Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de setembro de 2001 - Nº 384 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Câmara recusa emenda de aterro sanitário
Grupo faz abaixo-assinado contra Trem da Alegria
Creche do Rio do Ouro abrirá as portas para auxílio à comunidade
Caraguá mostra arte e cultura para público de 300 mil pessoas
Entidades sociais de Caraguá recebem repasse de verbas
Mapa Turistico de Caraguatatuba
Câmara realiza Audiência Pública sobre Orçamento
Dirigente de Ensino debate com Vereadores no Travessão
Extraordinária discute apenas 24 dos 57 Requerimentos
NET transmite sessões da Câmara de Caraguá em 2002
Vereadoras participam de encontro da Uvesp em São Paulo
Basquete feminino está entre os favoritos da Liga Regional
Natividade se vinga e vence Caraguá em casa por 3 x 2


Câmara recusa emenda de aterro sanitário

Caraguatatuba - Os vereadores de Caraguatatuba recuaram ontem, na votação de um projeto de emenda do vereador Juarez Pardim (PSDB), que retringia a implantação de aterros sanitários próxinos à núcleos habitacionais.
Isto ocorreu após um lobby feito pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) que encaminhou técnicos para explicar aos veradores sobre os riscos da aprovação do projeto de emenda.
Ontem, cedo, um grupo vereadores esteve visitando uma das nove áreas iniciamente analisadas para a instalação do aterro sanitário. Essa área fica no bairro Pegorelli, na região sul da cidade e tem cerca de 260 mil metros quadrados e o projeto do aterro está quase pronto.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Auracy Mansano disse que o projeto está na Cetesb (Companhia de Tecnologia e Sanemaneto Ambiental) para aprovação e emissão de uma licença prévia. Ele ressaltou que o lixão instalado há mais de 30 anos na Fazenda Serra Mar, em uma área de 38 mil metros qadrados, precisa ser desativado. O município produz uma média de 100 toneladas de lixo por dia. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo faz abaixo-assinado contra Trem da Alegria

Ubatuba - Um grupo de cerca de 20 pessoas fez ontem um ato público em Ubatuba contra o projeto aprovado pela Câmara que cria 13 cargos de assessores parlamentares. O grupo está coletando assinaturas para entregar ao prefeito Paulo Ramos (PFL), pedindo que o projeto seja vetado. "O objetivo é evitar que o Trem da Alegria seja efetivado. Já temos mais de 600 assinaturas", disse o sindicalista Gérson Souza. O presidente da Sab do Morro das Moças, Luiz Antônio Molina, disse que com o dinheiro que a Câmara vai gastar a mais --R$ 134 mil por ano-- daria para comprar pelo menos 1.700 cestas básicas. O prefeito Paulo Ramos não foi encontrado ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Creche do Rio do Ouro abrirá as portas para auxílio à comunidade
Tarde da cidadania no Rio do Ouro oferecerá cortes de cabelo, elaboração de currículos e outros serviços gratuitamente para a população local

Caraguatatuba - O CEI - Centro de Educação Infantil “profª Honorina Pacheco Corrêa, uma parceria da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba com a Fundação Orsa, localizado no Rio do Ouro, estará realizando nesta quarta-feira 26, a “Tarde da cidadania”.
O objetivo do projeto é envolver a comunidade proporcionando benefício aos moradores do bairro como cortes de cabelo, elaboração de currículos, entre outros. Outros projetos já foram realizados pela creche, trazendo a comunidade para dentro da escola, e este é mais um deles, que envolverá parceiros como o Colégio Tableau, Bombeiros, Polícia Militar, e Amigos da Escola.
A partir das 14h, a escola estará aberta à população oferecendo cortes de cabelo, averiguação da pressão arterial, elaboração de currículos para as pessoas que não têm micro computador. Fora isso, os bombeiros e a polícia militar estará levando um carro de resgate e viatura para que as crianças conheçam os equipamentos, haverá oficina de ímã de geladeira e receitas do projeto de Alimentação Alternativa.
Durante a realização da Tarde da Cidadania, estará acontecendo uma apresentação de teatro com o Bumba meu boi, da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a participação das crianças da creche do Rio do Ouro. (Fonte: PMC)

Caraguá mostra arte e cultura para público de 300 mil pessoas
A Fundacc participou do Revelando São Paulo,o evento que leva para a capital a vida e a arte do interior, despertando a auto-estima dos paulistas, aliando lazer e diversão

Caraguatatuba - Durante a semana de 16 a 23 de setembro de 2001, o “Revelando São Paulo”, a maior festa do folclore paulista tomou conta da cidade, transformando o Parque da Água Branca, em São Paulo, num grande encontro das tradições de cada região do estado com sua população, seus realizadores e seus espectadores, numa valiosa interação artístico-cultural, assistido por um público de 300mil pessoas.
Criado em 1997, o evento vem crescendo muito, reunindo neste ano 190 cidades, o dobro dos participantes do ano passado, trazendo para a capital a vida e a arte do interior, despertando a auto-estima dos paulistas, fazendo com a que a população reconheça, assuma sua identidade e valorize sua cultura. A festa, que tem por objetivo estabelecer intercâmbio entre os grupos, divulgar o calendário de festas tradicionais e mostrar as peculiaridades das culturas, começa de manhãzinha, com uma programação diversificada como Encontro de Sanfoneiros, Romeiros, Congadas, Moçambiques, Tropeiros, Violeiros, Festival de Bonecos de Rua e Cabeções, entre outras tantas manifestações artísticas.Nos estandes, montados nas baias, as delícias da culinária paulista, que garantem a história da mesa de muitas cidades, que vão desde a Quirera, até doces e compotas e o rico universo do artesanato de cada região.
A Fundacc vem participando do Revelando São Paulo há três anos, sempre divulgando o artesanato local e os artistas, através de suas obras nos mais variados materiais, como cerâmica, fibras, madeira, entre outros, sempre resultando num estande muito apreciado no evento e a riquíssima culinária, representada pelo restaurante Caiçara’s, que serviu ao público presente, delícias como o Azul Marinho, Casquinha de Siri, Lambe-Lambe e Espetinhos de Camarão entre outros, sendo um dos estandes mais procurados por estar servindo frutos do mar no evento. As manifestações folclóricas também estiveram presentes nos Encontros, com a Folia de Reis do Tinga, o Moçambique do Perequê- Mirim e os Bonecões, sempre animando o público.
Para a presidente da Fundacc, Eloiza Antunes de Oliveira, esse encontro é de extrema importância para que a cultura e a arte paulista seja conhecida e valorizada - “Já é a terceira vez que a Fundacc participa representando Caraguá; dessa maneira estamos evidenciando e divulgando nosso potencial turístico-cultural através do artesanato local, culinária e manifestações folclóricas que estão cada vez mais fortalecidas em nossa cidade. É como um quebra cabeças, que vai se formando com cada região e suas expressões, resultando num maravilhoso espetáculo cultural. É muito bom participar!” finaliza a presidente. (Fonte: PMC)

Entidades sociais de Caraguá recebem repasse de verbas

Caraguatatuba - Várias entidades sociais de Caraguatatuba receberam recursos de convênios de repasse de verbas estaduais, assinados pelo prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, nesta segunda-feira. Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Cunha Ferreira, Rita de Cássia Moraes Canuto, também da Assistência Social, além de presidentes e equipes de Entidades como a Creche Meimei, SOAPROC-Sociedade de Amaparo e Proteção à Criança e APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Casa da Criança. O prefeito assinou também um termo de aditamento com a Fundacc- Fundação Cultural de Caraguatatuba que garante a continuidade da parceria nos projetos sociais. Através de seus monitores a Fundacc participar de projeto somo o De Bem com a Vida 1 e 2, que atende criança, adolescentes e suas famílias.
O prefeito assinou ainda um protocolo de intenções para implementar o convênio com o programa Renda Cidadã no município. O programa foi lançado em São José dos Campos no dia 21 de setembro, com a presença do prefeito Emanuel Fernandes e o secretário do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Nelson Guimarães Proença. A secretária Maria do Carmo Cunha Ferreira e a Assistente Social, Rita de Cássia Moraes Canuto estiveram representando Caraguá na cerimônia de lançamento. Caraguá tem 15 dias para viabilizar a execução do programa em Caraguá. Segundo Rita de Cássia a operação de identificação das 90 famílias já começou. Os indicadores para a seleção das famílias são mulheres chefes de famílias, pais desempregados, famílias com crianças e adolescentes e em situação de pobreza. Cada família será beneficiada com o valor de R$ 60,00 além de receber apoio sócio educativo por 12 meses, podendo ser prorrogado. O programa Renda Cidadã visa assistir e melhorar a qualidade de vida de famílias dos principais pólos de exclusão do município.
Segundo a Assistente Social Rita de Cássia, todos estes recursos irão beneficiar a manutenção de projeto inovadores de atendimento às famílias, já que à partir de 2002, a manutenção das creches ficará a cargo da Secretaria de Educação, deixando de utilizar a verba da assistência social que antes mantinha também as creches. “Trata-se da nova linha de trabalho da Secretaria, que quer atender um conjunto de famílias com seus diversos projetos, visando minimizar os problemas sociais e dar oportunidade de inclusão de muitas famílias na sociedade.” (Fonte: PMC)

Mapa Turistico de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Um mapa turistico de Caraguatatuba está sendo realizado por Giasone Publicidade e Paiva Representações, totalmente atualizado, incluindo as modificações do sistema viário da cidade. Com enfoque turístico e com novo visual, mais moderno e eficiente, para atender as necessidades de Caraguá. Onde o maior desafio é de obter total fidelidade nas informações. A primeira edição foi considerada como o Mapa Oficial da cidade, pela autenticidade das informações e facilidade nas consultas.
Conteúdo Previsto: Ruas da Cidade, Telefones Úteis, Bancos, Marinas, Turismo & Lazer, Pontos de Mergulho, Pesca e Surfe.
Obs. Este Mapa será inserido no site www.ruasdacidade.com.br/caraguatatuba (em construção), onde os participantes da publicação serão automaticamente inseridos.
Esta é uma iniciativa particular e conta com o apoio das empresas e instituições da cidade. (Fonte: Giasone Publicidade)

Câmara realiza Audiência Pública sobre Orçamento

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça e quarta-feiras, sempre às 15 horas, Audiências Públicas para discutir o Orçamento de 2002 e as metas fiscais do 2º Quadrimestre deste ano. A entrada é gratuita e as entidades poderão apresentar propostas para o Orçamento do próximo ano.
As audiências públicas sobre o Orçamento do próximo ano, bem como as metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2001 são baseadas tanto na LOM (Lei Orgânica Municipal) como na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), respectivamente aprovadas em 1990 e em 2000.
Com relação ao Orçamento o Executivo apresenta proposta do que irá fazer, realizar e gastar, apoiados numa estimativa de receita através de impostos, taxas, convênios e repasses dos Governos Federal e Estadual. Com base nisso a Sociedade Organizada poderá apresentar propostas no Orçamento, mostrando onde seria mais viável e necessário aplicar o dinheiro do próximo ano.
Quanto as contas do 2º Quadrimestre a Prefeitura faz uma prestação de contas financeira do que gastou de maio até agosto deste ano, dando um relatório pormenorizado da estimativa de receita e do que foi recebido até o momento. É através destes gastos que a Prefeitura sabe como manter as finanças do município até o final do ano, bem como a Sociedade sabe o que foi investido até o momento e o que falta ser feito até o final do exercício. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Dirigente de Ensino debate com Vereadores no Travessão

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Educação da Câmara Municipal de Caraguatatuba teve um encontro inusitado durante a sua segunda visita às escolas do município. O Dirigente de Ensino do Litoral Norte, Laércio Albaricci esteve no local e debateu com os Vereadores sobre Ensino e os objetivos da Comissão. O encontro durou cerca de 2 horas.
A Comissão de Assuntos Relevantes da Educação foi criada para analisar a situação das escolas estaduais na cidade. Ao final das visitas será elaborado um relatório e encaminhado ao prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, bem como as Secretárias Municipal e Estadual de Educação, respectivamente Roseli Morilla e Rose Neubauer.
Estiveram presentes o autor do projeto e presidente da Comissão, Vereador Juarez Pardim (PSDB), a relatora, Vereadora Dalva Ricardo Santana (PPS) e os membros; Nílson Lopes da Silva - o Nezão (PPS) e o Pastor Anderson Bertoncini (PTB).
Coincidência ou não, logo após a chegada da Comissão chegaram ao local 2 Supervisoras de Ensino e o Dirigente Regional de Ensino, Laércio Albaricci. O encontro se deu na sala dos professores da Unidade Escolar da Professor Ângelo de Barros Araújo, no bairro do Travessão, zona sul da cidade.
Por mais de 2 horas Vereadores e o Dirigente de Ensino debateram sobre a Educação, o apoio do município e os objetivos da Comissão, onde todos os lados foram expostos, as arestas aparadas e com a definição de ambos os lados de seus pontos de vista e objetivos de trabalho.
O presidente da Comissão ressaltou a lisura do trabalho dele e de seus colegas do Legislativo. "Nossa intenção é a de ajudar a Educação a crescer, resolvendo seus problemas e dando apoio às suas principais reivindicações", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Extraordinária discute apenas 24 dos 57 Requerimentos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última sexta-feira uma Sessão Extraordinária para discutir e votar apenas Requerimentos. Dos 57 em pauta apenas 24 foram votados. Uma nova Extraordinária deverá ser realizada nos próximos dias.
Devido ao grande número de Requerimentos existentes na Secretaria da Câmara para serem discutidos e votados, a presidência do Legislativo em Caraguatatuba optou por uma Sessão Extraordinária, a 8ª do ano.
São 57 Requerimentos que estão amontoados na Secretaria da Câmara e não conseguem ser votados pelos Vereadores devido aos vários projetos que são lidos no expediente e pelo demorado período em que os outros Requerimentos são discutidos pelos Parlamentares.
Na última sessão, foram votados 24 Requerimentos, que serão encaminhados ao Executivo, que terá 15 dias para respondê-los, conforme a Lei Orgânica Municipal (LOM). Com a produção diária atual e o acumulado de Requerimentos, uma nova Sessão Extraordinária deverá ser marcada para essa votação. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

NET transmite sessões da Câmara de Caraguá em 2002

Caraguatatuba - A NET Concessionária dos serviços de TV a Cabo em Caraguatatuba, transmitirá ao vivo as sessões do Legislativo local a partir do próximo ano. A decisão foi tomada na última semana, numa reunião envolvendo o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), assessoria e o sócio-proprietário da NET Caraguatatuba, Mário Azevedo. O Parlamento de Caraguá será o primeiro do Litoral Norte e um dos poucos do Vale do Paraíba e realizar tal empreendimento.
Segundo a Lei 8977/95 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regulamenta as transmissões de TV a Cabo e MMDS (Via Satélite), o artigo 23, letra b, especifica que o Legislativo local terá tempo e um canal a sua disposição, compartilhado com a Assembléia Legislativa de seu estado, no caso de Caraguá com São Paulo.
A NET Caraguatatuba foi implantada em junho deste ano na cidade e já tem mais de 300 assinantes, com os seus cabos já espalhados por mais de 3 quilometros de seu ponto de origem, no bairro do Sumaré. Até o final do ano, segundo Azevedo, a previsão é a de que a concessionária tenha mais de mil assinantes.
Ainda segundo Azevedo, a Câmara poderá começar a transmitir a partir de hoje as suas sessões, já realizadas, na forma de video tape, bastando para isso remeter a central da NET as fitas desejadas. Essa decisão ainda carece de reunião entre a Mesa Diretora e os Vereadores.
A princípio, para a transmissão ao vivo das sessões, serão necessários alguns equipamentos, com custo total ainda não definido e sem qualquer valor para a manutenção mensal. Com isso a Câmara expande seus domínios de divulgação e será levada para lares de diversos níveis culturais e financeiros.
Concretizado o projeto, a Câmara de Caraguatatuba será a primeira do Litoral Norte a transmitir suas sessões e uma das primeiras no Vale do Paraíba a ter tal serviço, o que a coloca em pé de igualdade com as Câmaras e Assembléias Legislativas da principais cidades do país.
O presidente da Câmara, está, por assim dizer, felicíssimo. "Estou muito honrado que esse novo meio de comunicação seja concretizado na minha administração", disse. Ao mesmo tempo, com a transmissão ao vivo, o presidente não esconde que possa realizar um sonho antigo. "Quem sabe agora poderemos ver todos os Vereadores usando paletó e gravata nas sessões", admitiu. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadoras participam de encontro da Uvesp em São Paulo

Caraguatatuba - As Vereadoras Vera Peixoto (PSDB) e Dalva Santana (PPS), participam de um encontro de Vereadoras, promovido pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), que será realizado na próxima sexta-feira, em São Paulo, no Crowne Plaza Hotel. No encontro as Vereadoras farão lobby para a reunião da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), que se realiza em novembro em Caraguatatuba.
No encontro da Uvesp já estão confirmados os nomes da primeira-dama do estado, Maria Lúcia Alckmin, da Deputada Estadual Zulaiê Cobra e da Deputada Federal Sandra Cavalcanti. O encontro acontece das 9 às 18horas.
Durante o encontro da Uvesp, as Vereadoras Vera Peixoto e Dalva Santana, além da presidente da Avesp, Rita Marton, de Guaratinguetá, farão um lobby com as colegas Parlamentares para que as mesmas participem da 4ª reunião da Avesp, que se realiza em Caraguatatuba no dia 10 de novembro.
Será montado um stand no hall de entrada da reunião, bem como as Vereadoras pedirão a palavra para falar sobre o assunto. Uma lembrança para a primeira-dama está sendo preparado pelas Vereadoras. "A nossa ida a Uvesp irá aumentar em muito o número de participantes no encontro da Avesp", disse Vera Peixoto. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Basquete feminino está entre os favoritos da Liga Regional
Equipe feminina já garantiu seis vitórias, classificou-se para a próxima fase e está entre as favoritas na conquista do título da Liga Regional de Basquete

Caraguatatuba - A equipe de basquete mirim feminino, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, enfrentou no dia 17 de setembro a DEP FAEEP/ Pindamonhangaba vencendo a partida por 72 a 51. As atletas de Pinda, que até então eram as favoritas ao título da Liga Regional de Basquete do Vale já haviam enfrentado Caraguá na primeira rodada do campeonato no mês de agosto, quando saíram vitoriosas.
Nessa fase, as atletas de Caraguatatuba viraram o jogo e mostrando técnica e determinação tiraram as chances de vitória do adversário. Neste Sábado 22, as meninas de Caraguá enfrentaram o GEL Taubaté, garantindo vitória e classificação para a próxima fase do campeonato. Até o momento o time caiçara soma seis vitórias e é forte candidata ao título da Liga Regional. Nesta Quarta-feira 26, a equipe joga fora de casa contra a equipe da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Na Quinta-feira, o basquete feminino de Caraguá joga em casa, contra GEL Taubaté, no Centro Esportivo Municipal. (Fonte: PMC)

Natividade se vinga e vence Caraguá em casa por 3 x 2

Caraguatatuba - O time de Futebol de Campo da Câmara Municipal de Caraguatatuba perdeu a sua 3ª partida de uma série de 8 jogos. A derrota veio no último sábado, dia 22, no campo do XV de Caraguá, por 3 x 2 contra a equipe de Natividade da Serra. Na primeira partida a Câmara venceu por 4 x 3 em Natividade.
Os times da Câmara de Natividade da Serra e de Caraguatatuba se encontraram novamente para uma revanche. Desta vez foi no campo do XV de Caraguá, no último sábado, às 11 horas, numa manhã nublada e de temperatura agradável.
A Câmara de Caraguá sentiu a falta dos goleadores Gobetti e Pablo, que não puderam jogar por estarem machucados. Com um ataque no mínimo esforçado e uma defesa sólida, mas sem um meio de campo para coordenar a equipe, Natividade conseguiu envolver o time de Caraguá e criou mais oportunidades de gol, até marcar o seu primeiro, numa jogada duvidosa, onde a defesa de Caraguá reclamou impedimento.
No segundo tempo, com as entradas de Ceará, Lili, João, Bau e Marcelo o time ganhou meio de campo e mais consciência prática no ataque. Nesse meio tempo a equipe de Natividade fez mais 2 gols, ampliando o placar para 3 x 0.
Com o reforço no segundo tempo a Câmara de Caraguá conseguiu reduzir a vantagem, marcando gols pelos pés de Nézinho, de penalti e com João, numa jogada de ataque onde o atacante sobrou cara a cara com o goleiro de Natividade.
A falta de tempo e de preparo físico impediu que a Câmara de Caraguá chegasse ao empate e consequentemente a vitória. Ao final da partida, que terminou em 3 x 2 para Natividade, houve uma grande confraternização no campo da Sudelpa. De uma série de 8 jogos esta foi a terceira derrota de Caraguá, que sofreu além disso um empate e tem 4 vitórias.
Caraguá jogou com Beto, Lili, Márcio, Rangel, Valente, Daniel, Hélio, Valmir, Nézinho, Nézão, Pedro, Lobinho e depois com Ceará, Bau, Marcinho, Marcelo, João e Marcelinho. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)



Publicidade Alphamarina


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor