Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de abril de 2001 - Nº 277 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Comerciante é vítima de sequestro-relâmpago em Caraguá
São Sebastião mantém alerta contra dengue
Promotoria quer que Costamar devolva lucro
Kazon quer informações sobre publicidade em ônibus
São Sebastião integra programa de energia
Ilhabela municipaliza ensino fundamental
Ilhabela vai ter guarda patrimonial
Sound Beach em Maranduba
“Dia Nacional da Família na Escola”
Aeromodelismo em Caraguá
Caraguá terá pista de aeromodelismo
Esportes radicais na Praça de Eventos


Comerciante é vítima de sequestro-relâmpago em Caraguá

Caraguatatuba - A comerciante S.S.L., 29 anos, foi vítima de um sequestro-relâmpago anteontem à noite em Caraguatatuba. Ela foi abordada por dois homens armados quando retornava para casa, no Jardim Aruan, por volta das 23h15. Segundo a comerciante, os homens entraram na casa querendo dinheiro e jóias. Eles mostraram conhecer toda a rotina da vítima quando ela disse que não havia nada na residência. Os assaltantes a colocaram em seu carro depois de retirar R$ 300 de sua bolsa e a levaram até a divisa com São Sebastião, onde fugiram a pé. A vítima só acionou a Polícia Militar por volta das 2h45 de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião mantém alerta contra dengue

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião vai manter os trabalhos de rotina nos bairros onde foram confirmados os cinco casos de dengue na cidade. A orientação é para que a população evite guardar objetos que possam acumular água.
A Saúde tem uma equipe de 36 homens que fazem o trabalho de casa em casa quando é registrado algum caso suspeito da doença. Segundo a secretária da Saúde, Cláudia Flausino, o serviço foi realizado no início do mês quando as vítimas foram atendidas pelos serviços de saúde.
Ela disse que está sendo dada atenção especial para as regiões onde foram encontrados focos da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A concentração do TopoVaradouro, na região central, em direção à costa norte.
Os cinco casos de dengue foram confirmados anteontem pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz), de São Paulo, em moradores do Pontal da Cruz, com três vítimas, centro e Enseada.
A presidente da Federação Pró-Costa Norte, Rosely Santaella, disse que não vê necessidade de se fazer um arrastão na região. "Tudo que a Saúde pode fazer contra a dengue está sendo feito. Cada morador é que tem que fazer um arrastão dentro de sua casa." (Fonte: ValeParaibano)

Promotoria quer que Costamar devolva lucro

Ubatuba - A Promotoria de Justiça de Ubatuba encaminhou à Justiça uma ação civil pública que considera ilegal a prorrogação do contrato de concessão dada pela prefeitura à empresa Costamar Transportes Ltda..
Segundo o promotor Carlos Cabral, a prorrogação do prazo foi proibida pela lei municipal que concedeu à empresa o direito de prestar serviços na cidade.
Ainda assim, o contrato de concessão foi renovado duas vezes - em 95, pelo então prefeito Paulo Ramos (PFL), que reocupa o cargo, e em 98, por Zizinho Vigneron (PPS).
Na ação, a promotoria exige que a Costamar devolva aos cofres públicos o dinheiro que lucrou entre 95 e 98.
O assessor jurídico da Câmara, Sérgio Sigolo, argumentou que a prefeitura renovou o contrato orientada por lei estadual que permite renovação de contratos com empresas de transporte.
"Ainda assim, é saudável que, de tempos em tempos, seja feita uma licitação", disse.
O assessoria jurídica do prefeito Paulo Ramos mantém a mesma versão de Sigolo. Zizinho não foi localizado ontem. A Folha entrou em contato com a direção da empresa, mas uma funcionária informou que o diretor responsável está viajando e que não poderia comentar o assunto. (Fonte: Folha Vale)

Kazon quer informações sobre publicidade em ônibus

Caraguatatuba - Aliado a indignação quanto ao aumento nos transportes coletivos, o Vereador Omar Kazon aprovou requerimento, pedindo informações ao Executivo, sobre a colocação de publicidade nos vidros traseiros dos coletivos da concessionária dos transportes urbanos na cidade.
Kazon faz diversas perguntas ao Executivo quanto a publicidade nos ônibus da Praiamar, empresa concessionária dos transportes coletivos na cidade.
O Vereador quer saber se a Prefeitura tem conhecimento da quantidade de propagandas e se a resposta for positiva, quantas e quais empresas fazem isso. Ao mesmo tempo Kazon quer saber quanto é pago aos cofres públicos por cada propaganda, bem como quem faz esse controle pelo Executivo do município.
A intenção do vereador é a de saber se há taxas recolhidas pela Praiamar pela publicidade, visto que o Código Tributário obriga isso. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

São Sebastião integra programa de energia

São Sebastião - A Secretaria da Educação de São Sebastião assinou ontem convênio com Furnas Centrais Elétricas para participar do Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica). Com isso, a cidade passa a integrar o Projeto 80 Municípios Eficientes, que visa a economia de energia na cidade e o desenvolvimento de programas para a preservação do meio ambiente por meio de atividades culturais e métodos educativos. Entre os dias 31 de abril e 1ª de maio, professores da rede de ensino participarão de um seminário. Entre os dias 4 e 8 de junho o programa chega às escolas. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela municipaliza ensino fundamental

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), assinou com o governo do Estado convênio para a municipalização de três escolas do ensino fundamental. Essa era a última cidade do Litoral Norte que não havia aderido à municipalização. O prefeito disse que assumindo o ensino, Ilhabela terá um repasse maior de verba através do Fundef (Fundo para o Desenvolvimento do Ensino Fundamental). Além do convênio, o prefeito conseguiu verba para reformar a escola Ana Leite Julião Torres, na Praia Grande, e construção de outras duas no Itaguassu e Água Branca. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela vai ter guarda patrimonial

Ilhabela - A cidade deverá ganhar nos próximos dois meses a sua guarda patrimonial. O prefeito Manoel Marcos (PTB) disse que está fazendo os ajustes necessários antes de regulamentar uma lei já existente para implantar o serviço. Ele está avaliando quantos guardas serão necessários e onde eles estarão prestando serviço. Segundo o prefeito, com a guarda patrimonial, o município ganha mais segurança e inibe a ação de possíveis criminosos. Ele afirmou que os guardas não deverão andar armados. Ilhabela desencadeou uma campanha para cadastrar trabalhadores com o objetivo de reduzir a criminalidade. (Fonte: ValeParaibano)

Sound Beach em Maranduba

Ubatuba - A concessionária Porto Vitória, traz mais um evento diferente para a cidade de Ubatuba, sob a organização da 101% Eventos Esportivos.
A belíssima praia de Maranduba, com o apoio da Contur será palco desta vez de um dos eventos que mais atraí o público jovem.
Neste dia 29 de abril, à partir das 10:00 hs a emoção sobre rodas tem um tom diferente, ou melhor, um som diferente. È o Campeonato Brasileiro de Som Automotivo, homologado pela MTM Brasil, entidade realizadora também do Campeonato Paulista de Som Automotivo.
O evento, que funciona como um show, traz carros de todo o Estado para a apresentação de seus equipamentos, que são medidos com computadores de última geração para a definição dos melhores aproveitamentos acústicos. Os veículos são divididos em categorias, conforme o equipamento instalado e após esta classificação é submetido à avaliação, que pode ser feita com as portas do veículo abertas ou fechada.
A entidade homologou a maior marca de pico sonoro registrado no país na categoria SPL, ou seja, maior pressão acústica com 172 DB.
Para quem já está assustado com o volume deste evento, fique tranqüilo, pois a avaliação dura apenas 30 segundos e normalmente os veículos concorrentes não ligam o som paralelamente porque beneficiariam diretamente quem estivesse na linha de medição.
Para quem gosta de carros este evento é imperdível, pois além do som, você vai poder ver carros incrementadíssimos, com equipamentos muitas vezes de valor superior ao próprio veículo. Maiores informações (12) 3833-6166 com Daniel.

“Dia Nacional da Família na Escola”

Caraguatatuba - Foi comemorado ontem, dia 24 de abril, o dia Nacional da Família na Escola. Pais e mães ou responsáveis tiveram a oportunidade de participar de atividades junto com seus filhos na escola. Na EMEI e EMEF Profª Santina Nardi Marques, por exemplo, o dia Nacional da Família foi comemorado com apresentações de dança e música, palestras para os pais e diversas atividades para os alunos, como vídeo, arte com massinha, pintura e outras. Aos pais foi dada a oportunidade de obter orientações com agentes da Ditran que abordaram a “Educação no Trânsito”; com a psicóloga Dr. Vânia Carvalho que falou sobre “Agressividade, Regras e Limites”; a Dra. Maria Aparecida que deu palestra sobre saúde bucal; o soldado De Paula do PROERD que abordou o tema “Nossas crianças longe das drogas” e o Bombeiros com uma demonstração de primeiros socorros para pais e alunos, durante o período da manhã. Alunos do Colégio Tableau colaboraram medindo a pressão dos participantes. As atividades ocorreram em todas as escolas da rede pública, cada qual com o seu programa.
Segundo a diretora da escola, Denise Rosa da Silva, este dia foi apenas o início de um trabalho que a escola tem como a grande meta, que é conseguir a participação efetiva dos pais na vida escolar dos filhos. Segundo a diretora há sempre alguém disponível para atender pais e mães na escola, geralmente até 21h30, há algum professor ou diretor. “Os pais também podem agendar horário para falar com o professor, então há sempre um tempinho para participar da educação de seus filhos na escola. Educar é tarefa de todos. Se a família tiver a escola como sua aliada vai ficar muito mais fácil educar”, comentou a diretora. (Fonte: PMC)

Aeromodelismo em Caraguá

Caraguatatuba - A SETUR promoveu no domingo passado um verdadeiro show de aeromodelismo em Caraguatatuba. A grande variedade de modelos e acrobacias foi a principal atração. O evento contou com a participação da associações de aeromodelismo de São José dos Campos (AJA) e de Caraguá (AADEC). A AJA trauxe vários modelos de aviões para campo de futebol, próximo à Ponte do Rio Santo Antonio. A Associação Aerodesportiva de Caraguatatuba (AADEC) também fez várias demonstrações. (Fonte: PMC)

Caraguá terá pista de aeromodelismo

Caraguatatuba - A AADEC-Associação Aerodesportiva de Caraguá está construindo uma pista de aeromodelismo ao lado da pista de ultraleve, na Praia do Aruan. A pista terá 150 metros de comprimento e poderá ser utilizada por praticantes do aeromodelismo. A associação pretende oferecer cursos de aeromodelismo para quem se interessar. Em Caraguatatuba existem atualmente 20 aeromodelistas cadastrados na AADEC. Segundo o presidente da AADEC, Wagner Zau de Alvarenga, com o funcionamento da pista, o número de praticantes aumentará ainda mais. Em sua opinião a pista vai incentivar a prática do esporte, podendo até mesmo despertar o interesse pela aviação e pela profissão de piloto em muitas crianças. Um conjunto básico de aeromodelismo para iniciantes custa em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. O aeromodelismo teve início no Brasil há mais de 50 anos, com o Aerobrás de São Paulo, com o Sr. Sozi Ueno. Hoje é praticado em todo o Brasil. (Fonte: PMC)

Esportes radicais na Praça de Eventos

Caraguatatuba - Como parte das festividades do aniversário de Caraguatuba, a Freedom Fog esteve com sua equipe na cidade para fazer uma “Demo”, ou seja uma apresentação com 4 ou 5 atletas, que exibem suas habilidades em para quem quiser assistir. O objetivo é divulgar o nome do skate para os diversos tipos de pessoas, das mais amplas faixas etárias e classes sociais. É a segunda vez que a SETUR traz a equipe Freedom Fog para Caraguatatuba este ano. Segundo Alexandre Benelli, da assessoria de imprensa da Freedom Fog, a apresentação em Caraguá foi incrível graças ao público, que ele estimou em 3 mil pessoas. “De todas as nossas apresentações foi a que teve o maior público”, disse. Também não é para menos. A equipe era formada pelos mais cogitados atletas de skate e bike do Brasil: os skatistas profissionais Wagner Profeta e Alexandre “Zikk-Zira” e Sérgio “Balú”, biker também profissional. Vieram ainda os atletas amadores Clayton Yoshimura e Marcos Augusto “Morto”. A equipe da Freedom Fog já se apresentou em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Santos, Goiânia, Salvador, entre outras. (Fonte: PMC)



Maré Hotel de Ubatuba
 Vivenda do Flamboyant Racional Turismo


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor