Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 24 de maio de 2001 - Nº 298 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Sabesp faz ampliação em Ilhabela
Litoral exige reforço para deter dengue
Grupo fiscaliza terceirizada do Tebar
Prefeito afasta servidora por suposta fraude
Secretários pedem mais ajuda da Sucen
Passeatas, concursos e “escolétrica” para economizar energia
Economizar energia dá samba
Conselho de Meio Ambiente é adiado; Lixão é aprovado
Bolha: Magoado com a vergonha do esporte local
Mansano quer passes e cursos para Estudantes em Caraguá
Núcleo Regional de Educação Ambiental
Caraguá tem Festa do Divino no domingo


Sabesp faz ampliação em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela vai receber uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água que deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas, entre a população fixa e flutuante.
O governo do Estado anunciou ontem um pacote de obras de melhorias e adequação do sistema de abastecimento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), desde o sistema produtor até a distribuição da água. O custo total será de R$ 1,5 milhão.
Um dos bairros beneficiados será o Greenpark, de população de baixa renda.
Outros como Itaguaçu, Armação e Centro, com problemas de abastecimento irregular de vido a diferença de altitude --a água não tem pressão suficiente para chegar em locais mais altos--, também serão beneficiados com a instalação de bombas de recalque.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manuel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), a ampliação do sistema para levar a água até os bairros mais carentes era uma reivindicação antiga dos moradores. "A obra vai atender principalmente moradores de baixa renda", disse o prefeito.
A empresa contratada para executar o serviço foi a Saenge Engenharia de Saneamento e Edificações Ltda. Os obras devem ter início na segunda-feira e o prazo de execução previsto é de 180 dias.
Hoje, o vice-presidente da Sabesp para o litoral, Oswaldo Ary, deve anunciar outros itens do plano de obras da empresa para a região, em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral exige reforço para deter dengue

Litoral Norte - Os secretários de Saúde do litoral norte exigiram ontem da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) maior apoio técnico no trabalho de combate à dengue na região.
O pedido foi encaminhado ao superintendente da Sucen na região, Luís Jacinto da Silva, em reunião realizada ontem na Câmara de Cararaguatatuba.
"Precisamos de mais equipamentos para entrar com uma ação emergencial contra a epidemia na região", disse a secretária de Saúde de Caraguatatuba, Myrlene Veneziani.
A secretária da Saúde de São Sebastião, Cláudia Batochio, disse que o contingente de agentes da Sucen na região foi ampliado de 10 para 25, mas o número ainda é insuficiente.
Cláudia disse que a principal carência é com relação a agentes especializados para fazer o treinamento do pessoal das prefeituras.
"Os técnicos poderiam passar sua experiência sobre as ações de campo e sobre os trabalhos na área de vigilância epidemiológica", disse Cláudia.
A situação mais grave em relação à dengue na região é enfrentada por São Sebastião, que tem 42 casos autóctones da doença (contraídos na própria cidade) e outros 351 suspeitos.
Em Ilhabela, foram constatados dois casos autóctones. Em Caraguatatuba, a prefeitura afirma que nenhum caso autóctone foi registrado, mas já foram identificados 13 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os secretários devem agendar uma nova reunião com a direção da Sucen para discutir o reforço no combate à dengue na região.
O superintendente da Sucen, Luís Jacinto da Silva, não foi localizado após as 18h de ontem para comentar o assunto.
VIGILÂNCIA - A Prefeitura de São Sebastião decidiu intensificar a de prevenção à dengue e a Vigilância Sanitária está entrando nas casas de veraneio para limpar terrenos e retirar a água empoçada.
O trabalho envolve 36 agentes de saúde e outros 40 agentes comunitários do PSF (Programa de Saúde da Família), que estão percorrendo bairros do município para orientar os moradores.
Os prefeitos da região também devem aproveitar a visita do ministro da Saúde, José Serra, a São Sebastião amanhã para reivindicar mais verbas para as campanhas de combate à dengue. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo fiscaliza terceirizada do Tebar

São Sebastião - Uma comissão de vereadores de São Sebastião e três deputados federais vão visitar hoje os quatro rebocadores que prestam serviços de atracação e desatracação no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso).
Segundo o vereador Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB), que integra a comissão, o grupo vai avaliar as condições de conservação dos rebocadores e verificar o horário de trabalho dos funcionários.
"Vamos vistoriar as condições dos equipamentos e checar o horário de trabalho dos funcionários. Segundo informações, eles trabalham quatro dias direto e folgam dois", afirmou.
O gerente da Sobrare Servemar, empresa responsável pelos rebocadores, que se identificou apenas como Pepe, disse que os funcionários trabalham de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e que a empresa ainda não foi questionada sobre o horário de trabalho pela comissão. "O horário de trabalho é normal, das 7h às 11h e das 13h às 17h."
A promotora de Justiça do Meio Ambiente do Litoral Norte, Elaine Taborta de Ávila, disse que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) encaminhou uma representação ao Ministério Público solicitando uma vistoria em relação à segurança do trabalho nas dependências do Tebar.
"Vou fazer a vistoria acompanhada de um técnico de segurança do trabalho, mas não tem um prazo definido", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito afasta servidora por suposta fraude
Senha de funcionária teria sido utilizada para fazer desvios no pagamento de dívidas do IPTU em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Após a finalização dos trabalhos realizados pela comissão processante, o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), decidiu afastar das funções por 30 dias a servidora Elizabete dos Santos, que é acusada de pertencer à chamada máfia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
A Folha vem tentando falar com a servidora desde segunda-feira, mas ela não foi encontrada.
O Sindicato dos Servidores de Caraguatatuba afirmou que não poderia comentar a decisão, por não ter acesso ao relatório final da comissão.
Segundo os relatórios da comissão, não há provas de que os parcelamentos de IPTU feitos com a senha da servidora foram realizados por ela.
Em razão disso, o prefeito resolveu afastá-la de suas funções pelo prazo de 30 dias.
Os servidores Márcio Roberto Pereira Soares e Celso dos Santos Nepomuceno, responsáveis pelas supostas irregularidades na cobrança do imposto, pediram demissão da prefeitura.
Eles não foram localizados. Não existe telefone no nome de Soares e Nepomuceno na lista nem pelo serviço de informações.
Os dois ex-servidores decidiram deixar o cargo na prefeitura antes que a comissão processante concluísse as apurações.
O Ministério Público determinou a instauração de inquérito policial para apurar os indícios penais.
ESQUEMA - Segundo a prefeitura, as dívidas do IPTU eram parceladas em até 36 vezes, mas os valores não correspondiam ao débito real.
A prefeitura não tem os valores dos supostos desvios. (Fonte: Folha Vale)

Secretários pedem mais ajuda da Sucen

Litoral Norte - Secretários de Saúde do litoral norte se reuniram ontem com representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para reivindicar maior apoio do órgão federal no combate à dengue.
Em São Sebastião, foram confirmados 43 casos autóctones (contraídos na própria cidade) e 96 pessoas com suspeita, que foram submetidas ao teste. Do total, 53 casos não foram confirmados pelos exames.
Em Caraguatatuba, nenhum caso autóctone de dengue foi constatado até agora. Em Ilhabela, foram confirmados dois casos.
Os secretários pediram aos representantes da Sucen maior apoio técnico do órgão para que as prefeituras do litoral possam desenvolver ações emergenciais contra a doença.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas nos quatro municípios para evitar a propagação da doença.
Os representantes da Sucen se comprometeram a analisar os pedidos dos secretários. (Fonte: Folha Vale)

Passeatas, concursos e “escolétrica” para economizar energia

Ubatuba - Alunos das escolas de Ubatuba estão trabalhando junto à população para conscientização da economia de energia elétrica. Ontem, dia 23, alunos da escola Madre Maria da Glória promoveram uma passeata, no período da manhã, no bairro do Ipiranguinha. Na sexta-feira, 25, a passeata ocorrerá no centro, com concentração às 9h30 na avenida Maria Alves. Nesses dois dias os alunos estarão com cartazes, faixas e distribuindo panfletos produzidos pela escritora de Ubatuba, Silmara Torres Retti. Dentro da programação das atividades desenvolvidas pelas escolas há ainda, concursos de música, de economia de energia e até desfile carnavalesco denominado “escolétrica”.
Esses eventos fazem parte do acordo de cooperação técnica que a Prefeitura de Ubatuba firmou em março com Furnas Centrais Elétricas S/A, para implantação no município do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). O projeto, denominado “Aprendendo com Energia”, está sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação de Ubatuba, que é a responsável pela implantação do programa didático nas escolas. Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte que faz parte do programa, implantando em 80 cidades do estado de São Paulo contempladas por Furnas, pelo Projeto Municípios Eficientes. Este projeto tem como objetivo sensibilizar, informar e estimular a sociedade sobre as questões do combate ao desperdício de energia elétrica e do meio ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
ECONOMIA COM MÚSICA - Ubatuba - Ainda dentro dos trabalhos de redução e do uso racional de energia, que os alunos vem desenvolvendo em Ubatuba, está o 1º Festival de Música e Paródias da Escola Tancredo. As letras deverão ser inéditas e ter como tema e economia de energia. Poderão participar jovens estudantes à partir de 16 anos.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 21 a 25 de maio na escola Tancredo ou com seus representantes nas escolas Aurelina, Idalina e Deolindo. O Festival acontecerá em única apresentação no dia 2 de junho, na escola municipal Tancredo Neves. Serão premiados, em dinheiro, os 3 primeiros colocados. PMU
CONCURSO DA ECONOMIA - O trabalho desenvolvido pela professora Ana Rosa da Silva, na escola do Bonete, região sul do município também obteve destaque. A professora, que leciona de 1ª a 4ª série na escola do Bonete, está alfabetizando as crianças com o projeto de Furnas. Além disso lançou um concurso com os moradores do bairro. Tirou cópias de várias contas de luz, afixou na escola, com o nome e o endereço de cada morador. Quem economizar mais estará ganhando prêmios. A final do concurso será no dia 2 de junho, às 13 horas, na própria escola.
Com as conchas da praia do Bonete fez um trabalho de colagem com os alunos. Na porta da escola afixou um grande cartaz com os dizeres “Economizar energia é responsabilidade de todos” escrito com as conhas. (Fonte: ACS-PMU)

Economizar energia dá samba

Ubatuba - No próximo dia 4 de junho os alunos da escola municipal Professora Maria das Dores Santos Carpinetti, no bairro do Rio Escuro, estarão promovendo a “escolétrica”, uma mistura de escola de samba com economia de energia, com o intuito de mobilizar e conscientizar a população quanto ao desperdício. Há 40 dias 9 professores estão organizando o trabalho, que reunirá os 190 alunos da escola.
Como uma escola de samba, o desfile terá 9 alas, onde o carro abre-alas será um arco-íris (simbolizando a reflexão da luz). Haverá ainda o carro do corpo humano (representando a era de aquários’), carro da água (hidrelétricas), carro da energia solar, carro da energia eólica, carro da geotérmica (energia retirada da terra, como o petróleo), carro da energia elétrica, carro do black-out e o carro da pré-história. Para a professora Miriam Soares, uma das organizadores da “escolétrica”, o carro da pré-história servirá como lição. “Se não economizarmos energia vamos ter que redescobrir o fogo, como na época das cavernas”, explica.
O desfile saíra da escola Carpinetti e seguirá até a Emei do Rio Escuro, a partir das 13 horas. Durante o percurso haverá distribuição de sacos de água com peixes e sacos de terra com mudas de girassol. Professora Miriam ainda explica que é fundamental a reeducação de todos e que as crianças são agentes multiplicadores. “A educação é renovadora e transformadora”, enfatiza.
Esta atividade também faz parte do acordo firmado em março deste ano entre Furnas Centrais Elétricas e a Prefeitura de Ubatuba para o combate ao desperdício de energia elétrica (Procel). (Fonte: ACS-PMU)

Conselho de Meio Ambiente é adiado; Lixão é aprovado

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba adiou por uma sessão a discussão e votação do projeto que regulamenta o Conselho de Meio Ambiente. Ao mesmo tempo aprovou em primeiro turno projeto que proíbe instalação de Lixões e Aterros Sanitários próximo a núcleos residenciais.
Além dos projetos discutidos e votados, foi lido projeto do Vereador Omar Kazon (PL), que proíbe o uso de substâncias cortantes, do tipo cerol, nas pipas da cidade. O projeto foi encaminhado às Comissões. Na mesma sessão foram lidas 18 indicações e votados 11 dos 12 Requerimentos apresentados, sendo que um deles foi retirado. A sessão contou com as presenças dos presidentes dos Diretórios Municipais do PPS e do PMDB, respectivamente o empreiteiro Carlos Cogo e o comerciante e ex-prefeito, José Sidney Trombini.
Entre os projetos, o do Executivo, que regulamenta o Conselho Municipal do Meio Ambiente foi adiado por uma sessão, a pedido do líder do prefeito na Câmara, Vereador Wilson Gobetti (PPS). Durante a discussão foi identificado um erro de redação no projeto, quanto a quantidade de membros do conselho. No total o Conselho dispõe de 12 membros, sendo 6 do Executivo e 6 da Sociedade Civil. Na redação do projeto o Executivo constava com 7 membros. O projeto será votado na próxima semana e não se sabe se o líder na Câmara fará uma Emenda Corretiva ou se a propositura retornará ao Executivo para correção.
A Vereadora Vera Peixoto aprovou projeto de sua autoria, que declara de Utilidade Pública o Rotary Caraguatatuba Poiares, clube de serviços vinculado ao Rotary International, que foi criado na cidade em 93. A Vereadora ressaltou as obras e trabalhos desenvolvidos pelo clube e a sua necessidade de incluí-lo na lista de entidades de Utilidade Pública.
Já o presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves aprovou propositura de sua autoria, que franquea debates político partidários quando a pauta do Parlamento Municipal estiver ociosa. Para que haja o debate é necessário agendamento prévio e somente ocorrerá quando faltar 60 minutos para o final da sessão e não houver matérias a serem discutidas e votadas.
O projeto mais polêmico da noite pertence ao Vereador Juarez Pereira Pardim e que altera a Lei Orgânica Municipal, proibindo a instalação de Lixões ou Aterros Sanitários numa distância inferior a 3 mil metros do perímetro urbano e de núcleos residenciais. No caso do Lixão ou Aterro, mesmo que esteja distante do perímetro urbano, se estiver próximo a uma escola ou residências, deve-se observar a distância exigida no projeto. O projeto tem votação em dois turnos e aprovação com dois terços dos votos.
Durante a votação o Vereador Aurimar Mansano, membro da Comissão de Justiça e Redação apresentou requerimento pedindo um parecer técnico da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) sobre o assunto, o que foi negado pela maioria dos Vereadores.
Seguiram-se debates acalorados sobre o projeto, que terminou sendo aprovado em primeiro turno, por 14 votos a 3 contrários. O segundo turno da votação deverá ocorrer nos próximos 15 dias ou duas sessões ordinárias.
O Vereador Juarez Pardim estava muito alegre com a aprovação em primeiro turno. "Desde o início estamos sensibilizando os colegas Vereadores quanto ao risco de instalar um Lixão próximo a um núcleo residencial. Já tivemos problemas como esse na gestão anterior a do prefeito Antonio Carlos e sabemos o que acontece", disse.
Ao mesmo tempo Pardim reclamou das promessas não cumpridas. "Adiamos por 15 dias a primeira votação do projeto, a pedido do prefeito, pois ele se incumbiria de mandar uma equipe da Cetesb para explicar o Lixão, bem como levar alguns Vereadores para mostrar um local que tenha sido feito perto de casas e tenha dado certo, mas nem isso ele fez", reclamou. Pardim espera repetir a mesma votação no segundo turno. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Bolha: Magoado com a vergonha do esporte local

Caraguatatuba - O jovem e irreverente Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha é um incansável lutador pelos esportes da cidade. Sua marca de roupas, que se tornou a sua logomarca e apelido ao mesmo tempo incentiva o esporte e as equipes em torneios e campeonatos pela cidade, região e até fora dela. Mas o entusiasta Bolha não está de todo contente. O último final de semana foi desastroso para o esporte local, segundo o Vereador.
A marca do Vereador Bolha é presença constante no esporte da cidade. Ao mesmo tempo em que incentiva a prática esportiva, parabeniza o prefeito Antonio Carlos da Silva pelo trabalho desenvolvido no setor, ressaltando as obras dos Ciefis (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) nos vários bairros da cidade, através da dedicação de sua equipe.
O Vereador salienta que no passado equipes e atletas tinham problemas de treinamento e transportes para a sua locomoção, o que dificultava um melhor aprimoramento da técnica em determinada categoria. Atualmente o Vereador salienta que nada mudou, principalmente o tempo de treinamento, que continua curto e ruim.
Para Bolha esses problemas tornam difícil uma parceria de determinada equipe com a iniciativa privada. "Qual empresário que investirá num time ou atleta que tenha problemas para se locomover até o centro de treinamento ou que dedique pouco tempo para treinar e se aperfeiçoar?", pergunta.
Um dos problemas que desestimulam uma parceria com a iniciativa privada, bem como a melhoria no esporte na cidade, ocorreram no último final de semana, quando 7 transportes foram cancelados horas antes de levarem as respectivas equipes para os locais de jogos. Destas 7 equipes, 3 conseguiram chegar até o local das partidas devido ao seu esforço próprio, sendo que as equipes restantes não puderam nem isso fazer.
De acordo com Bolha, isso é motivo de vergonha. "Acontecimentos como esse envergonham o nome da cidade, principalmente o futebol da Copa Zito, dada a importância do torneio, da qual já somos reincidentes e éramos favoritos para classificação", frisou.
O Vereador ressalta que o esporte, além de elevar a moral do cidadão, deve ser tratado com respeito. "Temos um grande potencial esportivo no município e não podemos deixar que detalhes de organização destruam esse sonho", finaliza. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Mansano quer passes e cursos para Estudantes em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano, sempre preocupado com os destinos da juventude e futuras gerações de nossa cidade e região, vem tentando criar serviços e vantagens à classe estudantil. Requerimento aprovado do Legislador pede informações sobre "Programa Profissão" do Governo do Estado. Outro requerimento quer informações a respeito ao corte dos passes aos estudantes do Ensino Médio na cidade.
O Programa Profissão foi instituído pelo falecido Governador Mário Covas, abrindo 50 mil vagas para diversas profissões, num convênio com a Secretaria Estadual da Educação, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizado da Indústria) e Senac (Serviço Nacional do Comércio).
Os cursos ministrados são os de telefonia, marketing, moda, informática e hotelaria, entre outros, na cidade de São José dos Campos, a mais próxima do Litoral Norte, tendo como público alvo os adolescentes e estudantes de 2º grau, sem poder aquisitivo para cursar uma Universidade ou realizar cursos técnicos ou de extensão que necessitariam para ingressar no mercado de trabalho.
No requerimento, o Vereador quer saber da Secretaria Municipal de Educação, quais as iniciativas para a implantação do curso e quais as possibilidades dos mesmos serem desenvolvidos na cidade. Para uma resposta positiva, o Vereador ainda quer saber como seriam feitos e em qual lugar.
Outro requerimento do Vereador Aurimar Mansano, que ainda não foi votado, tem por objetivo obter informações da Prefeitura Municipal, também através da Secretaria Municipal de Educação, sobre o corte dos passes escolares aos alunos do Ensino Médio na cidade. Recentemente, ou mais precisamente, no dia 24 de abril, os estudantes do Travessão estiveram presentes a sessão de Câmara, pedindo explicações e apoio dos Vereadores quanto a essa determinação do Executivo.
Para os estudantes o passe escolar é a diferença entre estudar ou não estudar, visto que por serem carentes, na sua maioria, dependem do passe e o vêem como apoio aos estudos diários. Mansano é sabedor que leis federais não obrigam os passes aos alunos do Ensino Médio, mas lei municipal sobre esse assunto foi aprovada na gestão passada e os passes foram deliberados por alguns meses aos alunos, antes do seu corte.
O Vereador Mansano busca com isso, a integridade e a identidade dos jovens da cidade, que no futuro serão a grande massa trabalhadora e política de nosso município, pois somente o estudo e o trabalho é que dignificam o homem. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Núcleo Regional de Educação Ambiental

Ubatuba - Foi criado em 1998, a partir de projeto da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (CEAM/SMA) e da iniciativa de profissionais da região, o Núcleo Regional de Educação Ambiental do Litoral Norte (NREA-LN), assim como os Centros de Referência de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. O Núcleo atualmente está sediado na Estação Experimental de Agronomia de Ubatuba.
Em 1999, o NREA-LN realizou um Workshop de Educação Ambiental, onde estavam presentes as entidades e profissionais atuantes no Litoral Norte, buscando avaliar o “estado da arte” da educação ambiental: identificando as lacunas, os sucessos alcançados, as principais dificuldades, as possibilidades de parceria efetiva e as metodologias adotadas. Uma das metas estabelecidas neste Workshop foi a avaliação contínua das atividades em Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito de cada Município, visando definir diretrizes para a atuação regional.
Com a finalidade de cumprir as metas do Workshop, em maio de 2001, o NREA-LN estará realizando oficinas de Educação Ambiental nos quatro Municípios da Região com os seguintes objetivos:
Correlacionar os temas abordados nas ações de Educação Ambiental à problemática existente em cada Município;
Identificar e analisar estratégias metodológicas e os processos de avaliação utilizados, usando como referência alguns documentos oficiais (agenda 21, PCN´s, Manual da WWf e outros);
Avaliar os resultados obtidos nas práticas de Educação Ambiental;
Estabelecer diretrizes para o planejamento das ações do NREA - LN para 2001 e 2002.
As primeiras oficinas serão realizadas em:
Ubatuba, dia 30/5/2001 das 9:00 às 16:30,
Local: Aquário de Ubatuba (R. Guarani, Itaguá )
Ilhabela, dia 31/5/2001 das 9:00 às 16:30,
Local: Ilhabela Org. (R. Santa Tereza, 23 loja 01 - em frente à Padaria Central)
MAIORES INFORMAÇÕES:
Ubatuba- Juliana Bussolotti
Telefone de contato:12-4422179
E-mail:jbussolotti@yahoo.com.br
Ilhabela-Cássia Redo
Telefone:12-4722200 ramal:106 Secretaria do Meio Ambiente
E-mail:cassiaredo@uol.com.br

Caraguá tem Festa do Divino no domingo

Caraguatatuba - A cidade vai fazer a Festa do Divino Espírito Santo neste domingo, às 17h, no bairro do Tinga. O evento acontece na cidade há cinco anos.
Grupos de Moçambique e o Folia de Reis do bairro do Tinga vão se apresentar após a missa. Composto por nove integrantes, o grupo local existe há cerca de três anos.
Também está programada para a festa uma apresentação de violeiros de São José dos Campos, incluindo o tropeiro Zé Mira. As apresentações de dança e Folia de Reis acontecem em frente à catedral do Espírito Santo. (Fonte: Folha Vale)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor