Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 24 de abril de 2001 - Nº 276 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

São Sebastião estuda usar PMs de folga para reforçar a segurança
São Sebastião confirma cinco casos de dengue
Tebar encerra hoje treino contra emergências
Inauguração de escola teve presença do Governador
Escolas inauguradas oferecem salas de informática até para os pais
Solenidade de Hasteamento das Bandeiras
Vereador sugere Semáforos e Executivo acata pedido
Madalena quer informações sobre Plano de Cargos e Salários
Florestal promove blitz atrás de palmito Jussara
Polícia Florestal autua obra no litoral
Acidente fere duas pessoas na Tamoios
Dupla é presa ao tenta levar carro de policial
Academia realiza “25 Horas Nadando” em Caraguá
São Sebastião vence regata de Caraguá


São Sebastião estuda usar PMs de folga para reforçar a segurança
Objetivo é fazer um convênio de prestação de serviço e criar lei municipal para oficializar medida

São Sebastião - As atividades extras do policial militar em períodos de folga poderão ser regulamentadas em São Sebastião. O comando da Polícia Militar e a prefeitura começaram a discutir o assunto com o objetivo de ampliar a segurança na cidade.
O vereador Erwin Mota (PDT) encaminhou uma indicação ao prefeito Paulo Julião (PSDB) sugerindo um convênio com a Secretaria da Segurança Pública para a instituição do pro-labore --espécie de gratificação. Atualmente, os "bicos" feitos por policiais militares é proibido por lei.
O convênio se baseia em dois outros convênios firmados no ano passado em São Caetano do Sul e em Ribeirão Preto, que já foram assinados e estão em operação.
Por meio do convênio, o policial militar, em sua hora de folga, pode prestar serviço à comunidade trabalhando em rondas ou intensificando o patrulhamento com a força tática. Ele deverá estar com o uniforme da PM e com o carro policial.
O comandante do 20º Batalhão da PM no Litoral Norte, major Milton Pouza Júnior, disse que esse tipo de parceria é viável porque normalmente o policial trabalha um dia e folga dois. "Só vai para rua o policial que não tiver que cumprir a escala normal."
O chefe da seção de Planejamento, Instrução e Estatística do 3º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar - Interior), sede em Ribeirão Preto, capitão Luís Henrique Usai, disse que, com o convênio, a prefeitura repassa uma verba mensal de R$ 9.000 para pagar até 60 policiais.
Os interessados são inscritos em uma escala extra para trabalhar nas regiões onde há um índice elevado de criminalidade. No final do mês essa lista é entregue à prefeitura para o pagamento. A média é em torno de R$ 200 a mais no salário de cada PM.
Segundo o major, não é só o aumento de efetivo que vai resolver o problema da segurança na região. Ele afirmou que hoje seriam necessários mais 12 homens para completar o número de vagas existentes. "É necessário modificar o número fixado de policial porque a região cresceu."
Uma das principais preocupações das autoridades de segurança é garantir presença do PM da região. Segundo Paulo Julião, essa seria uma forma de fixar o policial na região. O município agora vai estudar a legalidade para a operacionalização do convênio.
O presidente do Conseg (Conselho de Segurança) de Maresias, na costa sul da cidade, Lineu Alvim Coelho Júnior, disse que é favorável a esse tipo de parceria para resolver o problema da falta de policiamento na rua.
Em Ilhabela, foi tentado um projeto semelhante no ano passado, mas o vereador José Donizete da Silva (PFL), autor do projeto, retirou da Câmara antes da votação a pedido do então prefeito eleito Manoel Marcos (PTB). (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião confirma cinco casos de dengue
Prefeitura diz que vai intensificar ação nos bairros onde surgiram focos do mosquito transmissor

São Sebastião - O IAL (Instituto Adolfo Lutz), de São Paulo, confirmou ontem que São Sebastião tem cinco casos de dengue autóctone, quando a doença é contraída no próprio município. Os exames foram feitos no começo do mês. A Secretaria Municipal da Saúde intensificou a ação nos bairros onde foi detectada a doença.
Desde o começo do ano, foram registrados 49 casos suspeitos sendo que 26 deram negativos e outros 18 exames de sangue ainda estão sendo analisados pelo IAL.
Dos cinco casos confirmados ontem, três são de doentes que moram no Pontal da Cruz, onde a Saúde já havia realizado trabalhos para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os outros casos foram registrados no centro e no bairro da Enseada.
Segundo a secretária da Saúde, Cláudia Flausino, no caso da Enseada será feita uma pesquisa para saber se o doente trabalha na região central, onde foram detectados focos. A região norte ainda estava livre do mosquito.
"Desde que assumimos, em janeiro, foram contratados 60 homens para fazer arrastão em áreas com focos do mosquito", disse Cláudia.
Hoje, a Saúde ainda mantêm uma equipe com 36 agentes que estão fazendo o trabalho em casa. Eles são escalados para cobrir uma determinada região verificando as condições das casas e se não há recipientes que contribuam para a proliferação das larvas do Aedes.
A secretária orienta que as pessoas que apresentarem os sintomas da dengue procurem imediatamente um posto de saúde para fazer a coleta de sangue. O resultado demora em torno de 15 dias para ficar pronto.
Desde o começo do ano a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) confirmou outros sete casos de dengue na região.
MENINGITE - O Instituto Adolfo Lutz também confirmou ontem um caso de meningite tipo C, em Maresias, na costa sul de São Sebastião. O garoto está internado no Hospital de Clínicas e não corre risco de vida.
Hoje, a Secretaria da Saúde vai fazer uma medicação em massa em alunos de duas classes da escola Dulce César Tavares, em Maresias. Essas crianças tiveram contato com o doente. A secretária afirma que não há necessidade da população se alarmar. (Fonte: ValeParaibano)

Tebar encerra hoje treino contra emergências

São Sebastião - Capitães de mar e guerra portugueses encerram hoje, no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) de São Sebastião, um curso de técnicas de combate e gerenciamento de contingências. Cerca de 100 funcionários de várias unidades da Transpetro (Petrobras Transporte S.A) estão participando das atividades. Para hoje está programado um exercício simulado no mar. Segundo a Petrobras, o objetivo do curso é dar formação necessária a todas as chefias que possam ser responsáveis do comando local ou integrar um comando global em uma operação de combate a emergências. (Fonte: ValeParaibano)

Inauguração de escola teve presença do Governador

Caraguatatuba - A inauguração do CIEFI Oswaldo Ferreira, no bairro da Casa Branca, no sábado, dia 20, contou com a presença do Governador Geraldo Alckmim, que veio prestigiar o prefeito Antonio Carlos e a cidade de Caraguá. Estiveram presentes também, o Deputado Federal Júlio Seneghini; a Secretária Estadual de Educação Rose Neubauer; o vice-presidente da Sabesp, Oswaldo Ali; o Secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça; o Presidente do Tribunal de Contas, Robson Marinho; a Deputada Estadual Edir Sales, além de prefeitos do Litoral, vereadores e outras autoridades estaduais e regionais. A Secretária de Educação Roseli Morila e a diretora da escola Oswaldo Ferreira também compareceram à inauguração.
Para a secretária Rose Neubauer, a parceria entre o Governo e o Município tem dado excelentes resultados, já que além dos repasses estaduais, o prefeito tem utilizado os recursos municipais para a implementação das escolas, atendendo assim a grande prioridade do governo que é a Educação. “É imprescindível termos o prefeito Antonio Carlos da Silva e todos aqueles que acreditam no município trazendo recursos para a cidade. Caraguá conta hoje com escolas de qualidade, oferecendo laboratórios de informática, salas equipadas e toda a infra-estrutura necessária para o crescimento cultural da população e que está fazendo de Caraguá uma cidade cada vez melhor”.
Segundo o Prefeito Antonio Carlos da Silva, a inauguração das novas escola na cidade é resultado não só da municipalização do ensino como também, e principalmente, do envolvimento da comunidade, que como pais de alunos, ajudaram e acompanharam todo o processo desde o início. A principal meta é fazer com que os pais participem mais da vida escolar dos seus filhos. O prefeito anunciou que daqui há 30 dias será entregue o ginásio coberto da escola. Ele anunciou também o início da construção de uma nova escola, uma creche e um centro comunitário no bairro.
O Governador Geraldo Alckmim declarou que um convênio com o DADE-Departamento de Desenvolvimento das Estâncias Balneárias e o município de Caraguatatuba, foi assinado, garantindo assim a liberação de verba para a continuação da obra de duplicação da Avenida da Praia. “Caraguá está de parabéns pelo exemplo de trabalho, pela melhor aplicação dos impostos, por um governo honesto que trabalha pela população e em parceria com a comunidade local. Com o exemplo da Casa Branca, Caraguá tem o selo de qualidade”, acrescentou. (Fonte: PMC)

Escolas inauguradas oferecem salas de informática até para os pais

Caraguatatuba - A cidade comemorou o seu 144º aniversário de emancipação político administrativa com a inauguração de obras de grande porte e importância para a sua população. O município ganhou seis novos EMEF’s, CIEFI’s e Creches. Foram inauguradas a EMEF Prof. Geraldo de Lima, no Perequê Mirim; o CIEFI prof. Lucio Jacinto dos Santos, no Tinga; a Creche Profª. Ester Nunes de Souza, no Sertão dos Tourinhos; o CIEFI Profª. Aida de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro; a Creche Profª. Honorina Pacheco Correa, no Rio do Ouro e o CIEFI Prof. Oswaldo Ferreira, na Casa Branca.
A nova escola do bairro Casa Branca oferece à população 240 vagas para Educação Infantil, 640 vagas para o ensino fundamental, 200 para o EJA-Educação para Jovens e Adultos, de 1ª a 4ª séries, e ainda duas salas para o Telecurso 2º Grau, de 5ª a 8ª séries. A escola oferece também 20 computadores que serão utilizados pelas crianças e também por seus pais, que já podem fazer cursos de informática à noite, durante a semana, ou aos sábados e domingos. O laboratório visa não só ensinar informática para crianças como também servir de ferramenta para complementar as aulas dadas em sala, através do programa Visual Class. Todas as escolas inauguradas possuem laboratório de informática.
Segundo a Secretária de Educação, Roseli Morila, a comunidade de Caraguatatuba teve um ganho significativo, principalmente com as novas escolas de educação infantil, já que tendo escolas no bairro, não é preciso gastar com condução até o bairro mais próximo. “Quanto mais aumenta o número de escolas, maior é a redução da desigualdade social, e quanto melhor a qualidade, maior a permanência do aluno na escola. O Governo Federal e o Governo Estadual têm dado ênfase para a educação infantil, por que esta faixa etária é o período crucial para o desenvolvimento, é nesta fase que a criança consegue desenvolver melhor a linguagem, o raciocínio lógico e a captação de informações”, complementou a secretária.
Na inauguração do CIEF Prof. Oswaldo Ferreira, os alunos participaram da festa, cantando a música Nossa Caraguá, composta por Tom Ferreira e interpretada pelo músico Ivan Mendes, emocionando a todos os presentes. Os moradores estão satisfeitos com a nova escola. “A vida escolar de nossos filhos melhorou muito. Hoje as crianças tem vontade de ir para a escola e estão até mais dedicadas no estudo”, disse o morador Ari Rodrigues. Para a moradora Raquel Nunes, a escola trouxe um novo ânimo para todos os moradores. “A opção de estudo para adultos também foi muito boa. O meu marido, por exemplo vai estudar aqui, nós estamos muito felizes.” (Fonte: PMC)

Solenidade de Hasteamento das Bandeiras

Caraguatatuba - A Banda Municipal Carlos Gomes e o Coral Água Viva estiveram presentes à solenidade de hasteamento das Bandeiras. O coral Água Viva homenageou a Banda Municipal que completava 42 anos cantando a música “A banda”, de Chico Buarque de Holanda. Na solenidade estiveram presentes o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos que hasteou a bandeira do Estado; enquanto o prefeito Antonio Carlos da Silva hasteava a bandeira do Brasil e o presidente da Câmara, Walmir Gonçalves, a de Caraguatatuba. Presentes também a Deputada Estadual Edir Sales, o prefeito de Ubatuba; Paulo Ramos, vereadores , secretários, funcionários , presidentes de entidades, o Grupo de Escoteiros de Caraguá, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e Rodoviária, Sebrae, Sabesp . Após a execução dos Hinos Nacional e de Caraguatatuba, foi dada a palavra as autoridades maiores que enalteceram o desenvolvimento da cidade e sua administração. (Fonte: PMC)

Vereador sugere Semáforos e Executivo acata pedido

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon encaminhou requerimento no início deste ano ao Executivo Municipal, sugerindo a colocação de Semáforos de Pedestres na Avenida da Praia, no centro da cidade. A sugestão foi aceita pelo prefeito Antonio Carlos que indicou na resposta os locais onde serão instalados.
A Avenida da Praia, localizada na praia do centro em Caraguatatuba foi ampliada e urbanizada em 1997, no primeiro ano da primeira gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva. A avenida é dotada de duas pistas, canteiro central, estacionamento, contornos e retornos, bem como faixa de pedestres e iluminação diferenciada, numa extensão de 2.200 metros.
O movimento após a sua inauguração triplicou, causando infortúnios aos pedestres que atravessam para a prática de esportes, do condicionamento físico ou simplesmente para se dirigir a praia do centro. Para isso é premente a necessidade de instalação de Semáforos de Pedestres, que auxiliarão em muito a travessia de turistas, veranistas e moradores locais.
O Semáforo de Pedestres é igual a um semáforo comum, com a diferença de que é acionado manualmente pelo usuário, com timer de 30 segundos para o mesmo atravessar a avenida em cada um dos lados.
Através da sugestão do Vereador Omar Kazon, o prefeito Antonio Carlos indicou, através do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), a colocação de Semáforos em três pontos da avenida da praia, nas esquinas com a ruas Guarulhos, Paul Harris e defronte a praça Diógenes Ribeiro de Lima, a praça da Setur (Secretaria Municipal de Turismo e Fomento). A Prefeitura não informou quando serão instalados os equipamentos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Madalena quer informações sobre Plano de Cargos e Salários

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Fachini quer informações quanto ao Plano de Cargos e Salários dos Funcionários Públicos Municipais de Caraguatatuba. Requerimento de sua autoria foi recentemente aprovado e o Executivo tem 15 dias para respondê-lo.
Para a Legisladora Madalena Fachini, a situação econômica e funcional do Servidor Público Municipal é precária, havendo necessidade de adequar uma estrutura funcional destes servidores quanto a qualidade dos serviços prestados e a sua devida remuneração.
A Parlamentarista ressalta ainda que foi promessa de campanha do atual prefeito, Antonio Carlos da Silva a implantação de um plano de cargos e salários, exigência feita também pela Conferência Municipal de Saúde.
Através disso, Madalena deseja saber se o Executivo realizará estudos para a criação de um novo e necessário Plano de Cargos e Salários, bem como, se for positiva a resposta, qual a data destes estudos e o prazo de sua implantação.
A Prefeitura conta com cerca de 1.800 funcionários e uma média salarial muito baixa em relação as outras cidades da região, além do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de Caraguatatuba), que reclama não haver aumento ao funcionalismo há quatro anos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Florestal promove blitz atrás de palmito Jussara

Litoral Norte - A Polícia Florestal de São Sebastião apreendeu no último final de semana 300 unidades de palmito "in natura" dentro de um carro, na estrada da Limeira, no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Sebastião. Segundo a polícia, os palmiteiros conseguiram fugir. A carga estava dentro de uma Caravan (placas BHR-7358), de Caraguatatuba. Segundo o tenente Jamir David Júnior, comandante da Florestal de São Sebastião, serão intensificadas as blitze em supermercados e restaurantes para verificar se estão comprando palmito do tipo Jussara, que leva em média 10 anos para crescer. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Florestal autua obra no litoral

Ilhabela - A Polícia Florestal constatou a existência de dano ambiental em blitz realizada em uma área de vegetação em Ilhabela, no litoral norte. Segundo o tenente Jamir David Júnior, comandante da Polícia Florestal, policiais foram averiguar uma suposta extração ilegal de areia, mas encontraram uma área devastada.
Foi retirada irregularmente uma área de 0,1160 hectare de vegetação. O responsável pela obra, J.R.J., apresentou uma autorização da Prefeitura de Ilhabela para fazer a construção, mas não tinha o aval para suprimir a vegetação. A obra fica no loteamento Balneário Barra Velha 2. (Fonte: Folha Vale)

Acidente fere duas pessoas na Tamoios

Caraguatatuba - Duas pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido ontem às 15h20, no quilômetro 72 da Rodovia dos Tamoios, na subida da serra, em Caraguatatuba. A Kombi bege, placa CTU 2313, de Caraguá, subia a serra quando uma das portas se abriu em uma curva e dois passageiros caíram do veículo. Guiomar Teixeira Filho, 31 anos e Maria Picerra da Silva, 62 anos, sofreram ferimentos graves na queda. O motorista do veículo, Alexandre Tadeu da Silva, 23 anos, nada sofreu. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Rodoviária Estadual e encaminhadas para a Santa Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguá. O hospital não informou o estado de saúde das vítimas. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla é presa ao tenta levar carro de policial

Caraguatatuba - Fernando Aparecido de Souza, 24, e Ronaldo Gonçalves Teixeira, 22, foram presos ontem de manhã ao tentar roubar um veículo Palio de um sargento da Polícia Militar de Caraguatatuba. O sargento Pedro Simoni Júnior, 30, havia estacionado o carro para fazer compras em um supermercado da avenida Rio Branco, no bairro Indaiá, quando viu três pessoas tentando arrombar o veículo. Dois foram presos. (Fonte: Folha Vale)

Academia realiza “25 Horas Nadando” em Caraguá

Caraguatatuba - A prova de “25 Horas Nadando” é realizada pela Academia Linha D’Água e reúnde grande número de nadadores da região. A maratona irá acontecer entre as 10 horas do dia 28 e 11 horas do dia 29 de abril. As equipes serão compostas por cerca de 15 nadadores. Cada participantes deverá nadar 30 minutos podendo repetir várias vezes, mas sempre intercalando com outro componente de sua equipe. O participante poderá mudar os estilos do nado, durante o seu período.
Durante a maratona, a Academia estará realizando outras atividades paralelas como música MPB ao vivo, com Rogê, aulas de axé com o grupo Ritmo Brasil, apresentações de capoeira de angola grupo Meninos de Arembepe e outras novidades gratuitas aos participantes e público em geral. As equipes participantes deste ano são Eli Eli, distribuidora de Jornais; Pró-Nadar, de Ubatuba; Colégio ACEI (Ilhabela), Academia Nocti Luca, de São José dos Campos e; Samesp, de Caraguatatuba. O evento já contou presença de atletas conceituados no meio esportivo como Luciane Yajima, que participou do aero-man no Havaí, é campeã brasileira de Triathlon e bi-campeã estadual de Duathlon; Georges Janete Michanopoulos, que é vice-campeão paulista de Águas Abertas; Margarete Nonato, campeã paulista de Águas Abertas; Elizabete Padilha, campeã sul-americana de nado peito e o Dr. Simi, recordista Mundial de 100 e 200 metros borboleta também já prestigiaram o evento. Para este ano, deverão algumas atrações do meio esportivo, a serem confirmadas.
A academia Linha D’Água fica na Av. Minas Gerais, nº 775, Indaiá. Mais informações pdem ser obtids pelo telefone 422-6573 ou pelo 423-4588. (Fonte: PMC)

São Sebastião vence regata de Caraguá

Litoral Norte - São Sebastião foi a grande campeã da 1ª Regata Cidade de Caraguá, que abriu o 1º Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba, no último fim de semana. A cidade foi campeã nas classes laser sênior (Rafael Mandes), laser radial (Fernando Freitas), holder 12 "A" (Jonhy Yosef), holder 12 "B" (Jossef Yosef) e optimist geral (Gabriel Melchert). Na holder 12 iniciante o campeão foi Damásio, de Ubatuba e, na feminino, Karina, de Paraibuna. Na classe optimist juvenil o vencedor foi Vicente; na mirim, Baepi Pina; no feminino, Karina. Os três são de Ilhabela. Na classe laser master, o campeão foi Milton Franol. (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 Vivenda do Flamboyant Racional Turismo


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor