Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de junho de 2001 - Nº 321 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Ubatuba quer punir ciclista infrator
Presidente da Câmara é preso após ser confundido com ladrão
Casa de advogado de Caraguá é alvejada
'Lista da morte' assusta morador de Caraguá
Câmara vota extinção do Voto Secreto e LDO
Paulo Ramos recebe prefeito de Paraty
Prefeitura realiza diversas obras no município
Programação da Festa de São Pedro
Vingança: Câmara de Caraguá goleia Ubatuba por 8 x 3


Ubatuba quer punir ciclista infrator

Ubatuba - A cidade está traçando uma ofensiva para disciplinar o trânsito de bicicletas na cidade. Um projeto da Câmara propõe punição para o ciclista que não respeitar a legislação.
A medida mais polêmica prevista no projeto é a proposta do vereador Charles Medeiros (PSDB), que prevê o recolhimento das bicicletas e o pagamento de multa no valor de R$ 20 pelos infratores. "Mas isso deverá ocorrer depois de seis meses do início da campanha de conscientização."
Levantamento do Serviço Municipal de Trânsito aponta que a cidade tem cerca de 55 mil bicicletas conta 11 mil carros. O censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a cidade tem Ubatuba tem cerca de 67 mil habitantes.
O chefe do trânsito, Douglas Liberti Incao, disse que está sendo desenvolvida uma megacampanha no município para conscientizar o ciclista sobre seus direitos e deveres.
Ele disse ainda que serão construídas mais ciclovias em trechos de maior movimento para tentar amenizar o problema. Um desses pontos é a avenida Thomaz Galhardo, que começa na rodovia Rio-Santos. Segundo Incao, essa avenida tem um tráfego médio de 15 mil bicicletas por dia. (Fonte: ValeParaibano)

Presidente da Câmara é preso após ser confundido com ladrão

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir "da Colônia" Gonçalves (PSDB), foi detido ontem à tarde por policiais civis por desacato e abuso de autoridade, no centro da cidade.
"Nunca fui tão humilhado na minha vida, na minha cidade, com uma pistola encostada em minha cabeça. Fiquei com medo que a arma fosse disparada", disse o vereador. Para a polícia, tudo não passou de um "mal entendido".
A polícia recebeu denúncia de que um carro parado no centro da cidade seria usado em um assalto, e que estava com metralhadoras. O carro citado na denúncia é semelhante ao usado pelo vereador, que estava em uma loja acompanhado de seu assessor, Robson Soares e do assessor judiciário da Câmara, Flávio Nishyama, por volta das 17h50, na rua Santos Dumont.
"Só vi o carro da polícia virar a rua onde estávamos e achei que fosse por causa de um carro que vinha na contramão", disse o vereador. Segundo ele, os policiais mandaram que levantassem as mãos e ficassem quietos.
O delegado titular de Caraguatatuba, Fábio de Carvalho Joaquim, confirmou a denúncia sobre o carro com as descrições semelhantes ao que o vereador estava, e que três pessoas armavam um assalto nas imediações.
"Tudo não passou de um mal entendido. A polícia tem que checar qualquer denúncia."
O presidente da Câmara suspendeu a sessão de ontem, com o apoio dos vereadores, em repúdio à ação da polícia, e disse que vai se reunir com a assessoria jurídica para estudar medidas para o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Casa de advogado de Caraguá é alvejada

Caraguatatuba - A casa do advogado S.F., 58 anos, foi alvejada durante a madrugada de ontem, no bairro Sumaré, em Caraguatatuba. A vítima contou à polícia que ouviu disparos à noite, mas só percebeu que os tiros haviam sido em sua residência quando amanheceu. Seis balas atingiram o portão, o pneu do carro que estava na garagem e a casa. Advogado criminalista, F. disse que não sabe quem poderia ter cometido o atentado. "Não sei se é por ciúmes profissional ou esteja ligado a algum cliente que defendi." A polícia não tem pistas dos autores do crime. (Fonte: ValeParaibano)

'Lista da morte' assusta morador de Caraguá
Polícia diz que citados teriam envolvimento com tráfico; dos 24 nomes, 8 já morreram e 2 sofreram atentados

Caraguatatuba - Uma lista com o nome de 16 pessoas supostamente juradas de morte está circulando em Caraguatatuba há pelo menos três semanas. Duas delas sofreram atentados este ano. Segundo a polícia, a maioria teria envolvimento com tráfico de drogas na região.
O autor da lista, que assina como Capeta e Cia, relaciona ainda outros oito nomes de pessoas que foram assassinadas nos últimos 12 meses --Jordano, Macarrão, Maggi, Douglinhas, Fio, Moita, Tonzinho e Neguinho.
O mecânico Jordano Rodrigues do Nascimento, 23 anos, foi executado no dia 4 de junho do ano passado com 11 tiros de pistola nas costas. Segundo a família, ele estava jurado de morte.
De acordo com a polícia, ele estava envolvido com o tráfico de drogas na cidade. Na época, foi descartada a possibilidade de assalto porque foi encontrado com a vítima R$ 1.000, um celular e uma aliança de ouro.
A polícia de Caraguá está investigando o caso e até o momento não tem nenhuma pista sobre o possível autor das ameaças. Embora o autor da lista assuma a autoria dos assassinatos, a polícia descarta a ligação entre os casos.
O delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), João Carlos dos Santos, disse que os crimes ocorreram em pontos diferentes da cidade e, embora a maior parte das vítimas tivesse envolvimento com drogas, as investigações não apontaram nenhuma relação entre elas.
O comandante da Polícia Militar de Caraguá, capitão André Luiz Cavalcante, também não aponta relação entre os casos. "Tudo indica que é alguém que está querendo aparecer."
A lista foi fixada em uma parede do cemitério municipal e avisa que o local vai ficar pequeno para receber o restante da lista.
Estão relacionados com futuras vítimas de Capeta e Cia pessoas ligadas ao comércio da cidade, mas que também já tiveram envolvimento com drogas ou outros tipos de crime.
Entre os jurados de morte está uma pessoa identificada como Clayton, do bairro Tinga, que é apontado como o líder do tráfico em Caraguá e a dona de uma padaria, conhecida como ponto de drogas e prostituição.
O comerciante Diogo Cabelo Dias Neto, o Alemão, que escapou de uma chacina ocorrida no dia 26 de março deste ano quando três pessoas foram mortas, também está incluído na lista.
Desde o dia da chacina, Alemão se afastou da cidade. Vizinhos afirmam que ele colocou sua casa à venda. Seu quiosque abre aos finais de semana, mas ele não aparece no local.
Uma outra pessoa relacionada na lista levou vários tiros quando estava no portão de sua casa. Ele passou por cirurgia.
Nos bairros considerados mais perigosos de Caraguá e onde residem ou têm comércio as pessoas juradas de morte, impera a lei do silêncio. No Tinga, nenhum morador fala sobre a lista. Uma moradora disse que ouviu falar do caso, mas não conhece ninguém. "Estou a pouco tempo na cidade." (Fonte: ValeParaibano)

Câmara vota extinção do Voto Secreto e LDO

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou ontem, terça-feira, dia 26 de junho, na última sessão ordinária do semestre, projeto de lei do Executivo sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2002 e o projeto de resolução, do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB) que extingue a votação secreta no Parlamento Municipal.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), define os caminhos e os investimentos do Executivo para o próximo ano, sendo obrigatória a sua apresentação, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sem apresentar valores, o Executivo define o que será feito, investido, construído e preparado para o próximo ano, nas diversas áreas da Administração Pública Municipal.
O projeto já recebeu os pareceres das Comissões Permanentes e sua aprovação depende da maioria simples favorável dos Vereadores.
Outro destaque da última sessão ordinária do semestre é o Projeto de Resolução do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), que extingue a votação secreta na Câmara de Caraguatatuba. Seguindo a linha de outras Câmaras do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o Parlamento de Caraguatatuba também deverá extinguir a votação secreta, que tornou-se polêmica depois do escândalo da votação da cassação do Senador Luis Estevão, em Brasília.
No projeto ficam extintas todas as votações secretas no Legislativo de Caraguatatuba, seja para títulos de Cidadão, de Gratidão Caiçara, Cassação de Mandato, dentre outros.
O Vereador Pereira diz que fez o projeto por observação do Diretório Estadual do partido, o PTB, na capital, que vem orientando os seus Vereadores, espalhados pelo estado a apresentarem projetos dessa natureza. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Paulo Ramos recebe prefeito de Paraty

Ubatuba - Na manhã de ontem, terça-feira, 26, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), recebeu no gabinete a visita do prefeito de Paraty/RJ, José Cláudio de Araújo (PMDB), que conversou também com diversos secretários e assessores da administração.
O prefeito José Cláudio de Araújo fez o convite para que Ubatuba seja inserida no Consórcio das Cidades Históricas e principalmente no projeto que criará o Consórcio da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral. Segundo Araújo, o Consórcio da Biosfera contará com as participações das prefeituras do Litoral Sul Fluminense, Litoral Norte Paulista e região da Serra da Mantiqueira. Neste Consórcio, o objetivo principal é a implantação dos parques de preservação que deverão obter tratamentos especiais nos orçamentos com repasses de recursos dos governos estadual e federal.
Já o prefeito Paulo Ramos, repassou suas experiências à frente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, onde é presidente. Ressaltou a importância dos levantamentos que estão sendo realizados junto as bacias da região e que serão instrumentalizados para a busca de recursos na solução dos problemas apontados. Ramos orientou a implantação deste trabalho em Paraty, já que os problemas são semelhantes em toda a região e que pode trazer resultados positivos. Outra proposta de Ramos foi a inserção da cidade de Paraty no projeto Costa Verde, que visa a unificação da região para a divulgação do turismo.
No final da reunião, Ramos e Araújo acertaram um próximo encontro, que será agendado, para detalhar todas as propostas apresentadas. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura realiza diversas obras no município

Ubatuba - Por determinação do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), as secretarias de Obras e Arquitetura e Urbanismo vem desenvolvendo diversos projetos e obras de norte a sul no município, que objetivam a melhoria na qualidade de vida da população.
Na obra de reurbanização e modernização da avenida Nove de Julho foi concluída a pavimentação com bloquetes das três ruas que dão acesso à praia. Teve também o início da ciclovia com a colocação de guias paralelas em toda a extensão, de 500 metros, que será pavimentada. A próxima fase será o calçamento em mosaico junto aos imóveis da orla. A previsão de término da obra é para 28 de outubro, no aniversário da cidade.
A ponte de pedestre, que dá acesso a ilha dos Pescadores, está praticamente concluída. Faltam apenas reparos e melhorias tipo calçamento nas cabeceiras e embelezamento do local com a colocação de palmeiras. O prazo para a conclusão é de no máximo 1 mês. Ainda próximo a Barra dos Pescadores, está em andamento o reforço e prolongamento do muro de contenção para construção de três decks de madeira, que poderá ser utilizado para a prática da pesca, além de apresentar um novo paisagismo. A obra replaneja também a reurbanização do calçamento até o Sobradão do Porto. Deverá ser concluída em 40 dias.
No bairro do Ipiranguinha foi concluída na última sexta-feira, 15, a construção da ponte de 7 metros que dá acesso ao bairro dos Coqueirais. Nesta obra a Prefeitura reutilizou materiais que sobraram da construção da ponte da Folha Seca e investiu cerca de R$1 mil para a compra de cimento, saibro e pedra. Cerca de 2000 pessoas, moradores no bairro dos Coqueirais, reivindicavam este benefício, já que há muito tempo a antiga ponte havia sido levada pela correnteza das águas do rio, e utilizavam-se de acesso alternativo à saída do bairro.
Com recursos próprios da Prefeitura, na Picinguaba teve início na quinta-feira, 21, a implantação da rede de tubulação na estrada Municipal, que dá acesso à praia, para o escoamento das águas das chuvas. Também era reivindicação antiga dos moradores, já que em época de chuva inundava as casas. Até o fim da próxima semana a obra estará concluída.
Muitas outras obras estão em andamento, como a ampliação do aterro sanitário, construções das escolas dos bairros da Estufa II, Taquaral e Araribá. Também está em execução a cobertura da praça BIP, a urbanização da praia da Maranduba, urbanização da praia Grande e portal da Maranduba.
Desde o início da Administração Paulo Ramos várias obras já foram concluídas como a rede de iluminação na rodovia SP 55, na praia da Maranduba, galeira de águas pluviais na rua Liberdade, mirantes da Enseada e do Saco da Ribeira, escola do bairro da Sesmaria, reforma da ponte de madeira da Casanga, construção de rotatória com desvio e urbanização no final da avenida Iperoig, pintura da ponte de acesso ao Perequê-Açú e do Farol da Barra dos Pescadores, paisagismo e calçamento da praça próxima a feira dos artesãos, recuperação do calçadão da avenida Iperoig com mosaico português, desvio provisório para acesso dos moradores ao bairro da Ressaca, construção da ponte do bairro da Folha Seca e 300 metros de asfalto na estrada do Monte Valério
MAIS OBRAS - Já na próxima semana começa a construção de uma nova ponte que dá acesso às marinas no bairro no Saco da Ribeira. A atual ponte de concreto encontra-se comprometida em suas estruturas e será substituída por tubos de 1 metro de diâmetro, com execução de caixa de contenção de areia para limpeza periódica. A ponte terá 5,5 x 7 metros. A obra é uma parceria entre Prefeitura e empresários do local que cederão o material. O projeto de engenharia e a mão-de-obra serão fornecidos pela Prefeitura. A conclusão se dará dentro de 1 mês.
A secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba está viabilizando o registro do terreno onde será construído o novo Fórum de Ubatuba, que está com o projeto pronto e aprovado. A próxima etapa será a licitação para o início das obras. (Fonte: ACS-PMU)

Programação da Festa de São Pedro

Ubatuba - A Festa de São Pedro Pescador será realizada na Ilha dos Pescadores e tem a seguinte programação:

26/06 a 07/07 de Terça à Sábado
Das 08:00 às 17:00 h - Exposição de São Pedro no Salão Nobre da FUNDART
 20:00h -  Abertura

27/06 Quarta-feira
20:00 h - Abertura oficial e Eleição da Rainha dos Pescadores Show
21:00 h - Caravana Sertaneja Show
23:00 h - Banda Kaiaki

28/06 Quinta-feira
20:00 h - Dança da Fita Show
21:30 h - Banda Pracaniz

29/06 Sexta-feira
19:30 h - Encontro de Grupos de Quadrilhas Show
21:30 h - Banda Forrogoró

30/06 Sábado
Das 10:00 às 18:00 h - Show FURNAS - sorteios de brindes, shows, trios elétricos, parque infantil (Avenida Iperoig)
20:00 h - Fandango e Folia de Reis Show
22:00 h - Grupo “Mutirão” da Viola

01/07 Domingo
10:00 h - Corrida de Canoas
14:00 h - Procissão terrestre
15:00 h - Procissão marítima e bênção dos anzóis
16:00 h - Missa campal e queima de fogos
20:00 h - Coral da FUNDART Show
21:30 h - Lira Padre Anchieta
22:00 h - Show encerramento
(Fonte: ACS-PMU)

Vingança: Câmara de Caraguá goleia Ubatuba por 8 x 3

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba vingou-se do último jogo, realizado no bairro da Maranduba, em Ubatuba, quando perdeu por 5 x 4 da equipe da Regional Sul daquela cidade. A vingança veio no jogo de retorno, realizado no último sábado, no campo do Esporte Clube XV de Novembro, quando Caraguá venceu por 8 x 3. O líder do prefeito na Câmara, Wilson Gobetti foi o grande artilheiro, marcando 5 gols.
O jogo da vingança foi realizado no último sábado, no campo do Esporte Clube XV de Novembro, reunindo a equipe da Câmara Municipal de Caraguatatuba, contra um combinado da Câmara e Prefeitura de Ubatuba.
O time de Caraguá começou vencendo por 2 x 0 e ao final do primeiro tempo permitiu o empate em 2 x 2. No segundo tempo o time de Caraguá deslanchou e ampliou o marcador, registrando uma goleada histórica.
Os gols foram marcados por Gobetti (5), Maurício (2) e Rangel (1). Pela equipe de Ubatuba os gols foram marcados por Ioiô (3). Com a artilharia da partida, o Vereador Gobetti ganhou o apelido de "Gol-betti".
Ao final da partida foi servido um delicioso churrasco, preparado pelos funcionários da Câmara de Caraguatatuba dentro das dependências do XV de Novembro.
A próxima partida do time da Câmara acontece no próximo sábado, dia 30 de junho, às 11 horas, no campo do XV, contra a equipe do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito). (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)



Maré Hotel de Ubatuba
 Studio Maranduba


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor