara grupo para fiscalização do trânsito
15 guardas devem formar um grupo especializado, voltado exclusivamente à fiscalização do trânsito urbano

Ubatuba - A Guarda Municipal e o Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba começaram a preparar um grupo específico de agentes para trabalhar somente na área de trânsito. Desde segunda-feira, 19, quinze guardas municipais estão participando de um curso de aprimoramento técnico e jurídico, ministrado pelo tenente da Polícia Militar Rubens Martins Franco Júnior, que possui cursos na PM voltados à técnica de ensino, direção defensiva, manutenção de veículo e de trânsito urbano. Após as aulas teóricas, os agentes estão realizando avaliação prática nas vias, colocando em ação uma nova postura de fiscalização. As aulas são baseadas no curso de formação de soldados da Polícia Militar. Matérias envolvendo o Código Brasileiro de Trânsito, como direito no trânsito, resoluções, transporte de produtos perigosos, engenharia, educação, infrações, medidas administrativas, operações, manutenção de viaturas e direção defensiva estão sendo abordadas no processo de reciclagem dos agentes. Estão previstas 54 horas/aulas, que devem ser encerradas na próxima semana.
Para o tenente Franco, a capacitação e a reciclagem são fundamentais para o aprimoramento da corporação. “O objetivo é abordar uma série de assuntos importantes, com uma boa carga horária, para que os guardas saiam daqui bem orientados e bem instruídos. Assim poderão prestar um excelente serviço à comunidade”, enfatiza Franco.
Segundo o subcomandante Arly de Oliveira Cruz, o curso dos agentes será ampliado a todos os guardas, em uma segunda etapa. “Essa reciclagem está sendo feita com o sentido de aprimorar os trabalhos desempenhados pela corporação e melhorar o atendimento à população. A nossa idéia é especializar um pessoal somente no trânsito, mas futuramente o curso será estendido a todos os agentes”, explicou Cruz.
O comandante da corporação, coronel Gilberto de Carvalho, entende que o curso de especialização deve ajudar a corporação a se preparar para a temporada. “Com a chegada do verão, aumenta nossa frota de veículos e a utilização de nossas vias. É fundamental estarmos aprimorando nossos agentes não só para a fiscalização, mas para melhorar a qualidade de atendimento ao turista”, finalizou Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Ocorrências vão desde apreensão de arma à fiscalização de skatistas

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba realizou 288 auxílios à população e teve 12 ocorrências atendidas durante o feriado prolongado. Atendendo determinação do Ministério Público, a corporação também está mantendo rondas permanentes na pista de skate na praça Capricórnio, que está em fase final de construção e vinha sendo utilizada por atletas sem os equipamentos de segurança adequados, que passam a ser obrigatórios. Os atendimentos à população foram realizados durante as rondas nas praias e principais pontos de circulação da cidade, onde foram executadas a fiscalização de trânsito. Entre os casos atendidos, constam duas pessoas que passavam mal e foram levadas para a Santa Casa.
Destaque para a apreensão de um revólver calibre 32, desmuniciado, encontrado após o recebimento de uma denúncia anônima por telefone na sede da corporação, na noite de quinta-feira, 15. Quatro menores e um rapaz de 18 anos foram encaminhados à delegacia, por estarem ao lado de onde a arma foi encontrada, na avenida Professor Thomaz Galhardo, próximo ao Trevo. Nenhum deles assumiu a posse da arma, sendo liberados em seguida. A arma foi apreendida pela delegada Elizabeth Maluf de Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Material educativo auxilia palestras de educação no trânsito

Ubatuba - As palestras ministradas pelo Serviço Municipal de Trânsito estão passando por uma nova etapa, com ampla distribuição de materiais didáticos.
Segundo Joel Geraldo de Carvalho, Chefe da Seção da Educação de Trânsito, responsável pelas palestras, estão sendo entregues aos alunos da rede estadual e municipal revistas, folhetos, cartões e diversos brindes que compõem a campanha “Respeitar o trânsito é legal”.
Cerca de 4 mil alunos foram beneficiados com a orientação sobre trânsito. Neste mês, as escolas visitadas foram Tancredo Neves, Anchieta, Olga Gil, Dr Esteves da Silva e Capitão Deolindo.
“Na média, nossas palestras são voltadas para 150 alunos. Notamos um grande interesse e participação dos jovens e acreditamos que a receptividade está sendo boa”, avalia Carvalho. O Serviço Municipal de Trânsito vem incentivando os alunos a apresentarem sugestões para resolver os perigos e ameaças que o trânsito oferece na cidade. “Estamos recebendo grande apoio dos diretores e professores. A conscientização está sendo muito boa”, frisou Geraldo. (Fonte: ACS-PMU)

Reunião dos Voluntários Ambientais

Ubatuba - Na próxima terça-feira, 27, na sede da Policia Florestal de Ubatuba haverá uma reunião extraordinária com os Voluntários Ambientais formados pelo Comando de Policiamento Florestal e de Mananciais de São Paulo em parceria com a Ong Caraguatá. Nesta reunião será discutida a continuidade dos trabalhos que começou com o curso realizado em junho deste ano. Os Voluntários Ambientais formados vão ter fundamental importância nesta segunda fase do projeto que consiste em dar seqüência à multiplicação das informações recebidas durante o curso.
A Ong Caraguatá estará reunindo os voluntários em suas cidades, (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) para discutir as ações que serão tomadas nesta temporada. A proposta é repassar as informações recebidas no curso aos turistas que tenham vontade de se tornarem Voluntário Ambiental.
Nessas reuniões serão discutidas as ações e locais onde os voluntários irão agir. Nós queremos discutir com os voluntários que conhecem as necessidades de suas cidades quais são os melhores locais para desenvolver está segunda fase do projeto. Assim as ações serão direcionadas e seus objetivos serão alcançados com maior sucesso.
As pessoas que quiserem ser um Voluntário Ambiental também poderão comparecer a essa reunião. (Fonte: ACS-PMU)

Secretaria de Agricultura apoia mutirão de universitários em Ubatuba

Ubatuba - No último dia 15, cerca de 40 estudantes das áreas de agronomia, biologia, engenharia florestal, geologia, direito, medicina e economia, de diversas universidades federais, estaduais e particulares participaram de atividades no Parque Municipal do Monte Valério e no Sertão do Ubatumirim. Participaram as universidades de Lavras, Viçosa, Rural do Rio de Janeiro, USP, UNESP e Santa Úrsula, As atividades foram organizadas pelo Instituto de Permacultura da Mata Atlântica - IPEMA e Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Ubatuba. Contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das Associações de Bairro do Monte Valério e Sertão do Ubatumirim.
Os estudantes se alojaram em acampamento no Parque Municipal. Muitos pertencem a grupos alternativos organizados nas universidades, que se encontram periodicamente em mutirões agroflorestais e debatem questões como alternativas ao atual modelo de desenvolvimento neoliberal, a questão do sucateamento do ensino público e procuram atuar na extensão como forma de complementar o ensino formal, construindo uma visão crítica das diferentes realidades sócio-econômicas e também ambientais. A Agroecologia é apontada por esses grupos como a ciência que consolida idéias ambientais e sociais sobre a agricultura, valorizando não somente a produção, mas também a sustentabilidade ecológica do sistema de produção. O objetivo é praticar a agroecologia.
Nos dois dias de trabalho no Monte Valério os estudantes se dividiram em grupos para coleta de sementes, plantio de mudas, conserto do telhado do galpão para posterior alojamento de estudantes, montagem de um banheiro seco e da horta na escola. Participaram alunos e moradores do bairro. No dia 17 o grupo que se dirigiu ao Ubatumirim. Realizaram o plantio de mudas arbóreas em uma área degradada e que está sendo recuperada em sistema agroflorestal, e juntamente com as crianças da escola do Sertão do Ubatumirim implantaram canteiros para a produção de plantas medicinais e um viveiro de mudas arbóreas. Foi dada a continuidade ao trabalho de diagnóstico da comunidade com entrevistas e gravações, para subsídio ao planejamento ‘as futuras intervenções. Os trabalhos do dia se encerraram com o debate entre moradores e estudantes universitários sobre as questões locais, de conflitos da posse da terra, questões ambientais e alternativas para o desenvolvimento local sustentável.
Todas as atividades fazem parte do Planejamento da Agricultura e Pesca realizado em Ubatuba em maio deste ano e estão compondo o programa da Secretaria da Agricultura, Manejo Ecológico da Terra, que visa incentivar ações em parceria com instituições idôneas para a execução de atividades sócio-ambientais para a promoção do setor familiar, despertando a cidadania ecológica.
O IPEMA é parceiro na execução do projeto de produção de mudas que será financiado pelo FEHIDRO, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a ser executado no Parque do Monte Valério. Segundo o bio-arquiteto Marcelo Bueno, representante da entidade, essas atividades começam a preparar o Parque do Monte Valério para o desenvolvimento do Projeto do FEHIDRO cujas verbas somente deverão ser liberadas no próximo ano. “A participação dos universitários é importante pela troca de conhecimentos e a busca do engajamento social, praticando a Agroecologia e incentivando a percepção a cerca dos problemas locais”, afirma Bueno. (Fonte: ACS-PMU)

Massagens na praia são novidades neste verão em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguá está com uma programação inovadora para este verão 2001-2002, com projetos diferenciados dos outros anos. A idéia, segundo a Secretaria de Turismo é promover eventos e atividades voltadas a toda a família. Um dos projetos, o Brincando na Areia, por exemplo, pretende proporcionar maior conforto para os pais, com o trabalho dos monitores que ficarão brincando e ensinando as crianças nas praias onde o projeto estiver acontecendo. Outra atividade surpreendente este ano é massagem na praia. A secretaria de Turismo está selecionando profissionais e terapeutas para que eles colcoquem seu trabalho à disposição nas praias da cidade. Os esportes radicais também terão um seu espaço na programação, desde o incentivo a prática de skate e de hóquei na Praça Ton Ferreira a cursos de rapel e escalada que poderão ser feitos pelos visitantes em pontos turísticos da cidade. A secretaria de Turismo quer promover a realização de trilhas pela cidade, além de trazer eventos de automodelismo e aeromodelismo. Os projetos contam com apoio da rádio Jovem Pan. (Fonte: PMC)

Saúde contrata agentes para atuar na Campanha da Dengue
Aumento de focos deixam o município em estado de alerta

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguatatuba abriu na última semana processo de seleção para 15 agentes de campo para atuarem na campanha de combate ao Aedes Aegypti, por um período de 180 dias com base na Lei Municipal nº 594/97. A necessidade de contratação, segundo a secretária de Saúde Myrlene Veneziani, deve-se aos altos índices de focos positivos encontrados no município, principalmemte na região central da cidade, já que nos bairros a situação está mais controlada. Para se ter uma idéia, em outubro haviam 29 focos, já em novembro, até dia 21, já havia o registro de 18 focos positivos. Em Caraguá nenhum caso de dengue foi detectado até agora mas nós já temos o vetor instalado no município. A Saúde tem 201 pontos estratégicos com armadilhas que são visitadas semanalmente para que sejam detectadas as larvas. Há ainda outros 77 pontos estratégicos que são visitados a cada 10 dias.
Segundo Myrlene estamos num ponto crucial da campanha, pois o mosquito da dengue voa em circulo e cada vez mais este círculo está aumentando formando raios cada vez maiores. A população tem de se conscientizar que não adianta cuidar apenas do seu quintal, se o vizinho não cuida do dele, por isso é importante a união de todos pois a dengue oferece risco a todos, já que não escolhe sexo, idade, nem mesmo classe social.
“Estamos num estágio complicado. Limpamos aqui, outro foco surge ali, fazemos um mutirão de limpeza e retiramos toneladas de lixo, dias depois o lixo já está no local novamente, sem falar do maior problema que são as casas de veranistas. Não podemos invadir as casas para eliminar os criadouros, salvo algumas exceções, em que a Secretaria consegue autorização judicial”, explica a secretária Myrlene.
A Prefeitura Municipal conseguiu evitar a dengue até agora por que tem feito um trabalho de limpeza de ruas, praias e mutirões em diversos bairros da cidade. A educação também atuado, seis professores fizeram um trabalho junto a SUCEM tornando-se repassadores nas escolas municipais. A conscientização é feita através de oficinas pedagógicas. Este trabalho tem rendido bons resultados nos bairros.
“É preciso o envolvimento de todos. Todos tem de cuidar da limpeza tanto de sua casa como a de seu vizinho, até mesmo aquele veranista. Estamos buscando parcerias com a Associação Comercial, com as imobiliárias e condomínios para que eles possam reforçar o trabalho dos profissionais da saúde”. (Fonte: PMC)

Comunidade recebeu os cheques do programa “Renda Cidadã”
Famílias do Pegorelli receberam na manhã desta quinta-feira 22, os primeiros cheques do programa “Renda Cidadã”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Governo do Estado de São Paulo

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do estado de São Paulo, entregou nesta quinta-feira 22, os primeiros cheques no valor de R$ 60,00 para as famílias de baixa renda que residem na região do Pegorelli. Cerca de 38 famílias foram beneficiadas com o programa.
Compareceram à Emef Masako Sone (Pegorelli), o prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária de Assistência Social de Caraguatatuba, Maria do Carmo Cunha Ferreira, a diretora técnica da Assistência Social, Cristina Daniel, entre outras autoridades, além da comunidade, que compareceu à entrega, juntamente com as crianças da região. estará entregando às famílias do Pegorelli, Perequê-Mirim, Casa Branca e Olaria, os primeiros cheques do programa Renda Cidadã, em parceria com o Governo Estadual.
Na ocasião, o prefeito Antonio Carlos entregou os cheques e falou à comunidade sobre a importância de Caraguatatuba conquistar programas de renda como este para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Já conquistamos graças ao Governo Federal o Bolsa Escola, e agora o Renda Cidadã, do Governo do Estado, vai auxiliar durante 1 ano as famílias carentes”, explicou o prefeito, que aproveitou para ver a produção de bonecas da oficina de “Geração de Renda”, da qual estão participando pessoas da comunidade interessadas em aprender uma atividade para reverter em benefício financeiro para suas próprias famílias. Cerca de 40 mulheres estão no aprendizado, fazendo bonecas de meia, e outro grupo já está na produção de bonecas de pano que posteriormente serão vendidas na cidade. A primeira linha de produção é de bonecas representando os 12 signos do Zodíaco.
No bairro Casa Branca/Olaria a entrega será às 19h, na Emef Osvaldo Ferreira, no Casa Branca, onde 52 famílias receberão os cheques do programa Renda Cidadã.
De acordo com a diretora técnica da Secretaria de Assistência Social, “os principais critérios para seleção das famílias foram renda de até dois salários mínimos, mulher chefe de família, mulher com marido cumprindo pena, filhos em idade escolar, portadores de deficiência, idosos criando netos, e outros casos”, informou Cristina.
Segundo a diretora foram inscritas aproximadamente 300 famílias, das quais acabaram selecionadas as que tinham mais problemas financeiros.
As famílias foram detectadas através de um plantão social, há cerca de 2 ou 3 meses, ou encaminhadas pelas escolas, lideranças de bairro, com a avaliação da assistência social.
Nesta quinta-feira, as famílias estarão recebendo cheques nominais e segundo informou a Secretaria de Assistência Social, no próximo mês possivelmente as famílias já recebam o cartão nominal do programa Renda Cidadã. (Fonte: PMC)

Acontece domingo 25 concurso da Prefeitura de Caraguá para professor
Os candidatos devem comparecer à escola para checar a lista de candidatos com 30 minutos de antecedência, munidos de RG e protocolo de inscrição no concurso

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realiza neste Domingo 25 o concurso público para a admissão de professores adjuntos.
Os candidatos devem comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência para verificar a listagem, munidos de documento de identidade (RG) e o protocolo de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.
Candidatos com iniciais dos nomes A,B,C,D,E e F farão a prova escrita na Emef “Prof. Luiz Ribeiro Muniz”, na rua Analândia nº 355, no bairro Martim de Sá.
Os candidatos com iniciais G,H,I,J,JK,L,M e N participarão do concurso na Emef “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, na avenida Pernambuco nº 1101, no Indaiá. Para os participantes com iniciais de nomes O,P,Q,R,S,T,U,V,W,X,Y e Z, a prova será na Emef “Profª Santina Nardi Marques”, na rua Antonio Nardi nº 200, no bairro Estrela Dalva.
São 80 vagas com vencimentos de R$ 266,61 por 10h de trabalho para professor adjunto. Para adjunto com 3º grau completo os vencimentos são de R$ 322,33 e adjunto com pós-graduação recebe R$ 370,68.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação a previsão é de que os profissionais ingressem na Prefeitura no ano letivo de 2002. (Fonte: PMC)

Oficinas Culturais encerram atividades com apresentações

Caraguatatuba - As Oficinas Culturais da Fundacc estarão se apresentando neste fim de ano, encerrando suas atividades. No dia 1º de dezembro, sábado, a partir das 17 horas, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, as Oficinas de Dança mostram 28 coreografias em diversos estilos: Jazz, dança de rua, dança recreativa, clássico, lambaeróbica, dança de salão e o Corpo de Baile Municipal, dos monitores Carla Bueno, André Macedo, Érika Rangel, Iara Dias, Matilde Mathias, Marílio Roes, Carlos Magno, Maria Luíza e Guimarães. A entrada é gratuita.
Já no dia 2, domingo, é a vez das oficinas de teatro, música e capoeira, que acontecerão no Coreto da Praça Cândido Mota, a partir das 16 horas. Os monitores de música Ivan Mendes(violão) Popó(Percussão), Suzette Salomão(teclado)Eduardo Fróis(violão) junto a seus alunos estarão apresentando 23 músicas.
Já na área teatral, os monitores apresentam as melhores cenas de seus trabalhos. Ivan Lotole mostra “O Melhor Presente” e Júnior Magresco apresenta “Burundanga”. Os monitores Angolinha, Jiló e o Mestre Zé Baiano apresentam a roda, e danças como o samba de roda, maculelê e a puxada de rede. (Fonte: Fundacc)

Fundacc prepara Natal na Praça

Caraguatatuba - A Fundacc preparou uma série de ações para as comemorações natalinas na Praça Cândido Mota. Confira aqui a Programação Cultural:
Dia 15, sábado, 21horas - Apresentação da Decoração Natalina, com iluminação, árvore de Natal e presépio; Apresentação das oficinas culturais com a participação de alunos e professores.
Dia 18, Terça-feira, 20 horas - Apresentação da Orquestra do Projeto Guri - Pólo Caraguatatuba; Apresentação do água Viva Coral.
Dia 19, Quarta-feira, 21 horas - Apresentação do Teatro de Natal com a participação dos alunos das Oficinas dos monitores Ivan Lotole e Júnior Magresco.
Dia 21, Quinta-feira, 21horas - Concerto Vozes do Mar com a participação dos corais Maestro Sinézio Pinheiro, de São Sebastião, Coral Marencanto, de Ubatuba e Água Viva Coral, de Caraguá.
Dia 22, Sábado, 21 horas Concerto de Natal com A Banda Carlos Gomes e Coral da Igreja São Benedito, do bairro Olaria, sob a regência do maestro Álvaro e Zé P.P.
Dia 29, Sábado, 21 horas - Apresentação da Folia de Reis do bairro do Tinga. (Fonte: Fundacc)

1ª Copa Topper de Futebol Society tem 300 atletas inscritos

Caraguatatuba - A 1ª Copa Topper de Futebol Society “Troféu Antonio Carlos” terá início dia 25 de novembro em Caraguatatuba. A competição conta com 24 equipes inscritas, o que equivale a um total de 300 atletas. O torneio será realizado na Academic Soccer e reunirá equipes de todo o Litoral Norte.
O sorteio para a divisão dos grupos foi feita no último dia 21, quando a organização do evento ofereceu uma grande churrascada aos esportistas. O Secretário de Esportes, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) esteve prestigiando a comissão técnica.
Para dar início à Copa, às 10 horas, as equipes Liverpool x Cândido, ambos de Caraguá, disputam; em seguida, às 11 horas as equipes Cont. Toninho e Esporte & Cia; por volta das 12 horas a equipe Pão de Açucar enfrenta a do Supermercado Semar; às 13 horas, jogam as equipes Associação Sabesp e Caraguá Veículos; às 14 horas jogam a Drogaria Marlindo de Ubatuba e Hellás/Nutrisport; às 15 horas, Kumagai joga contra Una Materiais de Construção; às 16 horas, Casa Branca contra Linorte Bebidas e às 17 horas, MacLaren enfrenta Nequinho de São Sebastião.
O torneio tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Pão de Queijo JôBrás, Hellás Calçados, Nutrisports, Hotel Pousada das Garças, Beira Mar FM e TV Band. Os jogos acontecerão até o dia 13 de janeiro e o troféu será entregue pelo Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva. Na ocasião serão agraciados pelo prêmio os primeiros e segundos colocados, além do artilheiros da competição, goleiro e destaque das partidas. Mais informações com o organizador Tarcísio Matheus (tel.: 012 9144-8576 / 422-5423) (Fonte: PMC)

Decisão do Circuito Paulista Hang Loose em Itamambuca
Ubatuba garantiu dois títulos por antecipação. Quatro atletas da Escolinha Municipal de Surf da Prefeitura lutam para ser campeões nas categorias mirim e júnior

Ubatuba - A 5ª e última etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe, que acontece neste sábado e domingo, 24 e 25, na praia de Itamambuca, promete muita emoção. Com dois títulos garantidos por antecipação, conquistados pelos surfistas Wigoly Dantas (estreante) e Mateus Toledo (petit), a Escolinha Municipal de Surf da Prefeitura de Ubatuba chega para a etapa decisiva com chances de levar o título em outras duas categorias. Quatro atletas ubatubenses ainda disputam o primeiro lugar nas categorias júnior e mirim e contam com o apoio da torcida para vencer em casa.
Saulo Júnior (2º) e Eduardo Silva (3º), disputam o título contra o guarujaense Adriano Mineirinho, que lidera o ranking na categoria júnior. Na mirim, Hizunomê Bettero (2º) e Diego Santos (5º), que corre por fora, tentam desbancar o guarujaense Heitor Pereira (1º).
Os resultados demonstram o sério trabalho de base desenvolvido pela Escolinha Municipal de Surfe da Prefeitura de Ubatuba.
A realização da etapa conta com a colaboração da Associação de Surfe, Prefeitura de Ubatuba, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e supervisão da Federação Paulista de Surfe. (Fonte: ACS-PMU)

Natação de Ubatuba disputa final em Pirassununga

Ubatuba - A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal está na cidade de Pirassununga (SP), neste final de semana, disputando a final estadual do Pró-Natação.
Camila de Cássia Santos Oliveira (100 metros-costas), Natália Lages Nascimento (100 metros-livre), Felipe Atilli Costilhas (100 metros-costas), Mauricí Rubens Pereira Filho (100 metros-peito) e Flávia Eugênia Dias dos Santos (100 metros-livre) disputam o título com atletas de várias regiões do Estado e prometem muita raça para representar a cidade. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Imparcialidade? - Caro Leitor Ulisses Xavier. Meu nome é Enrico sou coordenador do Projeto Cidadão desta Prefeitura. Sinto informar que sua alegação na edição de 22/11/2001 é sem fundamento, acredito pelo senhor não conhecer os fatos, visto que as maiorias das escolas de informáticas do município foram contatadas via oficio, para ser incluídas no Termo de Cooperação (e não contratação, visto que esta prefeitura não se empenhou em
repassar verba, em vez disso, o Termo preza o encaminhamento do cidadão menos favorecido para fazer um curso de qualificação profissional, pago pelo mesmo)e por sua informação só cincos escolas encaminharam as suas propostas com os respectivos, valores, tipo de curso, duração do curso, entre outras coisas.
O critério o qual fui estabelecido se resumiu no preço, e na qualidade de ensino pelo preço oferecido. Por isso as escolhidas infelizmente foram só duas, a nossa vontade seria que todas estivessem sido incluídas, para assim oferecermos mais vagas, além das 150 que foram oferecidas.
Caro leitor fico extremamente frustrado com sua alegação de favorecimento visto que, pelo tipo de trabalho, inédito no município, acolhendo e prestigiando o empresário da cidade (e não empresas contratadas, de fora), levando-se em consideração, via oficio, que haja imparcialidade, por um processo licitatório, tivemos todo o cuidado para não cair neste tipo de comentários, vejo que em vão.
O nosso trabalho fui elogiado por muitos empresários e cidadão, pela iniciativa, e o nosso papel não está sendo de favorecer alguns ou desmerecer outros, mas de vir encontro a necessidade dos mais carentes encaminhando-os para os parceiros que possam ajudar de alguma forma.
Faço um convite, a sua pessoa para entrar em contato comigo, para conferir todo o percurso deste trabalho, para que não aja mais duvidas em seu coração, e que possa vir a apreciar os esforços Herculano que nos estamos fazendo com tão poucos recursos, e forçados a buscar alternativas viáveis para continuar a trabalhar com dignidade.
E peço desculpa para aqueles que se sentirem excluídos a intenção não era esta, mas aproveito o ensejo para convidar a todos os leitores que possam vir a somar com o nosso projeto social contribuindo como puder, visto que a gente se presta para ajudar nas necessidades de muitos, menos favorecidos.
Muito obrigado e parabéns pelo Sr. Emilio Campi pelo seu Litoral Virtual.

Enrico Bonomo
Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba
coop@pratica.com.br

 

Free Wallpaper PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor