Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 24 de julho de 2001 - Nº 339 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Brigada de Incêndios atua contra fogo na mata em Caraguá
Prefeitura de Caraguá quer proteger o rio Juqueriquerê
Reabertura de museu valoriza história de Ubatuba
Encontro com a Natureza na Ilha Anchieta
XV de Caraguá perde para a Ferroviária
Fugitivos são presos em São Sebastião
Polícia prende acusados com maconha e cocaína


Brigada de Incêndios atua contra fogo na mata em Caraguá

Caraguatatuba - A brigada de incêndios florestais em Caraguatatuba mostrou nesse fim de semana que está preparada para atuar contra ocorrências de fogo. Devido ao forte vento Noroeste, a equipe teve que entrar em ação, por volta das 4h30 da madrugada de sábado, 21, contra uma ocorrência no Morro da Olaria. Seis famílias foram temporariamente retiradas de suas casas por motivo de segurança, mas puderam voltar por volta das 10h30 do sábado. Nenhuma família sofreu acidentes ou perdas materiais. O fogo alastrou para o outro lado da pista, próximo ao bairro mas nenhuma residência foi atingida. O município registrou outro dois acidentes, uma no bairro Tinga, com uma ocorrência leve no morro e outra no bairro Massaguaçu.
Sabendo dos baixos índices de chuva e consequentemente a tendência de que se repitam os índices elevados de ocorrências de fogo, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, numa parceria inédita no Litoral, entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal, Secretaria de Serviços Municipais, corpo de voluntários da Defesa Civil, do Gac-Albatroz e sociedade civil, conta com uma brigada, atuando das 7h30 às 19h em regime de prontidão com a equipe em condições de imediato atendimento, inclusive nos finais de semana. No último domingo, o Corpo de Bombeiros fez um curso básico de formação e de atuação do Grupo de Combate a Incêndio Florestal.
A brigada será composta por uma viatura do Corpo de Bombeiros, uma viatura da defesa Civil, uma auto bomba (Servejet da Prefeitura), um PM da Polícia Florestal, responsável pelas medidas legais previstas, três braçais e um motorista da Secretaria de Serviços Municipais, dois agentes e dois voluntários da Defesa Civil e dois voluntários do CAG-Albatroz. Para acionar a equipe basta ligar para a Defesa Civil (199) ou para os Bombeiros (193).
Além dos meios humano e viaturas o prefeito Antonio Carlos da Silva autorizou a aquisição de equipamentos de segurança e de combate para que o grupo atue da melhor forma possível, tais como rádio portátil, cantil, bota, óculos, máscara, capacetes, luvas, enxadas, gadanho, facões e outros.
Segundo o Cel Celso Rapacci, na estação de inverno, entre julho e89 setembro, o município tem registrado um elevado número de ocorrências de fogo em mata. Conforme dados abaixo fornecidos pela Defesa Civil, no ano de 1998 foram 16 ocorrências, em 1999 foram 55 ocorrências e em 2000, foram registradas 29 ocorrências. Tais ocorrências causam prejuízos ao meio ambiente com destruição da vegetação além do risco à residências. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá quer proteger o rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - A secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguatatuba deu início na última sexta-feira a uma fiscalização no Rio Juqueriquerê com o objetivo de acabar com as irregulares às margens do rio. A operação, realizada por um técnico da Secretaria, visa detectar obras irregulares, ocupações em áreas de preservação permanente e lançamento de detritos ao longo do Rio Juqueriquerê. O trabalho está sendo feito em parceria com a Secretaria de Turismo e Fomento e terá continuidade, porque o Juqueriquerê é o maior e mais importante rio do Litoral Norte e vem sofrendo as conseqüências da falta de conscientização da comunidade, como lançamento de esgoto, entulho, avanço de área delimitada para construção, etc.
Durante a operação realizada, vários imóveis foram fotografados e seus proprietários deverão receber intimação em poucos dias. Os casos mais graves serão encaminhados por processos ao departamento jurídico da prefeitura.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Bevilaqua, foi categórico ao afirmar que irá proceder essa operação com frequência. “Os infratores serão multados e as obras irregulares demolidas”, disse ele. Para o secretário de Turismo Salim Burihan, a falta de conscientização das pessoas em relação ao meio em que vivem é lamentável. “O Juqueriquerê é um dos mais belos locais da cidade, abriga a Mata a Atlântica, o mangue e é fonte permanente de vida, já peixes, aves e outras espécies de animais encontram-se ali para a desova e a alimentação”, comentou. De acordo com Salim Burihan, tudo o que for preciso fazer para garantir a preservação do Juqueriquerê é digno de aplausos, tendo em vista a sua importância. (Fonte: PMC)

Reabertura de museu valoriza história de Ubatuba

Ubatuba - O Museu Histórico de Ubatuba será reinaugurado hoje, no prédio da Cadeia Velha da cidade, em uma iniciativa que faz parte de uma série de atividades de valorização da história do município. O fato já é uma realização importante de preservação da memória de Ubatuba, pois o prédio histórico da cadeia foi em parte restaurado pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), e o evento está sendo realizado em conjunto com um projeto sobre a construção de canoas --um dos principais elementos da cultura caiçara. O acervo do museu --que foi reorganizado-- é formado principalmente por documentos e peças diversas, relativas a vida no período colonial em Ubatuba, sobre o modo de vida caiçara e sobre as diversas atividades econômicas realizadas na cidade --moendas, prensas de mandioca e utensílios de alambiques. (Fonte: ValeParaibano)

Encontro com a Natureza na Ilha Anchieta

Ubatuba - Será realizado nos dias 01 e 02 de setembro, nas instalações do Parque Estadual de Ilha Anchieta em Ubatuba - SP, o primeiro "Encontro com a Natureza". Trata-se de uma acantonamento educativo que visa integrar às pessoas ao meio ambiente através da terapia holística e da educação ambiental.
Um final de semana de lua cheia, em ilha isolada do ambiente urbano, incluindo o transporte de barco até o local, hospedagem, alimentação e todas as atividades programadas. O preço é de R$ 120,00 por pessoa. Reservas antecipadas e número de vagas limitadas em 20 pessoas. O evento destina-se a todas às pessoas que apreciam um contato direto com a natureza, que gostam do mar, do sol, da praia, das atividades em grupo.

Local: Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA - Ubatuba - São Paulo.
Data: 01 e 02 de Setembro de 2001.
Saída: Píer do Saco da Ribeira - Ubatuba - SP às 09:00hs, Embarcação Vulcano.
Programação:

Sábado:
09:00hs Recepção , entrosamento dos participantes e embarque;
10:30hs Desembarque na Ilha Anchieta, apresentação do cenário;
11:30hs Visita ao Projeto TAMAR;
12:00hs às 14:00hs Almoço e hora livre para ambientação;
14:00hs às 16:00hs Trilha, trabalho de sensibilização com exercícios terapêuticos, recreação na praia;
16:30hs Café da tarde e banhos;
18:00hs Aula de relaxamento;
19:00hs Jantar

Domingo:
08:00hs Café da manhã;
09:00hs Prática de alongamentos terapêuticos;
10:00hs Prática de ginástica ou recreação;
11:00hs Horário livre para banho de sol e mar;
13:00hs Almoço;
14:30hs História da Ilha e do Presídio;
15:30hs Café da tarde
16:00hs Embarque no píer da Ilha;
16:30hs Desembarque no píer do Saco da Ribeira.
20:00hs Tempo livre - Estórias junto à fogueira.

Reservas e informações podem ser obtidas através dos tel (12) - 544-4940 / 9141-0262 / 9714-9059 ou pelo email burbach@uol.com.br

XV de Caraguá perde para a Ferroviária

Caraguatatuba - Em um jogo emocionante, em Caraguatatuba, o XV de Caraguá perdeu por 4 a 3 para a Ferroviária, e ainda está ameaçado de cair. A equipe do litoral norte está em 10º lugar na Série B-1 do Campeonato Paulista, com 28 pontos em 22 jogos. (Fonte: Folha Vale)

Fugitivos são presos em São Sebastião

São Sebastião - A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião prendeu ontem sete pessoas no bairro do Camburi, na costa sul do município, entre eles Mário Luiz de Oliveira Rosa, 32, e Rodrigo Novaes Cardoso, 22, que fugiram da cadeia pública da cidade em abril.
Cardoso foi encontrado com um revólver, na casa do pintor de automóveis Marco Antônio de Oliveira, que foi detido pelos policiais para averiguação.
Segundo a Polícia Civil, os fugitivos são acusados de homicídio e tráfico de drogas.
Além dos foragidos, a Dise prendeu o vendedor ambulante Márcio Alves de Souza, 19, e o ajudante de pedreiro Nilton Fernando Azevedo de Morais, 23.
Com eles, foram encontrados 12 papelotes de cocaína, um revólver e dez gramas de maconha.
O pescador Luiz Antônio Zonato, 38, e sua mulher Luciana Maria dos Prazeres, 27, foram presos em um barraco, também no bairro Camburi, na costa sul, com cinco papelotes de maconha.
O pintor foi liberado após prestar depoimento à polícia. As outras seis pessoas foram levadas para a Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: Folha Vale)

Polícia prende acusados com maconha e cocaína

Caraguatatuba - Policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Caraguatatuba prenderam neste final de semana o autônomo O.S.F.C.J., 39 anos, acusado de tráfico de drogas. Foram encontrados 430 gramas de maconha no apartamento do acusado, na praia do Itaguá, em Ubatuba. Em São Sebastião, 10 policiais da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) e da Polícia Civil prenderam seis pessoas no bairro Camburi, entre elas dois fugitivos da cadeia local, acusadas de tráfico de drogas. Na rua Lobo-Guará, o ambulante Márcio Alves de Souza, 19 anos, foi preso com 12 papelotes de cocaína e outros 10 gramas da droga. (Fonte: ValeParaibano)



Nipakh Honda Embarcação Vulcano Carasol SPA


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor